Saltar para o conteúdo

Indignação obrigatória do dia

6 Novembro, 2014

Dizer mal de Angela Merlel por causa das suas declarações sobre o número de licenciados em Portugal. Por mim podem existir em Portugal os sociólogos, antropólogos e especialistas em relações internacionais que aprouver a quem se sinta com vocação para tal desde que depois não venham reivindicar ao contribuinte emprego nessas áreas ou o estatuto de eternos bolseiros.

33 comentários leave one →
  1. zazie's avatar
    6 Novembro, 2014 11:16

    Mas é claro que foi um vexame para um país. Disso é bom que não haja a menor dúvida.

    O problema é ter-se chegado a esta posição de inferioridade e permitir que o diga por até ter razão no que diz.

    Gostar

  2. António Parente's avatar
    6 Novembro, 2014 11:22

    Muito bem.

    Gostar

  3. ocamareiro's avatar
    6 Novembro, 2014 11:54

    Acredite que ninguém quer ser eterno bolseiro, querem ser tratados como aquilo que são: cientistas, conhece algum? daquelas pessoas chatas que questionam tudo e fazem o mundo andar para a frente…. E licenciados também são engenheiros, e médicos, e professores..

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      6 Novembro, 2014 16:45

      “ninguém quer ser eterno bolseiro” – Então porque é que são ?

      “pessoas chatas que questionam tudo e fazem o mundo andar para a frente” -.Então porque é que não andamos para a frente ?

      Gostar

  4. António Lamas's avatar
    António Lamas permalink
    6 Novembro, 2014 11:59

    E não é verdade?
    Começando pela comunicação social, nunca houve tantos “doutores” como agora e veja o resultado. Que me lembre os Grande jornalistas não precisaram de cursos de C.S. para nada. Alguns andaram e fizeram cursos superiores e se calhar por isso é que sabiam o que faziam. Agora um “doutor” em C.S. sabe o quê?
    Nos cursos técnicos é ainda pior. Alguém arranja um engenheiro para reparar um cano, ou uma tomada elétrica?
    Quem destruiu os cursos técnicos intermédios?

    Gostar

  5. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    6 Novembro, 2014 12:27

    Politólogos. Nunca vi tantos e tão requesitados.
    Ah, já me ia esquecendo de bloggers.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      6 Novembro, 2014 16:48

      mas os bloggers – excepto os funcionários assalariados do PC em funções expressas para o fim – não são profissionais, nem vivem do erário público…

      Gostar

      • Carlos Dias's avatar
        Carlos Dias permalink
        6 Novembro, 2014 17:40

        OK. Mas já vi bloggers.
        Eles existem !!!

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        7 Novembro, 2014 12:33

        existem porque querem existir.
        É diferente de existirem por terem de existir.

        Gostar

  6. gastão's avatar
    gastão permalink
    6 Novembro, 2014 12:37

    Já agora por falar em dinheiro dos contribuintes, qual foi a valor do seu cachet nas séries da RTP pela consultadoria histórica?

    Gostar

    • António Parente's avatar
      6 Novembro, 2014 16:03

      A Helena F. Matos não me passou nenhuma procuração para a defender mas o seu comentário irritou-me.

      O Estado é de todos os cidadãos e deve tratar todos por igual, mesmo os que o querem “emagrecer”, ou o Estado é uma coutada de alguns cidadãos sendo os restantes os papalvos que pagam impostos e que só a ele têm acesso se ficarem de bico calado, abdicando da sua liberdade de expressão, de crítica, e do seu direito de com ele estabelecerem contratos e relações comerciais? Não tenho conhecimento que a Helena F. Matos não cumpra as suas obrigações fiscais, pelo que também é uma “contribuinte”, e se a RTP a escolheu para consultoria é porque entendeu que era competente para o serviço que a contratou.

      O seu comentário foi infeliz e denota uma certa mentalidade que existe neste país. Desculpe-me o tom agreste mas não é nada de pessoal. Cumprimentos.

      Gostar

      • ocamareiro's avatar
        6 Novembro, 2014 16:20

        Claro que não, todos os liberais querem emagrecer o estado, menos o lugarzinho de deputado, ou o pedido de parecer que sempre servem para pagar o tempo que se perde no blog

        Gostar

  7. jFernandes's avatar
    jFernandes permalink
    6 Novembro, 2014 12:38

    Todas as especializações são necessárias.
    O que é preciso é graduar os números em função das necessidades. Não podemos ficar na situação que hoje existe nalgumas áreas em que existem licenciados mas ninguém os precisa nessa área.
    Aqui é omercado que tem de ter uma palavra e não basta que “eu quero ser isto ou aquilo” e depois de o ser, alguém TEM QUE ME EMPREGAR. Isto não. JFernandes

    Gostar

  8. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    6 Novembro, 2014 14:01

    Merkel terá alguma razão no que diz, mas não conhece bem a realidade portuguesa. É que há que considerar os licenciados a sério com canudos tirados nas universidades do Estado ou na Católica e os “outros”, aqueles que andaram nas privadas a gastar o dinheiro dos velhotes que gostam de apresentar os seus filhos como SR(s)DR(s), mas que não passam de doutores da mula ruça. Os exemplos mais eloquentes são os de Passos Coelho e de Miguel Relvas. Por isso o que o nosso sistema de ensino precisa é de uma limpeza geral que ponha cada um no seu lugar e que dê valor a quem verdadeiramente o tem.

