Saltar para o conteúdo

Do debate II

10 Setembro, 2015

Ao ver a quantidade de baboseiras escritas sobre o debate de ontem escachadas nos ditos jornais de referência, não consigo deixar de escrever mais uns parágrafos sobre o assunto.

Em primeiro lugar, não foi um debate. Nunca é: trata-se de um programa de televisão, a forma menor de entretenimento disponível às pessoas e que cujo alinhamento é normalmente preenchido com telenovelas e concursos. Toda a conversa sobre quem vence debates é, assim, curiosa. Não sendo um debate, ninguém o vence. No entanto, há vencedores do evento: para quem sacrificou a telenovela e mesmo assim se deixou enredar no longuíssimo exercício de vaidade de três jornalistas, António Costa mostrou-se um galã bollywoodesco capaz de ofuscar o abundante suor com os aparados tufos das orelhas e a urgência de um enredo – normalmente designado por “narrativa” – tão superficial como apelativo; Costa transmite a ideia de que tudo pode ser diferente, como dizem as imagens motivacionais que percorrem os facebooks do telespectadores quando em busca da nova foto das pernas da vizinha. Nós queremos crer que pode ser diferente. Para igual basta a nossa triste realidade de desorientação espacial no emprego mundano após o Verão na manhã seguinte. As pessoas aguardam os fins-de-semana e Costa promete-os, temporariamente, disponíveis a toda a hora, como qualquer político, daqueles que são capazes de vender a ilusão que estamos dispostos a comprar enquanto não volta a passar a novela.

Costa venceu – claramente – a novela substituta de ontem. Amanhã ninguém se lembra. A realidade, essa não se compadece dos enredos do entretenimento fátuo. Estas eleições são só e apenas sobre se os portugueses querem Sócrates. Como qualquer culto em torno de sociopatas, nunca se saberá o que acontece até o cometa passar. Passos Coelho só conseguiu demonstrar a sua inépcia para romantismo adolescente. Nada disso importa: as pessoas vão votar com a carteira, como é suposto, contra todas as expectativas dos profissionais do entretenimento em permanente busca do escape perfeito por 90 minutos à enfadonha realidade.

29 comentários leave one →
  1. Abre-latas's avatar
    Abre-latas permalink
    10 Setembro, 2015 09:56

    É verdade: Costa venceu, saiu vencedor da chinfrineira, sobe usar melhor os truques baixos, os do primeiro-ministro saíram-lhe pela culatra.
    É verdade: O modelo é bom para quem gosta das galas do Big Brother, não se discute política, modelos económicos e sociais apenas se “ajavarda” os do opositor e quem o fizer melhor ganha.
    É verdade: O vencedor da noite foi Sócrates. “Estava eufórico” dizem os relatos. Pudera já está a ver a forma de resolver os seus problemas. Quem se mete com o PS leva.

    Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      10 Setembro, 2015 10:00

      “soube usar”

      Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      10 Setembro, 2015 10:09

      No mundo da bola existem duas figuras muito conhecidas. O caceteiro e o carregador do piano.

      Penso que, passadas umas horas, se nota bem quem era o caceiteiro e o carregador do piano. 😉

      Se se poder resumir a mensagem de cada um, para cnvencer eleitores, elas podem ser resumidas assim:

      Passos Coelho: as políticas desastrosas de Sócrates estão plasmadas no programa do PS.

      Parodiante de Lisboa: a culpa do desemprego é tua, não do meu partido e companheiro Sócrates.

      Basta rever o debate. O Passos Coelho, na sua fórmula português suave, demoliu o Parodiante de Lisboa. lol

      Gostar

  2. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Setembro, 2015 09:59

    Lamento mas ontem o tabu foi desfeito contra a nomenklatura. E perceb-se porquê que eles não queriam o nome de Sócrates na campanha. Mas ele abriu-nos a porta. lol

    O Passos Coelho prepara-se para reeditar isto de novo:

    Conseguiu aquilo que queria. Que era dizer aos indecisos: Quereis Sócrates de novo? Brilhante. lol

    Gostar

  3. Ali Kath's avatar
    Ali Kath permalink
    10 Setembro, 2015 10:11

    3 leitores de telejornais a fazer perguntas
    é o máximo.
    preferia o anão comerntador da sicn

    Gostar

  4. Eli's avatar
    Eli permalink
    10 Setembro, 2015 10:26

    Acho que os detratores de PPC e comentaristas viram aqui a oportunidade de fecharem um ciclo de ressabiamento, sentimento que os acompanhou ao longo desta legislatura, por se terem visto afastados de alguns poleiros, com chave de ouro.
    É engraçado ver como vai tudo na assuada do Costa vencedor. Achei a saída do milagre das rosas genial, numa analogia entendida mesmo por aqueles que não percebem peva de economia.

