Nova geração de políticas sociais
7 Abril, 2015
O novo presidente da câmara de Lisboa (alguém sabe se houve eleições?) anunciou uma nova geração de políticas sociais que inclui habitação social para a classe média. Ou como dizem no site da CML, “classe média entra na corrida à habitação social”. Conhecido informalmente como o “programa Baptista Bastos”, este programa vem mais uma vez mostrar que Lisboa é o maior trampolim da política nacional. Embora Fernando Medina revele muita falta de ambição. Estado social para a classe média (paga pela classe média alemã?) é uma adquirido do regime. Inovador seria criar habitação social para ricos.
99 comentários
leave one →

Se não fosse da hierarquia PS estava tudo aos berros.
Qual o “cromo” que o PSD terá recebido em troca ?.
GostarGostar
E os buracos no pavimento ?
GostarGostar
Isso não interessa, o importante é mudar de politicas e seguir um rumo mais ambicioso com um programa de continuidade na diferenciação.
GostarGostar
“paga pela classe média alemã?”, mas esta gente não sabe fazer mais nada que lamber os tomates aos neoliberais alemães?
GostarGostar
Antes “lamber os tomates” do que apanhar no cu !!!
GostarGostar
Fernando S
Wm que posição colocarias este mago da economia???
Vítor Bento regressa à SIBS mas sem funções executivas
Vítor Bento regressa à SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), mas irá deixar as funções executivas que desempenhou ao longo de vários anos. Fonte financeira citada pela agência Lusa adianta que o gestor vai ocupar o cargo de presidente não executivo da empresa que gere a rede do sistema Multibanco, por vontade própria.
GostarGostar
Não, não sabem. Nunca tiveram de fazer nada, falam todos de barriga cheia.
GostarGostar
porquê a indignação?
no tempo da outra senhora foram construidos muitos bairros para a classe média… (conheço um que agora é ocupado pela classe alta).
e havia ainda as cooperativas – que fizeram um trabalho extraordinário – antes de serem aniquiladas pelos especuladores da banca e dos patos-bravos…
GostarGostar
A “classe média” é hoje muito maior … pequeno detalhe que parece escapar ao insider !…
De qualquer modo, as cooperativas de habitação daquela altura eram privadas e não eram subsidiadas pelo Estado. Sobretudo nos anos 50, 60 e 70, contribuiram efectivamente para o aumento do parque habitacional e para a melhoria das condições de alojamente de uma parte da população.
Mas, logo a partir dos anos 60, o aumento rápido da “classe média”, sobretudo nos principais centros urbanos, fez com que a modalidade cooperativa deixasse de ser suficiente para responder à procura. Apareceram e desenvolveram-se então outros intervenientes, os promotores e os construtores do lado da oferta, os bancos do lado do financiamento. Foi o mercado que deu uma resposta à evolução da sociedade. A banca não “especulou”, aproveitou oportunidades de negocio respondendo a necessidades sociais. Os “patos-bravos” eram pessoas as mais das vezes de origem modesta e que trabalhavam no duro para fazerem o que fizeram. Mereciam perfeitamente os seus “Mercedes” !… (o snobismo social, misturado também com alguma inveja mediocre, aparece onde e quando menos se espera)
GostarGostar
j. pimenta dixit…
GostarGostar
“Pois, pois, J.Pimenta !”
O J.Pimenta foi precisamente um bom exemplo do que disse acima : um promotor-construtor de origem modesta mas que edificou e vendeu muitas das casas de habitação para a classe média até ao 25 de Abril. Muitas familias puderam ter pela primeira vez uma casa propria e muitas ainda hoje vivem nos caracteristicos bairros e prédios J.Pimenta. Que, afinal, não eram nem são tão “monstruosos” como os pintaram a seguir ao 25 de Abril.
A crise do petroleo de 1973 criou algumas dificuldades de mercado e de tesouraria a um sistema em crescimento rapido assente num forte financiamento alheio. Mas nada de anormal e que não fosse recuperável com reestruturações e a melhoria da situação economica.
O que deu mesmo cabo do Grupo J.Pimenta foi o pos-25 de Abril, o PREC e o gonçalvismo. Começou pela ocupação da empresa pelos sindicatos controlados pelo PCP, continuou com a intervenção do Estado em 1975, acabou com a falencia e desmantelamento de tudo a partir de 1993. Um grande desperdicio e uma grande injustiça para muita gente, por sinal da classe média, que investira as suas economias naquele projecto.
GostarGostar
O “dinheiro do P’S'” chegou ! As legislativas são em Outubro.
GostarGostar
O Estado Social não é para os pobres é para a Classe Média ou então não existiria.
A Classe Média é que faz as revoluções.
GostarGostar
O que posso é dizer é que com o dinheiro dos impostos que o estado cobrou a mim e à minha família ao longo dos anos, dava para construir um bairro.
GostarGostar
Nem mais! O que sinto é isso. Ando há décadas a pagar estes desmandos de políticos corruptos que chegam ao poder, não por competência, mas por distribuir benesses pagas a peso de ouro por quem trabalha e quer estar longe de toda esta CORJA.
GostarGostar
Já foste a Évora dizer isso ao teu “mestre de tese comprada a quem disse que lei os rascunhos”?
