um homem para a história
Depois de anos a baixar artificialmente o preço do euro, sem que nada de essencial se tenha resolvido na moeda única e nas economias dos estados europeus, sobretudo daqueles que estão mais endividados, Mario Draghi e o BCE avançam para o estágio seguinte do disparate: vão fabricar dinheiro e injectá-lo em economias que continuam estruturalmente na mesma, sem terem procedido a reformas estruturais a sério que relançassem a produção e criassem riqueza. O objectivo é evidente: «estimular» a economia com folhas de papel impressas pelo BCE. Com isto, espera-se aumentar o consumo, dinamizar as empresas e fazer subir os preços, para evitar o «monstro» deflacionário, com uma inflação que será baixa e controlada a 2%, segundo afirmam as luminárias. Foi pena Draghi e os génios do BCE não se terem lembrado disto mais cedo. Afinal, o segredo da prosperidade e do bem-estar está em imprimir notas de banco, como sempre disse o Dr. Mário Soares.
Não há dúvida que Draghi ficará na história da Europa. Pelo mais do que provável estoiro que ela irá dar.

Grande parte das reformas estruturais não se realizaram. Segue-se um governo PS e mais do mesmo: expansão. A parede voltará a aproximar-se e lá sacudiremos as nossas responsabilidades para cima da Merkl ou outro alemão.
GostarGostar
No que às reformas estruturais diz respeito, tem toda a razão: não se realizaram. Mas, sobre a expansão que prevê com um possível governo PS, não estou tão certo. A iniciativa privada com capacidade de investimento, não está para aí virada.Quanto ás medidas Draghi, arriscam-se a não passar de mais uma medida de recapitalização da banca, sem reflexos imediatos na economia.
GostarGostar
“Mas, sobre a expansão que prevê com um possível governo PS, não estou tão certo. A iniciativa privada com capacidade de investimento, não está para aí virada.”
.
ahahahah, a “expansão” que levou à bancarrota foram as obras púb(l)icas, como as terceiras auto-estradas, computadores de algibeira, pontes sem interesse e aeroportos sem aviões, feitas com empresas de amigos aventalados, com “garantias” pornográficas de poderem ficar com o dinheiro de todos nós, durante muito tempo e sem qualquer risco para eles. Há-de ser muito difícil aos chuchas corruptos encontrarem para isso empresas de capangas… ahahahah, o bes que for, o grupo lena, o dos computadorzinhos, a constructora do coelhone e os outros todos que tais já não querem mais o nosso dinheiro, ahahah. E com o descalabro da pt a polhítica toda não quer parasitar outras empresas e criar mais tachos famigliares, ahahahahh.
GostarGostar
Bem, no que a “obras sem interesse” diz respeito, todo o bloco central tem culpas no cartório. Dá para todos.
GostarGostar
«Foi pena Draghi e os génios do BCE não se terem lembrado disto mais cedo.»
.
Sem dúvida.
.
Rb
GostarGostar
chapeu!
GostarGostar
Quem é o tipo sentado invariavelmente, ou quase, à direita do Draghi?…
GostarGostar
será melhor emigrar, então
GostarGostar
No PS ainda não perceberam que estas medidas são a consagração do Tratado Orçamental. Quem “mijar fora do penico” não tem direito a nada. Quem quiser dinheiro do BCE tem de ter o defice controlado.
Mas no largo do Rato ainda não perceberam isto, nem que lhes façam um desenho.
GostarGostar
Acreditas mesmo nisso, Alexandre? Um desenho do que nos vai acontecer com isto precisas tu. Isto foi só a ordem dos chefes dos nossos cleptocratas para o assalto se re-incrementar.
GostarGostar
Assim já a Grécia não irá sozinha para o abismo. Será arrastada pela restante Europa. Com alguma sorte até poderá ficar à tona.
GostarGostar
Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?
“Depois de anos a baixar artificialmente o preço do euro (…)
Há apenas oito meses o euro estava a cerca de 10% do seu máximo histórico. E mais que duplicou de cotação contra o Dólar durante o seu pouco tempo de vida.
Há anos que alguma direita Portuguesa continua como sempre. De pacotilha. 🙂
Quem te manda sapateiro tocar rabecão? Ninguém.
