Uma história exemplar da parolice nacional
Estávamos em 1998, Fernando Gomes presidia à Câmara Municipal do Porto, Manuel Maria Carrilho reinava como ministro da Cultura e Manoel de Oliveira ia fazer 90 anos. Para aquelas almas profundamente imbuídas de paixões culturais nada melhor do que fazer erguer um monumento de betão – mas com pedigree cultural, pois o desenho seria de Souto Moura – com o pomposo nome de “Casa do Cinema”. Escolheram a melhor e mais refinada zona da cidade do Porto – a Foz, como não podia eixr de ser – e lá ergueram as paredes do que seria a futura residência do cineasta (seria ele um sem-abrigo desconhecido?) e, ao lado, as arrecadações para guardar o seu espólio.
A obra levou uns anos a fazer – afinal Portugal nunca deixaou de ser Portugal – e, quando ficou pronta, a câmara não se entendeu com o cineasta. A lindas paredes ficaram ao abandono, ninguém parece ter estado muito incomodado, os anos passaram, tudo se foi degradando, e entretanto Manoel de Oliveira somou mais dez anos, tornou-se centenário, nunca achou que tivesse de mudar os tarecos para um casa nova e acabou a entender-se com a Fundação de Serralves, onde entretanto está a surgir outra casa Manoel de Oliveira, esta da autoria de Siza Vieira (noblesse oblige).
Chegamos assim ao ponto de, dez anos depois, o “betão cultural” que custou mais de dois milhões de euros – não se indignem já, foi para “investimento”, ainda para mais um “investimento cultural” – ir agora à praça por apenas 1,5 milhões.
É o que se chama uma história exemplar da saloice nacional, do encantamento parolo com certos “símbolos da cultura” e da leviandade com que se gasta o dinheiro dos contribuintes. Ao menos que corra bem o leilão.


É só mais um escândalo da era Fernando Gomes à frente dos destinos da Invicta!
Cada Povo e neste caso cada Cidade, tem os governantes que merece…
E estes “iluminados”, em vez de estarem na cárcere ou a fazer serviço comunitário, como forma de expiação dos seus “erros”, são promovidos a altos cargos de gestão, com ordenados e benesses a condizer!!!
Afinal os saloios somos nós…
GostarGostar
Total incompreensão pela ‘enorme sensibilidade’ socialista!
Ela é social, ela é artística, ela abarca o universo…e há sempre vida para além do orçamento!
GostarGostar
Isto é transversal a toda a fauna política , muitas câmaras direitolas encheram o país disto e de coisas ainda piores.
GostarGostar
Manuel. A direita por cá é soci@lista.
GostarGostar
Pena este edifício estar localizado na “imbicta”, em vez da capital.
Seria mais divertido, na véspera do leilão, ver os telejornais a abrirem com directos a mostrarem a ilustre Canavilhas acorrentada às caixilharias…
http://jornalismoassim.blogspot.pt/
(ninguém vai dar 1,5 milhões pelo imóvel. E, quando alguém o adquirir por 990.000, os telejornais vão abrir com os indignados crónicos a falarem de “favores aos amigos”… Portugal at it´s best)
GostarGostar
Infelizmente a capital fervilha por casos deste tipo. Muitos nem surgem na imprensa.
Por toda a a baixa assiste-se a uma suposta “reabilitação urbana” onde o que eram edifícios devolutos passaram a ser negócios de boys. Fora inúmeros casos idênticos a este, onde o mais mediático talvez seja o do Pavilhão Atlântico que por tuta e meia passou para as mão do genro do Cavaco.
GostarGostar
É isso.
GostarGostar
Tenho poucas oportunidades de dar razão a JMF, mas desta vez tem de ser. 😉
GostarGostar
quidado que o Carrilho ainda te parte a cara toda….
GostarGostar
JMF: certo!Coisas do género são milhares e depois a culpa é da Merkel!Muitas obras ,não digo que fosse esta,eram feitas para receber as comissões ,por isso a corrupção foi determinante na nossa falência.
GostarGostar
É isso é .
Pois, é a Merkel quer viver a nossa custa e o do nosso trabalho .
GostarGostar
O problema não esteve na construção do edifício, mas no seu modelo de gestão em que Manoel de Oliveira não chegou a acordo com Rui Rio.
