Nacional-socialismo de cardume
16 Junho, 2013
Andam aí peixes que têm a mania que são como os outros.
Felizmente, cá está o Estado para ilegalizar os peixes portadores de ideologias egoístas do tipo neoliberal (hyperultraneoliberalenfisch em alemão).
Se encontrarem um destes peixes ilegais em território nacional, façam a devida denúncia ou tratem do assunto com as vossas próprias mãos. Um patriota não se acanha na defesa do estado-bacalhau.
Todos os peixes são iguais mas uns são mais iguais que os outros.
Nota: um peixe é legal se tiver designação comercial (equivalente a cartão de cidadão); se não tiver, é ilegal. A ausência de designação comercial é um sério risco de saúde pública, dizem especialistas em designações comerciais.
39 comentários
leave one →

Mas qu´é qu´andam a fazer ao bacalhau do Quim Barreiros????
GostarGostar
O mero, ou peixe caracol, não é prejudicial à saúde. A sua captura e comercialização está proibida como protecção de extinção da espécie.
Se os neoliberais são prejudiciais à saúde, não sei.
GostarGostar
há muitas espécies dentro dos Liparidae….
a procura por halibutes e seus familiares escamudos
deve-se às quotas pesqueras em redução e ao aumento da população com dinheiro e apetites por taes peixes
para manter o preço acessível aos fiéia amigos é preciso
a) comer tubarões
b) não comer só as barbatanas
c) todas as anteriores
GostarGostar
Trata-se simplesmente de vender gato por lebre.
Sempre gostava de saber o que o grande vizir do hyperultraneoliberalenfischismo recomenda que se faça num caso destes.
Imagine, por absurdo, que comprou uma pizza e que as rodelas de “pepperoni” são na verdade carpaccio de mãos decepadas de muçulmanos apanhados a roubar na terra deles.
Que deixe de comprar fazendo funcionar o “mercado”?
Substância à parte, fartei-me de rir com o post.
Cumps,
Buiça
GostarGostar
O post é sobre o conceito “peixe ilegal”. Pode ser preciosismo mas parece que estamos a ficar habituados a este estilo de linguagem.
GostarGostar
Eu percebi e achei muita piada.
Alguma curiosidade de saber porque raio é ilegal também. Pode ser que nunca ninguém tenha pedido para o vender em Portugal, mas o mais provável é ser contrário aos interesses de algum compadrio do costume…
GostarGostar
Vou-me indignar.
O problema é o consumidor – um dos elementos essenciais duma sociedade liberal – comprar ao comerciante – outro elemento essencial da sociedade liberal – peixe caracol e julgar que está a comprar bacalhau e pagar como se estivesse a pagar bacalhau. O problema é o comerciante pensar que está a vender bacalhau quando está a vender peixe caracol. A confiança e a ética são fundamentais numa sociedade liberal.
Às vezes penso que o Vítor Cunha é um infiltrado duma organização socialista secreta que pretende desacreditar o liberalismo (ironia).
GostarGostar
Já expliquei em cima: a piada é o “peixe ilegal”. 😀
GostarGostar
Digamos que o meu comentário (a última parte sobre a sociedade secreta socialista) era também um desabafo sobre outros posts seus que não comentei e os futuros que não vou comentar. O meu liberalismo é diferente do seu e discordo de algumas coisas que o Vítor escreve.
Não comento sempre porque o blog é seu e tem o direito de escrever o que quer e como quiser, eu não entro em cruzadas em caixas de comentários com as pessoas que discordo (acho isso doentio), não posso perder muito tempo a comentar nem gosto de fazer perder os outros tempo a lerem-me. Além disso tem aí bastantes comentadores socialistas e afins para se entreter. Também relativizo o que escreve dado que usa bastante a ironia, o sarcasmo e o humor como formas estilísticas e por isso nem tudo é para levar a sério… Por fim, um blog é um blog e temos de tornar a vida leve. Já nos basta a recessão para nos pôr a cabeça em água.
Votos de bons posts.
