Saltar para o conteúdo

Quem disse que era melhor?

28 Novembro, 2013

A propósito do novo governo alemão voltámos à história da carochinha sobre a mutualização da dívida.
NO DN lê-se “Merkel já tem governo mas não cede na ajuda a países em crise” No Público conclui-se que “Grande coligação” mantém linha dura de Merkel face à crise do euro” porque claro existe uma linha fofinha e muito boazinha que dava certamente resultados maravilhosos e que Merkel pq é muito má e lidera um partido conservador que é logo meio caminho andado para a maldade não quer aplicar

44 comentários leave one →
  1. zeca marreca de braga's avatar
    zeca marreca de braga permalink
    28 Novembro, 2013 10:15

    Não corrijas os erros ortográficos (3 por linha) e depois queixa-te…

    Gostar

    • zeca marreca de braga's avatar
      zeca marreca de braga permalink
      28 Novembro, 2013 10:17

      e vírgulas???

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        28 Novembro, 2013 17:19

        repara puto gamado…..o que deverias dizer é que a mutualização da dívida europeia é uma necessidade para a continuação duma união monetária a longo prazo

        ou isso ou transferências assimétricas de fundos dentro da união que obviamente alienaria os que estão fora do euro cpm condições mais gravosas do que nós…

        os búlgaros os romenos os húngaros….bué deles

        e a solidariedade política nunca foi grande e a económica idem…

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        28 Novembro, 2013 19:14

        NÃO TE MEXAS und!…

        Gostar

    • zeca marreca de braga's avatar
      zeca marreca de braga permalink
      28 Novembro, 2013 15:11

      Vamos pagar para que a empresa do Regime Socratista fique com os ENVC e ainda vamos pagar para isso! Pelos vistos, os manos martins são experts em envelopes!!!
      Vai um postezinho sobre isto?

      Gostar

      • zeca marreca de braga's avatar
        zeca marreca de braga permalink
        28 Novembro, 2013 16:08

        Olha, acabei de ouvir o deputedo Amorim a defender a negociata! Porreiro Pá… (também lhe terá caido no regaço a simpatia dos Martins???)
        E os Russos pá? E os Noruegueses? Esse ao menos ficavam com os trabahadores e assumiam a antiguidade…. e não o zé dovinho…

        Gostar

  2. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    28 Novembro, 2013 10:16

    Dedicatória:

    «POR QUE É QUE NO PSD NÃO SE CONSEGUE APLICAR QUALQUER “LEI DA ROLHA”?

    Deu algum brado uma tentativa de iniciativa de Santana Lopes num Congresso para introduzir nos estatutos do PSD uma cláusula punitiva para o delito de opinião, aplicável aos períodos pré-eleitorais, quando as críticas internas poderiam “prejudicar o partido”. Teve muitos aplausos e depois nada se fez. Nunca tive dúvidas que era na altura o alvo da “lei da rolha”, e hoje, de vez em quando, há quem me queira sancionar por ser mais fiel aos fundamentos social-democratas e politicamente liberais do programa do PSD do que aos seus actuais dirigentes que os violam.

    Significa isso que o PSD mantém uma boa tradição de consagrar a liberdade de expressão interna, ao ponto de permitir críticas muito duras à sua direcção e aos seus dirigentes? Não, não significa. Não é o amor pela liberdade interna que explica a aceitação das críticas, mas o temor de que um processo persecutório revelasse muitos outros factos e comparações que convém não lembrar. O resultado é bom, as razões são más. As recentes revelações de como, sob a direcção de Miguel Relvas, se organizou a “fracção Passos Coelho” no interior e no exterior do PSD, violando mesmo os prazos de nojo da “lei da rolha” visto que se atacou Manuela Ferreira Leite em período pré-eleitoral, mostra que são os pés de barro de muitos dos actuais dirigentes, – Primeiro-ministro, ministros, altos responsáveis do aparelho partidário, JSD, etc., que impedem de por na ordem os seus adversários sem serem confrontados com as suas práticas que, nalguns casos, roçaram a ilegalidade.

