Saltar para o conteúdo

Dì qualcosa di Sinistra

20 Janeiro, 2014

O 5 Dias está como está e o Arrastão acabou! Endoidaram??? Depois de meses em delírio megalómano sobre manifestações épicas, o poder na rua… extinguem-se. Para alguns isto implicará uma radicalização.  E outros a fazer fé no que sucedeu em 1976 vão dedicar-se às artes, à vida académica ou à comida.

82 comentários leave one →
  1. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    20 Janeiro, 2014 13:45

    Vao olhar pela vidinha porque os tempos nao estao para brincadeiras…..

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    20 Janeiro, 2014 14:00

    O WEHAVEKAOSINTHEGARDEN, supra-sumo de imagens compostas, também apagou há dois meses.
    Qualquer dia mandam fechar os Partidos da oposição.

    Gostar

  3. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Janeiro, 2014 14:05

    Vão fazer o que a esquerda sempre fez: conspirar.

    E talvez criar um novo restaurante lisboeta: Caviar de Esquerda.

    Gostar

  4. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    20 Janeiro, 2014 14:26

    Isso queria o menino d´oiro comprando a TVI que não sabia mas que depois não sabia….formalmente.
    Aliás o coelhito também tem alguns desses tiques socialistas, só que mais incompetente.
    Mandar fechar a oposição é apanágio dos iluminados, sobretudo daqueles que tem a certeza do que é melhor para os outros mesmo sem lhes perguntar nada.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      20 Janeiro, 2014 18:34

      Ó Tiradentes do “consultório dos horrores”… adoras o menino d´oiro né?, adormeces a pensar nele, levantas-te a pensar nele, tomas o breakfast a pensar nele, conduzes a pensar nele, trabalhas a pensar nele, aproveitas o trabalho para falar dele aqui no blasfémeas, regressas a casa a pensar nele, jantas a pensar nele ,vês TV a pensar nele, põe-te a pau porque com esse trauma todo, qualquer dia atiras-te da janela abaixo, por causa dele…

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        20 Janeiro, 2014 21:33

        E é o RCAS , assumido e publicitado Socratino, que fala em trauma!!!
        Mas que grande *puta* .

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 10:17

        RCAS….suspeito que não, mas também suspeito que tu gostarias de deitar com ele.
        Podes continuar apaixonado por quem quiseres rapaz, não tenho nada a ver com isso. Não deixes que a tua paixão te cegue.
        De tal maneira que nem reparaste no elogio que lhe fiz.
        Tem cuidado, as paixões também matam.

        Gostar

  5. R.'s avatar
    20 Janeiro, 2014 14:30

    É pena. A guerra na Síria continua…
    R.

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      20 Janeiro, 2014 16:23

      Também na Ucrânia não se passa nada . . .

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        20 Janeiro, 2014 20:18

        Ou na Espanha…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        20 Janeiro, 2014 22:34

        na quê hispania?

        6241451

        Want to Read

        pick shelf
        saving…
        saving…
        saving…

        Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        21 Janeiro, 2014 13:10

        Russia’s Foreign Minister Sergei Lavrov has warned that protests in Ukraine are “getting out of control”.

        He described violent clashes between anti-government protesters and police as “scary” and accused EU politicians of stirring up the situation.

        There has been a second consecutive night of clashes in Kiev.

        Young men threw fireworks and petrol bombs at police guarding the road leading up to the Ukrainian parliament. Police violently beat some protesters.

        The violence – which has been restricted to a small area around Hrushevskyy Street – abated on Tuesday morning, but correspondents say there is a widespread expectation that it could resume later in the day.

        Mr Lavrov’s warning came after Ukrainian President Viktor Yanukovych on Monday cautioned that the violence threatened the country’s stability.

        An array of new anti-protest laws, hastily passed by parliament last week, will come into force on Wednesday.

        Protesters have been camped out in Kiev since late November, angered by the government’s turn to Moscow and its rejection of a planned treaty with the EU.

        Continue reading the main story

        Start Quote

        We have information that much of this is being stimulated from abroad”

        Sergei Lavrov
        Russian Foreign Minister
        Q&A: Stand-off in Ukraine
        ‘Indecent’
        “Members of several European governments rushed to the Maidan without any invitation and took part in anti-government demonstrations in a country with which they have diplomatic ties,” Mr Lavrov said, referring to the square in which protesters have been encamped for many weeks.

        “This is simply indecent.”

        He did not name names, but European Union foreign policy chief Catherine Ashton and the then German Foreign Minister Guido Westerwelle visited the protesters in December, as did US Assistant Secretary of State Victoria Nuland.

        Warning that the “situation is getting out of control”, Mr Lavrov added: “We have information that much of this is being stimulated from abroad.”

        Lines of riot police still held the road leading up to parliament on Tuesday morning, behind burnt-out buses and barricades, reports the BBC’s Daniel Sandford in Kiev.

        Clashes went on through the night, with police using tear gas and stun grenades against several hundred young men ranged against them.

        _______

        A mania da perseguição do Mr. Lavrov já é doença (veja-se a Síria)
        que adquiriu da URSS.
        O actual Governo da Ucrânia, apostado a rejeitar a Europa e aliar-se
        à Rússia , afinal é repugnante para os cidadãos e por esta razão
        manifestam-se. A Polícia casca neles com a ferocidade que os media
        mostram. Mr. Lavrov considera que a opressão policial não tem a
        eficiência necessária a manter tranquila a *Colónia*. Entretanto
        culpa-nos de *interferência *. . .

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        21 Janeiro, 2014 13:26

        Und, manifestações por despesas indevidas (que o governo teve de recuar) e a contestação contra a família real, dois exemplos chegam?

        Gostar

  6. Expatriado's avatar
    • neotonto's avatar
      neotonto permalink
      20 Janeiro, 2014 14:41

      Chica. Será que a HM nao percebeu bem que o Arrastao faz tempo estava fora do combate. Ou puro KO tecnico como se dize…em termos boxisticos.

