Saltar para o conteúdo

Querido mês de Julho

13 Julho, 2013

17 comentários leave one →
  1. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    13 Julho, 2013 14:36

    Não perder também a de Gaspar…

    A de Passos & Cavaco segue em breve…

    Gostar

  2. antonio caeiro's avatar
    antonio caeiro permalink
    13 Julho, 2013 14:52

    É um fenómeno que me escapa este de fazer canções-sátira todos os dias. Não entendem que tudo o que é de mais, cansa?

    Gostar

  3. João Lisboa's avatar
    13 Julho, 2013 15:01

    Boas piadas é o que não falta: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/07/blog-post_7045.html

    Gostar

  4. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    13 Julho, 2013 15:03

    GUERRA DA MADEIRA: SUBMARINOS NO HORIZONTE !

    Perante as criticas de Paulo Portas, que o comparou ao Sócrates, não ao Grego mas o outro, o que ajudou a que hoje nos estejamos a sentir gregos, João Jardim apelidou-o de “Moço de recados” e retaliou que a dívida que criou uma dívida quase igual à da Madeira só com a compra dos submarinos.
    Gosto quando vejo os políticos, sobretudo aqueles com quem menos concordo, dizerem coisas com as quais concordo. João Jardim é um ditadorzeco de uma Republica das Bananas, que suporta uma série de vampiros que se vão enchendo dos dinheiros públicos e gasta o que não tem e não é dele e o Paulo Portas não é o anjinho que quer aparentar com grandes telhados de vidro, com submarinos, a Universidade Moderna sem esquecer o Caso Portucale e o famoso cheque do Jacinto Leite Capelo Rego. Zanguem-se comadres, que gostamos de ouvir as verdades.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      14 Julho, 2013 10:07

      Eu gostava mais de os ver condenados em tribunais a devolver ao Estado todo o dinheiro que desapareceu, mais juros. Agora, ouvi-los dizer o que já todas as pessoas sabem é-me um bocado indiferente: não tem consequências práticas.

      Gostar

  5. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    13 Julho, 2013 15:21

    O problema

    Há quem veja em Cavaco um presidente e até votaram nele duas vezes, talvez seja da minha vista mas eu vejo nele um político sem dimensão, mesquinho, manhoso na forma como se relaciona com o país, mais preocupado consigo e com o seu partido do que com o país que o elegeu e que reage mais em função dos seus ódios do que do interesse nacional.

    Há quem veja na decisão de não dizer nem sim nem não à remodelação que lhe foi apresentada pela coligação, mas eu vejo nessa decisão de Cavaco uma pequena vingança contra Paulo Portas, um político que ao lado de Mário Soares e José Sócrates está no pódio dos maiores ódios do cavaquismo. Cavaco Silva não molestou nem o PSD, nem o CDS, nem a coligação, limitou-se a impedir a ascensão de Paulo Portas, impediu ao líder do CDS de ficar com os frutos da chantagem que fez sobre Passos Coelho.

    Há quem veja nesta proposta de compromisso uma tentativa de salvar o país, mas por mais que me esforce não vejo no gesto de Cavaco Silva qualquer preocupação com o país, o que vejo é Cavaco chamar a si a capacidade de salvar uma coligação abalada com o atestado de incompetência de Passos Coelho passado por Vítor Gaspar na sua carta de demissão. O que vejo é Cavaco Silva tentando salvar uma política de austeridade brutal já assumida perante a troika e inviável em termos constitucionais, o que vejo é um velho manhoso fazendo chantagem sobre o PS para que em vez de qualquer consenso force este partido a votar favoravelmente uma revisão constitucional de facto.