    Um dos participantes nessas manobras para colocar Passos Coelho no poder, – que ele conhecia e em que participou, – revelou numa entrevista à Visão como foi manipulada a opinião pública através de operações “negras” na Internet e nos órgãos de comunicação social. Aliás, eu faço esta comparação com a “liberdade de opinião”, mas ela é forçada, porque estamos na verdade a falar de outra coisa, na criação de uma fracção estruturada para tomar conta do partido, de fora e de dentro, cujos contornos ainda estão por esclarecer, visto que os financiamentos da campanha interna ainda não foram revelados apesar de haver um compromisso público de Passos Coelho para o fazer. Isto revela que o ambiente no interior do PSD é muito pouco sadio, o que não é novidade nenhuma. Na verdade, no partido há quem mais se indigne com a liberdade de opinião alheia do que com a intriga anónima, do que com a corrupção, ou com práticas inaceitáveis do ponto de vista ético de alguns membros do partido que afectam a sua imagem pública muito mais do que as críticas políticas. Sobre isto há cumplicidades, silêncios e complacências.

    Não se esqueceram que bateram palmas em uníssono a Miguel Relvas num Conselho Nacional? Que o debate Rangel – Passos Coelho tenha sido objecto de operações “negras” nas redes sociais para formatar a opinião a favor de Passos Coelho, – ou seja uma manipulação eleitoral, – é irrelevante? Que um dos objectivos definidos por este grupo, em colaboração com um grupo de jornalistas principalmente do Diário de Notícias, fosse “derreter Manuela Ferreira Leite”, não lhes merecem pelo menos alguma crítica? E isto é apenas o topo do iceberg.» (in Abrupto)

    Gostar

  3. PeSilva's avatar
    PeSilva permalink
    28 Novembro, 2013 10:29

    A helenafmatos ainda não postou uma condenação do apelo à violência feito pelo papa?
    Estranho …

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      28 Novembro, 2013 11:52

      Se calhar é porque não me recordo de ter votado na eleição do sr., logo não lhe será reconhecida a representatividade democrática.
      A par disso há aquela questão do celibato que atrofia qualquer cérebro, e no país do tango ainda pior.

      Gostar

      • Bochechas's avatar
        28 Novembro, 2013 12:16

        Bom argumento, pá! Porquê? O Soares foi eleito? Quem não foi eleito tá calado, é isso?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Novembro, 2013 19:58

        Hum! Pelo escrito, fica sugerido que a Helena lhe pergunta o que deve escrever, o que só pode ser um excesso do Churchill. 😉

        Gostar

  4. Ricardo Simaes's avatar
    28 Novembro, 2013 10:33

    O problema da Helena são as palavras ou as políticas? Se são as palavras, respeito e desejo-lhe um bom dia. Se são as políticas, acha mesmo que não existe alternativa à política que tem sido seguida pela Alemanha e pela UE em geral para resolver a crise do euro? Se acha que não há, e dados os resultados que esta tem tido, o melhor é nem dizer mais nada. Mas isso é a Helena. A Merkel, se também não consegue pensar em alternativas, que dê lugar a quem conseguir… Mas, na verdade, para a Alemanha, este clima político pró-austeridade para os malandros do Sul é até um factor de crescimento da economia. Porque haveria a Markel de mudar? Já as Helenas e os Coelhos deste país…

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      28 Novembro, 2013 12:52

      Nem mais…

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      28 Novembro, 2013 13:35

      Aqueles que o sr Simões pensava que defendiam as tais alternativas, o SPD entre outros, também se renderam às politicas da sra Merkell. O acordo de governo na Alemanha mandou às malvas a estratégia dos socialistas em Portugal, eurobonds, mutualização das dividas soberanas, etc., ou seja, continuar a viver com a ajuda do dinheiro dos outros.
      Quem tem de arranjar outra conversa é a esquerda que anda aterrorizada com os indicadores positivos que todos os dias são publicados em Portugal, como aqueles que o INE publicou hoje: melhoria de todos os sectores económicos, e das expectativas dos consumidores, p. ex..
      Depois da Irlanda, também Portugal pode sair do buraco onde os socialistas o meteram; afinal parece que as politicas da troika, duras ninguém o nega, podem dar resultado.

