Saltar para o conteúdo

sócrates é santo

17 Maio, 2013
by

António Lobo Xavier teve ontem o seu momento Abreu Amorim na Quadratura do Círculo. Xavier tem dado a cara pela campanha de Rui Moreira à Câmara do Porto e, se calhar, é conveniente marcar algumas distâncias em relação ao governo, para ganhar votos e tentar impedir a vitória de Meneses. Só que, ao invés do CAA, que se limitou, depois de elogiar o Ministro das Finanças, a considerar que o tempo político de Vitor Gaspar tinha chegado ao fim, Xavier disse coisas verdadeiramente pornográficas: responsabilizou os dois partidos da coligação de governo pelo estado em que se encontra o país, transformou José Sócrates num santo e fez do PEC IV um instrumento que teria evitado a bancarrota, caso tivesse sido aprovado. Ainda segundo Xavier, a intervenção estrangeira a que estamos sujeitos foi exclusivamente ditada pela intriga política e pela vontade de poder do PSD e do CDS, que não tiveram qualquer escrúpulo em derrubar um governo legítimo, que tinha uma solução para salvar o país da bancarrota. Espera-se, agora, que o Dr. Jorge Moreira da Silva venha, à semelhança do que fez com Abreu Amorim, desautorizar as afirmações do Presidente da Comissão para a Reforma do IRC, cargo para o qual foi nomeado pelo Ministro das Finanças e pelo “aprendiz de feiticeiro” que lidera o governo e o PSD.

51 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    17 Maio, 2013 16:11

    a ideia que fica é que o grupo dos defensores de “mais mercado e Estado-zero” está a caminho de um gueto e isso não augura nada de bom para o neoliberalismo.

    Gostar

    • G_L's avatar
      G_L permalink
      17 Maio, 2013 17:40

      Lobo Xavier finalmente admitiu que houve um golpe parlamentar da direita para assaltar o poder.

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        18 Maio, 2013 11:28

        Dá impressão que aqui pelo Blasfémias se tomava como pensamento oficial que essa manobra que contou com a cumplicidade do irresponsável inquilino de Belém, estava enterrada e bem oculta dos olhares e saberes populares.

        Agora, ei-los espumando, clamando pela excomunhão de Lobo Xavier.

        Ouvir-se-ão já, em aterrorizador ruído de fundo, os engonços em movimento dos portões do Santo Ofício Blasfemo?!…

        Gostar

  2. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    17 Maio, 2013 16:14

    é o suposto para o bem geral, que o PREC e as utopias fiquem num gueto, se o neo tontismo triunfar em absoluto muito mais do que o já atingido , a próxima fase em degrow é a fase pol pot , por alguma coisa os neo tontos vêm todos do outro lado

    Gostar

  3. josegcmonteiro's avatar
    17 Maio, 2013 16:18

    Vão-se as comadres, descobrem-se as verdades!
    O Coelho e magnates da banca luraram o terreno a Sócrates.
    O Zé Povo está a pagar o embuste.

    Gostar

    • Zé Paulo's avatar
      Zé Paulo permalink
      17 Maio, 2013 16:35

      Sem duvida.
      A adjectivação do PEC IV como “…um instrumento que teria evitado a bancarrota, caso tivesse sido aprovado. “, isso agora já ninguém pode afirmar ou não afirmar. O certo é que a alternativa deixou – e deixa – muito a desejar.

      Gostar

      • A C da Silveira's avatar
        A C da Silveira permalink
        17 Maio, 2013 19:18

        Eu sou um optimista por natureza, e tenho de admitir, como hipotese académica, que o PEC4 teria sido a salvação de nós todos, depois de o governo do Sócrates ter falhado os PECs 1, 2, e 3. É pena o recém-convertido ao socretismo Lobo Xavier, não explicar como é que aplicando as medidas do PEC4 se passava de um defice de 11% em 2011 (o PEC4 previa 4,6%), para um defice de 2% em 2013. Só por milagre, não é? ainda por cima pedindo dinheiro emprestado com juros de dois digitos.
        Só agora é que descobriu que o Passos Coelho é um aprendiz de feiticeiro?

