Saltar para o conteúdo

Amplas liberdades

1 Março, 2014

O PCP ficou hoje isolado no voto contra uma deliberação do PSD, PS e CDS-PP a condenar os “crimes contra a Humanidade perpetrados pelo regime da Coreia do Norte”, e advertiu para “campanhas” de desestabilização da península.
O voto de condenação refere um relatório apresentado pela ONU na semana passada “onde se acusa o regime norte-coreano de cometer violações `sistemáticas, duradouras e graves” dos direitos humanos.
“Entre estas práticas, o relatório destaca as execuções públicas, violações, torturas e outras atrocidades apelidadas de `indizíveis’ que têm vindo a ser perpetradas”, destacam os partidos, no voto.
Com base em “testemunhos e relatos de sobreviventes e dissidentes norte-coreanos”, o relatório da ONU demonstra que a “actuação da Coreia do Norte constitui evidentemente uma ameaça séria à paz nos limites das suas próprias fronteiras, como representa ameaça à segurança regional e internacional”, refere o voto.
A deliberação propõe que a Assembleia da República se associe à Organização das Nações Unidas na “condenação dos crimes cometidos pelo regime norte-coreano contra o seu próprio povo e lamenta as vidas perdidas às mãos de um regime autocrático e repressivo”.
Todas as bancadas aprovaram o voto, à excepção da bancada do PCP, que votou contra.
Numa declaração de voto, o grupo parlamentar do PCP justifica que “o relatório ainda não foi apresentado às Nações Unidas mas já teve a sua credibilidade internacionalmente posta em causa quanto à metodologia e conclusões”.
“Trata-se de um relatório elaborado a partir de quatro audições realizadas em Seoul, Tóquio, Londres e Washington, que se insere em campanha de permanente tensão e conflito com vista à desestabilização da Península Coreana e à justificação da presença militar norte-americana nesta região”, defendeu o PCP.
A bancada comunista frisou que o PCP defende um projecto de “liberdade, democracia, justiça e progresso social” e que é esse projecto que distancia o partido “de opções e orientações da República Popular Democrática da Coreia”.

45 comentários leave one →
  1. murphy's avatar
    murphy permalink
    1 Março, 2014 10:07

    O PCP vai alertar a ONU para as violações de direitos humanos perpetradas por PAssos Coelho, essas sim, graves…

    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2014/01/ainda-assim-utopia-esta-bem-viva.html

    Gostar

    • JorgeGabinete's avatar
      JorgeGabinete permalink
      1 Março, 2014 11:10

      “essas sim, graves…”
      Talvez cortar dedos, executar com matilhas de cães, forçar mães a abdicar de filhos escolhendo o que matam… Talvez este cardápio de horrores lhe pareça completamente normal, afinal Stalin e Pol Pot povoam os seus sonhos de humanidade…
      Não perceber que dificuldades severas e eventuais complots político-económicos não promovem a anulação do indivíduo, como a ortodoxia comunista faz, é esquecer o século em que vivemos e como cá chegámos. Melhor, como alguns cá chegaram. Espero que quando a realidade o resgatar do tempo em que vive, não seja tarde demais.
      Para mim você é um energúmeno, não no sentido de o ofender gratuitamente, mas no sentido de expressar de modo claro e inequívoco que digo ser alguém cujo sentido crítico, se alguma vez existiu, foi obliterado pelo fundamentalismo teórico duma corja anacrónica.

      Gostar

      • murphy's avatar
        murphy permalink
        1 Março, 2014 11:50

        “i·ro·ni·a
        (latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância)

        substantivo feminino

        1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.

        2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irónicos.

        3. Sarcasmo.

        4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).
        Confrontar: erronia.

