Saltar para o conteúdo

O brilho no fim

18 Abril, 2008
by

A entrevista de Menezes a Mário Crespo, há pouco na Sic-N, foi talvez o seu melhor momento desde que ganhou a presidência do PSD. Menezes soltou-se, mostrou humor e cultura, disse o que pensava sobre os seus adversários internos sem rodeios e com a dose devida de crueldade que apimenta estas circunstâncias. Pôs o dedo na ferida da política portuguesa e do País – o pequeno grupo de interesses, reduzido em número mas avassalador na relevância, que tudo submete aos seus interesses. Disse alguns dos nomes. Pena foi que não tivesse condenado Rui Gomes da Silva pela indecência com Fernanda Câncio – foi o único momento em que tentou fugir às questões de Crespo.

Não vai concorrer. Não disse quem iria apoiar mas ficou claro que será difícil ganhar contra a sua escolha. Não afastou Santana mas lançou um nome: Miguel Cadilhe. Mas este é demasiado bom para ser verdade…
Menezes sai por cima e passará a ser uma referência incontornável seja qual for o PSD que venha a seguir. A maior parte das personagens que ele desfez em directo dificilmente se recomporão desta crise.

64 comentários leave one →
  1. jcd's avatar
    18 Abril, 2008 22:24

    Já percebi que no que diz respeito aos PSDs nunca vamos estar de acordo. Para que é que o PSD precisa dum socialista? Para ser ainda mais difícil de distinguir do PS?

    Gostar

  2. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    18 Abril, 2008 22:28

    Tinha acabado de comentar a entrevista n’A Baixa:
    http://porto.taf.net/dp/node/3847

    Quanto a Cadilhe, não me pareceu que fosse uma proposta, mas apenas um comentário sem mais objectivos.

    Gostar

  3. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    18 Abril, 2008 22:36

    Miguel Cadilhe no fundo é um “estatista”, apesar de eu saber que ele pensa exactamente o contrário sobre si próprio. Explico porquê aqui, em diálogo com ele;
    http://www.taf.net/opiniao/arquivo/2005_12_01_index.htm
    http://taf.net/opiniao/2006/01/resposta-resposta-de-cadilhe.htm

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    JVC Beta permalink
    18 Abril, 2008 22:36

    Muito bem, CAA.
    Sou normalmente muito crítico das suas análises, mas não poderia mais de acordo com esta.
    Pelos vistos está em minoria no Blasfémias, pelo menos tem dois opositores: Gabriel Silva, que acha que o problema do PSD são os militantes do PSD, e o Piscoiso/JCD que não pensa nada mas diz umas graças.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    XPTO permalink
    18 Abril, 2008 22:40

    Qual o melhor candidato à presidência do PSD?

    Para votar clicar aqui

    Retirado do http://www.arioplano.com/

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    18 Abril, 2008 22:40

    Também acho que Menezes teve uma prestação razoável face ao que lhe conhecemos. Mas esteve bem pela simples razão de que está de saída. Pôde, como tal, falar à vontade sem necessidade de incorporar um estilo que, nestes últimos seis meses, resolveu tomar de empréstimo a Santana Lopes.

    Razão tinha Rangel quando minutos depois falou na Sic-Notícias. O grande falhanço do PSD foi não perceber que tinha de fazer o luto em relação aos governos de Barroso e Santana. O regresso de Santana a reboque de um Menezes que o resolveu imitar, afundou ainda mais o partido.

    Dito isto, a grande vantagem de Menezes ter existido foi a de obrigar o partido a regenerar-se. Tal não teria acontecido se Marques Mendes tivesse continuado à frente do PSD.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Oliveira permalink
    18 Abril, 2008 22:50

    A sério que me custa entender como é que uma pessoa como o CAA tem a opinião que tem sobre Meneses. Há coisas que verdadeiramente fascinam…
    Sobretudo depois do que Meneses fez a Marques Mendes fico espantado como pessoas inteligentes aceitam esta vitimização que agora aquele faz.
    E quanto ao episódio Câncio, também fico incrédulo como é que CAA não percebe que isso É MENESES e a trupe de ineptos que o rodeiam.

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    18 Abril, 2008 22:54

    Há quem defenda que o melhor candidato a lider do PSD seria sem dúvida o Sócrates, mas parece que este já está ao serviço do PS. Chatice! E agora? Não se pode lançar uma OPA?

    Gostar

  9. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    18 Abril, 2008 22:55

    Estimado CAA: embora nunca me tivesse convencido que o Dr. Luís Filipe Meneses fosse a grande renovação que o PPD/PSD necessita, há que reconhecer nesta hora de adeus, que é voluntarioso, esforçado, competente como autarca e deu atenção às bases.