        Gostar

  4. tric's avatar
    tric permalink
    17 Maio, 2013 16:19

    Depois da decisão de hoje, o CDS não tem condições para continuar no Governo!! ou então é um partido dos Judeus-Jacobinos…

    Gostar

    • YHWH's avatar
      YHWH permalink
      18 Maio, 2013 07:31

      Convive mal com a herança judaica?!…

      Vá lá, eu sou judeu (dupla nacionalidade luso-israelita) e não ando com esse formigueiro linguístico-mental…

      Gostar

  5. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    17 Maio, 2013 16:20

    As declarações de Lobo Xavier, CAA e até de PPortas (ontem) são explícitos indicadores do fim do actual ciclo político.
    É melhor começar a preparar as ‘análises históricas’, obviamente, retrospectivas…

    Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    17 Maio, 2013 16:22

    o Judeu do Passos…com que então permitiu a adopção de crianças por casais do mesmo sexo!!! esta direita é para ser corrida…são uns traidores! são uns Judas…

    Gostar

    • YHWH's avatar
      YHWH permalink
      18 Maio, 2013 07:33

      Já começa a ser psicopatia…

      Designa o PM de judeu, invoca um outro judeu famoso como sinonímia de traição…

      Vá lá, acalme-se.

      Gostar

  7. tric's avatar
    tric permalink
    17 Maio, 2013 16:29

    Referendo à adopção de crianças por casais do mesmo sexo!! os deputados do PSD não estavam mandatados para votar tal aberração civilizacional…qual é o próximo passo…definir casal como um conjunto de três ou mais elementos…atrasados mentais, não admira que o país esteja na situação em que se encontra!!!

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      17 Maio, 2013 16:31

      Passou foi? Não sabia. Pessoalmente também concordo com o referendo, assim não haveria margem para dúvidas sobre a decisão que foi tomada.

      Gostar

  8. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    17 Maio, 2013 16:33

    Lobo Xavier limitou-se a ser sério, o que parece muito repugnar e incomodar certos escribas e serviçais do PSD e CDS.

    Alguém intelectualmente sério só pode convergir com a interpretação de Lobo Xavier.

    É bem sabido que Portugal tinha sido elegível pelo BCE, Alemanha e França como podendo ser informalmente ajudado através de um PEC 4, mas a ânsia de poder e completo desprezo pelo custo para o país, o PSD preferiu negar o PEC 4 e juntar-se ao resto da oposição que mantiveram a sua coerência de voto ao longo dos PEC, não tendo, nem de perto nem de longe as responsabilidades do PSD.

    Felizmente que surgem agora insuspeitas figuras afastadas do PS a concordar e a convergir com a narrativa da realidade,

    Portugal teve o formalismo da intervenção da troika porque o PSD assim o quis, enquanto a Irlanda e a Grécia não tiveram hipótese de escolha dados os casos específicos sérios que tinham entre mãos.

    Por alguma coisa, Christine Lagarde, então ministra das finanças de Sarkozy, após a rejeição do PEC 4 na AR, revelou estupefacção pela decisão do parlamento português, afirmando ser-lhe incompreensível tal opção, que se revelava como a pior e mais dura para o país…

    Mas o PSD estava a borrifar-se para o país.

    Agora Lobo Xavier não nega a realidade e é um «Ai Jesus!»…

    E aguardem por uma futura campanha eleitoral onde isso seja explicado explicitamente aos portugueses, sem as nuances ímplicitas e silenciosas que ainda assim Lobo Xavier usa para proteger o PSD.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      17 Maio, 2013 17:18

      YHWH
      O meu chapeau. É sempre agradável ver uma intervenção lucida, intelectual e politicamente seria. O nevoeiro está-se a dissipar pouco a pouco e a verdade começa já a vir ao de cima!
      Tenho na minha frente o jornal i cujo titulo é ” Merkel acusa Barroso e Tróika de serem os culpados da austeridade” Verdade? o bom aluno estampou-se contra a realidade, falhou redondamente, seguindo-se agora o passa – culpas, sacudir a agua do capote ?
      Vamos ver os próximos episodios!…

