Saltar para o conteúdo

Tudo menos reformar o Estado

12 Março, 2014

António Costa no DE: A pouco mais de dois meses do fim do programa de ajustamento e de um acto eleitoral, as europeias, já cá faltava um manifesto, de espectro partidário amplo, mas com uma ideologia única, de Esquerda. O manifesto que defende a reestruturação da dívida pública tem um objectivo, mas não é aquele que os subscritores anunciam, é outro, é manter o modelo de negócio que temos, o Estado que temos, e atirar a dívida para trás das costas. (…) Com mais dívida, que resulta de défices sucessivos, não é certamente o melhor caminho para a economia voltar a crescer, é preciso, por isso, reduzir este fardo, que vale 129% do PIB, não apenas por imposição do Tratado Orçamental, mas por necessidade, porque consome recursos aos privados. Mas, de que forma? A resposta, no manifesto, é envergonhada, mas clara. Reestruturação é apenas um eufemismo, o objectivo é outro, indizível, é trocar a reforma do Estado – a dita austeridade – por uma solução muito mais simples, leia-se, a mutualização europeia da dívida pública, que nos pouparia a novos e grandes trabalhos. Como se fosse possível regressar à normalidade pré-‘troika’.

O manifesto da reestruturação da dívida sublinha, claro, que Portugal deve cumprir, sem hesitações, as boas regras orçamentais, “de acordo com as normas constitucionais”, o que, para bom entendedor, quer dizer que o Governo pode fazer tudo, desde que não reforme o Estado, o sistema de pensões e o modelo de organização da Função Pública. Sim, pode fazer tudo o resto, até aumentar ainda mais os impostos.

Os subscritores do manifesto sabem que o Governo não tem feito outra coisa, desde que chegou, também porque falhou sucessivos objectivos. Já renegociou – isto é, reestruturou – o défice e a dívida, nos prazos e no preço. E quer, e vai, continuar fazê-lo, com os credores oficiais, mas também com os credores privados, por exemplo, quando o IGCP decide ir ao mercado recomprar dívida ou quando faz troca de dívida. Aliás, a análise da curva de pagamento da dívida quando começou o programa de ajustamento e o que existe agora é a prova de que já houve uma reestruturação activa, que não teve esse nome.

 

21 comentários leave one →
  1. joshua's avatar
    joshua permalink
    12 Março, 2014 09:00

    Setenta nomes para empatar Portugal e manter tudo como dantes só poderia representar conservadorismo no mau sentido, no sentido subversivo de uma Esquerda Conservadora, Isolacionista e Retrógrada. Pense-se nisto: pode um Soares ou um Freitas ou mesmo um Bagão e uma Manela ter um verdadeiro pensamento de futuro?! Não. Definitivamente não. Defendem, sim, uma nostalgia passadista de passado, de regresso ao passado, de receita com passado dentro, apenas porque no passado é que era bom para eles. Se o País nunca saía da cepa torta, nem crescia nem se equilibrava nem se punha a salvo de bancarrotas, isso era problema dos milhões de portugueses não incluídos nesses setenta. Eu acho o egoísmo muito feio. E ainda mais feio certas formas rebuscadas de capitulação, quando o pior e mais exigente de um Ajustamento passou.

    Gostar

  2. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    12 Março, 2014 09:41

    os gajos que endividaram os contribuintes querem que sejam os filhos e netos a pagar a dívida.
    pensava que o manifesto vinha informar os contribuintes que se propunham ser eles a cumprir o pagamento

    querem fazer mais dívidas.

    onde vão procurar os credores espalhado pelo mundo?

    Gostar

  3. Bento 2014's avatar
    Bento 2014 permalink
    12 Março, 2014 10:14

    A muitos dos ilustres assinantes do manifesto (gente do costume) devia ser exigido que pagassem (andaram com a mão na massa) uma boa parte da divida do próprio bolso. Contas á vista e cravinhos tipo cavilha de 12 polegadas neles.

    Gostar

  4. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    12 Março, 2014 10:22

    A Dra. Helena Matos agita papões, mas esquece-se de um pormenor fundamental num texto de opinião: provar o que diz. Quando remete toda a panóplia de personalidades para inconfessados objetivos de “esquerda”, tenta passar por cima do facto de homens como o Adriano Moreira ter uma vida de provas dadas que dispensam o juízo da Helena Matos ou de quem quer que seja. Quando remete as funções sociais do Estado para a “esquerda”, tenta que se “esqueça” quais foram as origens do Estado Social (e, tanto quanto sei, até tem formação em História) e o “pormenor” de que a resolução de conflitos sociais dentro do sistema é um objetivo de direita e não de esquerda. Afirmar que o caminho que levamos não paga coisa alguma, é do domínio da honestidade tão somente. Afirmar que o caminho que levamos reforma o Estado, é do domínio da mistificação e da desonestidade intelectual. Tentar substituir argumentos por rótulos hipoteticamente assustadores, é de domínios muito desagradáveis que a História regista, quer à direita, quer à esquerda.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      12 Março, 2014 12:23

      Concordo contigo mas, o artigo não é da Dra. Helena Matos. Este manifesto vem separar as águas e definir os campos de debate antes que os estarolas do governo levem a nossa terra para os golpes do Marechal Saldanha (seculo19) ou para os golpes de estado, quase diários do pós-1ª república(seculo20).Como vimos pela manifestação dos polícias o poder a qualquer momento cai na rua, isto anda tudo preso por arames , os créditos incobráveis continuam a aumentar e mais ou menos, metade da sociedade, não paga a horas. Duvido mesmo que, estejamos em crescimento. Dou de barato uns 0,0001 % de crescimento.

