Saltar para o conteúdo

dramas da austeridade

13 Abril, 2013
by

«Por muito menos mataram o rei Dom Carlos», de Mário Soares Manuel Parreira.

49 comentários leave one →
  1. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    13 Abril, 2013 17:20

    Mário Soares a dar ideias :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/308368.html

    Gostar

  2. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    13 Abril, 2013 17:21

    Por menos do que fez o Sr. D. Carlos caiu a cabeça de Luís XVI no patíbulo.

    A propósito do escândalo financeiro que ficou conhecido como « a questão dos adiantamentos », as verbas adiantadas à casa real e que mancharam a monarquia , Afonso Costa, disse em sessão parlamentar : Por menos do que fez o Sr. D. Carlos caiu a cabeça de Luís XVI no patíbulo.
    Meses depois , a 1 de Fevereiro de 1908, o rei viria a ser assassinado…

    Gostar

  3. fado alexandrino's avatar
    13 Abril, 2013 17:30

    este gajo devia ser imediatamente detido por incitação ao crime.

    Gostar

  4. licas's avatar
    licas permalink
    13 Abril, 2013 17:30

    Luis Moreira
    Posted 13 Abril, 2013 at 17:20 | Permalink
    Mário Soares a dar ideias :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/308368.html
    _________________

    Incentivo claro , ameaça expressa . . .
    Devido à ligação íntima do PS com a Maçonaria andar-se-á já ativamente à Procura de
    outro Buiça que se encarregue do *trabalho* ?
    Depois do atentado a Francisco Sá Carneiro *tudo* se torna possível nesta 3ª República . . .

    Gostar

  5. licas's avatar
    licas permalink
    13 Abril, 2013 17:59

    A não ser que façamos de conta que nada foi zurrado . . .

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    13 Abril, 2013 18:16

    Mário Soares pensa que ainda tem influência no seu partido e na sociedade, nesta incluído o BE…
    MSoares esqueceu-se que já foi PM e PRepública. Que, nessas funções, não teria gostado nadinha e reagiria violentamente se uma personalidade pública tivesse dito algo parecido, visando-o.
    Agiu muito mal neste caso. Alguém que o serene…

    Gostar

  7. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    13 Abril, 2013 19:05

    É MAU. É RELES. Já não consegue disfarçar o mau feitio…

    Gostar

  8. politologo's avatar
    politologo permalink
    13 Abril, 2013 19:08

    D. Carlos ? e o Sidonio ? Mas não há duas sem três ?

    Gostar

  9. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    13 Abril, 2013 19:14

    Devo dizer que não gosto nada que um dos raros políticos portugueses dignos desse nome ande por aí a dizer disparates. E acho estas palavras (ou mais propriamente este título) infeliz. Porquê?
    – Primeiro, porque são frases que aparecem como demasiado cruas de um político humanista.
    – Segundo, porque a direita faz sempre de conta que não entende as palavras de Soares e deturpa-as de uma forma que não lembraria ao diabo. Quando, na realidade, a direita até tem quase o monopólio de Deus. Soares deveria saber isto.
    – Terceiro, porque as palavras de um homem de 88 anos alimentam a direita, mais do que a põem em causa. Repare-se que toda a esquerda, mais os verdadeiros social-democratas do PSD, mais os verdadeiros democratas-cristãos do CDS, estão com o governo debaixo de olho. As palavras de Soares são infelizes. Mas o que é que isso interessa quando os portugueses estão a cair num abismo profundo que este governo vai escavando à medida da queda?
    – Quarto, Soares aparece como um desviador de atenções dos reais problemas do país, favorecendo e escondendo a incompetência do governo.
    – Quinto, Soares permite que aqueles que lhe convencionaram e inventaram uma personalidade, ou que lha falsearam, possam continuar no seu libelo e na sua campanha como vingança de qualquer coisa. Ou invejas pelo seu enorme estatuto internacional.
    —–
    Se Soares quiser realmente que a comunicação social mostre a realidade em que este governo se está a transformar tem de se conter. É verdade que os OCS em geral não ligam muito a estes fait divers porque sabem que corresponde apenas a um orgasmo de uma rapidinha. Mas há sempre quem fique satisfeito com rapidinhas e não tenha pachorra para sexo tântrico.