      Gostar

    • Buiça's avatar
      Buiça permalink
      17 Maio, 2013 17:30

      Era capaz de jurar que vi todos os banqueiros, mais o Teixeira e o Mário Soares (com certeza para traduzir a coisa em xuxalês ao engenheiro técnico) a fazerem um ultimato ao Bandido comentarista para que chamasse o FMI porque não havia mais dinheiro para mandar cantar um cego.
      Agora se depois de 3 PECs e meio todos falhados, sem cumprir uma única meta, há quem ache que era o quarto PEC que ia salvar a situação, eu diria que é um pouco cedo para revisionismos históricos.
      E sobretudo atentemos ao que seria esse salvar de situação: continuarem a deixar que nos endividássemos para garantir a sobrevivência de uma quadrilha política e seus “clientes, prometendo os mesmos cortes na despesa nao cumpridos nos PEC anteriores e mais alguns.
      Com certeza que iria dar tudo certo.
      Mais, o estilo de governação do engenheiro técnico ajudou imenso a conseguir a maioria necessária para aprovar mais 2 mesitos de folga!
      Por último, passados 2 meses 85% dos deputados recém-eleitos aprovavam o programa de ajustamento, com certeza mais um promenor negligenciável para os revisionistas.

      Fizesse o BCE o que fizesse, o “mercado” não emprestava mais. Ser “elegível” apenas quereria dizer que os bancos Portugueses continuariam a emprestar ao governo, ficando a rebentar pelas costuras em divida publica que o resto do mercado valorizava a caminho do valor da divida grega. Ou seja, quando 2 meses depois rebentasse a bolha, o estrondo era maior ainda e nem os depósitos se safavam.

      De novo, é um pouco cedo para estas manobras de reabilitar quem devia estar na cadeia há muito tempo. Infelizmente o “modelo” Constitucional prevê que um calote de 75 mil milhões de euros e várias gerações atiradas irresponsavelmente para a penúria seja punido com pena máxima de perder umas eleições.

      Cumps,
      Buiça

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        17 Maio, 2013 17:44

        Olhe que não, camarada Buiça.

        O BCE tinha acordado com a Comissão, a Alemanha, e a França as necessidades de financiamento que Portugal pudesse precisar. À UE não interessava replicar a Grécia ou a Irlanda. Portugal, pela mão do PSD, é que se ofereceu ao sacrifício.

        Repare se Espanha ou Itália caíram no conto do vigário em que o PSD meteu Portugal… Quiseram a Troika bem longe, enquanto por cá as figuras do PSD se desdobravam entre os media e as agências de notação a dizer que era imperativa a chegada do FMI…

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        17 Maio, 2013 18:33

        Buiça
        Sabe qual foi verdadeiramente o grande problema das dividas soberanas terem dado no que deram? foi exactamente o facto do BCE não ter intervido logo em 2010. Fê-lo demasiado tarde, e só quando lhe cheirou que Espanha e Italia corriam tambem o risco de rebentar!
        O BCE é o “grande fiador” o chapeu de chuva, e oos mercados acalmaram logo após a sua intervenção. Pena que tenha sido tarde…

        Gostar

    • Lionheart's avatar
      Lionheart permalink
      17 Maio, 2013 17:44

      Não foi só o PSD que se borrifou para o país. O próprio PS, ao teimar em manter José Sócrates como Primeiro-ministro, inviabilizou qualquer entendimento com a oposição. O PEC IV teria sempre de ser revisto, tal como o acordo com a “troika” já foi revisto. O que foi proposto a Portugal teria evitado uma intervenção formal, o que seria claramente preferível, mas os actores políticos não o quiseram aproveitar porque não lhes interessava. O PS porque não queria aplicar o programa. O PSD porque queira o “guarda-chuva” da intervenção externa. Mas como agora a “troika” é mal vista o PSD entalou-se seriamente.

      No meio disto, o CDS teve sempre a posição mais realista. Propôs uma grande coligação PS-PSD-CDS no âmbito da anterior legislatura, porque sabia que a aplicação das medidas de austeridade iria queimar quem fosse para o governo. Sempre viu a intervenção externa com muita desconfiança, como algo porque se tem de passar, mas não como sendo uma solução para os problemas do país, muito menos uma coisa boa. O PSD na altura acusou o Portas de querer poder a qualquer preço, mas teve que o pôr no governo na mesma.

