Salário mínimo, pontos focais e incentivos
25 Setembro, 2014
Sobre a possibilidade de o desconto na TSU constituir um incentivo para as empresas não subirem salário (ver aqui, aqui e aqui), sugiro que primeiro se veja qual é o efeito do salário mínimo na distribuição de salários, mesmo sem descidas especais de TSU.
Note-se que:
- O salário mínimo é um ponto focal, contribuindo para arrastar alguns salários para baixo. Facilita e dá poder de negociação à empresa. Facilita também a cartelização do mercado de trabalho, dando poder às empresas.
- Incerteza sobre legislação laboral leva os empresários a manter salários no SMN para não serem surpreendidos por custos imprevistos. Ou benesses imprevistas das quais não podem beneficiar se aumentarem prematuramente o salário. Esta descida da TSU é uma dessas incertezas. Os principais efeitos já estavam incorporados nas expectativas dos agentes.
- Incerteza sobre o valor e a data de aumento do SMN leva os empresários a serem conservadores nos aumentos salariais.
- Se existir uma pressão para aumentar o salário, os empresários preferirão pagar remunerações extraordinárias que podem ser revertidas quando o SMN aumentar.
- Uma fracção importante das pessoas que ganha o salário mínimo está a ganhar acima do seu valor de mercado pelo que o desconto na TSU é na realidade um incentivo para que mantenham o emprego (sendo ridícula a hipótese de serem aumentados).
2 comentários
leave one →


“Uma fracção importante das pessoas que ganha o salário mínimo está a ganhar acima do seu valor de mercado pelo que o desconto na TSU é na realidade um incentivo para que mantenham o emprego (sendo ridícula a hipótese de serem aumentados).”
Sugiro a erradicação pura e simples, das pessoas que ganham acima do seu valor de mercado!!!
GostarGostar
Esqueça lá o ponto focal que é uma prestidigitação estatística: qual a evolução da percentagem de recebedores do SMN e qual a sua correlação com evolução da média e/ou moda, e eventual implicação em e da taxa de activos? Essa é que seria o eventual corolário do que aqui se propõe postular em teoremas de exegese, ou seriam o desmontar de falácias estatísticas? Não me revejo num regime que precisa de estatuir o SMN, mas não vivemos no regime em que me revejo e para lá chegar precisamos de algumas concessões, penso eu.
After all u’r not alone
GostarGostar