GostarGostar
leu
GostarGostar
O Medina é filho de um PC e de uma PC , os avós também eram certamente. Não percebo porque não é ele também PC . ( não dá tanto..) É natural que queira criar habitação social , refeitórios sociais, hospitais sociais , empresas sociais , pagar isto e aquilo , e mais a cultura e mais sei la o quê e por aí fora .
O que ele devia fazer já era tirar da rua os sem abrigo é uma vergonha para todos ver homens e mulheres a dormir na rua e nos banhos dos jardins , andrajosos e sem eira nem beira . O António costa não se lembrou disso .
A cidade está uma vergonha de porca , não tem circulação adequada para deficientes ,os passeios – essa porcaria das calçadas a portuguesa não se pode caminhar lá , é só buracos e irregularidades de toda a espécie .
Os pinos de delimitação de passeios e de recortes estão colocados em cima uns dos outros a cidade está carregada de sinais de transito sem necessidade , a EMEL é uma policia para caçar dinheiro . Por aqui me fico
GostarGostar
O facto de o militante “socialista” FMedina ser filho de ex-militantes do PC não significa que tenha mais sensibilidade para com a pobreza. Aguardemos se o eleitoralista “dinheiro do P’S'” é empregue no que prometeu.
ACosta teve todos estes anos para concretizar (esqueceu-se ?, não sabia ?) o que Medina quer fazer até finais de 2017…
Quanto ao estado em que Costa deixou Lisboa (“casa desarrumada” fora das áreas turísticas…), de acordo consigo.
GostarGostar
JM dixit: O novo presidente da câmara de Lisboa (alguém sabe se houve eleições?)
.
é caso virgem?
GostarGostar
A FMedina, pronto(s), finalmente tiraram-lhe a virgindade depois de repetidas promessas de fidelidade de ACosta à pureza do seu mandato e à cidade — é presidente não-eleito da CML.
Mais um político ex-virgem
GostarGostar
Deixem lá! O homem só hoje assumiu funções e sendo da invicta tem o benefício da dúvida. Imagino quando o Costa assumir as funções de 1º Ministro( péssimo para todos) o que vai ser aqui de espumar de raiva.
GostarGostar
Classe média e bairro social parecem-me coisas incompatíveis. OU será isto o que chamam nivelar ou baixo?
GostarGostar
“Nivelar por baixo”, claro.
GostarGostar
Todas as promessas que o Medina está a fazer são provas do fracasso da governação do Costa à frente da autarquia da capital. Costa jura que baixou a divida da camara, mas esqueceu-se de dizer que foi em grande parte à custa do dinheiro que o governo lhe deu pelos terrenos do Aeroporto. Também se esqueceu de dizer que deixou um passivo maior do que o que encontrou.E deixou o imbróglio da Bragaparques por resolver que vai custar quase 400 milhões à edilidade.
Tinha um projecto de Frank Ghery para o Parque Mayer que Costa atirou para o lixo, porque um arquitecto que é uma referência internacional e tem obra assinada em não sei quantas cidades do mundo, não serve para satisfazer as exigências estéticas dos socialistas e o buraco continua lá cheio de lixo, assim como os terrenos da Feira Popular que a camara quer pôr à venda sem pagar o que deve aos donos.
Entretanto durante oito anos esqueceu-se de mandar pavimentar as esburacadas ruas de Lisboa, que são o maior fornecedor de clientes aos vendedores de jantes e pneus para automoveis.
http://observador.pt/2015/04/07/lisboa-10-milhoes-para-repavimentar-ruas-veja-quais-sao-as-primeiras/
GostarGostar
Certos políticos, como Costa, quando chegam ao poder, preferem praticar a “terra queimada” sobre todos os projectos deixados pelo antecessor. Foi o que aconteceu com o projecto (muito bem pago) a F Ghery e que de facto tanta falta faz pela hiper-valorização do local e da cidade.
GostarGostar
Tinha um projecto de Frank Ghery para o Parque Mayer
Não havia projecto nenhum.
Havia uma maquete feita com uns cartões e uns paus de fósforo que o Santana foi apreciar a LAX com uma boa comitiva.
Sim esse mesmo que pensa poder ser Presidente Desta Espécie de País.
E na qual gastou um balúrdio de milhões.
GostarGostar
“Maquete feita com cartões e paus de fósforo”. Então e o que “os cartões e os paus de fósforo” representavam, não vale nada?
Comentário escanifobético…
GostarGostar
Parte da resposta à sua interessante intervenção é dada lá mais para baixo.
GostarGostar
A marijuana faz mal – dizem.
Houve eleições? Tantas quanto houve depois de durão Barroso ter limpo o rabo com o papel higiénico patriota e marchado para Bruxelas.
Classe média e habitação social: faz todo o sentido. Tenho casa própria no coração da cidade, zona bem. Mas vejo o envelhecimento do centro histórico. E vejo o que foi atirar para a periferia a classe média – sem jardins, sem centros de saúde, sem nada, aglomerados de cimento. Trazê-la de volta, quantas vezes para os bairros onde nasceram, só faz bem. Talvez não seja má ideia de proteger os senhorios, para abrir mercados e rendas mais aceitáveis (só isto faz de mim um comunista).