GostarGostar
Bem sei, homem! Graças a isso fartei-me de comprar reais. Fartei-me de ganhar grana! Mas foi o meu contabilista que me chamou a atenção, senão não tinha chegado lá. Ainda bem que há contabilistas para nos chamarem a atenção para estas coisas!
GostarGostar
O seu contabilista preveniu-lhe contra a espiral recessiva também? Mas devia.
Agora se ganhou tanta grana assim não se esqueça de a guardar antes de a perder porque pelas suas anteriores previsões, o meu amigo pode-se julgar um génio do Direito mas em tudo o resto é como um… Cepo. E se ganhou logo a seguri perderá mais, é tão certo e sabido como as suas anteriores previsões para o ouro. 🙂
Lamento ser directo. Tenha uma boa noite e deus lhe dê saúdinha que bem precisa.
GostarGostar
Homem, desde que o Gaspar lhe deu o desgosto de se ir embora, vc. nunca mais foi o mesmo. Anda desaparecido e quando aparece é azedo e grosseiramente malcriado. Vá lá ler a carta de despedida do Gaspar para ver se, finalmente, entende o que aconteceu. Se tivesse percebido o que por aqui se foi escrevendo enquanto o Gaspar era ministro, não teria tido os desgostos que teve. Para terminar a conversa, como vc. se transformou num tipo ordinário, poderá, de futuro, escrever o que por aqui entender, que não lhe darei a mais pequena confiança. Tenho pouca pachorra para sujeitos que andam de mal com a vida. Saudações!
GostarGostar
“Se tivesse percebido o que por aqui se foi escrevendo enquanto o Gaspar era ministro, não teria tido os desgostos que teve.”
O que Vc. escreveu? Tudo ao lado. cada tiro, cada melro. Até as suas previsões para o défice inglês foram uma vergonha, demonstrando que o meu amigo é daqueles que decora mas não compreende o que lê.
Foi cada tiro cada melro. Se o Passos Coelho tivesse dado ouvidos a azelhas como Vc. hoje estavamos como a Grécia ou a… Inglaterra
Felizmente ele não segue os modelos mentais do Pinochet nem se acha “libeal de pacotilha”. E ainda bem. Foi ele que salvou Portugal da bancarrota e os liberais de pacotilha estavam do lado dos perdedores. Como o meu amigo, que mais uma vez cepo, pedia reestruturações da dívida e era contra medidas liberais, sim, aquelas que o meu amigo, cepo como é costume nestas questões económicas, podiam ajudar ainda mais a enfrentar as exigências dos credores dos Portugueses.
Foi graças ao Passos Coelho e ao Vitor Gaspar que Portugal hoje teve juros que sustentam a dívida pública. Sim, é verdade, sem dar calotes a ninguém, como cepos andavam por aqui a reinvendicar. E sim, matematicamente, hoje, Portugal já tem a sua enormissima dívida sustentada. Mas graças a eles não aos cepos que lêm muitas biblias em inglês mas decoram, não compreendem.
Como lhe disse, deus lhe dê saúdinha e já agora juízinho. Porque, se há exemplo de uma direita de pacotilha que se julga muito liberal porque lês os evangelhos do Papa… Qualquer dia o amigo imita o Pedro Arroja. Mas ele pelo menos é inteligente o suficiente para perceber o que lê em inglês, já o meu amigo não. Paciência. Deus costuma parciminioso nestas coisas.
Kisses da prima. 🙂
GostarGostar
Homem, agora a sério, faça um favor a si mesmo e vá descansar. Os maus sentimentos e os ódios pessoais não fazem bem a ninguém. Quando guardados ao longo de anos revelam que a razão não foi suficiente. É o que se passa consigo: anda com uma pedra no sapato porque custa-lhe não ter tido razão. Por mim, vc. já era. Lamento, até porque no passado lhe dei alguma confiança, mas é a vida, como dizia o outro. Passe bem e seja muito feliz!
GostarGostar
“Os maus sentimentos e os ódios pessoais não fazem bem a ninguém.”
Vc. acha-se muito importante, não?
É apenas um ajuste de contas. Um filho da puta como eu não perdoa. Sobretudo a empertigados que se acham muito sabidolas mas saindo da sua “zona de conforto” só escrevem asneiras. E são autênticos cepos que são cegos mas julgam liderar a manada. Só se for para o cuicidio colectivo. 😉
Um dia haverá uma estátua ao Vitor Gaspar e se calhar ao Passos Coelho. E o meu amigo continuará a aconselhar ler os evangelhos segundo os papas do Pinochet aos parvos que o levem a sério. Paciência. Cada qual é para o que nasce.