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Março, 2014 13:14

        Tem razão. Meias desculpas à Dra. Helena ( a outra metade deve-se à citação acrítica) e o meu agradecimento ao manuel.

        Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      12 Março, 2014 14:55

      Ó Trinta e três, e qual foi a origem do estado social?
      E na Europa do pós-guerra, além da “origem”, quem proporcionou a capacidade para que isso fosse possível.
      Ah, não se esqueça que a Europa socialista era para lá do Muro
      PS. Agradeço que considere diferença entre História e “estória”. Ou melhor: estórias… da corochinha

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Março, 2014 18:25

        Não deve ser comigo que está a falar. Porque, se bem percebo o seu comentário, limita-se a repetir o que eu disse.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Março, 2014 18:50

        Continuando a admitir que não se percebe bem o que quer dizer, convém ressalvar que, se quer dizer que foi a Alemanha a começar com o Estado Social, está redondamente enganado.

        Gostar

  5. LTR's avatar
    LTR permalink
    12 Março, 2014 11:11

    Da próxima vez que o PS chamar o FMI, desconfio que a direita vai deixar a execução do programa para os próprios e amigos. Nem se pode esperar outra coisa. Cada vez tenho mais vontade de os ver a governar.

    Gostar

  6. jo's avatar
    12 Março, 2014 13:08

    Infere-se no artigo que a política que está a ser seguida pela troika (este governo apenas o tradutor) vai conduzir ao pagamento da dívida,
    Mas a dívida não parou de aumentar desde o início do resgate e a diferença entre o que era previsto no memorando e o volume real da dívida já vai nos 30% do PIB.
    Dá para pensar se os nossos governantes não se quererão governar só a eles (ser o 4º homem da troika já deu um bom emprego … na própria troika).

    Gostar

  7. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    12 Março, 2014 13:31

    Eu por mim sou altamente a favor da reestruturação.
    Segurança social, aforradores nacionais, seguradoras e banca nacional (esses malandros), deviam perdoar pelo menos 60% da dívida.
    E segundo a antiga velha (Manuela F. Leite) se houver necessidade de aumento de impostos que venham eles.
    Agora a sério.
    Por mim estou pronto a fazer uma manifestação a favor da não saída da troika.

    Gostar

  8. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    12 Março, 2014 13:51

    Convém esclarecer que o escrevinhador não é o Presidente da Câmara de Lisboa, apenas tem nome igual. Trata-se de um conhecido freteiro, grande amigo do DOUTOR Relvas, que está incumbido de ir a todas, sempre que é preciso defender os rapazolas da (des)governação!

    Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      12 Março, 2014 15:03

      Zé da Povoa
      Ó diabo, então não o Costa da CML a escrever a coisa… e veja lá que até pensei: olha, vou-lhe dar os parabéns por ter conseguido botar uma ideia com nexo. É que além de trivialidades, nada mais conheço da criatura

      Gostar

      • Zé da Póvoa's avatar
        Zé da Póvoa permalink
        12 Março, 2014 15:10

        Acho natural que aqueles que parasitam nas bordas do pote não gostem que critiquem os seus pares. E neste caso o Costa freteiro!!!

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        12 Março, 2014 16:37

        O freteiro não conheço, conheço é o outro. A criatura que é a nossa esperança e que todos sabemos que ela sabe que sabemos que ele sabe da situação e qual a solução. Só que não diz

        Gostar

  9. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    12 Março, 2014 13:57

    Falemos em termos simples que toda a gente entenda: tres anos de austeridade nao fizeram diminuir a divida (pelo contrario ela aumentou). Ora continuando com a mesma receita e estando o Pais mais fragil, onde e que nos querem levar? Certamente que tera de haver no futuro uma re-estruturacao/perdao (em parte, pelo menos) para o Pais passar a produzir riqueza. Parece-me claro! Temos que ser realistas e nao e com vendedores de banha da cobra que o problema se resolve. Deixem a politica de lado e sejam verdadeiros patriotas.
    Sempre fomos pobres e nao agora que vao descobrir riquezas que nao foram encontradas ate hoje .

    Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      12 Março, 2014 15:09

      Beirãodossetecostados
      Eu não entendo. É que falou em termos simples para toda a gente entender e não entendi.
      Se toda a dívida escondida teve que ser somada à dívida pública, a dívida não aumentou… estava era escondida.
      Mas perca um bocado de tempo a ver a coisa
      http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        12 Março, 2014 16:10

        Caraca ó Tácio. Vc vai explicar o inexplicável a quem não sabe somar dois mais dois? O rapaz não conseguiu até agora somar os montantes de dois ou mesmo três défices que tivemos nos últimos anos à divida para conseguir chegar ao número que hoje é falado (129%). Se ele não entendeu até agora que foi posta na dívida uma parte daquela que já existia mas estava escondida nomeadamente das PPPs, imagine quando tiver de somar a “divida consolidada” das empresas públicas (cerca de 30% do PIB) e explicar ao rapaz que não é o escriturário da Damaia, nem o FMI nem as “políticas erradas da direita” que aumentaram a dita cuja.
        Mas isso é demais para a camioneta dele.
        Na incapacidade de carregar a areia, preferem varrê-la para debaixo do tapete e dizer que não existe.

        Gostar

      • Tácio Viriato's avatar
        Tácio Viriato permalink
        12 Março, 2014 16:48

        Ó Tiradentes, mas estamos a dever as PPP? Ora porra, desde quando? No próximo Domingo vou assistir à RTP para ver se o homem denuncia a coisa.
        Ao saber quem assinou a proposta de reestruturação – já depois de ver um porco a andar de bicicleta – devido à dívida (que apareceu numa noite de nevoeiro) ser impagável, ,já nada me espanta

        Gostar

Indigne-se aqui.