    Também é verdade que foi continua e repetidamente torpedeado por alguns barões laranjas e pela comunicação social (90 % afecta ou dependente da publicidade do governo/PS).

    Ao Sr. Dr. LFM faltou-lhe uma coisa importantíssima: respeito!!!!

    Digo eu…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    "Orange Machine" permalink
    18 Abril, 2008 23:12

    Não vi a entrevista.
    Se o Dr. Menezes afirmou que se não vai recandidatar só fez bem.
    Não concordo que se vá tornar uma referência do Partido. Será, na melhor das hipóteses, uma pequena nota de rodapé. Uma triste recordação de um dos piores momentos da história do PSD.

    Gostar

  11. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    18 Abril, 2008 23:13

    Não vi a entrevista mas, por muito bom que tenha sido o momento de Menezes, não apaga a nódoa dos últimos 7 meses.

    A convocação de eleições antecipadas só faria sentido se Menezes se recandidatasse. Se convocásse eleições antecipadas como um desafio aos critícos, para os calar, ainda vá que não vá. Assim, é uma cobardia.
    E os argumentos são ridículos. Demite-se, afirma que não se recandidata mas insiste em que tem um grande apoio das bases do Partido e dos portugueses. Então demite-se porquê? Por lhe fazerem o que ele fez a Marques Mendes, a quem chamou de fraco porque não ter conseguido evitar os ataques de Menezes?

    Ninguém tem dúvidas das intenções de Menezes. Afirma que não se recandidata mas a sua “trupe” vai espalhando que ele se poderá recandidatar se uma suposta “vaga de fundo” o convencer. “Vaga de fundo” que essa mesma trupe (de acordo com Menezes) começou a preparar ainda a conferência de imprensa não tinha sequer começado.
    Menezes quer recandidatar-se mas, sendo como é, procura que o convençam ao mesmo tempo que deixa a porta aberta para, se vir que o apoio que reclama não é apoio nenhum, fugir à luta e desculpar-se com “eu disse que não me recandidatava”.

    Gostar

  12. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    18 Abril, 2008 23:15

    CAA,
    «Não vai concorrer»: ofereço-te um almoço, se tal se confirmar.

    Gostar

  13. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    18 Abril, 2008 23:27

    Gabriel, eu também não acho improvável que ele venha a concorrer. Apenas digo que hoje ele de facto não quer concorrer. 🙂

    Gostar

  14. CAA's avatar
    18 Abril, 2008 23:31

    «Não vai concorrer»: ofereço-te um almoço, se tal se confirmar.»

    Gabriel,

    Não será esquecido.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    sophoe permalink
    18 Abril, 2008 23:34

    “A maior parte das personagens que ele desfez em directo dificilmente se recomporão desta crise.”

    (…) dificilmente se candidatarão a qualquer coisa que custe, os invejosos, melgas benfiquistas, que essa não me sai, se não relembrem o Fernando Gomes e o que igual lhe fizeram, outro assumido portista.

    E os mouros são assim, despeitados, terroristas.

    Gostar

  16. Rafael Marques's avatar
    Rafael Marques permalink
    18 Abril, 2008 23:36

    Pode já agora dizer onde é que ele mostrou “cultura”?

    Ou explicar o que é que entende por “cultura”?

    (não é com certeza no domínio da língua portuguesa pois desconhece o significado de tão grande número de palavres que lhes perdi a conta …)

    Mas tem razão, foi o melhor momento de Menezes, mostrou-se como é.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Abril, 2008 23:36

    “Oliveira Diz:
    18 Abril, 2008 às 10:50 pm
    A sério que me custa entender como é que uma pessoa como o CAA tem a opinião que tem sobre Meneses. Há coisas que verdadeiramente fascinam…
    Sobretudo depois do que Meneses fez a Marques Mendes fico espantado como pessoas inteligentes aceitam esta vitimização que agora aquele faz.
    E quanto ao episódio Câncio, também fico incrédulo como é que CAA não percebe que isso É MENESES e a trupe de ineptos que o rodeiam.”

    Eu…cidadao eleitor, tambem nao percebo como o senhor CAA apoia Menezes, precisamente a pessoa por quem eu iria deixar de votar PSD. Pergunto-me…e isto (CAA) as nossas elites intelectuais? as que eu quero reconhecer como pessoas com ideias para o pais? que estao nas televisoes a formar opiniao? que opiniao? ISTO?

