Saltar para o conteúdo

Ocupem o Vau

25 Fevereiro, 2014
Mário Soares, caminhando na Praia do Vau, onde possui uma “casa devoluta”.

O Público brinda-nos com o título “há cada vez mais sem-abrigo num país com um milhão de casas vazias”. Tirando o detalhe das casas vazias terem dono, tornando a notícia numa espécie de apelo a uma reforma agrária habitacional, a coisa vai mais longe, com Bingre do Amaral, investigador (clube de fãs aqui), afirmando que o número de casas vazias está “subavaliado” pela não contabilização das “segundas habitações” e casas “para venda” como imóveis devolutos.

Esta colectivização de fogos peca pela ausência de uma política a médio e longo prazo verdadeiramente inclusiva. Porque não, por exemplo, considerar também devoluta uma casa onde apenas habita uma pessoa viúva? É só uma questão de tempo até que esta casa seja, também ela, devoluta. Se se começasse desde já a sua inclusão na lista de ocupáveis por sem-abrigo, não só se resolveria mais rapidamente o problema destas pessoas como se extinguiria a solidão dos idosos que acabam nas páginas dos jornais por morrerem sozinhos.

28 comentários leave one →
  1. 25 Fevereiro, 2014 10:17

    E ainda há as casas devolutas durante o dia, em que as pessoas só chegam a casa à noite para dormir.

    Gostar

  2. 25 Fevereiro, 2014 10:38

    ehehehe Pode crer. Eu bem lhes digo que se querem neo-prec-mongo vão ter de ocupar as casinhas e quintinhas uns dos outros.

    Gostar

  3. JDGF permalink
    25 Fevereiro, 2014 10:40

    Depois da ‘bolha imobiliária’ segue-se a ‘razia dos prédios devolutos’?

    Gostar

  4. maria ferreira permalink
    25 Fevereiro, 2014 10:47

    Radicalismo! Pense bem, imagine que na sua aldeia herdou a casa de seus Pais, ou por exemplo, levou 40; 50 anos a amealhar para ter um apartamento onde vai passar 6 meses/ano. Conheço centenas.
    A situação é a mesma que V.Exª. ter no Banco uns milhares que juntou a pensar na velhice e chega lá o Estado e saca-lhe a massa. Já teve mais longe.
    Melhor o tivesse gasto em viagens, assim não tinha os invejosos à perna. Conheço quem tenha 2 empregos e contraia dívida para passear.
    V.Exª. tb conhece que há quem tivesse bem na vida e por não saber governar-se é sem abrigo!
    Dou-lhe um exemplo mais simpático. Não há muito Francisco Louçã disse numa entrevista que não tinha dinheiro no Banco. Eu que sempre ganhei 1/3 ou 1/4 menos, tenho algum no Banco. Eu sou penalizado e o Francisco toca viola de contente!
    Cumprimentos

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      25 Fevereiro, 2014 11:51

      Um dos casos mais “gritantes” que eu conheço dessa “estranha forma de vida”, (por via profissional) é a de uma pessoa que acabou por ser afastada despedida do seu trabalho levando uma indemnização superior a 80 mil euros. O que fez? Bem para começar…foi à Índia com o marido (já desempregado) levando os pais e sogros (seis ao todo). Voltou e inscreveu-se no centro de emprego ainda a tempo. Foi à Jamaica uma “promoção imperdível”. Voltou e trocou de carro por um novo. Só falta dizer que não amortizou nem um “tusto” da dívida de cerca de 100.000 euros que tem da casa.
      E continua a berrar contra os juros usuários do banco (4.5%)

      Gostar

      • anónimo permalink
        25 Fevereiro, 2014 14:21

        Tive por aqui um do apoio Judiciário – actualmente desempregado – que intentou acção contra a clínica de implantes capilares onde desembolsou 6 mil euros, porque ser careca aos 45 anos de idade o deixava com a autoestima em baixo.