    Gostar

  10. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 19:14

    O Rei D. Carlos foi assassinado por ser um moderado.
    Algo que os jacobinos, como no fundo é e sempre foi Mario Soares, não suportam.
    A diabolização dos opositores, com as consequencias que dela decorrem inevitavelmente, é um método radical de neutralização das diferenças e de imposição dum pensamento unico.
    Quanto pior … melhor !!

    Gostar

  11. imperador's avatar
    imperador permalink
    13 Abril, 2013 19:18

    Se matarem o Cavaco ou o Passos , Soares tera que ser ouvido pela policia de investigação

    Gostar

  12. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 19:29

    Nos anos 70 e 80, por situações muito menos graves do que aquela que o governo de Passos Coelho herdou dos anos de governação socialista, Mario Soares, então Primeiro Ministro, “meteu o socialismo na gaveta”, e levou a cabo politicas de austeridade tão drasticas como a actual.
    Ou melhor : politicas relativamente ainda mais duras, tendo em conta que o nivel de riqueza e de vida dos portugueses da altura era bem mais baixo.

    Gostar

  13. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 19:37

    Como toda a gente sabe, Mario Soares teve um papel e uma responsabilidade determinantes no processo de descolonização dos territorios africanos e de Timor nos anos 70.
    Deste processo resultaram milhões de vitimas, sobretudo nos paises “descolonizados”.
    Por muito menos do que isto, outros estadistas foram severamente condenados pelos tribunais, reais ou da historia !

    Gostar

  14. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 19:58

    Lá isso é verdade, por muito menos fizeram o que fizeram, como agora à bruxa má de Inglaterra .

    Gostar

  15. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:04

    E esse Fernando ainda lá vem com a descolonização, acontecida quando Portugal ia atrás de todos, tirando invasores maricanos e ingleses, como udeus colonos da Palestina.
    Que por outra é visto que Portugal não aguentava mais, material e moralmente, tanto que se deu a revolução, sussurrada e desejada há muito.
    Mas, lá filho de colono, como o nosso primeiro trafulha, o Fernando ainda sonha com o mato, com o soba da quitanda de kilomba .

    Gostar

  16. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:04

    … como judeus colonos da Palestina.

    Gostar

  17. JCardoso's avatar
    JCardoso permalink
    13 Abril, 2013 20:07

    Por muito menos que o caso Emáudio, foi Alves dos Reis condenado a 20 anos de prisão.

    Gostar

  18. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:09

    E mesmo acima,
    que tristeza, o parolo voltou,
    das palmas nas costas do ervas, o vendido .

    Gostar

  19. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    13 Abril, 2013 20:14

    As pessoas em Portugal esquecem rápido, este mesmo personagem ainda não há muito tempo referiu-se a outro político como um tumor que devia ser removido.