      Que para oposiçao e verdadeiros oponentes ja esta o do “fogo” amigo…

      Ouvindo Pangloss, ouço-os a eles: de como vivemos no melhor dos mundos possíveis, com os “sinais positivos da economia” em cada esquina, com o fim do resgate a prazo, e a reconquista “plena” da “nossa soberania”, com o estrangeiro, até há pouco tempo perverso e desconfiado com os PIGS, agora cheio de admiração pelas virtudes do “ajustamento” português, com o “admirável esforço dos portugueses” e a capacidade excepcional das suas empresas “para dar a volta”. Ou seja, estamos mesmo no “fim do caminho”, a “dar a volta”. Mas a “dar a volta” a quê? “Dar a volta para onde? “Dar a volta” para quem?

      É por isso que não vejo muita diferença entre o que diz Portas, Passos Coelho, e Cavaco Silva e é repetido pela voz do poder. Acresce que o PS de Seguro não conta como oposição. Mesmo a esquerda, ao comportar-se reactivamente como um reverso do espelho do poder, não faz outra coisa senão reforçar o discurso dominante, aceitando falar a partir dele, a partir do seu quadro interpretativo, a partir da sua forma mental. O enorme deserto do pensamento dos nossos dias vive dessa dualidade em que os temas, os modos e os tempos são definidos pelo poder e “recusados” pela oposição, dentro da mesma linguagem e aceitando muitas vezes os mesmos limites.
      O discurso do poder hoje assenta num rito de passagem. Estamos em 2014, o nosso ano da “libertação do resgate”, o nosso 1640, o ano em que a troika se vai embora. Este é o tempo, que culmina com um rito de passagem, porque o momento lustral de recuperação da “soberania” tem data. Por isso, acentua-se o momento da “passagem”, para festejar um resultado e anunciar uma nova aurora. É tudo ficção, porque não há nenhuma mudança substancial a ocorrer em Maio de 2014, vamos continuar presos àquilo a que já estamos presos, seja pela troika, seja pelo direito de veto de Bruxelas aos Orçamentos, seja pelo Pacto Orçamental, mas é uma ficção útil, instrumental. Festejemos.

      Para que é que serve este tempo até Maio? Para nos dizer que até lá temos que aceitar tudo, em particular esse Orçamento e as suas sucessivas revisões, cujo conteúdo miraculosamente não entra no discurso oficial, a não ser como o “instrumento necessário” para o fim do resgate, ou seja, uma coisa neutra e menor. Discute-se e fala-se muito de uma coisa etérea, os “sinais da retoma”, e quase nada sobre uma coisa dura e sólida, o Orçamento que aumenta e muito a austeridade para 2014. Quando vejo alguém centrar o seu discurso nos “sinais da retoma” já sei ao que vem, e já sei aquilo de que não vai falar.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        20 Janeiro, 2014 19:03

        Bom post este do portadaloja!

        Uma grande verdade de Alvaro Cunhal na altura:

        “O PS é a social democracia.

        O “PPD a direita” esqueceu-se de acrescentar liberal Sá Carneirista, que neste momento esteja onde estiver, deve espumar de raiva pelo tratamento que o seu partido está a levar!

        Para além disso os conceitos de esquerda e direita dão pano para mangas…

        Gostar

  7. alberto's avatar
    alberto permalink
    20 Janeiro, 2014 14:55

    Há uma razão para terminarem: somos todos de esquerda. No respeito democrático da democracia, ora aqui, ora ali, pipocava uma ideia sem esquerda. Já nem isso pipoca. Em vigilância, homens e mulheres de esquerda, estão atentos. Estavam. O tédio atingiu limites insuportáveis.
    É um abandono táctico. Um maoista passo atrás. Depois de tudo conseguido, aguarda-se a direita e a sua prepotência. Com, por exemplo, obrigatoriedade dos gays casarem. Ou terem que gramar com os órfãos que o Estado não suportará por tanto minguar.
    Aí, ressurgirão com “bandeiras” fracturantes: liberdade para os gays; o direito à solidão; abaixo o Deus, Pátria, Família Gay.
    Somos uma Nação de exaltados. Fazem-nos falta.
    Eles que queiram aparecer, que Deus não tem nada com o assunto

    Gostar

  8. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    20 Janeiro, 2014 15:18

    Se a Helena ainda se lembrar como é ser de esquerda, acho que seria uma boa aquisição para o próximo blogue.
    Mas mesmo que não seja, espero que seja aqui divulgado. Não pode ser só manifestações gostosas de ironia pelos encerramentos. 🙂

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      20 Janeiro, 2014 16:16

      Ser de esquerda, já deu o que tinha a dar. Até o Hollande renegou as suas origens socialistas afirmando-se social-democrata. (só isto, dava pano para mangas nos areópagos bempensantes indigenas, mas eles andam entretidos com outras coisas).
      Restam em Portugal os irredutiveis estalinistas do PêCêPê, porque os outros, os do BE, nem sabem bem o que é que andam cá a fazer.
      A esquerda faliu politicamente há já muito tempo. Mas em Portugal como em outros paises, alguém dizer-se de esquerda é “politicamente correcto”, sossega as más consciências, e dá um “ar inteligente”. Em Portugal uma quantidade apreciável de gente que pensa que é de esquerda, acredita até que quem não é de esquerda é “fascista”…

      Gostar

      • RR's avatar
        20 Janeiro, 2014 16:28

        Faliu tanto que o PSD andou 6 anos a atravessar o deserto…
        A propósito o PSD é partido social-democrata. Onde está a social-democracia do PSD neste momento?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        20 Janeiro, 2014 16:40

        Alexandre, não estou assim tão convencido do que escreveu. Quando os 99% que andam a ceder rendimentos para os outros 1% a euforia liberal vai esfriar um pouco. São cerca de 40 anos de luta contra uma maior justiça social e a favor do darwinismo social. Por enquanto, parece que vai ser a derrocada dos Estados sociais. Mas eu não acredito completamente que isso venha a acontecer.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        20 Janeiro, 2014 17:08

        RR, a social-democracia do PSD é um equívoco, fruto da época. O PSD sempre navegou nas águas dos partidos liberais, como o alemão FPD, que esteve no governo da Mme Merkell até às últimas eleições.

