Piada de português
20 Maio, 2013
Eu sou do tempo em que todos contavam piadas de português, loiras, judeus, bichinhas, e estes, normalmente, eram os que mais riam de tais piadas. A capacidade de fazer humor com a própria situação, com as caricaturas de seu próprio grupo ou classe ou nação, parece-me característica fundamental de uma sociedade madura e livre.
Mas eu dizia que sou de outro tempo, que parece anos-luz de distância. Ocorre que nem cheguei aos 40 anos! Isso demonstra o quão rápido foi a deterioração do quadro. Vivemos, hoje, na era do politicamente correto, onde “almas sensíveis” querem tolher a liberdade de expressão, pois se sentem no direito de não serem “ofendidas” enquanto grupo.
Um bom exemplo desse sintoma preocupante se deu por agora, quando o programa de humor “CQC” foi alvo de um inquérito policial por fazer piadas de português. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo está investigando a denúncia de que o programa teria ofendido a honra da comunidade portuguesa com piadas. Isso sim é uma piada! E de muito mau gosto…

Constantino é uma anedota?
GostarGostar
ele é. e a história também. só pode ser.
GostarGostar
Existe uma diferença importartante entre uma piada sobre portugueses contada por um português ou contada por um estrangeiro. Isso aplica-se a brasileiros, mulheres, gays, católicos, etc.
GostarGostar
Infelizmente, sou bem real, assim como a história…
GostarGostar
Havia outro “Constantino guardador de vacas e de sonhos” muito, muito, interessante. Mas o autor não era liberal. 😉
PS: Também escreveu “Gaibéus”, entre outros.
GostarGostar
Pois então, sr. Constantino, deixe que lhe conte um facto muito real da vida muito real: anedota de gordinho / magrinho / caixa-de-óculos / perneta / careca / corcunda/ gago / anão / alentejano / algarvio / judeu / muçulmano / irlandês / escocês / galês / chinês / etíope / et cetera e tal por aí adiante tem piada e dá para rir quando quem conta é gordinho / magrinho / caixa-de-óculos / perneta / careca / corcunda / gago / anão / alentejano / algarvia / judeu / muçulmano / irlandês / escocês / galês / chinês / etíope / et cetera e tal por aí adiante e quem ouve é gordinho / magrinho / caixa-de-óculos / perneta / careca / corcunda / gago / anão / alentejano / algarvia / judeu / muçulmano / irlandês / escocês / galês / chinês / etíope / et cetera e tal por aí adiante.
Caso contrário, e sobretudo se for o não gordinho / não magrinho / não caixa-de-óculos / não perneta / não careca / não corcunda / não gago / não anão / não alentejano / não algarvio / não judeu / não muçulmano / não irlandês / não escocês / não galês / não chinês / não etíope / et cetera e tal por aí adiante a contar as anedotas para uma plateia de não gordinhos / não magrinhos / não caixas-de-óculos / não pernetas / não carecas / não corcundas / não gagos / não anões / não alentejanos / não algarvios / não judeus / não muçulmanos / não irlandeses / não escoceses / não chineses / não etíopes / et cetera e tal por aí adiante se rirem —
Ah, isso aí até tem um nome. Mas o senhor que é tão culto e desembaraçado deve saber qual é o nome, e os demais adjectivos que se lhe apõem. E essa é que é essa, e bem real.
Quando um programa de televisão fax chacota de um grupo social, uma minoria, ou outra nacionalidade, chama-se no mínimo preconceito, e no pior dos casos racismo. E, talvez não por muito mais tempo, infelizmente, da maneira que as coisas vão, mas que eu saiba na maioria das sociedades minimamente evoluídas, racismo até é crime.
GostarGostar
Constantino,
Cuidado para não ofender as Madalenas do “humoristicamente correcto” aqui do sitio !!… 😉
GostarGostar
Que saia uma piada de português para a mesa cá do fundo.
GostarGostar
provando-se que
no humor Portugal é tema tão tabu quanto o tema islão.
A Verdade insinua-se nos pequenos nadas…
nota:
o comentador @,@ esqueceu-se da Vírgula. Seria «Constantino, é uma anedota?»
Constantino não o é mas o Humor por cá, só com anedotas.
GostarGostar
Não me consta que os portugueses, no Brasil e em qualquer outra parte, se comportem como os muçulmanos na Europa. A queixa na Delegacia até parece piada…
GostarGostar
http://www.youtube.com/watch?v=9n4GQ3xWTrw
1- a esmagadora maioria das anedotas são as mesmas, servem para brasileiro,português, alentejano, belga, americano etc etc etc
2- ninguém gosta de ser alvo de anedotas estereotipadas ou insultuosas, é natural que se aborreça ao fim da terceira seguida.
3- a óbvia excepção é se a anedota for real, tenha acontecido mesmo
GostarGostar
Constantino,
Como ve, aqui em Portugal também ha o politicamente correcto no humor.
Bom, nalguns dos comentarios aqui em cima, não é apenas o politicamente correcto mas também uma certa psico-rigidez de quem apenas acha piada quando se brinca (e se achincalha) com os outros mas ja não quando os outros bricam conosco.
GostarGostar
Humor e’ humor! De bom ou mau gosto, isso cabe a cada um avaliar. Como portuguesa nao me ofende. Deixem o publico avaliar se o humor e’ bom ou nao.
GostarGostar