Saltar para o conteúdo

Apoio à corrupção

11 Maio, 2009

Este governo veio permitir a adjudicação, por ajuste directo nas empreitadas de obras públicas, para contratos até 5 150 000 euros. No parlamento, foi aprovada legislação que permite que os donativos aos partidos, em numerário, possam atingir valores superiores a 1.250.000 euros.

As leis portuguesas sempre foram permissivas com a corrupção. Agora, apoiam-na descaradamente.

31 comentários leave one →
  1. O Aprendiz de Jurista permalink
    11 Maio, 2009 00:57

    O dinheiro é do Estado, do PS… está tudo dito.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    11 Maio, 2009 01:11

    Ah , pois é!! e quando é que pedimos asilo político , os 4 milhões de activos , a um país qualquer , daqueles com muita área desocupada , tipo Argentina , e os deixamos cá sozinhos , aos párias? Eles , os mamadores do trabalho alheio , que se desenmerdem. Estou pelos cabelos.
    Estado social? nunca mais. Prefiro ser responsável directamente por um ” pobre”. Assim . ao menos , dispenso os técnicos associados a eles e os institutos. e os nomeados políticos.
    Adopte um “pobre”!! sai-lhe mais barato que deixá-lo ao cuidado do estado.

    Gostar

  3. 11 Maio, 2009 01:58

    É de mim, ou 1 milhão de euros por partido (ou lá quanto é…) é mesmo muito pouco dinheiro para que pudesse grandes desvios e corrupção tão significativa. Bolas, são só 200 mil contos, e seria difícil ser tudo “branqueado”. Até na corrupção Portugal é pequenino… 😦

    Gostar

  4. 11 Maio, 2009 02:32

    Não é este governo nem os partidos representados na Assembleia da República, nem o Presidente da República, nem o Tribunal de Contas, nenhuma instituição é culpada deste depudor, usura e falta de respeito pelos portugueses !…
    Os culpados têm nome: eleitores encabrestados pelos partidos, que votam ! E votam porque tudo permitem, ou nada entendem. Povinho-NADA esplendoroso na sua ignorância.
    Povinho-NADA prejudicado mas “desde que…” — pensamento salazarento ainda em vigor, e de que maneira !

    Gostar

  5. 11 Maio, 2009 02:36

    Ou seja: quanto menos desenvolvimento intelectual, quantas mais banalidades anestesiarem o já de si fraco cérebro do povinho-NADA, melhor para os governantes, estejam eles nas autarquias, no Terreiro do Paço, na Ajuda ou em S.Bento.
    (Como é fácil governar os portugueses !… Facílimo !).

    Gostar

  6. 11 Maio, 2009 02:53

    #5.
    Deixe lá porque o povinho-NADA para a próxima vai eleger um melhor que o Filipe Vieira.

    Gostar

  7. aramos permalink
    11 Maio, 2009 02:56

    O epicentro da corrupção em Portugal está no interior do PS.A este propósito as declarações da candidata pelo Porto sintetizam muito bem um estado de espírito e uma situação de facto.

    Gostar

  8. José Barros permalink
    11 Maio, 2009 03:08

    O caso do ajuste directo é particularmente chocante. Bem sei que a maior parte dos concursos públicos está viciada à partida, conhecendo-se vencedores e muitas vezes desistindo potenciais concorrentes antes de aberto o concurso, deixando deserto por essa mesma razão. Agora este governo deixou de ter vergonha na cara, o que, conhecendo-se as “estórias” da cova da beira e do freeport não surpreende particularmente. O que também não surpreende é a passividade dos eleitores com o descaramento corrupto próprio de uma governo sul-americano. Afinal o povo tem sempre o que merece.

    Gostar

  9. Cuidado!... permalink
    11 Maio, 2009 04:44

    Até à abrilada havia trabalho para todos e se começasse a desagradar ou houvesse um desaguizado encontrava-se logo outro emprego. Ainde tive essa experiência: depois do estágio, fui encaminhado para uma empresa de que não gostei e, numa semana, tive que escolher entre três.
    Depois da chegada do MFA e da instalação dos socialistas, pouco a pouco, o drama foi crescendo com a falta de trabalho, salários cada ves mais baixos, as populações a atingirem a fome e um baixíssimo nível de pobreza. Mais de dois milhões abaixo do limiar de pobreza (extrema), com uns miseráveis €350 (trezentes e cincoenta euros, ou seja, 70 contos por mês, 2.333 escudos (dos bons) por dia. Bem feitas as contas, mais de três quartos da população vive mal, pelo que parece mal qualquer comparação com os presidentes da república que tivemos e a maioria da cambada de gatunos que tem tido o (des)governo – um até houve, o FDP do Mário Soares, que se atreveu de andar aos saltos em cima de uma Bandeira Portuguesa numa rua de Londres (eu estava lá e foi um amigo que me contou o que li, espantado, num jornal.
    Nunca na minha vida esperei que acontecesse ums desgraça destas ao Povo do meu Portugal,que os socialistas tão depreciativamente chamam de “país”.
    Por isso, os verdadeiros comunistas – com quem discordo o mais profundamente possível – viraram as costas aos socialistas cor de rosa, maricas e pedófilos, sendo que os mais hipócritas vivem felizes porque destuíram esta Nação.

