Decote & Estátua: Marcelo e Moreira
Comentando o já famoso episódio do decote, um médico, ex-secretário de estado, que chegou a ser ministro da Saúde e foi ainda consultor para os Assuntos da Saúde na Casa Civil da Presidência da República avançou publicamente a hipótese de Marcelo Rebelo de Sousa sofrer de deterioração neurológica.
Mas a essa cena, própria de um taberneiro, seguiu-se outra mais grave. (ver vídeo aos 33s)
Vendo as imagens, a expressão corporal e as justificações de Marcelo, alguém acredita neste personagem?! Tudo isto soa a falso e a uma intenção deliberada de enganar os portugueses. Típico de uma criança mimada incapaz de reconhecer o erro e que inventa desculpas mirabolantes sem qualquer respeito e consideração pelos outros.
Já Rui Moreira, com o já também famoso episódio da estátua de Camilo, comportou-se de forma parecida com Marcelo. Ver vídeo ao 1m50s.
Rui Moreira nega e altera sem pudor o que consta por escrito da carta do grupo dos 37 e que resulta evidente das declarações de uma das mais reconhecidas subscritoras da malfadada carta contra a estátua. O que os move verdadeiramente é uma desaprovação moral de uma estátua que consideram pornográfica e que traduz uma objectificação da Mulher.
Além disso, depois de se ter visto envolvido numa chuva de críticas e numa contra-petição já com mais de 12 mil assinaturas, o presidente da Câmara fez um número de teatro pífio e dissimulado, apresentando-se como apologista do debate público sobre o tema quando, na verdade, decidiu sozinho e sem consideração pela aparente vontade popular, como se fosse patrão único da cidade, dono e senhor do espaço público. (ver vídeo aos 3m32s)
Dignidade teve uma familiar descente do escritor com estas declarações: ouvir aqui.
A minha crónica completa e os vídeos todos, aqui:

