Saltar para o conteúdo

BPP

2 Dezembro, 2008

Um grupo de investidores junta os trapinhos e fazem um banco para gerir os seus investimentos, nomeadamente no mercado de capitais. Durante uns anos as coisas correm bem. Recentemente viram os seus investimentos irem por água abaixo com a queda das bolsas. Dada a a falta de liquidez dos próprios accionistas/clientes que tem levantado os seus investimentos, o banco não tem cheta. Ninguém tem ponta de interesse em comprar o banco. Ninguém lhe quer sequer emprestar dinheiro. De acordo com o mercado, o banco não interessa para nada. Algum problema? Nenhum. 

Mas o que sucede? Sob a forçada e suspeita alegação de interesse de defesa da «imagem» do país, o governo socialista, através da entidade que se afirma de «supervisão» e com a liderança do banco do estado cuja actividade é determinada pelos interesses concretos do partido que ocasionalmente governa, resolvem forçar um sindicato bancário em auxílio dos coitadinhos dos investidores. Como? Primeiro assegura-se que todos os bancos intervenientes tem acesso a capital garantido por todos os contribuintes. Depois, porque evidentemente há um preço a pagar por tal benesse (não há almoços grátis) indica-se onde parte de tal dinheiro garantido pelos contribuintes deverá ser aplicado: a impedir que um banco sem viabilidade feche portas e garantir que seja sustentado com o aval dos contribuintes. É esta a «imagem» que o governo socialista quer salvaguardar: terceiro mundismo, socialismo de estado e utilização do poder público em favor de privados com o dinheiro de todos.

71 comentários leave one →
  1. Mula da comprativa permalink
    2 Dezembro, 2008 10:13

    Será que o Governo estará também a pensar em comprar a minha carteira de aplicações bolsistas aos antigos preços?Sem a desvalorização de 60%?
    É que se assim não for existe discriminação.E aí têm que saltar os anti-discriminatórios habituais…

    Gostar

  2. 2 Dezembro, 2008 10:19

    E de uma assentada o poder “socialista” fica a conhecer em detalhe os movimentos financeiros das maiores fortunas de Portugal.

    Uma informação que vale milhões.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 10:26

    Esse é o banco de Pinto Balsemao, mais um politico milionário em dificuldades que é preciso ajudar.

    Mas como não percebo nada disto, suspeito que isso é um mal da UE. Parece que combinaram todos que iam salvar qualquer banco que é coisa que está a acontecer em todo o lado, e só há 3 países socialistas na europa. Também suspeito que as participações do banco em outros bancos ia fazer perder mais dinheiro aos outros com a queda, do que com a ajudinha. O sistema financeiro é uma grande treta. Como está tudo ligado a queda de um leva ao desastre de outros e de empresas. E quem sofre são os despedidos. Só que me parece que ficava mais barato a todos ajudar os despedidos que manter os empregos.

    Gostar

  4. 2 Dezembro, 2008 10:26

    O intervencionismo do estado na economia, da forma como está ser realizado já nos diz muito…..Já só faltam os planos quinquenais para o planemaneto da economia de acordo com os padrões estabelecidos. a ver vamos o que sai desta “panela”.

    Gostar

  5. 2 Dezembro, 2008 10:27

    Mr. Luís Bonifácio,

    Exacto.

    GANGSTERS UNS, GANGSTERS OS OUTROS/governo que colocam o dinheiro dos contribuintes à disposição de péssimos, prevaricadores e fraudulentos gestores…
    (É o “esquema” português na sua plenitude).

    Gostar

  6. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 10:27

    Como é possível que estas pessoas continuem a achar que é um problema socialista é que não entendo. Em todo o lado na europa e nos estados unidos estão todos a salvar bancos. Sois cegos, surdos e mudos?

    Gostar

  7. 2 Dezembro, 2008 10:43

    A maioria dos portugueses, que continuem apáticos, desinteressados sobre o destino das suas vidas ou vidinhas (“remexidas” por outros), compreensivos e coniventes com o abuso sobre os seus dinheiros para tapar roubos, peculatos e péssimas gestões, que ELES agradecem.
    Depois, quando lhes bater no bolso, quando (re)começarem a contar os Euros antes do prazo para receberem o ordenado, ou aumentarem os impostos, ELES enviam-lhe uma medalha por bom comportamento…

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 10:43

    Vamos lá salvar os coitaditos dos accionistas… Mais um exemplo do socialismo socrático e moderno.
    VIVA O SOCIALISMO!

    Gostar

  9. 2 Dezembro, 2008 10:44

    Estou de acordo com o ponto de vista, ja há muito, aqui, meio a serio e outra, não me cobrem o prejuizo, logo é a brincar.

