o livro vermelho do dr. paulo portas
Está aqui (via O Insurgente), o documento do governo sobre a reforma do estado, há meses aguardado. Feita a sua leitura verifica-se que é pouco mais do que um esboço de um programa eleitoral partidário ou de um texto de uma moção política a apresentar a um congresso. Não se trata, como legitimamente se admitiu, de um programa de reformas do estado português, que o governo a que o Dr. Paulo Portas pertence pretendesse ainda executar no que lhe resta da legislatura. Não. É antes uma “proposta aberta”, aberta ao debate com os outros partidos e forças sociais, o mesmo é dizer, que não é para ser levada a sério. Nem podia ser. Estas coisas têm um prazo de seis meses, contados desde o início da legislatura, para começarem a ser feitas. Depois é tarde, pelo que, sem qualquer capacidade verdadeiramente reformadora, nada justificará que este governo permaneça em funções, uma vez cumprido o programa de ajustamento da troika. Venha outro, que, de preferência, tenha pensado nestes assuntos antes das eleições. E, já agora, um pouco melhor do que o que consta deste pobre documento.
P.S.: Nos bons velhos tempos de director de O Independente, o Dr. Portas teria arrumado esta prosa, tal e qual hoje saiu a público, em duas noitadas bem regadas a café e acompanhadas por uns maços de SG ventil. Hoje, que sempre tem mais alguma coisa para fazer, uma semana de noitadas teria chegado. De todo o modo, o que hoje nos deu a conhecer não carecia de tanto tempo de espera.

Este é apenas o cardápio, apresentado pelo serviço de mesa, e não podia ser de outro modo. A confecção será preparada na cozinha,mas antes têm de adquirir o combustível para o fogão, desinfectar os tachos e os talheres, escolher os ingredientes para compor os pratos e, após o tempo necessário para a preparação, será servido um repasto à medida, que tem de alimentar alguns grupos sociais que serão o suporte do sistema.
GostarGostar
O repasto é só para os sócios.
E os sócios que não são sócios não podem participar.
GostarGostar
É que há sócios que não são sócios mas estão sentados à mesa do repasto, e há sócios que são sócios (pagam a quota) e estão de pé, a ver os outros (re)pastar.
GostarGostar
O problema é que não querem trabalhar… que chato!
GostarGostar
Dr RUI A: Este governo não chega a junho de 2014.O documento é deprimente e assistir na sicn à exposição do sr Paulo Portas e depois aos comentários dos partidos P.S.,CDS e BE foi penoso .Mas a nossa terra chegou a este estado de indigência! E o “inclino” de Belém não faz nada ? Mas que direita tão reles e mentecapta!
GostarGostar
Em três linhas e link indicativo
. Orçamento para 2014 é irresponsável e insiste na receita que já falhou, BE
. OE 2014 empobrece o presente e hipoteca o futuro, dizem economistas católicos
. OE 2014: Pensões e salários baixos serão ainda mais penalizados
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.esquerda.net%2Fartigo%2F%25E2%2580%259Cor%25C3%25A7amento-irrespons%25C3%25A1vel-que-insiste-na-destrui%25C3%25A7%25C3%25A3o-da-economia-e-do-emprego%25E2%2580%259D%2F30024&ei=anlxUvuWI4TWtAa8tIH4BA&usg=AFQjCNHBertjIyN9YKt__-xwdkYCP8P17Q&sig2=ueqA2pEbZy1AHumWSBgQUA&bvm=bv.55617003,d.Yms
GostarGostar
Um guião, ou um milagre da N.S.Fátima.
Este guionista, só faz papeis em que a nossa senhora entra, até agora ainda não descobri qual o papel dela neste filme.
É o que dá contratar guionistas sem experiência, nem uma novela ainda escreveu, do que é que estavam à espera.
Ainda não parei de rir, desde o discurso deste cómico do guião.
Ainda existe alguém, que não se ria desta gente.