    Gostar

  18. Rafael Marques's avatar
    Rafael Marques permalink
    18 Abril, 2008 23:39

    Alguém que descreve bem porque é que foio melhor momento de Menezes, no Mar Salgado:

    O LUÍS DO PATHOS:

    Pacheco Pereira, que tanto gosta do pathos, deve estar satisfeito. A entrevista que Luís Filipe Menezes está a dar a Mário Crespo na SIC-N está carregadinha de pathos: furioso, calamitoso, nervoso, tremendista, insultuoso, verdadeiro, ingénuo. É muito bonito, sim senhor.

    posted by FNV

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
  20. anti-tretas's avatar
    anti-tretas permalink
    18 Abril, 2008 23:46

    Luís Filipe Menezes de besta passou a bestial
    Essa de Miguel Cadilhe, ser demasiado bom para ser verdade, deve ser anedota!?

    Gostar

  21. CAA's avatar
    18 Abril, 2008 23:49

    Entretanto, os jornais de amanhã, sábado, vão dizer que Rui Rio avança.
    Veremos.

    Gostar

  22. Rafael Marques's avatar
    Rafael Marques permalink
    19 Abril, 2008 00:02

    Este seu pedaço é uma delícia:

    “Menezes sai por cima e passará a ser uma referência incontornável seja qual for o PSD que venha a seguir. A maior parte das personagens que ele desfez em directo dificilmente se recomporão desta crise.”

    o que é que toma para obter estes níveis de delírio?

    Eu diria que a consequência lógica do cenário que descreve é entrada imediata de Menezes na galeria dos Senadores, Barões e Notáveis do PSD.Lá se vão as bases!

    Gostar

  23. Tonibler's avatar
    19 Abril, 2008 00:03

    Miguel Cadilhe??????????? Ugh!

    Gostar

  24. Anti Tretas's avatar
    19 Abril, 2008 00:03

    Com a iminência de uma nova derrota do PSD em 2009 , este ainda não é o tempo do Rui Rio.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    19 Abril, 2008 00:07

    foi infame com o anterior e não merecia outro fim que não fosse a fuga. foi deselegante.
    foi o que é Luis blá-blá filipe blá-blá menezes blá-blá
    este já está

    Gostar

  26. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    19 Abril, 2008 00:08

    JVC Beta Diz:
    … e o Piscoiso/JCD que não pensa nada mas diz umas graças.

    Essa versão Beta precisa de afinação, uma vez que não consegue ler nas entrelinhas.
    Ou pensa que só pensa quem lhe apensa um pensamento ?

    Gostar

  27. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    19 Abril, 2008 00:13

    Menezes percebeu que seria muito dificil derrotar Sócrates em 2009. Percebeu também que o candidato do PSD, aquando da derrota em out. 2009, terá que inevitavelmente dar o lugar a outro. Será justamente nessa altura que Menezes reaparecerá para pedir contas. O partido cair-lhe-á então a seus pés e, o PS com maioria relativa apenas, Menezes triunfará.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    19 Abril, 2008 00:29

    Não posso discordar mais deste post, meu caro CAA a sua visão é muito benévola para com Menezes, a entrevista revelou ressentimentos, alguma agressividade mal contida e identificação com políticos como Fernando Gomes, que teve uma actuação política da qual Rui Rio (seu colega de partido e autarca vizinho do outro lado do rio) se demarcou, o que muito perturbou principalmente um dirigente desportivo. Independentemente de alguma razão de queixa, a verdade é que quem não consegue liderar o partido, muito dificilmente conseguiria gerir o país. È bom não esquecer a permanente guerrilha feita por Menezes a Marques Mendes, seria interessante revisitar entrevistas e comentários que fez ao então líder do PSD. Também o assumir-se como o líder dos descamisados do PSD não colhe razão porque para se ser líder tem de se ser inclusivo. Talvez se abra uma janela de oportunidades para adireita e o centro direita em Portugal, afinal Sócrates tem tantas fragilidades e o seu seguro de vida Teixeira dos Santos vai agora ter de andar de calculadora no bolso pois o futuro próximo não é muito auspicioso.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Abril, 2008 00:41

    Meneses deu mais uns tiros nos pés. Lá continuou a guerrilhar o seu partido. É a natureza dele. É mais forte que ele.

    Imaginemos este tipo de discursos contra o Pinócrates… 😉

    Mas ele está a fazer uma jogada política deveras inteligente. Não se vai candidatar e joga dos dados. Se o partido encontrar um líder forte, ele perde a aposta, porque o PSD derrota o Pinócrates. Se lhe sai a taluda, com a divisão interna do PSD e consequente derrota contra o PS, ele volta para refazer os cacos.

    Esta jogada política é deveras inteligente e mostra faro político. E mostra que, aqueles que apostam na sua recandidatura, não pescam mesmo nada de combate pelo poder. 😉 Desculpem a crítica. Porque, Meneses, só tem a ganhar com o pós-99. Porque pode herdar um partido derrrotado, porque os baronatos e barõezinhos, se entreteram nas guerras pessoais, enquanto iam perdendo o país.