      Agora todos procuram sacudir a água do capote, desde a Alemanha até cá abaixo. Nunca lhes passou pela cabeça que corresse tudo tão mal porque o centro que decide estas políticas não perde tempo a pensar sobre a situação específica de cada país. É “chapa 5” e ´tá a andar, até porque os efeitos se fazem sentir longe e os eleitorados que ficam revoltados não os eleitorados que elegem os políticos que impõem esta orientação à UE. Na mesma medida, é altamente duvidoso que um governo económico europeu fosse sensível às especifidades de países como Portugal.

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        17 Maio, 2013 17:54

        Claro que o mau feitio de Sócrates foi um entrave sério ao entendimento, mas um país e o seu interesse estão supostamente acima desse plano justificativo.

        Como diz o CDS ainda procurou outras vias, mas o PSD estava sedento de poder e não queria triunvirato algum, com ou sem Sócrates.

        Não omitamos que Passos Coelho após ouvir os senadores do PSD sobre o interesse do país transmitiu aos seus próximos que estava tentado a dar uma última oportunidade ao PS, abstendo-se no PEC 4… Foi então que o presidente da distrital do Porto, Marco António Costa, o avisou que se tal fizesse poderia contar que deixaria de ser presidente do PSD nos próximos 3 meses…

        O «conservador» Passos Coelho atirou-se, então, de cabeça para a opção a contra sensu, como um «gambler» em jogada final, acossado pela ameaça velada sobre a sua sobrevivência política…

        O país foi a este jogo de «desperados» e está a correr como sabemos…

        Gostar

  9. André's avatar
    André permalink
    17 Maio, 2013 16:35

    Mas Rui, o PSD foi parvo em ter tomado o poder tão cedo. Tinham-se abstido no PEC IV como fizeram nos outros PECs, tinham deixado o PS governar mais um bocado e tinham obrigado o Sócrates a admitir que precisava de ajuda internacional (em vez de lhe darem a chance de dizer que só a pediu porque a tal foi obrigado). Mais tarde, o governo acabava por ser demitido pelo Cavaco, que convocaria eleições e o PSD vencia, com mãos limpas e pronto a começar do zero. Por isso sim, o PSD teve sede de poder, tivesse esperado e agora estaria muito melhor. A não ser que tivesse medo que o PS conseguisse governar decentemente…

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      17 Maio, 2013 17:40

      André
      Sonhar não custa meu caro, e… por “enquanto” não paga imposto! mas permita-me que lhe diga, se este ou qualquer outro governo tivessem limitado a seguir “apenas” e só, o memorando. não estariamos hoje a “arrotar pepinos” por tudo quanto é sitio, o defice estaria melhor controlado, a divida publica seria menor, não haveria este cemitério de PMEs, nem este pavoroso desemprego. O memorando continha austeriade,possivelmente bastante mais que o PECIV, mas mesmo assim muito, mas muito longe desta colossal austeridade que nos foi imposta.
      É o que dá ser mais “papista que o Papa”, ainda por cima no estilo de cadelas apressadas, e as cadelas apressadas meu caro “PAREM OS CÃES CEGOS”…

      Gostar

      • Buiça's avatar
        Buiça permalink
        17 Maio, 2013 18:12

        O memorando não continha medidas concretas, continha metas de défice público e de consolidação orçamental, como por exemplo assumir de uma vez tudo o que era de facto dívida dos contribuintes e estava de fora como se não fosse: Madeira, PPPs, empresas públicas, empresas municipais, Swaps, etc etc etc.
        Porque o que a divida pública aumentou durante este governo foram esses calotes que o anterior governo contraíu ou deixou contraír e não reportou durante anos.
        Há quem diga que houve “cumplicidade” de Bruxelas nessa desorçamentação de dívidas, mas o que Bruxelas estabelece é que quem tem que assumir a dívida é quem tenha o risco do projecto nos contratos. Ora como está bom de ver e estamos todos a pagar, era o contribuinte quem tinha a cabeça no cepo, muitas das últimas medidas do último governo foram precisamente para clarificar que era assim e que as Motas Engil nunca ficariam carecas. E como o Tribunal de Contas foi toureado durante anos e anos e ninguém tinha acesso aos contratos, o teatrinho foi-se prolongando até não dar mais para esconder.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        17 Maio, 2013 18:58