    Gostar

  20. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    13 Abril, 2013 20:15

    Como disse acima, os que se esconderam nos anos da brasa quando Soares dava o corpo às balas, ou os seus sucessores, vêm agora um idoso de quase 90 anos, e atiram-se-lhe às pernas da mesma forma como foram criados: dando caneladas aos avós e aos pais até lhes comprarem a consola desejada.
    São os novos heróis de Portugal. Querem lá saber da idade do homem?
    Soares fez dois cursos a sério. Hoje chama-se licenciatura a três anos de leituras na net e trabalhos importados atrvés de browsers. Mas ele fez duas a sério, defendeu gratuitamente opositores do regime, deu aulas no ensino superior em França (naquele tempo, não hoje). Era dos pouco com uma ideia para Portugal e que praticamente cumpriu. E razoavelmente bem. Tratava os assuntos de Estado com os homens de Estado estrangeiros. Não com os mangas de alpaca.
    Alguém imagina Soares a vergar-se a escriturários troikanos? Alguém imagina Soares vergado para o ministro das Finanças alemão a pedir-lhe encarecidamente que o salvem da aflição?
    Alguém imagina Soares controlado fosse por quem fosse, sem garantir a dignidade do país?
    Como alguém esconde acima, Soares pôs o socialismo na gaveta (afinal, coisa boa para os liberais) para salvar o país do estado em que o PSD/CDS o deixou. Não percebo porque escondem isto.
    Foi também ele que trouxe para Portugal alguns dos investidores privados que a direita não tinha conseguido trazer.
    Há um setor que tem razão para se queixar de Soares: os comunistas mais radicais.
    Os moderados penso que compreendem que foi melhor não termos caído numa ditadura de esquerda. Conheço alguns que compreendem.
    ——-
    Mas o homem está quase no chão, que 88 anos não é pouco. Aproveitem e dêem-lhe agora os pontapés que nunca tiveram coragem de dar.
    ——-
    PS: Apesar de nele ter votado muitas vezes, fui sempre bastante crítico, até porque exijo mais daqueles em quem confio e em quem voto.

    Gostar

  21. a.sameiro's avatar
    13 Abril, 2013 20:18

    falta alem do d.carlos e o sidónio a camioneta fantasma

    Gostar

  22. licas's avatar
    licas permalink
    13 Abril, 2013 20:19

    Por muito que alguns tentem disfarçar o MSoares
    pisou o risco da lei. Mas porque será que o Cavaco
    engoliu a afronta?

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    13 Abril, 2013 20:30

    licas,
    Cavaco Silva-PR, não tem que responder ao caso.

    Gostar

  24. Erróneo's avatar
    Erróneo permalink
    13 Abril, 2013 20:31

    Não sei se uma promessa é uma ameaça.
    Mas o que eu vejo, é que muitos!
    Não conseguem cumprir o que prometem
    Mas cumprem o que ameaçam
    Mas o que dizem as estrelas?
    Qual será o nosso provir?
    Prometem um presidente que deixa a alma!
    Na América Latina!
    E um corpo sem alma que gera uma crise.
    A ver vamos, pelo sim pelo não, o melhor será evitar as avionetas e os helicópteros!

    Gostar

  25. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:36

    E porém o Passos ludibriou-nos a todos, mentiu, desonesto, se o que almejava só era o pote, depois, vaidoso, convencido, quis ir além da troika, o emproado, e ignorante, é claro, pôs-nos de rastos, à míngua, expostos à vergonha de quantos se riem de nós lá fora. Devia ser julgado, com o Sócrates, menos tratante e sem caráter, certamente, mas igualmente todos os ladrões dos BPNs e BPPs, dessas tramóias, sem falta da família toda de filhos e nepotes dos padrinhos das EP’s do Estado, mais parcerias, que o Passos deixa medrar, enquanto rouba aos desempregados. E toda essa súcia não lembra o que levou por muito menos D. Carlos. Mas agora vem o Rui, como já fez a Helena, driblar, distrair a malta, que se calha o culpado disto é Soares. Que a sê-lo o será só em pequena parte, se a ladroagem é agora, quando Passos nos vende com o excel à gorda alemã em troca de um trejeito que diz tolo o gajo e nós mais parvos da europa, à conta desse um sem caráter, sem vergonha, o descarado.
    E Soares tem razão de sentir-se magoado, enquanto os arautos do pote gostam de nos distrair com pessegadas .

    Gostar

  26. licas's avatar
    licas permalink
    13 Abril, 2013 20:39

    Não esquecer o Otelo que desejava meter
    os *fascistas* no Campo Pequeno para fuzilá-los.

    Gostar

  27. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:40

    E esta gente toda, vendida, anda a gamá-lo, indubitavelmente, por algum lado .