    Gostar

  9. Almeida's avatar
    6 Novembro, 2014 14:31

    Por acaso já se deram ao trabalho de ver como é que porque é que, em vários países da UE, as empresas dão trabalho a… sociólogos e antropólogos?

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      6 Novembro, 2014 14:43

      “estudos de mercado”

      E a maioria das grandes empresas são burocracias com muitas capelinhas.

      Gostar

  10. jFernandes's avatar
    jFernandes permalink
    6 Novembro, 2014 15:30

    muito bem

    Gostar

  11. murphy's avatar
    murphy permalink
    6 Novembro, 2014 15:51

    No sentido de avaliar os prós e contras desta questão dos “licenciados a mais”, não seria interessante sondar aos médicos, os engenheiros e toda a variedade de doutorados, que especialmente durante os anos 90, se viram forçados a emigrar para Portugal para trabalhar nas obras de construção civil, nos cabeleireiros e em outras profissões “qualificadas”, porque as suas licenciaturas de nada lhe serviram nos países de leste?

    Qual será a sua opinião sobre este assunto – serão mais próximos da tese de Merkel ou dos que a criticam?

    Não há licenciaturas grátis!
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2014/11/as-barbaridades-e-os-disparates-que.html

    Gostar

    • Almeida's avatar
      6 Novembro, 2014 18:49

      Sem dúvida dos que a criticam. Quem teve oportunidade de trabalhar com imigrantes desses, sabe que não vieram por falta de emprego nos seus países, mas antes pela miséria dos vencimentos e pela insegurança. Alguns, estão hoje a trabalhar nas profissões de origem, obtida a devida equivalência e… sentem-se portugueses!

      Gostar

  12. António Parente's avatar
    6 Novembro, 2014 17:15

    ocamareiro

    Não me parece que seja este o caso: nem a Helena F. Matos é deputada nem me parece que dê os ditos pareceres.

    De qualquer modo, se conhece alguma situação, moral ou legalmente, reprovável, denuncie-a. Era o que eu faria.

    Gostar

  13. marrazes's avatar
    marrazes permalink
    6 Novembro, 2014 18:06

    .
    “Os teus olhos são a candeia do teu corpo, se a tua visão for pura teu corpo será iluminado.”
    .
    “Mateus 6:22.
    .
    Como da sra chanceler não se vê nada, ou ela montou, salvo seja, a candeia ás avessas ou a vela não está tesa.

    Gostar

  14. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Novembro, 2014 18:24

    Fui ver os cursos e as vagas no ensino superior para este ano lectivo, seja nas Universidades, seja nos Politécnicos. Aconselho toda a gente a fazer o mesmo, e depois digam lá se essas instituições e salvo raras excepções, não são verdadeiras fábricas de produzir desempregados.
    Já não falo dos (parcos) recursos desperdiçados; falo das ilusões que o estado através dos vários governos, e aqui não há inocentes, desde o PCP até ao CDS, anda a vender aos portugueses e aos seus filhos.
    Nos últimos 14 anos licenciaram-se em média por ano em Portugal, um pouco mais de 70 mil jovens; quem é que pode sériamente afirmar que o mercado de trabalho tem capacidade para absorver este número de licenciados todos os anos?
    Seria talvez mais útil gastar energias a discutir como se altera este estado de coisas, do que passar a vida a criticar as afirmações da Mme Merkel.

    Gostar

  15. Telmo Azevedo Fernandes's avatar
    Telmo Azevedo Fernandes permalink
    6 Novembro, 2014 18:42

    A história é ligeiramente diferente daquilo que foi noticiado: http://jonasnuts.com/o-que-disse-a-senhora-merkel-nao-se-diz-499281

    Gostar

    • António's avatar
      António permalink
      6 Novembro, 2014 19:52

      O jornalismo em Portugal é paupérrimo. De uma forma mais abrangente deverá no entanto levar-se em consideração que na Europa raros serão os países nos quais o jornalismo tenha a verdadeira capacidade de empoderar os cidadãos ajudando a sociedade a tornar-se melhor. Em Portugal e depois do 25 de Abril a qualidade do jornalismo caiu a pique e está hoje ao nível do país que somos, ou seja, uma miséria.

