os ricos que paguem a crise
Vale a pena passar os olhos pelo artigo de Yanis Varoufaquis que a Visão publicou na edição desta semana, para se perceber o que se está a passar com a Grécia e que tipo de gente constitui o governo do Syriza.
O texto é uma síntese do «pensamento económico» do ex-ministro das finanças grego, ainda que seja difícil admitir que o que ali está tenha sido seriamente pensado, e consiste numa tentativa de análise macroeconómica da crise das (de algumas…) economias da Zona Euro, pela qual é responsável, nas palavras do autor, «o Minotauro Global: o sistema de capitalismo neoliberal centrado em Wall Street que se impôs num mundo pós-1971».
Até aqui estamos na clássica visão marxista que imputa aos EUA e ao capitalismo de que esse país é supostamente o ex-libris, todos os males do mundo, com os económicos em primeiro lugar. No que Varoufakis é surpreendentemente original é na forma da superação desses malefícios: Angela Merkel e a um mecanismo de dois botões nos quais ela poderá livremente carregar, um vermelho e um amarelo. Se se decidir pelo botão amarelo, a crise continuará. Mas, coisa espantosa!, se optar pelo vermelho, operará verdadeiros prodígios, que passo a citar: «a crise do euro terminará imediatamente, com um aumento geral do crescimento económico em toda a Europa, um colapso repentino da dívida de cada Estado-membro abaixo do limite de Maastricht, sem dor para os cidadãos gregos (ou para os italianos, portugueses, etc.), sem garantias para as dívidas dos periféricos (Estados ou bancos) a terem de ser sustentados pelos contribuintes alemães e holandeses, spreads de juros abaixo dos 3 por cento em toda a Xona Euro, diminuição dos desequilíbrios internos na Zona Euro, e um aumento global do investimento agregado».
Como podem uma única mulher e um só país, ainda que poderoso, operar maravilhas tamanhas, Varoufakis não esclarece. Li o artigo até ao fim e não encontrei nele nada que o explicasse. Mas há uma conclusão que ressalta deste raciocínio: é que se só a Sr.ª Merkel é capaz de pôr fim à crise das dívidas soberanas, então, os países devedores não têm qualquer responsabilidade nelas e na sua continuação. Logo, é desnecessário que façam o que quer que seja para resolverem os seus problemas, a não ser pressionar aqueles que supostamente o podem fazer: os países com dinheiro para lhes pagarem o que devem e o que mais querem ficar a dever.
É exactamente esta versão helénica dos «ricos que paguem a crise» que se tem vindo a passar na Grécia desde que o Syriza tomou o poder, e que explica as sucesivas ameaças, pressões e chantagens feitas pelo governo grego sobre toda a União Europeia. Por vezes, a democracia coloca no poder loucos, demagogos e charlatões, e o facto do criador do «Minotauro Global» já ter sido corrido por quem o lá pôs, não chega para garantir que essa não foi apenas uma decisão táctica. É isto que os credores e eventuais futuros emprestadores estão a dizer a Alexis Tsipras.

É justo. Quem roubou, corrompeu e engordou à custa dos pobres e das nações pobres que pague a puta desta crise.
Aliás, os alemães lembram-se muito bem como é que o Hitler subiu ao poder. Depois da Alemanha ter sido humilhada e escravizada pelo Tratado de Versailhes.
Agora cabe aos países da periferia atacar a Alemanha e afundá-la de vez.
GostarGostar
En verdade vos digo que para nos,os PIGS, ja comencam a dar mais medo os alemaes da Alemania que os judeus de Wall Street…
GostarGostar
Sim, os alemães lembram-se muito bem, mas o Diogo Câmara não faz a mínima ideia.
GostarGostar
Diogo,
E quem elegeu o BCE, FMI e afins para que tenham a legitimidadeo para decidirem assim ou assado
GostarGostar
Diogo Câmara Socialista.
E quando acaba o dinheiro dos outros começa o ódio, racismo contra quem lhes emprestou, deu.
GostarGostar
Diogo, voltaste a falhar a medicação, assim não dá.
GostarGostar
Ó camarada Luís, tens todo o perfil para escravo. Eu não. Os judeus foram mansamente para o matadouro. Aprenderam a lição. Agra deviam despejar as suas bombas atómicas em cima dos boches. Os americanos e os russos agradeceriam.
