Saltar para o conteúdo

os nossos partidos são o porto

9 Outubro, 2013
by

A direita só pode rejubilar de alegria com o pragmatismo do presidente da Câmara Municipal do Porto que há poucos dias elegeu, e que acaba de firmar uma coligação com o PS, para governar a cidade com esse partido. Manuel Pizarro será, assim, uma espécie de “Zé-que-faz-falta” portuense, e a experiência poderá vir a ser um teste interessante para futuras coligações, quem sabe, mesmo para o governo do país. Mas, aí, com posições hierárquicas partidárias invertidas e fatalmente mais claras, já que a Constituição não permite ainda listas de independentes nas legislativas.

25 comentários leave one →
  1. fado alexandrino's avatar
    9 Outubro, 2013 21:19

    Tem seis mandatos, os outros têm sete.
    Nunca poderiam votar todos juntos contra Rui Rio (*) sob pena de demonstrarem que o azeite se mistura com a água.
    Então para que é que anda a fazer coligações?
    Coragem era governar sózinho com medidas que os outros forçosamente tivessem que apoiar.
    Ainda não começou e já fez asneira.

    (*) Se quiser pode mudar para Rui Moreira.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      9 Outubro, 2013 22:44

      Estes “direitolas” ficaram todos humidos…

      Gostar

    • Bolota's avatar
      9 Outubro, 2013 23:29

      Completamente de acordo ” Coragem era governar sózinho com medidas que os outros forçosamente tivessem que apoiar.”

      Nem é uma questão de coragem, mas simplesmente de jogar com os trunfos que tem. Propõe as medidas que quzier diz sim, quem não quer diz não.

      Gostar

  2. trill's avatar
    trill permalink
    9 Outubro, 2013 21:36

    E faz muito bem fazer uma coligação com o PS, que ficou em 2º lugar. Queria que fizesse com quem?

    Gostar

  3. "Já se sabe"'s avatar
    "Já se sabe" permalink
    9 Outubro, 2013 21:46

    “Deve-se mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma”,aplica-se também às autarquicas do Porto.

    Esta coligação não afecta o Cacique da Foz ou o CDS.O essencial está ganho.O sistema não será denunciado.

    Gostar

  4. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2013 22:30

    .
    O Senhor Pimeiro Ministro está a falar.
    .
    Ouvir o verbo, ver o body talk, salvaguardo que não aceito essa politicamente correta ‘assassinatos poltcos’ e no ultimo caso o homem machetou quer continue quer saia …
    .
    ganhou em qualquer dos tabuleiros daquilo com que se compram os melões … só analiso, nunca semeei melões, Esclareço nem gosto de melões, nem de meloas nem de melancias; questão de paladar, nada contra quem aprecia,
    .
    e nao alinho em meter jotas em gaiolas para gaudio e cuspo das populaças a caminho das neofogueiras do Terreiro do Paço, sejam jotas com mais ou menos ‘esses’ que alcançaram o ‘topo da carreira’ ou a ‘carreira’ que lhe meteram à frente dos olgos, Se os enganaram ou não, isso sim é problema deles, que pensam como qualquer mortal.
    .

    .

