Saltar para o conteúdo

Quando as coisas correm mal…

22 Janeiro, 2009
by

desesperoJPP demonstra excessivo incómodo em lidar com a realidade de que não gosta. E desliza para empreitadas pouco dignas da imagem que construiu de si.
O que JPP se recusa tenazmente a perceber, sobretudo nesta série desesperadamente peculiar das postas Situacionismo, é que o PSD e a líder que ele ajudou a fazer não estão mal por culpa da imprensa, das televisões ou de sinistras conspirações blogosféricas – MFL está em mísero estado e o PSD não sabe às quantas anda (e, pelos vistos, JPP padece da mesma concussão na sua reconhecida lucidez), graças ao que os próprios fizeram e deixaram de fazer enquanto Oposição.
As pessoas não acreditam em MFL e naqueles que ainda vão aparecendo ao seu lado devido aos artigos no DN ou às reportagens da SIC mas sim porque ouvem a senhora a falar, lembram-se da sua linda obra quando foi ministra e, também, porque estão cada vez mais fartas da sucessão infindável de gaffes amadoras provenientes de políticos profissionais há tantos anos.
Melhor seria que JPP guardasse os seus sábios recados para os ouvidos certamente ansiosos dos líderes do seu partido que deles tanto parecem estar necessitados.
Ou talvez não. Vendo o lindo serviço que JPP ajudou a fazer no último ano talvez não fosse despiciendo que se mantivesse a investigar o partido comunista durante algum tempo e deixasse as questões relativas aos partidos democráticos a quem ainda está com vontade de apear Sócrates.
Manifestamente não é o seu caso.

46 comentários leave one →
  1. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:15

    Luís filipe menezes não passará!

    Gostar

  2. GL's avatar
    22 Janeiro, 2009 19:18

    Perfeito. Bom post. É rigorosamente mesmo isso.

    – –

    Ao Xpto:
    Se eu fosse PSD preferia mil vezes LFM do que MFL. Não é preciso muito, basta ler um artigo escrito por um e comparar com o da outra.
    Ainda não vi pior lider do PSD nos últimos 20 anos do que MFL.

    Gostar

  3. tina's avatar
    tina permalink
    22 Janeiro, 2009 19:20

    São preciosos estes posts de JPP sobre o situacionismo, demonstrando ao pormenor a falta de neutralidade dos nossos media. Um só post destes é um contributo mais importante do que todos os posts que CAA já escreveu.

    Gostar

  4. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:21

    critérios. mas se reparar LFM e MFL é tudo a mesma coisa. basta trocar as letras. mas como um nem outro vão chegar a primeiro-ministo, “tasse bem”. yo!

    Gostar

  5. tric's avatar
    tric permalink
    22 Janeiro, 2009 19:22

    “As pessoas não acreditam em MFL “-CAA

    eu acredito mais em Manuela Ferreira Leite do que em si.

    Gostar

  6. GL's avatar
    22 Janeiro, 2009 19:23

    “mas como um nem outro vão chegar a primeiro-ministo,”

    Sabe lá? O assunto é sério. Alguém imaginava PSL como PM? Nem ele, já pensava (!) na Presidência. Cá no T.M. tudo, a qualquer momento, pode acontecer.

    Gostar

  7. José Manuel Faria's avatar
    22 Janeiro, 2009 19:24

    Porque é que o PCP não é democrático?

    Não respeita os órgãos de soberania?

    Dê lá um exemplo.

    Gostar

  8. GL's avatar
    22 Janeiro, 2009 19:25

    “eu acredito mais em Manuela Ferreira Leite do que em si.”

    Ficamos a saber que “Tric” é Manuela Ferreira Leite ou Pacheco Pereira.

    Gostar

  9. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:34

    GL, é verdade. o assunto é sério. mas como um nem outro são vice-presidentes do ps, não há esse perigo. o perigo que existe, esse sim bem real, é sócrates ser primeiro ministro.

    mas aqui entre nós, que ninguém nos ouve: o LFM é milhões de vezes pior que o SL. mas isto sou eu a dizer, que não passo de um sulista elitista.

    Gostar

  10. celestine's avatar
    celestine permalink
    22 Janeiro, 2009 19:34

    Of course, yes, poucas vezes se vê assim tão clara a palavra. Que só peca de não trazer à baila mais quatro ou cinco barões que, e juntos ao JPP, cresciam em maledicência despeitada contra LFM, aqui há tempos.

    Gostar

  11. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:35

    “Porque é que o PCP não é democrático?”

    porque é um partido marxista-leninista-estalinista.

