Afinal o que é que o TC fez pelos desempregados?
26 Setembro, 2013
Afinal o que é que o TC fez pelos desempregados? Bem, graças à decisão de hoje, os desempregados vão passar mais uns mesitos no desemprego. Se as empresas não podem escolher quem despedem serão muito mais selectivas quando contratam.
32 comentários
leave one →

“Se as empresas não podem escolher quem despedem serão muito mais selectivas quando contratam.”
– Abençoado TC. Beijinhos!
Mas, João Miranda, o TC não tem que fazer nada pelos desempregados. Tem de fazer… o que está a fazer: apreciar leis, algumas… ilegais.
GostarGostar
não pá aluno coisinho meu
exemplo prático cerâmica de valadares com metade dos funcionários conseguia ir exportando retretes como fizeram muitas outras que contratavam a prazo e sobrevivia como empresa mais uns anos
não pode despedir e cada vez vende menos faz como a Provima rações para animais e abre falência
ou doze ruas com 300 lojas aqui no deserto
ou trespassam ó chinês agora os trespasses acabaram
o preço do cobre vulgo cu desce abruptamente devido à falta de compras dos chinks o que acontece a neves corvo…..
o mesmo que campo de jales em 1992 e seguintes vai a venda em hasta pública
e aí havia ouro e plata
o cu é um metal reles só serve pra moeda de escudo
grupnor elevadores fica com bué de clientes que não pagam
faz o quê…abre falência despede e recomeça com outro nome e metade do pessoal
nã é o caso que um reformou-se e até precisam de um técnico 30 anos mai novo
mas aceitam tamém 40 mai novo
o velho já tinha 68 nunca mais se reformava….
ganhava 1000 mais gorgetas
passa para os 560 mensaes um typo de sorte
é pena que tenha diabetes
GostarGostar
Se as empresas não podem escolher quem despedem serão muito mais selectivas quando contratam.
.
Lendo o JM tambem fico com uma duvidas…Sera que o JM e pequeno/mediano/grande empresario?
GostarGostar
Depois, bem diz o ministro,
Portugal não precisa de educação,
de mais emprego, só tem de fazer mais gente …
http://www.empregopelomundo.com/2013/09/noruega-procura-profissionais-saude-educacao-engenheiros-especialistas-em-ti-em-construcao-nivel-avancado/
GostarGostar
“Mais tarde ou mais cedo, aí (países da periferia) será eleito um governo que tenha a coragem de um acto soberano democrático, recusando a chantagem austeritária e desobedecendo às regras europeias que bloqueiam tudo menos o neoliberalismo.”
http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2013/09/aqui.html
GostarGostar
Sabendo o que “selectividade” quer dizer para o empresário português são sem dúvida boas notícias dentro do seu fraco alcance.
GostarGostar
.
Discutir Leis daqui e dacolá, se a Constituição +e uma ‘desgraça’ ou não, se o Tribunak Constitucional +e isto ou aquilo, INTERESSA ZERO A EMPREGADOS e EMPREGADORES, teorias e tretas académicas. Em cima da mesa está aquilo com que se compram os melões. MOney, o resto são tangas. É PRECISO SABER É QUEM PAGA A FATURA:
.
.
surge agora uma nova Lei sobre a mesma Lei, no meu caso não interessa se melhor ou pior,
.
quem LEGITIMAMENTE perdeu a ‘comida na mesa’ por força dessa Lei anterior pela NOVA LEI tem toda a razão em exigir os PREJUIZOS OCASIONADOS como Empregado despedido,
.
mas quem despediu LEGALMENTE ao abrigo duma Lei que estava em vigor não pode pagar tais PREJUIZOS OCASIONADOS ao Empregad que despediu,
.
Quem paga ?
.
Esta é a questão em termos de ECONOMIA, CRIAÇÃO DE RIQUEZA e EMPREGO COM ORDENADOS (venimentos) PAGOS DIRETAMENTE PELOS IMPOSTOS DOS OUTROS.
.
Quem deve PAGAR é o Estado porque Empregados e Empregadores cumpriram as Leis que esse mesmo Estado (Governo, Assembleia da Republica e Presidencia da Republica etc) aprovou, por isso RESPONSAVEL pelos efeitos delas. Não é o Cidadão comum que é o PAGANTE, nada teve a ver com as aprovações dessas Leis ou com Constitucionalidades etc etc.
GostarGostar
“Afinal o que é que o TC fez pelos desempregados? Bem, graças à decisão de hoje, os desempregados vão passar mais uns mesitos no desemprego. Se as empresas não podem escolher quem despedem serão muito mais selectivas quando contratam.”
