Ultraneocons
Vê-se alguma celeuma nas redes sociais (sim, é redundância) a propósito deste exercício do Observador que consiste em apresentar uma proposta de revisão da Constituição.
Não se entende o motivo da confusão: não conseguimos, em 40 anos, atingir o objectivo proposto no documento inicial de caminho para o pleno socialismo; por outro lado, a actual Constituição não endereça os problemas modernos que este fantástico sistema político de disciplina social – o socialismo – enfrenta neste milénio: a destruição das praias pela prospecção de petróleo, as mudanças climatéricas, a crise demográfica, o retrocesso civilizacional na saúde e na educação e a crescente influência do neoliberalismo no empobrecimento dos povos, neoliberalismo este que mata, como bem diz o Papa Francisco.
Seria suposto serem os socialistas a pretenderem corrigir as distorções na Constituição que impedem o caminho para o verdadeiro socialismo. Mas não, no fundo, os socialistas portugueses são apenas meros conservadores.

Concordo que uma Constituição que ande a destruir as praias, deveria ser alterada antes do Verão.
GostarGostar
Copiou a de 1822? Durou dois anos mais dois uns anos depois. Desde então…e o que é que o leva a pensar que o raio dum papelucho resolve o que quer que seja? tudo depende da interpretação feita. pense nas comissões de ética: quando os padres lá se conseguiram encafuar era tudo proibido, tudo imoral. no tempo do seu amigo 44 puseram lá outros e a moral alargou uns furos no cinto. a constituição americana viveu quase um século com a escravatura e mais não sei quantos anos com a segregação racial.
GostarGostar
A constituição não é uma constituição, é um cofre de leis inultrapassáveis que convém lá manter fechadas para que tudo fique mais ou menos como em 74/75.
GostarGostar
Que risota.
Claro que nem toda a gente percebe que os problemas aqui evocados foram muito oportunamente denunciados pelo ecologista Mário Soares, convertido recentemente pelo Padre Francisco.
Aproveito este púlpito e a sua notoriedade para voltar a mostrar a minha estupefação com a leviandade com que as pessoas se expõem em público.
Ontem mesmo uma desgraçada foi abatida a tiro e a outro está a caminho do mesmo.
Foi um problema passional.
Pois bem, a segunda vítima mal acabou o namoro de seis meses a primeira coisa que lhe ocorreu foi ir as correr ao facebook contar urbi et orbi toda a história para toda a gente.
Esta gente está doida ou perderam o sentido do decoro e das conveniências?
GostarGostar
Fado,
toma lá morangos…
GostarGostar
Muito obrigado.
Eu já tinha a noção de que a Morgadinha (sem ser a dos Canaviais) era tontinha.
Agora fiquei com a certeza e fiquei também a saber que consegue dizer barbaridades e mentiras sem se lembrar de que é uma das causas das mesmas.
A Joaninha bem queria dizer qualquer coisa (e deve ter dito) mas ela estava em alta rotação.
GostarGostar
Fado,
Se nã gostas de morangos toma lá nêsperas…
GostarGostar
Você poupe-me.
Já tinha ouvido falar nesta coisinha, mas não sabia que era tão rasca.
Depois experimentei sem som, pareceu-me melhor.
GostarGostar
VCunha,
…”Os socialistas portugueses são apenas meros conservadores” ?
Então pode ter a certeza disto: quando Vitalino Canas for eleito PRepública e passado algum tempo, com a aprovação da maioria parlamentar do P”S” fizer tudo, mesmo tudo (com a inteligentíssima ajuda e assessorias em Belém de JLelo e de JLacão) para que a Constituição seja revista e instituir um regime presidencial…
GostarGostar
A constituição não é o nosso problema. Os nossos problemas são a incompetência deste governo e do próximo do Costa. Governar não é aumentar impostos e cortar em pensões e nos subsídios de desemprego e depois dar subsídios às IPSS para alimentar as cantinas sociais. Tive a ler a lista (truncada de informação) da IGF e as subvenções e os benefícios públicos atingiram os 4389,5 milhões de euros em 2013. Mas esta terra é governável? Não se desculpem com a constituição.
GostarGostar
Nem mais, nem uma coisa tão simples quanto cortar os subsídios às duas Fundações do clã Soares conseguiram fazer.
A privatização da RTP, borraram-se todos de medo.
As empresas públicas de transportes continuam a fazer o que lhes apetece.
Há mais dez mil exemplos.
Estes não prestaram, os próximos ainda vão ser piores.
GostarGostar
>Não se entende o motivo da confusão: não conseguimos, em 40 anos, atingir o objectivo proposto no documento inicial de caminho para o pleno socialismo<
______________
Não se compreende. com o texto da Constituição Cubana à mão.
Apesar do Otelo indicar o caminho: fascistas para os curros do Campo Pequeno.
Agora já ninguém teria a coragem de se opor.
Excepto, talvez, no Dia dos Finados, os mais audazes
levarem ramos de flores às campa dos pais, dos avós, executados. Perdeu-se a oportunidade para os tempos mais próximos, mas a "fé" permanece.
GostarGostar
Ramalho Eanes que pôs termo ao “Carnaval” será eternamente
odiado pelos adeptos do Socialismo pleno: é o que se vê . . .
