Fuga para a frente
Tendo saído dos palcos efémeros a baronesa europeia, eis que entram em acção os pesos pesados da UE no apoio ao estranho bando que tomou conta de parte da Ucrânia. O Conselho da UE assume a função de tribunal constitucional e decreta que o referendo na Crimeia é inconstitucional e portanto ilegal. Embora historicamente tenha na ocasião apoiado e aceite referendo semelhante no Kosovo e não se tenha ainda pronunciado sobre o da Catalunha, é de realçar a assunção destas novas importantes funções do CE. E não se ficaram por aí. Numa nova prova de total insensatez decidiram que o Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia será assinado com o actual «governo provisório» antes mesmo de um novo governo se instalar como resultado de eleições já marcadas para Maio. Não há que correr riscos de os ucranianos afinal não estarem de acordo e a UE perder a ocasião…..É o que se pode chamar «roteiro para o disparate».

Talvez tenha razão…
A quem compete a condução da política externa da UE? Não será ao conselho?
O Kosovo, após guerra civil e genocídio, é comparável à Crimeia?
GostarGostar
A UE não tem politica externa, nem pode ter, dado ser constituída por estados com historia, laços e interesses contraditórios entre si. O que se viu na Ucrânia foi uma amostra desse desastre que é deixar a baronesa, comissários e eurodeputados instigarem o derrube de um governo/presidente. Agora, os verdadeiros sujeitos, os estados, tem de tentar colar os cacos e arcar com as responsabilidades.
GostarGostar
Seja a UE um anão político. Face à estratégia russa de manipular dirigentes fantoche como Iuchenko e Yanukovich para consagrar o ascendente económico (via dependência energética por ex), e ultimamente o descarado boicote ao acordo Ucrânia-UE, é suposto esperar que a inépcia nada tente?
Acha errada a estratégia dos 11mM€ para impedir o estrangulamento financeiro de Kiev e com isso recomprar um direito de acesso que, por acaso, até é do interesse da Ucrânia?
A conduta da UE neste caso faz-me lembrar alguns aspectos da nossa governação, por muito errado que façam estão mais perto do necessário que quimeras apregoadas, não lhe parece?
GostarGostar
Criticam-se os líderes da UE por não serem “carismáticos” e “verdadeiros estadistas” como os de antanho; critica-se a inépcia da UE. Quando temos a Chanceler alemã a chegar-se à frente para defender os interesses do seu país e para liderar a tentativa de manter coesa a União critica-se a sua pesporrência; a intervenção da UE na Ucrânia é também criticada.
Os 15 mil milhões com que Putin acenou à Ucrânia eram o quê, afinal? Estou de acordo com o JorgeGabinete, até na analogia com o Governo português. Caramba, serão assim tão antagónicos os interesses no seio da União Europeia para que esta se deixe ficar “muda e queda”, limitando-se a ser um mero concílio?
GostarGostar
Sim. Ao contrário do que diz o rui a., o perigo vem da Europa.
GostarGostar
já os russos chefiados pelo sempre muito democratico e nobre kgb nao estão com meias medidas. Com as tropas russos de férias na crimeira e o referendo no papo ( as tropas tb votam ?) que se lixe o tratado de independencia que assinaram com a ucrania há uns anos. Força Putin, força Gabriel avança camarada que a vitória será sempre nossa.
GostarGostar
Estou um bocado baralhado.
Por favor confirmem-me:
De momento há a Ucrânia (embora na realidade dividida em duas) mais a Crimeia. Nenhuma delas tem um governo democrático e eleito.
E mesmo assim a UE quer assinar acordos com uma e negar um referendo ao outro pedacinho.
Mas antes que a tinta seque nos documentos há garantias que o fulano que assinou se mantenha naquele lugar?
GostarGostar
Fado,
Baralhado??? Talvez assim consigas perceber a tramoia,,,
…a YES consegue tecer uma vasta rede de contactos internacionais, que se torna visível com a realização do encontro anual organizado em Yalta. Nele participam “mais de 200 políticos, diplomatas, homens de Estado, jornalistas, analistas e dirigentes do mundo dos negócios provenientes de mais de 20 países”. Entre eles sobressaem os nomes de Hillary e Bill Clinton, Condoleeza Rice, Tony Blair, George Soros, José Manuel Barroso e Mário Monti
Lê que vale a pena…
http://resistir.info/ucrania/pinchuk_03fev14.html
GostarGostar
Valeu a pena ter passado por aqui, até ver!
GostarGostar
Adelino,
Giro é um tema como este estar ás moscas e os temas cor de rosa é o que se vê.
será que a pessoas tem perguisa de pensar???
GostarGostar
Concordo com o Gabriel.
Só faltava os americanos meterem o bedelho!?
GostarGostar
.
Acautelando que a Comunicação Social (comunicar não é informar, é transmitir doutrem) possa ser dado adquirido que é irrefutável, certa, estas também ajudariam a formar opinião isenta não demagogica, a perceber, bom senso, a ficar mais bem informado:
.
-Russia Threatens To Abandon The U.S. Dollar And Start Dumping U.S. Debt
http://theeconomiccollapseblog.com/archives/russia-threatens-to-abandon-the-u-s-dollar-and-start-dumping-u-s-debt
.
.
-Hillary Clinton: Putin is ’tough guy with a thin skin’
.
Hillary Rodham Clinton said Wednesday she was not comparing Russian President Vladimir Putin’s actions to those of Adolf Hitler before World War II, but merely putting them in context.
.
http://onpolitics.usatoday.com/2014/03/05/hillary-clinton-putin-ukraine-hitler-thin-skin/
.
.
-Paul Craig Roberts – The Entire World Is Now In Great Danger
.
Today former US Treasury official, Dr. Paul Craig Roberts, spoke with King World News about the ongoing danger the world faces because of the crisis in Ukraine. Dr. Roberts also warned there is a group of “Dr. Strangelove types” that believes the U.S. could launch a nuclear attack against Russia with no consequences to the United States. He warned these people are incredibly dangerous. He also described how the Cuban Missile Crisis really ended. Below is what Dr. Roberts had to say in Part II of this remarkable series of interviews.
.
http://kingworldnews.com/kingworldnews/KWN_DailyWeb/Entries/2014/3/5_Paul_Craig_Roberts_-_The_Entire_World_Is_Now_In_Great_Danger.html
,
Esta por tão surpreendente parece mesmo teoria da conspiração:
.
each team leader of the ——receives a cash reward (for each active fighter for $ 200 per day and an additional $ 500 if the group is over 10 people; group coordinators – from U.S. $ 2,000 per day of riots,
.
.
GostarGostar