    Gostar

  28. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 20:40

    Gostar

  29. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 21:30

    maranus (13 Abril, 2013 at 20:04) |: “… filho de colono, como o nosso primeiro trafulha, o Fernando ainda sonha com o mato, com o soba da quitanda de kilomba .”
    .
    E o que é que interessa para o caso saber (pelos vistos o maranus até esta seguro que sabe …) se o Fernando é ou não “filho de colono” ?..
    Ha muito “filho de colono” que concorda com a “descolonização exemplar” e muitos “metropolitanos” que a criticam. Não interessa !
    Como não interessa para o efeito o facto do PM actual ter nascido em Angola. Ha certamente muitos naturais das ex-colonias que não concordam com a sua politica. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não interessa !
    .
    O que eu disse não tem nada a ver com hipotéticas nostalgias sobre tempos que passaram à historia e que, quer se goste ou não, não voltam nunca mais…
    Tem sim, e apenas, a ver com o facto do Sr Mario Soares, que agora faz declarações irresponsaveis e perigosas, que podem ser juridicamente equiparadas a uma forma de incitação à violencia, contra um Primeiro Ministro de um governo democraticamente eleito e no legitimo exercicio das suas funções, pelo facto deste levar a cabo uma politica de austeridade tornada necessaria pelos desmandos de outros, e que naturalmente tem um inevitavel e elevado custo social,… ter sido ele proprio autor e cumplice de algo que foi mil vezes pior e que, ao contrario da austeridade, poderia ter sido evitado : um processo de descolonização irresponsavel e criminoso, que, para além de ter abandonado à sua sorte centenas de milhares de “colonos” indefesos e desmunidos, criou as condições para a existencia de milhões de vitimas nas populações dos territorios “descolonizados”.
    Este Sr não tem autoridade moral para vir agora dar lições de moral !

    Gostar

  30. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    13 Abril, 2013 21:40

    Contaram mal a história a Fernando S.
    Mas, no fundo, é aquela de que gosta.
    Assim, fica tudo certo.

    Gostar

  31. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 21:47

    Fincapé (13 Abril, 2013 at 20:15) : “Alguém imagina Soares controlado fosse por quem fosse, sem garantir a dignidade do país?”
    .
    Antes e depois do 25 de Abril, Mario Soares e o seu PS foram apoiados e financiados pelo poderoso PSD alemão, então no poder.
    Durante muito tempo, com mais ou menos fundamento, Mario Soares foi apontado como sendo “o homem dos americanos” em Portugal. Os mais convencidos garantem que recebia directamente ordens do então embaixador americano em Portugal, Franck Carluci.
    Quando Portugal entrou em bancarrota financeira, em 1978 e 1982, Mario Soares foi o PM que chamou o FMI e que aplicou à letra a famosa politica de ajustamento que nos foi então imposta.
    .
    Não digo que em tudo isto Mario Soares esteve sempre errado. Fez o que fez e por vezes ainda bem que o fez.
    Mas vir falar de Soares como um exemplo de quem não fosse “controlado fosse por quem fosse” … é espantoso !!…

    Gostar

  32. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 21:47

    Com efeito, “Este Sr (Fernando, como o Cavacas e o Passos mentiroso, desonesto, presunçoso, que mais e mais nos leva à ruína), não tem autoridade moral para vir agora dar lições de moral !

    Gostar

  33. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 21:51

    Fincapé (13 Abril, 2013 at 21:40) : “Contaram mal a história a Fernando S.”
    .
    Então conte la a historia verdadeira … Aquela de que o Fincapé gosta … Assim fica ainda mais certo !