      Gostar

      • Estou a ver...'s avatar
        Estou a ver... permalink
        29 Novembro, 2013 11:02

        Mas a merkel tem um governo?!
        Tem governo se os sócios do spd derem o sim. Se não derem… coligação com os verdes ou novas eleições…
        Estão a ver?!
        Quanto ao sairmos do buraco, como tenho uma pala no olho direito, só o vejo cada vez mais fundo!

        Gostar

    • Boavida's avatar
      Boavida permalink
      28 Novembro, 2013 15:39

      Caro Ricardo, vou explicar-lhe a razão pela qual os Alemães e a Merkel pretendem continuar esta política:
      Eles próprios, os Suecos, entre outros, iniciaram diversas reformas muito duras desde meados dos anos 90, com perdas de regalias sociais enormes e nos salários muito antes das suas economias e finanças nacionais terem qualquer semelhança com as nossas desgraçadas contas. Esses países têm pessoas capazes nos governos e uma população mais informada e exigente, que fazem contas bem-feitas e não se põem a gastar para além de determinados limites, que aliás em geral são bem discutidos entre eles internamente, ao contrário dos políticos por cá. Essas reformas recuperaram a competitividade desses países na globalização e por isso estão hoje bem mais confortáveis do que outros. A nossa cultura and
      Se há por vezes alguma injustiça e desigualdade na politica de UE? Acredito que haja, mas eles também andam desde 1985 a financiar as economias do sul e veem muita irresponsabilidade e dinheiro mal gasto… Que aliás vemos por cá de Viana a Faro em novos “empreendimentos” com acabamentos de luxo por vender e por acabar e sem clientes… essa responsabilidade é muito mais nossa do que da Merkel e dos Alemães!
      O que nos estão a “obrigar” a fazer é aquilo que já devíamos ter feito muito antes e que muitos continuam a querer ignorar, só que agora está a doer muito mais. E fomos avisados disso… desde o Guterres e do Barroso com o discurso do “estamos de tanga”.

      Gostar

  5. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    28 Novembro, 2013 10:41

    A senhora Merkel é muito mázinha e nós somos todos muito bonzinhos, não venha a Helena toldar o ambiente com as suas insinuações malévolas. O márinho é o guardião das nossas liberdades, ele é um grande revolucionário e está pronto para chefiar as multidões ululantes que estão dispostas a fazer justiça pelas suas próprias patas. O paulo pedroso dava um grande primeiro ministro e faz muita falta às criancinhas, os outros comparsas também. E não são pucos ao que dizem na capital do ex-império. As pessoas é que não estimam o esforço do grande arménio ao colo do jeróimo, não apreciam aquela investida nas escadarias do centro de negócios, só foi pena não terem entrado porque comiam do bom de do melhor que a dispensa só tem iguarias. Não há direito do seguro andar arredado destas proezas que são festejadas nos palcos internacionais. Aquele táctica dos bolcheviques precisa de facto de ser retomada para que a revolução nos traga todos aqueles benefícios, É pena que o louçã se tenha retirado aparentemente das grandes lides porque ele falava muito bem e faz saudades vê-lo no palco a vociferar. Agora estão lá umas avantesmas sem graça nenhuma, dizem sempre a mesma coisa e não passam à acção. Suspeito ninguém estar interessado em vê-las em acção nenhuma, mesmo nenhuma não sei se me entendem. O semedo, um lenine da trazer pela porcalhota faz tanta falta nos hospitais onde os desgraçados morrem de tanto esperar pela consulta de três minutos, anda a debitar bitaites a todas as horas na tv. Eu fico ali hipnotizado, até me lembro de ir à septuagésima manifestação a favor do povo trabalhador que não pode ir trabalhar por nossa causa.
    Isto assim não vai dar. É preciso partir tudo à paulada como diz o da melena que já se esqueceu da G3, se algum dia fez uso dela. Se o jeróimo estivesse à altura do outro também já podíamos ter aquela lista o campo pequeno que qualquer trotsky da buraca se encarregaria de dilatar. Também temos o campo grande, né! A esperança é ver os amanhãs
    a cantar, as fábricas a exultar, os campos a germinar, os fássistas a tremer, os capitalista a fugir e a grande pátria do socialismo a renascer neste cantinho à beira mar.