        Calma Jorge, estou consigo…

        Gostar

      • JorgeGabinete's avatar
        JorgeGabinete permalink
        1 Março, 2014 12:11

        Bom…
        era mau demais para ser verdade, confesso. Devia ter lido o conteúdo linkado.
        Não retiro o energúmeno, só não se dirige a si, passa a ser contra “desconhecidos”…

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        1 Março, 2014 14:29

        murphy, estavas tão bem se estivesses caladinho…

        Gostar

  2. maria ferreira's avatar
    maria ferreira permalink
    1 Março, 2014 10:30

    Comparar PCoelho com a Coreia só de mentes doentes. Olha o que nos tocava com gente desta! Livra!

    Gostar

  3. maria ferreira's avatar
    maria ferreira permalink
    1 Março, 2014 10:38

    Exemplos, precisam-se! OS deputados do PC que em uníssono chamam ladrões a tudo o que mexe, quando na verdade são os primeiros ladrões a roubar salários aos deputados.
    Bem prega Frei Tomás!

    Gostar

  4. Tácio Viriato's avatar
    Tácio Viriato permalink
    1 Março, 2014 11:05

    São as “contradições no seio do povo”, ou os pesadelos do PCP. Tal como na Ucrânia: o saco de gatos comilões propicia a crítica do PCP ao golpe de Estado, um sonho sempre aguardado; o “pesadelo” estará no facto do novo primeiro-ministro da Crimeia, Serguei Aksionov, ser um dos responsáveis da máfia local.
    O que fazer? Há que apoiar o aliado de Moscovo… e que culpa o PCP tem do homem ser bandido? Até o Estaline se veria à rasca para lidar com as contradições…

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      2 Março, 2014 09:28

      Não sei se já reparou, mas atualmente a Rússia é mais à direita que a UE. Também não sei se já reparou, o maior partido da oposição russa é precisamente o PC local. Sinceramente duvido que entre as prioridades do PCP esteja apoiar o regime de Moscovo capitalista. Mas há realmente bons analistas políticos que estão convictos disso.

      Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        2 Março, 2014 09:49

        Sim, já reparei como Lenine sabia da coisa ao definir os “idiotas úteis”

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 10:36

        Só estou a dizer que é curioso que o PCP apoie aquele regime que sucedeu à URSS e que está a restaurar o poder russo sem o comunismo. É interessante e faz todo o sentido! Pergunto-me quem serão os idiotas úteis que acreditam nas ligações do PCP com partidos de extrema-direita.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      2 Março, 2014 14:58

      André : ” atualmente a Rússia é mais à direita que a UE.”

      Não é. A Russia de Putin, muito embora e felizmente já não seja comunista, recuperou e mantém algumas das estruturas e das logicas do aparelho soviético. Esta é certamente uma razão para o apoio do PCP. O PCP tem uma evidente nostalgia pelo império soviético e apoiará tudo o que, por pouco que seja, possa contribuir para o preservar e restaurar.

      André : “o maior partido da oposição russa é precisamente o PC local. Sinceramente duvido que entre as prioridades do PCP esteja apoiar o regime de Moscovo capitalista. ”

      Porque o PC local defende um ainda maior autoritarismo e intervencionismo estatal. Mas o PC local apoia sem reservas uma intervenção armada na Ucrania. Já agora, o PC russo está bastante proximo e tem multiplas ligações com os sectores russos mais nacionalistas, tanto neo-soviéticos como de extrema-direita.
      Claro que o PCP preferiria que a Russia fosse governada pelos velhos comunistas soviéticos. Na falta de melhor, vai-se satisfazendo apoiando Putin na sua politica externa post-soviética e, no caso mais actual, contra as veleidades pro-ocidentais dos ucranianos.

      Gostar

  5. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    1 Março, 2014 11:35

    Qualquer crime – e segundo se supõe na Coreia do Norte serão muitos – não dispensa uma investigação isenta com métodos transparentes e inatacáveis. O que não se verificará no relatório da ONU. Desde as ‘armas de destruição’ do Iraque que estes processos deveriam ser mais cuidadosos e rigorosos.
    Todavia, existem factos políticos mais do que suficientes para o PCP condenar categoricamente e sem equívocos o regime norte-coreano. Mais uma vez desperdiçou a ‘oportunidade’ no que se tornou reincidente e pouco prestigiador.