    Gostar

  34. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Abril, 2013 21:55

    maranus (13 Abril, 2013 at 21:47 ),
    .
    Descontando o insulto grosseiro e gratuito, qual é mesmo o seu argumento ??!…

    Gostar

  35. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    13 Abril, 2013 22:43

    Ó caro Fernando S,
    Já a contei várias vezes por aqui e vem contada em tantos lados que só não a conhece quem prefere a(s) outra(s).
    Mas faça melhor do que ouvir-me (ou ler-me): pergunte aos que cá estavam com idade para embarcar. Ou aos seus pais. E se alguém lhe disser que estava pronto para embarcar com a arma a tiracolo, desconfie e tente encontrar a versão verdadeira.
    Mas esta é apenas uma pequenina parte da História. Há outras partes interessantes também escritas por aí. De antes, durante e depois.
    Cumprimentos

    Gostar

  36. maranus's avatar
    maranus permalink
    13 Abril, 2013 22:44

    deixe lá, Fernando,
    não se bata por tão pouco,
    oh, faça como o rui a. que já
    está noutra pilhéria, ali acima
    e não sossega o rui a. de Vasconcelos .

    Gostar

  37. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    14 Abril, 2013 02:13

    Por acaso, até gosto imenso da frase ” Descolonização exemplar” !
    Nota-se e bem, que se trata duma bela frase feita de e por retornados.
    Mas, já alguém se lembrou de perguntar aos pretos descolonizados a opinião deles,sobre o tal processo ?

    Tou cheio de pena dos espoliados do “Ultramar” !

    Gostar

  38. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    14 Abril, 2013 07:39

    Fincapé, o Fernando tem razão: o Mário Soares não devia falar tanto, e nunca deveria dizer asneiras como a que disse, lembrando a morte de D. Carlos. Leia o Ferreira Fernandes no DN:
    http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3164970&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%c3%a3o%20-%20Em%20Foco
    Se gosta do Mário Soares e lhe é próximo, aconselhe-o a conter-se.

    Gostar

  39. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    14 Abril, 2013 08:04

    Déjà vu:

    Por menos do que fez o Sr. D. Carlos, rodou no cadafalso a cabeça de Luís XIV” – Afonso Costa

    Gostar

  40. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    14 Abril, 2013 08:05

    RECORDAR OUTROS TEMPOS:
    .
    O regicídio passa a ser um direito” – jornal dos estudantes do Porto
    Ao último animal de Bragança devia de metê-lo numa das gaiolas centrais do jardim zoológico” – António José de Almeida
    “O meu propósito é atirar o meu machado contra o tronco da árvore maldita (a monarquia) até vê-la cair por terra” – António José de Almeida
    É-nos impossível falarmos de monarquia sem mil vezes lhe cuspirmos em cima a náusea do nosso desprezo” – Fernão Bôtto-Machado
    Por menos do que fez o Sr. D. Carlos, rodou no cadafalso a cabeça de Luís XIV” – Afonso Costa

    Gostar

  41. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    14 Abril, 2013 08:44

    Caro Fincapé (13 Abril, 2013 at 22:43),
    .
    Efectivamente, prefiro de longe a(s) outra(s) à sua. Que não conheço exactamente porque não a contou agora mas que imagino facilmente que seja mesmo essa que “vem contada em tantos lados”. O que é que quer, é a liberdade de opinião, que muitos dos que contam essa tal historia “oficial” quizeram e ainda querem anular !
    .
    Olhe, voce não sei, mas eu estava cá “com idade para embarcar” !…
    E assisti com os meus proprios olhos ao desenrolar do PREC e ao modo como uma minoria militante e anti-democratica fez o necessario para que as colonias fossem entregues de mão beijada a movimentos ditos “de libertação” mas que mais não eram do que organizações de cariz marxista e totalitario criadas e financiadas pelos regimes comunistas. Organizações que, de resto, mal tomaram conta do poder instauraram regimes autoritarios e reprimiram qualquer forma de expressão politica sobre o presente e o futuro daqueles territorios. As novas autoridades portuguesas não consultaram as populações interessadas, os novos ditadores não fizeram eleições verdadeiramente livres e democraticas. Até hoje !…
    Mas, pelos vistos, nada disto faz parte da sua “versão verdadeira” !…

