Saltar para o conteúdo

o eterno homem providencial

16 Dezembro, 2015
by

D. Sebastião

Sintomaticamente sentado numa cadeira que não poderia ter escolhido melhor, a de Pacheco Pereira, na Quadratura do Círculo, Rui Rio profetizou que Passos Coelho terá extrema dificuldade em ganhar as próximas eleições legislativas. Porquê? Porque, segundo ele, o eleitorado tomará a decisão entre Costa e Passos, e só se o primeiro falhar escandalosamente é que preferirá o passado da austeridade que já conhece do governo da coligação PSD-CDS. Daqui podem retirar-se, pelo menos, três conclusões sobre o que pensa Rui Rio: primeira, que ele acha que Costa não vai falhar; segunda, que ele é um crítico severo do último governo do seu partido; terceira, que ele prefere o que António Costa se prepara para fazer no governo, do que aquilo que foi feito pelo governo do PSD.

Se isto for assim, sem dúvida que Rui Rio estará numa posição privilegiada para suceder a Passos e tomar conta do PSD. Isso mesmo lhe foi perguntado, com todas as letras, pelo moderador do programa, sem que ele tenha desmentido, pelo contrário, deixando claros indícios de que estará disponível para isso. No fim de contas, é sabido que Rio e Costa se entendem como Deus e os anjos, e que, para esta forma de ver o PSD, ser amigo do actual primeiro-ministro é um requisito que reforça a possibilidade de se alcançar a chefia do partido. De qualquer partido, diria mesmo. Está assim chegada a hora da verdade para Rui Rio: ou avança ou fica onde está. Como, de resto, nos últimos quinze anos sucedeu, pelo menos, três vezes. Sorte do PSD em ter um homem eternamente providencial, com o mérito de nunca se ter desgastado com a prova da responsabilidade de governar. Assim, até o D. Sebastião teria evitado Alcácer-Quibir.

36 comentários leave one →
  1. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    16 Dezembro, 2015 16:01

    Rui Rio atingiu o pico com a presidência da Câmara Municipal do Porto. A partir daí só mostrou empenho em atingir a irrelevância.
    Que fique na Quadratura do Círculo, para não ser visto por mais de meia dúzia de pessoas.

    Liked by 1 person

  2. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    16 Dezembro, 2015 16:40

    Três pontos:

    1 – Infelizmente penso que o Rui Rio tem razão no ponto em que diz que será difícil ao Passos ganhar umas novas eleições. Assumindo que a frente de esquerda se dissolverá mais tarde ou mais mais cedo (i.e. antes do final da legislatura), o Costa só perderá eleições se o país voltar a estar visivelmente de pantanas e que a responsabilidade desse pântano seja facilmente atribuível à actuação do actual governo. De outro modo é provável que as pessoas queiram manter um governo suavezinho como este a um governo mais austeritário.

    2 – Não vejo como se pode concluir da afirmação de Rio que este ache que o costa não irá falhar, nem prefira as políticas de costa às do anterior governo do PSD.

    3 – Quanto ao Rio ser ou não alternativa no PSD, estamos de acordo. Ou avança a breve trecho ou então ficará condenado à cadeira do pacheco.

    Gostar

  3. A.Lopes's avatar
    A.Lopes permalink
    16 Dezembro, 2015 16:40

    E eu que até tinha o Rui Rio em consideração! A partir de ontem, para mim acabou!É para mim, o ppereira nº. 3, pois o nº.2 era o capAcho!

    Liked by 1 person

  4. Artista Português's avatar
    Artista Português permalink
    16 Dezembro, 2015 18:13

    Tal como o seu antecessor na cadeira, RR demonstra ter “imenso talento”…

    Gostar

  5. josephvss's avatar
    16 Dezembro, 2015 18:14

    The Fed will announce its decision at 2 p.m. ET, followed by a 2:30 p.m. press conference with Fed Chairwoman Janet Yellen. Follow all the action live here throughout the afternoon

    O Rui Rio & Costa vao dar banho ao cao 🙂

    http://www.wsj.com/

    Gostar

    • josephvss's avatar
      16 Dezembro, 2015 18:29

      Costa dá garantia a “todos os depositantes do Banif”, independentemente do valor 😛

      A democracia com a guita do palerma

      Gostar

  6. Jose Domingos's avatar
    Jose Domingos permalink
    16 Dezembro, 2015 21:05

    Eu, com as calças do meu pai, sou um homem.
    Gostará de andar de avental????
    Noutros tempos, era a cunha, agora……

    Gostar

  7. JMS's avatar
    JMS permalink
    16 Dezembro, 2015 22:34

    Racionalmente, nao consigo entender porque nao consigo gostar de Rui Rio.

