Os crispados
Agora estamos na problemática da crispação. O problema é a crispação. Tenho muita pena mas a crispação em política não é um problema. É uma táctica. E em Portugal tem sido usada com mestria sobretudo pela esquerda radical. Se lerem jornais de 75, 76, 77… encontrarão inevitavelmente Soares crispado, Sá Carneiro crispadíssimo, a direita do CDS provocando crispação… Naturalmente nunca encontram Cunhal crispado. Nem sequer Arnaldo de Matos.
O que temos neste momento é muito simples: o PS radicalizou à esquerda. Não é uma questão ideológica. O que está em causa é a sobrevivência de Sócrates e da sua tropa que por razões conjunturais se aliaram a Soares, Alegre e contam com a anuência de Costa cuja estratégia tem sido precisamente anuir com todos sem se comprometer com nenhum. Incapaz de fazer frente a esta gente Seguro rompeu as negociações para o acordo e pôs o PS de braço dado com o BE e o PCP o que naturalmente implica uma radicalização da sua linguagem e uma total ausência de cabimento nas suas propostas. Não há nisto crispação alguma mas sim uma radicalização. Não creio que seja uma aposta ganhadora para o PS e muito menos para Seguro mas é uma aposta legítima. Agora poupem-me ao discurso da crispação. Estamos sim perante a radicalização de um partido do centro. O nosso problema não é a falta de diálogo por causa da crispação mas sim que um partido fundamental para a democracia tenha optado por radicalizar mesmo que circunstancialmente.

A crispação da Helena é sempre contra PS?!
GostarGostar
Helena, acha mesmo que o PS se está a juntar à extrema esquerda!? Ou não passa tudo de demagogia barata? Vamos juntar as peças. O PS sabe que se se aliar à direita agora nunca terá os votos de alguém que acredite minimamente no socialismo ou na social-democracia (não estou a falar de fanáticos, estou a falar de ideologias teoricamente presentes no PS e PSD). Simultaneamente o PS sabe que nunca conseguirá estar no poder se tiver a esquerda (PCP e BE) ao seu lado (o chato desses partidos é que têm a mania de acreditar nas ideologias e não fazem os jogos políticos do PS), ou seja, ganhavam os votos de uma esquerda minoritária mas perdiam os votos da corda-bamba dos indecisos que têm medo de qualquer coisa que se assemelhe a esquerda (talvez este medo ainda venha das políticas educativas salazaristas, não sei, talvez…). Por isso, se o PS tomar uma posição agora, tanto à esquerda como à direita, estará sempre numa posição desfavorável no futuro.
Então, o PS prefere radicalizar-se no seu mundinho cor de rosa (até calha bem) e finge que quer uma mudança de política. Assim ganha votos dos dois lados da barricada e quando chegar às eleições fica com uma maioria relativa aceitável, que depois lhe permitirá impôr qualquer coisa numa coligação com o PSD, mas sendo o principal que nada vai mudar e os corruptos que sempre nos governaram (e estou a falar tanto do PS como do PSD) vão continuar a mandar.
No fundo, o PS está a tentar criar uma terceira via para manter tudo inalterado, o que não deixa de ser irónico, porque o PSD já provou que também quer fazer isso (também demagogicamente). Simplesmente ambos os partidos estão numa discussão do género “a minha terceira via é melhor que a tua, nhã-nhã-nhããã”. E chama-se a isto política. O mais giro é que no fim, os pobres vão ficar mais pobres, os ricos vão (estão a) ficar mais ricos, o Estado enfraquecido e os políticos corruptos na mesma: com todas as regalias possíveis e imaginárias (sempre asseguradas por um rotativismo partidário inerente a qualquer tentativa de parlamentarismo em Portugal, como qualquer pessoa que conheça as últimas décadas do século XIX e a primeira república poderá comprovar).
GostarGostar
O PS está a voltar de onde nunca deveria ter saído, ou seja à esquerda pura e dura, ao marxismo.
Por razões oportunistas, Soares meteu o socialismo da gaveta, e atirou a chave fora, levando o PS a canibalizar o centro-esquerda tradicionalmente ocupado pelo PPD/PSD: Guterres chegou a afirmar em 1995, para não assustar o centro, que as suas politicas não seriam muito diferentes das do PSD, só que o PS governaria melhor. Viu-se.
Agora o PS amarrado a um memorando que negociou e assinou esperneia, porque, por um lado não quer assumir as suas responsabilidades nesta crise, e por outro mostra o que sempre foi: um parido que nunca cumpre os seus compromissos.
O que se passa no PS é a táctica da barata tonta: não sabe o que quer, não sabe o que diz, não sabe para onde vai. Sabe apenas uma coisa: que tem de fazer e dizer tudo e o seu contrário para chegar ao poder a qualquer custo, para acabar o serviço interrompido pela troika em 2011: acabar com o resto…
GostarGostar
Já só faltava dividir os Partidos em crispados e não crispados.
No fim do Verão vamos ter os Partidos bronzeados e não bronzeados.
GostarGostar
André
Eles “só ouvem” o que querem ouvir. É tempo perdido. Só á uma coisinha a fazer, continuar a “malhar-lhes” na cabeça… eles adoram auto-vitimizar-se!
O meu amigo falou aqui em PSD? mas qual PSD? este PPD a que “chamam” PSD?