    Gostar

  5. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2013 22:46

    .
    Estou muito à vontade,

    alem de defender um corte transversal em todas as despesas do Estado que nestes 4 mil milhões são uns miseraveis 0 virgula qualquer coisa % no banquete à mesa do orçamento
    .
    que estão a anos luz dos acima de 2 digitos que se cortam em Pensoes, Vencimentos etc, carregado de injustiças, e do corte de 3 digitos em Empregadores e Empregadores a quem fecharam a porta mandando-os para a falencia e para o desemprego, e bem sabiam o que estavam a fazer que eram as suas metas.
    ,
    E também sei que eles vão pousando. É so ver abaixo o que defini em 2008 e passados 5 anos eles vão começam a acordar ainda muito timidamente depois de longas discussões de elite, academicos, especialistas e coisa e tal, com uma fatura multibilionaria que é o cortejo de miseria e obscurantismo que ‘humildamente« provocaramn emquanto anadam( a dormir ou a fazer joguitos de fantasias- Ota vão lápicando onde já atracaram e quanto falta para acabarem o trabalho de casa:
    .
    As 9 REFORMAS pacificamente revolucionárias’ MAIS 3 ADICIONAIS para instaurar o LIBERALISMO AVANÇADO com sustentação dos DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSÍVEIS DOS PORTUGUESES (universalidade da Educação, Saúde, Pensões, Idade de Reforma razoável e Solidariedade com os Desempregados) e RESOLVER PORTUGAL:
    .
    Isto é um Programa do CAPITALISMO, embora pareça Marxista na acanhada Democracia Portuguesa confusa e desorientada.
    .
    -APROVAÇÃO PELA AR e EVENTUAL INCLUSÃO POSTERIOR NA CONSTITUIÇÃO (embora não necessária):
    .
    1) RACIO máximo PIB/Carga Fiscal.
    .
    2) RACIO máximo PIB/Despesas do Estado (*)
    .
    (*) Provocadora da Reforma séria da estrutura de Governança, da Burocracia Publica e do Orçamento Geral do Estado. A ultrapassagem destes racios só viabilizada por 2/3 ou 3/ 4 de votos da AR.
    .
    -BANCA EM PORTUGAL e GARANTIA DOS DINHEIRO DOS DEPOSITANTES:
    .
    3) SEPARAÇÂO ABSOLUTA da Banca Comercial de quaisquer actividades especulativas nomeadamente Sociedades de Investimentos Financeiros ou Hedge Funds, para protecção absoluta das Poupanças e Dinheiro dos Depositantes para regresso da confiança nos Bancos.
    .
    4) TAXA PARA GARANTIAS BANCÁRIAS calculada sobre todos os negócios e receitas da Banca robustecendo financeiramente o Fundo de Garantias Bancárias para devolver a qualquer momento os Depósitos dos Cidadãos, Empresas e Entidades Publicas que confiaram no Banco que ficou inviabilizado, faliu ou fechou.
    .
    .
    -IMPOSTOS E FISCALIDADE:
    .
    5) ABOLIÇÃO de todos os Impostos substituindo-os por um único: INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (**)
    .
    (**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    6) AMNISTIA Fiscal para estancar o estado de falência do Tecido Económico Nacional e a insolvência dos Cidadãos, já praticado antes e depois do 25 de Abril.
    .
    .
    -SEGURANÇA SOCIAL:
    .
    7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo IUSS – Imposto Único de Segurança Social colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
    .
    (***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses (****)
    .
    9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
    .
    (****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social
    .
    .
    -MEDIDAS ADICIONAIS PARA REFORÇO DA SUSTENTAÇÂO DOS DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES na Civilização Europeia avançada no Mundo:
    .
    a) BAIXAR A IDADE DE REFORMA PARA cerca de 55 ANOS para desempastelar POSTOS DE TRABALHO PARA OS JOVENS, NOVOS LICENCEADOSe DESEMPREGADOS: admissão obrigatória de jovens ou desempregados até ao limite do ordenado que o reformado auferia.
    .
    b) Libertar os Encarregados de Educação, CHEQUE-EDUCAÇÃO de valor fixo e único como instrumento de racionalização da Despesa Publica para o Estado: cada um endossa-o depois à Escola com vagas que LIVREMENTE escolha para os filhos seja publica, privada ou cooperativa
    .
    c) SAÚDE, reactivação de todos os Postos de Saúde e Equipamentos abandonados, recrutamento médicos estrangeiros com novo contrato de trabalho diferente dos actuais, receituário obrigatório por principio activo, e se necessário eventual reactivação dos Laboratórios Farmacêuticos do Estado (exº antigos Laboratorios Militares), acabar com modelos de ‘capitalismo selvagem’ que ocasionalmente existam na carreira profissional publica da saúde ou compras hospitalares.
    .

    Gostar

  6. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    9 Outubro, 2013 22:51

    O Rui a. está a ficar verde de raiva … ou será azul ?
    O “Zé que faz falta” parece nem precisar da política e,
    dizem, tem alguma reputação profissional!!!

    Gostar

  7. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    9 Outubro, 2013 22:55

    Acho uma moral ruim
    trazer o Porto enganado:
    mandaram fazer assim
    e eles fizeram assado…

    Sou um dos membros malditos
    desta falsa sociedade
    que, baseada nos mitos,
    me pode roubar à vontade!

    Não me dêem mais desgostos
    porque sei raciocinar…
    Só os burros estão dispostos
    a sofrer sem protestar!

    Gostar

  8. Colono's avatar
    Colono permalink
    9 Outubro, 2013 23:06

    Começa bem… sim senhor! Não se coligar com o partido que o apoiou ( CDS)

    Mais 800 cabelos caídos ao Paulo Portas… Só tomará juízo quando for careca!

    Gostar

  9. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Outubro, 2013 23:07

    .
    Porque é preciso sal e pimenta, Com unds, vons, ofs, voiças, todos bem vindos
    .
    Como nunca precisei de ser sacana e jogo limpo aceito contraditório a doer sobre qualquer dos pontos acima, no duro sem florentinices mesmo o bota abaixo são e rude. venham de que lado vierem.
    .
    E mais abro jogo, depois disso e para complementar o acima, abordarei a questão em brasa já siderirgica, o solido já é liquido que liquidou o solido do divorcio dos partidos dos portugueses, ou seja dos eleitos que se divorciaram dos portugueses para semearem outro 28 de Maio, em França já puseram a FN em primeiro partido segundo as estatisticas lá do sitio. Depois a culpa é dos outros.
    .

    .