    Acho que fez um trabalho meritorio na CM do Porto (nao moro la, nao sei pormenores).

    Passos Coelho nunca foi bem visto pelos baroes do PSD e a coisa começou a piorar quando foi eleito presidente. Alguem sem experiencia governativa, que se esticou ainda sem ser primeiro ministro, que seria facilimo ser governo numa situacao de resgate (facto que ainda hoje a “populaça esclarecida” nao lhe perdoa), alguem que cortou a direito, ferindo alguns interesses instalados (poucos, infelizmente), que conseguiu sobreviver à pior imprensa que alguma vez assisti na minha vida (e como essa corja manda no País!), alguem que ao longo dos 4 anos, embora titubeante nos primeiros anos, nos trouxe a um porto minimamente seguro.

    Mas, alguem sem “pedigree” (veste mal, mora em Massama, etc), teimoso como uma mula e em “roda livre”, nunca poderia ser bem visto pelos baronetes do PSD nem pelos interesses instalados no país (especialmente do PS e do PCP – os interesses do BE sao palhaçada).

    Rui Rio sempre fez parte desses baronetes juntamente com Antonio Capucho, Pacheco Pereira, Marcelo R Sousa, Pinto Balsemao e muitos outros.

    Por minha parte, nunca veria com bons olhos Rui Rio a presidente do PSD por concomitantemente se tornar um lacaio da faccao Antonio Costa do PS, sabendo todos nós de quem Antonio Costa é lacaio… e assim sucessivamente!

    Mal por mal prefiro o Passos!

    🙂

    Gostar

    • comendador's avatar
      comendador permalink
      17 Dezembro, 2015 00:44

      Optimo post.. Mal por mal também prefiro o Passos .

      Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      18 Dezembro, 2015 16:45

      Eu, que por acaso também moro em Massamá, nem sequer considero Rio como tendo categoria para primeiro-ministro.

      Gostar

      • A.Lopes's avatar
        A.Lopes permalink
        18 Dezembro, 2015 17:01

        Mora em Massamá? Já agora, onde? É que se calhar até nos conhecemos e nem nos damos conta! Quanto ao Rio: já foste, e nem o Pinto da Costa te vai safar! O pacheco também é amigo dele! Está tudo dito!

        Gostar

  8. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    17 Dezembro, 2015 02:44

    Rui Rio é um homem probo e sério; Passos Coelho, para além de mentiroso, é incompetente. Eis a diferença colossal.

    Gostar

    • A.Lopes's avatar
      A.Lopes permalink
      18 Dezembro, 2015 17:03

      Pois é arlindo:e tu és um porco covarde. Gostava que dissesses isso ao pé do ofendido, e não protegido pelo anonimato. Ou até ao pé de quem te pudesse dar umas taponas nesse focinho!

      Gostar

  9. João's avatar
    João permalink
    17 Dezembro, 2015 11:47

    Há uma contradição no seu post, meu caro. Primeiro afirma que RR diz que “só se Costa falhar estrondosamente” e depois diz em baixo “RR acha que Costa não vai falhar”. Ora, não se pode deduzir uma coisa da outra, me parece.
    Seja como for, é muitíssimo cedo para RR avançar para a liderança do partido, PPC precisa de continuar a queimar mais uns tempos, para depois surgir alguém novo.
    Porque eu garanto uma coisa. Das duas uma. Ou a separação do CDS faz com que Passos Coelho recentre o partido, e o PSD começa a reestruturar-se para um paradigma social democrata, ou Passos Coelho não voltará a ser primeiro-ministro. E se os motores ideológicos do partido continuarem a ser tão liberais como foram até agora (vocês sabem quem são), a direita não irá conseguir destronar uma esquerda que está a dar tudo a toda a gente para ganhar o voto fácil.