        Ó Buiça
        Segundo dados do Eurostat presentes na internet em fins de 2007 o defice publico estava em 2,9 ( desceu em pouco mais de dois anos 4 pontos percentuais 6,8 para 2,9 ) a divida publica ( governo ) estava aceitavelmente controlada 66,8 e a taxa de crescimento era de 2,4 o dobro da media Europeia. Com competência. Não se passa de um apice de competente a imcompetente como é lógico. Assistimos a seguir a crise financeira internacional do sub-prime,(grave). Por aquilo que li e ouvi estivemos a beira em todo o Mundo de uma crise de proporções gigantescas que teriam lançado o mundo na fome e na miséria. Pena é que Sócrates tivesse deixado de ser o intratável, e tivesse sucumbido ao cantar de todas as sereias da oposição incluindo o Sr Silva com os seus apelos lancinantes ao aumento da divida. TODOS.
        É minha convicção que aí falhou.
        Ignorar a crise do sub-prime seguido das crises soberanas é ser politica e intelectualmente desonesto. Acredit!

        Gostar

  10. jsf's avatar
    jsf permalink
    17 Maio, 2013 16:37

    E tem razão em tudo o que disse, só não vê quem não quer

    Gostar

  11. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    17 Maio, 2013 16:37

    Este está a ser um dia visivelmente complicado para o Rui A.

    Gostar

  12. manuel's avatar
    manuel permalink
    17 Maio, 2013 16:38

    Lobo Xavier fez comentário político e deu a versão dele. Não concordo ,nós falimos e hoje estamos pior . Tal como a Grécia temos de ter perdão da dívida e o comentário deve ser enquadrado nas eleições que se aproximam ,o governo já era ,só falta passar o atestado de óbito.

    Gostar

  13. oscar maximo's avatar
    oscar maximo permalink
    17 Maio, 2013 16:48

    Vão por aqui bons raciocinios. Se o Coelho se demitisse por chumbo do TC, a culpa era do PSD. Se o Sócrates se demite por chumbo do PEC IV a culpa é do PSD. Coitadinho do Sócrates que fizeram pressão sobre ele e ele não aguenta.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      17 Maio, 2013 17:24

      Sabe, em política não há culpas. Há, isso sim, manobras e resultados. O PSD ciu numa manobra do Sócrates. Podia ter lutado contra ele e ter vencido, teve ânsia do poder e não o fez. Agora, aguentem-se com tudo o que os apoiantes do Sócrates dizem.

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      17 Maio, 2013 17:55

      oscar
      Só cá para nós que ninguem nos ouve….faça um esforço e coloque-se no lugar do Sócrates, sem maioria, cercado na Assembleia por todos os lados, diabolizado por tudo e por todos até ao tutano, sem a aprovação do PECIV que tinha total apoio da Merkel, fazia o quê? governava como? o homem não queria a intrevenção da Tróika, ele lá sabia porquê, e nós hoje por exemplo estamos a vê-lo….nas condições contestuais da altura o que é que o meu amigo faria?

      Gostar

  14. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    17 Maio, 2013 17:04

    O Rui A. “esqueceu-se” de acrescentar: Lobo Xavier diz que nem mesmo a chanceler alemã Angela Merkel queria que o resgate a Portugal fosse feito da forma como foi.
    «No princípio a senhora Merkel não queria uma intervenção concertada, regulada, com memorando, este aparato formal de memorandos com regras, promessas e compromissos tudo medido à lupa», adianta Lobo Xavier.
    Pacheco Pereira realça que este «formato foi desejado como instrumento de pressão externa para a política interna», considerando que «houve alguém que desejou e que o utilizou de forma teórica e política».
    Nesta debate, tanto Pacheco Pereira como Lobo Xavier chamaram ao primeiro-ministro «aprendiz de feiticeiro».
    É que se as premissas do nosso problema tivessem sido reconhecidas como “internacionais e no quadro de integração europeia” e não como “exclusivamente domésticas” como nos venderam não teriamos que aturar o “falhado” do Gaspar mais as teorias “Roskoff” que nos querem impor.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      17 Maio, 2013 18:17