    ” 610.1

    Eu comprei um fundo imobiliaria pelo BCP, concretamente 1000 acções/ 5 euros cada na SAD do Benfica – neste momento vale 2 euros, coisa menos coisa – a questão que eu coloco é a seguinte:

    Se as mesmas acções, tem sido adquiras pelo o Dr Rendeiro, banqueiro nas horas vagas e funcionario publico, com licença sem vencimento , tempo ilimitado – o meu capital estaria salvaguardado. – fui burro, em qualquer altura no momento da aposta estava sempre seguro, pelo BPP

    È verdade, tenho 1000/5 euros do SLB –

    Gostar

  10. jofer permalink
    2 Dezembro, 2008 10:46

    A minha opinião era deixar ir ao fundo os bancos que estão a naufragar. Doa a quem doer.
    Se a minha micro empresa não tiver pernas para andar, vai ao fundo como muitas outras. De certeza que o estado não me irá socorrer se eu estiver a naufragar.
    Também contribuo para a riqueza do país sem me servir da especulação.

    Gostar

  11. Luís Lavoura permalink
    2 Dezembro, 2008 10:46

    Excelente post. Muito bem.

    É a primeira vez, salvo erro, que vejo na blogosfera liberal (e com exceção dos meus próprios posts anteriores no SCLS) alguém a criticar o salvamento de bancos em Portugal.

    Até agora só via os liberais a criticarem o salvamento de bancos nos EUA e noutros países exóticos, mas sobre Portugal… nem pio.

    Deve ser porque têm alguns interesses nesses bancos, ou então nos partidos políticos que os protegem.

    Gostar

  12. bandiduh permalink
    2 Dezembro, 2008 10:47

    O que o governo está a afazer é oferecer aos investidores e accionaistas do BPP um PPR com o perfil de rendimentos de altíssimo risco mas sem risco nenhum. O “croonism” neste país atingiu o ponto clabrese. Ainda por cima vem o Durão Barroso ajudar o loby da construção a dizer que o que é preciso são obras-públicas. Mais do que a crise, o que está a acontecer é que vamos regredir um século no que são as funções do estado e a organização económica do Mundo.

    Gostar

  13. Gabriel Silva permalink*
    2 Dezembro, 2008 10:50

    Luís Lavoura,

    «Deve ser porque têm alguns interesses nesses bancos, ou então nos partidos políticos que os protegem.»

    Acho que a razão mesmo é o Luís Lavoura não ler mais atentamente o Blasfémias.

    Gostar

  14. 2 Dezembro, 2008 10:57

    Se puderem passem neste e vejam o link para o Nogueira. Está bonito.

    Este só podia ser gerido pelo BPP. Ou não? Está tudo louco?

    Gostar

  15. 2 Dezembro, 2008 11:01

    Dias Loureiro, dixit:

    “”Tenham uma profissão, uma carreira, antes de irem para a política, para depois quando saírem da política voltarem à carreira e à profissão. Para não ficar a ideia de, quem vai para a política, vai para tirar proveito dela como uma espécie de trampolim para conseguir coisas e abrir portas a que não chegaria doutra maneira.””

    Bem prega São Bartolomeu Dá Cá o Meu.

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 11:02

    O que se está a observar é uma verdadeira época de ouro para os socialistas. Até os bancos lhes caiem no colo.

    E assim podem lá pôr os seus boys, sem fazer a má figura que fizeram os palermas do PSD quando foram à vidinha após sairem do governo de Cavaco.

    Palermas, porque em lugar de actuarem desgarrados, nem sequer souberam ter em conta o exemplo da organização soarista, que passou pela associação a um grande capitalista, como Stanley Ho.

    Gostar

  17. Gabriel Silva permalink*
    2 Dezembro, 2008 11:06

    Ceguinho (15)
    quem disse tal coisa foi Marcelo Rebelo de Sousa

    Gostar

  18. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 11:21

    Sr. MJRB (7)

    Então e que receita miraculosa tem o senhor para que o português apático e acrescento impotente, seja ouvido, possa contestar ou exigir?
    Acaso: Todos para a rua de tarjeta na numa mão, verborreia na boca e a foice na outra mão?
    Não cuspa para o ar que lhe pode cair em cima – o senhor e outros mais que aqui escrevem e que certamente terão muitas formas de serem ouvidos (lidos), postam comentários num blog. Aproveitem os meios que têm à vossa disposição para contestar e sugerir.

    Gostar

  19. 2 Dezembro, 2008 11:34

    Tenho muita pena de dizer “cada um tem aquilo que merece”
    Quem é que pôs lá o Sócrates e companhia?… foi o povo.
    Então o povo tem aquilo que merece…

    Gostar

  20. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 11:43

    (19)

    “foi o povo”… essa coisa abstracta, sem corpo nem alma, tá sempre a jeito para ser usado não é? O Estado tb goza desse mesmo estado…
    vá-se lá entender as generalizações.

