o que quer josé sócrates
O que quer José Sócrates ainda da política, mais concretmente, o que espera ele do PS liderado por António Costa?
Quando abandonou o governo, estou certo que esperava, um dia, antes do final da legislatura, regressar à chefia do partido que lhe virava as costas no momento da sua derrota. Era ainda muito novo, tinha uma considerável experiência acumulada e um conhecimento de fundo da política portuguesa e do seu partido, e, sobretudo, sabia que o estado em que deixava o país levaria o governo seguinte a um desgaste de imagem imenso na opinião pública, que poderia reescrever a história, a do seu governo, principalmente, e fazer dele, de novo, uma esperança para os sacrificados portugueses.
Foi nisso que jogou todas as fichas no seu regresso a Portugal e à política, donde verdadeiramente nunca se afastou, vigilante, como sempre esteve, de tudo o que se passava no PS, por onde deixou muito bem posicionadas as suas viúvas e órfãos. Ele não contava, todavia, nem que a maioria das pessoas tivesse entendido as responsabilidades que lhe cabiam nos sacrifícios porque estavam a passar, menos ainda que o PS lhe oferecesse resistência ao seu eventual regresso, sendo que essa hostilidade não lhe vem apenas do Secretariado: vem também do próprio António Costa, que ele diz agora apoiar.
Por isso, o que quer agora José Sócrates de António Costa, que Seguro não lhe tenha dado ou pudesse vir a dar? A satisfação de humilhar quem o humilhou na noite da sua derrota eleitoral? É pouco. A alegria de ver o PS regressar ao poder com outra liderança que não a sua? Iria contra a sua própria natureza. Algum cargo público, nacional ou internacional, algum prebenda que lhe tenha sido prometida por Costa e ignorada por Seguro? É dificilmente credível que o primeiro lhe tenha feito já promessas que o segundo tenha declinado nos três anos que leva à frente do PS. Uma genuína intenção de ajudar Portugal a sair dos momentos difíceis em que tem vivido? É hipótese que nem se põe.
Assim sendo, não há explicação lógica para o entusiasmo com que Sócrates abraçou a candidatura de Costa, que, a ser ganhadora como todos esperam no PS, o poderá inclusivamente relegar, de vez, para a história e o passado do partido, se mais não houver ou, pelo menos, se mais não houver na cabeça de José Sócrates.
Por conseguinte, seria interessante entendermos o que une estes dois homens, para podermos perceber verdadeiramente ao que vem António Costa e para onde quer ir o anterior líder socialista.

“…para podermos perceber verdadeiramente ao que vem António Costa e para onde quer ir o anterior líder socialista.”
O bandalho socas quer protagonismo, é o que o move em primeiro lugar, um verdadeiro palhaço. O gungunhana quer torrar dinheiro, que é isso que faz na câmara de Lisboa.
GostarGostar
Nao sei porque me pareceria bem mais que interessante a pragmática opiniao do Rui A. ( neste preciso momento) sobre o que quer Passos Coelho…:)
GostarGostar
Temo que seja muito pior do que possa imaginar, mas é bom que se façam perguntas, porque aquilo está podre e quem vai pagar somos nós quando o FMI voltar, porque com estes vai voltar e não vai ser como desta vez. Curioso é que já há muitos comentadores da esquerda a dizer mais ou menos abertamente na TV que o PS corre sérios riscos de perder as legislativas, e que nunca o diriam há um ano. Basta aparecerem mais galambas a mostrarem o que aquilo de facto é, e a coisa afunda mesmo.
GostarGostar
Quer derrotar a dupla Passos &Portas.Com Seguro ,PSD e PP ,em conjunto ou separado ,ganham as eleições.E depois? Seguro é vice? Ou será Marinho Pinto o vice?Penso que devemos ser exigentes com o governo e deixar as lutas do PS .As dificuldades futuras são imensas ,vi agora o quadro de juros até 2018 e o quadro de amortização da dívida do estado até 2016 ,e é qualquer coisa de pavoroso.Os grandes partidos precisam de líderes credíveis com capacidade de dar esperança e com força para solicitar renegociações ,definir estratégias para um país solvente ,friamente ,como estamos ,não somos viáveis.
GostarGostar
Para mim o que o Sócrates quer mesmo é uma tábua de salvação que lhe permita passar impune à situação em que colocou Portugal com a sua governação.