GostarGostar
Beh, não culpem portas, o governo, não sejam maus
Troika vai ser investigada pelo Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu vai lançar um processo de inquérito para investigar a actuação da troika, de acordo com o semanário Expresso. Em vista está o combate à transparência e investigação de eventuais abusos ou violações da lei nos países sob assistência financeira, como é o caso de Portugal.
http://www.noticiasaominuto.com/economia/123996/troika-vai-ser-investigada-pelo-parlamento-europeu
GostarGostar
Um documento tão só e apenas para mostrar serviço.
Depois de espremido: Nem sim nem sopas.
GostarGostar
Um povo completo é aquele que é dotado de virtudes e defeitos. Coragem portugueses, já temos o Paulo Zapata Portas.
GostarGostar
Acho chato Paulo Portas andar há meses a preparar quase uma horita de TV (nos canais de notícias), sem interrupções, para agora ser criticado.
Embora ainda esteja longe de Fidel e Ted Cruz. 😉
GostarGostar
realmente, esta malta não sabe o que quer e, ainda por cima, é mal agradecida 🙂
GostarGostar
Isto deve ser o penúltimo arroto do governo.
GostarGostar
GostarGostar
GostarGostar
O resultado de fazer guiões, com vista para o Jardim Zoológico, deu nisto:http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2013/10/resumo-do-dia-o-guionista.html
GostarGostar
Um display confrangedor. Subtileza e técnica ao nível do pior teatro universitário.
É a ascese do lavadinho, ainda bem que há srs. de fato de 3 peças que zelam por nós… o país é um bom país…
GostarGostar
Tudo o que temíamos acerca do comunismo – que perderíamos as nossas casas e poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por escassos salários e sem ter voz no sistema – converteu-se em realidade sob o capitalismo.
– Jeff Sparrow
GostarGostar
Para os milhões que sempre pertenceram à classe baixa, isso nunca se converteu em realidade, foi sempre a realidade.
GostarGostar
Caberá ao in seguro cumprir o cardápio negando-o a pé juntos.
GostarGostar
Coincidência : ontem imaginei o teor das manchetes do Independente sob a direcção de PPortas, sobre casos e mais casos deste governo… Incluindo a morosidade e o “produto” desta Trforma do Estado.
Sempre avisei que PPortas-governante e agora PM é um flop…
GostarGostar
O PSD anda a cozer o Portas em lume brando, e o CDS depois das rebeliões que terminaram na crise de julho passado, e que provocaram incontáveis prejuizos ao país, tem o destino traçado: o táxi.
As tvs precisam de audiências e os jornais precisam de vender papel, e por isso assistimos todos os dias a grandes “debates” onde a carneirada se repete “debate” após “debate”, editorial atrás de editorial. Tudo em vão, porque precisamente desde julho que o destino politico deste desgraçado país está traçado por exigência dos credores: governo do bloco central.
É por isso que o OGE vai ser aprovado, e os zelotas do Ratton desta vez vão reprovar duas ou três medidas de menor importância, para dizerem que estão vivos, mas o mais importante vai passar. Em julho de 2014 a troika vai à vida, e depois é o programa cautelar. Mas desta vez com o PS lá dentro depois das eleições que irão acontecer no próximo outono; a duvida é se o 1º ministro vai ser o Seguro ou o Passos Coelho; mas isso é indiferente porque a ordem dos factores é arbitrária.
Por isso o show a que assistimos neste final de tarde de outono, serviu apenas para matar o tempo, porque a irrelevância do Portas no governo é total.
GostarGostar
ACSilveira,
Prepare-se para nas próximas legislativas, o C”DS” “cozer em lume máximo” este P”SD”/governo-dependente-de-PPortas.
PPortas não é fiável. Tem um projecto social e político (mais social do que político…) que tentará atingi-lo passando se necessário por cima de amigos ou, aliados.
PPortas está a perceber cada vez mais e a “tomar pulso” no Estado. Não é irrelevante –pelo contrário !– a sua presença no governo.
Este P”SD” e PPCoelho têm algo a aprender com o sagaz e sibilino PPortas.