    Gostar

  12. celestine's avatar
    celestine permalink
    22 Janeiro, 2009 19:36

    Ya, que, juntos a JPP, etc.

    Gostar

  13. celestine's avatar
    celestine permalink
    22 Janeiro, 2009 19:37

    porque é um partido marxista-leninista-estalinista

    Logo, comunista, o mais democrático.

    Gostar

  14. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    22 Janeiro, 2009 19:38

    deixem a MFL em paz. JPP impressiona mais quando chama vaidoso a Obama; aqui consegue emparilhar com o Blsafémias.

    Gostar

  15. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:40

    “Logo, comunista, o mais democrático”

    sim, claro. e as galinhas têm dentes.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Já Volto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:41

    CAA,

    não podiamos estar sempre em desacordo.

    Com o conteúdo deste texto, não podiamos estar mais de acordo.

    Gostar

  17. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 19:47

    agora outra coisa completamente diferente.

    tenho uma amiga brasileira que, para renovar o visto, precisa de entregar um comprovativo SEF provando que sabe falar português. :-))))

    será que isto tem alguma coisa a ver com o acordo ortográfico?

    é muito ridículo!

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    22 Janeiro, 2009 20:40

    Aqui está um excelente post com o qual concordo inteiramente.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    22 Janeiro, 2009 20:42

    CAA,

    Entre MFL, LFM e Marques Mendes, venha o Diabo e escolha. E já agora, meta lá o Barroso e o Flopes.

    O PSD teve como bons líderes: Sá Carneiro, Mota Pinto e Cavaco.

    Para além destes, que outros poderão ter “cojones”: Rui Rio (é demasiado emocional) e Miguel Cadilhe (os tiques de novo riquismo Nortenho, não são bons…).

    De resto, o PSD está na miséria. O PS tem o Goebbels tuga, arrogante, mal formado e peneirento. O Louçã é Trotskista e, evidentemente se tivesse poder, haveria de ser lindo. O Jerónimo gosta muito de um bom Vodka e é um bom Estalinista.

    Do Portas? Nem vale a pena falar. O Monteiro e o Ribeiro e Castro? Deixai-os estar descansados!

    Ainda vale a pena ouvir o Ramalho Eanes, o Joaquim Aguiar, o Medina Carreira. Que tristeza, vai neste Portugal tão fraquinho.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2009 20:51

    O que JPP afirma infelizmente trará resultados que estão muito para além do PSD, restando-nos esperar mais um pouco. Assim de cabeça, tenho a impressão que o PPC já apareceu mais vezes em destaque desde que perdeu o partido do que o anterior Papa na última década, e o Cravinho também, mas nunca lhe chamaram Querido Líder.

    Gostar

  21. xpto's avatar
    xpto permalink
    22 Janeiro, 2009 20:52

    concordo com o J.

    a classe política portuguesa está a precisar de uma varridela. é só lixo.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    hora-porra permalink
    22 Janeiro, 2009 21:01

    intelectualmente suburbano como sempre
    é o muckracker de menezes
    obsessão anti MFL

    Gostar

  23. Alfredo P.'s avatar
    22 Janeiro, 2009 21:10

    Você, CAA, decidiu essas coisas acerca de MFL e do PSD e não sai daí, nem que o céu lhe caia em cima. Repete-as até à exaustão.
    Engana-se redondamente, todavia, ao pretender incluir-se no número dos que querem “apear Sócrates”. Toda a sua actividade croniqueira e bloguítica o desmente sem margem para quaisquer dúvidas.

    Gostar

  24. CAA's avatar
    22 Janeiro, 2009 21:20

    Alfredo P.,

    «Engana-se redondamente, todavia, ao pretender incluir-se no número dos que querem “apear Sócrates”. Toda a sua actividade croniqueira e bloguítica o desmente sem margem para quaisquer dúvidas.»

    Olhe que não.
    A melhor forma de ajudar os socialistas a perpetuarem-se no poder é apoiar uma não-alternativa. É escolher para defrontar Sócrates uma das piores imagens da má governação do PSD.
    Em vez de renovar, o PSD afocinhou no erro. Em vez de de se reciclar, afundou-se na ‘mesmice’ dos idos dos anos 80.

    JPP e os seus fizeram a Sócrates o maior favor possível.

    Qualquer cara lavada e desempoeirada no PSD, sem amarras ao passado governativo, estaria em condições de aproveitar o ENORME descontentamento social e representá-lo eleitoralmente.
    Mas MFL e os seus Vices – que tanto querem ser herdeiros do seu lugar – não o conseguirão. Tudo o que dizem e fazem só favorece a eventual maioria absoluta de Sócrates.

    Esse é o pecado do aprendiz de feiticeiro que é JPP: será um dos responsáveis pelo desastre das Legislativas.

    Gostar

  25. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Janeiro, 2009 21:33

    Bem, deixem-se lá de ilusões, fantasias e utopias e pensem em Zita Seabra. É uma oportunidade a não perder. Ela só aguarda um sinal.

    Gostar

  26. e-ko's avatar
    22 Janeiro, 2009 21:44

    as nossas elites, políticas, económicas e etc. andam a precisar de grande renovação… a esclerose se não é múltipla, é crónica!

    e aproveitava para tirar das colunas de opinião dos jornais e programas televisivos, esses dinosauros ligados a partidos, senão, nunca mais há mudança; nunca vi disto em países verdadeiramente democráticos e vivi mais de metade dos anos da minha vida fora deste jardim à beira do abismo plantado!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2009 21:51

    Se eu fosse PSD preferia mil vezes LFM do que MFL.

    Pesquise lá naquela base de dados que o Blasfemias tanto falou, e confira lá o multiplicar de toneladas de diferentes empresas municipais do LFM a fazer ajustes directos.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2009 21:52

    Se eu fosse PSD preferia mil vezes LFM do que MFL.

    Aproveite também para conferir a dívida do município de LFM e compare aos restantes.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Wallace permalink
    22 Janeiro, 2009 21:53

    CAA

    Continuo a pensar – desculpe por pensar! – que Manuela Ferreira Leite poderá ser Primeira-Ministra já em 2009. A situação do país assim o demonstra todos dias, perante a incapacidade do governo em face da crise nacional (anterior) e da crise internacional (actual). De certa forma, o tempo corre infelizmente a favor da realidade que, com toda a honestidade e sem ponta de demagogia, nos apresentou desde que venceu (não esquecer este pormenor) as eleições do Partido.
    É pena que tenha tido razão – porque a situação do país é preocupante – mas acertou em cheio.

    PSD- Gostava que, se pudesse, me explicasse uma coisa que não entendo. Porque é que Luís Filipe Menezes abandonou a liderança do Partido? Se era tão bom, porque é que não ficou?

    Gostar

  30. CAA's avatar
    22 Janeiro, 2009 22:12

    Wallace,

    «Continuo a pensar – desculpe por pensar! – que Manuela Ferreira Leite poderá ser Primeira-Ministra já em 2009.»

    Acho muito bem que pense. Mas seria ainda melhor que o fizesse a partir deste planeta.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    AAC permalink
    22 Janeiro, 2009 22:16

    O CAA tem dois amores: Paulo Morais e LF Menezes.

    Gostar

  32. Valupi's avatar
    22 Janeiro, 2009 22:19

    Muito bem, CAA.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2009 22:41

    Uma das maiores razoes para a situacao politica portuguesa e que ha uma necessidade constante de se fazerem reciclagens politicas a falta de melhor. Por isso, as mesmas caras e, com as mesmas caras, os mesmos discursos, e com os mesmos discursos a mesma falta de inovacao e, com a mesma falta de inovacao, os mesmos resultados e, porfim, a mesma descrenca.

    Gostar

  34. José Manuel Faria's avatar
    22 Janeiro, 2009 22:54

    Excelente resposta, XPTO!

    Comuna não é democrático, porque é m-l-e! E depois? O CDS não é Estalinista ou o PS. Alberto Martins amanhã será o controleiro- mor do Regime. Ele é Democrata?

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    22 Janeiro, 2009 23:20

    Discordo. Apesar das eventuais motivações, considero a série de posts de JPP serviço público. Seria bom que não fosse uma voz isolada na crítica necessária a certos órgãos de imprensa que autenticamente se venderam à máquina de propaganda do governo.