    Gostar

  21. 2 Dezembro, 2008 11:53

    Tem razão, mas dizer um, ou outro, é igual.

    São feitos da mesma massa, de lá saiu o João Vale de Azevedo, para muita gente que não saiba.

    O Marcello é contador de historias, de embalar

    O que eu estranho, é os jornalistas acharem que isto e normal, nem trabalho de investigação fazem, ganham pouco?

    Gostar

  22. permalink
    2 Dezembro, 2008 11:55

    Isto, meus caros, é o verdadeiro capitalismo/liberalismo.
    Perguntem a cada um daqueles nababos qual o modelo económico que defendem, se querem ver um exemplo académico de falta de vergonha na cara.

    Gostar

  23. 2 Dezembro, 2008 11:57

    Gabriel,

    A tese da “imagem do país” foi construída a partir da capa do Expresso desta semana. Do Expresso. Algo me diz que será a primeira de muitas borlas que o Governo vai receber nas páginas do Expresso e do grupo Impresa. Como disseste, não há almoços grátis. Escusávamos era ser nós a pagar.

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 11:59

    Anónimo Diz:
    2 Dezembro, 2008 às 10:43 am
    Vamos lá salvar os coitaditos dos accionistas… Mais um exemplo do socialismo socrático e moderno.
    VIVA O SOCIALISMO!

    ——-

    Mas será que o tal socialismo socrático e moderno é mesmo socialista? Ou será só de mome e os anti socialista se estão a aproveitar das suas trapalhadas para justificar a merda feita pelo capitalistas selvagens? È que sendo assim isto vai para aqui uma selvejaria de todo o tamanho….

    Gostar

  25. 2 Dezembro, 2008 12:03

    `´E claro, que este governo é escrutinavel, vai a votos.

    Só não percebo os Funcionarios Publicos não serem avaliados no seu desempenho e nem sequer são despedidos ou outra . Ao passo, que o trabalhador por conta de outrem, não só é avaliado como tambem, pelo mau desempenho, é sancionado.

    No fundo, o Pais é gerido por funcionarios Publicos, -A Manuela é o que? o Presidente da Republica e que? todos eles -é uma elite

    Gostar

  26. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 12:06

    “O imperialismo norte-americano não pode estender mais, nem sequer manter sua posição actual no mundo, sem fazer um grande corte na parte do poder mundial actualmente entre as mãos de outras potências imperialistas, sem atacar o nível de vida das massas dos Estados Unidos, da América Latina, da Europa e da Ásia, os quais explora directa ou tira proveito indirectamente.” Os Estados Unidos após a Crise de 1929. Leon Trotski, Julho de 1936.

    Tão actual!

    Gostar

  27. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 12:08

    “Ele utilizou os recursos financeiros do Estado para socorrer as empresas bancárias e comerciais e fez votar as leis que restringirão a concorrência, permitirão a alta dos preços etc.[…]”
    Os Estados Unidos após a Crise de 1929. Leon Trotski, Julho de 1936.

    Onde é que já lemos isto?

    Gostar

  28. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 12:13

    não é preciso muito para que os actuais comentários encontrem referências no passado. é o ciclo da vida e da finança.
    Provavelmente basta ler umas coisitas para se saber o que aí vem… nada de novo!

    Gostar

  29. 2 Dezembro, 2008 12:32

    “De acordo com o mercado o banco não interessa para nada”

    Então se o mercado assim pensa, porque é que se juntou todo para o salvar?

    Não me diga que foi o Ministério das Finanças a por lá o dinheiro que falta.

    Ou terá sido o Sócrates…

    Gostar

  30. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 12:33

    Updated: 27 November 2008
    Portugal’s finance minister voted worst in Europe

    Fernando Teixeira dos Santos was voted worse finance minister in Europe by the UK’s Financial Times

    A SURVEY by British newspaper the Financial Times has placed Portuguese finance minister Fernando Teixeira dos Santos at the bottom of a league table of European finance ministers.

    Now in its third year, the Financial Times guide assesses political performance, decision making skills and level of respect when ranking the ministers among other economic and political factors.

    The economic climate of the past year in Europe has been particularly difficult to deal with and ministers have had to cope with the near collapse of the banking sector while attempting to stabilise national economies.

    Languishing at the bottom of the table, Fernando Teixeira dos Santos, who came into office in 2005, was praised for his financial discipline but he has been forced to downgrade growth forecasts for 2009, a general election year, weakening his political standing.

    Fernando Teixeira dos Santos was also deemed the worst of 19 ministers when it came to dealing with the financial market crisis based on the cost of buying insurance against default on money borrowed by the government.

    His performance at a European level and his domestic effectiveness was also considered to be poor.

