E parece que lá continuaremos a discutir a legalidade ou não da prisão de Sócrates enquanto deixamos passar o facto de António Costa não ter nada a dizer. Devíamos era nos debruçarmos sobre o Deus Costa e falar sobre o que ele propõe. E o que é que ele propõe? (grilos a cantar).
Claro que é por aí por onde devemos ir. E começar a colocar-lhe perguntas concretas: o que pensa da RTP; quer fazer um estado pequeno e forte? Como? E por aí adiante. Este governo já sabemos, nem precisa de programa eleitoral. Outras: tratado orçamental, é para cumprir ou fingir? Dívida, vamos tentar renegociar prazos e juros, ou disfarçar? Redução da despesa do estado em 10%, como se faz? Com números, retórica não basta.
Eu penso que podiamos ter ajuda europeia nos juros e prazos se tivessemos condições de o exigir, e isso significa deficit 0% e superavit na balança de pagamentos. O resto e folclore.
Com deficit 0% podiamos pedir ao BCE um QE a 0%, dando esse exemplo, a Espanha, Grécia, Iralanda e afins procuravam de imediato o deficit 0%.
Quando quisermos pedir algo, que o seja com base sustentável, como pelintras é que não.
Não nos iludamos . somos, enquanto povo, o caldo de cultura ideal que permite o aparecimento de vernes da estirpe do bicharel.
E já outros se perfilam na fossa séptica que circula no mercado sob a marca PS.
Aqui ao lado seria, mui apropriadamente, “Partido Súcio”…
Estou crente que a maioria dos tugas ainda não se aperceberam disto: quem está preso para prosseguirem interrogatórios e eventual julgamento porque indiciado de crimes económico-financeiros, não é só “o Sócrates”, mas principalmente o ex-PM que há pouco mais de 3 anos ainda nos governava. E, foi durante os seus dois mandatos, que alegadamente cometeu (não sozinho) esses crimes.
O problema da maioria dos comentadores políticos de serviço, que aliás acaba por ser nosso, porque são eles que nos servem as “refeições”, é de que com grande facilidade desviam a raiz dos problemas para a rama. Não vão às causas. Falta-lhes profundidade de análise e vão-se entretendo e entretendo o pagode com análises vagas e lugares comuns. Assim, é fácil contentar quem lhes paga e travar o aprofundamento dos problemas. Aliás, a maior parte deles não teriam capacidade para analisá-los convenientemente. É a vidinha portuga, sem mesinha e sem cura.
De vez em quando faz-se referência ao aumento dos funcionários de 2,9%. Isso não é verdade. Haviam escalões, eu tive 2,2% de aumento.
Insiste-se também na licenciatura de Sócrates ao Domingo. QQ professor pode ter lançado uma nota no livro a um Domingo. Dão importância ao que não tem.
Maria. Não distorça se faz favor. Ninguém deu nota ao domingo. Nunca esteve isso em causa. No caso…o diploma é que foi passado anos depois com uma data que por acaso era um domingo. Além disso ele foi passado numa folha timbrada que tinha referências a números de telefone que só alguns anos mais tarde da data é se começaram a usar. Na data posta no diploma deveria constar, mesmo que a universidade, os serviços administrativos estivessem a funcionar ao domingo os indicativos telefónicos 01 ….. e não o 21.
Talvez não tenha percebido também que a referência dos 2.9 de aumento foi o anunciado directa e verbalmente pelo próprio Pinto de Sousa mas que se referia ao aumento médio em toda a função pública. Se realmente o seu aumento foi de 2.2% quer dizer que outro seu colega de outra categoria, outro escalão, outro serviço teve um aumento de 3.6%. 2.2+3.6=5.8/2=2.9
Se quiser depois faço-lhe um desenho para os dois casos.
A pressa de pôr uma data (ao Domingo) e dos indicativos 21 em vez do 01 da altura, veio revelar que até a mentira tem arte, e nem nisso foram bons.
Mas os defensores irão salivar até à exaustão na defesa do indefensável.