Vá, agora não desanime. Se for humilde pode ser que ganhe mais grana da próxima vez. 🙂
GostarGostar
Homem, não seja ridículo! Ninguém lhe dá, pelo menos por aqui, qualquer importância, para se fazer passar pelo Dirty Harry do Blasfémias. Deixe lá os maus sentimentos, pá! Isto é só um blog.
GostarGostar
” Ninguém lhe dá, pelo menos por aqui, qualquer importância, para se fazer passar pelo Dirty Harry do Blasfémias.”
Quer apostar? Eu não apostaria tanto nisso.
Olhe, cucu, cucu, cucu.
Agora sim, é que me rio imenso consigo. Olhe, o que previa o Hayek se houvesse compras de dívida pública por parte de um banco central? Aconselhe mais um evangelho aos seus pretensos admiradores para eu me rir mais um bocadinho.
Como se diz na minha terra. O filho da puta que se ri por último ri-se sempre melhor. 🙂
GostarGostar
O Hayek não sei, pá! O homem já está velho e já deve estar a dormir para lhe telefonar a estas horas. Mas aqui o Costa gostou do plano. Até diz que o Passos foi derrotado. Ora veja lá: http://www.publico.pt/politica/noticia/costa-diz-que-passos-sofreu-derrota-politica-com-compra-de-divida-pelo-bce-1683086
GostarGostar
Vc. é demasiado fraquinho, pá. Muito fraquinho. Só desejo, mas sinceramente, que em Direito seja bem melhor do que no resto. Porque se não o for, deus me livre a sua pretensa sabedoria.
Pronto, já se viu que o meu amigo não percebe nada disto. Lê demasiado, como diria a minha sopeira. Falta-lhe aquele bocadinho para se destacar e ter mesmo mérito a “apascentar” as ovelhinhas.
Cucu, cucu, cucu. Volta Pedro Arroja, que estás perdoado. 😉
GostarGostar
Eh, pá, essa animosidade toda faz lembrar uma velha namorada que tive. E começa a parecer o Manuel Maria Carrilho a pôr comentários no face da Bárbara! Relaxe homem, que isto assim parece paixão! Agora vá-se deitar e não tenha pesadelos.
GostarGostar
Até os problemas privados do Carrilho e da Bárbara Guimarães o meu amigo invoca para se livrar de mim. Ao que o meu amigo chegou. Oxalá um dia não tenha os mesmos problemas deles ou um dos seus. Como se costuma dizer, não vale a pena atirar pedras para os telhados dos vizinhos. Não te rias muito do mal do vizinho que o teu já vem a caminho. Olhe até rima, esta sabedoria popular. 🙂
Mas pronto. Só releva o nível da sua pretensa sabedoria.
E o que dizia o Friedman sobre a compra de dívida pública por parte de um banco central? Não tem para aí mais um calhamaço evangelical para sugerir aos seus leitores? Vá lá. Esforce-se. O meu amigo até sabe ler em inglês e tudo. Vá lá, fala isso pela audiência sofrega do Blasfémias pela sua sabedoria destas coisas.
Se não tiver do Friedman pode meter mesmo um do Pinochet que eu hoje estou por tudo. 🙂
GostarGostar
Ó Manel Maria tenha calma! Olhe que isto não é o face da Bárbara!
GostarGostar
Faça aí uma das suas previsões habituais. Quem acha que vai bater primeiro em quem? A Bárbara ou o Carrilho? Bater, mas nos tribunais, claro. Que isso pelo menos, espero eu, saiba pelo menos da poda.
Boa noite e leia mais um evangelho segundo a Rand, que isso ajuda. eheehhe
GostarGostar
Pronto, Manel, assim está melhor. Cumprimentos, e se vir o Gaspar mande-lhe saudações.
GostarGostar
Só falta referir que, quando se repete indefinidamente a mesma, evidente, asneira, a asneira é o resultado que se quer alcançar e há-de ser do interesse de alguém (e os montes de merda que fazem a asneira acontecer vão sendo recompensados; o constâncio é só um de muitos exemplos, mas a recompensa dele foi ir para onde?).
.