    At the top of the table was Finnish minister Jyrki Katainen followed by the German finance minister, Peer Steinbruck, with Jean-Claude Juncker of Luxemburg in third place.

    http://www.portugalresident.com/portugalresident/showstory.asp?ID=30507

    Alguém ouviu falar disto? Não. Mas falou-se muito na “gaffe” dos 6 meses sem democracia da MFL. Quem duvida da eficácia do gabinete de comunicação do nosso PM?

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 12:40

    Pedro, creio que toda a gente ouviu falar disso. Já o ano passado ninguém ouviu falar que ficou em 3º no campo politico. Mas como este ano ficou em ultimo, todos os tristes ficam radiantes, e até o mencionam em artigos de jornal com prazer.

    Gostar

  32. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 12:49

    (32)
    Realmente é uma tristeza! já que elogiar uma obrigação não me parece coerente.
    Se outros se podem dar ao luxo de relaxar um pouco não creio que este se possa dar a este luxo.
    Também há quem ache que faz sentido premiar os filhos por terem suficientes nos testes… realmente há malta para tudo!

    Gostar

  33. JoaoMiranda permalink*
    2 Dezembro, 2008 13:09

    ««Então se o mercado assim pensa, porque é que se juntou todo para o salvar?

    Não me diga que foi o Ministério das Finanças a por lá o dinheiro que falta.»»

    Óbvio. Os bancos estão a salvar o BPP porque existe uma garantia do Estado que garante os empréstimos. Os bancos não arriscam nada.

    Gostar

  34. 2 Dezembro, 2008 14:10

    “Até agora só via os liberais a criticarem o salvamento de bancos nos EUA e noutros países exóticos, mas sobre Portugal… nem pio.

    Deve ser porque têm alguns interesses nesses bancos, ou então nos partidos políticos que os protegem”.

    Gabriel,

    O Luís Lavoura tem razão. E, eu estou muito mais próximo dos Blasfemos, do que do Luís Lavoura.

    Nos EUA, houve a falência da Lehman Brothers, que é um gigante maior do que toda a banca portuguesa junta. E houve na Europa, e também em portugal, quem deixasse críticas a Paulson e Bernanke.

    Inclusivamente, o Prémio Nobel da Economia 2008, também criticou a falência da Lehman.

    É preciso deixar cair o que está pôdre ou é iníquo. Há consequências? Pois há. Mas, julgam que ao “pagar” os estragos, os Estados (os contribuintes) não vão pagar?

    Obama já viu que no primeiro mandato não vai haver tempos para fazer flores, pois a dívida pública Americana está no tecto máximo, mesmo antes da Depressão Económica que aí vem!

    E construir pontes e estradas, não é o mesmo que em 1933!

    Gostar

  35. 2 Dezembro, 2008 14:12

    “Óbvio. Os bancos estão a salvar o BPP porque existe uma garantia do Estado que garante os empréstimos. Os bancos não arriscam nada”.

    JM,

    Não é bem assim. Por arriscarem tanto, é que os bancos estão a falir!

    Diria mesmo, nos últimos 10 anos, a banca não soube o que era “risk management”.

    Gostar

  36. Gabriel Silva permalink*
    2 Dezembro, 2008 14:28

    J,

    «Por arriscarem tanto, é que os bancos estão a falir!»

    mas quem é que está a falir?
    eu só vejo o dinheiro dos contribuintes, presentes e futuros, a salvar bancos e nenhum a falir.

    Gostar

  37. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 14:39

    “Crime e Castigo”, quem escreveu? Mas nem sempre há castigo … Nem ao menos um pingo de Honra e Dignidade. Porque teimam em agarar-se ao Poder? Além da Avareza e do Golpismo também existe a Vaidade. Não são pecados? E tantos se dizem Católicos… ‘ Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886

    Gostar

  38. Confrade permalink
    2 Dezembro, 2008 15:05

    Mas que se passa com o BPP?
    O BPP não recebeu nenhuma herança mas mesmo assim é um dos bancos mais capitalizados do mundo no seu segmento, com capitais próprios de cerca de 200 milhões de euros. O BPP não é dado a fantasias. Prova disso é a Estratégia de Retorno Absoluto que garante aos seus clientes não só valorizações reais e potencias competitivas, como a conservação do capital investido.

    É o que diz na publicidade de duas páginas, na revista Única deste ultimo sábado

    Cá para mim são uns ALDRABÔES!!!

    Gostar

  39. 2 Dezembro, 2008 15:15

    “mas quem é que está a falir?”

    Nos EUA faliram vários bancos, 18 ou 19, até há 1 semana (incluindo a Lehman Brothers).

    Na Europa já faliram vários bancos, incluindo o Northern Rock e mesmo a Fortis acabou por estar em “twilight zone”.

    Bem, mas percebo-o. Mas, olhe que o que acontece agora à banca, foi o que aconteceu durante muitos anos à Siderurgia Nacional, Sorefame, Carris (ainda acontece), TAP, CP (ainda acontece) e tantas outras.

