A insustentável leveza da leveza insustentável
3 Janeiro, 2014
No dia 3 de Janeiro, há precisamente 52 anos, Fidel Castro era excomungado pelo Papa. Meio século depois, os revolucionários-peticionários citam as exortações apostólicas do sucessor de São Pedro.
O que mudou? Nada: se não os podes vencer, junta-te a eles (e forma mais um partido).
25 comentários
leave one →

Para além da agit-prop, há um aspeto em que o vitorcunha tem razão: cada vez mais encontramos posições semelhantes em gente das chamadas “direitas” e “esquerdas”. Se calhar, isso quer dizer que as fronteiras que dividem os principais debates de hoje, pouco têm que ver com a política e andam mais pelos domínios da ética…
GostarGostar
Sinéad O’Connor também foi excomungada pelo Papa.
GostarGostar
Fidel Castro enviou milhares de prostitutas para campos de “reeducação” e declarou oficialmente abolido o comércio sexual em Cuba: “A revolução –disse– dignifica a mulher. A sociedade capitalista não se importa nem com a moral, nem com a dignidade das mulheres… Em nosso país, dezenas de milhares de mulheres tinham que exercer a prostituição… Nosso turismo era um turismo para a prostituição. Hoje, em Cuba, não há nada disso e nunca mais voltará a ter”. No entanto, anos mais tarde, o Comandante teve que reconhecer que a prostituição não só não havia desaparecido, como também que era um dos principais atrativos turísticos de Cuba.
Por menos de 30 dólares a noite, pode ter relações sexuais com meninas ou meninos menores de idade. Uma rede de empregados de hotel, taxistas e cafés participam desse negócio miserável. Famílias pobres desesperadas por dinheiro ou deslumbradas por presentes e bens materiais disponíveis apenas em pesos convertíveis, oferecem seus filhos menores.
Em 2009, o Wikileaks denunciava que “algumas crianças cubanas são levadas à prostituição por seus famílias, trocando sexo por dinheiro, comida ou presentes”.
A sexóloga alemã Monika Krause, fundadora do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba, afirma: “a falta de renda e a falta de perspectivas não só para os jovens, mas também para as pessoas desempregadas, inclusive para muitas mulheres profissionais; com frequência, prostituir-se com turistas estrangeiros é o meio mais fácil de conseguir “uma fatia da torta”. Uma economia e infra-estrutura desastrosas e destruídas, tudo isso contribui para que surja uma sociedade doente. E para mim, a sociedade cubana está gravemente doente”. Ela deve ser fássista , digo eu.
A prostituição consentida é um dos sintomas da grave doença que afeta Cuba após mais de meio século de ditadura. Mas mais vergonhoso e criminoso é a exploração sexual infantil que o governo nega e esconde com mentiras.
O putedo cubano e mais 99% da população não vislumbra o amanhã que canta, mas isso não impede o entusiasmo de alguns biltres quando se fala do che e do fidel ínclito chefe de mercenários. Celebremos os dois assassinos profissionais elevados à categoria de heróis.
GostarGostar
E o ComaAndante lá anda…
GostarGostar
O putedo cubano: assim fala não o zaratustra, mas o policia de costumes que jávitudo mas não aprendeu nada, mas bem de comentado, ou o tema não fosse o putedo.
GostarGostar
Mais de um milhar de pessoas foram pré-selecionadas para participar num grupo de eventuais primeiros colonos do planeta Marte em 2025, indicou hoje a empresa Mars One, na origem do projeto.
Picoiso é a sua vez! Agora ou nunca!
GostarGostar
Quando me largar a braguilha.
GostarGostar
Sempre houve clones de Papas.
Ele era (ou é) o Pinto da Costa, agora mais recentemente o Mário Só-ares.
Depois, tal como na estrutura da igreja católica há os cardeais/bispos/padres.
Tenho a leve impressão que vamos ter o bispo Daniel, se é que já não o é pelas suas homilias.
Entretanto vamos tendo os padres da teologia da libertação a quererem o cardeal Pinto de Sousa e a sua teoria de libertação da dívida.
GostarGostar
Se não sabes eu explico-te ó Tiradentes porque é que tu e a tua direita ficam azedos de tanto ódio ao Sócratico!
Experimenta introduzir um cavalo num curral cheio de burros assim como tu e vais ver que todos o mordem e escoiçam.
A inveja e a frustração de saber que nunca chegarão a cavalos provoca ódios e raivas.
Enquanto uns ficam frustrados e raivosos, há outros que ainda dizem que aquele burro é esquisito, pois nem percebem que se trata não de um burro, mas dum cavalo!…
GostarGostar
Correto. E foi o mesmo Papa em suma, que tentou abrir um novo rostro no catolicismo com o fim de que ai aguanta, aguanta…
Um déjà vu?
GostarGostar
O Papa virou Comandante? Vai ser excomungado? Vai-se mudar para o palácio Ratton?