GostarGostar
O Rui esqueceu-se de meter a última dele. O Gajo já se equipara ao Keynes e tem a “fórmula mágica” para acabar com a crise. 🙂
Houve aqui alguém que disse que o tipo era mas um narcisista do caneco. Penso que foi o Simão. E não errou nadinha. lol
GostarGostar
Houve quem dissese mais, que ele tecnicamente é mau. Quem o disse?? Paulo Rangel esse grande estadista, até em altura…. e arauto do saber que nem a Pssos Coelho conseguiu ganhar.
GostarGostar
O gajo é uma anedota. Previu muita coisa e errou tudo. Pode ser um bom teórico de jogos, pode até ser um grande professor/formador, mas no restante é um artolas.
E foi por ser artolas e acreditar que podia colocar a Alemanha entre a espada e a parede, que ocorreu ao contrário. A Grécia é que saiu destroçada desta estratégia negocial estúpida.
O gajo se não fosse arrogante nunca teria levado o país a este extremo. Teria sempre duvidado das suas “certezas”. Mas além de tecnicamente mal preparado é uma basta. O Cipolla tinha outro termo para este tipo de aventureiros/jogadores: ESTÙPIDO!
GostarGostar
Mesmo assim fez o que outros não fizeram desmascarou o embuste que é esta UE e mais colocou a Europa no centro da discussão enquanto que outras pagam adiantado.
GostarGostar
Nigel Farage e Marie le Pen não diriam melhor que estes doutos.
GostarGostar
Exacto caro Tirandentes… Até parece que naquele Parlamento Europeu não existem deputados eleitos para tentar acabar com o dito parlamento.. Nada de novo debaixo do Sol…
GostarGostar
Vamos ver se não nos acontece o mesmo que à Grécia, pois cá também há muita gente com as mesmas ideias sirizicas e há muitos países que já estão com pouca vontade de suportar mais resgates.
GostarGostar
O Syriza está partido em dois e o pequeno partido que sustentava o Syriza parece que acaba de optar por não haver acordo nenhum. No Observador:
“Gregos Independentes em rutura com Tsipras
O ministro da Defesa da Grécia e líder do partido que integra a coligação do Governo grego, Panos Kammenos, escreveu no Twitter que Bruxelas quer “esmagar” a Grécia e avisa que para ele, “já chega”.”
in http://observador.pt/2015/07/12/impasse-no-eurogrupo-conselho-europeu-cancelado/
O Tripas não deve ter oferecido um governo “tecnocraat/sombra” à Merkel porque… Não consegue sequer manter o Syriza unido. E agora o governo deve cair.
O PR grego pode tentar arranjar uma solução mas não deve conseguir. É capaz de vir o caos na Grécia. E nunca se sabe se uma guerra civil.
O Tripas vai ter oportunidade de pedir asilo político na Koreia do Norte. lol
GostarGostar
Fossem só «dois» e estavam os gajos muito bem e de perfeita saúde. Aquilo deve ser como a esquerda portuguesa, em que cada militante é um dirigente e cada dirigente é um dissidente. Deve por lá haver Ruis Tavares e Joaninhas Amaral Dias a pontapé… Como tenho dito desde o começo desta novela, ainda nos vamos rir muito à custa disto.
GostarGostar
“Aquilo deve ser como a esquerda portuguesa, em que cada militante é um dirigente e cada dirigente é um dissidente. ”
Também penso o mesmo. Mas após o referendo, o Tripas tinha o país na mão. Não entendo porquê que desbaratou logo o capital político e não apresentou um governo tecnocrata. A única explicação que eu encontro é que o tipo não passa mesmo de um drogadito que se meteu na alta roda da política e não tem capacidade para tanto. E, portanto, deitou fora o capital político e tentou “disciplinar o partido”. Em vez de aproveitar o bom trabalho do PR grego, que foi ele que o ajudou a obter quase a unanimidade para manter a Grécia no euro.
Agora, se o tipo for mesmo um drogadito impreparado, tanto gera desconfianças nos demais governos (olhe-se como ele sorri hoje, como se não fosse trágico o que está a ocorrer na Grécia) como nem sequer é capaz de obrigar o Syriza a apoiar um “governo de unidade nacional”. O tal tecnocrata, talvez liderado pelo Governador do Banco Central.
