Tsipras o homem que não podia negociar.
28 Junho, 2015
Porque não sabia e porque não podia. Tema do meu artigo de hoje no Observador
11 comentários
leave one →
Porque não sabia e porque não podia. Tema do meu artigo de hoje no Observador
Não sei se já reparou, D. Helena, mas o PM Sr. Tsipras nestes meses já conseguiu fazer muito: aclarar o que é ESTA “União Euorpeia”. Merece um muito obrigado Sr. T..
Para benefício de muitos. Mas para tristeza de alguns, claro.
Ao fim de vários meses de, encobertamente, mandarem os seus cobradores de fraque fazer o trabalho sujo, os chefes da empresa de cobradores -que trabalha para os credores, a finança- o PM Sr. Hollande e a PM D. Merckel tiveram, enfim, que se apresentar e sentar, face a face, com o Sr. devedor, o PM Sr. Tsipras, como tem ser. Conversa entre pares. E não gostaram que o Sr. Tsipras lhe descobrisse a careca.
É que parte dos dinheiros que estão agora a cobrar era de bancos privados, e isso não devia ser problema de nenhuma “europa”.
Outra parte é proveniente de impostos cobrados a contribuintes (vulgo instituições públicas) cuja solidariedade “europeia” é objectivamente discutível e, pelo que se vê, pejada de humores.
Pouco a pouco vai-se aclarando o que realmente é ESTA “União Europeia”, quem está a ganhar, e quem, de todo, nem por isso.
Óbviamente que o problema não é uma divida de “peanuts” (só) agora descoberta.
GostarGostar
ele não podia… mas quem está atrapalhada é a europa… e os “mercados”…
com ou sem euro, dentro ou fora da “união” a grécia continuará a existir…
e é pena que a propaganda oficial não mostre este discurso:
… Ao longo deste período de negociações, fomos convidados a executar os acordos concluídos pelos governos anteriores através dos memorandos, embora estes tenham sido categoricamente condenados pelo povo grego nas recentes eleições.
Apesar disso, nem por um momento pensámos em render-nos. Isso seria trair a vossa confiança.
Pediram ao governo grego que aceitasse uma proposta que representa um novo fardo insustentável para povo grego e boicota a recuperação da economia e da sociedade grega, uma proposta que, não só perpetua a instabilidade, mas acentua ainda mais as desigualdades sociais.
A proposta das instituições inclui: medidas conducentes a uma maior desregulamentação do mercado de trabalho, cortes nas pensões, reduções adicionais aos salários do sector público e um aumento do IVA sobre os alimentos, a restauração e o turismo, enquanto elimina alguns benefícios fiscais das ilhas gregas.
Estas propostas violam directamente os direitos sociais e fundamentais europeus: elas são reveladoras de que, no que diz respeito ao trabalho, à igualdade e à dignidade, o objectivo de alguns dos parceiros e instituições não é um acordo viável e benéfico para todas as partes, mas a humilhação do povo grego.
GostarGostar
“mas quem está atrapalhada é a europa” – Quando na turma dos nossos filhos entra uma criança com piolhos, obviamente que o resto da turma é que fica atrapalhada. Mas o mérito é exclusivo dos piolhos. Não é do sorriso do piolhoso.
“Ou me fazem as vontades, ou ainda vão sentir a minha falta!…”
“Mata-te, porra ! Desampara a loja que já não há pachorra.”
GostarGostar
que chatice…
quando os “bons alunos da europa” entraram – carregadinhos de piolhos e também de chatos – para a “escola” já lá estavam os piolhosos…
GostarGostar
Insider, envia o teu cheque solidário para a Grécia, pá. Um cheque da tua conta bancária, Do dinheiro que tu ganhaste. Assume em concreto a tua solidariedade com a luta das massas anti-neoliberais gregas.
Mas não contes com o meu cheque. Obviamente.
Mas por que raio de carga de água andas aqui a achar que os outros devam enviar os respectivos cheques ?
Uma embalagem de quitoso, para obviar ao efeito sistémico, ainda vá, agora um cheque meu nem penses.
GostarGostar
pede o cheque ao bce, pá!
eles estão com as mãos na massa a passá-la para “salvar” os bancos gregos…
GostarGostar
Não, camarada.
Quando toca ao pilim, cada qual só tem legitimidade para falar daquele que pertence a cada qual.
Eu só posso falar do meu dinheiro,
Tu só podes falar do teu dinheiro
Ele só pode falar….
Percebes a regra essencial da vida ou vais continuar a debitar bitaites a dizer como deve ser gasto o dinheiro dos outros ?
GostarGostar
Vamos voltar ao escudo. Ha muita gente que, automaticamente, ainda faz as contas em “contos”. Nao sera dificil e talvez seja melhor para todos nos.
GostarGostar
Claro não há nada melhor que dar mais poder à política portuguesa.
GostarGostar
Já deve saber, em todo o caso aqui vai: há duas sondagens a darem quase sessenta por cento de apoio a um entendimento com Bruxelas. Pode ser que mude muito durante a semana mas para já tudo aponta para que o eleitorado diga não a tsipras.
GostarGostar
Deploro informar a Sra Dª. Helena e muitos dos bloggers e comentadores deste espaço……mas:
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-06-28-BCE-mantem-linha-de-emergencia-para-bancos-gregos
🙂
PS-Se quiserem uns lencinhos de papel é só dizerem 🙂
GostarGostar