Saltar para o conteúdo

o treinador de bancada do vaticano

20 Janeiro, 2015
by

Começo a ficar francamente saturado das opiniões do Senhor Jorge Bergoglio, cidadão que exerce, de há uns tempos para cá, a função de Bispo de Roma. Todos os santos dias temos uma diferente sobre os mais variados temas, invariavelmente proclamada em tom de «causa fracturante», como se a Igreja Católica não tivesse existência antes dele e tudo fosse doutrina nova por si estabelecida. E já não se consegue entender se esta profusão opinativa compromete exclusivamente o Senhor Bergoglio, que, aparentemente fascinado consigo mesmo e com a repercussão mediática que está a ter, sobre tudo tem uma opiniãozinha à «treinador de bancada», se as suas constantes declarações comprometem a instituição de que ele é temporariamente o primeiro, mas não o único responsável. De todo o modo, admitindo até que a Igreja Católica precisava de uma refrescadela, ignorar que ela é uma tradição continuada no tempo, da qual cada Papa é um elo de ligação entre o passado e o futuro, é coisa que nem o Francisco Louçã descuraria, se alguma vez o conclave se tivesse lembrado dele, em dia aziago. Por isso, mais do que «inovar», de um Papa espera-se que mantenha viva a tradição, coisa que parece não ser prioritária para o Papa Francisco. Não o Louçã, mas o Bergoglio.

Ler também: Insistindo na asneira, do Bruno Alves.

26 comentários leave one →
  1. Chico's avatar
    Chico permalink
    20 Janeiro, 2015 22:13

    Pois é, o Papa Chico não é libaral, carago!

    Gostar

  2. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    20 Janeiro, 2015 22:30

    É notável a quantidade de gente inteligente que se chega à frente para ensinar a missa ao padre.

    A um jesuíta, ainda por cima.

    Somos muito dotados de “capital humano”, como dizem nos MBAs. E ainda por cima são optimistas, pelo menos nas suas opiniões acerca das suas próprias capacidades.

    É uma pecha nacional.

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      21 Janeiro, 2015 08:39

      E é tão engraçado ver a esquerda festiva defender um jesuíta, mas pronto…eles sabem da missa melhor que o Papa.

      Gostar

  3. MJRB's avatar
    20 Janeiro, 2015 23:06

    O Papa Francisco, a Igreja Católica e o Vaticano não ficam “mal na fotografia” por uma ou outra frase que preocupa só quem preferia –prefere– em Roma um Papa “certinho”, manobrável, liberal, próximo qb dos injustiçados, com frases e discursos distantes do entendimento de fiéis iletrados e com deficiente interpretação. Que não pense, conclua, decida, nem se exponha sem consentimento de interesses dúbios e que perante o mundo e o mundo da ICatólica surja hermético, enfático.
    E, que não remexa nos bastidores da Santa Sé…

    Gostar

    • crizzum's avatar
      crizzum permalink
      21 Janeiro, 2015 00:59

      Pode não acreditar, os Papas são-no por inspiração divina

      Gostar

      • MJRB's avatar
        21 Janeiro, 2015 02:37

        Essa “inspiração divina” tem dias bons e outros assim-assim. Os ventos, os cometas e as estações espaciais também não ajudam nada até chegar pura ao Vaticano.

        Gostar

  4. MJRB's avatar
    20 Janeiro, 2015 23:10

    Rui A.,

    Vc. tem exemplos de tugas social-democratas e de centro-direita que podia colocar no lugar de FLouçã…

    Gostar

  5. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    20 Janeiro, 2015 23:11

    Deixem lá o homem de saias dizer o que lhe apetecer, ele até tem razão neste caso.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      21 Janeiro, 2015 08:36

      nas filipinas até se compreende o apelo ao controlo da natalidade. E na Europa ? E a taxa de natalidade dos muçulmanos?

      Assuntos sérios destes não podem ser chutados meia bola e força. Devem traduzir uma posição pensada, discutida e assumida pelo colectivo (como agora se diz em Telheiras) da Igreja Católica.
      Até porque a taxa de natalidade dos católicos colide com a questão do aborto e dos contraceptivos, incluindo a questão (para mim ridícula) dos preservativos. Estes assuntos têm que ser considerados no seu contexto e não ser fruto de uma ejaculação verbal avulsa.

      O Papá só pode assumir posições à escala global. Se, ao contrário, prefere ser pároco e falar só do que está à frente do nariz na sua pequena paróquia, então deve renunciar porque não está à altura.

      Ademais a medida do disparate deste Papa é directamente proporcional à taxa de aprovação que Mário Soares lhe dirige. Se um inimigo figadal da Igreja Católica como o maçon Dom Marioni aprova as posições do Papa é porque um dos dois está errado.

      Gostar

  6. BELIAL's avatar
    20 Janeiro, 2015 23:21

    JC também era pouco consensual.
    Roma e o templo – acharam-no fracturante.

    Sobretudo quando quebrou os osso aos vendilhões com um vergalho

    Vergalho, bergoglio – é tudo cacete no indígena!

    Gostar

  7. BELIAL's avatar
    20 Janeiro, 2015 23:25

    “…Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar…” Tiago 1:19

    Gostar

  8. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Janeiro, 2015 23:56

    Não tarda ainda vamos ver o Papa apelar ao voto no Syriza e aí sim , um post no Blasfémias para os indignados baterem no “politicamente correcto”, na “esquerda caviar” e no “desvio de esquerda” da Cúria Romana 🙂

    Gostar

    • MJRB's avatar
      21 Janeiro, 2015 00:32

      Se o Syriza vencer e constituir governo (creio que vence, qual o governo se verá), é um sério aviso a quem, “socialista” ou mais à direita governa mal, não só na Grécia.
      O Papa Francisco não ficará insatisfeito.