Começa a ser mais do que hora de nos perguntarmos quem é o “alguém” que tanto ganha e tem poder para nos esmifrar sempre, obrigando-nos, repetidamente, a embarcar no disparate (sendo que o bosta será apenas o novo monte de merda que utilizarão para nos roubar).
.
Com tudo o que nos roubaram, no processo que levou à última bancarrota, precisam já de recomeçar o saque outra vez? %$#”-%$ que não gastam pouco!
.
Que “clube” junta esta gentalha toda?
GostarGostar
Bem já tínhamos o Medina Carreira a profetizar há vinte anos o fim de Portugal.
Depois apareceram mais profetas a profetizar o fim do euro.
Agora já profetizam o fim da Europa.
Ora se nem o H1N1, nem a gripe das aves, nem o ébola nos mataram, como é que um simples pedaço de papel nos vai liquidar?
Fiquem sossegados alminhas, ainda não é desta que isto vai estoirar.
Nem daqui a mil anos.
GostarGostar
Deixar a decisão de compra de dívida ao BCE e consequente emissão de M2, e não descentralizar para o Banco Central de cada país, é mesmo o que a nossa querida Alemanha queria; condescendeu em alguma coisa mas o alemães não brincam em serviço. Continuamos a não aprender nada com o federalismo norte-americano e a sua reserva federal.
GostarGostar
pronto , haja alguém que acabe com esta aberraçao que é o 4 reich , vulgo ue.
GostarGostar
Isto e mais uma nova “receita” para ir prolongando a vida do doente. Infelizmente nao e esta nova medicina que nos vai curar. Vai apenas prolongar a agonia mas acabaremos por criar anti-corpos e combater estes “antibioticos”. Criar dinheiro do nada nao e criacao de riqueza. O dinheiro virtual vai comer o dinheiro (valor) real e mais nada.
GostarGostar
Sejamos práticos… Julgo que as notícias anunciando vinda eminente do papão inflação são exageradas. Os Americanos vão uns anos à frente e ainda não se vêm sinais dp bicho pessonhento. Deixo ainda uma pergunta. Quais são as medidas alternativas para – digamos assim – reduzir a metade õ desemprego do pessoal com menos de 25 anos e mais de 50, nos próximos 3 a 5 anos? É que eu não vejo outras alternativas viáveis.
GostarGostar
Criar emprego? Va-se mentalizando que, daqui para a frente, havera cada vez menos emprego – ate o laboral e de baixa remuneracao. Contrariamente ao que aconteceu na revolucao industrial do seculo 19 as novas tecnologias permitem acelerar grandemente a criacao de sistemas automatizados e, logicamente, dispensar o ser humano. Desde a agricultura ate a alta tecnologia os humanos sao ja facilmente substituidos por maquinas.
Conseguir um emprego vai ser extraordinariamente dificil para os actuais desempregados.
Onde iremos para? Nao sei!
GostarGostar
US Bureau of Labor Statistics – Data extracted on: January 23, 2015 (9:23:47 AM) – Labor Force Statistics from the Current Population Survey:
Lá funcionou. Na Inglaterra também. Já são dois data points.
GostarGostar
Nunca pensei que eu pudesse estar de acordo com uma análise do Jerónimo:
1. o dinheiro vem para o sistema financeiro;
2. os banqueiros passam a determinar a respectiva aplicação;
3. Vai ser canalizado para negócios especulativos que são os mais rentáveis a curto prazo;
4.E só umas migalhinhas, depois de saciados os odres da especulação, vão ser canalizadas para as empresas e o investimento produtivo.
5. Se eu precisar de 30 mil euros para fazer obras num andar na Baixa de Lisboa para arrendar os quartos a turistas os Bancos vão continuar a pedir spreads de 8% com garantia real e avalista funcionário público.
6. Este dinheiro vai ter o mesmo destino “produtivo” e “reprodutivo” que as centenas de milhões que a CGD emprestou ao Berardo para comprar acções do BCP.
Pergunta retórica : mas desde quando uma decisão com intervenção do Vitor Constancio pode ser uma coisa tecnicamente séria ?
GostarGostar
Infelizmente vai ser assim e a Portugal vai ser comprada pouca dívida porque já temos o stock quase esgotado. Nas minhas contas o nosso stock é de 24 mm e nós já vendemos 19mm; poderemos, eventualmente, beneficiar do aumento da procura nos países do norte, serão estes que levarão a maior parte do dinheiro, começando pela Alemanha.