.
lol
GostarGostar
(…) Churchill
26 Setembro, 2013 19:38
No entanto para este caso deve andar por aqui muita gente a falar de cor sem ler o que o TC escreveu.
As férias foram reduzidas
O valor pago pelas horas extra foi cortado para metade
O despedimento por extinção do posto foi permitido
O despedimento de dirigentes por não cumprirem objetivos foi permitido
Pelos vistos o problema foi que o TC diz que não se pode despedir alguém se existir na empresa outro lugar compatível com as suas qualificações.
É este o drama?
Ou é folclore para ter efeitos no domingo? (…)
****************************************************
dando como adquirido que Churchill sempre foi um sujeito bem informado 🙂 não se percebe tanta indignação do Blasfémias (vcunha, rui a, jmiranda)
.
Todas as normas foram consideradas inconstitucionais?
Não, das quinze normas apreciadas, o TC viabilizou nove e seis foram consideradas inconstitucionais. O TC deu luz verde, por exemplo, aos bancos de horas, à suspensão de quatro feriados, à revogação dos três dias de férias por assiduidade, aos cortes no pagamento do trabalho suplementar e aos novos requisitos do despedimento por inadaptação.
Chumbou a possibilidade de serem os empregadores a definir os critérios para o despedimento por extinção de posto de trabalho e a revogação da obrigatoriedade de o patrão garantir que tem um posto de trabalho compatível com as qualificações do trabalhador antes de o despedir. Para o TC, os contratos colectivos sobrepõem-se à lei em determinadas matérias, por isso chumbou as normas que declaravam nulas as disposições dos contratos colectivos que previam o descanso compensatório e a majoração das férias.
In Público online
GostarGostar
pronto és dois génios
infelizmente ambos zombies
GostarGostar
sim és um génio sem luz na lâmpada já sabíamos…
esta merda deprime-me
inda se o rapaz de 18 ganhasse tomar mim mi divertia um pouco
mas isse era ter muita fé nos templários
GostarGostar
Que eu saiba o TC faz tanto pelos desempregados como pelos empregados.
Diria até que faz o mesmo pelos patrões.
Aplica a lei que é comum a todos, né?
GostarGostar
.
à ‘margem’ colaterais entre linhas para boa disposição no meio de tanta desgraça mal feita como dizem por aí:
.
-Striped Scorpion Surprise
–
-Statin Drugs Are the Greatest Medical Fraud of All Time: Study Reports
http://www.wakingtimes.com/2013/09/23/statin-drugs-greatest-medical-fraud-time-study-reports/
–
Domingo há votar, sugiro que não façam como anda por aí na rua: no boletim vou pôr uma cruz neles todos, não sou contra nenhum, por isso voto em todos ao mesmo tempo.
–
GostarGostar
Não vejo nada de nocivo nas decisões do TC sempre que os recursos existam. Não havendo recursos, o TC não tem que se preocupar pois o problema fica automaticamente resolvido. Outro galo cantaria se a Constituição obrigasse o próprio Estado a criar recursos – por exemplo via aumento da massa monetária – em vez de os colectar.
GostarGostar
Ignorância, João Miranda. O TC não tem que fazer coisa alguma pelos desempregados, pelo simples motivo de não ser responsabilidade sua. Em contrapartida é responsabilidade do governo e, esse sim, nada fez.
GostarGostar
filha ou és muito estúpida ou tens dinheiro no Baer bank e nesse caso és uma grande….
a responsabilidade em instituições de poder é colectiva
o tribunal constitucional não é um simples tribunal
ele não é responsável por oliveira e costa não se apresentar
mas é responsável pelo falhanço ou sucesso do estado como nação
mação claro
daí quando se viu ameaçado em 1983 autorizou por força maior o esbulho que levou dezenas de milhares ao desemprego
e nem devolveu aos desempregados umas obrigações do tesouro a 30%
tinham dado jeito
numa carga fiscal que arrasou as poupanças de centos de milhares de mangas de alpaca e operárias das fiações e latas de sardinha
GostarGostar
Exam. Senhora:
Se soubesse falar, talvez quisesse dizer que o TC não tem a independência desejável face ao poder político. Nesse caso, respoder-lhe-ia que “independência” total é coisa que não existe. Se soubesse falar e percebesse alguma coisa disto, sabia o que é o princípio de separação de poderes e, nesse caso, não precisávamos, sequer, de falar.
GostarGostar
.
Custa-me a acreditar embora muitos justifiquem a desilusão com as eleições porque segundo também dizem as listas para as autarquias e freguesias serem cerca de 90% constituidas por Funcionários Publicos ou avençados do Estado por contratos de prestação de serviços vários. Se assim fosse a representatividade estaria altamente VICIADA, supõe-se.