    Lembro-me que os TLP’s (antiga parte de telefones do que é hoje a PT) dar prejuízos e estar falida….sem nunca ter falido!

    Gostar

  40. 2 Dezembro, 2008 15:21

    Retorno Absoluto que garante aos seus clientes não só valorizações reais e potencias competitivas, como a conservação do capital investido.

    Á custa do contribuinte.
    O capitalismo a pedir esmola…

    Gostar

  41. 2 Dezembro, 2008 16:31

    A ministra não cai do governo. Não faz mal! cai Sócrates com ela.

    O governo faz navegação à vista, perdeu a cabeça, deambula, Sócrates foi promovido a chefe dos bombeiros. A situação é particularmente crítica porque os portugueses perderam o respeito a um governo que não diz a verdade, rasgou o programa eleitoral e meteu o socialismo na gaveta. Não se lhe reconhece competência. Nomes que deram algum referencial de estabilidade como Freitas do Amaral ou Campos e Cunha, há muito que saltaram fora. Correia de Campos, bateu com a porta e Teixeira dos Santos, o último dos moicanos, foi classificado recentemente como o pior ministro das finanças da EU, não passa do homem do fraque.

    O governo nestes três anos aplicou apenas a política dos cortes, na saúde, na justiça, na educação, na segurança social, nas PMEs, e aumentou os impostos. Criou-se uma folga orçamental, que foi para onde?
    Um governo socialista faria precisamente o contrário, interviria nesses sectores. O governo de Sócrates, governa com um programa do tempo do outro senhor, isso entra-nos pelos olhos dentro e por isso aqui temos a resposta: a folga orçamental vai para Aeroportos, TGVs, PINs e Bancos. Num tempo de vacas magras, raspa-se o tacho dos contribuintes para arranjar contratos aos grandes grupos económicos e nacionalizar os prejuízos dos bancos privados_ porque não nacionalizaram toda a SLN? Os cidadãos ficaram com a percepção que não é para eles que esta gente governa.
    Uma das técnicas desde sempre aplicada por Sócrates, a conselho das agências de comunicação pagas a peso de ouro por todos nós, foi resguardar-se dos problemas e aparecer a cortar fitas. Acontece que isto tem custos e numa governação pautada de claustrofobia democrática, como proferiu Paulo Rangel, o executivo está em permanente confronto com as classes, os ministros queimam-se (a arrogância e teimosia não permite a sua substituição) e é Sócrates que tem de aparecer a dar a cara. One man show que seca tudo à sua volta.
    Veja-se o caso da educação, o maior erro de avaliação de Sócrates. A ministra e o secretário Lemos morreram, já estão na prateleira. O primeiro-ministro este sábado andou em reuniões com secretário Pedreira, explicando aos professores do PS as pseudo-alterações que deixarão tudo na mesma. Já é a terceira volta ao país para o mesmo efeito e pode até dar outras vinte nesse diálogo autista que nada mudará. Uma coisa todos sabemos que está a mudar, a votação no PS. A ministra não cai do governo. Não faz mal! cai Sócrates com ela.

    ps- Alguém acredita nas sondagens actualmente? É que, como disse Cunhal, “se fizer uma sondagem à porta do meu partido, ganho com maioria absoluta”. Pois! nas recolhas de amostras, há umas mais aleatórias que outras…

    http://www.soucontraacorrente.blogspot.com/2008/12/ministra-no-cai-do-governo-no-faz-mal.html

    Gostar

  42. 2 Dezembro, 2008 16:53

    Sr. Pedro, 18

    Abram os olhos !
    Estejam atentos a quem lhes tolhe a vida ou a infelizmente miserável vidinha…
    Vejam menos telenovelas e concretizem introspecção ! Vão menos à futebolada (e suas incidências) e tenham mais noção da realidade ! Liguem menos aos “famosos” jet 3/5 e olhem à sua volta ! Reivindiquem respeito de quem lhes prometeu abaixamento de impostos ! Apontem o dedo a bandidos-no-poder que mentem desavergonhadamente ! Etc ! Etc !
    (Mas há quem não se importe de ser “comido” pelos líderes dos seus partidos… E quando a inteligência não é muita…).

    A foice e o martelo não são para aqui chamados e nada tenho a ver com o PC.
    E não seria a primeira vez que, num país europeu, os cidadãos saem para a rua pedindo respeito para com os seus bens e para com a sua vida. No presente caso português, respeito pelo dinheiro dos nossos impostos (presentes e futuros) que vai ser colocado ao dispôr para tapar roubos, peculatos e más gestões duma cambada de gangsters banqueiros !

    Gostar

  43. 2 Dezembro, 2008 17:16

    MJRB
    Visto e aprovado.
    Cumpts.