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Setembro, 2015 10:34

    Os adeptos das bancadas ficaram satisfeitos com o caceteiro a bater no carregador de piano, mas o tabu foi desfeito. A herança pesada de Sócrates, que condicionou a governação da coligação, estava a ser um assunto tabu, por causa da prisão do Presso 44. Quando ele subiu de estatuto de Presso 44 para 33, a coisa começou a descontrolar-se para os lados do Parodiante de Lisboa. O Presso 33 abriu as comportas da barragem ao dar o seu apoio político ao seu “amigo” Nº 2. lol

    Relembrando o que dizia o Rui Ramos:

    “Bem sei, não dá jeito a ninguém. Ao PS, porque teme que a recordação lhe faça perder votos; à direita, porque julga que lhe basta a maledicência de café e de internet para embaraçar o PS. Sócrates, resumido a um processo em segredo de justiça e a manchetes que os políticos não comentam, desapareceu assim da fotografia do regime. Devemos conformar-nos com este exercício de estalinismo democrático?”

    in http://tinyurl.com/p7zmd3p

    É evidente que eles tinham medo da jiboia a apertar o Parodiante e a abrir a boca para o engolir. Daí que a governação de Sócrates, que levou ao desastre o país e trouxe tanto sofrimento a Portugal passou a ser assunto tabu entre a nomenklatura. De tal forma que, quando a jiboia saiu de Évora até havia quem dissesse que era manobra da justiça para lixra o PS. Isto foi dito por alguns militantes socialistas. E acreditavam piamente nesta parvoíce. lol

    Ontem o tabu rebentou pelas costuras. O caceteiro foi colado ao Sócrates. Que desgosta tantos e tantos no mundo mediático. 🙂

    Ontem o Passos Coelho, no seu português suave, tipo saco de boxe, ia levando as cacetadas mas ia dizendo ao país. Sofremos imenso devido ao Sócrates. E levava cacetada. E ele volta de novo. Mas as vossas políticas são as mesmas que levou o país ao colapso. E o caceteiro, a berrar (literalmente, revejam o debate), dizia que não. Que era tudo culpa do saco de boxe. lol

    As horas passam e o que ficou à vista de todos. O assunto tabu foi desfeito e os Portugueses podem vingar-se do terrível sofrimento que sofreram vigando-se do Sócrates no… Parodiante de Lisboa.

    É politicamente incorrecto atribuir a vitória esmagadora ao Passos Coelho? No mundo do tabu do Sócrates, a nomenklatura preferiu o caceteiro que malhou no herege que tocou no snato nome do Sócrates. Mas a população sabem quem lhe trouxe tanto sofrimento. E que um seu camarada prepara-se para o reeditar de novo. O Parodiante de Lisboa.

    O Passos Coelho foi demolidor e ganhou o debate onde mais conta: entre os indecisos. lol

    heheheheheh

    Vão sofrer uma derrota histórica.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      10 Setembro, 2015 10:49

      A nomeklatura tinha um nome tabu: Sócrates. Mas ele ontem foi desfeito. Basta analisar quase todas as análises ao debate. Um nome comum em todos: Sócrates.

      Esta é de antologia:

      ” Passos acusa Costa de querer governar como Sócrates. Costa ripostou: “Tem muitas saudades”

      in http://tinyurl.com/q7cdrcg

      O debate resume-se a isto. Nada mais. Nada mas mesmo nada mais:

      Lá se foi o assunto-tabu para o galheiro. ehehhheheeh

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        10 Setembro, 2015 11:05

        Quanto mais um tipo tenta encontrar análises, factos e temas à volta do debate mais encontra o nome do Sócrates. É aquilo que resume o debate.

        Ontem o Rebelo de Sousa, como é caracterisitico nele, passou uma rasteira ao Parodiante de Lisboa. A dada altura, o tipo dizia a falta de humildade do Parodiante de Lisboa, que fez um declaração e pisgou-se logo para evitar os jornalistas em contra-ponto ao Passos Coelho, Primeiro Ministro, que foi humilde em responder à imprensa. Eu quando ouvi o Reebelo de Sousa mas não tinha ouvido as tais declarações de ambos, topei logo a alfinetada do tipo ao Parodiante de Lisboa.

        Mas hoje é que se percebe bem o embaraço do Parodiante de Lisboa e como fugiu logo da imprensa. Estranho. Um tipo “ganha” o debate e foge como o diabo da cruz da imprensa? Algo não batia certo. Mas ao ouvir-se as declarações do passos Coelho e do que interessava à imprensa o tema era só um: Sócrates. lol

        É rever as declarações dele:

        http://tinyurl.com/oxptvem

        Demolidor. Então o debate foi sobre quem? O Sócrates, a sua pesada herança, governação e como o Parodiante de Lisboa segue na mesma linha desastrosa. 🙂

        A nomenklatura, achando que a dar cacetadas à labrego servia para declarar um vencedor, deu-a ao Parodiante de Lisboa. Mas o país real viu um debate sobre… O legado de Sócrates e o seu herdeiro. ahahhahahaha

        Espectacular a forma como o Passos Coelho descredibilizou o Parodiante de Lisboa. lol

        Gostar

  6. Lufra's avatar
    Lufra permalink
    10 Setembro, 2015 10:44

    Costa vem lançando um monte de soundbytes, repetidos até à exaustão, sacados do manual “Demagogia para Totós”. O Passo tem 4 anos de governo em que tirou o País da bancarrota onde o PS o deixou!