Depois de vc postar aqui as declarações do pm da altura sobre os 2.9 de aumento e de alguns outros responsáveis governamentais, prometo ler o decreto-lei e não fazer como a maria que se calou e não os chamou de mentirosos.
Mas estou consigo realmente o “decretado” nunca correspondeu efectivamente ao AFIRMADO, mas quando as pessoas REPETEM , repetem o que foi afirmado publicamente.
Tal como no caso do diploma vc não consegue perceber…ou não quer….ou não quis….e por isso se calou….?( pelos “míseros” 2.2%?).
Vá em frente maria proteste mas não proteste contra os que repetem a palavra do “grande líder”. Proteste ainda que atrasada contra ele.
Não impute incorrecções aos outros nem no seu caso, nem no caso do diploma. Não são as pessoas que repetem o que ouviram viram, constataram que são as responsáveis.
Pelo facto de alguém mentir e os outros repetirem a mentira mesmo assinalando que ela o é, não faz delas mentirosas. Quem mentiu não foram elas. Que é o que a maria tenta fazer dizendo que os outros vão dizendo coisas não correctas.
Vá à fonte e parta a bilha
Petição para que Jorge Sampaio se recandidate e Indulte José Sócrates
Ele já fez isso com Otelo; pode fazê-lo com José Sócrates, o corajoso socialista e nosso querido líder. Todo o apoio à ideia lançada por António Costa.
Quem indultou o terrorista Otelo foi o porco corrupto suóres (e não o jorge dos telefonemas da pedofilia) e essa múmia já se recandidatou a pr. O jorge da pedofilia que tinha um assessor que fazia tráfico de droga no carro da presidência (e no qual só o psp, chefe da segurança pessoal do pr foi condenado – o perna que não se ponha a pau, não…) deu o golpe para lá meter o corrupto no governo. E ainda se pode recandidatar. Vocês não dêem ideias a essa gentalha.
Sócrates é o pior de Portugal.
Provincianismo, novo-riquismo, chico-espertismo, pseudo-intelectualismo e telenovelas.
Enfim, a forma ultrapassa de longe o conteúdo.
É penoso ver um velho pretenciosamente intelectual ( Marocas ) acabar como o fã número um do 44.
Claro que os malandros da justiça só sabem estragar os planos dos mentores do PS .
Mas é patético ver um antigo PM e Presidente ser lembrado como visitante de Craxi e Sócrates.
O redentor dos corruptos?
Paz à sua alma.
Nós continuamos .
“Fazer das circunstâncias pessoais (e tantas elas são!) de José Sócrates um problema nacional foi um dos mais perversos traços do que se pode designar como socratismo.”
Concordo plenamente. Mas acho que a Helena Matos está à cabeça do grupo de pessoas a quem mais devemos isso. Diz-se fartinha mas não tem feito outra coisa nos últimos anos senão falar dele e sobretudo de aspectos da sua pessoa que nada acrescentam ou diminuem a possibilidade de apresentar alternativas às suas políticas, já nem digo expôr-se a escrutínio popular. E sim, é muito provável que a primeira vinda da troika deva muito ao facto da proposta política dos seus adversários se ter limitado a uma fulanização mesquinha, irresponsável e mentirosa. Pensar que o governo de José Sócrates poderia ter feito algo que não fez (sem dizer o quê) para evitar o colapso dos títulos dívida em metade da Europa é meio caminho andado para fazer regressar as ortodoxias que, entre outras humilhações, transferiram, os nossos centros de decisão económica para Pequim, Luanda ou São Paulo. Com uma diferença: agora já não têm mais o que transferir.
Há certas coisas que são por demais evidentes e já foram repetidas analisadas tantas vezes que só quem vive em Marte necessita que diga o que podia ter feito.
A despeito da “crise internacional” a “conjuntura” que sempre querem apresentar como única causa no caso do país….podia……(isso sim) podia mesmo:
Não ter duplicado a dívida de 2005 a 2011 no dobro (90milM+90milM) e esconder nas gavetas os mais 3milM das PPPs para “governações futuras”.