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      1 Março, 2014 21:05

      Não existem “factos políticos” alguns para o PCP condenar o Regime Comunista Coreano.

      O PCP é um partido Comunista logo Totalitário.
      Ambiciona o Poder Total.

      Um Comunista arroga-se de querer controlar a vida das pessoas a este nível.

      Querer controlar as pessoas a um nível totalitário implica terror e violência.
      Que é que sempre aconteceu naturalmente em qualquer regime Comunista.

      Logo você está a aqui a querer fazer dos outros parvos.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 09:31

        Uma das curiosidades do comunismo é colocar o chamado “bem comum”, nacional, à frente dos interesses individuais. O nosso Partido Social-Democrata acha que o país está melhor apesar da vida das pessoas não o estar. No fundo, quem é mais perigoso para a população, aquele que está no poder e rebaixa o indivíduo, ou aquele que nunca chegará ao poder e rebaixa o indivíduo (a nível da liberdade económica)?

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        2 Março, 2014 09:56

        André
        “Uma das curiosidades do comunismo é colocar o chamado “bem comum”, nacional, à frente dos interesses individuais”
        Bem comum nacional? Do PARTIDO, meu caro.
        Você que é uma personagem curiosa que anda a dar explicações ao povo, talvez devesse ler primeiro umas coisitas sobre a poda

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 10:39

        Meu caro, estou a falar daquilo que é criticado em relação ao ideário do comunismo (que coloca o coletivo à frente do individual) e a comparar essas críticas com a posição atual do PSD português. Nada mais simples de compreender, o PSD português faz exatamente o mesmo que critica no ideário comunista, ou seja, o PSD aplica aquilo que critica a nível ideológico num dos partidos a que se opõe.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      2 Março, 2014 15:30

      André : “Uma das curiosidades do comunismo é colocar o chamado “bem comum”, nacional, à frente dos interesses individuais.”

      Só se for mesmo uma “curiosidade” !… Não foi nunca a realidade. As nomenklaturas comunistas (e post-neo-comunistas) foram (e são ainda onde sobrevivem) do mais parasitário que existe !

      André : “O nosso Partido Social-Democrata acha que o país está melhor apesar da vida das pessoas não o estar.”

      Não é apenas o “nosso” PSD que acha que o país está melhor (em termos dos principais indicadores macro-economicos, entenda-se). Trata-se de uma evidencia reconhecida por todos os observadores e interlocutores internacionais. O que é espantoso (ou talvez não !) é que no nosso pais ainda haja quem negue a evidencia. Uma versão lusa do “negacionismo”.
      Claro que é também uma evidencia que a vida das pessoas não está melhor (e o “nosso” PSD também o reconhece). Como poderia estar ? O pais esteve às portas da bancarrota há menos de 3 anos e, para a avitar, foi preciso aplicar uma dura politica de austeridade. Mas a situação das pessoas podia estar ainda muito pior se essa politica não tivesse sido aplicada e se a economia não estivesse hoje melhor. Muito embora a austeridade não tenha chegado ao fim (deve ser continuada enquanto for necessario), a melhoria da situação economica deve permitir uma futura melhoria da situação das pessoas. Lenta e progressiva, mas real. Se tivesse sido feito aquilo que os criticos da austeridade propunham a situação das pessoas ter-se-ia degradado muito mais, a economia não estaria hoje a recuperar, as perspectiva de melhoria da situação das pessoas seriam nulas !

