madame centeno lê cartas e búzios
Acabei de ler a síntese do comunicado de ontem do Conselho de Ministros, relativo ao orçamento de 2016, que o António Costa disponibilizou na sua página do facebook, e a sensação com que fiquei foi a de que estava a ler uma página de previsões astrológicas do Professor Bambo ou do Professor Karamba. No caso, do Professor Centeno, que prevê números e mais números atrás de números, e muitas outras coisas que ele acha que vão acontecer. E prevê o comportamento dos agentes económicos. E o crescimento da economia. E as taxas de juros e o do petróleo. E o comportamento das exportações. E a diminuição do desemprego. O orçamento do estado para 2016, da autoria do Professor Centeno, é menos um trabalho técnico e palpável, do que um conjunto de crenças e adivinhações. É um trabalho mais de um terreiro de umbanda, do que do Terreiro do Paço. Parece uma carta astral.

tal como afirmou Gabriele d’Anunzio
o prof excel anunciou
‘estamos aqui para ficar’… sujos
GostarGostar
Contou coma a preciosa ajuda da Maya!
O Bolota também deu uns palpites!
GostarGostar
Já leu algum documento do género de uma instituição internacional, tipo fmi ou comissão? o que é que espera lá encontrar? porque é que eles usam o termo forecast? a não ser que seja como o outro: previsões só no final do jogo.
outra coisa é saber como é que o homem e quem para ele trabalha fez o exercício. Se foi bem ou mal não tenho capacidade nem meios de analisar. No que desconfio somos iguais. Em todo o caso julgo que a UTAO e Bruxelas devem saber alguma coisa.
GostarGostar
Esperem la , acabaram de comparar um forecast de uma FI com um OE ? Eish … alguem que apague a luz e feche a porta , esta merda ja chegou ao fim.
GostarGostar
O Dr. Relvas e a Dr Maria Luis é que eram bons a fazer contas…
Mario Centeno
Banco de Portugal -Research Department
Education
Ph.D. in Economics, Harvard University, Cambridge, United States of America,
1995-2000
Dissertation Title: Essays on Labor Economics
Advisors: Lawrence Katz, Caroline Hoxby and Chris Foote
M.A. in Economics, Harvard University, Cambridge, United States of America, 1998
Advisors: Lawrence Katz and Caroline Hoxby
M.Sc. in Applied Mathematics, Technical University Lisbon, Portugal, 1993
Thesis: Heuristics Methods to the Job Scheduling Problem
Advisor: Maria Teresa Almeida
GostarGostar
Admito que haja muita futorologia no Prof. Centeno. Todavia, ressalvo uma medida muito positiva: o aumento do ISP para baixar o IRS. “No comunicado é ainda referido que são tomadas medidas de âmbito fiscal dirigidas à contenção das importações de produtos petrolíferos e do crédito ao consumo”. Recordo aos blasfemos que automóveis e combustíveis representam 1/4 das importações do país. Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), mais de 99% dos transportes em Portugal movem-se a derivados do petróleo, matéria prima que não é endógena. Segundo ainda os dados do INE, na década compreendida entre 2000 e 2010, as importações de automóveis e combustíveis representaram cerca de 106 mil milhões de euros, um valor superior ao empréstimo da troika e cerca de 60% do PIB.
GostarGostar
futurologia e não “futorologia”
GostarGostar
Bolas, que o homem é esperto. Acha que só se usa combustível para passear, que ninguém o usa para trabalhar mas isso é um pormenor pois se a explicação até tem um gráfico e tudo.
GostarLiked by 3 people
Por acaso o amigo é taxista ou faz entrega de frutas ou móveis? Ou talvez seja mais um dos milhares de empresários de sucesso ou técnicos superiores que faz uso da viatura de “serviço” para a geração de mais valor acrescentado à produtividade da empresa e economia nacional?
GostarGostar
E tinha que vir o palhaco ecologista , realmente , desliguem a luz e fechem a porta , we are fucking done.
GostarGostar
O transporte no mundo do trabalho reduz-se a taxistas, entrega de moveis, e frutas, e viaturas de serviço. Fonix, que erudiçao, que capacidade de sintese. So lamento a falta de outro grafico e da referencia aos entregadores de pizzas
GostarLiked by 2 people
Claro que não! Mas a confusão crassa e recorrente entre “transporte” e “automóvel” é comum aos mentecaptos e matematicamente iletrados. Uma pequena introdução à teoria dos conjuntos, poderá ajudar o caro blasfemo a organizar as ideias.