Não estaríamos bem por causa da “conjuntura” mas provavelmente não estaríamos tão mal que necessitasse, ele próprio de chamar a troika que ele próprio amarrou ao povo português para os próximos 30 a 50 anos.
Isso podia ter feito, e não o fez, pelo contrário.
Não é drama nenhum as empresas mudarem de mão e este governo tem sido temeroso na venda das participações e do património do Estado, existe muito para vender. Teoricamente, sem considerar a dívida e os juros, somos viáveis como estado independente e a qualquer momento, um governo de esquerda ou de direita pode nacionalizar tudo. Devemos é ter um projeto para o futuro e um governo que governe e não faça negócios para retirar as comissões para os “amigos do regime” e levar o país à bancarrota como fez o inimputável.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! deviam estar dentro, porque na altura estavam por dentro de tudo, a manobrar descaradamente para que nada viesse para fora.
É evidente que sabiam de tudo e a função deles foi proteger o inimputável e a nomenclatura corrupta. Como tenho escrito, ou a justiça segue em frente ou isto torna-se um Burkina Faso.
Quem não é capaz de ver que a causa maior do colapso das dívidas do Sul da Europa, e o caos financeiro associado, está na actuação espatafúrdia de Trichet, é um asno.
o boxexas e sô zé são dois péssimos actores de revista à Parque Mayer
usam sempre a mesma rábula
275×10.000€=2.750.000€ de encaixe
GostarGostar
Madame, ninguém no seu juízo come um prato de croissants, vá lá dois. De macarons já não digo o mesmo.
GostarGostar
E parece que lá continuaremos a discutir a legalidade ou não da prisão de Sócrates enquanto deixamos passar o facto de António Costa não ter nada a dizer. Devíamos era nos debruçarmos sobre o Deus Costa e falar sobre o que ele propõe. E o que é que ele propõe? (grilos a cantar).
GostarGostar
Claro que é por aí por onde devemos ir. E começar a colocar-lhe perguntas concretas: o que pensa da RTP; quer fazer um estado pequeno e forte? Como? E por aí adiante. Este governo já sabemos, nem precisa de programa eleitoral. Outras: tratado orçamental, é para cumprir ou fingir? Dívida, vamos tentar renegociar prazos e juros, ou disfarçar? Redução da despesa do estado em 10%, como se faz? Com números, retórica não basta.
GostarGostar
Eu penso que podiamos ter ajuda europeia nos juros e prazos se tivessemos condições de o exigir, e isso significa deficit 0% e superavit na balança de pagamentos. O resto e folclore.
Com deficit 0% podiamos pedir ao BCE um QE a 0%, dando esse exemplo, a Espanha, Grécia, Iralanda e afins procuravam de imediato o deficit 0%.
Quando quisermos pedir algo, que o seja com base sustentável, como pelintras é que não.
GostarGostar
Dra. Helena : excelente artigo, temos de nos concentrar na governação futura e desejar que o inimputável tenha a justiça que merece.
GostarGostar
Não nos iludamos . somos, enquanto povo, o caldo de cultura ideal que permite o aparecimento de vernes da estirpe do bicharel.
E já outros se perfilam na fossa séptica que circula no mercado sob a marca PS.
Aqui ao lado seria, mui apropriadamente, “Partido Súcio”…
GostarGostar
De acordo.
Estou crente que a maioria dos tugas ainda não se aperceberam disto: quem está preso para prosseguirem interrogatórios e eventual julgamento porque indiciado de crimes económico-financeiros, não é só “o Sócrates”, mas principalmente o ex-PM que há pouco mais de 3 anos ainda nos governava. E, foi durante os seus dois mandatos, que alegadamente cometeu (não sozinho) esses crimes.
GostarGostar
…maioria dos tugas ainda não se APERCEBEU… Certo?
GostarGostar
O problema da maioria dos comentadores políticos de serviço, que aliás acaba por ser nosso, porque são eles que nos servem as “refeições”, é de que com grande facilidade desviam a raiz dos problemas para a rama. Não vão às causas. Falta-lhes profundidade de análise e vão-se entretendo e entretendo o pagode com análises vagas e lugares comuns. Assim, é fácil contentar quem lhes paga e travar o aprofundamento dos problemas. Aliás, a maior parte deles não teriam capacidade para analisá-los convenientemente. É a vidinha portuga, sem mesinha e sem cura.