    Quanto a MFL, apesar de todas as suas fraquezas, continuo a pensar é alternativa bem melhor a Sócrates. Pelo menos, dela não espero licenciaturas falsas, assinaturas de favor em projectos de arquitectura e casos Freeport. É uma questão de carácter: Sócrates, já se viu, que o vendeu inúmeras vezes na vida.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    22 Janeiro, 2009 23:22

    melhor notícia do dia
    O grupo Controlinveste (que detém publicações como o DN, JN, 24 Horas, O Jogo e a rádio TSF) anunciou hoje ter dado início a um processo de despedimento colectivo de 122 trabalhadores, metade dos quais jornalistas.
    Na realidade são cada vez menos os papalvos que lêem órgãos de informação miseráveis, ligados à tirania. Como é de evitar ligar para a rtp1, sic, rtpn, tv2. Os vendidos que vão colar cartazes nas paredes a favor de quem já não mais bago para lhes pagar.
    Algum dia isto rompe. Quanto aos bancos tugas e à sua promiscuidade com os xuxas é começar a pensar em paralisá-los. Eles já não estão nas mãos dos banqueiros, estão dependentes de angola, dos empréstimos dos bancos estrangeiros e principalmente nas nossa mãos. Disso eles não gostam e tremem.
    Assim as nossas mãos actuem em conformidade com a nossa cabeça.

    Gostar

  37. Gonçalo Marques's avatar
    22 Janeiro, 2009 23:36

    CAA

    Apesar de poder concordar consigo em parte (nomeadamente quanto à fraca oposição de MFL) deixe-me perguntar-lhe: onde está a cobertura justa da nossa imprensa às oposições? Enquanto que, num telejornal (sobretudo no caso da RTP1, mas mesmo nas privadas …) o governo tem direito a um bloco de quase dez minutos de informação (com as sofríveis declarações defensivas de Santos Silva, os “momentos-Chávez” de Sócrates e as tristes declarações de Teixeira dos Santos – para não falar de outrs criaturas governativas), a oposição pode contentar-se, proporcionalmente, (na melhor das hipóteses) com aí uns 2 minutinhos …

    Normalmente, as declarações dos porta-vozes ou líderes parlamentares são emitidos pela RTP1 em flashs de cerca de 1 minuto (todas as declarações somadas, bem entendido) se tanto … As intervenções das oposições no Parlamento são abafadas pelas repetitivas projecções (tipo jogo de pingue-pongue a ver quem acerta …) do Governo e do Banco de POrtugal para a Economia … Sócrates aparece todos os dias no ecrã (nem que seja para entregar “Magalhães” que depois são recolhidos para serem entregues noutras escolas …)!

    Em suma, CAA: MFL pode não estar a fazer pela vida, mas não tem (tal como nenhum dos líderes dos partidos opositores, insisto) oportunidades iguais na imprensa. Os posts (que eu acho notáveis, rigorosos e preciosos) de JPP bem o demonstram! Parece que muitos jornalistas (tal como com Obama) já fizeram a sua escolha nas eleições em que os portugueses ainda não deram o seu veredicto

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Janeiro, 2009 00:05

    Pois…..

    O Pais a ir pelo cano abaixo, que nem dinheiro para TGV, nem sequer vai haver para socorrer os bancos, e nos aqui tal meninos-mimados a dizer que a mama MFL e muito ma, que deveria-nos cativar, dar esperanca….

    Olhem…mandem o Socrates para a Islandia dar esperanca, e ja agora o Filipe Menezes e Passos Coelho.

    Eu Voto MFL.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    23 Janeiro, 2009 00:57

    The UK may not be the first EU member state to face a sovereign debt crisis. According to the rating agencies, the CDS rates and the 10-year sovereign spread over Bunds, the leading candidates for a sovereign solvency crisis are Greece, Spain, Portugal, Italy and Ireland. Some of these countries are in fiscal trouble not because of their sovereign’s exposure to the banking sector but for other reasons, such as a long-standing inability to reduce a very high public debt to GDP ratio, coupled with the prospect of large cyclical deficits as the economy goes into a deep recession. Greece and Italy fall into that category.

    http://blogs.ft.com/maverecon/2009/01/can-the-uk-government-stop-the-uk-banking-system-going-down-the-snyrting-without-risking-a-sovereign-debt-crisis/

    Gostar

  40. Clarocomoagua's avatar
    Clarocomoagua permalink
    23 Janeiro, 2009 09:20

    Ou seja, repete-se e repete-se que Manuela Ferreira Leite não presta, justificado por… nada. Repete-se, repete-se, repete-se.
    Ataca-se de caminho, justificado por coisas vazias, ou seja, nada, quem a defende.
    Lá pelo meio deixa-se escapar que se quer passos coelho, justificado pelo argumento de peso “cara lavada”, ou seja nada.
    (A comparação de capacidade técnica não é para aqui chamada, obviamente nunca se compararia o cv de Manuela Ferreira Leite com as maravilhas deste fantástico jotinha – aliás é mesmo de mais um jotinha que este país precisa.)
    Entretanto porque se ataca Manuela Ferreira Leite com chavões repetidos à exaustão e mais ou menos encobertamente se quer lá pôr o passos coelho, porque se faz aquilo que os orgãos de comunicação social oficiosos do ps repetem, até se aparece lá a comentar.
    Parabéns! de facto CAA refutou mesmo Pacheco Pereira. E está mesmo interessado em correr o corrupto. Está, está! Repitam isso muitas vezes que está, está…
    Tem vergonha na cara, pá!

