Saltar para o conteúdo

Pode fazer outro Forum Lisboa ou outro São Jorge ou…

29 Janeiro, 2014

Câmara de Lisboa contra transformação do Cinema Londres numa loja de produtos chineses. O vereador Manuel Salgado afirma que uma alteração de uso do espaço, na Avenida de Roma, seria “uma perda cultural grave” para a cidade.

O vereador deve ter sido submetido a uma experiência de congelamento e despertou agora mas julgando que ainda está no século XX quando o cinema Londres era paragem obrigatória. A passagem do cinema Londres a loja de produtos chineses deu direito ao coro das Queridas pessoas zangadas com o encerramento dos cinemas mas que não vão ao cinema. E da união dos portugueses em torno daquilo que eles próprios mataram

Para lá da hipocrisia dos comerciantes da zona que nunca se importaram com o fecho do cinema e que se tornaram todos cineclubistas quando perceberam que ali se ia instalar uma “loja de chineses” temos agora a atitute prepotente da CML – falta sempre um papelinho, há sempre uma inspecçãozinha – e a proposta do PS que “defende que Câmara de Lisboa deve comprar antigo Cinema Londres”

Por acaso na mesma rua a CML já comprou um cinema, o cinema Roma cuja perda para a cidade era um dano irreparável. Os filmes e as actividades culturais que diariamente animam agora o cinema Roma não cabem no espaço de um blogue. Na avenida da Liberdade também temos o São Jorge cuja compra por uma igreja também era um atentado à cidade mas que agora graças a Deus é uma animação.  Teria sido uma perda irreparável para cidade que o espaço do São Jorge fosse afectado a algo que não o cinema. Por isso mesmo vale a pena pagarmos este filme: O cinema semi-desactivado em obras constantes!

Com alguma sorte o Londres será comprado pela autarquia, o chinês faz a loja naqueles sítios onde vive o povo e os contribuintes pagam a compra do Londres, a manutenção do Londres como mais uma sala albanesa na capital, a indemnização ao inquilino chinês… enquanto os amiguinhos do cinema Londres agora devolvido à cidade vão ao cinema no Corte Inglês ou ficam em casa a ver séries.

23 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2014 09:25

    E sobre a câmara do Porto não há nada?

    Gostar

  2. André's avatar
    André permalink
    29 Janeiro, 2014 09:42

    O São Jorge está semi-desativado? Essa é nova… É infeliz que a Helena diga isso, mas ainda bem que me informou, é que eu não fazia ideia de que quando lá vou, vou a um cinema semi-desativado (sempre me pareceu ter uma programação consideravelmente melhor do que os cinemas comerciais). Mas obrigado pelo aviso.
    Já agora, também em relação ao São Jorge, embora não relacionado com o cinema mas com o teatro, convinha avisar o Diogo Infante que aquilo está semi-desativado e que ele não pode representar lá peças nenhumas, como, por exemplo, o “Preocupo-me, logo existo”, penso que foi, o ano passado, ainda lá esteve uns quantos meses. É mesmo, convém informar o Diogo Infante, é que tirando a Helena e as pessoas que raramente põem os pés no São Jorge, quem lá vai (e paga para lá ir) não sabia que aquilo estava semi-desativado.
    Quanto à igreja, é uma infelicidade, mesmo assim prefiro aquilo que fizeram ao Império, na Alameda, do que o que fizeram ao Monumental (de que só consegui ver fotografias). Mas Helena, ambos concordaremos que como qualquer cidade histórica europeia, Lisboa já tem muitas igrejas (bem mais do que cinemas), até o Cesário Verde escreveu sobre “Duas igrejas, num saudoso largo, / Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero”, mas isso para a Helena já não será importante.

    PS: Quanto ao ex-Cinema Londres, façam o que quiserem com ele, escusam de andar a encher Lisboa com mais projetos culturais, não vale a pena, fazer mais só irá estragar o que já foi feito, deixe-se consolidar o que já existe antes de se avançar para mais.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      29 Janeiro, 2014 11:46

      André
      Sendo um conhecedor da actividade do S. Jorge, pode dizer-nos qual a taxa media de ocupação?
      É que eu na ultima tive azar e apanhei aquilo às moscas, nem um café se conseguia beber porque o bar não abriu.
      É que se for uma empresa a pagar o prejuízo é lá com eles, mas a CML é com o contribuinte.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        29 Janeiro, 2014 12:46

        Da última vez que lá fui estive naquela sala mais pequena, estava praticamente cheia. Mas sim, por vezes está lá pouca gente. Quanto ao bar, essa acho estranha (embora não diga que é impossível), é que a minha mãe trabalha do outro lado da avenida e às vezes eu vou ter com ela para ter boleia para casa e antes costumo ir à varanda do S. Jorge beber qualquer coisa, visto que aquilo serve como esplanada do bar (isto antes do inverno ter começado, como é óbvio).

        Gostar

      • A.Silva's avatar
        A.Silva permalink
        29 Janeiro, 2014 13:14

        Mas estes broncos de direita sabem alguma vez o que se passa em Lisboa, ou no país em termos de cultura???

        Para eles qualquer centro comercial serve para se encafuarem.

        Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        29 Janeiro, 2014 19:45

        André
        O bar de facto abre quando tem clientes, normalmente as pessoas que trabalham na zona.
        Já nas sessões de utilização do cinema pelos vistos fecha.
        Percebe a razão?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        30 Janeiro, 2014 09:09

        Sinceramente raramente vejo o bar fechado quando lá vou. Não acho que haja uma grande relação. Admitindo que existe, não será muito difícil de descortinar o motivo: se todos os intelectualóides deste país forem falidos como eu, é uma sorte já haver pessoas com dinheiro para pagar os bilhetes, quanto mais ir ao bar…

        Gostar

  3. JPT's avatar
    JPT permalink
    29 Janeiro, 2014 10:17

    A Helena deve circular muito pouco pela Avenida da Liberdade para dizer que o São Jorge não tem actividade. Pode-se discordar da coisa (o orçamento da EGEAC, o quadro de pessoal da EGEAC, as prioridades culturais da EGEAC, a política de contratação da EGEAC) agora não se diga que a coisa não existe.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      29 Janeiro, 2014 11:49

      A Avenida tem actividade, até o Parque Mayer. Mas os cinemas como o S. Jorge morreram em todo o lado, não vale a pena querer contrariar a realidade.

      Gostar

  4. jo's avatar
    29 Janeiro, 2014 12:22

    Que eu saiba o cinema Roma tem neste momento a Assembleia Municipal de Lisboa. Há sessões públicas mas não vendem bilhetes e não é propriamente um cinema.
    A Helena está preocupada com o lucro das sessões da AML?

    Gostar

    • Helena Matos's avatar
      Helena Matos permalink
      29 Janeiro, 2014 17:14

      E com a profusão de edifícios de que a CML é proprietária era mesmo adquirir o cinema para reunir a Assembleia Municipal?

      Gostar

  5. carlos's avatar
    carlos permalink
    29 Janeiro, 2014 13:09

    O São Jorge vai ter um concerto muito bom daqui a uns dias:
    http://www.last.fm/event/3687362+Bill+Callahan+at+Cinema+S%C3%A3o+Jorge+on+22+February+2014
    Para quem não conhece:
    https://www.youtube.com/watch?v=MzciXlNGhnU

    Mas pronto, vocês provavelmente não querem saber.

    Gostar

  6. A.Silva's avatar
    A.Silva permalink
    29 Janeiro, 2014 13:10

    Admiro a forma como estes trogloditas da direita estimam a “sua”, nossa cultura.

    Para a leninha qualquer campo de concentração substitui bem qualquer espaço cultural… que rasqueirice.

    Gostar

  7. @!@'s avatar
  8. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    29 Janeiro, 2014 14:58

    Que pena a minha câmara, não ter seguido esta filosofia, teria evitado a invasão e instalação de chineses, em sítios emblemáticos e históricos!
    O seu presidente era um seguidor do tea party, como tal não poderia esperar outra coisa!
    Felizmente foi corrido!!!
    Quanto ao património tenho um quiproquó desde sempre, transversal a “todos” os governos e autarquias! cada vez que olho para o desmazelo patrimonial neste País, cada vez que olho para as paredes das nossas cidades, e contemplo a pura JAVARDICE que é feita nas suas paredes pelos operadores de telecomunicações e energia, dá-me vontade de pegar pelos colarinhos todos os autarcas e responsáveis pelas tutelas, metê-los num avião leva-los até à bela PRAGA, e pô-los durante três ou quatro dia a percorrer a pé todo o seu centro histórico… desafio alguém a encontrar um pintelho sequer naquelas paredes!
    Para aprenderem como se deve respeitar o património!!!

    Gostar

  9. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    29 Janeiro, 2014 18:23

    Agora como o Porto e/ou Lisboa são as principais cidades europeias (senão mundiais) do turismo, tudo vai mudar.
    (Marrocos também começou assim.)

    Gostar

  10. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    29 Janeiro, 2014 18:28

    A propósito, em Londres há uns anos também havia um centro de jogos majestoso (penso que pertencia à Sega) perto de Leicester Square.
    Mais tarde fechou e passou a ser um centro comercial manhoso.
    Enfim, é a vida.

    Gostar

  11. santos's avatar
    santos permalink
    29 Janeiro, 2014 20:38

    o são jorge para além de concertos e teatro costuma ter ciclos de cinema espanhol, alemão, sul-americano, etc, onde é que em lisboa se consegue encontrar isto?

    Gostar

  12. fado alexandrino's avatar
    29 Janeiro, 2014 22:02

    Eu tinha ideia de que o São Jorge estava às moscas, mas depois li aqui os comentários e fui-me informar.
    Infelizmente ainda não têm site mas a programação pode ser consultada aqui e aqui .
    Gostei, amanhã levanto-me cedinho e vou marcar lugar para arranjar bilhetes.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      30 Janeiro, 2014 09:13

      Se lhe interessar a CML também tem umas publicações impressas com o programa cultural, ou lá como lhe chamam. É capaz de ser mais interessante, é mais fácil de encontrar as coisas do que na internet.

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        30 Janeiro, 2014 13:27

        Então não havia de ter.
        O que menos falta na CML é publicações sobre tudo e acima de tudo sobre o trabalho do senhor Presidente e acólitos.
        Nada que as Juntas de Freguesia não copiem com enlevo.
        Adoro receber a publicação da minha Junta, chega a ter vinte fotos do senhor Presidente, até canteiros de flores eles inauguram.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        30 Janeiro, 2014 13:41

        Felizmente no sítio onde vivo já não colocam isso na caixa do correio (acabou-se o dinheiro, na verdade, com tudo cancelado já nem têm nada para publicitar), mas continuo a ter as mensagens de Natal do senhor presidente da câmara na caixa de correio (que, veja-se, é do PSD e não do PS, ai o despesista…).

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        30 Janeiro, 2014 14:27

        PS. PSD, PCP, CDS quando toca a presidente de Câmara são todos iguais.
        E nas juntas ainda é melhor.
        É ver no Preço Certo os velhinhos a agradecerem “ao senhor presidente” que emprestou o autocarro para virem a Lisboa.

        Gostar

Indigne-se aqui.