        Fincapé, o que diz no seu comentário pode até ser verdade, mas não tem nada a ver com esquerda ou direita. No 2º paragrafo do seu comentário, devem faltar algumas palavras, porque não faz muito sentido.
        Mas se o combate politico se travar entre o socialismo e o liberalismo, eu estarei sempre do lado do liberalismo. Entre outras por uma razão: prezo muito a minha (e a dos outros) Liberdade.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        20 Janeiro, 2014 17:22

        Tem razão, está um bocado confuso. Os 40 anos são referentes ao aumento da influência neoliberal que se manifesta desde os anos 70.

        Gostar

      • RR's avatar
        20 Janeiro, 2014 18:40

        RR, a social-democracia do PSD é um equívoco, fruto da época. O PSD sempre navegou nas águas dos partidos liberais, como o alemão FPD, que esteve no governo da Mme Merkell até às últimas eleições”
        Portanto o partido é um equivoco,e devia assumir-se como conservador?
        Independentemente disso,isso levanta questões.Se a vocação do PSD é ser liberal,não se percebe portamnto porque é que o PSD e CDS não se juntaram num só partido(como se fez em Espanha com o PP).
        Essa vocação liberal também não se coaduna com as politicas que por exemplo Cavaco desenvolveu na sua carreira politica,sendo que em termos económicos,não obstante as privatizações,era e é um keynesiano,além de ter feito numerosas politicas sociais,
        E há lugar nesse PSD para alguém que acredita num caminho entre o Socialismo e Liberalismo,que pode assumir a forma de uma democracia-cristãocrente no humanismo e na solidariedade?
        Aliás.. não será que algures entre socialismo e liberalismo,a resposta para os problemas não estará lá?

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        20 Janeiro, 2014 19:16

        Tenho que concordar com o “meu amigo” chaparro relativo ao PPD:

        “a social-democracia do PSD é um equívoco, fruto da época.”

        “O PSD sempre navegou nas águas dos partidos liberais,”

        PSD é um preservativo colocado em cima da sigla PPD, esta sim coerente com a matriz ideológica deste partido.

        Devo portanto concluir que os que se intitulam PSDs gostam de andar com o preservatido em cima da mona… he! he! he!

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        20 Janeiro, 2014 19:18

        Bem observado RR!

        Gostar

      • RR's avatar
        20 Janeiro, 2014 19:28

        RCAS,bem-observado ou não´,também não me revejo nos aumentos de défice insustentáveis que levaram á falência da Grécia e de Portugal.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        20 Janeiro, 2014 19:58

        Não é apenas o PPD/PSD que é um equivoco, é todo o expectro partidário português. A seguir ao 25 de Abril, o único partido que ocupou o seu lugar no leque politico foi o PCP, que nos dias a seguir ao golpe defeniu as regras: a direita é fascista. Por isso, todos os partidos se encostaram à esquerda: pese embora os resquiscios de marxismo que alguns ainda professavam, no PS a situação ficou clarificada ainda em 1974, no célebre congresso do Pavilhão dos Desportos, em que um lunático chamado Manuel Serra quase conseguiu defenestrar o Soares, que ficou a dever a sua frágil victória a um discurso muito emotivo de Manuel Alegre, tendo a partir daí assente a sua matriz politica na social-democracia europeia.
        O PPD que se afirmava social-democrata, foi fazendo depurações (congresso de Aveiro em 1975, e depois a ASDI em 1980), até que a chegada ao poder com a AD consolidou a matriz politica do partido de cariz liberal. Aliás o grande amigo politico do PPD de Sá Carneiro era o FPD alemão, que na época estava no governo dessa vez coligado com o SPD de Helmut Schmidt.
        O CDS que também não queria ser conotado com a direita, resolveu o problema afirmando-se como centrista e Democrata-Cristão, o que era muito bem visto, porque na época existiam vários governos na Europa liderados por Democrata-Cristãos.
        Ainda hoje estou convencido que a opção social-democrata de Sá Carneiro em Maio de 1974, se ficou a dever mais à conotação que havia na época da social-democracia com o desenvolvimento económico e bem-estar social, do que própriamente a uma opção ideológica.
        Por tudo isto, eu continuo a ter muita dificuldade em rotular opções politicas, preferindo assentar as minhas opções na Democracia, na Liberdade, num estado social sustentado em crescimento económico, e é claro, na intransigente defesa da livre iniciativa e da economia de mercado.
        Chamem-lhe o que quiserem, sendo certo que sem desenvolvimento económico, não há humanismo nem solidariedade que resista.

        Gostar

      • RR's avatar
        20 Janeiro, 2014 21:47

        Alexandre,humanismo e solidariedade não são fins,são princípios pelos quais o ser humano deve guiar as suas acções.A governação deve ser feita em consonância com estes princípios.Um equilíbrio entre a solidariedade e a responsabilidade
        Se percebi bem a sua tese,todo o espectro politico encostou-se á esquerda.Mas não consigo ver as diferenças entre o nosso espectro politico e os dos outros países.O PS é como o PSOE,Labou Party ou o PSOE espanhol.Um partido democrata-cristão é um partido democrata-cristão,e um partido conservador é um partido conservador.Não me parece haver encostos á esquerda,nem aqui nem em lado algum

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        21 Janeiro, 2014 00:21

        RR

        20 Janeiro, 2014 19:28

        RCAS,bem-observado ou não´,também não me revejo nos aumentos de défice insustentáveis que levaram á falência da Grécia e de Portugal!

        Você RR tem que se habituar se quiser claro, a fundamentar aquilo que diz e afirma, dentro do “respectivo contexto”!

