Partidos transgénero
O actual governo do PSD é tão reformista, que o próprio ministro da Reforma do Estado já declarou publicamente que não quer reduzir o Estado.
A equipa de Luís Montenegro está tão empenhada na sustentabilidade das finanças públicas que desde o início do ano a dívida do Estado aumentou 5% e atingiu um recorde de 284,5 mil milhões de euros.
O primeiro-ministro é tão verdadeiro que declara sem se rir que o país aumentará significativamente os gastos em Defesa sem necessidade de cortar noutras rúbricas de despesa pública.
O PSD quer reduzir tanto a carga fiscal sobre os Portugueses que até Maio a cobrança de impostos aumentou mais de 13%, quando se espera que no final do ano o crescimento do PIB seja apenas de 1,5%.
Quem está no poder tem tanta consideração pelos contribuintes que não hesita em meter a cabeça deles no cepo com um projecto de criação em Sines de uma gigafábrica de Inteligência artificial que se prevê venha a custar mais de 4 mil milhões de euros, sendo que nesta iniciativa o governo envolve a fantochada do banco de fomento, agência pública conhecida por torrar o dinheiro dos portugueses em todos os projectos onde se mete.
Porém, nem tudo são más notícias. A Prof. Graça Carvalho, ministra do ambiente e energia, revelou que Governo vai impor aos concessionários privados de praias limitações aos preços de venda de sandes, cafés, águas e toldos, considerados por esta adorável governante como bens essenciais para democratizar o acesso ao lazer e veraneio dos Portugueses.
É este o governo que o partido de Rui Rocha e Mariana Leitão andou meses a pedinchar para integrar e com quem hoje se continua a lambuzar em desespero autárquico, fazendo por exemplo coligações no Porto com um ex-ministro do PSD responsável por um programa de controlo estatal da comunicação social e em Gaia com um candidato que ficou famoso qualificar alguém de liberal como de um insulto se tratasse.
PSD e IL são partidos transgénero: são estatistas e do sistema, mas identificam-se como reformistas e liberais.
A minha crónica-vídeo de ontem, aqui:

São saudades do pós-PREC, em que a fixação do preço da bica em 25 tostões era notícia de primeira página.
Isso é que era governar, carago.
GostarGostar
Sim, porque se há preço que precisa de ser fixado para manter o povo à tona, é o da bica.
Esse, e o preço das sandes nos bares de praia.
Na Argentina o preço do bife de vaca também estava tabelado. É um bem essencial da cultura desse país.
GostarGostar
PSD e IL são partidos transgénero: são estatistas e do sistema, mas identificam-se como reformistas e liberais.
Os liberais tendem a ter uma coisa em comum com os comunistas: serem sectários.
Tal como os comunistas passavam a vida a degladiar-se, para saber quem era verdadeiramente comunista e quem não passava de um miserável revisionista, muitos liberais parecem gastar mais energias a combater aqueles que não são tão liberais como eles, em vez de as gastarem a combater quem oprime a liberdade.
É pena.
GostarGostar
Muito bom retrato. A Iniciativa Liberal nunca passou de um PSDois~L ficava satisfeita com um redução de 5% impostos e nem sequer isso consegue.
GostarGostar