    Gostar

  6. gastão's avatar
    gastão permalink
    28 Novembro, 2013 12:10

    Ainda bem que ficou contente. Está frio não está?

    Gostar

  7. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    28 Novembro, 2013 12:30

    Por acaso, a Helena reparou na aceitação da aplicação de ordenado mínimo?

    Gostar

  8. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    28 Novembro, 2013 13:03

    MERKEL

    ALEMANHÃ SEM LIDERANÇA PARA COMANDAR A EUROPA!

    – Jean Quatremer, veterano correspondente europeu do Libération acusa-a de falta de visão: “Desde o começo da crise internacional, em 2007, Merkel navega à vista, sem visão de futuro, limita-se a gerir cada momento tendo em vista ganhar a próxima eleição”. Ganhou!Charles Grant, politólogo do Centre for European Reform, corrobora esta ideia: “Em 2010, ela retardou o primeiro resgate da Grécia, demorou meses e meses que agravaram seriamente a crise e a desconfiança, apenas porque estava a jogar com o resultado da CDU nas eleições estaduais na Renânia/Westfalia, que aliás veio a perder”.
    Grant nota que Merkel “vai a reboque dos acontecimentos, não os sabe antecipar”. Dá como exemplo a reviravolta oportunista da chanceler em relação às centrais nucleares, após Fukushima.
    A Forbes designa-a como a mulher mais poderosa no planeta.
    A New Statesman, revista britânica com tendência de esquerda, pôs numa capa a imagem de Merkel como a protagonista de Terminator e em título “A líder mais perigosa da Europa”.

    O tema de capa da New Statesman conclui com um apelo: “É preciso pará-la, a obsessão dela com a austeridade está a destruir o projecto europeu, a empobrecer a Europa e a ameaçar uma depressão global”.

    Merkel é liberal em matéria económica e conservadora em temas de sociedade. Na Alemanha!
    Mantem alta cota de popularidade mas levantam-se cada vez mais vozes a criticá-la. Na opinião pública da Europa do sul, é a mais detestada dos dirigentes políticos.

    PS – Começo a perder a paciência…

    Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      29 Novembro, 2013 11:59

      “Em 2010, ela [Merkel] retardou o primeiro resgate da Grécia, demorou meses e meses que agravaram seriamente a crise”.
      Já não percebo nada, afinal não foi o resgate “agiota” que agravou a crise?
      Quando afinam a versão final?
      Se calhar já afinaram, tenho que começar a ver a missa da RTP1 ao domingo à noite!

      Gostar

  9. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    28 Novembro, 2013 13:12

    Levantam-se mais vozes a criticá-la………na Alemanha ganha votos. Serão ingerências externas?
    Assim tipo aquelas do Burroso da Comichão Europeia sobre a soberania portuga? Será o Mario das fundições de 500 mil euros?
    A rapariga foi educada na Alemanha socialista, doutrinada que povo só pode ter aquilo que o país produz e ela sabe bem o que o país dela produzia…..dívida e pobreza….. e por isso caíu como um castelo de cartas.
    A sorte deles foi terem os primos do lado que enterraram mais de 3 triliões de euros para aquela coisada socialista sobreviver….mas isso faz-se pelos primos ……não se pode fazer para toda a gente e principalmente para gente que acha que viveria bem sempre à conta.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      28 Novembro, 2013 13:37

      Nem mais!

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        28 Novembro, 2013 19:27

        Tenho um gravíssimo problema, não me sinto confortável em ser subserviente, invertebrado, lambebotas… mas eu sei que o problema é meu!

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        28 Novembro, 2013 19:51

        O FMI defende a mutualização da dívida europeia e a criação de fundos anti-crise a nível nacional e europeu.