Por outras palavras, a mudança de presidente da Câmara alterou o modelo de gestão que a autarquia pretendia e Manoel de Oliveira terá respondido:
“Vão para lá vocês.”
GostarGostar
E que tal transformá-la na Casa do BENFICA?
Será que Pinto da Costa levará a mal?
GostarGostar
E entretanto o que fez o presidente seguinte, Rui Rio, nos anos em que esteve à frente dos destinos do município? Esclareceu o que se passava?Tomou decisões quanto a isto? “ninguém parece ter estado muito incomodado”. Pois claro.
GostarGostar
É isso é
GostarGostar
Este cineasta há 40 anos que funciona como a Caixa da Esmola.
Existe uma tribo de actores, atrizes, argumentistas, electricistas, malabaristas e outros artistas, incluindo, pelos vistos, arquitectos e construtores civis – que vivem, alguns em exclusividade, dos diversos orçamentos que a marca Manoelina consegue sacar ao erário público.
Ultimamente, o titular da marca aparece numa cadeira de rodas, supostamente a “realizar” e a “dar ordens”.
Ainda veremos o desgraçado do velhote ligado às máquinas no hospital e a corja que sempre viveu à sombra da marca a fazer filmes de autor manoelino devidamente subsidiados pelo Iva e pela factura da sorte.
Era bom que se apurasse quanto é que a marca Manoel de Oliveira já sacou ao Estado durantes estes anos todos, para ser premiado em festivais internacionais onde o juri é formado, também, por aqueles actores e produtores italianos e franceses que, ciclicamente passam pela produção de outros filmes manoelinos recebendo., nessas ocasiões, os respectivos cachets.
“Vamos lá dar mais uma palma de ouro ao manoel, que os tugas querem é ser premiadose ser os melhores do mundo, para abrir os cordões da bolsa com mais vontade”.
Ou seja, a Caixa da Esmola chamada manoel de Oliveira até mastroianis tem andado a sustentar.
GostarGostar
é isso é
GostarGostar
nem mais! (e exclente post de JMF)
GostarGostar
Muito obrigado por dar notoriedade a isto.
Alguns pontos.
Como é possível que tenha custado dois milhões de euros?
Quanto se pagou a Souto de Moura para desenhar “A Casa”.
De quem era o terreno?
Quem construiu?
E mais importante que tudo.
Não é possível responsabilizar ninguém por este espatifar de dinheiros públicos?
Não.
Bom sendo assim merecemo-los.
GostarGostar
Esclarecimento: Fernando Gomes, foi cumprir pena. Na GALP.
GostarGostar
Coitado.
Um castigo injusto depois das profundas reformas que fez quando foi Ministro da Administração Interna entre as quais a obrigação de tirar licença para usar “capachinho”.
GostarGostar
.
.
No mesmo cestão com tantos ovos e cestinhos, com que fazem as omoletes para o ‘breakfast da Future Life” dos nossos filhos e netos, estes é que dizem.
.
.You Won’t Believe The Method That Common Core Is Using To Teach Our Kids Subtraction
http://thetruthwins.com/archives/you-wont-believe-the-method-that-common-core-is-using-to-teach-our-kids-subtraction
.
Sobre, reservo a minha opinião. Avancem os defensores, ainda não estou convencido nem duma coisa nem doutra.
.
(creio que por nomearem Gates, eles mesmos da terra dele que se supoe serem Capitalistas, seria outra parolice nacional varrer para debaixo do tapete)
.
GostarGostar
se isto fosse um país sério
tipo anglo-saxónico
esses dandys politico-kuulturais
seriam FINANCEIRAMENTE responsáveis
por essas aberrações
ainda por cima são esquerdóides
ou seja
vivem dos impostos de quem trabalha………
GostarGostar
Parece que não conhece os Anglo Saxónicos. São piores que nós.
GostarGostar
além de arcaica
mentirosa
assassina
e embusteira
a esquerdalhada gosta de se fazer coitadinha
vítima da Terra ser redonda.
ALLENDE (rodeado-cercado de guarda costas cubanos…)
foi assassinado por ordem de FIDEL
para fazer dele um herói ás mãos do fáááchiiismo do Pinochet.
esse embuste correu mundo e fez-se VERDADE!!!!!!
foi denunciado por ex polícias politicos do Fidel que fugiram a tempo de ser fuzilados como traidores
tb no brasil essa escumalha esquerdóide inventou assassínios
que agora se desfazem……coragem de dilma sem dúvida……..