Batista Bastos? Não simpático com a criatura, um escritor de quinta ordem. Mas quem representa mais a classe média lisboeta? Ele ou um empregado duma seguradora atirado para o subúrbio, sem escola, a chegar tresloucado a casa às nove da noite? Segundo sei a criatura tem duas assoalhadas. Dá para quarto, sala de jantar, sala de fumo, sala de estar, jardim de inverno, sala de visitas e saläo de baile. Se tivesse arranjado casa com Cunha da les da costa e da Napoleão ainda teria arranjado sala do risco, sala de música e sala de leitura, para além da biblioteca com fólios de carneira. Se tiver amante pode usar ainda o boudoir.
Lisboa é o maior trampolim da política nacional: Braga, onde julgo que o autor vegeta, já o coi em 1926. Os tempos mudaram, mesmo para Gomes da costa.
Paga pela classe média alemä: dava para trinta folhas de estrita . Em todo o caso só lhe reomendo a leitura de muita análise económica. Nem eles acreditam nisso. Se quer que lhe diga ao falar assim parece aqueles pretos (africanos, não é?) que julgam que portando-se bem passam a brancos. Não passam são e continuam a ser pretos – e na dignidade são igualitos aos brancos e aos brancos mais ou menos, como são a maioria dos tugas.
Seja como for, pode continuar a tratar dos plásticos ou das vacas onde ao que percebo se reduz a sua profundidade académica, paga pelo estado social. De Braga, onde creio que morre dia a dia,não vem de facto nada.
GostarGostar
Isso é verdade. A classe média alemã, dirigida por direitinhas como vocês, prefere pagar às classes altas. Passa o facto de a Alemanha ter ganho dez vezes mais com a Europa do que gastou com as ajudas. Mas direitinha está sempre pronto a vender a pátria. A pátria, a mãe e o cão.
GostarGostar
” o facto de a Alemanha ter ganho dez vezes mais com a Europa do que gastou com as ajudas.”
Quer dizer que a Alemanha destinou 10% do que ganhou a exportar os produtos do trabalho dos seus cidadãos para ajudas externas ?!…
Parece-me muita generosidade !…
Se contarem esta para os alemães ainda vão querer reduzir o nivel das ajudas !!
GostarGostar
Vá lá que os da esquerda não vendem o cão, mas estão sempre dispostos a vender a mãe. Ó magalhães, vai estudar pá, não venhas aqui escrever disparates, não acredites em tudo o que o Sampaio da Nóvoa diz.
A estupidez, a indigência mental e ser de esquerda: a mesma luta!
GostarGostar
Ainda sobre o projecto de FGhery: ele existe. Está na CMLisboa.
Criado e assinado por um dos maiores arquitectos do Séc.XX e XXI, que obviamente não se reduz ao cruzamento duns “fósforos” e a juntar “cartões”. Nem PSLopes foi ao gabinete de FG para ver “só” um divertimento de FG…
GostarGostar
Vocês é que estão dispostos a vender a mãe, com a vossa ganância desmedada, só pensam em dinheiro e lucro e juros. estão completamente a cagar para tudo e todos. seu corrupto nojento, és um desperdício de recursos para o planeta.
GostarGostar
O slint confundiu “desmedida” com “mamada”; slint, às vezes a boquinha/cloaca foge-te para a verdade. Onde é que tens andado a mamar?
GostarGostar
Osgas
Já q8ue falaste em vender,,,
” Vilamoura agora é dos americanos. Foi vendida a preço de saldo
Se o negócio fosse feito há cinco anos, Vilamoura teria sido vendida pelo triplo do valor. Mesmo assim, trata-se do negócio mais valioso em Portugal nos últimos dez anos.
Se souberes quem esteja interessado numa aldeia no Alentejo apita, Baleizão é investimento garantido.
Quando estiver tudo vendido sempre quero ver o que vai fazer a quadrilha
GostarGostar
Oh Magalhães não entendi . Até parece que os outros têm obrigação de ajudar e que é proibido ganhar dinheiro ou que quando se ganha tem que se distribuir o que se ganhou . assim é que é democrático.
GostarGostar
“direitinha está sempre pronto a vender a pátria.”
O esquerdinha virou social-nacionalista ??!…
GostarGostar
FMedina pode começar bem se quiser reavaliar a hipótese de transformar e revitalizar entre outros espaços, a área do Parque Mayer, cujo projecto de FGhery foi (bem pago) pelo executivo de Santana.
GostarGostar
Alguém sabe o que é que a lontra do velho Soares e o Nódoa candidato a candidato estavam a fazer na fila da frente da tomada de posse sem eleições do Medina?
Estas trampas no tempo do Santana Lopes eram crime para encher jornais durante semanas, ou meses.
Pior que a trafulhice, só mesmo a cambada de pantomineiros que enchem os jornais e televisões, do Algarve ao Minho.
GostarGostar
Se tapar os buracos das estradas e passeios, arranjar os semáforos e limpar o lixo e a m…da dos cães já é bom. Mas deve achar que isso são trabalhos menores.
GostarGostar
Andaram a gozar com o votos dos lisboetas. Ou seja o costa é um carreirista: ora derruba colegas de partido ora manda à m&#”a quem votou nele
GostarGostar
Gostei do discurso de Medina.
Um verdadeiro diplomata.