      André : “[O PSD] está no poder e rebaixa o indivíduo,…”
      Onde ? Como ?… Diga em exactamente em quê, para se poder falar no assunto !…

      Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    1 Março, 2014 14:52

    Desprendidamente, é-me fácil compreender a posição do PCP, ainda que não seja militante, nem desse nem de nenhum Partido.
    “Crimes contra a Humanidade” há perpetrados pelos regimes mais variados sem que a AR se tenha preocupado em condenar.
    Eu sou contra esses crimes da Coreia do Norte, mas também sou contra os crimes no Iraque, Afeganistão, Palestina, etc. etc.
    Se a AR fosse condenar todos os crimes contra a humanidade, não fazia outra coisa.
    Porquê a Coreia do Norte?
    Se calhar foi a Troika que mandou.

    Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      1 Março, 2014 19:51

      Caro Piscoiso, o “porquê a Coreia do Norte”, talvez tenha a ver com a definição de crime contra a humanidade. É que a coisa não inclui mortes por confronto militar. É mais ou menos como ser contra a morte de toiros nas touradas e não ser contra a morte dos ditos para obtenção do filet mignon
      Trata-se do assassinato, extermínio, escravidão, deportação e outros actos desumanos contra a população civil por motivos religiosos, raciais ou políticos
      PS. se calhar foi a troika que explicou

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 09:33

        Ah! Então também vamos condenar outros países, por exemplo, a Arábia Saudita (o aliado dos EUA no Médio Oriente). Afinal, conflitos por motivos religiosos…

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        2 Março, 2014 10:00

        André
        Tendo o direito de me seguir – ou perseguir – agradeço que evite a burrice

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 10:41

        Apenas considerei o argumento utilizado e dei outro exemplo (com o qual, curiosamente, o ocidente dependente de petróleo não se preocupa). Não tenho culpa que sejam os seus comentários que suscitem essas reações (acredite que nem reparei que era o mesmo comentador).

        Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      1 Março, 2014 20:52

      Ora temos aqui a “equivalência” esperada vinda da esquerda que se diz “não comunista” mas que ao mesmo tempo continua hipnotizada pelo comunismo.

      Gostar

    • tozezito's avatar
      tozezito permalink
      2 Março, 2014 00:58

      Se estivéssemos em 1944, e alguém levantasse um protesto contra a barbárie do regime nazi, o Piscoiso comentaria :” Se fossemos a condenar todos os crimes contra a humanidade, não se fazia outra coisa”.
      E depois interrogaria :” Porquê o regime nazi?”.
      Tem muita pinta, este Piscoiso…

      Gostar

    • Piscoiso's avatar
      2 Março, 2014 07:36

      Trata-se de Direito Internacional e não de treta partidária.

      Gostar

  7. JorgeGabinete's avatar
    JorgeGabinete permalink
    1 Março, 2014 15:13

    Em qual dos exemplos que dá, tem o estado/poder a promover essas violações, ao mesmo tempo que veda o acesso a estrangeiros (ONG’s por exemplo)?
    Entende que a realidade da Coreia do Norte é equivalente à de qualquer outro país no mundo?
    O PCP está preocupado com a desestabilização da península e põe em causa a metodologia seguida pelos relatores. Bom, se assim é já não faz mal umas quantas massivas violações de direitos fundamentais. Curiosamente é o mesmo partido que, em nome da estabilização das contas públicas em Portugal, acha que não faz sentido a austeridade.
    Em nome da estabilidade geopolítica fecha os olhos a atrocidades ao mesmo tempo que não tolera restrições económicas em nome da sustentabilidade económico-financeira.
    Como já referi, este PC está sempre com o povo, excepto quando está com a república popular. Continuemos pois a elogiar-lhes a “coerência” porque assim se vê a força do PC…

    Gostar

  8. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    1 Março, 2014 16:21

    Os deputados do PCP deixam-se seduzir pelos modelos de penteado (acho que são à volta de 20) e dos anoraques dos coreanos do norte, inclusive a cor. Penso que é esse gostinho pela moda e pelo colorido que os aproxima. 😉