    O que ele erra, a meu ver, é fazer guerrilha aos seus críticos. Mostrou fraqueza quando devia-os ter ignorado e passou a centrar a sua actividade política no combate aos críticos em vez de ao governo. É certo que a generalidade das críticas que faz são certeiras, mas sem as concretizar, em lugar próprio, ou seja, durante um Congresso, está a dar tiros nos pés e a dar o flanco aos adversários.

    Se esta jogada é inteligente, e aposta nos dados para atravessar o seu Rubicão, ele sujeita-se a que, para o ano, face à recessão em que Portugal entrou e que deverá durar uns bons trimestres, o novo líder do PSD ganha ao Pinócrates, de um modo relativamente fácil. E esse é o erro dele. Jogar aos dados e esperar pela deusa fortuna.

    Vejamos bem as coisas. Portugal começou a entrar num período negro recessivo, como hoje já vai adiantando o próprio Banco de Portugal e face à completa e estupidificante política económica e orçamental deste desgoverno, os portugueses vão dar um valente cartão encarnado ao Pinócrates e seus matraquilhos. Basta ao PSD ter um líder forte e que ignore os críticos internos. Se por exemplo, Ferreira Leite candidata-se, o PSD é bem capaz de até ganhar com maioria absoluta. Ou se até mesmo Rui Rio salta para arena, o PSD ganha com relativa à vontade as eleições.

    O problema continua a ser o mesmo. O PSD é um partido cheio de baronatos (aquele ataque ao JPP foi bem certeiro mas não agora e naquelas circunstâncias), sem uma ideologia marcadamente diferente da do cavaquismo da Geometria Variável (mais uma ideia tonta que fez escola no partido, da autoria do candidato a Presidnete da Junta da Marmeleira ;-)) e que o Pinócrates tenta imitar, sem sucesso até. E é este partido de Geometria Variável, criação do JPP, que o arruinou. Um dia os militantes do PSD acabarão por pedir, por favor, que o JPP crie o seu próprio partido, aos seus gostos, para se candidatar à Junta da Marmeleira. 😉 E deixe o PSD fazer o seu próprio caminho.

    Meneses, como digo, definiu uma estratégia política inteligente e arriscada. Temo bem que vai perder a aposta. E deu tiros nos pés quando faz guerrilha interna aos seus críticos na televisão, nesta altura, sem antes deixar assentar a poeira.

    Para confirmar a sua estratégia, é bem provável que abra as portas a um candidato de segunda linha, tipo Passos Coelho, de molde a condicionar a futura liderança. Mas não o fazendo, melhor ainda, para ele. Porque, vamos ser mais acutilantes, ele espera pelo seu inimigo fidagal: Rui Rio. E esta é, também, parte da tragédia do PSD: guerras de jovens levadas pela vida fora. Rui Rio e Aguiar Branco de um lado e Meneses do outro. E desde jovens que andam nisto. Enfim, é o glorioso PSD. 🙂

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    19 Abril, 2008 00:53

    “É preciso um equilíbrio (…) para não gastarmos tempo de mais, porque o partido está numa situação em que tem de arrumar [a situação] bem e o mais depressa possível. Não podemos deixar que se arraste o tempo. Em Junho queremos estar todos a apoiar solidariamente a selecção nacional de futebol”, no Campeonato da Europa.” – Ribau Esteves em declarações de hoje.

    Eu vejo o CAA a defender um líder que escolhe este sujeito para seu nº2. Respeito muito as opções das pessoas e não é isso que está em causa, mas não é possível continuar a defender com coerência que quem faz mal ao partido é o Pacheco Pereira e os seus posts no Abrupto. Quem explica a data das eleições com a necessidade de não haver sobreposição com o campeonato da Europa de futebol está para além de um sketch dos gatos fedorentos. Em suma, é um pateta que nem os melhores comediantes conseguem imitar.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Abril, 2008 01:06

    “Quem explica a data das eleições com a necessidade de não haver sobreposição com o campeonato da Europa de futebol está para além de um sketch dos gatos fedorentos.”

    Está redondamente enganado, caro JB. Desculpe, mas se ele marcasse para a altura do Mundial da bola, seria criticado por tentar-se aproveitar-se da distracção do país pela bola, para tentar condicionar o partido.

    Mais. Mas Vc. pensa que o país vai olhar para o debate entre candidatos partidários durante o torneio da bola? Se Vc. o pensa, é porque acredita mesmo que o país, ainda tem muita estima, pelos políticos actuais. Está enganado, caro JB. Não seja elitista. As coisas são como são. Ainda aqui há anos se criticava os partidos por terem actividades durante a época estival porque a malta estava para a… Praia! E era verdade. Se até as Europeias foram olimpicamente ignoradas porque calhou no Verão, imagine uma luta de galos no PSD. 😉

    Olhe que criticar por criticar…

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    19 Abril, 2008 01:08

    Ferreira Leite candidata-se, o PSD é bem capaz de até ganhar com maioria absoluta – anti-comuna

    Acho que MFL será uma má candidata às eleições de 2009. Por várias razões:

    1) Dada a sua natureza, não pode senão enveredar por um discurso realista que a maioria dos portugueses não quer ouvir. Prometer aquilo que os eleitores querem “cola” mal com a sua personalidade e resultaria numa perda de credibilidade, que, mal ou bem, é a sua imagem de marca.