    Gostar

  44. honni soit qui mal y pense permalink
    2 Dezembro, 2008 17:18

    Estado Fiscal .

    Vivemos hoje amassados pelo terror fiscal . Qualquer minima coisa … é levar com uma notificação das Finanças .

    Nota : acaso alguém se esqueça de liquidar o IMTransportes ( antigo selo do carro ) , nem que seja 24 horas … pimba é 15 € para o Estado de coima a acrescer ao valor do imposto.

    Estes podem ser vir a ser preciso para “salvar” a banca ou fazer aeroportos , pontes sobre o Tejo e tgvs que o País não precisa.

    Gostar

  45. honni soit qui mal y pense permalink
    2 Dezembro, 2008 17:22

    tb acho que é preciso um sobressalto , um levantamento perante tanta injustiça e arrogância …
    desfilar é preciso … a malta começa a ficar farta de comer e não falar … a não ser de 4 em 4 anos

    mas em verdade vos digo ” deram-lhes a maioria absoluta !!! , agora aguentem “

    Gostar

  46. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 17:23

    Detesto a propaganda de Anabelas. É mesmo ao estilo soviético engana tolos. Safa!

    Gostar

  47. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 17:30

    Banha da cobra é dizerem que é por causa do goerno socialista. Se estivesse no governo o partido em quem votam fazia a mesma coisa. Assim porque é que se queixam? Até o pcp. O pcp nacionalizava logo o banco. E nenhum dos outros partidos deixava cair o banco se fosse governo, porque assim o decidiu o mundo inteiro.

    Gostar

  48. 2 Dezembro, 2008 17:36

    O banqueiro João Rendeiro, que levou o BPP à quase falência, é o mesmo que dirige um
    consórcio que ensina “boas práticas” de gestão escolar.

    Estão a ver quem é João Rendeiro? O presidente do Banco Privado Português, aquele banco
    que tem 3000 clientes e que gere apenas grandes fortunas? O tal banco que está em
    processo de quase falência e que o Governo de Sócrates se prepara para salvar? Pois o
    banqueiro, para além de afirmar que vota habitualmente no PS, é ainda funcionário do
    Ministério da Economia, em licença sem vencimento. Não é que o banqueiro anda a ensinar
    às escolas públicas as técnicas de gestão que levaram o BPP ao estado que todos
    conhecemos? É verdade! Criou e dirige uma organização (EPIS), com o apoio do ME e de
    grandes empresas públicas e privadas que dá formação aos PCEs e conselhos executivos
    sobre as técnicas e formas de gestão e de organização “modernaças”. Custa a acreditar,
    não é verdade? Mas é verdade. E conta com o apoio do ME. E assim vai o processo de
    mercadorização da escola pública. A divisão da carreira em duas categorias e o modelo
    burocrático de avaliação são apenas dois instrumentos do processo em curso de
    mercadorização, de destruição da profissão docente e da morte da democracia nas escolas.
    Leia aqui a biografia de João Rendeiro
    http://www.profblog.org/2008/11/o-banqueiro-joo-rendeiro-que-levou-o.html

    Aconselho vivamente que se consulte e se divulgue
    http://WWW.EPIS.PT

    E que se ligue a esta informação
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=968365&div_id=1730

    E que se retirem as devidas conclusões (!)

    Gostar

  49. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 17:37

    A Ananela vem aqui chapar os discursos dos comicios! lololol É preciso paciencia

    Gostar

  50. 2 Dezembro, 2008 17:49

    48,

    Neste caso não há “banha da cobra” nem “ses” !… Estamos perante factos consumados.

    Não interessa presumir “se” o PC ou o PPD fossem governo, procederiam do mesmo modo ou se nacionalizariam.

    É importante, isso sim, perguntar a estes cavalheiros do governo socialista (este governo é do PS, ou não ?) qual o critério para abusarem de cerca de 1.000 Euros de cada cidadão para suportar bancos cujos administradores roubaram ou geriram pessimamente. Você, 48, se paga impostos, acha bem que coloquem também uns seus 1.000 Euros para “acudir” ao saquemento no BPN e à péssima gestão no BPP ? Não lhe dói ? Não se sente abusivamente “comido” ? Ou passou autorização escrita ?

    Deem mais rédea solta ao “menino de ouro” até e post 2009. Depois não se queixem…

    Gostar

  51. Anónimo permalink
    2 Dezembro, 2008 17:56

    51: A questão é que as mentes pensantes dos politicos da UE e USA se reuniram aflitos e decidiram que não iam permitir uma recessão igual à anterior em que ficou tudo na falencia e com fome e sem emprego. E quem sofreu mais não foram os ricaços que faliram, foram os trabalhadores. Assim decidiram que o melhor era aguentar tudo sem falir a ver se a coisa passa e melhora. Se estao certos ou errados não sei. Só o tempo o dirá. Mas o que se passou antes que querem evitar foi muito mau. Espera-se é que isto não conduza a uma guerra na mesma ou a ditaduras.