GostarGostar
MJRB, ainda não percebeu que o Portas está politicamente arrumado e para sempre. Ninguém lhe perdoa, nem cá, nem lá fora, o que ele fez em julho. O Portas “já foi”…
GostarGostar
Não acha que está a ser otimista para o PSD? Vamos ver as coisas por pontos. O PSD perdeu câmaras municipais, o CDS-PP ganhou; o Orçamento continua a ter medidas inconstitucionais, algo que o Tribunal Constitucional até agora não tem, e bem, deixado passar, o que é que o leva a crer que vai deixar passar agora? A virgem Maria? Deve ser…; o PS está-se a radicalizar, enquanto não tiverem de governar (ou seja, quando ganharem as eleições), o PS manterá este discurso, depois de ganharem as eleições, se houver um bloco central (e não uma simples coligação PS/CDS-PP), será o PS a mandar e nunca o PSD. Assim, não estou a ver como é que o PSD se vai safar desta, é que o Portas já se safou, fê-lo quando se demitiu (sim, apesar de ter voltado, isso chegou para convencer o eleitorado do Paulo Portas, em geral não muito inteligente e fácil de convencer pela demagogia barata do líder do partido).
GostarGostar
O que m’espanta é ver um paspalhão que obteve pouco mais de 10% nas legislativas, assumir uma posição cimeira no governo.
Há algo de pornográfico numa democracia que tal permite.
GostarGostar
É verdade sr Piscoiso; é por isso que na maioria das democracias europeias onde as maiorias absolutas são raras, os governos são apoiados pelos partidos vencedores, e por partidos que normalmente têm menos de 10% dos votos. É a pernografia generalizada.
GostarGostar
Queira dar um exemplo de um país onde o partido vencedor faz coligação com outro dos 10% para obter maioria e que depois dá a este último o lugar de chefia.
GostarGostar
Na Alemanha, o lider do partido liberal quando coligado quer com a CDU/CSU, quer com o SPD é sempre vice-chanceler, e normalmente anda entre os 8-9 e os 12-15%.
GostarGostar
Exemplar foi Rui Moreira no Porto, ao fazer coligação com quem ficou em segundo lugar, numa demonstração de respeito pelo eleitorado portuense.
GostarGostar
Philipp Rösler, um jovem que Merkel convidou para vice, ainda que seja ministro da Economia e Tecnologia, está a anos luz da influência que Portas assume no governo português. É um técnico competente, curiosamente nascido no Vietname.
GostarGostar
De prótese para a viabilidade deste governo, PPortas e o seu C”DS” passou a definir a partir dos ramificados poderes governativos e administrtivos (são inúmeros…) uma estratégia eleitoral que emanará do Largo do Caldas no momento certo.
Os indícios são cada vez mais notados. O P”SD” que se cuide, se quiser ou tiver discernimento para isso.
Até do eleitorado volátil que vota no P”S” ou no P”SD”, o C”DS” obterá votos…
GostarGostar
ACSilveira
02:28,
É esse o seu desejo ou por agora conclusão, mas está a notar deficientemente a presença, as atitudes e as ambições de PPortas.
(Este C”DS” já não cabe numa carrinha. E vai transitar post legislativas num autocarro).
Acabado, estará PPCoelho, que permite tudo a PPortas.
ACSilveira,
vc. já notou a ascenção, o poder, a facilidade como >PPortas impõe e dispõe no governo ? Quem demite e coloca ministros ? Quem amua e faz as pazes com ministros ? Quem regressa depois duma “demissão irrevogável” co mais poderes ? Quem anuncia a Reforma do Estado com os itens hoje fornecidos para em 2015 (ou antes) retirar dividendos eleitorais ? Quem ocupou o ministério dos negócios estrangeiros, lugar ideal para o mundano PPortas e o trocou, não por acaso pelo cargo de vice-PM ? Quem, nas reuniões na Gomes Teixeira teme PPortas ?
GostarGostar
MJRB, já ouviu falar no chuto para cima? Já viu o que é que aconteceu ao Portas desde que é vice-1º? Andou pela Europa, e pelos states, e ninguém lhe ligou pevide. Esta “reforma do estado”, tal como ele a apresentou e disse que ia implementar não faz sentido nenhum. Até os angolanos estão a pôr em causa as coisas que ele negociou enquanto ministro dos negócios estrangeiros. A maneira como ele se portou entre setembro de 2012 e julho de 2013, não tem perdão, e só está no governo porque em julho o Pires de Lima se cortou e não quiz tomar conta do CDS.