    Gostar

  41. tina's avatar
    tina permalink
    23 Janeiro, 2009 09:48

    “Entretanto porque se ataca Manuela Ferreira Leite com chavões repetidos à exaustão e mais ou menos encobertamente se quer lá pôr o passos coelho,…”

    dividir é conquistar.

    Gostar

  42. pedro sousa's avatar
    pedro sousa permalink
    23 Janeiro, 2009 10:00

    Bom dia a todos…
    pela primeira vez neste blog não me pude conter, faço minhas as palavras da “Tina” mais acima: “Um só post destes é um contributo mais importante do que todos os posts que CAA já escreveu.”

    diga-me de sua justiça…a comunicação social faz um bom serviço? especialmente os orgãos em causa? Se faz, atacando quem o SR.CAA não gosta, revela de parte de si, um partidarismo que roça o ridiculo(pra não dizer pior), que gasta a nosssa democracia todos os dias um pouco…mas democracia é uma palavra vã, não é SR.CAA?

    abraço

    Gostar

  43. CAA's avatar
    23 Janeiro, 2009 10:46

    José Barros e Gonçalo Marques,

    Julgo que ambos estão em erro.
    Se percebi bem a série de postas ‘Situacionismo’ o que está em causa não são eventuais cedências à «máquina do Governo» mas sim o seguintes raciocínio:

    – Os media estão a levar Passos Coelho ao colo;
    – As coisas estão a correr a mal a MFL porque os media querem substituí-la por Passos Coelho (está implícito).

    Ora estes pressupostos não estão conformes à realidade. Não apenas pelo que escrevi na posta mas, sobretudo, porque Passos Coelho se limita a fazer o seu caminho, marcando a diferença própria, umas vezes com razão outras sem ela (caso TGV). Não é por causa de Passos Coelho que MFL cometeu as infantilidades estratégicas e as gaffes amadoras dos últimos 7 meses.

    Passos Coelho só se está a preparar para o dia seguinte às Legislativas. Tal como mais de metade dos membros da direcção de MFL.

    E, aliás, tal como JPP na sua desesperada série de acusações – repare-se que a lógica sequencial das postas está feita-a-elucidar quem vai disputar o poder após as Legislativas.

    Claro que Passos Coelho está, também, a fazer o mesmo. Mas com uma enorme vantagem ética: não o esconde, não está com reserva mental.
    Dos demais não se pode dizer semelhante.

    Gostar

  44. Clarocomoagua's avatar
    Clarocomoagua permalink
    23 Janeiro, 2009 13:35

    Compreendes só o que te dá jeito:

    -Os media estão a levar Passos Coelho ao colo
    -Isso constitui-se como oposição interna, que esses media se encarregam de ressoar permanentemente para abafar as críticas de MFL ao governo, enfraquecendo-a
    -Isso é do total interesse do governo (claro!)

    Vês a diferença????

    No dia em que o teu jotinha lá chegasse, não só recebia metade do meu cartão de eleitor devidamente dedicado, tal como o luis filipe menezes esteve para receber -a outra metade vai para o corrupto também carinhosamente dedicada- como os mesmos medias lhe tirariam imediatamente o tapete e ficaria a falar sózinho.
    O drama deste país é que para estas figurinhas isso já é bom, é muito melhor do que o jotinha alguma vez conseguiria por esforço e mérito próprio.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    24 Janeiro, 2009 19:19

    O ditador Socrates, não fiquem espantados, a maquina montada por Socrates è de uma ditadura disfarçada,
    Quantas vezes por dia ele ou os seus apiguados aparecem nos meios de comunicação? cada vez que MFL abra a boca, quantos cães solta o Socrates? as colheres de cimento, as primeiras prdras e outras merdices, que tal sucedem-se em ritmo, para aturdar a população! mas esse tempo passou as pessoas todos os dias descobrem aldrabices do socrates e mais garve, começam a sentir na pele 4 anos de má governação directa ou indirectamente……..hoje começam muitos mamões a pensar, depois de Dezembro onde vou arranjar dinheiro e emprego?
    o Silva parlamentar è um deles………..

    Gostar

Trackbacks

  1. “Os riscos de uma viragem” « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.