Disse o que disse do seu número 1
Claramente disse que o seu número 1 falhou na política social
(ia ajudar 5 mil famílias a voltar para a cidade) (Aqui há uns anos houve um irmão siamês que disse que ia criar 150 mil postos de trabalho; este é mais modesto)
Que ia pagar a tempo e horas dando a entender que o número 1 era relapso e contumaz
Que ia fazer uma nova geração de políticas públicas
(30 praças, requalificação da frente ribeirinha, novos acessos ao Castelo e à Ribeiras das Naus, plano de drenagem, acabar com as cheias, repavimentar mais de sem (será 100) ruas.
O número 1 pelos vistos nada fez para além da rotunda turbo!!!
Portanto que ia fazer mais e melhor
E o seu número 1 perante estas acusações ouvia, aplaudia, sorria e abraçava
Grande diplomata é este rapaz Medina
Se engana o nº 2 de certeza que vai bater o recorde do 44.
GostarGostar
Jmpg, dos sem abrigo não tenho recomendação, mas pense na desgraça que seria para as almas caridosas perderem o ofício – a possibilidade de serem tão dados ao amor ao próximo como recomendam os evangelhos. Da calçada à portuguesa concordo. É um horror. Quando desço as ruas inclinadas prefiro caminhar em cima do alcatrão. Mas ela é tão nacional, tão nossa… quem a critica não tem noção do que diz. E nem falar dos popos. Experimente chegar a um bairro e propor um parque de estacionamento com mil lugares, pago. Antes as pegas na faina.
Quanto ao lixo há melhor mas também já vi pior. Mas lá que há espaço para melhorar, lá isso há.
GostarGostar
Como todo o Socialista Nicolás Maduro sente-se imune ao ridículo.
Quando se trata de descarado populismo não hesita.
Apreciem:
Vai criar um novo Ministério que se intitulará
Ministério Para a Suprema Felicidade Social do Povo Venezuelano.
ASSIM MESMO!
GostarGostar
Criticaram o meu apontamento sobre o “projecto” do Ghery que para ser bem apreciado “obrigou” Santana Lopes a deslocar-se com grande sacrifício pessoal a LAX.
Ora muito bem dizem que está na Câmara.
Pois bem para quem tanto sabe, não deve ser difícil arranjar umas fotos para nos mostrarem a formidável maquete.
Não se acanhem, não fiquem pelos sound bytes, mostrem.
Vou sentar-me num bom sofá.
Anexo
Lisboa ficou agradecida por Frank Gehry ter voado para outras paragens….e Frank Gehry ficou eternamente agradecido pelos 2,5 milhões de euros que os contribuintes de Lisboa pagaram por uma maquete para o caixote do lixo.
GostarGostar
É o que eu digo: por cá achamos que um dos melhores arquitectos do mundo não serve. Somos buuééé de exigentes.
Eu vi a maquete na tv e na época os media noticiaram em pormenor o que lá se iria construir. É óbvio que cada um pode gostar ou não do que estava lá previsto. Mas o arquitecto em causa tem qualidade, e um projecto de arquitectura para um local com a especificidade do Parque Mayer tem que se lhe diga.
Mas o meu ponto não é esse: o Costa atirou o projecto para o lixo, porque quis desfazer o negócio que já estava feito para ali e para a Feira Popular. E o que é que arranjou com a sua “engenharia negocial” de chico-esperto?
Arranjou que: 1º o Parque Mayer lá está a apodrecer e assim vai continuar por muitos e bons anos; 2º os terrenos da Feira Popular lá estão exibindo uma lixeira a céu aberto no centro de Lisboa, por muitos e bons anos; 3ª meteu sem necessidade nenhuma a Camara Municipal de Lisboa numa querela judicial que lhe vai custar centenas de milhões de euros, que evidentemente alguém há-de pagar; 4º tudo isto se teria evitado se o Costa não se tivesse armado em espertinho do tipo “os gajos não percebem nada disto, a gente é que sabe” e os problemas urbanisticos de duas das zonas mais nobres da cidade de Lisboa já estariam resolvidos e construidos ou em vias disso.
Para além do mais, a Bragaparques foi trazida para Lisboa pela dupla Sampaio/João Soares.
https://www.google.pt/search?q=projecto+do+frank+ghery+para+o+parque+mayer&biw=853&bih=624&site=webhp&tbm=isch&imgil=x_SN2WipT_dscM%253A%253BduuUz4PwjEbskM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.construir.pt%25252F2009%25252F01%25252F29%25252Fcml-aprova-elaborao-do-plano-de-pormenor-para-o-parque-mayer%25252F&source=iu&pf=m&fir=x_SN2WipT_dscM%253A%252CduuUz4PwjEbskM%252C_&usg=__-2Gkm_VX1i874yv3an9RGMif_M4%3D&dpr=1.5&ved=0CCoQyjc&ei=23IkVbjOGYPjUfDqgagM#nfpr=1&tbm=isch&q=projecto+do+frank+gehry+para+o+parque+mayer&spell=1&imgrc=OKNudf2AXl70CM%253A%3BkE5vJjAea4yl-M%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.photobucket.com%252Falbums%252Fv26%252FMarco77%252FProjectos_maquetes%252FPLX_02.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.skyscrapercity.com%252Fshowthread.php%253Ft%253D380737%3B600%3B450
GostarGostar
E ainda:
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=660586
Isto foi há oito anos. A dupla Costa/Salgado são como os que não fornicam , nem saem de cima, são uns empatas. E já nem trago para aqui teorias da conspiração tipo, “o Salgado queria pôr o banco do primo a financiar as obras do Parque Mayer e da Feira Popular construidas por patos bravos que dão gorgetas de 14 milhões aos banqueiros”.