        Gostar

    • a.l.sameiro permalink
      25 Fevereiro, 2014 14:19

      o padreka tem uma série de casas e tem arte em casa(quadros)que deveriam ser arrolados

      Gostar

    • Lápis Azul permalink
      25 Fevereiro, 2014 19:13

      ” Já teve mais longe”, não posso concordar; quanto ao resto tudo bem …

      Gostar

  5. JgMenos permalink
    25 Fevereiro, 2014 11:40

    O sistema idioto-socialista não tem limites na sua criatividade: promove a bolha imobiliária para sustentar autarquias, empregos na construção, lavagem de dinheiro.e mantendo uma lei das rendas que mais parecia (e para muitos ainda parece) uma penhora!
    Acumula enorme dívida pública e privada, e quando se lhe acaba o crédito logo pensa em virar-se para o saque!
    É uma excruciante ‘sensibilidade social’ que sempre os leva a meter a mão no bolso de quem tem algo de seu, enquanto põe o olho guloso no voto do dependente das suas políticas, em que nunca descuida a sua generosa fatia!
    Quem tem casa paga renda ao Estado (IMI) para lha defender não para a distribuir!

    Gostar

  6. castanheira antigo permalink
    25 Fevereiro, 2014 12:20

    Ao mesmo tempo que se queixam de casas devolutas , assaltam quem as tem e as vende ao preço de mercado . Por lei se o valor patrimonial tributario for maior ( e é-o frequentemente) terão de pagar mais valias sobre este e não sobre o valor real .É um roubo cujas vítimas ficam vacinadas e não mais vendem, preferindo tê-las devolutas.
    É incrível como os politicos empoleirados no cavalo do poder não vêm esta aberração ( ao nivel do crime), tão atarefados que andam , uns em manter-se e os outros a tentar montar.

    Gostar

  7. a.l.sameiro permalink
    25 Fevereiro, 2014 14:22

    leio o público.há falta de melhor antes a barbara que a cancio.quando aparecer o observador faço-lhes a folha

    Gostar

  8. JCA permalink
    25 Fevereiro, 2014 14:27

    .
    Os sinais do Tempo:
    .

    O cilindro da Era da Automatização que destruiu milhões de postos de trabalho na Agricultura, Industria e dispensa milhões na Função Publica desapercebida,
    .
    cilindro que que esmaga o modelo da Idade Industrial do sec XIX que ora sec XXI ainda encanta os politicos, Governanças ou ‘arcos de poder’, sejam lá o que chamem ao mesmo, bem como os Economistas, Fiscalistas e professorados em Finanças,
    .
    e continuando, o cilindro da Era da Automatização (robotização, informatica, nanotecnologia, biologia, genetica etc) entrou na fase da destruição de postos de trabalho intensivo também na Construção que ainda era o refugio da fantasia da Era Industrial que ainda existiria Hoje:
    .
    -Scientists Develop Giant 3D Printer That Can Build A House In 24 Hours
    http://www.collective-evolution.com/2014/02/22/scientists-develop-giant-3d-printer-that-can-build-a-house-in-24-hours/
    .
    Nós somos um pequeno País com uns 700Km de comprimento e uns 300 de largura com tantntos habitantes como uma Lima peruana,
    .
    temos todas as condições para nos colocarmos nós pmesmo por nós proprios no pelotão da frente e rapidamente como forma de assegurarmos poderosa criação de riqueza e todos os direitos civilizacionais que os Cidadãos alcançaram.
    .
    Mas eles não querem, não sabem numa ded ‘ninguém passa por cima do meu cadaver’ quais reis sois sem luz do Sol.
    .
    É a vida.
    .

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      25 Fevereiro, 2014 14:44

      JCA,

      Vou deixar este comentário como exemplo. Por muito útil ou interessante que seja, não tem qualquer relação com o que se discute. Este é o tipo de comentário que se apagará, para manter o fluxo de comentários dentro do tópico.

      Gostar

      • JCA permalink
        27 Fevereiro, 2014 14:30

        .
        Obrigado pela atençaõ e generosidade. .Surge a pedra de toque, a fricção entre quem lê e comenta e a valorização de interesse (consumo) do que é posto em discussão. E quando surgem, da minha parte ou doutros que por aqui passam ou passaram, leia como chamadas de atenção discretas que há outros assuntos que interessam quiçá muito mais pa quem por aqui passa por temas bem mais importantes para a opinião publica, naturalmente tendo sempre presente a camada inteletual a que se pretenda dirigir-se que se calhar nem lê este Blog por ter acesso a outros menos ‘alfabetizados’. Não veja aqui uma demolição mas uma chamada de atençaõ, faro para mais sucesso, É ‘marketing’, inovação. Se errado, perdoe este ‘atrevimento’. Em boa verdade só voluntarismo, não tenho nada que meter a gadanha em seara alheia.
        .