    Gostar

  9. basto_eu's avatar
    basto_eu permalink
    1 Março, 2014 16:26

    Se o PCP está isolado então é porque não consegue fazer mal a uma mosca. Se pretender levantar cabelo àtão a gente trata-lhe da saúde e corta-lhe as asas e obrigá-mo-los a pagar impostos das quotas que recebem…mais, os seus apoiantes vão exigir o nº de contribuinte nos recibos…

    Gostar

  10. A. R's avatar
    A. R permalink
    1 Março, 2014 17:01

    Para o Irão, que enforca os gays, é uma tolerância total: nem se fala no caso. Enforcamentos por asfixia, públicos, humilhações em confissões forçadas, etc. Há pelo menos duas varas de medir

    Gostar

  11. artista portugues's avatar
    artista portugues permalink
    1 Março, 2014 19:11

    A apoiar “os trabalhadores” na Ucrania, o PCP mostra aquilo que sempre foi: um partido ao serviço de Moscovo. Por outro lado, será que o poder na Rússia ainda tem a nostalgia do comunismo?

    Gostar

  12. alice goes's avatar
    alice goes permalink
    1 Março, 2014 19:15

    Porque não propomos o uso, nos comunistas portugueses, dos mesmos métodos adoptados pelo regime norte coreano? Afinal se defendem essas posturas, demonstram que estarão sempre apto a por ela passarem!

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      2 Março, 2014 09:37

      Bem sei que o Rui Ramos, na sua História de Portugal, aligeirou um bocadinho o que se passou, mas lembre-se que os membros do PCP eram perseguidos por uma polícia política e que muitos deles acabaram mortos, deportados num campo de concentração (Tarrafal). É bom que se conheça a história de Portugal, é que se calhar muitos comunistas portugueses já passaram por perseguições políticas num regime ditatorial.

      Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        2 Março, 2014 10:03

        Um verdadeiro paradoxo: lutavam pela ditadura contra a ditadura

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        2 Março, 2014 10:43

        É um paradoxo assim tão grande? Não conheço muitos revolucionários em países de terceiro mundo (Portugal era indiscutivelmente um país de terceiro mundo) que querem instaurar democracias, sejam eles movimentos comunistas ou não comunistas.

        Gostar

  13. Marques Mendes's avatar
    1 Março, 2014 22:34

    É uma vergonha que não se denuncie mais na comunicação social o apoio do PCP à Coreia do Norte. Uma ditadura paranoica que deixa o seu povo morrer à fome mas gasta dinheiro a financiar partidos Europeus como o PCP.

    Eu até percebo que haja particulares ou empresas disponíveis para fazer negócios com regimes hediondos como o de Mugabe ou Kim il Sung. Mas que um partido moralista que se diz defensor dos trabalhadores recorra a esses regimes para se financiar diz tudo sobre a natureza desse partido.

    A vida pode estar dificil para financiar os partidos que não estão no governo, mas há limites…

    Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      2 Março, 2014 00:09

      Aqui em Portugal corta-se subsídios a crianças deficientes. Mas não se pode criticar, só os outros é que são maus, Portugal é uma democracia!

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        2 Março, 2014 01:23

        isso não era para ser escrito!

        Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      2 Março, 2014 09:39

      Sim, o partido que está no poder financia-se nos crimes hediondos de Angola (ver Visão desta semana). Cada um usa a ditadura que quer, algumas ditaduras têm mais recursos naturais do que outras, o que faz com que tenham mais dinheiro para gastar, mas a população está na mesma porcaria.

      Gostar

  14. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    2 Março, 2014 00:20

    Seria interessante e engraçado ver o PCP e o BE a governarem o país.
    As datchas ou lá o que isso é floresceriam no Algarve e no Alentejo.