    Gostar

  42. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    14 Abril, 2013 08:48

    maranus (13 Abril, 2013 at 22:44) ,
    .
    Qual é mesmo o argumento ??!…

    Gostar

  43. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    14 Abril, 2013 09:32

    Pffff (14 Abril, 2013 at 02:13) : “Mas, já alguém se lembrou de perguntar aos pretos descolonizados a opinião deles,sobre o tal processo ?”
    .
    Precisamente : A “Descolonização exemplar”, quando era possivel e fazia sentido perguntar, não perguntou !!!
    Repare-se que não se tratava apenas e principalmente de saber se as populações daqueles territorios desejavam continuar a ter alguma ligação a Portugal ou se preferiam ser completamente independentes. Tratava-se sobretudo de criar as condições para que as populações pudessem escolher entre diferentes possibilidades de “descolonização” e entre diferentes ofertas politicas então disponiveis. A “descolonização exemplar” foi feita por alguns portugueses que escolheram unilateralmente entregar o poder a organizações comunistas e terroristas ao serviço de ideologias e paises que nada diziam às populações locais. Claro que o resultado foi o esmagamento de quaisqueres outras opções politicas e um longo periodo de repressão, miséria, guerras civis, tragédias humanas, com milhões de vitimas.
    As vitimas foram sobretudo as populações africanas. Os “retornados” (a maior parte dos dos quais, por sinal, eram também africanos, pretos, mestiços, amarelos, indianos, brancos …) são a parte numéricamente menos importante. Mas também eram pessoas, na sua esmagadora maioria modestas e trabalhadoras. Que foram efectivamente espoliadas. De resto, quem conheceu e conhece a realidade do pos independencia daqueles territorios, qualquer que seja o seu posicionamento politico, sabe perfeitamente que os bens espoliados foram praticamente todos apropriados pelos membros das novas classes dirigentes. A indiferença e o desprezo do Pffff pelos “espoliados do “Ultramar”” é chocante e sintomatica do caracter exclusivamente ideologico e sectario do seu “humanitarismo” !
    .
    Ja agora. Não, não é verdade que tenha sido um frase criada por “retornados”. Foi uma frase varias vezes dita e escrita pelos defensores do modo como a descolonização foi feita. Foi por esta razão, e apenas por esta, que passou a fazer parte do discurso dos criticos da descolonização. Em sentido sarcastico, naturalmente. Não foi “por acaso” !!

    Gostar

  44. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    14 Abril, 2013 09:45

    Porque não te calas?

    Gostar

  45. alberto's avatar
    alberto permalink
    14 Abril, 2013 13:22

    No blogue “o cão que fuma” – http://www.caoquefuma.com/2013/04/desabafo-da-rosa-vou-cometer-patraocidio.html

    encontrei isto: Desabafo da Rosa: “vou cometer patrãocídio”

    e sim e porque por menos do que reduzir o meu magro pagamento mataram o rei dom carlos e se o doutor soares e ai como se parece com o meu primo trabetino e que era um grande homem e que já morreu coitadinho e que durante a velhice o prenderam negando-lhe o direito de expressão e depois até fugiu e viveu escondido no celeiro e bem a polícia e que eram uns senhores de bata branca e que andavam numa ambulância o procuraram e prantes que estas recordações familiares não são para aqui chamadas e voltando ao patrãocídio e é que o doutor soares deu o exemplo do regicídio e é a favor do passídio e do gasparcídio e tudo porque eles maldosamente nos roubam e é o que faz o meu patrão e desculpa-se que lhe também no ministério o roubam e que não seja cobarde e que ouça o doutor soares e que cometa ele o gasparcídio e eu é que não estou para aturar rosacídios e prantes que aviso desde já que cá no prédio já tenho uma lista de presenças para domingo à noite e quem faltar já sabe que se arrisca e tal como o tal rei dom carlos a sofrer um condominiocídio
    rosa engeitada, 13-04-2013

    Gostar

  46. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    14 Abril, 2013 13:31

    Fernando S
    Posted 14 Abril, 2013 at 09:32 |

    A “Descolonização exemplar”, quando era possivel e fazia sentido perguntar, não perguntou !!!