Lá está. Ainda nos vamos rir imenso com aquele bando. É uma tragicomédia. Quando se começar a saber algumas coisas, deveremos ficar de boca aberta. 😉
GostarGostar
Aliás, pelo que é dado agora a entender. Da Grécia, membros do governo grego dizem Não a estas propostas O tripas parece que ainda anda reunido para tentar evitar a saída da Grécia.
Ou seja, se calhar o tipo é apenas um testa de ferro, de algum membro do Syriza, com o verdadeiro poder sobre o partido. O que não seria inédito, nos partidos marxistas e de esquerda radical.
Penso que está selada a saída da Grécia do euro. Não me parece que seja possível a evitar agora. Nem o PR grego conseguirá demitir o governo e tentar um governo de unidade nacional será possível.
Amanhã deve ser um caos na Grécia.
GostarGostar
Acho que é mais simples do que isso: o gajo pensou que a corda não lhe partia na mão e agora que está com a cabeça a prémio, começou a correr atrás do prejuízo e até se pôs com cara de bom rapaz (o ar sensato da cavalgadura a dizer que, se todos estivessem de acordo, poderia haver hoje um acordo, é maravilhoso…). É simples: imagine-se que, por qualquer obtusa conjugação astral, o Louçã ou o Tavares, ou os dois ao mesmo tempo, iam parar ao governo com 36% dos votos e em coligação com o Marinho e Pinto. Seria de prever coisa muito diferente desta macacada?
GostarGostar
“Seria de prever coisa muito diferente desta macacada?”
lol
O gajo acabou de demitir dois ministros. 🙂
Usou SMS ou email? lol
GostarGostar
Em Espanha também estão em guerra.
http://politica.elpais.com/politica/2015/07/09/actualidad/1436428238_057613.html
GostarGostar
> imagine-se que, por qualquer obtusa conjugação astral,
É o que dá insistirem que o pessoal vote em partidos.
Quando estiverem fartos, não votem. Só os encorajam.
GostarGostar
É curioso: Há umas horas chamavam-me porco neoliberal.
Como concordo com quase tudo o que Varoufakis diz, presumo que me estejam, agora, a chamar de louco!
GostarGostar
Completamente. 😉
GostarGostar
“Como concordo com quase tudo o que Varoufakis diz, presumo que me estejam, agora, a chamar de louco!”
.
E presume muito bem, o que prova que é um louco muiiiito inteligente…
GostarGostar
Isto das novas tecnologias é muito bontio, mas quando se governa um país através do Twitter é porque essa gente vive mesmo no mundo virtual. 🙂
Nós já tinhamos visto estes gajos a darem as “boas novas” pelo twitter mas agora isto de demitir membros do governo pelo twitter acho que é mesmo inédito.
Este Syriza é mesmo de partir o coco de tanto nos rirmos deles.
GostarGostar
A cara do Euklids versus a do Tripas:
O tTipas está sempre com cara de pedrado. Ou é impressão minha. Gulp
GostarGostar
A regra e a excepção
A regra é: A democracia coloca muitas vezes no poder loucos, demagogos e charlatães.
A excepção: Poucas vezes a democracia coloca no poder pessoas inteligentes, sensatas e honestas.
Tem razão aquele que disse: “A democracia é o governo dos piores.
GostarGostar
Então venha a Ditadura, não é?!
Claro, já cá faltava a retórica fascista.
Andou e ler o o Pimenta e o Sardinha ou será só mais o Maurras ou e extravagante Evola?!
Faça qualquer coisa de útil e vá averiguar ao actual estado das condições atmosféricas.
GostarGostar
Sim, sou a favor da Ditadura, sim senhor. Desde que o ditador seja eu, é claro…
GostarGostar
Essa é a teoria dos xocraticos-cosristas e demais matilha PCP e BE .
A coligação que governa Portugal não tem qualquer mérito na baixa de juros dos empréstimos, na descida do desemprego, no aumento de exportações, na melhoria dos tempos de espera nas cirurgias, etc. etc. etc
Do mesmo modo os cyrisas não têm qualquer culpa na degradação económica grega, na falta de dinheiro nos bancos, na falta de confiança da Europa nesses chantagistas.