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      10 Setembro, 2015 12:34

      Pois tirou…o valor do PIB á altura era de 95% agora é de 135%

      Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        10 Setembro, 2015 12:55

        continuas estupidamente a insistir na cassete. Já te explicaram que estes números não é bem assim,

        Com aquilo que tu chamas “95%” entrou-se em bancarrota porque ninguem emprestava dinheiro.
        E com o que tu chamas “135%” os mercados já emprestam dinheiro.
        É o paradoxo da Quinta da Atalaia.
        Achas que os mercados emprestavam dinheiro, ao juro actual, se as coisas fossem como insistes em replicar nos termos da cessete que te enfiaram no cú ,oh comunista burro que nem um tijolo ?

        já agora, não é “o valor do PIB era de 95%” – estavas a falar da dívida, não do PIB. Porque o PIB, valor referencia, não pode ser 95% dele próprio.
        Deves estar em diarreia mental, porque a cassete está a funcionar mal.

        De qualquer forma, continua a largar estas tretas. Sempre serve para fundamentar a minha tese que a opção comunista é, sobretudo e essencialmente, um exercício de poucachismo mental. És comunista porque és burro, não entendes. Não percebes patavina destas coisas e usas as gordas dos jornais completamente fora do contexto.

        Um imbecil intelectual,portanto.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        10 Setembro, 2015 14:22

        Pf, deixem o Bolota a falar sozinho.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        10 Setembro, 2015 14:41

        Tiro ao Alvo,

        Não te apoquentes porque a partir do dia 4 fico por aqui sozinho por natureza, você vão carpir a derrota para outro lado qualquer. Toma nota: ficas abaixo dos 25%.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        10 Setembro, 2015 15:33

        “ficas abaixo dos 25%.”

        Do PIB ?

        Gostar

      • António Costa é o salvador's avatar
        António Costa é o salvador permalink
        10 Setembro, 2015 18:33

        Bolota, até o António Costa admitiu ontem que a dívida pública já estava nos 110% do PIB e hoje está nos 130%. Na verdade está nos 128,6% ( dados de junho deste ano). E igualmente admitiu que durante o governo do ps a dívida pública subiu dos 96 mil milhões para os 195 mil milhões. Ou seja, mais do triplo do que durante os últimos 4 anos

        Gostar

  7. JgMenos's avatar
    JgMenos permalink
    10 Setembro, 2015 11:09

    O PS – que não renega nunca nada do que faz – continua com a retórica de quem é pai da democracia e dono da governação.Veremos o que dá a performance trauliteira do Costa.
    Que continue a jurar que não era nem é precisa austeridade…
    Se a parvoeira der para o fazer ganhar as eleições, que governe sozinho. À coligação só tem que se fazer de morta durante três meses para os ver a espernear e a desmentir toda a cretinice em que suportam a sua mediocridade e a sua demagogia.

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      10 Setembro, 2015 12:38

      ” À coligação só tem que se fazer de morta…”

      JgMenos,

      Achas??? Não tens o direito de saber o que pensam os que te vão governar nos 4 anos que se seguem??? É certo que o PAssos é mestre em prometer uma coisa e fazer rigorosamente o seu contrario mas…

      Gostar

  8. MJRB's avatar
    10 Setembro, 2015 11:34

    Óbvio: “as pessoas vão votar com a carteira”. Poucas mais recheadas do que a maioria, vazias ou com poucos euros/dia.
    É esse mundo dos indecisos que a Coligação tem de descer, compreender e actuar. Com outra estratégia, discurso adequado e…muita humildade.