.
Não acredito que assim seja, a clarificação dalgum jornalismo de investigação seria util para a desilusão do ato de votar ser estancada, chamam-lhe até o divorcio entre os Cidadãos e os Partidps/Class Politica/Governança
.
Era bom remediar estas coisas FUNDAMENTAIS.
.
GostarGostar
Alguém sabe quantas leis, portarias, regulamentos ,despachos existem no país . quantos advogados para as interpretarem , quantos juízes para julgarem ,quantos GNRs, PSPs, judiciárias, SEFs ,SIS para as verificarem . Juntemos agora os deputados e os políticos incluindo autarcas .Todo isto para um pais modesto e pequeno . Quanto custa isto tudo e para quê.
GostarGostar
Mas no meio desta fumarada de agit-prop do João Miranda, convém esclarecer alguns pontos, para que se não alimente a ideia do empresário-patrão-bronco que já por aí anda:
.
1- Já ficou claro que o problema dos salários e dos despedimentos, não são a principal preocupação dos empresários portugueses, sobretudo os que atuam em áreas onde a inovação é o mais importante.
.
2- Apesar de haver perversões na legislação laboral, no que diz respeito aos despedimentos, há centenas de maneiras as contornar e a única coisa que era acrescentada na proposta de lei recusada pelo TC, era a arbitrariedade. Também dispensamos.
GostarGostar
Trinta e três,
.
Os empresários raramente percebem o efeito das regras na economia como um todo. Estão focados nos seus interesses imediatos e usam a adaptação às regras perversas como vantagem competitiva.
GostarGostar
São uns ignorantes esses empresários,umas bestas burras!
GostarGostar
e o Passos Coelho fica com mais um bom motivo para passar a falência a seguro e voltar daqui a um ano e meio ou dois tal como sócrates
daqui a dois ou três estamos mais cipriotas que chipre
quem é que investe numa manta de retalhos partidária
que abre as portas do submarino de 5 em 5 minutos
só os de cá que são brutus
é claro agricultura em angola ou moçambique é mais explosiva
mas prá louça sanitária
a burocracia resolve-se logo trocando notas
aqui é impossível pois eram necessárias muitas notas
só a construção civil as pagava
e o terreno duplicava magicamente de área e vendiam-se duas casas num terreno que só tinha área para uma
tenho uma mesmo ao pé de casa
passou de 120 metros quadrados
para 360 ou 320 nem fui ver pra quê……
quem ficar vivo que se preocupe com a dimensão da herança
GostarGostar
João Miranda:
Registo o raciocínio intervencionista e a presunção. Aconselha-se caldo de galinha.
GostarGostar
Olha que estupidez, serem selectivas com quem contratam! Mais uma terrível consequência da decisão do TC! Não sei para onde vai este país, com as empresas a serem selectivas com quem contratam. Toda a gente sabe que a selectividade na contratação prejudica a economia. Bom é os empresários contratarem à balda funcionários desadequados.
GostarGostar
Bruno,
Essa ironia toda dura até o Bruno ser a pessoa que as empresas não querem contratar por excesso de prudência. É o que tem acontecido a milhares de jovens que nâo conseguem uma primeira oportunidade para mostrarem o que valem.
GostarGostar
” Se as empresas não podem escolher quem despedem serão muito mais selectivas quando contratam.”
Acho bem que sejam selectivas quando contratam.
A menos que aquilo que os liberais chamam “meritrocracia ” seja um incomodo quando um tribunal estimula isso.
GostarGostar
Acha bem que sejam tão selectiva que preferem não dar oportunidade a ninguém para mostrar o que vale?
GostarGostar
e como é que vão decidir se precisarem de despedir alguém ? por sorteio vigiado por uma autoridade criada para esse fim ( sai mais uma comissão ..) ? ele há cada uma. 🙂
GostarGostar
Este JM é um pândego!…
A falta que faz o estudo sobre o significado e a existência da Constituição.
Qualquer desempregado que não seja particularmente destituído de faculdades de compreensão e não se remeta a um primarismo egocêntrico, instintivo e bestial, observará que a Constituição é a plataforma das garantias que lhe estão consagradas enquanto cidadão e cujo derrube ou terraplanagem parece convir a uns tantos poucos…
GostarGostar
TC ou reserva fóssil da República? Fábrica de entortar bananas mas qualquer dia não as há nem podres.
GostarGostar
Claro. Até ao momento estavam a contratar que nem uns doidos!!!!
GostarGostar