Para eles e o que eles fazem é estar parados. Não fazer nada. Pobres patetas. Fingem não perceber que a fruta cresce nas árvores, não só pelas leis da Natureza mas porque alguém, semeou, plantou, adubou, regou, podou, colheu, transportou….
Esses meninos de sorriso sacana que nunca dobraram a mola nem para apanharem um alfinete destroem tudo em que tocam
GostarGostar
A coligação que «governa» Portugal é em tudo contrária a esta prosa saloia. Não plantam nada. Roubam e confiscam como vulgares comunas. Mas há quem acredite nestas narrativas de governantes que nunca fizeram nada na vida. O raio que vos partam, vagabundos!
GostarGostar
Bolota, adivinhe quem escreveu isto:
“So, Greece’s priority must be the re-negotiation of its agreement with the EU, accepting in the meantime tumult in the money markets as the price we need to pay for escaping from the ‘extend and pretend’ phase to a phase of genuine stabilization and growth. If this also means that, during our negotiations, Portuguese, Spanish and Italian yields rise, so much the better. For it may mean that Lisbon, Madrid and Rome will be forced to participate creatively in this negotiation, forming a Peripheral front, so as to forge a new Eurozone architecture that stops the asphyxiation of proud nations in the name of inane, unenforceable, misanthropic rules.”
Ou ainda isto:
“. For as long as they impose self-defeating austerity upon a defeated social economy, Portugal’s recovery will not arrive – whatever the source of continued funding.”
O gajo era uma anedota. Tecnicamente um desastre e usando palavras-chavões bonitos só enganaou os papalvos. Mas apenas e só os papalvos. Quem o lê-se com atenção logo percebia que ele não passa de um charlatão, armado num novo Keynes.
É ler o que ele escrevia antes e se ele acertou nalguma coisa. Se não acertou…
GostarGostar
Eu começo a acreditar que o Tsipras estava mesmo convencido de duas coisas:
Que os Europeus perdiam mais em recusar um 3° resgate á Grécia do que ajudando-a infinitamente.
Que, querendo os Gregos continuar no Euro mas não querendo austeridade, a Europa teria de aceitar emprestar dinheiro, sem qualquer tipo de contrapartida e sabendo que a Grécia exige mais uma restruturação de dívida. Ou seja, pagam, não bufam e nunca mais vêem o dinheiro. Depois do referendo ele pensou mesmo que a Europa já não tinha mais nenhuma solução.
Até aqui pensava que ele queria mesmo sair do euro, mas nos últimos dias fiquei convencido que não. O gajo é mesmo uma criança muito burra.
Estou convencido que o Tsipras só agora se apercebeu do buraco que escavou e que não o fez de forma prepositada. Ele é mesmo tão burro, mas tão burro que acredita piamente em todas aquelas ideias marxistas que tem na cabeça e acredita inclusivé que o Varoufakis é uma pessoa inteligente.
A Grécia em 2014 só tinha duas opções: cumprir como até aqui, fazendo acordos com os credores e cortando gastos públicos (sendo que o pib estava a crescer e começava a ter excedentes orçamentais e portanto seria mais fácil seguir essa opção) ou sair do euro em acordo com os restantes países Europeus, cumprindo todos os acordos e todos os prazos de pagamento para através da desvalorização da moeda ter um nível de austeridade brutal mas equilibrar muito mais rápido a economia.
Quiseram encontrar uma 3° opção melhor que nunca existiu. Quiseram culpar tudo e todos por um problema que eles criaram e acabaram com um problema muito maior.
O Tsipras é o 3° caminho, o caminho do crescimento e da prosperidade como qualquer pensionista Grego pode comprovar.
Parabéns a todos aqueles que falaram durante 4 anos do outro caminho. Estavam certos. Esse é que é o grande caminho.
GostarGostar
O terceiro resgate era o PEC 4 interno
GostarGostar
“Mesmo assim fez o que outros não fizeram desmascarou o embuste que é esta UE e mais colocou a Europa no centro da discussão enquanto que outras pagam adiantado.”
Está bem. Mas destroi a economia da Grécia. lol
Revolucionários de sofá a usarem outros para as suas loucuras ideológicas? Leia, se faz favor:
http://tinyurl.com/otr55of
Pois é. É fácil estar no sofá e mandar os outros fazerem as guerras por nós. Pior que as fazer na playstation, pode ter a certeza.