    Gostar

  10. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    10 Outubro, 2013 01:03

    Tanta falta de vergonha tem o Moreira, como tem o Pizarro. O PS ainda não percebeu, o Pizarro não prima pela inteligência, que com tanta ansia de chegar ao poder, perde a possibilidade de conquistar a camara do Porto por muitos e longos anos.
    O Moreira também mostra o que vale, que é pouco, porque tem medo de governar em minoria.
    E o Rui Rio o que é que diz a isto tudo? deve estar satisfeito por ter metido o PS na camara do Porto. E além disso, também parece ter fraca memória…

    Gostar

    • JDGF's avatar
      JDGF permalink
      10 Outubro, 2013 15:01

      Foi o Moreira que ‘meteu’ o PS na CMP ou foi a ‘asneirada’ construída à volta do Menezes?

      Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2013 01:44

    Bloco central independente 🙂

    Gostar

  12. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    10 Outubro, 2013 03:10

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    10 Outubro, 2013 09:39

    Ora aí está algo que deveria ser mudado na Constituição: a possibilidade de haver listas independentes nas legislativas.
    Porque a democracia não se esgota nos Partidos.
    Quanto à coligação no Porto é óbvia, entre os candidatos mais votados.
    A ironia sobre o slogan de Rui Moreira “O NOSSO PARTIDO É O PORTO”, tem ácido no estômago, vulgo azia.

    Gostar

  14. manuel's avatar
    manuel permalink
    10 Outubro, 2013 10:07

    Claro que concordo.O Porto dá o exemplo para o país. Em democracia nada se pode reformar sem o P.S.,,se as direcções do P.S. e PSD não entenderem ,terão de ser substituídas.O CDS e o PSD no Porto estarão ao lado de Rui Moreira ,nem os eleitores iriam aceitar outra política.

    Gostar

  15. josegcmonteiro's avatar
    10 Outubro, 2013 10:15

    Pizarro não pode largar o “Menino de Ouro”, seria um desastre para a cidade do Porto.
    O partido de Rui Moreira nasceu partido!
    Os portuenses não desejam ficar com os cacos!

    Gostar

  16. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Outubro, 2013 10:31

    .
    (cont 22.30 e 23.07H)
    .
    sem qualquer menosprezo pelo tema, tão obvio e visceralmente conectado com este tema “o divorcio dos partidos dos portugueses, ou seja dos eleitos que se divorciaram dos portugueses para semearem outro 28 de Maio, em França já puseram a FN em primeiro partido segundo as estatisticas lá do sitio. Depois a culpa é dos outros.
    ma ‘ que prometi acima abordar profundamente,
    .
    Além deste, há um outro que quando tiver tempo também abordarei. O conceito dessa coisa ‘Estado grande’ e o que é isso afinal no meio de tanta anarquia discursiva,.
    .
    e um outro, os “os Institutos e Serviços Florestais’ pagso com os Impostos de todos para servirem cada Cidadão e cada Agricultor; nada impingirei aos Governos.
    .

    .

    .

    .

    Gostar

  17. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    10 Outubro, 2013 12:31

    Então se Rui Moreira encabeçou uma candidatura ANTI-PSD ia agora coligar-se com o PSD?!…

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      10 Outubro, 2013 12:42

      «ANTI-PSD»? Não dei conta, ou será que o Menezes é o PSD e que o Rio já foi expulso?

      Gostar

  18. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    10 Outubro, 2013 12:32

    Não vejo nenhum motivo para entusiasmos tão inebriantes.
    que era preciso maioria estável…………parece que sim
    embora a História e a estatística digam que a maioria das deliberações das Autarquias são tomadas por unanimidade……
    e que, a nível local mais q a nível nacional, quem entrava a “governação” é gravemente punido nas eleições seguintes.
    daí q o executivo minoritário de RM pudesse governar a cidade até à sua maioria absoluta daqui a 4 anos.
    creio q o efeito mais vantajoso desta “coligação” é a fratura provocada no PS…Segundo a imprensa.
    e RA
    não nos venha com a história do zé faz falta.
    ELE NÃO FEZ NEM FAZ FALTA NENHUMA.
    pelo contrário
    só arranjou problemas e graves com a mania das supostas e enevoadas ilegalidades
    alias
    OS MILHÕES DE €€€ QUE CUSTOU A MAIS O TÚNEL DO MARQUÊS DEVIAM SER PAGOS PELO BOLSO DELE, ENÃO PELOS CONTRIBUINTES.
    assunto tabú (ou seja, CENSURADO) pelas redações dos media:
    nem pensar em discutir o assunto!!!
    continuar a intoxicar o povo com a treat do zé faz falta
    como se vê no post de RA

    Gostar

  19. Montenegro's avatar
    Montenegro permalink
    11 Outubro, 2013 11:44

    Deve referir, Vocelência, que é o PS Porto…

    Gostar

  20. Montenegro's avatar
    Montenegro permalink
    11 Outubro, 2013 12:07

    Vocelência, deve evitar a má lingua

    “Como comentador e como seu amigo aconselho-o a deixar passar este período e a sair daqui a algum tempo pelo seu pé, quando já ninguém esperar que o faça”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.

    Gostar

Indigne-se aqui.