        Gostar

  10. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    28 Novembro, 2013 13:36

    Patrick Monteiro de Barros tem «vergonha» do valor do salário mínimo

    O empresário Patrick Monteiro de Barros afirmou hoje ter “vergonha” do valor do salário mínimo nacional pago em Portugal (485 euros brutos), dizendo que é “um dos mais baixos da Europa”.

    O salário mínimo em Portugal é “um dos mais baixos da Europa. Tenho vergonha”, disse Patrick Monteiro de Barros, na conferência ‘Empresas na Caixa’, promovida pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF, a decorrer em Lisboa.

    Em contraste, deu como exemplo os preços da eletricidade, em que Portugal se situa na média europeia, o que disse não poder aceitar.
    Patrick Monteiro de Barros defendeu que “o problema resolve-se aumentando a educação, a produtividade global”, mas considerou que “não há vontade política para fazê-lo”.
    “Hoje em dia, ser político é uma profissão. Uma pessoa nunca vai tomar medidas contra a sua profissão”, disse, numa declaração que mereceu um forte aplauso da assistência.
    Também o empresário Jorge Armindo, da Amorim Turismo, mostrou-se favorável à subida do salário mínimo e garantiu não ter trabalhadores a quem pague este valor.

    Dinheiro Digital com Lusa

    Gostar

  11. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    28 Novembro, 2013 13:50

    “..,o povo do caldo da portaria do convento”.
    Certas coisas nunca mudam – excepto a localização do ” convento”…
    Quanto aos “distraídos”, domésticos e além Caia, convém recordar que a capital da Germânia voltou a ser Berlim – e, nestes assuntos a simbologia´tem um peso fortíssimo.
    Pormenor ” á Le Carré” : os prémios de excelência, em russo, obtidos pela filha do pastor que deixou Hamburgo para exercer o seu “munus” nos arredores de Leipzig…
    Outro detalhe, insignificante e certamente desprezível : a miudita doutorou-se em Física , Quântica segundo corre por aí.
    A propósito, qual a idade , e percurso profissional, do Czar actualmente em exercício?…

    Gostar

    • zeca marreca de braga's avatar
      zeca marreca de braga permalink
      28 Novembro, 2013 13:59

      Czar já não existe… foi fuzilado, juntamente com a abeerante descendência, em Sverdlovsk… O Presidente do Soviet Supremo versão sec.XXI, consta que esteve na juventude na DDR, a confirmar e avalizar o comportamento de frau Merkl e restante pandilha… e também apoia os Ucrânianos, na sua legitima pertensão de não pertencer à UE…

      Gostar

      • zeca marreca de braga's avatar
        zeca marreca de braga permalink
        28 Novembro, 2013 14:01

        a fisica quântica ou mesmo a newtoniana, é que me deixou baralhido….

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        28 Novembro, 2013 19:03

        a abeerante é de qual….deve ser do princípio da incerteza von Pauli….

        Gostar

  12. tamal's avatar
    tamal permalink
    28 Novembro, 2013 14:12

    As voltas que dá Helena por levar a sua avante, mais vendida que o passolas, mais servil e mais passista. E que prazer tira ela de se ver assim fodida. Encanta .

    Gostar

  13. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    28 Novembro, 2013 14:32

    “Merkel porque é muito má e lidera um partido conservador…” Concordo, porque mazinha continua a ser a Helena. As outras são todas más ou mesmo mazonas – não merecem miminho nenhum. 😉
    Além disso, a Merkel faz bem em não mutualizar as dívidas soberanas e em deixar andar o barco que ela ajudou a pôr a navegar. Mutualizar as dívidas não teria de significar qualquer balda ou qualquer perdão. Dependeria como fosse feita. Mas se a Merkel conseguiu beneficiar antes da explosão da crise, disponibilizando dinheiro a baixo custo que tinha a mais para o portuga gastar e, mais recentemente, conseguiu ganhar com os juros altos, porque alteraria agora o esquema que tem montado? Essa esperança de melhoria nos tratados entre os Estados europeus só terá viabilidade quando a Alemanha tiver de roer ossos por falta de carne à sua volta. Já ninguém se lembra quando a Alemanha foi a primeira a ultrapassar o défice limite de 3%?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      28 Novembro, 2013 19:07

      mutualizar implica transferência de risco para países menos endividados e para a estabilidade do euro….que excepto para quem gosta de fazer viagens bem podia desvalorizar uns 5 a 9% e acompanhar o dólar o iene…o real…bom o real não

      vamos mas é desvalorizar em escudos e a dívida que se lixe…nã a vamos pagare

      bom ê já a tou pagande

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      28 Novembro, 2013 19:55