Quem vai pagar? O povo grego. Sobretudo os tais pobres, que anda para aí muita gente armada em sua defensora. Pois. Parole, parole, parole…
GostarGostar
Tsipras e Varoufakis apenas demonstraram duas coisas: que loucos irresponsáveis com poder podem causar muitos danos e que esses danos serão sofridos principalmente por outros que não eles.
E os bolotas inúteis são tão alienados que ainda lhes atribuem uma qualquer superioridade moral e elogiam o seu sucesso a causar miséria entre aqueles que é suposto defenderem.
GostarGostar
A merda é se há por ali uma restia de exito e estes tecnocrata de merda ficam lamber sabão
GostarGostar
A lamber sabão não sei mas parece que os gregos já deixaram de comer carne por ser demasiado cara. É a esse tipo de “êxito” que o Bolota se refere?
E parece que já nem o Tsipras acredita que pode ter uma “réstia de êxito”, para ter aceite tudo o que a troika lhe meteu à frente.
GostarGostar
sempre seria um sucesso se a Grécia se assumisse como socialista revolucionária e deixasse de viver à mama dos capitalistas burgueses reaccionários neoliberais ( e tecnocratas).
O sucesso mede-se pelas senhas de racionamento alimentar cubano, pelas filas para comprar qualquer produto, pela falta de transportes e pela grande riqueza que é construir um bote de pneus para fugirem para Miami.
A última experiência vitoriosa foi por o bom povo revolucionário bolivariano nas filas do papel higiénico, tecnocraticamente claro.
GostarGostar
Já deve vir tarde a sugestão… Se é que não veio antes mas foi recusada pelo Tripas:
“Bild: IMF want technocratic government in Greece
German tabloid Bild report that the IMF is pushing for Mr Tsipras’s government to be replaced with a technocratic regime which would oversee the reform programme creditors are demanding in return for a new bail-out.
Political analyst Dim Rapidis also cites sources in Washington saying the same.”
in http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11734310/Greece-news-live-eurozone-split-over-Grexit-ultimatum-plan-as-Greeks-says-they-are-being-crushed-by-Brussels.html
Isto era o que o Tripas devia ter sugerido ou aceite. Era isto que se pedia. E politicamente ele só teria a ganhar. O governo arrostava com a impopularidade e ele, o seu partido original poderia mais tarde crescer à custa dos outros.
Mas o tipo deve ser apenas um drogadito. Fraquito em termos políticos e deslumbrado com a alta roda da política e os holofotes. Mas falta-lhe aquilo que falta a muita gente: cérebro para pensar por si mesmo.
GostarGostar
Vocês não percebem nada do que se esta a passar e do que está em causa. E eu também não percebia até ouvir a espectacular opinião do Pedro Marques Lopes agora mesmo na SICN.
Que profundidade, que erudição, que conhecimento dos temas…
Aquilo sim é um indivíduo que merece o que ganha, a direita está mesmo bem representada…
GostarGostar
A coisa que eu mais adoro na esquerdopatia tuguesa sobre a Grécia, é a quantidade de vezes que repete que “este governo grego” não tem responsabilidades naquilo que os anteriores governos fizeram na Grécia. O que me faz duvidar que possivelmente o Passolas da Damaia esteja agarrado ao poder pelo menos há “pra í” uns 16 anos?
O Mario Dragui para Portugal foi a salvação do Passolas. Já o dito Mario já não é Mário na Grécia e passa a ser o BCE.
A mesma lógica terminológica de troika/instituições, ate ficamos convencidos que são outros e outras coisas.
GostarGostar
“Houve aqui alguém que disse que o tipo era mas um narcisista do caneco. Penso que foi o Simão. E não errou nadinha. lol”
Sim, fui eu e parece-me que tenho razão. Basta gastar dois minutos na net e fazer meramente a pesquisa “Yanis Varoufakis” para nos apercebermos disso.
É excêntrico e narcisista.
E compreendo-o.Eu também sou excêntrico (partilhamos o “haircut” 🙂 e o gosto por motas, p.ex) e gosto de mim mesmo (o que completamente é diferente do “auto-culto-da-personalidade” do narcisismo.
Mas há uma diferença entre mim e ele: eu sou um freelancer que vivo por minha conta e risco…..não sou (fui)) Ministro das Finanças de uma país numa situação dramática.