        Já não é a primeira vez que lhe noto, um “estado de negação”, relativo ao período 2008 a 2011, o que me leva a concluir que aplaudio o derrube de Sócrates…
        Se foi então estamos conversados!!!
        Se não foi fundamente e diga de sua justiça… se quiser claro!

        Gostar

      • Slint's avatar
        Slint permalink
        21 Janeiro, 2014 02:03

        Fascista nem todos são. Mas sociopatas, sim todos são 🙂

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        21 Janeiro, 2014 02:33

        RR, Principios como humanismo e solidariedade qualquer defende, não é exclusivo dos socialistas. Mas já vimos em 2001 e 2011 onde o “humanismo e a solidariedade” do PS nos levou: em 2001 ficámos de tanga, e em 2011 fomos à falência.
        Ser humanista e solidário com dinheiro emprestado não é a solução. Antes, é preciso criar riqueza.
        Quanto ao espectro (obrigado Mario Braga) politico, é um facto que não existe em Portugal, pelo menos formalmente, um partido de direita com expressão parlamentar, e o CDS continua a dizer que é do centro. A Democracia portuguesa nasceu adornada para a esquerda, e assim continua.

        Gostar

      • RR's avatar
        21 Janeiro, 2014 13:27

        RCAS,mas qual contexxtualizaçãp ou estado de negação?Défices de 10 ou 15% não são sustentáveis.A Alemanha,Holanda e Finlândia não chegaram ao estado que nós chegámos.Até a Itália com o srBerlusconi foi mais prudente.E todos eles sofreram a crise.Estes são os factos, os únicos
        Sr Alexandre,eu nunca disse que tinha de ser á moda recente do PS,em que o défice explodiu.A consolidação tem de ser feita,mas com bom-senso,moderação e protegendo os setores mais frágeis da sociedade.A minha visão é: nem um estado-papá,nem um estado-ausente como alguns libetários gostariam que fosse como Ayn Rand. ou Mises.
        A politica do PS não é desejável.Mas do seu PSD,também não parece ser melhor que a anterior,desculpe-me a franqueza…
        PS: para si,alguém que não concorde ou faça criticas com este governo, é logo um socialista??

        Gostar

      • RR's avatar
        21 Janeiro, 2014 14:09

        Mas mesmo de um ponto de vista suportivo de um modelo económico libera,isto é,de direital,este governo não se tem destacado: não há sinais de uma reforma liberalizante da economia que liberte a economia,e a consolidação é feita como sempre foi feita: através de aumentos de impostos.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        21 Janeiro, 2014 16:54

        RR, se tiver paciência leia isto. Vai ver que há ali muitas coisas que sustentam o meu comentário das 19:58 de ontem:

        http://portadaloja.blogspot.pt/2014/01/as-forcas-da-reaccao-nos-anos-setenta.html

        Gostar

      • RR's avatar
        21 Janeiro, 2014 22:42

        Caro Alexandre,entendo isso,mas,tam´bém vejo que por exemplo,o PC é igual a outros partidos da mesma estirpe na Europa,como a Esquerda Unida espanhola,quanto ao CDS.é igual na sua politica á CDU alemã,o PS é igual aos seus congéneres europeus na sua politica,(e talvez mais á direita,porque ao contrário deles não tem uma origem de classe trabalhadora como a maioria dos partidos sociais-democratas.
        O PSD hoje em dia pode-se colocar no espaço dos partidos de direita liberal como o PP espanhol.Aliás,se me permite dize-lo,a sigla PPD dispensava a sigla que foi dada anos mais tarde por Balsemão.

        Gostar

  9. A.Silva's avatar
    A.Silva permalink
    20 Janeiro, 2014 16:15

    Já os idiotas do blasfémias vão continuar a bolsar a raiva que sentem pelo mundo

    Gostar

  10. licas's avatar
    licas permalink
    20 Janeiro, 2014 16:33

    Idiotas do Blasfémias? está tudo dito seu A.
    (Mas parece que gosta da conversa e não sai
    de blogue para os dos seus compadres . . .)

    Gostar

  11. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    20 Janeiro, 2014 16:37

    Metade da riqueza mundial nas mãos de 1% da população (SOL)
    Cerca de metade da riqueza mundial é atualmente detida por 1% da população, denunciou hoje a ONG Oxfam, adiantando que as desigualdades económicas aumentaram rapidamente na maioria dos países desde o início da crise.

    Gostar

  12. JC's avatar
    20 Janeiro, 2014 16:38

    Ainda bem que fechou.
    O lixo começa finalmente a sair das ruas.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    20 Janeiro, 2014 16:43

    Eu não sei se na blogosfera já desapareceram mais blogues de esquerda ou de direita.
    Nem sei se há mais blogues de esquerda ou de direita.
    Não sou contabilista nem isso me interessa.
    O curioso é ver aí gentinha a dizer que a esquerda (ou a direita) já deu o que tinha a dar só porque um blogue dessa área fechou.
    Andam a olhar para as árvores em vez de verem a floresta.

    Gostar

    • Binarypsilocybin's avatar
      20 Janeiro, 2014 17:45

      Curioso é a ti não te interessar nada. Ou não tens nada a ver com isso. Ou és indiferente.
      Mas fala-se no Iraque ou no Bush e aí já te interessa. Fala-se na reforma do Estado, e aí já te interessa.
      R.

      Gostar

  14. MJRB's avatar
    20 Janeiro, 2014 16:58

    Quando um conhecido blog de direita encerrar,
    HMatos escreverá :
    (…) Para alguns isto implicará um outro rumo nas suas vidas. E outros a fazer fé no que se sabe dada a conjuntura social, política e empresarial vão dedicar-se aos lobbyings com estruturas do Estado, com os seus partidos e com a banca, à vida gerada pelas PPP’s, todos eles sentados à manjedoura do Estado, deste governo e seus derivados.