GostarGostar
Voilá! E Deus queira que os alemães invistam muito e bem e fiquem ainda mais ricos. As exportações Portuguesas para dentro da União só ganham com isso, o turismo só tem a ganhar e, à boleia, pode ser que alguns investimentos de empresas alemãs venham parar à Lusitânia. Para isso temos que nos manter com salários competitivos, pouca burocracia, impostos mais baixos (logo que possível) e a descar, bons resultados no sistema educativo, etc.etc.etc. Não haver cheias em Lisboa cada vez que chive também irá ajudará.
GostarGostar
Não sei se já reparou, Sr. Fado Alexandrino, mas Portugal, País independente, já não existe. O que existe é um bairro (numa pseudo-Europa) com esse nome …
GostarGostar
Quase ninguém reparou , penso . é estranho , pq é tão evidente . ou então estão na fase da negação 🙂 🙂
GostarGostar
Este balúrdio com não sei quantos zeros, vai ser espalhado pelos países do euro e aposto que muitos já sabem onde é que o vão gastar; já alguém ouviu falar de grandes projectos verdadeiramente estruturantes para a economia parados em Portugal por falta de financiamento e que agora podem, pelo menos em teoria avançar? Eu não conheço nenhum.
Corremos o risco de fazer o papel do pobre que está com a cara colada à montra da pastelaria cheia de iguarias, mas não lhe consegue chegar.
Mais uma vez o PS confunde “Manuel Germano com género humano”, porque o dinheiro do BCE não vai ter impacto na divida publica, talvez nos juros que temos de pagar por ela. Não percebo a euforia de alguns socialistas ontem à noite nas tvs, e Jorge Coelho chegou até ao ridículo de atribuir ao pobre do Tozé os louros destas medidas.
Uma coisa é certa: não há empresas em Portugal capazes de fazer grandes investimentos em sectores dos bens transaccionáveis virados para a exportação, e não há grandes empresas estrangeiras interessadas em investir em Portugal.
Por isso, vamos lá a ver se conseguimos investir os 26 mil milhões do QREN, porque esses são de borla e os outros são emprestados.
GostarGostar
Anti-comuna, eu que tambem sou tão filho da puta como v.exa (menos um bocadinho vá) que não esquece (embora perdoe) lembro-me tão bem de o caro amigo dizer que o USDolar se ia partir todo e ser engolido pelo Euro.
.
Lembro-me tambem que já em 2012, no máximo em 2013, com a politica milagrosa do gasparov já estariamos a crescer a taxas asiaticas.
.
.
Afinal, o que conseguimos foi zero. Quer perceber porquê?
Olhe, quando o Passov e Gasparov começaram a fazer experiencias a governar um país, a divida publica estava em 102% (sim, já com as cenas não contabilizadas).
.
Hoje a divida publica está em 130%.
.
Em 3 anos a divida aumentou 28 pontos. Ou seja, 28/3 anos=9,3
.
Sim, é isso mesmo. O défice REAL médio do periodo de governação foi de 9,3% ao ano.
.
Vc é que se deixa enganar. Inventam nomenklaturas para os defices só para o distrair. Ele é o estrutural, ele é primario ele é o diabo a quatro. E depois dá nisto.
.
Mas na realidade as diferenças entre pagamentos e recebimentos, sem invenções e paninhos quentes, nas contas do estado foi de 9,3% ao ano.
.
A despesa absoluta é a mesma como bem demonstrou o Medina Carreira. Umas centeninhas abaixo vá. As receitas dispararam pelas razões erradas.
.
E quais são as razões certas e erradas para a receita subir?
.
As certas é quando a economia cresce e o estado sem mexer em taxas arrecada mais receita
As erradas é quando a economia decresce e o estado sobe as taxas de imposto.
.
As exportações, como previa, estão em desaceleração. As importações, como eu previa, estão em aceleração. Como eu previa e ao contraio do que vc previa.
.
Porquê Deus meu? perguntará.
.
Porque o principal era ter começado pelo lado certo da equação. Substituir as maiores rubricas de Importações. Sim, investindo. Com quê? Com a massa que pediram emprestada (os tais 28 pontos) para derreter. Essa massa dava para fazer 5 centrais nucleares ou pagar prospecção de gas como deve ser ou acabar os pipes lines para o magrebe ou investir nas linhas de ligação electrica à europa…
.