Não estou a dizer que tinha que se agachar a tudo, mas não teve juízo. Varoufakis podia ter (se monos narcísico) conseguido muito. Não conseguiu nada. É pena que o gajo não é burro….mas enfim……
GostarGostar
É GREXIT a rodos….senão vejamos:
Hipótese 1 – O Alexis aceita tudo e um par de botas – chega a Atenas em tem uma amotinação no Syriza, no parceiro de coligação e em mais partidos. É o caos. Não consegue aprovar a ponta de um chavo. Não lhe resta mais que a demissão e o mais que provável caos dada a asfixia financeira da Grécia (bancos fechados, controlo de capitais..
(o que os Eurotontos propuseram hoje a Atenas é uma impossibilidade e pretendem o GREXIT por conta grega)
Hipótese 2 – O Alexis é realista e aceita, simplesmente o “temporário” (permanente?!) GREXIT com as condições ago vantajosas que lhe são propostas.
Eu, neste momento, com o país à beira do caos…..escolhia a hipótese dois pois é cristalinamente óbvio que a GRécia (e isto já ultrapassa ideologias ou politiquices) não tem sequer já condições meramente técnicas para continuar no Euro.
NOTA – De qualquer maneira isto foi uma sacanagem hipócrita. Está na mesa um plano de austeridade de 8 mil milhões. Os gregos rejeitam (as “Insituições” ficam muito aborrecidas) e vão a referendo. É rejeitado. As “Instituições” recusam. Atenas apresenta austeridade de 12 mil milhões. As “Insituições” recusam e apresentam——–algo que nem a supera em muito o que Portugal e a Irlanda tiveram que aguentar e pedem isto…..a um governo do Syriza coligado com um partido de Direita Radica…..
Estão loucos?! Já punham mais tabaco no que andam a fumar 🙂
GostarGostar
“algo que nem a supera”
Perdão: algo que supera em muito, quis dizer….
GostarGostar
Que nojo. Que asco. Que hipocrisia.
GostarGostar
A bruxa de Loulé disse há um ano que agora ia a Grécia e que Portugal irá a seguir quando o Governo mudar.
GostarGostar
Resumindo a Grécia não quer a austeridade imposta pelo grande capitalismo e pela alta finança, prefere as políticas de rigor do socialismo marxista como por exemplo o Venezuelano e o Cubano. Assim seja a sua vontade. Amém e boa viajem.
GostarGostar
Austeridade é a antecâmara para os fornos crematórios, ó padaço de asno!
GostarGostar
então quer dizer que na fila para os crematórios pelo menos já estão os Venezuelanos, os Cubanos…ou já estarão ser cremados?
É que aquilo de falta de leite farinha e papel higiénico, senhas de racionamento, é abundância?
GostarGostar
A Grécia está salva! lol
E a Merkel ajusta contas com o passado:
GostarGostar
Mateus 19-24
“E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”.
GostarGostar
A Visão é um revista de esquerda carregada de Boaventuras Sousas Santos.
O que é que esperavam, vindo dali?
GostarGostar
Bolota PERMALINK
12 Julho, 2015 22:24
Mesmo assim fez o que outros não fizeram desmascarou o embuste que é esta UE e mais colocou a Europa no centro da discussão enquanto que outras pagam adiantado.
____________________
Tem razão Bolota.
Mas nem chega aos calcanhares dos impostores Stalinistas
que, ao abrigo de uma imparcialidade suicidária/letal permite
a actividade de um partido/bando cujo único objectivo é o
de suprimir toda a “concorrência” uma vez que tenha oportunidade
de o conseguir.
Aqui é que reside o “busilis”.E a História é a grande mestra da vida.
GostarGostar
Licas,
O que tem Staline a ver com o que se está a discutir???
GostarGostar
TUDO!
Fala-se de EMBUSTES, percebe?
GostarGostar
E apesar de serem verdades factuais, eu, tal como todos
os Democratas, sou, decididamente contra quaisquer que
sejam ,medidas limitativas além da lei, da actividade política
dos Stalinistas.
O Álvaro Cunha,l para auto-glorificação bacoca, proclamava a “Superioridade
Moral dos Comunistas”. Ridículo e poltrão: essa Superioridade,
ao contrário, tem sede nos Regimes “Burgueses”,
Mais nada . . .
GostarGostar