GostarGostar
Agora e que fui apanhado na minha iliteracia matematica e na teoria de conjuntos e mais outras coisas complicadas. No entanto, se permite que um pobre iletrado se manifeste, sempre direi que deve ser complicado transportar moveis em automoveis, uma das minhas hipoteticas profissoes, no seu douto dizer. E bem verdade: a confusao crassa (os mentecaptos, como eu, dizem grassa. Desculpe)
GostarLiked by 1 person
A sua profissão é só uma: http://pt.wikipedia.org/wiki/%27%27Troll%27%27_%28internet%29
GostarGostar
Ainda bem que tempos aqui o centino nº.2
GostarGostar
Desta vez enganou-se. Lamento. Não sou um troll da internet.
Se o fosse, percorreria uns blogs contrários ao que eu penso, pegava num assunto acerca do qual acho saber alguma coisa, ia buscar um gráfico à wikipedia, espetava-o na caixa de comentários e dizia uma coisa qualquer que parecesse muito profunda.
Ao primeiro comentário a apontar o pensamento profundo como sendo bastante raso, desataria a tirar conclusões sobre o fulano (que é isto e aquilo), a insultar o fulano (que é iletrado e mentecapto e os conjuntos) e a falar de países, onde já estive ou ouvi falar, nos quais acontece isto e aquilo e o pessoal anda todo de bicicleta, planta tulipas, fuma umas ganzas e são todos felizes e tal.
E, no fim, fecharia o laptop satisfeito: não só fiz a minha parte pelo planeta como pela economia e, pelo caminho, ainda mostrei como sou sabedor de coisas complicadas.
GostarLiked by 1 person
Pelo menos ele vai usar o aumento do combustível. Esqueça a descida do IRS.
Socialistas: palavra dada é palavra gasta.
GostarGostar
Portanto, quando os combustíveis baixam de preço, os Portugueses não podem beneficiar, porque o estado aproveita para aumentar os respectivos impostos. Trata-se de um governo com imaginação, completamente diferente, imagem perfeita de um tempo novo: o de aumentar os impostos.
GostarGostar
Pró João Pimentel que não concorda com ele ou é taxista ou chupista.
A concepção que esta gente tem de democracia é deveras aterrador.
GostarLiked by 1 person
Mas o que é que se debateu tem a ver com democracia? Vejo é da parte de V. Exas. uma enorme intolerância para factos que não vão ao encontro da forma como encaram as políticas públicas. E confesso que também nunca percebi a correlação entre a direita liberal e o fanatismo automóvel. A Holanda é o país da Europa com mais partidos liberais e neo-liberais com assento parlamentar, e por aqui a gasolina tem preços proibitivos devido à carga fiscal. E mais um detalhe, ser anti-automóvel-particular (eu sou um) não implica ser pró-bicicleta, porque além destes dois últimos há outras dezenas de meios de transporte (que eu por exemplo uso): comboio, táxi, uber, autocarro, elétrico, bicicleta e a pé.
GostarGostar
Ena pá:este centino 2 usa todo o género de transportes públicos! E uma bicicleta com quatro selins, dava jeito?Quanto ao uber, cuidado com os taxistas que podem bater no condutor e no conduzido!
GostarGostar
E desde quando há correlação entre direita liberal e fanatismo automóvel?
Está a afirmar que a esquerda é anti-automóvel? Olhe que não me importava que muitas pessoas de esquerda que conheço (bastante ricas, por sinal!) andassem a pé ou transporte público, tal a quantidade de bólides de que são proprietários.
GostarLiked by 1 person
Tem razão caro José. A sacralização automóvel abrande todo o espectro parlamentar, basta ouvir por vezes as declarações do PCP sobre o preço dos combustíveis. E também conheço católicos fervorosos, com muito filhos, que vão à missa todos os dias, e que usam a bicicleta como modus movendi (não por qualquer ideologia associada mas tão-só por questões de custo).
GostarGostar
GostarGostar
Deus queira que seja bom astrólogo, a bem de todos nós, trabalhadores.
Que Deus nos valha com este Desgoverno. E já agora, cadê as 35 h prometidas e porque continuam os trabalhadores do Estado a ser massacrados com 3,5% de descontos para a ADSE, se esta já é superavitária?
ÁMEN.
GostarGostar
holonist, não deve haver tanta diferença assim entre oge e previsões. tente fazer a soma de todos orçamentos rectificativos ao longo de quarenta anos.
GostarGostar
Em tão pouco tempo , este ” governo ” já coleciona centenos de disparates !
GostarGostar
Se tivesse o mesmo nome do porco preto, já teria ido aos registos mudar…
GostarGostar