        Gostar

  9. tony permalink
    25 Fevereiro, 2014 14:59

    Talvez a vivenda “Mariani tem nome mais “sexy”

    Gostar

  10. 7anaz permalink
    25 Fevereiro, 2014 15:42

    Este Bingre do Amaral não será co-autor do estudo das fotos das pessoas com expressão infeliz dos jornais (daqueles investigadores iluminados do ISCTE que torram os nossos impostos com estudos importantíssimos, esses sim, para a nossa felicidade)? Lá está, todos esses serão potenciais sem-abrigo e consequentemente, ocupas das devolutas.

    Gostar

  11. JSP permalink
    25 Fevereiro, 2014 15:53

    Mais um quadrúpede auto-intitulado “investigador”.

    E que , sem dúvida, se manifestou contra o corte nas “investigações”.
    E um folheto promocional. que aqui passa por “jornal” divulga ,pressurosamente , os ” resultados” que a alimária engendrou.
    Viva a ” investigação científica” que abril pariu…
    Convenhamos que, sob a perspectiva da mera higiene, e de um módico de bom senso, a perda , real, efectiva e total, da “independência, proporciona uma grata sensação de alívio…

    Gostar

  12. Eleutério Viegas permalink
    25 Fevereiro, 2014 16:32

    Cambada, mesmo… Não há pachorra para este misto de grunhice e ignorância.

    Gostar

  13. Deus perdoa, eu nao! permalink
    25 Fevereiro, 2014 17:16

    E na praia da coelha? A malta do BPN – Cimentos Nacionais e Estrangeiros deve ter umas casitas para abrigar. No meio dos escombros da dívida a malta do PSD deve ter deixado alguns tijolos e cimento.

    Gostar

  14. 25 Fevereiro, 2014 19:20

    LOl(ada).
    Tenho 70 anos e vivo sozinho.
    Sou portanto um idoso.
    Talvez aproveite a sugestão de aceitar já um locatário com vista ao meu passamento.
    Estou a pensar numa jovem entre os 40 e os 45 anos.
    Vou mandar o anúncio para o Correio da Manhã.
    Desejem-me boa sorte.
    Obrigado.

    Gostar

  15. 25 Fevereiro, 2014 19:46

    A Fundação MS podia usar as casas do fundador para uma simpática colónia de férias para meninos carenciados, durante o estio.
    Mar e campo, vau e nafarros.
    Era um gesto bonito, mas suspeito que o velho tanho aprecie a solidariedade – á custa alheia…

    Gostar

    • 25 Fevereiro, 2014 19:55

      O velho como lhe chama (e nem percebo porque é que foram buscar uma foto do mesmo) está preocupadíssimo com Portugal porque o Governo … nunca se ocupou das ondas gigantes que arrasaram a costa portuguesa, de norte a sul. e mais ainda cientistas, escritores, poetas, artistas plásticos, etc., estão a desaparecer.
      Ninguém liga ninguém faz nada porque RTP, agora governamentalizada, o que nunca aconteceu, em democracia cala-se com medo.
      Se isto não demonstra a lucidez do velho então não sei que dizer

      Gostar

  16. 25 Fevereiro, 2014 20:09

    Sim, receia que as ondas lhe varram o vau… 🙂

    Gostar

  17. Maria Santos permalink
    25 Fevereiro, 2014 23:04

    E o meu pai que trabalha muito mais do que as meras 8 horas por dia. E que trabalha aos fim-de-semanas. E que faz trabalho independente para o Estado que não lhe paga a tempo e horas. E paga impostos. E ele, hum? Porque que é que não tem direito a uma casa de borla?

    (Valeu mesmo apenas «resgatar» um país com mentes tão pequeninas?)

    Gostar

  18. basto_eu permalink
    26 Fevereiro, 2014 11:52

    Tenho muita pena dos sem abrigo até porque não causam grande dano ao contrário deste velho asqueroso e gordo da foto que me vai ao bolso todos os meses.

    Gostar

    • 26 Fevereiro, 2014 13:30

      Ficam-lhe bem esses sentimentos para com os sem abrigo.
      Se fosse so’ MS, o pior são os novos velhos, em principio de carreira, que ao contrário deste velho velho,( que não vai durar muito) vão durar , durar e durar a chular-nos a chular-nos…a chular-nos…

      Gostar

Trackbacks

  1. Ocupem o Vau! | A revolta dos pastéis de Águeda

Indigne-se aqui.