      Gostar

    • josesousa@hotmail.com's avatar
      7 Novembro, 2014 00:18

      Claro que a Srª Merkel não disse exactamente aquilo que a comunicação social portuga diz que ela disse. A maioria dos jornalistas portugas emprenham pelos ouvidos, e são desprovidos de qualquer sentido crítico e de qualquer poder de análise.
      E se a Srª Merkel realmente tivesse dito aquilo que os media portugueses dizem que ela disse, teria toda a razão.
      Os nossos vizinhos espanhóis fartam-se de rir e de gozar com os portugas, quando comentam que em Portugal todos são “dótores”.
      O que há por cá, é um síndroma da “doutorice”, parolice cuja permanência tem vários efeitos negativos sobre a cultura e a economia indígenas. E que, por exemplo, torna desprestigiante um jovem ser um bom profissional (electricista, serralheiro, mecânico…) se não for “dótor”.
      O título de “dótor” transformou-se assim numa espécie de novo título nobiliário, ainda que de qualidade pechisbeque…

      Gostar

  16. jorgegabinete's avatar
    6 Novembro, 2014 22:17

    A Sra. Angela não tem mandato para opinar sobre questões específicas de Portugal na praça pública: tem razão no conteúdo mas é desprovida de legitimidade na forma. Poderá parecer de somenos mas o princípio é outro: temos um meio académico de merda? Temos. Temos umas incapacidade latente de fazer a educação e da educação um instrumento de valorização profissionalizante? Temos. São os maiorais académicos de muitas confrarias os primeiros e principais responsáveis por essa inadequação, ineficiência e sua própria demonstração de (por aí) inépcia? São-no. Agora isso nada tem que ver com a sra Merkel poder opinar sobre tal, fora dos meandros da esfera política não pública das instâncias europeias. Não pode e que se cale! Ter razão não depende apenas da validade de um argumento lógico mas da propriedade da sua enunciação.
    Como penso assim, penso inubitávelmente que 90% dos circunstantes erram na opinação porque em primeiro lugar não opinam sobre o direito de pronúncia pública dessa sra. E por aí falham clamorosamente, a começar na autora.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      7 Novembro, 2014 12:35

      ‘Tás danada que a Merkel não te atirou um piropo. Sua ressabiadona!

      Gostar

    • josesousa@hotmail.com's avatar
      7 Novembro, 2014 16:06

      “90% dos circunstantes erram na opinação porque em primeiro lugar não opinam sobre o direito de pronúncia pública dessa sra. ”
      Essa é muito boa e tem pilhéria. Então eu, tal como o sr. dótor jorgegabinete, não teremos o direito de opinar sobre um qualquer aspecto da vida social, politica ou cultural da Alemanha? Era o que faltava agora, que não tivéssemos. No tempo do Salazar, é que não teríamos, digo eu…

      Gostar

  17. Luís M's avatar
    Luís M permalink
    6 Novembro, 2014 23:39

    Em primeiro lugar e do meu ponto de vista, a sra. Merkel é uma cidadã europeia. Claro que não é uma cidadã qualquer. Mas se muitos de nós em Portugal, alguns também cidadãos com responsabilidades se acham no direito de opinar sobre como a Alemanha deve gastar o seu dinheiro (nomeadamente responsabilizando-se, pagando parte ou perdoando a nossa dívida) porque é que a chanceler alemã não se pode pronunciar sobre um assunto português que também é, nestes tempos, um assunto europeu?

    Quanto ao assunto do nº de licenciados, concordo com o que disse o Alexandre Carvalho da Silveira no seu comentário das 18.24. Há cursos que só por si são um autentico certificado de desempregado com habilitações superiores. Eu sou da opinião de que estudar é sempre melhor que não estudar. Acho que todos devem aproveitar qualquer hipótese que tenham para estudar sempre mais um pouco. A questão é que, no mundo real e competitivo das empresas e do emprego (excepto quando se é um boy), o que se pretende vai para além do que se estudou: a questão é, para além do que se estudou, o que é que se sabe fazer.

    Assim a minha opinião é a de que todos devem, de acordo com a sua vontade, vocação e possibilidades, estudar tanto quanto poderem e conseguirem, sabendo que, quando se tratar de encontrar emprego, vai ser perguntado pelo que se sabe fazer ou o que é que se está disposto a aprender a fazer.

    Gostar

  18. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    7 Novembro, 2014 19:44

    A Oeste nada de novo: recordem o Z.Zagalo queirosiano e a diferenciação entre “futricas” e “bachareis”…
    Somos o que somos…

    Gostar

Indigne-se aqui.