    2) Perde na questão do rigor, uma vez que – ainda que sem razão – Sócrates tem um défice de menos de 3% para apresentar e pode sempre acenar o défice imaginário de 6% apresentado pelo Banco de Portugal.

    3) Dificilmente consegue criticar Sócrates na questão da “claustrofobia democrática”, porque, em razão das manifestações de estudantes que teve de enfrentar e dos sacrifícios que, enquanto ministra das Finanças, exigiu, está associada a uma imagem de autoritarismo.

    4) Dificilmente consegue apresentar novidades em relação ao governo de Barroso do qual, aliás, fez parte. Pelo que sempre ficará colada a um período considerado negativo na política recente.

    Nada me move contra MFL, pelo que isto é apenas análise política. Acho que desse ponto de vista, o PSD estaria muito melhor se Rio se candidatasse. Ou isso ou apostar mesmo em Aguiar Branco, desde que rodeado por uma equipa com alguns pesos pesados.

    Gostar

  33. PR's avatar
    19 Abril, 2008 01:14

    Mais do mesmo. Mas o Sistema e a politiqueirice pelos vistos ainda empolgam o País.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Abril, 2008 01:22

    “Nada me move contra MFL, pelo que isto é apenas análise política.”

    Claro, claro. Entendo-o perfeitamente e nem ponho isso em causa. Note.

    Quanto aos seus pressupostos, enferma em alguns erros claros. E eu explico melhor.

    Primeiro: ainda esta semana foi divulgado o perfil preferido dos portugueses para o seu político de eleição. Todas as características assentam como uma luva em Rui Rio e… Manuela Ferreira Leite. (Posso tentar encontrar um link sobre esse estudo de opinião, mas penso que Vc. deve-o ter lido.)

    Segundo: o défice não está controlado e já em 2008, voltará a ultrapassar os 3%. Em 2009, além do défice descontrolado, temos a economia a viver uma recessão profundíssima, desmentindo toda e qualquer pretensão do desgoverno para dourar a pílula. Leia-se, dar ainda credibilidade às suas más políticas.

    Terceiro: Manuela Ferreira Leite tem um pensamento económico mais liberal do que a generalidade das pessoas pensam. Só que poucos a lêm.

    Quarto: a experiência dela como ministro das finanças deu-lhe talvez alguns ensinamentos, sobretudo em matéria fiscal. Talvez ela, hoje, dê toda a razão ao Miguel Frasquilho.

    Quinto: ela como ministra das finanças seguia a cartilha do seu líder, apesar da sua personalidade forte. Ela tem uma boa característica mas que por vezes em política é indesejável: lealdade em todas as circunstâncias. Hoje já deve ter aprendido a lição, já que quem ela mais confiou e foi leal, ao Barroso, este traiu-lhe, quando fugiu do país. Portanto, tenha sempre em conta, que enquanto ministra, ela sempre seguiu as orientações do líder.

    Sexto: é a sua competência e rigor, que ficou demonstrado pela sua passagem pelo ministério das finanças, o maior trunfo eleitoral. Se ela dá a sua palavra, os eleitores sabem que vale ouro. Mais que um contrato assinado. E se for o Pinócrates o adversário… 😉

    Sétimo: é a única personalidade no PSD que menos tem anti-corpos no partido. Ou seja, o baronato, mesmo os ligados a Meneses, terão dificuldades em a atacar. Além disso, tem outra vantagem. O JPP com ela não faz farinha. 😉

    Medite bem no que lhe digo e veja senão terei razão.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Rui Lopes permalink
    19 Abril, 2008 01:30

    Ai agora o menezes afinal não era mau??? Portugal é um país estranho onde as pessoas só têm qualidades quando estão em baixo. Como se pode dizer isso do homem que governou uma das CM mais corruptas do país, senão a mais corrupta… A CM mais endividada do país, entre outros abtributos que quem conhece o país para além do que vem nos jornais sabe bem.

