Out of Law

21 de Janeiro de 2009 – Presidente Obama tira fotografia a fazer de conta que assina lei a encerrar a prisão de Guantanamo
Entrentanto, 166 pessoas continuam sequestradas naquela mesma prisão ás ordens do governo dos EUA. Apenas 5 deles estão acusados de um qualquer crime a ser julgado em futuriom indefinido por Tribunal militar. Outros 36 ao fim de 11 anos de detenção encontram-se ainda a ser investigados. E poderão enfrentar eventualmente algum tribunal militar ou civil. Sobre todos os restantes não impendem quaisquer acusações, nem são já objecto de investigação, permanecendo na prisão apenas porque a administração Obama não decidiu libertá-los.
Neste momento cerca de 100 prisioneiros, privados de quaisquer direito e alegadamente fora de qualquer jurisdição, recorreram à unica forma de protesto de que dispunham para a sua situação, levando a cabo uma greve da fome. Mas nem esse pequeno residuo de ultima instancia da liberdade individual lhes tem sido permitido levar por adiante, sendo alimentandos forçadamente. O que corresponde a nova forma de tortura.
Hoje, e passados 4 anos da «assinatura» de encerramento de Guantanamo, Obama disse que ia tentar outra vez encerrá-la. ….a change, again
A Adm. Obama, ao contrário do seu antecessor, em vez de reter legados suspeitos na sua base de Cuba (que depois não sabem o que fazer com eles), tem dado priopridade ao seu abate, morte, assassinato, como quiserem chamar-lhe pois que o efeito é o mesmo..É suspeito? Leva com um drone em cima. Acusar, julgar e executar sem que o visado saiba sequer, é no que se resume a utilização dos drones. Foram já mortas centenas de pessoas, com numeros a variar conforme a fonte, entre as 300 e as 700, embora se aceite que apenas 45 eram comprovadamente militantes terroristas (isto na versão oficial, claro). O «resto» são danos colaterais, civis, cidadãos que nada tinham a ver com o caso.
No mesmo discurso de hoje, Obama reconhece o problema e a contradição de tal prática face à constituição e à lei, para além dos efeitos que provoca atacar países terceiros e afirma que …vai continuar com o método. Bem pode citar Madison e outros defensores do Estado de Direito nas suas preocupações. Não é de todo a sua prática.

O queniano é uma fraude desde o início. Ele é bom a saltitar quando desde e sobe escadas. É preciso saber quem o convidou para a cia em primeiro lugar.
Enquanto freqüentava Occidental University, 1979-1981, jovem Barack Obama encontra um ex-funcionário da administração Jimmy Carter, Zbigniew Brzezinski. Brzezinski é um ativo chave CIA e especialista em Rússia. Mais tarde, ele se torna um mentor, e muito mais tarde um assessor de política externa do presidente eleito Obama.
Só mais uma coisinha, os meus amigos precisam de andar bem informados para não fazerem figura de parvos:
http://www.guardian.co.uk/news/datablog/interactive/2013/may/22/rendition-flights-cia-mapped
Quanto aos drones, se forem bem apontados magoam, mas também podem salvar muitas vidas, depende de que lado se está.
Entre os europeus suicidários, esquecem que quando chegar o dia são herejes como os demais, vejo que há muitas preocupações. As mãos ensanguentadas do tipo que matou o soldado inglês ontem e apregoa a sua teoria nas ruas a bel prazer passam despercebidas.
São daltónicos.
GostarGostar
Alias, foi a CIA que o pôs de seguida na Colômbia, de seguida Harvard Law, onde a mesma CIA o elegeu editor da Revista e mais tarde o mandou para Chicago trabalhar com pobres e drogados para disfarçar. A MIchelle tambem foi arranjada pela CIA. O crime perfeito.
GostarGostar
ainda bem que o Blasfémias defende o estado de direito; já não era sem tempo, tendo em conta os silêncios sobre a administração bush.
GostarGostar
Detalhes ocorridos em estados de direito:
http://www.guardian.co.uk/world/2013/may/23/swedish-riots-stockholm
http://www.bbc.co.uk/news/uk-22644857
Os misters Mr Adebolajo já são muitos apreciam a cobardia dos chamados líderes europeus e riem-se dos cruzados incautos que lhes facilitam as suas acções aprovadas por alá.
Até ver.
GostarGostar
http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.pt/2013/05/esta-gente-e-um-nojo.html
GostarGostar
Vá lá! Não era expectável ver um liberal como Gabriel Silva apelar aos direitos humanos. Em verdade, fiquei sensibilizado, apesar de ter começado nos EUA e numa prisão de islamitas suspeitos de atentar contra o mundo ocidental. Está certo, direitos são direitos. Para a próxima gostaria de ver um post sobre o direito à educação, à saúde, à justiça, à habitação, à alimentação…
GostarGostar
Fincapé, os direitos sim senhor, só que o problema tem que ver com a aritmética e os ali bábás impenitentes seguros da impunidade.
A massa migrou há muito, não sei se percebe. Pode mandar fazer notas, pode ser que pegue. Alguns estados americanos já estão a fazê-lo e não se dão mal com isso.
GostarGostar
Há uma ligeira dose de ironia no comentário, meu caro.
GostarGostar
Caíu a mascara ao Anti-Cristo, quando disse que os usar Drones é justo.
“Pax Americana”
GostarGostar
Mas a Guerra ao Terrorismo já acabou? E afinal os escuteiros que estão em Cuba são ou não combatentes inimigos? Se não houver ninguem para receber a “troca” de prisioneiros o que é que se faz com eles? Lançam-se aos leões ou libertam-se na Time Square?
GostarGostar
Saudades da América de Bush e, especialmente, de Reagan!!!!
GostarGostar
21 de Janeiro de 2009 – Presidente Obama, fotografia a fazer de conta que assina lei a encerrar a prisão de Guantanamo.
.
21 de janeiro de 2009, no Blásfemias, niet, rien, nadinha de nada sobre do particular.
…
Só o JM ousa avançar esta profecia. “Só que, nesse caso, Obama vai defraudar as expectativas dos seus mais excitados e apaixonados apoiantes. Os bons sinais vão aparecer com as primeiras lamentações.”
Que de quando em quando até o JM consegue tirar alguma falta e marcar gol…
GostarGostar
Confesso que sou a favor do fecho de Guantanamo, acho que os americanos davam menos barraca se pusessem os terroristas num campo militar qualquer no próprio território americano. Davam menos nas vistas e podiam manter aquelas pessoas (que no fim de contas, são muitas vezes terroristas que não hesitariam em matar milhares de pessoas) presas sem dar muito estrilho.
GostarGostar
Pelos vistos há duas Guantamo, a de Bush e a de Obama.
Eu sou contra Guantanamo, mesmo que o presidente fosse o Tio Patinhas.
GostarGostar
sequestradas ? mas este gajo tá drogado ‘? ponham-nos à solta em Nova York ou em Londres e vão ver o que acontece……queriam guerra, sofrem as consequências dos vencidos. Antes a prisão que a morte. Nos países civilizados, temos a pena perpétua e todos dormimos bem de noite .
GostarGostar