    E nesse caso, se o partido continuar tão liberal, e se continuar com a patetice do discurso da ilegitimidade, teremos as autárquicas como grande plebiscito à actuação da oposição e do governo, e se o resultado for insuficiente, por exemplo, se o PSD não ganhar nenhuma das duas maiores câmaras, o que a 2 anos de distância acredito que seja o mais provável, haverá uma movimento semelhante ao que houve no PS, uma desconfiança no líder que levará à sua destituição. E neste momento só há uma pessoa com estaleca que possa fazer frente a um Passos Coelho debilitado, que é Rui Rio.

    E meus senhores, para ser honesto, qualquer pessoa que seja acusada pelo PS de deixar demasiado lucro numa gestão pública, merece o voto de todos nós.

    Gostar

  10. Armandinho's avatar
    Armandinho permalink
    17 Dezembro, 2015 12:04

    Deve ser confusão minha.
    O Blasfémia não faz censura aos comentários enviados quanto mais não os publicar!

    Gostar

  11. Francisco Carvalho's avatar
    17 Dezembro, 2015 12:56

    ó arlindo da costa, a diferença colossal é a tua provocadora análise a Passos Coelho!!!

    Gostar

  12. Francisco Carvalho's avatar
    17 Dezembro, 2015 13:00

    RUI RIO FOI UM BOM PRESIDENTE DA CÃMARA DO PORTO ,PASSOS COELHO FOI UM BOM PRIMEIRO MINISTRO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS !!! CONVEM NÃO ESQUECER ! SE AJUDAR PODEM REBOBINAR O FILME !

    Gostar

  13. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Dezembro, 2015 14:23

    O bom povo não tem nenhuma literacia financeira. Nem parte dos licenciados a têm. O que o povo retém é a espuma mediática do que ouvem nas TVs e lêem na diagonal nos jornais. O que o povo está a reter é que António Costa reverteu a austeridade passista. Não interessa que isto se tenha de pagar mais tarde. O que interessa agora na mente do povo é isto: se Passos não reverteu a austeridade, e Costa reverte, então Passos podia e não o fez. E aqui chegamos ao grande erro estratégico de Passos: não estava preparado para governar. Faltou inteligência e estratégia para os quatro anos de Governo. E qual deveria ser a estratégia? Entrar a matar no corte de despesa do Estado, e ser simpático com o sector privado. Ora no privado todos sentiram o brutal aumento de impostos e um aumento enorme da perseguição da ASAE e das autoridades fiscais, e novas regulamentações e burocracias barrocas e desnecessárias. Agora é tarde e apesar de admirar Passos por se ter aguentado em momentos difíceis como a birra do Portas ou a saída de Miguel Relvas, é hora de mudar a liderança do PSD.

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      17 Dezembro, 2015 14:40

      Concordo. É desejável que o PSD apresente a eleições uma cara não comprometida com o “ajustamento/empobrecimento”. Passos vai levar a condecoração inerente à função( merecida) e a seguir à eleição do novo presidente deve demitir-se e abrir a eleição no partido, se não for Rio, que seja um jovem que induza esperança como acontece em Espanha com Rivera.

      Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        17 Dezembro, 2015 14:49

        Não vejo ninguém com carisma sem ser Rui Rio.

        O Passos está comprometido com declarações polémicas e meia dúzia de escândalos como os vistos gold. É hora do PSD levar uma lavagem de caras.

