Antecipação das eleições
20 Outubro, 2014
Podemos parar de fingir que o que está em causa não é a gestão do ciclo eleitoral? É óbvio que a oposição quer as eleições o mais perto possível do pico da austeridade e o governo quer o contrário. Acontece que as regras são conhecidas desde o início do jogo e nenhum governo arrisca medidas difíceis se não puder gerir os timings. Sem garantias mínimas de que os calendários eleitorais são cumpridos todos os governos passam a governar para o curto prazo.
17 comentários
leave one →

Mas, anda alguém a fingir!?…
GostarGostar
Recomendo a leitura atenta do artigo do Pacheco Pereira no público de sabado.
GostarGostar
Não pago para ler o publico desde que um amigo me passou a enviar por e-mail as croniquetas do VPV. Às vezes valem a pena.
GostarGostar
os esfomeados vorazes não aguentam mais tempo de jejum
GostarGostar
É impressão minha ou António Costa está a tentar escolher a data das eleições legislativas como escolheu a queda de Seguro? Certamente, não tem nada a ver com o facto de a troika ter acabado de sair. Tudo coincidências. Convenientes, claro está.
Ou entãao o António Costa não tem mesmo nada a ver com isto. Calhou. 🙂
GostarGostar
Assim de repente, lembro-me de cinco eleições legislativas em outubro, ou muito perto disso: 1985- 6/10; 1991-6/10; 1995-1/10; 1999-10/10; 2009-29/9; em 1987, 2002 e 2005 as legislativas aconteceram fora desta época, porque os governos caíram. Em 85, 99 e 2009, o PS estava no governo e não me lembro de no largo dos ratos terem falado em antecipar as eleições. Tá bem, mudam-se os tempos mudam-se as vontades, mas confesso que já tou um bocado farto de cata-ventos.
GostarGostar
Gestão do curto prazo (?) numa das mais longas legislaturas do regime?
Orçamentos de em Outubro e aprovação nos últimos dias de Dezembro?
É assim nas empresas?
Ou nos USA, salvo erro com dois anos de antecedência?
Ciclos eleitorais ‘imutáveis’…como a Constituição?
GostarGostar
Esse argumento era válido em 2009? Não me lembro de alguém o ter defendido.
Mas se o problema é a aprovação do orçamento, suponho que concorda comigo que as eleições podem ser adiadas para Março de 2016.
GostarGostar
As vacinas devem ser administradas com todas as doses até ao fim. Para que o povo se lembre de quem o colocou na bancarrota através de uma “enorme carga fiscal” durante os próximos 20 anos, o governo deve permanecer até ao último dia. Assim o povo fica vacinado com todas as doses…
GostarGostar
“Quem colocou [o pais] na bancarrota” foi o governo anterior, do Partido Socialista. Por isso é que foi de calças na mão pedir a ajuda da Troika.
“A enorme carga fiscal” foi precisamente um expediente que o governo actual teve de utilizar para fazer face à bancarrota (estando ainda por cima limitado pelo Tribunal Constitucional quanto à redução da despesa publica). Por sinal, por exigencia, com o acordo, e até com o encorajamento para se ir mais longe, por parte da Troika e restantes credores.
Actualmente, as dificuldades ainda são grandes mas o pais ja não esta na bancarrota : os déficits orçamentais baixaram, os juros da divida baixaram para minimos historicos, a divida começou a estabilizar, a balança comercial equilibrou, a economia volta a crescer (mesmo e apesar do baixo crescimento da Europa), o desemprego esta a baixar rapidamente, a competetividade das empresas e da economia aumentou, etc, etc.
A “vacina” não foi errada.
Ja agora, convém ainda lembrar que a “carga fiscal” ja era “enorme” antes da crise e da bancarrota. O que é grave é que, numa altura em que ainda existiam condições e margem para começar a diminuir impostos, fez-se precisamente o contrario e utilizaram-se as receitas adicionais para aumentar ainda mais as despesas!…
Eu sei que a memoria do povo é curta … Mas fazer dos outros parvos é abusar !!
GostarGostar
Louvo-lhe a paciência de explicar isto aos que querem sacudir a água do capote.
GostarGostar
Pico de austeridade?
Ainda nem começou.
GostarGostar
” É óbvio que a oposição quer as eleições o mais perto possível do pico da austeridade ”
Miranda,
Quer com isto dizer que a autoridade está a chegar ai fim????
GostarGostar
Março 2006? Why not?
De acordo.
GostarGostar
Aliás 2016, meados de Março, of course.
GostarGostar
Está montado o circo, nos timings do maior interessado: o idiota António. E com a trupe toda a ajudar: os que se dizem a favor e os que afirmando estar contra inflam a discussão e as proporções do assunto. O que é um idiota útil?!
GostarGostar
Eleições antecipadas? O Passos está firme no governo. Já despachou o dono disto tudo, o tal que em 2011, entrou num conselho de ministros, para informar que havia decretado o fim do crédito bancário ao Estado.
GostarGostar