GostarGostar
Muito obrigado.
São dois assuntos paralelos (pareço o Tony de Matos).
O projecto era uma coisinha que não merecia nem de longe nem de perto os 2,5 milhões de euros que o Santana espatifou.
Nele que é um megalómano, isso pareceu natural, assim como a ida a LAX.
Outro assunto é o que aconteceu antes e depois, e que o senhor muito bem explica no seu comentário.
Tudo isto traduz-se numa das maiores vergonhas porque Lisboa passou e continua a passar.
GostarGostar
ACSilveira,
óptimo e oportuno este seu comentário com provas da existência do projecto assinado por FGhery.
GostarGostar
Não seja tolo, uma coisa difícil em si.
Não há projecto nenhum, há ou haveria (provavelmente foi mandado para o lixo) uma coisinha feita com um pedaços de cartão a imitir os futuros edifícios, e umas linhas a descrever muito por alto o que ele pretenderia fazer.
Você tem a mania que sabe tudo, a sua resposta ao Bolota e esclarecedora de que sabe aquilo que mais ninguém sabe,
Muita presunção.
Claro que se vai constatar a evolução do lugar só um fulano como você é que adivinha que quem comprou vai deixar tudo na mesma e não vai querer ganhar mais dinheiro.
Para terminar diga lá onde é que está arquivado o “projecto” do americano e como o podemos consultar.
Para si isto deve ser facílimo.
GostarGostar
Fado,
” O projecto era uma coisinha que não merecia nem de longe nem de perto os 2,5 milhões de euros que o Santana espatifou….”
Nunca pendei dizer isto, nem parece teu, estás carregado de razão. É pena que deixes passar ao lado outras tantas
GostarGostar
Ouça, já por mais de uma vez o esclareci que não ando aqui a mando de ninguém.
Penso pela minha cabeça, e muito bem aliás, o que me permite ver que há aldrabões em todos os partidos e também gatunos na mesma proporção.
Não confio em absolutamente nenhum e se ainda voto é porque é necessário impedir que o PCP e satélites tenham mais poder do que aquele que infelizmente hoje têm.
E portanto voto sempre no que está mais bem colocado para os derrotar.
Como não há nenhum partido de direita em Portugal voto, obviamente, no PSD.
GostarGostar
Fado,
Uma coisa me confunde…como é que tu, depois de dares um baile argumentativo ao MJRB, perdes a razão ao dizeres qua votas nos que se enrolam nestas tramoias??? Meu, assim perdeste toda a razão porque votas no maior antro de saqueadores da era moderna.
Quanto ao PCP, tens de explicar uma coisa aqui ao burgo. Quantos comunas encontras tu a mamar como estes mamam??? Até admito que não votes PCP, mas no mínimo não devias votar na trupe que nos trouxe até aqui
GostarGostar
Obrigado, com todo o prazer lhe explico.
Acima de tudo e de todos está a liberdade.
E isso eu perdia se acaso o PCP ou satélites, fossem Governo.
E não me venha dizer que são tolices.
O passado e o presente mostram isso exuberantemente.
Ao menos assim acautelo o futuro.
Por isso o outro escreveu:
Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.
GostarGostar
Bolota,
Os comunas não mamam mais porque … não podem !… Não teem poder suficiente para tal, não ganham eleições. Mesmo assim, é sabido que os orçamentos das autarquias controladas pelo PCP também servem para financiar acções politicas da alçada do “Partido” e das suas multiplas correias de transmissão.
Mas se pudessem, se tivessesm o poder, então seriam campeões em corrupção. Toda a gente sabe que os paises comunistas foram, e ainda são aqueles que restam, os mais corruptos de todos. De resto, nestes sistemas, centralizados e estatizados, onde o contrôle politico é total e absoluto, não existem contrapoderes, nem a concorrencia dos mercados, nem alternancias democraticas, nem liberdade de opinião, nem médias livres,… tudo é ESTADO, tudo é feito na base do poder politico, tudo é corrupção e trafico de influencia, tudo é mama (e desmama do povão) !!
Eu conheci e conheço bem um pais que foi comunista, hoje post-comunista, e sei bem do que falo !
Não vou aqui recomendar ao fado alexandrino nenhum voto partidário.
Já deu para perceber que ele é suficientemente livre e independente para pensar e decidir pela sua propria cabeça.
Mas acho muito bem que faça da derrota do PCP e satélites … uma prioridade !
Por todas as razões e mais algumas, a começar por aquela que o fado alexandrino coloca em primeiro plano : a liberdade !
Já agora, que vem a talho de foice, com o fado alexandrino concordo em muitos assuntos mas também divergimos noutros.
Dito isto, não é segredo que também eu voto no PSD, embora por razões que naturalmente não são todas nem comuns nem coïncidentes.
GostarGostar
” Os comunas não mamam mais porque …”
Fernando S,
Porque não mamam e ponto final.
Queres que meta aqui nomes dos que mamam no PSD??? Da mesma forma deves meter aqui os comunas que mamam.