GostarGostar
PPCoelho não tem transitado por países à cata de investimentos e de sensibilidades, sem que até hoje se note substanciais presenças no “tecido” económico e empresarial ? Alguém, no top lhe “ligou pevide” ?
Foi o porteiro do edifício do Conselho de Ministros que leu, aceitou, co-assinou esta Reforma do Estado e permitiu que fosse divulgada por PPortas ?
As anteriores investidas e negociações de PPortas-ministro dos negócios estrangeiros em Angola, na Venezuela ou noutros países foi à revelia de PPCoelho então PM ?
Não tendo perdão as planeadas(!) diatribes de PP (que custaram milhões ao Estado ! e desconfianças de estrangeiros), o que fez PPC ? — catapultou-o para um lugar~chave e decisório, permitiu que o “irrevogável” trabalhasse directamente com a ex-incompetente e actual miniatra das finanças, sujeitou-se a demitir ÁlvaroSPereira para colocar o amigo íntimo e também estratega do C”DS” Pires de Lima. deixou que PP reforçassse lugares no governo e na administração do Estado, etc., etc..
GostarGostar
Piscoiso,
Rui Moreira não necessitou duma coligação “exemplar” com Pizarro. Precisa ter o P”S”-Porto serenado, parceiro, e activado sob vigilância. RMoreira não tem, mas poderá ter importância política. Se tal acontecer e se vencer as autárquicas em 2017, duvido que queira ou necessite de qualquer partido domável.
Também, porque presidente da importante câmara e influente área metropolitana, convir-lhe-á ter óptimas relações com o P”S” dirigido a partir do Rato, por AJSeguro ou outro putativo PM…
GostarGostar
Isso são as suas (MJRB) conjecturas.
O que ele Rui Moreira disse, foi ter respeitado o resultado das eleições e a vontade do eleitorado portuense. Isto é de grande limpidez, mas quem quiser pode até pensar que o fez porque a minha tia dos Fialhos costuma vestir de cor de rosa.
GostarGostar
“A vontade do eleitorado portuense# foi conceder a vitória a RMoreira para se coligar com Pizarro ?
GostarGostar
Rui Moreira e Pizarro foram os mais votados.
Se quer um desenho, há por aí resmas de gráficos com os resultados das autárquicas.
GostarGostar
Sabe que eu ontem fui para casa antes das sete e um quarto só para ver como é que o Portas se safava desta. Sinceramente, safou-se desta porque ao longo destes meses todos não fez rigorosamente nada. Aliás, até se nota alguma coerência com o que foi dito anteriormente por ele (quando se demitiu irrevogavelmente). Ontem Paulo Portas disse que o euro não podia coexistir com a demagogia, ora aí está a fundamentação para a sua demissão há uns meses atrás, ou é ele, ou é o euro, mas os dois não dá!
Não, mas alguém me sabe dizer se depois dos primeiros vinte minutos ele acabou por dizer alguma coisa de jeito? É que a partir dessa hora eu desisti, achei que mais valia ir ler um livro.
GostarGostar
É descaradamente evidente que Paulo Portas & Associados escreveram aquilo nos últimos 15 dias…
GostarGostar
E os termos, as palavras, as frases, foram sempre upa, upa !, para “motivar” os seus pagens e os incautos…
GostarGostar
Lobo Antunes: “Não existe Governo nenhum, existe é um bando de meninos”
GostarGostar
Rui A.,
“Nos bons velhos tempos de director de O Independente, o Dr. Portas teria arrumado esta prosa, tal e qual hoje saiu a público, em duas noitadas bem regadas a café e acompanhadas por uns maços de SG ventil.”
E quem lhe diz que não foi exactamente isso que aconteceu?
GostarGostar
Piscoiso
13:01,
Não preciso que me diga que Pizarro ficou em segundo. A questão não é essa.
GostarGostar
Portas e Passos são uma cambada de incompetentes…..vão mas é trabalhar…quem são estes gajos , o que fizeram na vida de reconhecida competência?????nada! andaram uma vida inteira de costas direitas em esquemas. CHULECOS
GostarGostar