    Gostar

  15. tamal's avatar
    tamal permalink
    20 Janeiro, 2014 18:02

    Isto, ninguém aguenta já a prepotência do poder instalado e ou desiste ou emigra, como diz e um artigo acrescenta :

    Passos Coelho, emproado, declara:
    Em nome da competitividade, este governo faz dos mais fracos o bombo da sua festa.

    http://www.ionline.pt/iopiniao/golpada-portuguesa

    Gostar

  16. Joaquim Silvestre's avatar
    Joaquim Silvestre permalink
    20 Janeiro, 2014 18:07

    Não fazem mesmo falta nenhuma!

    Gostar

  17. ora's avatar
    ora permalink
    20 Janeiro, 2014 18:07

    bom 1º os b-logs políticos têm um nº muito limitado de visitantes

    algumas centenas por dia que se revezam e fingem que são milhares

    excepção feita ao a Pipoca mais doce ….que conseguiu levar a política ao nível das receitas de bacalhau e aos b-logs como o João basquismo os apelidava drei years ago the sabrina b-logs

    e o problema dos b-logs de política como o ad-duo de preferência sindical ou o império bárbaro ou o esquerda republicans ou o extinto cachimbe du magrito

    têm públicos muito limitados devido aos temas maçadores que abordam ou abortam

    Gostar

  18. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    20 Janeiro, 2014 19:21

    Cinco dias a arrastar a asa para alguns é demasiado. Há o nove semanas e meia, os sete minutos que serviram de inspiração aos onze do execrável alquimista Paulo Coelho, os sessenta segundos que se arrastam por uma corridas que são de tédio, os dois segundos mais rápidos do futebol http://www.zerozero.pt/video.php?id=70745, até num segundo tudo pode desaparecer.
    Como se costuma dizer: Vai acima, vai abaixo vai ao centro, bota para dentro.

    Gostar

  19. André's avatar
    André permalink
    20 Janeiro, 2014 19:28

    Se formos julgar pelo que aconteceu em 1976, certamente que o melhor será esperar pelos ingressos no PSD. Claro que isso poderá não dar tanto jeito à pura demagogia da Helena, mas é nitidamente o caminho mais comum. Também o CDS-PP poderá aspirar a algumas novas caras e o PS a algumas caras dos partidos mais à esquerda. Mas Helena, a vida continua e é pena que não queira recordar aqueles que em 1976 passaram para os partidos à direita, é pena que tenha uma memória tão seletiva.
    Se o camarada Arnaldo Matos aqui estivesse, ele bem nos lembraria que a contrarrevolução ganhou (foram estas as palavras, não foram?), e o mais engraçado é ver agora o camarada Durão Barroso na Comissão Europeia. Realmente a Helena esquece-se facilmente de como acabam os movimentos de esquerda em Portugal!

    PS: Falei do Arnaldo matos como podia ter falado doutros, certamente que a irritação não foi maior quando a Zita Seabra viu escassear o dinheiro soviético que até então entrava nos cofres do PCP, até disse logo que os comunas eram maus e conseguiu ser expulsa do partido. Simplesmente ela nunca chegou a cargos tão importantes como o Durão Barroso e não dá tanta emoção escrever o exemplo dela.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      20 Janeiro, 2014 20:24

      o filha esta semana tens 18 anos? o qué caconteceu em 76?

      mim tava cá e nã salembra o pão acabava às 8 e meia e a tv rural durava que se fartava?

      Pcp o dinheiro escassear? nunca teve o Pcp tanto fluviário de avantes

      já o pluralismo ficou todo em Alcoutim

      o Pcp está como os teus amigos Dragoeiro’s dracul ancorado na miséria de um povo e sem soluções para ele de resto nisso não se distingue dos restantes

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        21 Janeiro, 2014 07:49

        Sim, o PCP tinha o dinheiro a escassear, afinal, a URSS estava falida, já não se podia dar ao luxo de apoiar partidos comunistas que nunca iriam chegar ao poder. Além disso, a própria perestroika e a glaznot implicavam que se conhecesse as contas do PCUS e passar dinheiro a outros partidos comunistas não era muito legítimo. Depois, o próprio PCP era contra a perestroika, pelo que já não fazia sentido que a URSS apoiasse aquele partido.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 10:23

        Um “estado social” (“socialista”), a URSS faliu? Opa caraca que coisa estranha………. e querem-no manter aqui?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        21 Janeiro, 2014 13:33

        A URSS podia ser muitas coisas, mas se acha que era um estado social de modelo ocidental como temos aqui, então só lhe posso responder de uma forma: trate da sua doença mental.
        A sério, onde é que leu que a URSS era um estado social? Aliás, onde é que leu que um estado social é socialista? O próprio Popper não era socialista (no conceito soviético) e o estado social destina-se simplesmente a salvar o estado capitalista das crises económicas que podem provocar a transformação dos estados capitalistas em estados comunistas (através de revoluções). Se quiser saber que autor li para escrever esta frase, António Avelãs Nunes, professor jubilado da Universidade de Coimbra. Ah, já sei, o Tiradentes vai dizer que como ele é comunista tudo o que é à direita dele não pode ser socialista. Antes de responder isso saiba também que num dos seus livros ele acaba por defender a preservação do estado social como um mal menor para os trabalhadores, apesar de esse não ser um estado de modelo socialista, mas se destinar apenas a “salvar o capitalismo” (esta é uma expressão dele, daí estar entre aspas).

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 17:16

        ahhhhhhhhhh não tinha “descobrido” o socialismo andrézino………faz dos popers deste mundo uma brincadeira de crianças, subverte o socialismo e só tem estado social no capitalismo.
        Trate da sua baralhada mental rapaz ou alguém, um dia destes o vai internar compulsivamente.