        Gostar

    • Rui's avatar
      Rui permalink
      20 Dezembro, 2015 11:19

      Literacia financeira? Está bem está…
      Em campanha criticar subidas de 0,25% do IVA é uma das primeira mesdidas ser subir o IVA em 2 %… Enfim acho que quanto ao “suposto desconhecimento da literacia financeira” do povo bem vale a pena continuar

      Gostar

  14. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Dezembro, 2015 14:25

    O PS tem margem para não falhar no curto prazo. A máquina fiscal está bem oleada, há margem para subir alguns impostos, o petróleo está baixo e assim se manterá, vem aí novo quadro de apoio comunitário. Se o PCP o deixar cair, faz birra, vitimiza-se, e poderá vencer as próximas eleições sem maioria, para se coligar com o BE ou com o CDS…

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      18 Dezembro, 2015 16:47

      Primeiro tem que tirar a pedrinha Banif, depois tem que explicar aos portugueses porque é que não nacionaliza de volta a TAP, depois tem que explicar porque é atira para 2000 e qualquer coisa a devolução da sobretaxa.
      Enfim alguns problemas.

      Gostar

  15. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Dezembro, 2015 14:27

    Talvez seja hora de Passos começar a pensar em ser Presidente da República daqui a 5 ou 10 anos. Se se safar Sócrates, será esse o candidato da Esquerda no futuro…

    Gostar

  16. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Dezembro, 2015 14:52

    O PS e o PSD estão perto dos mínimos. A base eleitoral de cada partido, a fixa e cristalizada, deve valer 30%.

    Não vai haver maioria absoluta para ninguém.

    O PSD para governar terá de contar com o CDS.

    Portanto o PSD precisa de alguém que o traga para cima dos 35% dos votos e que vença ao PS. E cruzar os dedos para o CDS ter perto de 10% dos votos.

    Estratégia? O CDS conquistar a Direita pura e dura. O PSD conquistar o centrão social-democrata.

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      17 Dezembro, 2015 15:00

      Bem pensado, relevo que Cavaco sozinho conseguiu 52%.

      Gostar

    • A.Lopes's avatar
      A.Lopes permalink
      18 Dezembro, 2015 17:07

      O CDS sem o PSD não vale nada! É como o BE que, passada a euforia das “esganiçadas” vai voltar à mediania dos 5%

      Gostar

      • Almeida's avatar
        Almeida permalink
        21 Dezembro, 2015 12:32

        Cuidado com essas previsões. Recordo que por aqui se escreveu que o BE desaparecia. E nem beneficiou de coligações…

        Gostar

  17. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Dezembro, 2015 14:57

    Arrisco que já é hora do CDS ter novo líder.

    E arrisco também um nome: Adolfo Mesquita Nunes.

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      17 Dezembro, 2015 14:59

      Por acaso também estou de acordo, parece um papagaio teu.

      Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        17 Dezembro, 2015 15:17

        O Portas tem muitos esqueletos no armário. Até agora gozou da simpatia da comunicação social mas nada garante que a protecção continue. O clima ficará mais agressivo com o costismo.

        Gostar

      • Manuel's avatar
        Manuel permalink
        17 Dezembro, 2015 15:18

        Corrigo: pareço um papagaio teu.

        Gostar

    • josephvss's avatar
      17 Dezembro, 2015 20:06

      Adolfo Mesquita Nunes = pro LGBT

      Gostar

      • A.Lopes's avatar
        A.Lopes permalink
        18 Dezembro, 2015 17:09

        Ai é?Então com o socrates e o portas, já são três! Falta lá o diogo infante, para poderem jogar à sueca!

        Gostar

  18. Yoda's avatar
    Yoda permalink
    17 Dezembro, 2015 15:36

    Porra… querem ver que o Rio vai fazer ao Passos o que o Passos fez à MFL?

    Gostar

  19. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    20 Dezembro, 2015 10:18

    1- Que o Rio critica (embora não muito assumidamente) o governo do Passos, é algo que há muito se sabe e que tem mais seguidores no PSD do que muitos pensam.

    2- Que Rio tem por objectivo substituir o Passos, também não é novidade e esse foi o principal motivo do seu real desinteresse em concorrer à Presidência da República: ele gosta de estar onde possa mandar.

    3- Por muito que custe aos auto-intitulados-liberais-que-afinal-preferem-a-barriga-de-aluguer-PSD, a crítica ao governo anterior não se limita a questões políticas, mas também éticas: entre Sócrates e Passos/Portas, só mudaram os amigos.

    Gostar

Indigne-se aqui.