    Gostar

  52. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 18:01

    MLRB (43)

    Este, apesar de o ser, nunca foi um país europeu. Sempre foi uma província à Europa colada, onde essa tradição de sair à rua de forma eficaz nunca existiu.
    Quantas tomadas de força por parte do “povo” tiveram resultados práticos? Por parte de camionistas lembro-me de algumas – que também acabaram por se saldar no agrado de uns em detrimento de outros.

    Sugere portanto que eu – alguém que supostamente consome aquilo que o sr. abomina, só porque ponho em causa a sua sugestão – saia para a rua de dedo em riste para exigir respeito, enquanto chamo ladrões aos governantes deste país? Nunca tal me tinha ocorrido… Fantástico!

    Mas será que ajudaria se senhores como o senhor – versados nas letras e conhecedores da gramática politica portuguesa – escrevessem abertamente nos mais variados meios de comunicação aquilo que sugere que eu grite na rua?
    O jornalismo não existe neste país! E estes ao invés de denunciarem aquilo que critica, optam por calar ou mentir em nome de alguns!

    É este o país que temos, não por ter o povo que tem, mas por ter tantos que em nome dele falam!

    Gostar

  53. 2 Dezembro, 2008 18:18

    Pedro, 53

    É a sua opinião, que respeito.

    Não sou daqueles que se calam ou ficam parados perante saques, despudores, vigarices, mentiras do/s poder/es).

    Gostar

  54. 2 Dezembro, 2008 18:46

    Não consigo compreender como governos que não conseguem manter o poder de compra dos trabalhadores, conseguem milhões para grupos económicos,
    bancos e sindicatos financeiros,a quem tudo devem.
    Se calhar estão a defender o seu dinheirinho e o seu futuro.
    E tantos aqui explanam a sua prosa mas ninguém me esclarece o que se passa, se calhar sou jumento.
    JOJORATAJANA

    Gostar

  55. Pedro permalink
    2 Dezembro, 2008 18:59

    (54)
    Mas é claro q cada um tem a sua opinião… mas não é isso que se discute aqui. Discute-se a eficácia que a opinião ou reacção têm.

    Como se pode esperar que um povo que dá votos a troco de frigoríficos, que não tem a mínima noção de quando está a ser ludribiado, venha para a rua contestar?
    Vem contestar o quê? que tem fome, que tem frio, que não tem onde dormir?

    Eu limito-me a ter olho clínico e a analisar estratégias de comunicação e “propaganda”, que é a minha área, e a conclusão a que tenho chegado é que o gabinete de comunicação do PM é o departamento que melhor tem funcionado neste governo. e porquê?
    Porque não há nenhum outro organismo político que tenha sabido rebater ou saber impor o seu campo de batalha.

    A verdade e a razão não são para aqui chamadas e quem acreditar no contrário é ingénuo. Por outras palavras: de que é que lhe serve a si ou a mim ter razão se ela por si só de nada serve.

    A minha revolta em relação aos jornalistas tem unicamente a ver com o facto de serem a classe mais bem posicionada para confrontar o monstro e não o fazem porquê? Se fosse um governo de direita talvez fizesse…

    Gostar

  56. 2 Dezembro, 2008 18:59

    JOJORATAZANA,

    De modo simples: o PS, sempre que esteve no governo (de MSoares ao “menino de ouro do PS” sem esquecer AGuterres) sempre curvou servil e deferentemente a coluna à direita, aos bancos e banqueiros, aos milionários (entre outros) e nunca teve preocupação especial para com as classes mais desfavorecidas.

    (A estória/história repete-se…).

    Gostar

  57. 2 Dezembro, 2008 21:33

    52,

    De acordo porque óbvio: quem vai sofrer as consequências por ora imprevisíveis, são as classes média e as mais desfavorecidas.

    Não aceito que o Estado, o governo, interfira como está a fazer no BPN e muito menos no BPP.
    Pressinto que muito do dinheiro que desapareceu não vai ser recuperado e no caso do BPP é absolutamente um recurso ao nosso bolso para tranquilizar detentores de fortunas mal geridas e “perturbadas”…num banco privado.

    “Não há”, não tem havido dinheiro (Sócrates e TSantos dixit) para melhorar as difíceis vidas das pessoas, para salvar PMEmpresas, e num ápice surge impensável soma de dinheiro, mais engenharias financeiras Estado/bancos/BPortugal para “safar” actos ilícitos ?

    E “se a coisa não passar nem melhorar” com a intervenção do Estado ? Os USA declararam ontem e oficialmente, a recessão — só espero que Sócrates não nos minta mais uma vez: “estamos no bom caminho” e, quem sabe (?) “Portugal não sofrerá recessão”…

    Gostar

  58. Santos permalink
    2 Dezembro, 2008 23:14

    Caríssimos,

    A inveja é pequena.