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      21 Janeiro, 2015 08:33

      No Syriza e na FN do Le Pen já que agora são quase aliados …..

      Gostar

  9. MJRB's avatar
    21 Janeiro, 2015 00:50

    Li agora o post no Insurgente. Conclusão: gosto mais do BAlves-jogador de futebol do que BAlves-insurgente. O primeiro, dá umas caneladas; o segundo, calinadas.

    Gostar

  10. bergoglio's avatar
    bergoglio permalink
    21 Janeiro, 2015 01:26

    É Sua Santidade o Papa Francisco, faz favor

    Gostar

  11. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    21 Janeiro, 2015 10:00

    “O Papá só pode assumir posições à escala global. Se, ao contrário, prefere ser pároco e falar só do que está à frente do nariz na sua pequena paróquia, então deve renunciar porque não está à altura.
    Ademais a medida do disparate deste Papa é directamente proporcional à taxa de aprovação que Mário Soares lhe dirige. Se um inimigo figadal da Igreja Católica como o maçon Dom Marioni aprova as posições do Papa é porque um dos dois está errado.”
    .
    Subscrevo.

    Gostar

  12. António C. Mendes's avatar
    António C. Mendes permalink
    21 Janeiro, 2015 10:34

    “mais do que «inovar», de um Papa espera-se que mantenha viva a tradição” Ó rui a. você está conservado em formol ou em vinha d´alhos?? Experimente lá a tirar as palas laterais durante 5 min., vai ver que não se assusta e passa a ver um bocadinho mais do mundo homem!! Quem lho diz é um católico praticante, ex-forcado, pai de família numerosa, um rapaz amigo das tradições. Agora, se não se tivessem quebrado uma quantidade enorme de elos manhosos entre o passado e o presente, às páginas tantas, sua “santidade” até podia ser o rui a. (treinador com curso de que grau??).
    Esta tentativa de colar Sua Santidade o Papa Francisco à esquerda é errada, despropositada, avulsa, aviltante, desnecessária e o mesmo seria verdade se o tentassem colar à direita.
    Não me parece que os Evangelhos originais, nem a interpretação que fazemos deles nos nossos dias possam estar enlencados em posicionamentos políticos. Estão fora disso, são de outro universo alternativo.
    Guarde este tipo de comentário para os disparates do Maroca.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    21 Janeiro, 2015 10:35

    A minha tia Florência gosta muito de Papas. Já essa conversa do Bispo, cheira-lhe a esturro.

    Gostar

  14. FGCosta's avatar
    FGCosta permalink
    21 Janeiro, 2015 11:27

    Concordo consigo.
    Continuando com a analogia futebolistica, se eu fosse, por exemplo, do Benfica, ficaria muito preocupado se tivesse um presidente que fosse constantemente elogiado e eneltecido pelos sócios do Porto e Sporting, e que constantemente criticasse publicamente as tradições ou as atitudes dos sócios benfiquistas. Não me parece que isso convertesse portistas e sportinguistas ao Benfica, mas dava-lhas com certeza argumentos para atacar os benfiquistas.

    (declaração de interesses: não sou benfiquista, sportinguista ou portista, e apenas me considero católico numa perspetiva civilizacional e cultural)

    Gostar

  15. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    21 Janeiro, 2015 18:22

    Bom, pelo que escreve por aqui fico com a impressão de que gosta daqueles aventais assim com olhos, compassos e outras coisas que tais. Dessa confraria pouco se sabe a não ser que é pouco santa. Ao menos o Chiquinho dá a cara.

    Em todo o caso antes de botar faladura sobre doutrina católica talvez seja bom perguntar, por exemplo a um dos irmão da opus dei, o que é que o atual papa mudou na doutrina da igreja; é que nada de nada. O incómodo parece vir do que parecem ser ideias de esquerda. Mas leu a encíclica de ratzinger Deus é caridade? Sabia que nem Pio X, o anti-modernista, caiu naquilo que defende (devia ser lindo o que ele pensava do ‘liberalismo clássico’)? Bem fez um dos maiores papas, Pio XI, que não consentiu na instrumentalização política da igreja pela action française? Sabe que mais, distraia-se nos banquetes que lá costumam organizar, dizem que se fazem bons negócios…

    Gostar

  16. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    21 Janeiro, 2015 19:55

    Vocês devem ser muito ingénuos se de facto pensam que uma instituição com a experiência da Igreja, permite declarações “fracturastes” como as do actual Papa, sem que isso esteja de acordo com o sentir dos seus fiéis. Muito ingénuos, mesmo.

    Gostar

  17. lica's avatar
    lica permalink
    21 Janeiro, 2015 21:10

    amen

    Gostar

  18. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    22 Janeiro, 2015 19:42

    Este Papa é um homem fora do nosso tempo. É natural que não seja compreendido nas suas mensagens. Contudo, das suas actuantes intervenções, o saldo é muito positivo. Devia ser melhor compreendido, porque as suas mensagens vão no sentido da PAZ e da compreensão entre os homens. Não tenho conflito de interesses, porque sou agnóstico e, felizmente, nunca foi baptizado, nem recebi quaisquer outros sacramentos, nem baptizei os filhos, deixando isso ao seu critério quando tiveram ou não vontade de o fazer. Mas que este Papa é fora do comum, está à vista de qualquer cidadão atento.

    Gostar

  19. ocni's avatar
    ocni permalink
    27 Janeiro, 2015 10:57

    o atual papa diz exatamente o mesmo que os anteriores, apenas usa palavras diferentes

    Gostar

Indigne-se aqui.