Dava para isso e muito mais. Mas não. Em abono da verdade Gaspar percebeu os erros que cometeu.
.
Para ilustar melhor a ideia, eu faço-lhe um desafio teorico. Se por acaso enfrentarmos uma nova crise como a de 2008, acha que o país está melhor ou pior para a enfrentar?
.
Muitissimo pior. Se uma crise houvesse hoje o país colapsava de imediato.
.
Rb
GostarGostar
Concordo com a sua exposição. Penso que existe um ponto a favor deste governo, travou o caminho para o abismo cortando na má despesa pública; muito do aumento da dívida, já existia, foi simplesmente destapada. O Dr. Gaspar foi explícito na carta de despedida e fez o melhor que pode. O governo devia elaborar um plano a 10 anos para reduzir a despesa pública para uns 40% do PIB e deste modo, aliviar a carga fiscal, pois nesta terra salgada “pelo brutal aumento de impostos” não é possível um investidor com capitais próprios sobreviver. Assim sendo, vamos continuar a exportar mão e obra e nós sobreviveremos com crescimentos de 0, qualquer coisa.
GostarGostar
Caro Ricciardi, eu era para não lhe responder mas aqui vai.
O meu amigo numa me chamou filho da puta. Portanto, a devida vénia a sua Excia. Ao contrário de outros que lhes falta nível o quanto lhes se sobra em estupidez. Adiante.
Quanto aos seus números sobre a Dívida Pública eu respondo com isto:
Click to access K1.pdf
Entenda-se com os tipos do Banco de Portugal.
Quanto a esta questão:
” Se por acaso enfrentarmos uma nova crise como a de 2008, acha que o país está melhor ou pior para a enfrentar?”
Muito melhor, graças a deus.
E precisamente por causa disto:
“Anti-comuna, eu que tambem sou tão filho da puta como v.exa (menos um bocadinho vá) que não esquece (embora perdoe) lembro-me tão bem de o caro amigo dizer que o USDolar se ia partir todo e ser engolido pelo Euro.”
Acha que o Dólar está a subir por sua força própria ou por causa de um novo credit crunch latente? Se me souber responda. Apenas lhe digo que o Dólar tem os dias contados como Moeda de Reserva do Mundo. Veremos se o meu amigo continuará a elogiar o tal Dólar, que hoje pouco acima do Euro está face ao seu lançamento.
Cumprimentos
GostarGostar
Caro Ricciardi, esqueci-me deste seu ponto aqui:
“As exportações, como previa, estão em desaceleração. As importações, como eu previa, estão em aceleração. Como eu previa e ao contraio do que vc previa.”
Não sei em que ano fez essas previsões mas o meu amigo deve andar bastante desatento. Faça o favor de se documentar como deve antes de proferir algumas ideias. Pode encontrar neste website os dados relativos às exportações e importações:
http://www.gee.min-economia.pt
Se não lhe der muito trabalho, faça o favor de clicar no link da direita que diz assim:
“23/01/2015 – Síntese Estatística de Conjuntura Nº 04/15”
Depois de aberto o documento, se não lhe der muita canseira, faça o obséquio de verificar com os seus próprios olhos os dados relativos à exportações e importações e respectiva balança comercial. Agora compare com as suas previsões. Não sei onde o meu amigo recolhe os seus dados estatisticos mas quase de certeza que estão errados. Para mais, veja lá a curiosidade, o mês de Outubro foi o melhor mês de sempre quanto às exportações. Se tiver dúvidas e se não for demasiada canseira, pode verfiicar aqui neste link também:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=211223539&DESTAQUESmodo=2
Como vê, quando nos damos ao trabalho de nos documentarmos correctamente podemos aceder aos últimos dados e os comparar com as nossas previsões. De cada um naturalmente. Mas faço-lhe notar, também, que não foi preciso aplicar medidas proteccionistas nem fechar as fronteiras para voltarmos a ter um excedente na Balança Comercial. Que era uma das suas ideias peregrinas. Não só suas mas sei que Vc. acredita que é preciso truques ilegais dentro de uma UE para as nossas empresas exportam mais do que importam. Truques e malabarismos legais que nada adiantam aos Portugueses.