GostarGostar
Quem diria que veríamos VC alinhado com os Manu Chao…
Solo voy con mi pena
Sola va mi condena
Correr es mi destino
Para burlar la ley
Perdido en el corazon
De la grande Babylon
Me dicen el clandestino
Por no llevar papel
Por una ciudad del norte
Yo me fui a trabajar
Mi vida la deje
Entre Ceuta y Gibraltar
Soy una raya en el mar
Fantasma en la ciudad
Mi vida va prohibida
Dice la autoridad
Solo voy con mi pena
Sola va mi condena
Correr es mi destino
Por no llevar papel
Perdido en el corazon
De la grande Babylon
Me dicen el clandestino
Yo soy el quiebra ley
Mano Negra clandestina
Peruano clandestino
Africano clandestino
Marijuana illegal
Solo voy con mi pena
Sola va mi condena
Correr es mi destino
Para burlar la ley
Perdido en el corazon
De la grande Babylon
Me dicen el clandestino
Por no llevar papel
Argelino, Clandestino!
Nigeriano, Clandestino!
Boliviano, Clandestino!
Mano Negra, Ilegal!
GostarGostar
Apanhei o “carcalhol”,…perdão, o caracol.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSiSjTPXcC4228tqZr3X_nMPjkpLKjYjpCRxuBhGHufwAsn9V9kw
GostarGostar
Merece ser lido
REPASSANDO
ANTONIO COSTA abriu a boca
· para quem não sabe, este tipo é ex-ministro, presidente da câmara de lisboa e nº 2 do PS . Fala com conhecimento e esclarecimento.
Comentadores e analistas políticos não têm a coragem de dizer o que disse António Costa, em menos de 3 minutos, ontem, no programa “quadratura do círculo”.
REL…EMBRAR
E aqui está textualmente o que ele disse (transcrito manualmente):
(…) A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no têxtil. Nós fomos financiados para desmantelar o têxtil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abríssemos os nossos mercados ao têxtil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao têxtil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o têxtil que nós deixavamos de produzir.
E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável.
Nós orientamos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado. E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer, podemos todos concluir e acho que devemos concluir que erramos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!
GostarGostar
Eheheheheheheheheheheheh!
Quem andou a gastar essas coisas a fundo perdido?
Eheheheheheheheheheh!
Não nos dêem dinheiro que não temos juízo!
GostarGostar
Sugiro que faça a pergunta aos dos submarinos e similares…
GostarGostar
Pffff
António Costa é um peso pesado do PS, bastante inteligente ,não dá ponto sem nó. Tenho-o como politico sério intelectual e politicamente honesto. Mas é calculista demais, é indeciso, “inseguro”. Falta-lhe o carisma, a capacidade de liderança, o voluntarismo de um Sócrates, ou de um SÁ Carneiro. Não é decididamente um “animal politico”!
Quem andou por esses tempos, e eu fui um deles, aspirávamos, sonhávamos alcançar progressivamnente o nivel de vida europeu! é natural!
Se a “plebe” pouco ou nada percebia de politica, as elites “parece” que tambem não!
Há conta dos subsídeos, das carradas de euros que aqui caiam todos os dias, abdicamos da nossas produções, entregandomo-nos alegremente ao consumo dos “excedentes” da UE.
Grande parte desse financiamento foi mal aproveitado como sabemos, por desleixo , falta de rigor, organizaçâo! é o nosso cancro!
Pressupunha-se previo planeamento e organização, para que quando começassem a cair os fundos estruturais, soubessemos de antemão onde os aplicar, como os aplicar, com supervisão atenta..
Nada disso aconteceu, e foi o regabofe…estes sim foram alguns dos nossos erros, acabando com uma enorme falta de estrategia!
Concordo que fomos conduzidos pela UE.
Em Portugal, só sabemos diabolizar, fazer as nossas catarzes, pensar como autênticos manhosos e chico espertos.
Debates nasTVs, nas Rádios, nas blogosferas,alguem pensa como construir o futuro? como criar riqueza neste País?
Nesta mentalidade miserável, só se fala em cortes, cortes, cortes, empobrecimento.
Em dois anos recuamos á decada de 1990!
A canção diz “para pior já basta assim”! para estes iluminados “ajustar” é recuar….
Por vezes dá-me vontade de dar tabefes… imaginem a quem?
GostarGostar
As pessoas pensam em criar riqueza. E criam. O estado pensa como a capturar. E captura.