      @!@

      Muito bem, vejo que é apreciador da Quadratura do circulo. Um bom programa para muitos dos blasfemos, incluindo o rui a. e a Helena Matos. Sempre aprenderão alguma coisa com aqueles pesos pesados da politica. Mas esqueceu-se de um pormenor de grande importância, António Costa afirmou: O PSD esteve activo em todas as frentes na imposição e negociação do memorando: na UE através de Durão Barroso e Victor Gaspar, da parte do FMI por parte de António Borges chefe do FMI na Europa, e nas reuniões aqui em Portugal com a Tróika, onde creio ter entrado tambem Carlos Moedas.
      Agora vejamos, Antóno Borges, Carlos Moedas, João Moreira Rato, todos eles ex quadros da Goldman Sachs o banco predador que tem como religião o primado ” ou o capitalismo
      acaba com o estado social ou o estado social acaba com o capitalismo”. Que fazem eles em lugares estratégicos neste governo?

      Gostar

      • A C da Silveira's avatar
        A C da Silveira permalink
        17 Maio, 2013 19:25

        O Socrates e o Teixeira dos Santos estavam aonde? na praia? Tambem foram os homens do PSD que puseram os juros nos dois digitos? Continuem a comer palha, que ficam gordinhos!

        Gostar

  15. AACM's avatar
    AACM permalink
    17 Maio, 2013 17:05

    Qualquer Portugues decente esta completamente a C.A.G.A.R.-se para o comentario politico dos anormais do costume…….as pessoas decentes ha muito que individualmente ou em familia, ja estao na fase de encontrar solucoes por conta propria.

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    17 Maio, 2013 18:17

    Ainda não está santificado. Mas não ficarei surpreendido que a normal tendência de muitos tugas para a teimosia, falta de conhecimento, burrice, fraca memória e partidarite aguda, o ilibe, compreenda, acarinhe e de novo reeleja para qualquer cargo público.
    Muitos tugas têm o que merecem !, também consequências da (des)governação do “menino de ouro do P’S'”…

    Gostar

  17. lica's avatar
    lica permalink
    17 Maio, 2013 18:17

    já cheira a eleições

    Gostar

  18. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    17 Maio, 2013 18:36

    Caro YHWH, a presunção de que Passos Coelho tinha ou tem vontade política própria chega a ser enternecedora.
    Politiquices à parte acha mais provável estancar uma hemorragia de dívida galopante com um ministro das finanças a fazer tudo o que um engenheiro Técnico manhoso lhe manda com contabilidades criativas várias, ou um Ministro das Finanças que cumpriu TODAS as avaliações da Troika, sabe o que faz e não quer sequer saber do que o jotinha fantoche que serve de PM pensa ou deixa de pensar?

    O sucesso não é garantido, nem aqui nem em lado nenhum desta vida. Mas se querem ficar no Euro não recomendo voltarem aos zorrinhos

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    17 Maio, 2013 18:56

    Será verdade o que o jornal Sol noticia ? JSócrates candidato do P”S” a comissário europeu, para render DBarroso ?
    Afinal, os actuais dirigentes do P”S” veem em Sócrates capacidades (vindas dos mandatos como PM…), inclusivé para esse cargo… Também afinal, AJSeguro é falso(!?!) ao, estrategicamente ter-se “retirado de cena” na legislatura de Sócrates mas…apoiando-o.
    Por “estas e outras” (passadas e certamente futuras) nunca votarei P”S”, nas autárquicas, legislativas, presidenciais ou europeias. É gente que não merece o meu voto nem confiança política.

    Gostar

  20. manuel's avatar
    manuel permalink
    17 Maio, 2013 19:04

    mas que revisionismo bacoco. O homem ( que não digo o nome) é santo e tal como o prof. Dr. Oliveira Salazar também está representado nos painéis de Nuno Gonçalves.Não se tratem não!