        Gostar

  20. licas's avatar
    licas permalink
    20 Janeiro, 2014 21:53

    Insinuação torpe, merdosa, bem ao estilo Sov, esquecendo que as pessoas,
    mesmo muito entranhadas, às vezes fazem exame de consciência, abrem os
    olhos, e mudam de opinião:

    _____quando a Zita Seabra viu escassear o dinheiro soviético que até então entrava nos cofres do PCP,

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      21 Janeiro, 2014 07:46

      O que é? Errei na cronologia? Ou o Licas ainda acredita em coincidências? Ou melhor, o Licas ainda acredita em coincidências na política? Está a sair um santo Licas, um santo utópico, mas um santo. Que ela mudou de opinião não tenho dúvidas, nuns anos havia dinheiro, noutros já não havia, qualquer bom capitalista muda de opinião, principalmente o tipo de capitalista que depois passa para o PSD…

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      21 Janeiro, 2014 10:29

      Cada um se revê e vê os outros segundo os seus princípios. Quando ele falir (pessoalmente) também vira capitalista neoliberal reaccionário como a Zita.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        21 Janeiro, 2014 13:38

        Sabe a diferença? Eu nunca defendi o estalinismo com unhas e dentes, como fez a Zita Seabra ao lado do Álvaro Cunhal. Aliás, precisamente por não concordar nada com as posições do PCP é que nunca tentei sequer entrar para a JCP (contrariamente à vontade de grande parte da minha família). Os meus princípios nunca foram os da Zita Seabra, mas não é difícil compreendê-los. Aliás, burro será aquele que tendo princípios não saiba reconhecer aqueles que não os têm e que se limitam a andar atrás do dinheiro.

        PS: Se eu andasse simplesmente atrás do dinheiro, com a Zita Seabra, certamente defenderia sempre o PSD e o CDS-PP, nunca as ideias de esquerda que nunca trarão dinheiro a ninguém.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 14:52

        A diferença fundamental vc jamais entenderá sobretudo porque julga tudo e todos pelo “seu tempo de vivência”. A Zita quando tinha a sua idade já tinha passado à clandestinidade fugida dos pides e passando por dificuldades que jamais será capaz de imaginar e muito menos ter coragem de as viver.
        O dinheiro está nesse lado? quem lho disse? o pcp? Aquele partido que recebia dinheiro da URSS?Olhe que o ultimo socialista governante deste país não fez muito mais que meter dinheiro no cu de empreiteiros e banqueiros e era “socialista”.
        Eu sei que vc não anda atrás do dinheiro, apenas anda atrás de panfletos e debita atoardas sobre Zitas como se “conhecimento” das coisas se tratasse.
        Ela só fez o mesmo que vc quase no mesmo tempo. Supostamente vc ainda de cueiros teve informação do que seria o estalinismo quando ela já era crescida. Deve estar a culpá-la por ter nascido noutra época e ter acreditado num idealismo. E lança o anátema do dinheiro da URSS e depois quem anda atrás do dinheiro são os outros.
        Pare um pouco vá estudar, aprenda a situar as coisas no seu tempo e não medi-las pela sua insignificante vida e menos conhecimento antes de se comparar com quem quer que seja.
        Não sou nem nunca fui admirador dela, nem antes nem depois

        Gostar

      • Expatriado's avatar
        Expatriado permalink
        21 Janeiro, 2014 21:37

        O Chico da CUF, depois de uma experiencia in-loco, deu-lhes com os pes e ainda hoje eles estao ressentidos. Passaram-no, a ele que era uma das maiores referencias marcianas, ao esquecimento.

        A marcianada e’ assim……

        Gostar

  21. A. R's avatar
    A. R permalink
    20 Janeiro, 2014 22:21

    Óptimo. Uma lufada de ar fresco na democracia e na liberdade

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      20 Janeiro, 2014 22:36

      Parlamento aprova voto de pesar pela morte de Vaclav Havel, PCP votou contra
      22 Dez, 2011, 15:52

      O parlamento português aprovou esta quinta-feira, com o voto contra do PCP e a abstenção do Partido Ecologista “Os Verdes”, um voto de pesar pela morte de Vaclav Havel, falecido no passado domingo. A Assembleia da República sublinhou “o papel histórico e insubstituível na construção de uma Europa mais livre, justa, solidária e democrática”. Palavras que provocaram agitação nas bancadas e fizeram sobressair as diferenças ideológicas dos partidos. . .

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        20 Janeiro, 2014 23:34

        Fica na História (da Pulhice Humana?) que
        o impoluto democrata Álvaro Cunhal aplaudiu
        em 1986 (8 anos antes do Abril 74) a entrada
        de tanques da sua União Soviética para esmagar
        a rebelião de Praga.
        Mais,
        Incitou os Portugueses então a viver em Praga
        a segui-lo nas exteriorizações de encoragamento
        e JÚBILO!!!

        Gostar

  22. A. R's avatar
    A. R permalink
    20 Janeiro, 2014 22:23

    “adiantando que as desigualdades económicas aumentaram rapidamente na maioria dos países desde o início da crise.” antes pelo contrário. A pobreza diminuiu no mundo estes últimos 20 anos de uma forma avassaladora graças ao ao capitalismo.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      20 Janeiro, 2014 22:37

      ai diminuiu diminuiu há 400 milhões de chineses a comerem mais que os mexicanos e os 100 milhões de americanos semi-magros
      e 300 milhões de indianos a comprarem o dobro do arroz de há 20 anos

      até os cambodjanos ganham mais de 40 dólares por mês para te fazerem as camisas

      as camisas de marte nã as do outro planeta tá

      Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      21 Janeiro, 2014 07:54

      Vá dizer isso àquela parcela na África Subsariana que viu a sua riqueza diminuir nos últimos 20 anos (segundo dados oficiais da ONU), ao mesmo tempo que as desigualdades dentro dos próprios países aumentavam (afinal, as grandes empresas capitalistas pagam bem a quem as serve). Vá também dizer isso aos habitantes do Bangladesh, aqueles que estão a ver a sua vida a piorar e que de vez em quando morrem nas fábricas. Aproveite e diga isso aos argentinos que enfrentaram a crise na década de 90 (e que só saíram da crise já o século XXI vinha avançado). Sim, esses concordarão consigo (antes ou depois de lhe darem um murro na cara, a questão é essa).
      Agora, se quiser dizer que graças ao capitalismo o mundo desenvolvido conseguiu aumentar a sua hegemonia e o seu poder, melhorando as condições de vida dos seus habitantes, tem toda a razão. Mas a que custo é que isso se deu?