Também pode verificar no documento emitido pelo GEE do Ministério da Economia que a Balança Corrente obteve um excedente que ninguém no seu perfeito juízo antevia há uns poucos anos atrás. Felizmente sou homem de pouco siso e sempre defendi que era possível aplicando boas medidas de austeridade. Fui dos poucos que o previ? Paciência mas isto não está ao alcance de qualquer um, mas para quem pode.
Sem mais nenhuma nota de momento, sempre ao seu dispor.
Cumprimentos.
GostarGostar
Caro Anti-comuna,
Eu tambem era para não responder, mas pronto, olhe, aqui vai.
.
Faço-lhe uma sugestão. Um cenário.
.
Imagine o caro amigo que vc vai a um espetaculo do David Coperfield e desconhece que o homem é mágico. Vc fica siderado com ele. Aparecem aviões, coelhos de cartolas vindos do nada e vc sai do espetáculo convencido que o homem cria coisas do nada.
.
Mas se vc soubesse que o David era mágico já ia para o espetaculo a tentar perceber onde estaria a marosca, não é?
.
Ficava encantado na mesma com o homem, mas sabia que aquilo era falso.
.
Com as contas externas é quase a mesma coisa. Uma magia que não passa disso mesmo. A realidade é outra.
.
Repare, no limite, vc pode exportar o país todo. Se vender activos ou se se endividar para o fazer tem 100% de exportações.
.
E como é que podemos verificar se realmente as exportações são sintoma de desenvolvimento empresarial ou se, pelo contrario, demonstram desespero.
.
É simples, em vez de usar indicadores de fluxos passa a usar indicadores patrimoniais.
.
Se vc usar a PII (posição de investimento internacional) que mede a diferença entre disponibilidades sobre o exterior e as responsabilidades para com o exterior, percebe que o país, como um todo, agravou consideravelmente este rácio. A PII deteriorou-se bastante.
.
Quer dizer, temos hoje mais responsabilidades sobre o exterior do que disponibilidades sobre o exterior.
.
Isto pode querer dizer uma coisa simples. Se exportamos nominalmente mais e se, mesmo assim, a PII se deteora, então as exportações devem estar a fazer-se com margens negativas ou muito baixas.
.
E, na verdade, percebemos isso quando a refinaria de sines parou a actividade durante uns 4 ou 5 meses. As exportações nominais desacelararam violentamente.
.
Em suma, vc deixa-se enganar. Está no espectaculo e não sabe que o estao a enganar. Eu, pelo contrario, percebi de imediato que havia magia.
.
Mais grave, uma magia que nos ilude a tal ponto que até já estamos com as importações a crescer a um ritmo mais forte do que as exportações. E isto acontece há mais de 2 trimestres seguidos.
.
Isto faz-me lembrar o velho aristocrata falido. Com um patrimonio jeitoso o homem vai vendendo bens e, aparentemente, tem rendimentos anuais fantásticos. Quem o vê de fora, se quem o vê for como o anti-comuna, diz de imediato que o velho aristocrata tem um salario fabuloso. E no entanto não tem. Aquilo que vende ao exterior (venda de patrimonio) é contrapartida da redução de activos. Mas tambem pode ser aumento de endivdamento. Então se misturar as duas coisas tem a resposta para o país. Não apenas vendemos ao exterior a perder dinheiro, como ainda fomos buscar massa lá fora para ajudar nas vendas.
.
Rb
GostarGostar
“Se vc usar a PII (posição de investimento internacional) que mede a diferença entre disponibilidades sobre o exterior e as responsabilidades para com o exterior, percebe que o país, como um todo, agravou consideravelmente este rácio. A PII deteriorou-se bastante.”
Investimentos especulativos não fazem falta aos Portugueses.
Sempre ao seu dispôr e divirta-se com o Copperfield.
GostarGostar
«Investimentos especulativos não fazem falta aos Portugueses.»
.
Não percebi o que é que isso tem a ver com a PII.
.
O Coperfield manda-lhe cumpriementos.
.
Rb
GostarGostar
Diz que o caro AC era dos melhores clientes dele.
.
Rb
GostarGostar
O amigo Ricciardi não percebe mas pode então descobrir por si mesmo, como o Copperfield.
Click to access C301.pdf
Agora não se importa de analisar isto, por obséquio. Se não for muito trabalho. Se for bastante incoveniente, escusa de se maçar, por quem é?
Click to access C1.pdf
Esta é a principal Balança que importa para os Portugueses.
Sempre ao seu dispor.
GostarGostar