Nãaao!… meu caro, PSD creio eu, significa partido social democrata, você acha que este PPD tem alguma coisinha nem que seja minima sequer, de social democracia? PSD é uma especie de “peservativo” colocado em cima da sigla PPD, para disfarçar… é que nesses tempos do PREC, excepção para o CDS, toda a gente gostava de andar disfarçado de socialista…
PPD significa como todos sabemos “Partido Popular Democrático”, embora a palavra popular esteja com este desgoverno a ser profundamente insultada, que o digam pequenos e medios comerciantes que eram a base de apoio deste PPD, e que agora se vêem “popularmente” colocados na falência!. Alguns desculpam-se argumentando que este governo nada tem a ver com o seu partido. Ou seja esta não é a sua matriz ideológica . Não é este o ADN do seu unico lider carismático que tiveram em toda a sua existência e fundador deste partido, Sá Carneiro!
Há um bom tempinho um dirigente deste PPD, argumentava que este partido era o que melhor representava as idiossincrasias dos Portugueses. Esqueceu-se foi de dizer que este partido era o que mais representava aquilo que de “PIOR” existe nessas idiossincrasias, ou não fosse este PPD um partido visceralmente homofágico desde a sua existência, numa longuissiiiiiima… noite das facas longas ! a naifa está sempre prontinha a espetar nas costas de alguem.
Quando são assim entre eles, o que serão para aqueles que não pertencem à familia…
Gosto de te ver assim, tipo gatinha assanhada, sempre prontinha para a cassandrice, sempre prontinha a “malhar” nos adversários… afinal saiste-me uma boa Sócrática travestida de laranjinha…talvez seja por isso que caiste no goto!…
Disseste o seguinte:
“Incapaz de fazer frente a esta gente Seguro…”
Nós sabemos porquê né … até ficas com pele de galinha…
Dou-te o mesmo conselho que dou a alguns bovinizados que andam por aqui…
” Reza 50 Avé Marias, e 20 padre.nossos” por dia para que”essa gente”, não assuma o poder no PS… senão é banhada de caras! trata bem o Seguro anda, é o teu “seguro” de vida”
PS: Descontrai a musiquinha é bonita e e 100% “made in Portugal”!
GostarGostar
Há os “cristados” que, felizmente, contribuem para o rejuvenescimento da politiquice. Pensar que o PS era só ares. Também é airado.
Lá está. O cavaco deu o mote com o “acordo”, Passos dá seguimento com o “anda cá, mas…” e a entourage ribomba “não presta, não presta”
GostarGostar
Seguro joga a sua própria sobrevivência política
GostarGostar
Seguro, se um dia formar governo, vai ter de engolir tudo aquilo que agora defende !
GostarGostar
Helena. assim, de repente, lembro-me de outras crispações e do PSD e CDS de braço dado com a esquerda bafienta e radical.
Julgo que terá sido em 2011, no parlamento.
Discutia-se essa coisa do PEC IV e a crispação vinha envolta em perfume a poder e na baba do recém eleito Cavaco.
GostarGostar
Essa é mesmo caustica, ó caustico!…
GostarGostar
Fiquei um bocadito crispado com o post. Faz-me lembrar aquelas meninas que depois de um corte com o namorado se recusam falar dele… mas estão sempre a lembrar o ódio que lhe têm… só para falarem dele.
Eu diria que há mais vida além do… PS. Muito mais! Nada boa, diga-se. 😉
GostarGostar
É não é? a nossa Leninha é assim… vamos a eles, “segurem-me”…
GostarGostar
Gosto do “nossa Leninha”, embora seja um bocadinho possessivo. 🙂
GostarGostar
“O PS radicalizou à esquerda“.
Seria mais sensato escrever: “O PS ainda não se entregou à direita“.
Porque ao enveredarmos nos radicalismos o melhor é ver do que a casa gasta…
GostarGostar
Seguro é manso…mas não é parvo!
GostarGostar
o que em relação a vocês é um upgrade né…..
GostarGostar
Vá lá …não te esqueças dos comprimidinhos… não sejas mauzinho, senão levas tau tau da mamã…
GostarGostar
agente nã toma estimulantes
até porque a con corrência nem ganzada à sherlock holmes é capaz de escrever nada de jeite….
comecemos pelo início Vá Lá? bolas apanhaste muita traulitada e dizias aos meninos da casa pia vá lá já foram doze estou cansadinho?
pareces ser desses pareces
tens um futuro P’deroso
GostarGostar
parte do PS aliou-se ao simplex bloquista
o que é um pouco diferente de esquerda dita defensora de princípios e meios e fins
logo é simplex ver en soares e alegrete e os zurros e zorrinhos do socratistão o partido xuxa na lista
O que está em causa não é a sobrevivência de Sócrates que tal como regressado silva regressará em glória no eurro 2024 já da sua tropa fandanga e dos muitos sipaios ou sepahis ao serviço do loot for luck que por razões con junkers tu rais ta parta aparentemente se aliaram aos soaristas de Soares & Filho uma aposta perdida na poligamia das baleias e ao seu Nobre ami
já o pateta Alegre e o hirto e firme como uma barra de Ferro são as correntes minoritárias eternamente em lista de espera e se contam ou não com a anuência da Costa dos Monhés
ou da Costa do Marfim isso só a Costa sabe…..e a Costa desperta o interesse da nova vaga dos que noutros tempos apoiariam o Afonso….Costa ou seja uma mistela de Sidónios cada qual com a sua agenda
Seguro´é que seguro tal como jerónimo é um gadjo que domina a nomenklatura partidária até a nomenklatura lhe dar um chuto e o trocar por um carvalhas qualquer com chifres à moda do Pinto ou do Pito um desses
GostarGostar