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 10:34

        viu? não terá sido resultados das independências onde foram instalados regimes “socialistas” dos meios de produção?
        Vc é como os outros que fizeram a “descobrida” dos Iceberg perto da Austrália. Era do aquecimento global……..nunca do excesso de gelo da antartida. Depois ficam presos no gelo e passam a turistas hahahahhahaha

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        21 Janeiro, 2014 13:44

        Quais regimes socialistas? É assim tão burro, ou tão utópico, ou simplesmente tão parvo, que acha que aquilo são regimes socialistas!? Chamar socialismo a regimes oligárquicos como, por exemplo, o angolano, que infelizmente até nem é dos piores, só pode ser falta de inteligência ou muitas palas nos olhos.
        Quanto ao excesso de gelo, sinceramente… Sabe, há sítios onde é suposto haver muito gelo, muito mais do que para prender um barquinho. Era suposto haver muito, mas muito mais gelo. Se não acredita, veja as comparações da quantidade de gelo no Ártico e na Antártida e veja as reduções significativas ao longo dos anos (apesar de que na Antártida há uma região que aumentou ligeiramente a calota polar, mas não é significativo quando comparado com o que foi perdido nos outros sítios todos).
        Se quiser acreditar que não há alterações climáticas, viva no seu mundinho de sonho à vontade e não chateie.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 15:06

        Ó meu ignorante de merda(?). Desculpe tratá-lo assim mas já que se interroga falsamente sobre a minha suposta burrice. Vá ler as linhas programáticas de quase todos os partidos que ficaram a governar os países sub-saharianos referidos por si depois das descolonizações dos anos 50/60/70 ( o tempo referido por si nas estatisticas da ONU e pobreza) e encontrará em quase todos eles o marxismo-leninismo e até o maoismo.
        Pode começar pelos últimos cronologicamente que foram as ex-colonias portuguesas, MPLA, Frelimo e PAIGC, veja por quem eram financiados e que ideias politicas tinham. Depois com mais calma passe à Tanzania, à Zambia e por aí fora. Saiba a história real do Nelson Mandela e do ANC e diga que também não era marxista leninista.
        Volto a dizer, vc acha que o mundo começou quando vc aprendeu a ler? ou quando começou a ver TV?
        Quanto ao excesso de gelo nem lhe digo mais nada procure e estude. Se realmente houve nos últimas décadas uma redução dos gelos no ártico a antártida só teve acumulação. Não vá ver sites da WWF nem da Greenpeace, isso é desinformação. Procure e estude não leia propaganda.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        21 Janeiro, 2014 15:08

        Tempo referido por si 50/60/70 e decadas posteriores em que perfilhavam essa ideologia e a implementaram nos respectivos países e que se foram transformando em regimes que agora vc chama de oligarquicos quando a Zita e outros perderam o financiamento da antiga URSS.
        (adenda à anterior)

        Gostar

  23. licas's avatar
    licas permalink
    20 Janeiro, 2014 23:35

    _____________encorajamento e júbilo ___________

    Gostar

  24. und's avatar
    und permalink
    20 Janeiro, 2014 23:38

    a dívida é quelque chose de sinistro? ai é é

    Rank Country External debt[2]
    US dollars Date Per capita[3][4][5][6]
    US dollars % of GDP[7][8][9]
    1 United States 16,749,081,430,998 21 October 2013 52,170 106
    2 United Kingdom 10,090,000,000,000 31 December 2012 160,158 406
    3 Germany 5,719,000,000,000 30 June 2011 57,755 142
    4 France 5,165,000,000,000 30 June 2011 74,619 182
    5 Japan 3,024,000,000,000 31 December 2012 24,000 60
    6 China 3,000,000,000,000 31 December 2013.[10] 2,220.57 37.5
    7 Netherlands 2,655,489,600,000 30 June 2011 226,503 344
    8 Luxembourg[note 1] 2,643,000,000,000 31 December 2012 3,696,467 3,443
    9 Italy 2,460,000,000,000 30 June 2012 est. 36,841 108
    10 Spain 2,290,000,000,000 11 April 2013 18,260 167
    11 Ireland 2,163,000,000,000 30 December 2012 512,083 1,008.2
    12 Australia 1,466,000,000,000 31 December 2012 est. 52,596 95
    13 Belgium 1,424,000,000,000 31 December 2012 113,603 266
    14 Switzerland 1,563,000,000,000 31 December 2012 154,063 229
    15 Canada 1,326,000,000,000 31 December 2012 est. 29,625 64
    16 Sweden 1,034,000,000,000 31 December 2012 91,487 187
    — Hong Kong 1,047,000,000,000 31 December 2012 est. 105,420 334
    17 Austria 883,500,000,000 30 June 2011 90,128 200
    18 Norway 644,500,000,000 30 June 2011 131,220 141
    19 Russia 631,800,000,000 31 December 2012 3,634 23
    20 Denmark 626,900,000,000 30 June 2011 101,084 180
    21 Greece 583,300,000,000 30 June 2011 47,636 174
    22 Finland 577,700,000,000 31 December 2011 68,960 155
    23 Portugal 548,800,000,000 30 June 2011 47,835 223
    24 Korea, South 436,900,000,000 31 December 2012 est. 7,567 37
    25 Brazil 428,300,000,000 31 December 2012 est. 1,608 15
    26 India 376,000,000,000 31 December 2012 est. 240 20

    mas os finlandeses inda devem mais canós…

    e o reino unido já vai nos 400%

    nós ao menos vamos só nos 200 e picos

    e os irlandeses devem 500 mil cada um a bem dezere nós só devemos um mercedes cada um e dos baratinhos

    Gostar

  25. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    21 Janeiro, 2014 01:32

    o melhor que o pessoal de esquerda, que frequentava o arrastão, tem a fazer, é passar-se para a caixa de comentários do blasfémias e continuar a infernizar os amigos deste governo, sejam helenas, vitors ou um qualquer braga 🙂

    Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      21 Janeiro, 2014 02:11

      Nem mais ó Portela! Mas não só. Ainda na noite passada fui escrever na sede do PSD com spray a palavra: “corruptos!”. Ao menos devem ter tido uma manhã produtiva, porque quando passei por lá ao fim da tarde já tinha sido removido.