GostarGostar
A mim, nenhum comentador serve “refeição” alguma. Raramente os ouço ou leio, e cada vez menos.
JCTapadinhas,
sabe que há duas agências que profissionalizam e colocam certos comentadores na comunicação social ?
GostarGostar
Ontem, a Clara Ferreira Alves começou com a manga. E continuam a insistir que ele foi visto pelo país a ser preso.
GostarGostar
De vez em quando faz-se referência ao aumento dos funcionários de 2,9%. Isso não é verdade. Haviam escalões, eu tive 2,2% de aumento.
Insiste-se também na licenciatura de Sócrates ao Domingo. QQ professor pode ter lançado uma nota no livro a um Domingo. Dão importância ao que não tem.
GostarGostar
Maria. Não distorça se faz favor. Ninguém deu nota ao domingo. Nunca esteve isso em causa. No caso…o diploma é que foi passado anos depois com uma data que por acaso era um domingo. Além disso ele foi passado numa folha timbrada que tinha referências a números de telefone que só alguns anos mais tarde da data é se começaram a usar. Na data posta no diploma deveria constar, mesmo que a universidade, os serviços administrativos estivessem a funcionar ao domingo os indicativos telefónicos 01 ….. e não o 21.
Talvez não tenha percebido também que a referência dos 2.9 de aumento foi o anunciado directa e verbalmente pelo próprio Pinto de Sousa mas que se referia ao aumento médio em toda a função pública. Se realmente o seu aumento foi de 2.2% quer dizer que outro seu colega de outra categoria, outro escalão, outro serviço teve um aumento de 3.6%. 2.2+3.6=5.8/2=2.9
Se quiser depois faço-lhe um desenho para os dois casos.
GostarGostar
A pressa de pôr uma data (ao Domingo) e dos indicativos 21 em vez do 01 da altura, veio revelar que até a mentira tem arte, e nem nisso foram bons.
Mas os defensores irão salivar até à exaustão na defesa do indefensável.
GostarGostar
Médias é consigo. Parabéns. Já agora veja o decreto-lei.
GostarGostar
Depois de vc postar aqui as declarações do pm da altura sobre os 2.9 de aumento e de alguns outros responsáveis governamentais, prometo ler o decreto-lei e não fazer como a maria que se calou e não os chamou de mentirosos.
Mas estou consigo realmente o “decretado” nunca correspondeu efectivamente ao AFIRMADO, mas quando as pessoas REPETEM , repetem o que foi afirmado publicamente.
Tal como no caso do diploma vc não consegue perceber…ou não quer….ou não quis….e por isso se calou….?( pelos “míseros” 2.2%?).
Vá em frente maria proteste mas não proteste contra os que repetem a palavra do “grande líder”. Proteste ainda que atrasada contra ele.
Não impute incorrecções aos outros nem no seu caso, nem no caso do diploma. Não são as pessoas que repetem o que ouviram viram, constataram que são as responsáveis.
Pelo facto de alguém mentir e os outros repetirem a mentira mesmo assinalando que ela o é, não faz delas mentirosas. Quem mentiu não foram elas. Que é o que a maria tenta fazer dizendo que os outros vão dizendo coisas não correctas.
Vá à fonte e parta a bilha
GostarGostar
Petição para que Jorge Sampaio se recandidate e Indulte José Sócrates
Ele já fez isso com Otelo; pode fazê-lo com José Sócrates, o corajoso socialista e nosso querido líder. Todo o apoio à ideia lançada por António Costa.
GostarGostar
Quem indultou o terrorista Otelo foi o porco corrupto suóres (e não o jorge dos telefonemas da pedofilia) e essa múmia já se recandidatou a pr. O jorge da pedofilia que tinha um assessor que fazia tráfico de droga no carro da presidência (e no qual só o psp, chefe da segurança pessoal do pr foi condenado – o perna que não se ponha a pau, não…) deu o golpe para lá meter o corrupto no governo. E ainda se pode recandidatar. Vocês não dêem ideias a essa gentalha.