    O homem que já vendia a autonomia da Madeira para ter o apoio interno de AJJardim… O homem que se colocou ao lado dos professores quando todos percebemos facilmente que até metade dos professores estava contra a outra metade, quanto mais o resto do país… O homem que vendia a mãe para ganhar um voto que fosse (e mais uns tostões claro está) e no dia seguinte pedia-a de volta porque afinal não era bem assim… Claro que sai em alta! Só assim voltará para o poleiro em vez de sair com o rabo entre as pernas após uma derrota eleitoral! Estupido ele não é…

    Apenas se esqueceu que com a estratégia populista e de passeios na feira perdeu o apoio dos eleitores fiéis, restando-lhe apenas os tachistas e empregados autarquicos de camaras laranjas. Até o centro-direita está com Sócrates.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Rui Lopes permalink
    19 Abril, 2008 01:34

    Faltou o ponto oitavo – não tem perfil nem charme – por outras palavras – seria um excelente numero 2, mas quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré. Explico – É demasiado directa – basta uma entrevista mais dura ou um debate a sério para facilmente se perceber que só percebe de finanças… Não tem lábia para fugir a uma questão.

    Tb eu dou entrevistas escritas e preparadas excelentes…

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    19 Abril, 2008 01:36

    Eu sei que sou uma bêsta mas em democracia dêem-me a liberdade de asnear a meu gosto.Sou muito senhor do meu nariz e das minhas orelhas.Uã,uã,uã.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Rui Lopes permalink
    19 Abril, 2008 01:39

    Sou socialista. Acho este governo uma fantochada. Acho que seguem uma linha demasiado cosmética e mediática com pouco sumo – Não se faz sangue com o os professores com uma reforma que fica a 1/3 do que devia ter sido feito para aquele estrago todo. Com a saúde o mesmo. etc… etc…

    Querem manter o eleitorado de centro mostrado que fazem algo e o de esquerda mostrando que não estão a abusar – ficam no meio o que vai ser terrível para o país no futuro. A oposição do PSD é rísivel quando deveria ser séria. Se o fosse 2009 era ano laranja.

    Gostar

  39. hajapachorra's avatar
    19 Abril, 2008 01:40

    Se aquele morcãozão mostrou humor e cultura, qual será o humor e cultura do bom do caa?!?! O problema é mesmo esta ‘panóplia’ de beócios que atravanca o país…

    Gostar

  40. Rui Perdigão (Vida)'s avatar
    19 Abril, 2008 02:03

    Um post sobre o post “Brilho no fim”.
    Creio ter sido Sá Carneiro que terá dito que “A Política são dois cegos, dentro de uma sala às escuras, e cada um a pensar que o outro vê”. Parafraseando um eminente intelectual da nossa fantástica Democracia, “Na Política há muita memória curta”, não é?
    Rui Perdigão (Vida)
    Saudações
    http://vida-das-coisas.blogspot.com

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    19 Abril, 2008 03:06

    Está redondamente enganado, caro JB. Desculpe, mas se ele marcasse para a altura do Mundial da bola, seria criticado por tentar-se aproveitar-se da distracção do país pela bola, para tentar condicionar o partido. – anti-comuna

    Caro anti-comuna,

    Desculpe, mas labora num erro. Se o problema era evitar a sobreposição com o Europeu, então as eleições poderiam ser marcadas para Julho ou para Agosto. É por isso que o argumento do Europeu não cola. E isto prova que o nº2 de Menezes é um malandro sem talento. Antes de tentar justificar a marcação das eleições para o mês de Maio deveria pensar no impacto das suas justificações e perceber que, por muito verdade que seja que a altura do Europeu seria má, os eleitores não são burros e compreendem que tal sobreposição facilmente se evitaria, dando mais tempo às candidaturas.

    Dito isto, a questão do prazo é uma falsa questão. O JM tem toda a razão quando diz que os candidatos tinham a obrigação de preparar os seus projectos mais cedo.

    Cá para mim, a menção ao Europeu é uma “boutade” e só assim se explica.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Abril, 2008 08:50

    Creio que a explicaçao está em que CAA tem a mesma forma de pensar e agir que Menezes. Por isso nem se apercebeu do que aconteceu na entrevista.

    Gostar

  43. jcd's avatar
    19 Abril, 2008 08:54

    Carlos

    Estive a ouvir a entrevista agora. Não compreendo onde está a diferença entre este e o outro LFM. É o mesmo de sempre, mais preocupado com pessoas do que com ideias, envenenando as bases do partido contra aqueles que o assombram, populista, sem grande cultura política. Alguém que se prepara para concorrer outra vez, ou, pior ainda, para ficar de fora em atitude de destruição de quem ganhou, na prática, fazer o mesmo ou pior do que fez com Marques Mendes.

    Nunca em nenhuma situação votaria em alguém assim.

    Gostar

  44. Piscoiso's avatar
    19 Abril, 2008 10:39

    MFLeite pode ser muito boa em várias áreas, mas é carente numa, que é a primeira a ser avaliada: o visual.
    Um JM nunca a aceitaria como bibelot.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    19 Abril, 2008 12:39

    Quanto a Menezes, estou completamente de acordo com o CAA.