GostarGostar
Não deixa de ser verdade Vitor. Ainda hoje não consigo compreender e muito menos aceitar, a dificuldade enorme que existe em se constituir uma empresa em Portugal…
Nunca existiu ninguem que constitua uma especie de task-force. pegue em três ou quatro projectos emperrados á vários anos não se sabe onde, detete-os, tire as devidas ilacões e consequências. Se fôr preciso meter os repectivos responsáveis no olho da rua ,,,que se FAÇA!
Uma democracia, não deve ser autocrática, mas tambem não pode ser uma especie de republica das bananas…
GostarGostar
De acordo com o Costa, o “filho da mãezinha”, os governos do PS andaram estes anos todos de joelhos perante a União Europeia, que os obrigou a gastar o que tinham e o que não tinham, e que tiveram de pedir emprestado. Os habitantes de Lisboa, devem andar a beber água com qualquer coisa misturada, para elegerem um palerma que diz coisas destas. E que só descobriu agora que andou enganado tantos anos inclusivamente quando foi (mau) ministro!
GostarGostar
N-ésima vez que leio esta ladaínha. No fundo a mesma desculpa de sempre, foi tudo uma cabala, não tivemos culpa nenhuma, com a parte sempre deprimente de quem copia este mesmo texto do Costa parecer nunca estar suficientemente seguro das suas opiniões e faz questão de enaltecer o currículo de quem “fala com conhecimento”.
E no fundo para ter opinião não bastam mais de 2 neurónios, senão vejamos, que acha mais provável ter acontecido:
(i) a globalização fez todas as indústrias têxteis, basicamente todas as marcas do ocidente, deslocalizarem a produção de trabalhos pouco especializados para os países onde podiam produzir mais barato e a Europa não iria ficar atrás caso contrário toda sua indústria seria tomada de assalto pelas marcas dos países que começavam a conseguir produzir mais barato por fazerem acordos comerciais com os países emergentes. Basicamente os países que mais crescem são os que mais compram e para nos comprarem coisas é preciso alguma reciprocidade. Espero que nao achem que a UE ia ficar à espera de Portugal para apanhar o comboio da globalização, ache-se o que se achar dos resultados até agora. Então foram canalizados fundos e mais fundos para adaptarmos as indústrias que na UE iriam ser expostas a concorrencias que obviamente as devastariam, fundos para ajudar a reconverter essas indústrias ou as pessoas que nelas trabalhavam. Se foram bem gastos ou não é outra conversa.
(ii) o mundo inteiro se uniu para nos tramar, ou os Alemães e “outros países como a Alemanha” (?) tinham um plano para nos destruír enquanto nos inundavam com dinheiro.
Sobre a agricultura e as pescas era capaz de jurar que a terra e o mar não foram a lado nenhum.
GostarGostar
tome lá para se entreter sobre pesca não profissional 🙂 🙂
o ridículo disto ( mesmo que esteja morto e agora a gente a morrer de fome ! ) e da licença de cana de pesca ( a taxinha , a taxinha , que o estado é um tubarão ) , zeus.
P – Podem pescar-se exemplares de espécies com tamanho inferior ao tamanho mínimo estabelecido na legislação em vigor para a pesca profissional?
R – Não. Apenas se podem capturar e reter peixes e outros organismos que tenham um tamanho igual ou superior ao estabelecido na legislação em vigor, a qual se aplica à pesca comercial e à pesca lúdica. Caso seja capturado um exemplar cujo comprimento seja inferior ao tamanho mínimo definido, deverá ser imediatamente devolvido ao mar, mesmo que já esteja morto (cf. número 3 do artigo 9º da Portaria nº 144/2009). A detenção, transporte, manutenção a bordo, transbordo ou desembarque de espécimes que não tenham o tamanho ou peso mínimos exigidos é punível com coima de 250 a 2 493€ (cf. artigo 14º, nº 2, alínea a), do Decreto-Lei nº 246/2000 na redacção dada pelo Decreto-Lei nº 112/2005) No entanto, se estiver a participar em provas desportivas, esta regra não se aplica.
GostarGostar
A culpa é do Peixe !!
