A deriva de Mário Soares
23 Maio, 2014
Soares jura que vai votar no PS. Mas está ao lado de Alexis Tsipras num cartaz da campanha europeia da esquerda radical.
Tema para a minha crónica no Observador: Ao aparecer num cartaz do Syriza, Soares colocou-se ao lado da esquerda que recusa o Tratado Orçamental, uma esquerda que está fora do consenso europeu.
14 comentários
leave one →


da alternativa da Deco
http://psicanalises.blogspot.pt/2014/05/da-empresa-que-deco-apresenta-como.html
GostarGostar
Ele está danado porque já não lhe dão votos.
GostarGostar
Já antes nos tempos que pelos vistos se vão afastando alguém dizia que quem não está por nós está contra nós….não sei bem qual a questão da foto nem tão pouco o apoio que é dado por Soares ao Syriza, mas sei o que importa que é Mário Soares foi um dos principais senão o principal obreiro da entrada de Portugal no tempo CEE,, sei que Soares foi desde sempre um dos defensores da consolidação da Democracia e da Liberdade em Portugal quando era difícil ser antes e após Abril, sei também que o caminho agora traçado na Europa de desregulação, e sem solidariedade entre os respectivos povos, não foi o objectivo que nos levou a querer a adesão plena de direitos e deveres a esquerda moderna não pode ser refém das politicas impostas pelos liberais tem que ter valores em que a política tem que se sobrepor à ditadura dos mercados, e onde a UE seja um lugar solidário com seus povos onde as regras aplicadas a uns sejam também aplicadas a todos os demais……. Assim pasmo como o JMF (que conheci em tempos difíceis) põe em causa a intenção de quem coerentemente tanto deu ao país e à democracia
GostarGostar
Porque é que o Mário Soares foi o”principal obreiro da entrada de Portugal na CEE”, se quem fez a maior parte das negociações foi o governo da AD e que depois foram terminadas pelo governo do Bloco Central, pela mão de Álvaro Barreto? É mais um mito como o do António Arnauth ser o “pai do serviço nacional de saude”. O homem só foi ministro durante oito meses!
A Europa nunca negou a sua solidariedade para com os países mais pobres como Portugal, e a prova são os 100 000 milhões de euros que para cá mandaram a fundo perdido desde 1986. O entendimento sobre o que é “solidariedade”, é que difere. Os europeus acham que se deve dar canas de pesca e ensinar a pescar os que têm fome, em vez de lhes dar o peixe; a esquerda portuguesa acha que lhe devem mandar para cá o peixinho fresco, porque dizem que os portugueses não têm de pescar o peixe que comem. Por isso, tivemos três bancarrotas em 37 anos!
GostarGostar
Nem a propósito: se vem no Expresso, é porque deve ser verdade:
http://expresso.sapo.pt/especiais/EstudoEuropeu/index.html#2
GostarGostar
É Mentira! O pobre do doutor Mário Soares está convencido que está em amena cavaqueira com o seu amigo Mitterrand…
A idade não perdoa…
GostarGostar
Mário Soares, de longe, o melhor e mais reconhecido político português no mundo.
E a Direita provinciana e mesquinha que temos não lhe perdoa tal dimensão.
GostarGostar
Mário Soares tem tanto prestigio no estrangeiro, que nem conseguiu ser eleito presidente do Parlamento Europeu quando os socialistas estavam lá em maioria, tendo sido derrotado por uma dona de casa que ninguém conhecia e de que nunca mais se ouviu falar. No tempo do “mon ami” Miterrand, Soares era conhecido no Palácio do Eliseu como “l’emmerdeur”. Ninguém lhe ligava puto!
GostarGostar
Ele sabe que o Tratado Orçamental significa o prolongamento do toikismo por mais 20 anos. Mas isso não é sustentável por tanto tempo.
GostarGostar
e se o senhor jmf fôr fotografado ao lado do ronaldo passa a ser do real madrid? e a esquerda “radical” sao aqueles que poêm “bombas” ou a direita “radical” sao aqueles que “roubam” pensoes aos refomados? e o lider do actual governo é aquele que mente para chegar ao poder,acabando por nao cumprir uma unica “promessa” que tinha feito na campanha? e sera isso “radical”? enfim uma “cronica de mà lingua” contra o dr.soares e mais nada..
GostarGostar
Parece que não o conhecem.
Desde que seja para aparecer em lugar de destaque ele até se deixava fotografar com o Rui Mateus.
GostarGostar
Mário Soares é socialista, ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da República. Vale a pergunta: um homem com este peso decide actuar como um syriza, e, como tal comportar-se como uma pessoa respeitável? Soares, para todos os efeitos, é um homem de Estado, e os homens de Estado não se podem comportar como chefes de facção, como líderes de milícia de forças antidemocráticas.
O direito à crítica e o direito de fazer oposição é uma prerrogativa das democracias. Mas comportar-se e colocar-se ao lado de forças que nada têm de democráticas, é revelador de uma criatura sem carácter capaz de tudo desde que isso lhe seja vantajoso de alguma forma. Soares não tem valores inegociáveis, tudo depende do que lhe serve ou não. Esta criatura não tem compostura nem respeito por quem lhe paga o salário, que somos todos nós.
Dedico a Mário Soares a tirada monumental de Antero de Quental para Castilho
“Levanto-me quando os cabelos brancos de V. Exa. passam diante de mim. Mas o travesso cérebro que está debaixo e as garridas e pequeninas coisas que saem dele confesso, não me merecem nem admiração nem respeito, nem ainda estima. A futilidade num velho desgosta-me tanto como a gravidade numa criança. V.Exa. precisa menos cinquenta anos de idade, ou então mais cinquenta de reflexão. É por estes motivos todos que lamento do fundo da alma não me poder confessar, como desejava, de V.Exa. nem admirador nem respeitador”
GostarGostar
“…colocar-se ao lado de forças que nada tem de democratico…” estara a referir-se aos “valores da democracia” da troika psd/cds que vive da mentira sistematica? o voces sabem fazer ,direita,é apenas dizer mal,ofender.mais nada…
GostarGostar
Coitado do merdas-pai.
Merecia um cenofátio em forma de penico – no cemitério dos cães.
GostarGostar