    Gostar

  9. queima beatas's avatar
    queima beatas permalink
    10 Setembro, 2015 12:05

    Viciado em escrever mais que em queimar beatas, agora com o cinzeiro mais abarrotado volto ao tema acrescentando lume.
    Se é necessário que Costa ganhe então ponha-se Costa a ganhar. Um chamado debate onde o 1º ministro fez engolir todas as artimanhas metidas descaradamente por Costa. Até as chamadas a Sócrates foram induzidas por este, como naquela habilidade escandalosa para enganar tolos sobre quem provocou e pediu a entrada da troika, o que obrigou Passos a refrescar-lhe a memória. Acho que vou ter que me refugiar na minha ignorância e estupidez, ou então não passo de um passista doentio. Espanto meu ao ver Marcelo dizer que Costa ganhou o debate, e percorrendo todos os painéis constatei que de forma mais ou menos envergonhada praticamente todos os comentadeiros cavalgavam a mesma onda. Devo estar a precisar de consulta médica urgente para por os carretos em ordem. Ou então era necessário que continuassem a carregar Costa ás costas e foi notável a prontidão da sua tropa das canetas e microfones que não se poupou em bondosas bonificações mesmo quando o homem se espalhava ao comprido em cima de fardos de palha meticulosamente montados para o poupar a remendos na pele.

    Gostar

  10. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    10 Setembro, 2015 12:30

    A valiar pelas reacções quer na impressa quer por este blog, só dá razão ao Bolota. A quadrilha vai ficar abaixo do 25%. Se fossem isolados o partido do taxi desaparecia, tal a tareia que o irrevogavel levou da Catarima Martins e o PSD teria a seu pior resultado de sempre.

    Perceberam agora como a tatica é estar calado??? Discutir, eclarecer, informar , são coisas de democracias sãs e a nossa deixa um bom bocado a desejar.

    Engraçado a Helena para passar ao lado do assunto fala nos gordos. Vai ser giro o dia a seguir ver por aqui as azias…o mais certo é nem aparecerem por uns tempos.

    Gostar

  11. josephvss's avatar
    10 Setembro, 2015 12:36

    O Costa diz Q a coligação foi alem da Troika (sera Q ele é capaz de explicar o defice de ~3% e não superavit?)
    Nisto de debates há quem pense ninguem ganhou surprende-me Q só o chefe supremo Jeronimo o diz pois a Sic no call-after nao fala em “empate” Um pouco enviasado nao sera? dass 60+%

    Gostar

    • josephvss's avatar
      10 Setembro, 2015 12:52

      Isto da muito Q pensar 🙂 Quando eles falam do empate tecnico do 4-Out 🙂 Eexprolando os 60-e-tal % versus empate tecnico concluo MaioriaAbsoluta PAF 🙂

      Gostar

  12. LTR's avatar
    LTR permalink
    10 Setembro, 2015 12:41

    A reação extasiada de Paulo Campos e amigos à saída de uma casa que está a passar na TV tem um significado muito claro que vai muito para além do normal. Não tenho memória de ver aquela gente assim. É como se tivesse saído o resultado favorável de um recurso e o Euromilhões ao mesmo tempo.

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      10 Setembro, 2015 23:00

      Pensam que vão ganhar.

      E vai haver aeroporto, TGV e outras tretas.

      A seguir metem o dinheiro na Suíça, no Reino Unido, onde calhar.

      Quando formos corridos do euro e o escudo desvalorizar 30% no primeiro ano e 50% no longo prazo compram o país a preço de pataco para terem rendeiros com fartura.

      É esta a estratégia xuxa para Portugal.

      Gostar

  13. Aimões's avatar
    Aimões permalink
    10 Setembro, 2015 17:31

    É bom não esquecer (Passos Coelho nada disse sobre isso) que António Costa é autor das políticas que levaram Portugal à bancarrota e pedido de intervenção da Troika. Costa é outro megalômano (está.lhe na massa do sangue) e embora tenha ironizado e feito chacota barata com os TGV.s, Aeroportos, Autoestrads, etc que ele atribui a Sócrates, a verdade é que ele é autor dessas políticas. Sócrates foi chamado muitas vezes como autor da bancarrota mas Costa também deveria ter sido chamado pois foi colaborante activo nessas políticas ruinosas

    Gostar

  14. António Costa é o salvador's avatar
    António Costa é o salvador permalink
    10 Setembro, 2015 18:35

    Bolota, até o António Costa admitiu ontem que a dívida pública já estava nos 110% do PIB e hoje está nos 130%. Na verdade está nos 128,6% ( dados de junho deste ano). E igualmente admitiu que durante o governo do ps a dívida pública subiu dos 96 mil milhões para os 195 mil milhões. Ou seja, mais do triplo do que durante os últimos 4 anos

    Gostar

  15. Miguel's avatar
    Miguel permalink
    10 Setembro, 2015 22:43

    O passos esteve fraquíssimo. Não ganhou um voto (não sei e se precisava de ganhar).

    Gostar

  16. Luís's avatar
    Luís permalink
    10 Setembro, 2015 23:03

    O PS tem o golpe de Estado na gaveta.

    Saída do euro com a benção dos EUA e o patrocínio do Soares, Arnaut e companhia.

    E compra do país a bom preço. Casas no centro de Lisboa e do Porto com preços em escudos, vai ser uma festa para quem tem o dinheiro na Suíça ou em Inglaterra.

    Gostar

Indigne-se aqui.