GostarGostar
João XXIII não excomungou Fidel Castro no dia 3 de janeiro de 1962. Primeiro, porque essa palavra não fazia parte do vocabulário de João XXIII, conforme o comentário do bispo Loris Capovilla, que foi durante 10 anos secretário do Papa Roncalli. Depois, porque não havia motivo algum, já que a excomunhão só tem sentido para quem está na Igreja e, nessa altura, havia a “excomunhão dos comunistas”, de Pio XII, isto é, o decreto do Santo Ofício de 1 de julho de 1949. O decreto foi anulado com o Código de Direito Canónico de 1983. Portanto, ainda que estivesse automaticamente excomungado por ter aderido ao comunismo, Fidel deixaria de estar em 1983.
Como nasceu, então, a lenda da excomunhão de Castro, repetida até à exaustão agora que Bento XVI foi a Cuba?
“Quem falou aos jornais sobre excomunhão de Castro, referindo-se ao decreto de 1949, foi, no início de 1962, o arcebispo Dino Staffa, que mais tarde foi criado cardeal por Paulo VI”, explica o teólogo Gianni Gennari, o “Rosso Malpelo” que no “Avvenire” assina a coluna “Lupus in pagina”: “Buscava-se usar a questão para fins internos. Na Itália, estava em vista o primeiro período de centro-esquerda. Para isso servia o boato da excomunhão de Castro. E o papa ficou muito desgostoso com isso”.
Bom trabalho, caro victor, policia de costumes? Ou mero vendilhão de mentiras? A linhagem está ai.
Bom serviço.
GostarGostar
Estou deveras fascinado com o seu uso do Google. Isso não dá direito a uma suspensão de direito de Loff no ar?
GostarGostar
Já o senhor não precisa do Google, para nada, basta o manual de propaganda, formatado e sem contraditório.
Mais não precisa para um dia destes, ser condecorado com uma medalha daquelas, que o CR vai receber na 3ª feira.
GostarGostar
OK, abro uma excepção e explico a piada: é maravilhoso ver comunistas preocupados com 1) verdade histórica; 2) se um gajo é ou não excomungado.
GostarGostar
1) verdade histórica? fenomenal, vindo de quem passa a vida a deturpar a verdade actual, manipulando os factos a seu belo prazer.
2) se um gajo é ou não excomungado? preocupação sua a ver pelo post.
Oh victor por quem é não pare, pelo menos para merecer a medalha.
GostarGostar
Uma destas medalhas. Não, obrigado.
GostarGostar
Olha de quantas se esqueceu?
Já sei que gosta muito de queijo, mas não vá além do chinelo, se não for o cavaco, só se for o passos, por serviços prestados.
GostarGostar
Vitor, Um bocadinho mais de seriedade com as fontes, ok?
Mozambique 1975 – 1994
1 million by MPLA, Renamo
Renamo, MPLA
Political, ethnic
4 Organization
GostarGostar
Este cunha é mesmo um reles aldrabão e provocador. Uma miséria de gente!
GostarGostar
No dia 26 de março, há “precisamente quase” um ano, o Papa Bento XVI iniciou a sua viagem apostólica a Cuba, vindo do México.
O Vítor ainda não escrevia no Blasfémias, onde só entrou em Abril, tendo-lhe provavelmente escapado este acontecimento.
Por outro lado, Daniel Oliveira escreveu já em 28 de novembro um texto irónico sobre “O apelo à violência do Papa Francisco”. Ora, é tão natural que DO aprecie o atual Papa, (e talvez até tivesse sido um seguidor do “revolucionário” Jesus se tivesse vivido há 2000 anos – e, se calhar, depois dissidente), como é natural os liberais não gostarem dele.
Ou seja, retirando algum revivalismo do Vítor, nada de novo neste minúsculo reino sob os vastos céus. 😉
GostarGostar
A direita “moderna” tem uma certa dificuldade em assumir a sua natureza perante o cristianismo. Já é tempo de se libertarem de preconceitos e afirmarem livremente que Jesus Cristo foi um esquerdalhas do piorio. Em suma, o “probleminha” não é o Fidel de Casto e confrades. O problema é mesmo o franciscano incómodo. Capiche?
GostarGostar
Pobres de espírito que ainda não perceberam que qdo o Papa Francisco fala dos pobres e excluídos está a pensar nos que vivem em prisões comunistas tipo Cuba e Koreia Norte impedidos de aspirarem à liberdade e ao capitalismo consumista ao qual todos gostavam de pertencer.
GostarGostar
Este cunha é mesmo idiota
GostarGostar
Luis FA HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
3 Janeiro, 2014 15:06
A direita “moderna” tem uma certa dificuldade em assumir a sua natureza perante o cristianismo. Já é tempo de se libertarem de preconceitos e afirmarem livremente que Jesus Cristo foi um esquerdalhas do piorio. Em suma, o “probleminha” não é o Fidel de Casto e confrades. O problema é mesmo o franciscano incómodo. Capiche
_________________
Do que me apercebo é que *a malta fixe, socialista e laica* desde que
um papa se declare protector dos pobres sai automaticamente M.L. . .
GostarGostar