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ex-presidente-brasileiro-juscelino-kubitschek-afinal-morreu-em-acidente
lá dizia o lenine
ACUSAI OS OUTROS DAQUILO QUE VÓS FAZEIS……..
GostarGostar
Um mamarracho digno de “cova da moura”.
O leilão devia ser feito quanto ao preço a pagar à empresa demolidora
GostarGostar
Ultimamente estou carregado de vernáculo, mesmo à Porto… Bimbos do c***lho!!!! Estes filhos da p*t* não são “chamados à pedra”?
É só a conversa da direita e do 25 e o c***lho… Ide-vos f*d*r!!! Filhos de uma grande p*t*!!!!
GostarGostar
Boa, Eleutério. Finalmente alguém diz o que sempre me apeteceu dizer, mas nunca tive coragem. 🙂
GostarGostar
Dude, you have issues.
GostarGostar
A casa vai à praça por 1, 5 milhões.
Como ninguém a irá licitar ela voltará a praça por metade do valor.
Ainda vai cair nas mãos de um ex-PM.
GostarGostar
Ou museu do artesanato.
GostarGostar
Lembro que, apesar de não deixar de ser saloia, a motivação da maioria dos politicos são estas acções comerciais, concretizadas em contratos ilegitimos e em certos casos fraudulentos, mas “legais” entre as diversas instituições estatais e empresas privadas ou particulares. São aos milhares os exemplos em que os muitos politicos agem como gestores comerciais para fechar este tipo de negócios em que o estado sai sempre a perder, obviamente! As histórias da não exclusividade de deputados, desvio orçamental e divida publica crescente são apenas exemplos claríssimos deste tipo de actuação e seus resultados.Qualquer empresário sonha em ter um politico (com cadeira no estado) como sócio, administrador, parceiro, gestor “comercial”, etc. Neste sentido, não nos podemos esquecer que a motivação principal da maioria dos politicos em funções é a COMERCIALIZAÇÂO DE BENS E SERVIÇOS de empresas das suas relações, com vantagens pessoais directas ou indirectas. As formas de actuar são muito diversas e imaginativas.Chamar a estes saloios ou incompetentes pode desviar a atenção para o principal problema, pois são tecnicamente competentes e comercialmente eficazes
GostarGostar
e foi assim que se chegou a responsável pelas relações comerciais de uma empresa farmacêutica para a América latina (Brasil)?
GostarGostar
Muito interessante. Porém, noto neste post (e sobretudo em alguns dos comentários ao post) alguma irritação com os custos da cultura que me parece ser algo populista. Nota: também eu me indigno com uma decisão que acabou por ser estúpida e que custou ao erário público a avultada quantia de 500,000 EUR. Mais, nem sequer julgo que um realizador com o nome que Manoel de Oliveira necessitasse de “esmolas” ou subsídios… Todavia, numa discussão séria, é importante relembrar – para relativizar um pouco os valores – que, apenas como exemplo, a perda para o Estado no caso do BPN – e apenas nesse caso – ascendeu a 2700 milhões de Euros!! Seriam precisos 5400 cineastas centenários a receberem casas destas para criar uma perda igual à do BPN… 🙂
GostarGostar
Excelente, Paulo Barreira!
GostarGostar
Parabéns, Paulo Barreira!
GostarGostar
Um milhão e meio?! Que é isso? Então e os milhões de milhões da herança Gulbenkian que são derretidos com funcionários, administradores e programadores de merda nenhuma? Sabeis que 80% dos rendimentos desse outrora ministério da cultura são torrados com pessoal? E que pessoal? Do caralho da Gulbenkian lisboeta ninguém fala porque interessa a todos, aos ‘jornalistas’ tipo hm, aos políticos tipo ruivilar, aos académicos tipo prof da fduc, aos banqueiros tipo cenas do rei artur, aos panascas todos que ainda é a único público que a coisa tem.
GostarGostar
O estádio do Boavista dava para construir quantas destas? ou o de Aveiro? ou o de Leiria?
Há que ter prioridades.. Cultura ou circo (o romano, claro)?
Quanto à argolada é a meias. Se bem me lembro foi o executivo seguinte que cancelou o protocolo.
GostarGostar