    Gostar

  21. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    17 Maio, 2013 19:16

    O Lobo Xavier, pessoa por quem tenho estima e consideração, fez umas declarações lamentáveis a que eu presumo de ele já não ter bem a memória sobre o que se passou. É preciso lembrar que:
    1- A República estava a pedir dinheiro emprestado a juros a rondar os 8%, isto deve-se principalmente a incapacidade do Estado Português com uma dívida brutal e um problema estrutural do défice estar a caminhar para a insolvência e não conseguir processar os pagamentos do dinheiro que devia e pagar aos funcionários públicos. Isto tem como principal culpado José Sócrates e os seus lacaios.
    2- Está por provar que o PEC IV iria ser a panaceia dos nossos problemas, qual ultimate PEC que iria baixar os juros drasticamente, criar crescimento económico, e ter a bondade da Europa para nos injectar cá a massa (no mês seguinte para poder pagar à função pública) numa altura em que os escândalos da Grécia estavam a vir ao de cima e a opinião pública europeia estava avessa (e com razão) em patrocinar essa pouca-vergonha.
    O que se passa realmente é que este regime está a findar e estrebucha ao defender “alternativas”, que nunca o foram, em nome dos interesses instalados como PPP´s, contratos na energia, clientelismo, avenças de escritórios de advogados, etc. É que NÃO HÁ MESMO DINHEIRO!

    Gostar

  22. manuel's avatar
    manuel permalink
    17 Maio, 2013 19:42

    Para os revisionistas e seguidores da “narrativa” tomem lá com a parede : pib previsto em 2013 – 162 mil milhões de euros. Dívidas actuais:estado -200 mil milhões; famílias -170 mil milhões;empresas -300 mil milhões. Moeda-euro. Uma dívida de 670 ,fazendo um juro médio de 4% ,pagamos de juros anualmente 26,8 mil milhões de euros e ainda falta a amortização da dívida ! Meus amigos sem um corte na dívida do estado o protectorado não é viável e passa a província de qualquer coisa.

    Gostar

  23. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    17 Maio, 2013 19:53

    Se compararmos Sócrates com alguns santos, já com crachá do Vaticano, nem se saíra muito mal.
    Se o compararmos com membros do atual governo, por exemplo com Passos Coelho, e contarmos as mentiras uma a uma, acho que o último não perderá.
    Se tivermos em atenção as brincadeiras com as despesas e com quem foram feitas
    não dá para comparar porque Passos Coelho não tem o mesmo saco à sua disposição. Mesmo assim, gasta mal que se farta, tendo em conta os escritórios de advogados, jovens assessores… eu sei lá.
    Se calhar, a deceção levou Lobo Xavier a pensar desta maneira. 😉

    Gostar

  24. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    17 Maio, 2013 20:28

    “Segundo dados do Eurostat presentes na internet em fins de 2007 o defice publico estava em 2,9 ( desceu em pouco mais de dois anos 4 pontos percentuais 6,8 para 2,9 ) a divida publica ( governo ) estava aceitavelmente controlada 66,8 e a taxa de crescimento era de 2,4 o dobro da media Europeia.”

    Caro RCAS, nessa altura vivíamos alegremente a levar despesa publica diretamente à Divida para mostrar défices bonitos, o stock estava razoavelmente controlado se acreditarmos que a Madeira não tinha divida, as PPP nao contavam como dívida, o emprego eram auto-estradas caras feitas por ucranianos os lucros eram bancários a vender tudo isto ao contribuinte, etc. etc etc.
    Sobre o BCE nos dar dinheiro grátis para não termos que passar pela “vergonha” de Irlanda e Grécia, está a assumir que dão a Portugal a importância e peso de Espanha e Itália e não a importância de um Chipre. Estou mesmo a ver os Alemães a aprovarem mais heroína para um dependente em estado terminal…

    Cumps
    Buiça

    Gostar

  25. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    17 Maio, 2013 20:39

    manuel, as contas são as que são, mas o plano é a dívida só ser “aliviada” (eurobonds, veiculo-lixeira, haircut puro e duro) depois de os países “soberanos” endireitarem as hemorragias internas e o mercado financeiro estar em condições de levar a pancada que isso representa (caso seja o haircut a opção). Ninguém vai enterrar dinheiro em países que insistem em gastar mais do que arrecadam de impostos.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      17 Maio, 2013 22:00

      Deus o oiça . Já não vamos lá sem um perdão de dívida ,no euro ou fora do euro.

      Gostar

  26. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2013 01:40

    Segue as pisadas de Pacheco Pereira nem mais nem menos.

    Não sabem fazer – ou não querem fazer – umas continhas sequer dizem asneiras.

    Gostar

  27. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2013 01:42

    Ou então é bem pior, desonestidade intelectual.

    Gostar

Indigne-se aqui.