Quanto ao resto são cantilenas que tantas vezes ditas…
Para não ires com as mãos a abanar…Toma lá mais uma mão cheia de comuna e não havia lista faria de houvesse…
” Numa deliberação da semana passada, a CNPD concluiu que existiu, no Fisco, durante quatro meses, um sistema para identificar os acessos à informação fiscal do Presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Passos Coelho, do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.”
GostarGostar
Bolota,
Não fujas com o rabo à seringa … Isto não é uma questão de fulano de tal e fulano de tal … é uma questão de sistema politico …
Toda a gente sabe que os regimes comunistas foram e são os mais corruptos em absoluto !!
Com os comunas portugueses no poder seria exactamente o mesmo !
Claro que, como é costume, acabas sempre a tentar mudar de assunto.
A lista no Fisco é naturalmente outra questão.
Mas, tudo bem, falemos então sobre a dita lista no Fisco …
Efectivamente, é muito grave que haja gente que ande a aceder ilegalmente a informação reservada sobre certas figuras politicas com o objectivo de as utilizar para fins de propaganda e demagogia politica !
Por sinal, é sabido que muitas dessas pessoas são militantes sindicais e comunistas.
Ou seja, mesmo sem estar no poder, os comunas utilizam já as técnicas das policias politicas, tipo KGB, que foram e são a marca do totalitarismo nos regimes comunistas !
O fado alexandrino tem toda a razão em querer preservar a sua liberdade individual agindo contra o aumento da influencia dos comunas.
A chegada dos comunas ao poder levou sempre ao fim da liberdade individual da generalidade dos cidadãos ! (incluindo o soldado comuna bolota !… 🙂 )
GostarGostar
Fado,
Eu respondia ao teu estrondoso ” exuberantemente.” com um mais repenicado exuberantemente, mas….” Terror fiscal” este é um post de uma tua correligionária , Helena Matos , neste caso insuspeita.
É este o teu conceito de liberdade??? Isto são FACTOS e bem presentes e atuais. O Resto são se e se e mais ses …se
Fado, sabes o que são amplas liberdades??? É o aguenta, aguenta ter reposto os salários da cúpula do BPI e só á pala dele mamou 1,8 milhões. Isto sim é liberdade ás colheradas….e claro que as cúpulas do BPI está pejada de comunas.
Fico por aqui para não dizer alguma palermice que te aborreça.
GostarGostar
Bolota : ” ter reposto os salários da cúpula do BPI”
Claro que no mundo comuna do Bolota não há lugar para a liberdade empresarial.
Já sabiamos mas é sempre bom que seja ele a recordar em cada comentário porque é que se diz que o PCP e os comunistas portugueses são do mais retrogrado e anquilosado que existe nestes tempos de mudança e progresso !
GostarGostar
Bolota, 22:41
Vc. está equivocado: aquele pedaço de Vilamoura comprado pelos norte-americanos não pertencia ao Estado nem a tugas.
Constatará num futuro próximo a evolução do local.
GostarGostar
Pertencia a uma empresa espanhola, que por acaso pagou o dobro há uns anos, agora vendeu a preço de saldo… há que honrar dividas.
GostarGostar
Exacto.
Mas Bolota continuará a pensar que um espaço semi-privado ou privado, a economia e o empreendedorismo tem de ter sempre a chancela e o controle do Estado…
GostarGostar
MJRB,
Constatar??? É o que faço constantemente.
Um exemplo?? O Pavilhão Atlântico que custou uma fortuna ao Portuga depois do aparato cai em desgraça e vai parar ás mãos de uma mamão do sistema por tuta e meia.Tuta e meia que foi buscar á banca a mesma banca que, também aqui estamos a pagar. Constatar??? Um destes dias vou constatar a degradação do espaço e um destino turístico de eleição muda de sitio para onde o capital voltara a ganhar, ganhar, ganhar e ganhar.
GostarGostar
Bolota,
Prove sff que o Pavilhão Atlântico foi vendido por “tuta e meia”. Ao “mamão do sistema”, no caso, o genro de Cavaco, em seu entender quiçá por favorecimento.
Aquele pedaço de terreno e edifício de Vilamoura era propriedade do Estado ou do município ? Não podia ser vendido pelo preço que os proprietários entenderam ?
Exacto: o capital privado (logo, numa economia e mercado abertos e não estatal) quer ganhar, preferencialmente ganhar sempre.
GostarGostar
MJRB,
Por ai dizias para eu constatar ,agora estou equivocado???
” CGD acumulou prejuízos de 1,8 mil milhões em quatro anos ” se calhar estou e sabes quem provocou estes perjuizos todos???? Foram os comunistas…esse bando de gastadores.
Quanto ao provar o Pavilhão Atlântico, Foda-se, aqiela porra é dura. Qufalou no genro do outro foste tu. Digo-te mais, segundo as cronicas na altura, consegui sacar os 25 milhões com 8 processos de penhora em execução. O bolota sem dever nada… só se for 36 € do selo do carro, nem consegue financiamento para comprar uma boletitas.
GostarGostar
Ó Bolota, quando estiver tudo vendido vais para os montados de Barrancos que ali se produz o melhor pata negra ibérico.
Ali podes chafurdar à vontade à volta dos chaparros, mas não te encostes muito para a glande não cair
GostarGostar
” Ó Bolota, quando estiver tudo vendido..”