GostarGostar
Sócrates é o pior de Portugal.
Provincianismo, novo-riquismo, chico-espertismo, pseudo-intelectualismo e telenovelas.
Enfim, a forma ultrapassa de longe o conteúdo.
É penoso ver um velho pretenciosamente intelectual ( Marocas ) acabar como o fã número um do 44.
Claro que os malandros da justiça só sabem estragar os planos dos mentores do PS .
Mas é patético ver um antigo PM e Presidente ser lembrado como visitante de Craxi e Sócrates.
O redentor dos corruptos?
Paz à sua alma.
Nós continuamos .
GostarGostar
“Fazer das circunstâncias pessoais (e tantas elas são!) de José Sócrates um problema nacional foi um dos mais perversos traços do que se pode designar como socratismo.”
Concordo plenamente. Mas acho que a Helena Matos está à cabeça do grupo de pessoas a quem mais devemos isso. Diz-se fartinha mas não tem feito outra coisa nos últimos anos senão falar dele e sobretudo de aspectos da sua pessoa que nada acrescentam ou diminuem a possibilidade de apresentar alternativas às suas políticas, já nem digo expôr-se a escrutínio popular. E sim, é muito provável que a primeira vinda da troika deva muito ao facto da proposta política dos seus adversários se ter limitado a uma fulanização mesquinha, irresponsável e mentirosa. Pensar que o governo de José Sócrates poderia ter feito algo que não fez (sem dizer o quê) para evitar o colapso dos títulos dívida em metade da Europa é meio caminho andado para fazer regressar as ortodoxias que, entre outras humilhações, transferiram, os nossos centros de decisão económica para Pequim, Luanda ou São Paulo. Com uma diferença: agora já não têm mais o que transferir.
GostarGostar
Há certas coisas que são por demais evidentes e já foram repetidas analisadas tantas vezes que só quem vive em Marte necessita que diga o que podia ter feito.
A despeito da “crise internacional” a “conjuntura” que sempre querem apresentar como única causa no caso do país….podia……(isso sim) podia mesmo:
Não ter duplicado a dívida de 2005 a 2011 no dobro (90milM+90milM) e esconder nas gavetas os mais 3milM das PPPs para “governações futuras”.
Não estaríamos bem por causa da “conjuntura” mas provavelmente não estaríamos tão mal que necessitasse, ele próprio de chamar a troika que ele próprio amarrou ao povo português para os próximos 30 a 50 anos.
Isso podia ter feito, e não o fez, pelo contrário.
GostarGostar
30milM das PPs….e não 3mil M
GostarGostar
Não é drama nenhum as empresas mudarem de mão e este governo tem sido temeroso na venda das participações e do património do Estado, existe muito para vender. Teoricamente, sem considerar a dívida e os juros, somos viáveis como estado independente e a qualquer momento, um governo de esquerda ou de direita pode nacionalizar tudo. Devemos é ter um projeto para o futuro e um governo que governe e não faça negócios para retirar as comissões para os “amigos do regime” e levar o país à bancarrota como fez o inimputável.
GostarGostar
E a propósito , cândida,monteiro e nascimento ; por que é que não estão ( também) dentro?…
GostarGostar
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! deviam estar dentro, porque na altura estavam por dentro de tudo, a manobrar descaradamente para que nada viesse para fora.
GostarGostar
a usarem as responsabilidades assumidas no estado para safarem os amigalhaços corruptos
GostarGostar
É evidente que sabiam de tudo e a função deles foi proteger o inimputável e a nomenclatura corrupta. Como tenho escrito, ou a justiça segue em frente ou isto torna-se um Burkina Faso.
GostarGostar
Quem não é capaz de ver que a causa maior do colapso das dívidas do Sul da Europa, e o caos financeiro associado, está na actuação espatafúrdia de Trichet, é um asno.
http://www.newyorker.com/magazine/2011/09/05/europes-big-mistake
GostarGostar