    Há quem veja na iniciativa de Cavaco Silva uma tentativa de salvar o país, mas eu vejo um político manhoso que nunca conseguiu deixar de ser o ex-primeiro-ministro do PSD que mesmo vendo ruir o cavaquismo em consequência do Alzheimer, da Parkinson e da corrupção tenta salvar o seu partido da fraqueza de Passos e da hegemonia de Portas. O que Cavaco quer não é salvar o país, é salvar o PSD mesmo à custa do país e de muitos portugueses para depois dar o golpe de misericórdia em Passos Coelho e voltar à liderança por interposta pessoa. O que Cavaco está preparando é o golpe do baú que em tempos deu no governo do Bloco Central.

    Há quem veja em Cavaco o grande primeiro-ministro que este país teve, eu vejo um político que esbanjou milhões, que fez obras criminosas como a IP5, que foi o pais das obras sem controlo da despesa como sucedeu com o CCB, um político que hipotecou o futuro esbanjando o dinheiro europeu, sem quaqluer critério e alimentando uma classe corrupta que nunca parou de crescer.

    Há quem vê em Cavaco um grande político, eu vejo um homem inculto, um professor que raramente olhava os alunos nos olhos, um mau profissional que abandonou os alunos da Universidade Nova enquanto acumulava o vencimento com o da Católica onde cumpria as suas obrigações profissionais com um rigor que não seguia quando recebia o dinheiro dos contribuintes, vejo aquilo a que no Algarve se designa por montanheiro.

    Há quem veja em Cavaco uma solução para os problemas do país, eu vejo o maior problema, um problema que enquanto não for resolvido impede a resolução de todos os outros problemas.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      13 Julho, 2013 20:54

      Pffff !, pela maneira desbragada como por vezes escreve, não merecerá muito que lhe responda, mas, hoje estou bem disposto, e aqui vão alguns comentários a este seu maldoso comentário.
      Diz o amigo que vê na atitude de Cavaco uma forma dele “salvar a coligação”. Como pode dizer “salvar a coligação” se ele marcou eleições antecipadas, se não antes, para Junho do próximo ano? Se ele, na melhor das hipóteses, transformou o actual governo num governo de gestão?
      Como é possível dizer-se que Cavaco Silva tenta ”salvar uma política de austeridade brutal já assumida perante a troika e inviável em termos constitucionais”? Inviável em termos Constitucionais? A Constituição deveria, isso sim, impedir que os nossos governos fizessem dívidas para além de um certo limite e, sobretudo, prever punições exemplares para quem as escondesse, como aconteceu frequentemente nos últimos anos, viciando criminosamente as contas públicas.
      Defenderá o amigo que não devemos pagar a dívida pública, nem tentar reduzir os défices anuais das contas do Estado? Onde lhe parece possível arranjar dinheiro para pagar os juros e amortizar a dívida da Nação? Pensa que o dinheiro nasce numa árvore?
      Como pode acusar apenas Cavaco Silva de esbanjar “ milhões” e de fazer “obras criminosas como a IP5”? Obras criminosas? Acha que se deveria manter aquela via como estava anteriormente? Na mesma linha, por que não critica o esbanjamento de dinheiros públicos pelos governos que se lhe seguiram, especialmente os do “reinado” do Sócrates? Não sabe que os “milhões” que vieram da CEE, e que começaram a chegar a Portugal no tempo de Cavaco, chegaram em muito maior quantidade no tempo do Guterres? E que a época em que chegaram mais milhões foi no tempo do governo de Santana Lopes? Esqueceu-se que o Sócrates, em seis anos, seis, duplicou a dívida pública, deixando o País na bancarrota?
      Concluindo, acha mesmo que o maior problema de Portugal é o presidente Cavaco Silva? E “que enquanto não for resolvido (ele) impede a resolução de todos os outros problemas”?
      Saiba que está muito enganado: o maior problema do nosso País são os portugueses, sobretudo os que pensam e agem de forma sectária, como o amigo aqui fez.
      E mais nada. Pffff !

      Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    13 Julho, 2013 15:35

    “primeiro o país, depois o partido e por fim a circunstância pessoal de cada um de nós”- Paulo Portas…
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=jtwxZ9nGt6I

    Gostar

  7. Susana Heitor's avatar
    Susana Heitor permalink
    13 Julho, 2013 17:11

    Tenho saudades do vitorcunha.

    Anda tão calado…. Espero que não seja irrevogàvel.

    Gostar

    • Piscoiso's avatar
      13 Julho, 2013 17:28

      Tem razão, Susana.
      O Vítor é o único blasfemo que dialoga com os comentadores, o que dá outra dimensão ao blogue.
      Deve estar de férias num país liberal onde só tem net depois de pôr a moedinha na ranhura.

      Gostar

  8. C. Medina Ribeiro's avatar
    13 Julho, 2013 17:44

    Uma pequena sátira como esta é muito mais eficaz do que uma semana de jornais ou uma manifestação nas galerias do Parlamento. É o famoso (e sempre actual) “Ridendo Castigat Mores”…

    Gostar

  9. Basilio Pincel's avatar
    Basilio Pincel permalink
    13 Julho, 2013 18:38

    Pois é meu caro pffff vejo que o senhor é uma merda de um burguês ressábiado,amargurado,infeliz porque não se conforma com o facto de ter como presidente da republica o filho de um gasolineiro que por mérito próprio chegou ao mais alto cargo da nação.
    Quer o senhor goste ou não este homem vai ficar na história da democracia.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      14 Julho, 2013 10:15

      Resumindo: Cavaco Silva pode ser comparado ao “chico-esperto” “pequeno-burguês” que à custa da má aplicação (as vulgares “trafulhices”) dos fundos da CEE (tendo em conta que ainda era CEE, quando o governo dele recebeu os fundos dessa organização) em negócios de construção civil inviáveis para o país(autoestradas praticamente paralelas, onde passam três ou quatro carros por hora), conseguiu subir na hierarquia partidária e mais tarde na hierarquia do Estado. Era isso que queria dizer? É que parece mesmo…

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        14 Julho, 2013 12:59

        André, informa-te melhor: quando Cavaco Silva tomou posse de primeiro-ministro, não havia auto-estrada entre Porto e Lisboa, quanto mais auto-estradas paralelas…
        E permite-me um conselho: modera as tuas intervenções, falando apenas do que sabes.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        14 Julho, 2013 17:57

        Obviamente que não estou a falar dessa autoestrada (na verdade, na que refere penso que só havia ainda alguns troços). Na verdade Cavaco fez um muito bom trabalho na modernização das infraestruturas rodoviárias, esquecendo-se que Portugal já tinha algumas ferrovias que poderiam levar passageiros e mercadorias (em vez de termos de investir milhares de milhões de euros em novas infraestruturas). Cingindo-me apenas às autoestradas, foi durante os governos dele e de Guterres que foram aprovados e prometidos aos autarcas (a base do poder partidário) as autoestradas que mais tarde Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates tiveram de construir (conquistando também eles os autarcas).
        Por isso, em grande medida, se hoje temos autoestradas paralelas foi porque Cavaco Silva decidiu apostar muito mais do que o necessário nesse tipo de infraestruturas, negligenciando aquilo que existia previamente e provocando muitas vezes a contração de dívida pública subsequente.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        14 Julho, 2013 18:06

        André, repara que, pela forma como argumentas, a culpa do que nos está a acontecer pode também ser atribuída à mãe do D. Afonso Henriques. Esqueceste-te que Cavaco Silva já saiu do governo há quase 18 anos?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        14 Julho, 2013 19:01

        Numa altura em que se fala tanto de “problemas estruturais” não quer repensar essa frase sobre a saída de Cavaco? 18 anos pode não ser muito tempo para resolver problemas criados por um governo de 10 anos (com mais outros tantos do PSD e do PS, que também não é isento de culpas).

        Gostar

Indigne-se aqui.