Edurado,
estás enganado no verbo, não é vendido é roubado. Se fosse a ti, preocupava-me mais com a quadrrilha e menos com o Bolota. O Bolota com nunca teve nada, mais bolota menos Bolota safgar-se-á sempre o ior são os Eduardos cá do burgo que habituados á mama, deixam de mamar.
Responsável pelo programa do PSD preside o instituto que contratou serviços a associações suas, no valor de quase 242 mil euros
Rogério Gomes, antigo patrão de Passos Coelho na Urbe, em 2003 e 2004, e militante do PSD – a quem o líder social-democrata entregou a elaboração do programa eleitoral do partido para as próximas eleições legislativas -, é também presidente do Instituto do Território (IT), que ele próprio criou. Este instituto já adjudicou contratos por ajustes diretos com dinheiros públicos a instituições a que Rogério Gomes esteve ou está ligado…
GostarGostar
fado, 12:00
acalme-se. Tenha tino no que opina. E aponte a bússula para outro.
Eu não sei tudo sobre tudo, “tá” ?
GostarGostar
Não sabe mas finge saber.
Até finge saber que os filmes do APV deram lucro, mas quando lhe perguntaram não foi capaz de indicar um único número.
E por aqui me fico, que não dou para conversas de café.
GostarGostar
Foda-se ! vc é mesmo implicativo e não hesita em escrever patetices sobre o que eu opino. Autêntica conversa entediante e “empata foda” de café.
Aonde é que eu escrevi que os filmes do A-PVasconcelos deram lucro ? vc. confunde boas receitas de bilheteira –foi o que escrevi– com lucro. Trate-se.
Paciência a minha para lhe responder…
GostarGostar
Que risota.
Boa receita de bilheteira!
Mas onde é que você descobriu a receita de bilheteira?
Tem algum número?
E mais uma coisa, de vez em quando mostra a sua verdadeira cara, calão groisseiro não é propriamente o que este blog usa.
Já bastou outro dia ser de um grunho de primeira apanha na maneira como comentou (injustamente mas isso para si é areia em excesso para a sua cabecinha) um post de Helena Matos.
Quando escrevemos devemos sempre pensar que a nossa Mãe, Irmã ou Filha podem ler.
Pense nisso.
GostarGostar
Entretanto, este é o discurso do politico “mais inteligente” e “mais bem preparado” de Portugal para ser 1º ministro:
http://observador.pt/2015/04/08/antonio-costa-nao-havera-arranjinhos-no-governo/
E, é claro, nenhum jornalista mais arguto (e competente) lhe pede para comentar isto:
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-fecha-negociacao-das-ppp-com-poupanca-de-7200-milhoes_215579.html
ou isto:
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-quer-explicacoes-sobre-acordo-entre-ana-e-camara-de-lisboa_215590.html
Porque não se fazem perguntas chatas a um génio, não é?
GostarGostar
Prontos, este tá lixado, já perdeu as eleições! então isto são coisas que se digam? (ou se pensem?)
http://economico.sapo.pt/noticias/henrique-neto-portugueses-tem-de-ser-mais-rigorosos-e-deixar-de-fugir-as-dificuldades_215566.html
GostarGostar
ACosta se tivesse pudor e juízo esquivava-se a tocar em casos que minam o seu P”S”. Mas vai valer tudo, tem o terreno livre para dizer o que quiser porque o seu eleitorado está avesso à verdade e os jornalistas estão reféns dos editores e directores absolutamente ansiosos pelas benesses do futuro poder “socialista”.
GostarGostar
HNeto não ganhará as eleições, mas presume-se, perturbará bastante.
Essa sua declaração também colide com o pensamento e prática diária da maioria dos tugas — “tá feito” se continuar assim.
GostarGostar
fado-o-educado-mor,
dou-lhe 2 cêntimos para tratar a sua tara. Com mais não quero contribuir
GostarGostar
A ladaínha do costume,
http://observador.pt/2015/04/08/antonio-arnaut-apela-cavaco-travar-colapso-do-sns/,
é contrariada pela dura realidade dos factos,
http://www.dgs.pt/em-destaque/comissao-europeia-atribui-nota-positiva-as-reformas-da-saude-em-portugal.aspx
GostarGostar
Bolota
Ainda estou à espera que se digne respoder
ao sistema policial (STASI) que os teus camaradas da RDA
congeminaram para conter os não aderentes ao Partido Único.
Também quanto à posição de Cunhal quanto à invasáo da Checoslováquia.
Não esquecer os milhões de Cambojanos mortos de fome enquanto
num só ano chegaram a exportat milhares de toneladas de arroz
no tempo do chefe Pol Pot.
adiciona mais uma:
As atletas da RDA tomando hormonas masculinas para melhor desempenho
físico. Depois os camaradas de cá enchiam-nos os ouvidos com as glórias
de um sistema político-económico que tais feitos (records do Mundo) alcançavam.
Veio a saber-se que os médicos/assassinos diziam às atletas que estam a ser
ministradas__________________vitaminas.
GostarGostar
licas,
Factos???? Este depois de passar o IVA para 0q 23% na restauração…” Pires de Lima aponta turismo gastronómico como das principais ajudas à economia do país
O ministro da Economia, António Pires de Lima, considerou hoje, em Cascais, que o turismo de gastronomia tem sido uma das principais ajudas para o desenvolvimento da economia nacional.