    Justamente: Sabia que antes de rebentar a guerra de guerrilha (ou começar, como queira), os movimentos africanos pediram a Salazar para começarem as conversações com vista à independência ?
    Sabe qual foi a resposta ? A Pátria não se discute… pois aí tem a descolonização exemplar que começou aí, mas que muitos não querem sequer ouvir falar disso e o mesmo se passou com a nossa tremenda derrota na Índia, onde todas as nossas tropas foram feitas prisioneiras. Sabe qual foi a ordem para o CORAJOSO E RESPONSÁVEL General, eu transcrevo da Wikipédia : Vassalo e Silva, com cerca de 3.000 homens em armas, teve de se render (e ficaram temporariamente prisioneiros, e em «maus lençóis») perante as forças indianas que contavam com cerca de 40.000.
    Teve, no entanto, ordem de Oliveira Salazar para que não se rendessem e lutassem até à morte, o qual chegou a enviar-lhe uma cápsula de cianeto. Como Vassalo e Silva «decidiu» a rendição, face às circunstâncias, foi expulso das Forças Armadas Portuguesas, tendo sido reintegrado após o 25 de Abril de 1974. Ganhou o epíteto de Vacila e Salva. Ora aqui tem outra descolonização exemplar.
    Quanto aos espoliados, não me conte “istórias”, porque sei bem do que falo…, desde que se desse trabalho e porrada estava salva a Pátria.
    Mais não digo, por não valer a pena, continuem lá com a vossa descolonização exemplar e vão de caravela reconquistar o que perderam…

    Gostar

  47. fado alexandrino's avatar
    14 Abril, 2013 14:02

    Pffff ! Posted 14 Abril, 2013 at 13:31 | Permalink
    Meu caro, se em Aljubarrota se pensasse assim hoje eramos todos espanhóis.

    Gostar

  48. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    14 Abril, 2013 15:51

    Pffff ! (14 Abril, 2013 at 13:31),
    .
    O que diz sobre o que aconteceu no tempo do “Estado Novo”, independentemente de ser mais ou menos conforme com a realidade, não invalida o que se passou a seguir ao 25 de Abril de 1974.
    Os territorios a descolonizar nunca deveriam ter sido entregues, directamente, sem condições e sem garantias, a organizações de cariz totalitario, deixando de fora e à merce da repressão destas ultimas outras organizações e outros sectores da sociedade que, para além serem muitas vezes bem mais moderados e democraticos, tinham tanta ou mais legitimidade para participar no processo de construção dos novos paises.
    Os movimentos independentistas marxistas, largamente apoiados e instrumentalizados pelos paises comunistas (URSS, China, Cuba, etc), apenas queriam “negociar” para ganhar tempo e enfraquecer o adversario. Soluções de compromisso e democraticas nunca foram objectivos sinceros destas organizações. Como, de resto, se pode confirmar a seguir ao 25 de Abril de 1974, ao perceberem a fragilidade do Estado portugues e o peso dos sectores mais esquerdistas no novo regime e ao recusarem radicalmente qualquer solução que não fosse a retirada quase imediata da administração portuguesa e a entrega incondicional do poder apenas a um partido, então vocacionado para ser unico e totalitario. A tragédia humana que se seguiu ao longo de mais de duas décadas foi o legado duma descolonização que foi tudo menos “exemplar” !!
    .
    Quanto aos espoliados das ex-colonias … ve-se logo que não sabe mesmo do que fala !

    Gostar

  49. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    15 Abril, 2013 14:11

    Ao pé deste ex-presidente, o Camarada Otelo é um menino de coro…

    Gostar

Indigne-se aqui.