O Sócrates deseja ardentemente que o PS ganhe as próximas eleições legislativas porque isso já lhe daria mais uns anos para que os portugueses esquecessem o efeito do seu governo.
Para o Sócrates qualquer líder do PS lhe serve desde que possa ganhar as próximas eleições. Ele agora até aceitava que fosse um líder sério e competente, o que é altamente improvável no seu partido .
O Sócrates está cheio de medo.
GostarGostar
“… seria interessante entendermos o que une estes dois homens, para podermos perceber verdadeiramente ao que vem António Costa e para onde quer ir o anterior líder socialista”.
Excelente pergunta, Rui A..
A. Costa ganha -ou perde- votos dentro do PS, e no País, com semelhante apoio(!), de Sócrates?.
Deveria A. Costa claramente renegar esse abraço do urso (víbora?) ou não?.
Sócrates está ainda (por quanto tempo?) a tentar por-se em bicos dos pés. É feitío.
Dentro do PS tem ainda uma pequenina corte, muito pouco convicta. E receosa. O bonzo-mor (re)classificou os ex-PM como um perdedor….
No País continua a ser um exótico artigo, que vende … mas só em comunicação social.
O eleitor comum já percebeu, na carteira, o verdadeiro autor da austeridade. Sócrates é cada vez mais malquerido. E custa-lhe perceber que já não é um ganhador. Apenas uma “mulher com barbas”, um devertimento, e cada vez menos um politico (re)desejado.
O tempo é dos ainda “impolutos” A.Costa e J. Seguro.
GostarGostar
“Deixou ” — as suas viúvas e órfãos” . Órfãos conheço muitos , agora viúvas?
Não faço a mínima ideia…
GostarGostar
o que quer jose socrates é o que queremos todos,derrotar um governo “fora da lei” que vive para colocar toda a culpa no TC,ou no socrates,para disfarçar a extrema incompetencia de um governo que mente e que nao resolveu o problema da divida:a divida aumentou,nao diminui,é bom lembrar
GostarGostar
João: concordo ,agora ajuda-me ,qual a alternativa e com que políticas?
GostarGostar
a alternativa onde alguns ficam muito mais ricos e a esmagadora maioria muito mais pobre é a mesma questao que se poêm num pais do terceiro mundo,ou seja segunda a forma de pensar do governo,tambem nao ha alternativa para a namibia,laos,ruanda,costa-rica,etc,ou seja vivam na pobreza e pronto…
GostarGostar
Adormeci a acordei com a TSF a falar de José Sócrates. Abro os jornais do dia e fala-se de José Sócrates. Penso: “Vou ao Blasfémias arejar, lá falarão de Seguro e Costa”. Engano eu: o tema é José Sócrates. Não posso mais.
GostarGostar
Este “post” é revelador do que foi ontem afirmado pelo
“entertainer” da TVI, tão simples como isto; foi um murro
no des-governo, seguido do chumbo do T.C.!
A lenga lenga está a ser rejeitada pelo bom Povo, a in-
vocação sistemática do “malévolo” Sócrates já não resul-
ta pois apesar da sua grandeza, ele não causou tudo o
que se passa e, tem passado em Espanha, França, Itália e
por aí afora … há um grave problema por resolver na Euro-
pa que se prende com o euro e as políticas erráticas seguidas!
Querer fazer qualquer comparação das “alforrecas” que nos
desgovernam com o fantasma de José Sócrates é um exercício
abaixo do pífio!!!
GostarGostar
Caros Blasfemos, Sigam a imensa tralha socrática, que o inspirador lá deixou plantada nas “estruturas” (ps, assembleia..), e que não podem arriscar que o seguro chegue “vivo” às próximas eleições…Quanto ao “agente disponível do momento” apenas uma pergunta…então e a capital? como fica?
Abr,PB
GostarGostar
Ca se fazem, ca se pagam! O normal nas relacoes humanas. Se deixou viuvas e orfaos, tambem deixou muitos bastardos e caes de fila que raivosamente lhe tem mordido as canelas, mas sempre pelas costas!
GostarGostar
Ao que vem costa e para onde quer ir o *#&% – não sei…
Mas gostava, gostava muito que fossem pro….Paraíso? 🙂
GostarGostar
Esse quer ir para PR, para completar o curriculo e ficar para a história da carochinha…
GostarGostar
Querem é lulas.!!
GostarGostar