os piratas da auto-estrada
A Ascendi, conhecida agremiação de piratas que ataca nas auto-estradas de Portugal, enviou-me, há dias, uma carta com uma determinada importância para pagar, justificando o facto por «razões de ordem técnica» que lhes impossibilitaram «a cobrança nos prazos estabelecidos» desses valores de portagens. Os problemas que impediram a cobrança foram da empresa, como a própria de resto reconhece na carta, visto o equipamento da «via verde» estar, há muito, instalado no meu carro e a conta bancária onde cai o débito ter saldo mais do que suficiente para honrar esses compromissos.
Até aqui tudo mais ou menos normal, apesar da maçada de recair sobre mim a obrigação de pagamento em multibanco do valor em dívida e, já agora, de uma certa indelicadeza na fixação de um prazo relativamente curto (10 dias) para que eu satisfaça um débito ainda não liquidado por exclusiva culpa do credor. Contudo, analisado o valor em causa, constatei que boa parte dele (mais de 50% nalgumas portagens) é relativa, não às portagens, mas a «Custos Administrativos (CA)» que a empresa cobra ao abrigo de uma certa portaria de 2010. Cobra pela sua própria incompetência, sem qualquer responsabilidade do devedor. A importância em causa não é objectivamente elevada (€ 2,24), embora o seja relativamente ao valor total das portagens por pagar, mas, a multiplicar certamente por milhares de casos iguais que a empresa cobrará mensalmente, deve ser uma excelente fonte de receita. Um magnífico exemplo de gestão empresarial, criado no governo do Eng.º José Sócrates.

Queixa á DECO já!
GostarLiked by 1 person
Se a culpa é deles, não têm nada que cobrar custos administrativos. Quando se passou o mesmo com a minha Via Verde (não apitou em meia dúzia de pórticos, apesar de já estar activada) da Via Verde garantiram-me que não teria que pagar nada directamente aos concessionários.
GostarGostar
Isto para dizer, ligue às informações da Via Verde, e faça reclamações contra a Ascendi e a Via Verde.
GostarGostar
Ligue? Não! por 2 euros não vale a pena gastar outro tanto no telefonema, é agiotismo mas em termos de custo é melhor pagar e reclamar por mail.
GostarGostar
Na minha terra chama-se a isso roubar por decreto. Ah espera isso é completamente normal neste pais !
GostarLiked by 2 people
O Sr. Engº Sócrates tem foi responsável pelo desaparecimento dos dinossauros…
GostarGostar
Mas esqueceu-se de ti
😛
GostarLiked by 1 person
Gosto dessa deferência: “Senhor Engenheiro Sócrates”….
Pena que nem é Engenheiro, nem Senhor….
GostarLiked by 1 person
Para quem não tem noção do que o rui a. fala deve ler o DL 113/2009, sobretudo entre os artºs 9º a 13º.
Comparem a alinea h9 do artº 9º com o artº 13º.
Todo o DL é feito a favor das concessionárias e contra quem lá passa.
GostarLiked by 1 person
O Morais está farto de dizer que poder legislativo é corrupto.
GostarGostar
Uns meses depois de comprar um carro em 2ª mão, mas com contrato assinado e tudo legal, apareceu em casa uma carta com ameaça de penhora dos meus bens se não pagasse o que eles Ascendi pretendiam – no caso – mais de 200,00 euros, por passagens numa autoestrada num determinado ano – ano esse que ainda não tinha o carro.
Foram ás finanças e encontraram um contribuinte com possibilidade de pagar os calotes de empresas donas de carros e falidas, onde nada é possivel ir buscar essas dividas.
Informei que, já que foram ás finanças buscar a informação sobre o novo dono também podiam pedir a data desde quando eu adquiri o carro.
Fui maltratado por um “diretor monte de merda”, que me chegou a dizer: – Paga e cala e eu é que tinha de apresentar a prova da compra do carro e que ia despachar o assunto para tribunal só para me chatear a “cabeça”.
Mandei ir “tomar no CU” e enviei uma cópia do contrato de compra e venda, cópia essa ilegivel de proposito.
Nunca mais me disseram nada.
GostarGostar
Aconteceu o mesmo ao meu filho, mas o carro já era em 3ª mão !! e o segundo proprietário já tinha provado à Ascendi que à data das “infracções” o carro não lhe pertencia. O assunto só ficou resolvido com uma ida presencial aos ladrões da ascendi e com uma (+ uma) reclamação por escrito e outra verbal em português muito “fluído”. É de salientar que o “cobrador do fraque” nestes casos é o nosso amigo estado português, a bem da nação!
GostarGostar
http://content.jwplatform.com/previews/iV5yaZuz-N9rnb6dy
GostarGostar
É ver no histórico Google Earth se os pórticos já estavam ou não a ser construidos em certas auto-estradas antes mesmo de o sócrates avançar com as portagens. O texto é de Junho de 2010: “O primeiro-ministro admite colocar portagens nas sete SCUT do país”. É ver as imagens dos pórticos de 2009.
GostarGostar
A ascendia nãopertence aa mota engil ? E a o nnovo banco? Então nnão estranhem pois apenas eestão a ser esbulhados por uma via alternativa porque os vossos iimpostos já andam a pagar os custos administrativos a muito tempo. Cada vez que me recordo das ttransferências do metro sul do tTejo aaté fico com suores frios
GostarGostar
Na Ascendi é normal as contas chegarem com atraso, já recebi uma com dois anos, penso que em certas condições atmosféricas a máquina lê mal e depois têm de ver o filme, julgo eu. Pague e a seguir reclame e inclua todos os custos para ser ressarcido. Aconselho a retirar o post, pois pode levar com um processo por lhes chamar piratas.
GostarGostar
Antes, quando havia honra, uma pessoa gostava de pagar as suas dívidas.
Agora é moda esta conversa da treta.
Sendo para pagar 2,24€ é mesmo muito triste.
GostarGostar
Custos administrativos de um não pagamento, por razões a que o utente é estranho, entendeste?
GostarLiked by 1 person
Sim parece que o Churchill não entendeu…
GostarGostar
Por dois euros, eu não pagava. Deixava a carraça engordar um bocadito. Até os imbecis percebem que lhes custa mais cobrar do que aquilo que recebem.
GostarGostar
http://passaparedes.blogspot.pt/2016/04/a-invencao-da-invencao-da-via-verde.html
GostarGostar
Era uma vez uns rapazes cor de laranja e cor de rosa que se juntaram a uma amigos do alheio e escreveram cartas de doação e favor. Depois, chamaram a essas cartas, contratos PPP. O resto de historia todos sabemos. Só ninguém sabe quando a como vai terminar…
GostarGostar
Releam 1884 , e mais obras de George Orwell .O que contam nestes posts anda um pouco por aí …
GostarGostar