    O PSD precisa de uma mudança total. Mesmo as “bases”, sobretudo as autarquicas, têm que mudar de paradigma: No séc. XXI, não se pode ascender politicamente apenas por carreirismo; é preciso cuidar da formação. E, nesta matéria, o PSD está muito longe de completar o ensino básico.

    Não há seres providenciais. Há os que se prepararam com imenso esforço e trabalho e os que gastaram a existência a organizar uma fantástica agenda de contactos e a aperfeiçoar jogos de cintura.
    Prefiro os primeiros. Não aprecio personalidades irreais, torneadas a batidas de teclado em redacções de jornais ou em agências de imagem. Basta-nos Sócrates!

    Gostar

  46. frei de jesus's avatar
    frei de jesus permalink
    19 Abril, 2008 12:42

    Parecem as galinhas desorientadas no galinheiro.
    Ainda há quem perca tempo com isto …

    Gostar

  47. Meme's avatar
    Meme permalink
    19 Abril, 2008 15:59

    Mais oxigénio para a fogueira…
    Aguardem pelo novo livro da Chicholina Salgado…

    p.s Acabei de ler a entrevista de Tomás Azevedo à Visão… a ténue esperança no futuro do meu país reacendeu-se ligeiramente!!! Então aquela de irredutíveis, fantástico!! Ainda há gente honesta, competente e romântica no meu país e ainda por cima com apenas 18 anos.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    19 Abril, 2008 18:08

    estes comentários parecem-me (sem ofensa 🙂 ) os dos benfiquistas a tentar entender as razões do fracasso e quase suicídio da agremiação: continuam fechados sobre si mesmos sem perceber o que o mundo mudou desde a última vez que sairam à rua. nenhum dos putativos candidatos do PSD tem qualquer hipóteses contra Sócrates. é difícil perceber que para votar em mais do mesmo só uma calamidade é que levaria o povo à urnas e a escolher a Manuela, o Rio ou o Marcelo? os restantes nem sequer contam. até com o Marco António perdem.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    19 Abril, 2008 19:48

    Este António Alves é possuidor de uma capacidade de análise politica, de uma profundidade pouco acessível, à maior parte dos leitores do Blasfémias. Não concordam?
    Parece que os socialistas começam a ficar preocupados, se Sócrates é tão bom e a vitória eleitoral tão certa para quê escrever sobre candidatos à derrota…..

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    19 Abril, 2008 20:27

    Ok ó Tolstoi. Mete lá a Ferreira Leite, ou outro anunciado e/ou desejado, contra o Sócrates e depois da derrota humilhante vem falar comigo. Nessa altura discutiremos a “profundidade pouco acessível” da nossa “capacidade de análise política”. Numa coisa Menezes tem toda a razão: tirando ele e mais uns dois nomes que não estão minimamente interessados no assunto, ou estão incapacitados para o efeito por motivos vários, não se aproveita nada no actual PSD. Cá estaremos em 2009 para tirar as teimas.

    Gostar

  51. j. ricardo's avatar
    19 Abril, 2008 22:00

    escrevi mais ou menos isso no meu blogue no post “assim se faz um senador”. só que não concordo com o seu ponto de vista.

    um abraço,
    j. ricardo
    http://www.rescivitas.blogspot.com

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    19 Abril, 2008 23:06

    Sr António Alves

    O futuro na política é incerto, mas não se esqueça de que Sócrates tem governado com maioria. Sócrates tem muitas inconsistências políticas mal exploradas. Rui Rio será seguramente um candidato mais seguro e credível do que Menezes, embora se perceba a sua preferência por este último, atendendo à sua admiração por Sócrates.
    O pilar deste governo é sem dúvida Teixeira dos Santos que vai enfrentar tempos difíceis e períodos com muitas contas. Nessa futuro próximo, as desculpas do primeiro ministro e a sua comparação justificativa com o desempenho do governo PSD/PP
    já soarão a cassete.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    19 Abril, 2008 23:27

    A minha admiração por Sócrates? Como vc anda enganado!!