    O país precisa das poupanças ds poucos que poupam.

    Se vamos deixar cair as poupanças, sem pelo menos tentar segurar o Barco, é dinheiro (e bastante) que desaparece, reduzindo-se a possibilidade de investimento e crescimento da nossa mísera economia.

    Haja respeito pelo dinheiro que À maior parte das pessoas que o têm no BPP custou muito a ganhar. e prenda-se o Dr. Rendeiro e seus comparsas pela gestão tenebrosa e gulosa que delapidou o BPP e praticou concorrencia desleal com os maiores Private Banks a nível nacional.

    Por último há varias realidades no BPP – clientes que investiram em produtos com risco e clientes que investiram em produtos com capital garantido e rentabilidade garantida que ao fim e ao cabo vem-se a verificar eram um embuste. Rendeiro para a choça, amigos – é a única conclusão justa a que cheguo

    Gostar

  59. Confrade permalink
    3 Dezembro, 2008 00:16

    Mas isto cai sempre na mesma coisa. Qua adianta dizer “não aceitamos!” O PS está lá porque o Povo o escolheu. E agora? O PS faz o que quer e lhe apetece, e nós, coitadinhos, abaixamos as orelhas, e comentamos muito, muito!

    Gostar

  60. Anónimo permalink
    3 Dezembro, 2008 07:16

    O BPP tem alguns rostos… Uns pertencem à Maçonaria. Outros ao grupo de Bildelberg que nomeia os nossos últimos PM (últimos 25 anos).
    Em Resumo: QUEREM O QUÊ?
    ACORDEM!!!!!!!!!!!!
    OU DURMAM…………E TENHAM BONS SONHOS!

    Gostar

  61. Ratatui permalink
    3 Dezembro, 2008 10:55

    Santos Diz:

    Meu caro você está com pena dos clientes do BPP.
    Parece ser parte interessada em que o governo acuda a esta situação.
    Parece que o sr. não é deste mundo.
    Porque é que o banco não tem liquidez?.
    A resposta é esta: os clientes do BPP levantaram o seu dinheiro e o banco ficou a naufragar.
    Elementar meu caro.

    Gostar

  62. nem estranho não estranhar permalink
    3 Dezembro, 2008 12:16

    De PScândalo em PScândalo até à derrota final!

    Gostar

  63. nem estranho não estranhar permalink
    3 Dezembro, 2008 12:18

    “Se vamos deixar cair as poupanças, sem pelo menos tentar segurar o Barco, é dinheiro (e bastante) que desaparece, reduzindo-se a possibilidade de investimento e crescimento da nossa mísera economia”.

    Santos de pau carunchoso.

    Vamos ter pena dos aforradores do JP Morgan que não pode correr o risco de falir se lhe faltar umas migalhas de dívidas do BPP com o risco de contágio (sempre existe) na banca internacional que afunde de vez o JPM?

    Gostar

  64. Acção Directa permalink
    3 Dezembro, 2008 16:40

    O Senhor PGR já estará melhor?

    Gostar

  65. Tribunus permalink
    3 Dezembro, 2008 17:42

    Hoje no parlamento, assistu-se a um ministro das finançãs, de elegar num secretário de estdo a sua imcompetencia de governação.
    Não compareceu no parlamento! isto, è politica socialista, não dar a cara às dificuldades.
    è assim que os portugueses podem contar com o partido socialista para continuar a governar? governarem-se? isso sim o que tem feito em 4 anos e preparam-se para deixar o país sem pinga de sangue em 2013, com o orçamento ruinoso, que aprovaram para 2009!
    Será que o presidene da republica, depois de ser desautorizado por Socrates, vai continuar,. ou Cavaco Silva coloca travão neste despautério?

    Gostar

  66. Anónimo permalink
    3 Dezembro, 2008 20:26

    Viva a Portugal! Adoro a nossa terra! Somos solidários….Esta é a mensagem e o legado do 25 de Abril! Viva a revolução! viva a COCA-COLA! Viva! Viva! Todos merecem a solidariedade. Porquê só os mais miseráveis. Todos são filhos de Deus e da Pátria. Todos são iguais perante a Lei….

    Gostar

  67. 4 Dezembro, 2008 22:03

    Meus Caros,

    Vocês sabem quanto custam uma eleições?

    Este salvamento do BPP é bom para a democracia por permitir um conveniente financiamento do Partido Socialista nos próximos jogos com fronteiras.

    Cumprimentos,
    Paulo

    Gostar

Trackbacks

  1. A propósito « BLASFÉMIAS
  2. socialismo » Blog Archive » BPP
  3. Online Advertising Live » Blog Archive » BPP « BLASFÉMIAS
  4. Erro anunciado « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.