Semanada
Esta semana Cavaco Silva fez lembrar aquelas bandas de rock decadentes que de vem em quando regressam à estrada para ganharem uns cobres e sobreviverem mais uns tempos. Também Cavaco está em decadência, já poucos portugueses se interessam por aquilo que diz ou faz desde que parece ter sido transformado num presidente de iniciativa governamental. Depois de andar desaparecido Cavaco optou por mudar a estratégia, agora desdobra-se em entrevistas e discursos em ambientes controlados e com jornalistas dóceis. O discurso é o costume, não discutam o Portugal de 2013 mas sim o de 2014, aliás, não discutam Portugal mas sim a Europa ou, melhor ainda, esqueçam a Europa pois quem está a mais é o FMI. Estranha forma de um presidente enfrentar os problemas do seu país.
Também nesta semana se ficou a saber que a honra de um presidente vale 1300 euros, ainda que não tenha ficado claro se estamos perante uma taxa única ou vamos ter uma tabela de preços e os 1300 euro são apenas para quem o mandar trabalhar. O certo é que os portugueses ficaram a saber que quando quiserem dizer o que pensam de Cavaco Silva o melhor é antes olharem à volta para ver se há alguém com ares de polícia à paisana. Quem diz o que pensa de Cavaco corre um sério risco de ser detido e julgado na hora, enfim, parece que não é só o Portas a ter saudades do Simplex, Cavaco também conta agora com os julgamentos na hora de quem ousar manchar a sua imagem.
Passos Coelho também aderiu ao Simplex e a partir de agora há a mudança da lei na hora, se os professores fazem greve e faltam a exames altera-se a lei da greve, se o Constitucional chumba muda-se ou suspende-se a Constituição. Passos Coelho pode ser o primeiro-ministro mais incompetente que Portugal já conheceu, mas nunca se viu alguém sacar do coldre para disparar contra a legalidade como ele o faz, é um verdadeiro Lucky Luke da governação.
GostarGostar
“Felizmente, cá está o Estado para ilegalizar os peixes portadores de ideologias egoístas do tipo neoliberal (hyperultraneoliberalenfisch em alemão).”
———–
Se o peixe tem ideologia neoliberal, ilegalize-se, então. Não vá ele ilegalizar as greves, os vencimentos, as reformas, as três refeições diárias, os hospitais, as escolas, o trabalho com direitos, os direitos no trabalho, o Estado…
GostarGostar
Boa, Fincapé. Juntem-lhe umas girafas, gazelas, judeus, rinocerontes e tudo que possa votar CDS.
GostarGostar
Sempre foi desta que o zanguei? Fizeram-me bem as férias longe. 😉
GostarGostar
Eu nunca me zango. Passo instantaneamente de paz zen para genocídio. Como o crescimento socialista.
GostarGostar
Até que não era má ideia…
GostarGostar
Fiquei tão nervoso que até o comentário ficou fora do sítio. 😛
GostarGostar
Calma lá, Vítor. Antes de passar a modo genocídio ao menos avise. Durante a crise eu ultraliberalizo-me um pouco até que passe.
GostarGostar
Acho muito bem que esse peixe seja ilegal. Bleh!
http://en.wikipedia.org/wiki/Snailfish
GostarGostar
agora é o bacalhau.andeia relinchar una tempos
GostarGostar
Se o bicho está ilegal em Portugal, é caso de o BE e o SOS Racismo exigirem a sua imediata legalização.
GostarGostar
se o gajo tomar no cú é imediato
GostarGostar
Mais estranho do que haver peixes ilegais, é haver plantas ilegais.
E os cães?
GostarGostar
Ah, mas as plantas não são ilegais. Ilegal é o seu cultivo. Se está bem ou mal, não opino.
GostarGostar
E este tubarão?
Comenta isto ó vitinho.
http://youtu.be/86BZjm0yU78
GostarGostar
Zézinho, vai estudar para o exame, fofinho.
GostarGostar
Obrigado pelo fofinho. A minha mulher também acha. 🙂
Espero que o seu “companheiro” também o seja. rsrsrsrs
E obrigado pelo contraponto inteligente. Muito esclarecedor…
Em fuga “prá frente” és o maior, ó vitinho.
GostarGostar
São os dois professores?
GostarGostar
Eu até gostei desse bacalhau com natas do Jumbo. E fiquei ainda mais surpreendido, porque eu nunca tinha comido caracois, por achar que é um animal nojento.
Se calhar é por isso, que desde que comi esse congelado, ando mais lento e aprecio mais a vida.
E depois tenho que me habituar a tudo, eu nunca votei no PS, PDS e no CDS, mas tenho que levar sempre com eles.
GostarGostar