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    19 Abril, 2008 23:29

    Ainda bem

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    19 Abril, 2008 23:49

    Mas já que se mete a adivinhar os meus desejos eu digo-lhe um: o que mais desejo é que Rui Rio se candidate, que ganhe, que vá para Lisboa (depois lá o correio da manhã trata dele pq toda aquela gente dos subsídios, prebendas, sinecuras, tachos e tachinhos não estará para lhe aturar a mesquinhez, coisa que só é bonita se for aplicada no Porto) e que outro tome conta da Câmara do Porto. E sabe porquê? porque sou portuense e era o melhor que podia acontecer ao Porto. Poderiamos até ter a felicidade de encontrar um presidente da câmara interessado, moderno, consciente, cosmopolita, com projectos, ambicioso, em resumo, à moda do Porto; não do Porto envelhecido e empobrecido, ou do Porto de classe mediazinha funcionária, ou do Porto burguês e burgesso da Foz que se marimba para o estado em que a cidade se encontra, que só se mexe em conluio de notáveis quando alguma obra lhe poderá estragar as vistas, que elegeu Rui Rio. Poderiamos ter a felicidade de eleger um presidente para o Porto moderno, criativo, ambicioso e laborioso que se mudou para Matosinhos Sul, Senhora da Hora, Maia, S. Mamede,Gaia e Leça; poderiamos encontrar um presidente que não tirasse subsídios a trabalhadores que ganham 500 euros enquanto gasta milhares em corridas de automóveis; ou que não pagasse um salário milionário a um spin doctor que transformou o site camarário num pasquim propagandista enquanto acaba com a cantina para os funcionários; ou que não renovasse a frota automóvel enquanto corta a água quente para oo banho dos cantoneiros; ou que não deixasse a cidade cheia de lixo de sábado até segunda á noite para ‘poupar’ e criar ‘ambiente’ para ‘concessionar’ a recolha de lixos a empresas privadas. de preferência várias concessões que assim fica mais caro.
    Como vê, eu também apoio Rui Rio e não Menezes como vc imagina :->

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    20 Abril, 2008 00:26

    Pois esse seu mau presidente não tem seguramente na sua contabilidade o buraco financeiro da Câmara de Lisboa.
    Também gostaria de saber se nesse seu universo de pessoas que podem tornar o Porto numa cidade mais moderna e cosmopolita, se encontram pessoas como Fernando Gomes.
    Não se esqueça de que quem elegeu RR foram os Portuenses e mesmo com o apoio de alguns Portistas, que esclarecidos, sabem distinguir os universos Politica Futebol/Construção Civil.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    20 Abril, 2008 00:41

    Tolstoi: não misture as coisas; eu sou suficientemente inteligente para não cair nessa esparrela :->

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    20 Abril, 2008 00:56

    Devo afirmar que não tenho ligação ao PSD. Considero que na vida pública a honestidade é condição necessária, embora saibamos que não suficiente. E com todos os defeitos que se possa encontrar em RR não me parece que no actual momento económico a sua gestão não seja honesta e competente. Para projectos megalómanos e gestão que no mínimo coloca muitas dúvidas, já basta a que foi feita na capital .

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    20 Abril, 2008 01:34

    eu não acho honesto, mesmo nada honesto, sacrificar o salário de trabalhadores com uma vida duríssima e parcos rendimentos por causa de uma estratégia de destabilização do serviço de recolha de lixos na cidade para poder justificar uma privatização. a partir desse dia, Rui Rio que tem muitas atitudes eivados dum classismo execrável, para mim passou a ser um ogre. um homem verdadeiramente ‘integro’ jamais faria o que ele fez. mas esse é apenas um caso. há mais.

    já agora leia este artigo de Rui Sá sobre o assunto: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=9bf31c7ff062936a96d3c8bd1f8f2ff3&subsec=&id=0cb85848003c93a6a5d12cbb9edbebbb

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    20 Abril, 2008 12:31

    Meu caro amigo;

    É impressão minha ou denota neste texto, algum sebastianismo?
    Cuidado! É assim que se começa.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    20 Abril, 2008 13:35

    Não vou defender a imagem de Rui Rio até porque penso que existem outras alternativas consistentes a Menezes. Nem pretendo ser fazedor de opinião, cada um acredita no que quer, não vou perder tempo a contestar a noticia de Rui Sá, porque não conheço o assunto, ele é um vereador do partido comunista e portanto parte interessada, e não um jornalista isento, por outro lado não tenho elementos para o contraditório. Também não me parece correcto a Câmara não respeitar a legislação se esta está errada deve-se procurar a sua alteração, e não desrespeitá-la, senão abre-se uma verdadeira caixa de Pandora.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    20 Abril, 2008 19:56

    Amigo, não é uma notícia. É um texto de opinião.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    20 Abril, 2008 22:08

    Correcto um texto de opinião mas com grande exposição de “factos”.
    Ma voltando ao essencial e independentemente da sua opinião, a verdade é que as sondagens mostram que Rui Rio é o melhor colocado para enfrentar Sócrates.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    21 Abril, 2008 14:15

    as sondagens? ainda acredita nisso? o Ferro Rodrigues e o Mário Soares tb as tinham óptimas. mas aposto que nem o tiranete do bom sucesso acredita nelas.

    Gostar

Indigne-se aqui.