    Gostar

  15. JorgeGabinete's avatar
    JorgeGabinete permalink
    2 Março, 2014 00:23

    Pode criticar, pode criticar tudo, por isso somos uma democracia. Somos tão democratas que lhe é permitido ter a posição hipócrita de manifestar preocupação com crianças portuguesas e desdém pelo incomparável sofrimento das que originam este post.
    As crianças que precisam devem ser subsidiadas, de acordo com regras, e se existem erros devem ser corrigidos, assim como a atribuição de subsídios deve ser escrutinada de modo rigoroso e devem ser retirados subsídios a quem de facto não tem direito a eles.
    Na próxima reportagem que vir na TV tente perceber se é só o que lhe dizem ou há algo mais que fica por noticiar, não vá dar-se o caso…
    A Coreia do Norte representa uma realidade tão má, mas tão má, que deve ser dos poucos casos em que é preferível ser criança deficiente cá que não deficiente por lá.

    Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      2 Março, 2014 01:06

      Não, só se pode criticar as ditaduras, pelo menos as oficiais, claro está. Em portugal tem que se ter..como é que vocês dizem? ah sim, respeito e tolerância!
      Mencionei essa situação por ser apenas a mais recente, porque o que não falta são pessoas a morrer devido às politicas dos governos corruptos dos últimos 40 anos.
      Tivessem tanta preocupação com este país como as que têm com a Coreia e afins e provavelmente seriamos um pouco mais felizes por isso é que os reis da hipocrisia são vocês, os que apoiam a corrupção, não eu.

      Gostar

      • JorgeGabinete's avatar
        JorgeGabinete permalink
        2 Março, 2014 01:19

        A forma mais tradicional de apoiar a corrupção é a conivência. Se sabe tanto de corrupção cumpre-lhe agir e não fazer dela verbo de encher. Chamei hipócrita ao seu argumento/posição e não a si, prefiro discutir ideias ao que acho que sei das pessoas que as manifestam. Quando fala de respeito e tolerância use-as nomeadamente para enfrentar a diferença de opinião sem ter de sentir acossado ao ponto de debitar banalidades como acusar-me de apoiar a corrupção não sabendo sequer factualmente a minha identidade, o que torna um pouco difícil sustentar a sua acusação. Eu pela minha parte vivo sob opressão da esquerda quase desde que me lembro e não ocorreu dizer que vivemos numa ditadura, deve ser uma questão de fair-play.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        2 Março, 2014 02:16

        Slint, Não sei se percebi bem : Esta a por no mesmo plano o que se passa na Coreia do Norte com o que se passa em Portugal ?!…

        Gostar

  16. André's avatar
    André permalink
    2 Março, 2014 09:25

    Resumindo, a Coei do Norte e Cuba são maus, Angola é boa. Pelo menos na perspetiva do PSD. Imagine-se agora que a Coreia do Norte e Cuba passavam a ter muito dinheiro e que o gastavam em Portugal. Estaria o PCP isolado no voto? Não se esqueçam daquilo que se dizia há uns anos dos angolanos (incluindo, o que é dito pelas próprias organizações internacionais).
    O próprio Kopelipa, segundo a Visão em negócios com bastantes ex-responsáveis políticos em Portugal (todos do PSD), foi (ou é) um dos responsáveis da polícia angola, o que o torna responsável pelas suas ações durante a guerra civil e dos homicídios perpetrados por essa instituição na defesa da ditadura. Convém também não esquecer que foi ele um dos acusados naquele famoso protesto do MP português acabou com consequências nefastas para os próprios responsáveis do MP em Portugal e levou a um rebaixamento do país (na pessoa do ministro dos negócios estrangeiros) perante altos dignitários corruptos estrangeiros.
    Peço desculpa pela introdução desta não-questão, mas é só para constatar que vários partidos em Portugal têm relações ambíguas com ditaduras que se dizem comunistas.

    PS: Sinceramente não compreendo a posição estúpida do PCP, mas não faz mal, ninguém os leva a sério naquelas votações. Têm de votar no pseudo-regime comunista e pronto. Ainda não perceberam que a Guerra Fria já acabou (pelo menos entre capitalistas e comunistas, visto que aquilo na Ucrânia está a levar a um braço de ferro entre ocidente e oriente, mas isso é outra história).

    Gostar

Indigne-se aqui.