GostarGostar
http://www.lidadornoticias.pt/beja-deputado-do-psd-acelera-no-ic2-dois-anos-depois-volta-a-ser-apanhado/
GostarGostar
calma! o silva dos sacos plásticos, das demolições e dos mercados liberalizados nem que seja à força, vai pôr este sítio – com ou sem constuição – nos eixos…
GostarGostar
Tenham calma que o socialismo irá acabar , mais tarde ou mais cedo . Será o próprio a acabar consigo mesmo , tal como aconteceu com o comunismo. O presente governo de Passos Coelho governa como socialista , aumentando impostos e extorquindo tudo que pode sem pudor algum ,bem como pedindo emprestado para gastar mais do que tem(défice).
Quanto aos Portugueses que têm metido nos diversos governos e assembleia da republica , aldrabões , ladroes , corruptos e outras aves que convivem alegremente com estes ultimos , fazem-no porque nao acreditam na liberdade , votam nos jacobinos porque se sentem felizes ao serem subjugados pela tirania duns tantos . Querem ser subjugados mas quando subitamente a tirania e vilanagem vai longe demais a revolta estoira e o socialismo acaba e tal como nos países de leste as pessoas ficam vacinadas .
Já faltou mais….
GostarGostar
Andei a fazer a minha capanha presidencial por entre as tascas do Bairro Alto.
Estive no bar do meu homónimo, justamente na esplanada a beber um cocktail.
Em breve vou partir para o Cais do Sodré para apanhar uma grande carraspana no meio daquela gente animada com quem me identifico.
No fundo identifico-me com todas as pessoas de boa vontade que desejam o progresso, a igualdade, a equidade, sem maldade e outras coisas de que não me lembro.
Não posso lembrar-me de tudo, mas a persuasão é o meu forte.
Agora regressado ao blog leio o MJRB de16 Abril, 2015 17:48
“Eu não “dou” a minha parte contributiva para a TAP, mas vendo-a.
Se ninguém quiser comprá-la, ofereço-a para a campanha presidencial do Procópio”.
Como lhe estou agradecido! Da TAP vai sair o meu arranque para a capanha inédita de um homem simples como o Procópio.
Simples, sim, mas sempre atento às necessidades do “nosso povo”.
Não gostei dos comentários anteriores sobre o socialismo. Tá mal.
Os aldrabões, os ladrões, os corruptos também são gente. Roubam-nos indecentemente, espoliam-nos sem remorso, estoiram com uma nação de séculos, intoxicam os inocentes, subvertem as instituições, passeiam-se impunemente pelos corredores, especialistas em desfalques, arrotam barbaridades nos merdia que controlam.
Quem não pecou que atire a primeira pedra!
São pessoas como nós, humanos cem por cento, vibram com o arouca, com o tondela, até com o benfica, jogam no euromilhões (alguns nem precisam), vêm telenovelas, borram as cadeiras da Aula Magna, snifam aos fins de semana, adoram bólides de alta gama e cenas pornô.
E então?
Tudo é relativo. Para mim todos os votos valem o mesmo.
Não fosse eu um demucrata dos sete costados
GostarGostar
SÃO FASSISTAS!!!
GostarGostar
Belial, não esqueça 1976. A bem ou a mal.
“A organização económico-social da republiqueta Portuguesa assenta no desenvolvimento das relações de produção socialistas, mediante a apropriação colectiva dos principais meios de produção e solos, bem como dos recursos naturais, e o exercício do poder democrático das classes trabalhadoras”.
Mai nada.
Só que agora só se assenta no chão, à beira do pântano, de onde exala um gas sulfuroso que irrita os brônquios, cega os olhos e obnubila as cabeças.
Querm livrar-se da tormenta?
Votem em mim.
GostarGostar
A constituição está para a esquerda como o corão para os fundamentalistas islâmicos. Um livro anacrónico que vive no passado e impede o desenvolvimento, mas ambos julgam que foi escrita por Deus.
GostarGostar
O princípio da igualdade, que levou ao sucessivos chumbos do Tribunal Constitucional, está em todas as constituições do mundo ocidental e nunca deverá ser “revisto” no caso português. Trata-se aqui claramente na forma com os juízes interpretam a Lei Fundamental. Não confundir, juridicamente, a Lei e o seu texto, com a interpretação que cada magistrado faz da mesma. Não há nada na Constituição que diga que não se podem cortar salários ou pensões. A grande maioria das pessoas que fala na praça pública da Constituição, nunca A leu. Em acréscimo, a Constituição também nunca impediu qualquer governo de fazer reformas profundas na desburocratização e na simplificação da máquina fiscal, na Justiça ou na Educação.
GostarGostar
Estive a ler a proposta de revisão Constitucional do Observador e o novo art.º 6.º é exatamente igual ao atual art.º 13.º, ou seja, o princípio da igualdade, pelo qual, grande parte dos cortes do governo foram chumbados. Quem garante ao Observador e aos revisores, que o mesmo princípio não é evocado, futuramente, para evitar outros cortes em salários da função pública, como foi feito no passado? Isto é um grande sofisma, é que o é!
GostarGostar