      Fincapé

      “mázinha continua a ser a Helena”? não seria melhor, cada vez mais sarcástica?…

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        28 Novembro, 2013 20:07

        Talvez, RCAS. Mas o meu cavalheirismo é incurável. 🙂

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        28 Novembro, 2013 21:46

        Sarcástica é falta de cavalheirismo? ooooh!…

        Gostar

  14. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    28 Novembro, 2013 15:27

    Primeiro, a grande coligação é ainda um projecto. Falta ser referendada nas hostes partidárias.
    No SPD o evento já está marcado. Mas poderá não escapar a um referendio na CDU (tal o ‘incómodo’ produzido à volta da salário minímo/hora).
    Existem, de facto, vastas possibilidades deste pré-acordo acabar por ‘borregar’.
    Não virá daí grande mal ao Mundo. Os pequenos acertos conseguido na política interna fazem-se à custa de uma grande indefinição da política europeia.
    E os alemães embora, renitentes quanto a resgates, intervenções e fundos, sabem perfeitamente quanto a política europeia os tem favorecido e de certo modo ‘sustentado’ a boa situação interna germânica.
    Só que a CDU sabendo que a rejeição de uma ‘grande coligação’ poderá provocar novas eleições e então mete-se na retranca porque conhece o preço eleitoral dessa posição de força. Vamos ver o que a CDU faz no futuro (se o desemprego começar a subir e os mini-jobs forem afectados)
    Enfim, tudo isto para não passar ao lado do cenário de que ninguém tem um futuro assegurado. Nem as grandes coligações. A Alemnaha exporta muito mas não está livre de importar instabilidade social…

    Gostar

  15. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    28 Novembro, 2013 16:21

    A Alemnaha exporta muito mas não está livre de importar instabilidade social…

    .
    E a instabilidade social de Alemanha nao e uma instabilidade social de um qualquer pais.
    Rapidamente e tambem “exportada” historicamente para o resto de Europa…

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      28 Novembro, 2013 19:11

      como a vai importar? a cgtp vai fretar charters de chinocas?

      Gostar

  16. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    28 Novembro, 2013 16:44

    O mal que aquela gente, bronca, marreta , “fossona” e nada, mas mesmo nada,sofisticada , imaginativa e criativa como outros ( portugueses, por exemplo) faz em não dar ouvidos às penetrantes análise e aos virtuosos conselhos dos habitantes deste “torrãozinho de açúcar”…

    Gostar

  17. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    28 Novembro, 2013 17:46

    E sabe o que “encomoda mais”? Atão os xuxalistas alemões vão na onda da fasci-nazista merkeliana? este mundo está perdido……..
    Óssdepois fui perguntar a um deles do SPD. Resposta: Se portuga pode com madeirense sendo eles portugas também porque nós alemões não podemos fazer o mesmo convosco?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      28 Novembro, 2013 19:10

      errado a Alemanha é super avitária há uma moeda comum e uma dependência enorme

      e a Alemanha aproveita a crise para reforçar uma banca que perdeu triliões na especulação

      e para fazer dumping comercial

      tal como o norte de itália faz com o sul há um século e picos….

      va fan culo….

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        28 Novembro, 2013 21:50

        Continua assim… tô a gostar!…

        Gostar

  18. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    28 Novembro, 2013 22:24

    Mais uma para a meia da “saída do euro”. O Pai Natal vai ter menos trabalho este ano. Provávelmente vamos ter de voltar a acreditar que ele vem mesmo.
    Quanto à senhora Merkel

    Gostar

Indigne-se aqui.