Uma palmada na boca era pouco
GostarGostar
Continuo no domínio dos FACTOS o que
de sobremaneira enfurece o Bolotas.
GostarGostar
Kicas,
Não enfureces nada.
Olha aqui mais factos e daquekes bem perto de nós sem teres a necessidade de ires para a Grécia e muito menos para a Rússia e muito menos pro Pol Pot .Isto fica aonde???
” ◾O chamado caso Tecnoforma surgiu em Agosto de 2012, na sequência de várias notícias do Público que davam conta de um eventual favorecimento por parte de Miguel Relvas, quando era secretário de Estado do governo de Durão Barroso, à Tecnoforma, quando Pedro Passos Coelho, fora da política, era seu consultor. De acordo com a investigação do José António Cerejo, entre 2002 e 2004, a Tecnoforma terá ficado com a “parte de leão” dos fundos do Programa Foral. Financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado para dar formação nas autarquias, o programa foi lançado por António Guterres em 2001 e dependia directamente de Miguel Relvas, Secretário de Estado da Administração Local.”
GostarGostar
Estar a por no mesmo plano “o chamado caso Tecnoforma”, seja lá o que isso for, com os 2 milhões de cambojanos (25% da população da altura) executados barbaramente pelo regime comunista de Pol Pot ?!!!!!!!…
GostarGostar
Licas,
Mais factos????
GostarGostar
Teorema : Sempre que se fala com um comuna sobre alhos acaba-se a falar de bugalhos.
GostarGostar
A.A
Eu continuo a falar em alhos vocês é que insistem em falar em bugalhos….
” Foram multadas em 14 milhões de euros por cartel e troca de informações sensíveis. Multa nunca foi paga porque acusações prescreveram. Estado continua a assinar contratos com estas empresas.
Sete empresas acusadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) de terem formado um cartel para fornecer refeições a cantinas continuam a assinar negócios com instituições do Estado, avança o Jornal de Notícias (JN).”
Isto são factos
GostarGostar
Bolota, não te canses pá; um tipo desarmado leva 8 tiros nas costas e estes camelos respondem “ai e tal a venezuela, a união soviética e o cqosf!
GostarGostar
Bolota,
Num Estado de Direito não basta acusar… é preciso instruir, julgar, sentenciar, assegurar instancias de recurso, etc, e apenas depois proceder à execução da eventual pena.
Eu sei que os direitos e garantias dos acusados assim como os procedimentos e tempos de uma justiça independente do poder politico são conceitos e praticas que não fazem parte da visão totalitaria dos comunistas e afins.
Este é o facto mais importante !
GostarGostar
” Num Estado de Direito não basta acusar… é preciso instruir, julgar, sentenciar, assegurar instancias de recurso, etc,”
Fernando S,
Tanto que assim é que: ” Quem cabritos vende e cabras não tem…”
Se não perceberes, que é o mais certo, eu explico.
GostarGostar
Bolota,
Explicar a ausencia do Direito na mentalidade comunista ?!…
Não te canses porque não há nada para explicar !
GostarGostar
Oh homem, você é que está sempre a mudar de assunto. Isto é um post sobre medidas sociais do Medina e arrastou para os comentários o nome do Vitor Bento e de um assunto sobre venda de terrenos em Vilamoura. Que conexão é que isso tem com oferecer rendas acessíveis a 5000 famílias ?
Consegue ainda contradizer-se na resposta ao meu comentário.
GostarGostar
O bolota cumpre aqui a avença que tem como o Comité Central que se traduz em trazer para a caixa de comentários assuntos que estão na agenda política do partido dos bolotas e que eles acham que incomodam o pessoal de direita.
O bolota é apenas uma melga provocatória.
Dar-lhe resposta é alimentar o cumprimento da tarefa política dele.
GostarGostar
Bem visto. É mesmo perda de tempo discutir com eles. Uma vez disse que Singapura era uma economia de mercado livre e vieram-me dizer que havia intervenção do governo na economia. Mostrei um link da Forbes que mostrava o quão estavam errados e responderam-me que a fonte não era credível.
GostarGostar
Amorim,
Vitor Bento??? Já mamou uma simples e humilde reformeca do BdP na ordem do 5000 e picos aerios. Como diria o Fado, isto sim são AMPLAS libedades . Não se tratem, NÃo
GostarGostar
“AMPLAS liberdades” é um termo tipicamente e exclusivamente comuna
Para os comunistas significa o exacto contrário !!
(Alvaro Cunhal utilizáva-o muito durante o … PREC !).
GostarGostar
“O Pavilhão Atlântico que custou uma fortuna ao Portuga depois do aparato cai em desgraça e vai parar ás mãos de uma mamão do sistema por tuta e meia.” Oh Bolota podias ter comprado ou arranjado concorrente melhor!
Ao que sei houve concurso o que parece não ter havido na aquisição da Quinta da Atalaia que foi comprada por metade de tuta e meia: um bom negócio comuna
GostarGostar
E como a Quinta da Atalaia começa a ser pequena para a Festa que nã há outra igual aquela, vai ser comprada a quinta ao lado, com dinheiro na unha, çogo sem recorrer á banca, para que a qualidade da Festa do Avante ainda seja maior.
Já tentaram por todos os meios acabar com ela mas…
GostarGostar
Não há dúvida, o Bolota parece o dono disto. Mandem-no dar uma volta.
GostarGostar