      Gostar

  26. licas's avatar
    licas permalink
    21 Janeiro, 2014 13:59

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    21 Janeiro, 2014 07:46
    O que é? Errei na cronologia? Ou o Licas ainda acredita em coincidências? Ou melhor, o Licas ainda acredita em coincidências na política? Está a sair um santo Licas, um santo utópico, mas um santo. Que ela mudou de opinião não tenho dúvidas, nuns anos havia dinheiro, noutros já não havia, qualquer bom capitalista muda de opinião, principalmente o tipo de capitalista que depois passa para o PSD…
    ____________________

    Não, não sou ingénuo, muito menos santo.
    Só que, considerar que as pessoas infalivelmente se movem só pelo interesse económico,
    NÃO! A própria Zita Seabra confessou que teve de passar por uma época de crise de consciência antes e após a sua sa~ida do PCP. A guerra deste partido contra a ex-militante foi das coisas mais porcas que a política tem: atacar as pessoas em vez de tentar
    perceber a razão profunda da dissidência . . . Como não tenho meios para apreciar quão
    exacta é a reviravolta da senhora, eu, como bem formado carácter, acredito-a, dou-lhe o benefício da dúvida.
    AGORA vir o André acender um fogo já muito extinto acerca do caso CORROBORANDO
    as *razões* dos Stalinistas é que é pelo menos torpe, se não for pior . . .

    Gostar

  27. licas's avatar
    licas permalink
    21 Janeiro, 2014 14:16

    Continuando 13.59 . . .

    Há sempre uma altura em que o *crente*, depois de anos de malabarismo
    para *desculpar* o que a sua ideologia pratica, se vê na posição de elaborar:
    mas com que gente ando metido? Realmente é o *inimigo* que nos está a
    tramar ou será antes que a ^religião* a que aderi está errada? Não estarei a
    ser supinamente estúpido? É a bomba atómica . . .

    Gostar

  28. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    21 Janeiro, 2014 17:35

    Um comentario sacado do ultimo artigo no Porta da Loja, para “alegrar” a marcianada e outros extra-terrestres….
    .
    “José, é um engano pensar-se que Cunhal ou qualquer líder comunista tenha tido uma ideia definida para o socialismo, já que este se vai definindo a si mesmo no decurso da luta.
    .
    Já a Escola de Frankfurt se baseava na convicção de que qualquer proposta definida para a construção do socialismo era impensável: o que importa fazer é “a crítica radical de tudo quanto existe”. Critiquem, caluniem, emporcalhem, acusem, destruam tudo o que encontrem pela frente, e alguma coisa melhor acabará por surgir espontaneamente. E se não aparecer, não há problema é sinal que novas e justas destruições serão necessárias e sem prazo para terminar.
    .
    Marcuse foi conciso: “Por enquanto, a única alternativa concreta é somente a negação.”
    .
    Este é o cerne da militância esquerdista em Portugal ou em qualquer outro lugar.
    Os comunistas acreditam que não podendo suprimir todo o “mal” de uma penada, só lhes resta a destruição paciente, obstinada, progressiva sem prazo nem fim. E jamais lhe caberá qualquer culpa já que apenas faz o que lhe compete: destruir.
    .
    Como vamos observando todos os dias, eles vão apresentando propostas conquistando alguns tontos que não compreendem a sacralidade da causa. Mas essas propostas não têm qualquer importância em si mesmas pois não visam ter aplicação no mundo real ou produzir os benefícios propagandeados, mas tão só a destruição do sistema vigente.
    .
    Os comunistas jamais reconheceram fracassos e sempre se sentiram acima de qualquer julgamento humano porque tudo o que o mundo viu “ainda” não é o socialismo, o comunismo, o fim da História, a suprema perfeição que virá e na qual se reconhecerão. Por isso, qualquer julgamento será sempre considerado injusto.
    .
    Assim,imbuídos de uma superioridade, os comunistas sempre entenderam que o seu antagonista não é um igual mas um ser menor e desprezível pronto a ser esmagado pelo rolo compressor da História.”

    Gostar

  29. licas's avatar
    licas permalink
    21 Janeiro, 2014 23:42

    Da Rússia, transcrevo:

    ______Todas as forças políticas ucranianas apelam ao início do diálogo para evitar o alargamento do conflito em Kiev, mas, por enquanto, nas ruas da capital ucraniana têm lugar confrontos que podem conduzir a uma guerra civil no maior país da Europa depois da Rússia. No centro da cidade continua-se a ouvir a explosão de granadas de gás lacrimogéneo.
    Na véspera, depois de várias centenas de milhares de pessoas terem exigido a demissão do Presidente Victor Ianukovitch, a dissolução do Parlamento ucraniano e a realização de eleições antecipadas, centenas de pessoas tentaram romper cordões policiais para ocupar os edifícios do Parlamento e do Governo.
    Na sexta-feira, a maioria pró-presidencial no Parlamento votou a favor, de braço no ar, leis que restringem fortemente o direito da oposição manifestar-se, o que provocou uma nova onda de indignação. _________________

    Gostar

  30. tamal's avatar
    tamal permalink
    22 Janeiro, 2014 00:21

    E isto, não tarda, ainda um dia ainda cá ficam só passolas, portas e a albuquerqa, com uns boys de motoristas e, é claro, brigada de louvarinhos di quá e di lá, sem falta dos hugos soares e amorins, que muitos são eles e querem substância a sério de alimentar …

    Gostar

Trackbacks

  1. O fim do Arrastão | O Insurgente

Indigne-se aqui.