Eles já estão aí
Até há pouco, falava-se do perigo de um qualquer partido extremista, nacionalista e soberanista alcançar o poder por via eleitoral num país da União Europeia. O que provavelmente ninguém contava é que não viesse da extrema-direita, mas sim da extrema-esquerda. E com isso o «tabu» está desfeito. Se à partida se pensava (ou se deixava nas entrelinhas) que uma vitória nacionalista poderia ser um impecilho e suscitar uma imediata rejeição ao nível da UE, afinal os eleitorados na Europa podem constatar que não se passa nada disso. Em muito sectores tal obtenção do poder por uma nova corrente de nacionalistas é mesmo apreciada. O que não deixará certamente de ter repercussões nas eleições que se avizinham em alguns estados europeus. Outros virão reinvidicar também a sua soberania para impedir fazer o que agora a esquerda radical grega pretende.

a esquerda radical grega aliada aliás com a extrema-direita grega, cada dia que passa fica mais dócil
Ainda terminam em sociais-democratas.
GostarGostar
Acho que nao e uma questao de rotulos – esquerda/centro/direita. Os corruptos, ladroes e mentirosos existem em todos os lados (nao sao so extremistas de esquerda ou direita). Parece que ha muito cidadao grego que votou no actual partido no Governo num acto de desespero, por saber que a divida actual nao pode ser paga, nao veem possibilidade de crescimento nem futuro.
Este abrir de olhos esta a acontecer um pouco por toda a Europa.
Obama deixou clara a sua opção durante uma entrevista à cadeia de televisão CNN: “É difícil iniciar a mudança se o nível de vida das pessoas caiu 25%. No longo prazo, o sistema político, a sociedade não a suportam”.Barack Obama: “Quando temos uma economia que está em queda livre, é necessário que haja uma estratégia de crescimento e não apenas esforços no sentido de pressionar cada vez mais uma população que sofre cada vez mais”.
Quando se espreme um limao para fazer sumo, chegara a altura em que o limao ja nao da mais nada. Tem que se passar a espremer outro limao.
Portugal tambem chegara a altura que ja nao da mais sumo e depois…como vai ser?
GostarGostar
Deve julgar os outros parvos.
GostarGostar
Pelo contrário. Perceberam que, apesar de atitudes de governos de conjuntura, a maioria não é parva.
GostarGostar
O grande objectivo do Syriza sempre foi a indexação dos juros da dívida ao crescimento. Não, não se trata de uma medida “radical” e muito menos anti-UE, como o prova a receptividade que está a ter.
GostarGostar
Mas isso já aconteceu… Na Hungria.. Em 2010… Com Viktor Orban… Bem mais extremista que Tsipras… Mas como é compadre aqui do blog não conta..
GostarGostar