    Nuno

    Gostar

  10. 11 Maio, 2009 07:00

    SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral, onde saiu com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de varias reformas que tem, uma das quai do Banco de Portugal como ex-governador, logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVAVEIS, empresa do Grupo EDP.

    Gostar

  11. 11 Maio, 2009 07:03

    O Triunfo dos Gays

    Porque é que o Zézito se divorciou? Porque foi apanhado pela mulher com com cunhado na cama!

    Gostar

  12. PKS permalink
    11 Maio, 2009 08:06

    Creio até que “a adjudicação, por ajuste directo nas empreitadas de obras públicas, para contratos até 5 150 000 euros” é contra o direito comunitário.

    Por vezes ajuda ter um portuga a presidir à Comissão.

    Gostar

  13. lucklucky permalink
    11 Maio, 2009 09:02

    “O Dinheiro é do Estado, do PS.”

    “Fisco cobra ilegalmente IMT sobre IVA nos negócios imobiliários
    Quando uma empresa compra um imóvel, o IMT (imposto municipal sobre transmissões) que suporta é calculado apenas sobre o valor base do negócio ou também sobre os 20% IVA?

    Elisabete Miranda
    elisabetemiranda@negocios.pt

    Quando uma empresa compra um imóvel, o IMT (imposto municipal sobre transmissões) que suporta é calculado apenas sobre o valor base do negócio ou também sobre os 20% IVA?

    Até aqui, a administração fiscal tem entendido que recai sobre o bolo total. Mas um Acórdão recente do Supremo Tribunal Administrativo (STA) vem contrariar esta interpretação, pondo fim a vários anos de “dupla tributação” nos negócios imobiliários realizados pelas empresas.

    A divergência que os juízes-conselheiros foram chamados a dirimir é antiga e, ao ser decidida a favor dos contribuintes, virá aliviar a factura fiscal das entidades que comprem escritórios, prédios, centros comerciais, lojas, espaços industriais, etc., renunciando à isenção de IVA.

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=367082

    Gostar

  14. 11 Maio, 2009 09:43

    “O dinheiro é do Estado, do PS… está tudo dito.”

    foi uma frase muito infeliz.
    No que toca a ajuste directo nas empreitadas de obras públicas, quem vai retirar mais louros desta situação, é o PSD. Este partido governa o maior numero de municípios. Já vejo nos concelhos limítofes à cidade do Porto, muita euforia em obras municipais, com os compadres a fazerem obras. O compadrio e o caciquismo no seu melhor.

    Gostar

  15. tina permalink
    11 Maio, 2009 09:50

    “SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral..”

    esta é outra forma de corrupção muito aceite em Portugal. Velhos reformados que são transferidos entre departamentos do Estado. O que vão eles lá fazer, dormir nas reuniões? Enquanto noutros países se valoriza o sangue novo e os velhos dão lugar aos jovens, em Portugal os velhos agarram-se ao poder até morrer e o estado ainda ajuda. Deviamos fazer uma petição a mandar o gajo embora para servir de exemplo.

    Gostar

  16. JMLM permalink
    11 Maio, 2009 09:54

    O modernismo aplicado no desenvolvimento do sistema fiscal Português não pode ser confundido com corrupção. É com imensa “alegria” que o Estado anuncia que foi dado mais um passo rumo ao futuro, de forma a criar melhor condições para aqueles que afinal são os nossos eleitores. Agora jã não precisamos de recorrer aos outros, já cá temos os tão usados “paraísos fiscais”.
    Depois digam que o homem não percebe disto…

    Gostar

  17. lucklucky permalink
    11 Maio, 2009 10:05

    “O dinheiro é do Estado, do PS”

    “foi uma frase muito infeliz.”

    Não não é só uma frase. É uma frase que mostra um pensamento, uma lógica.

    Gostar

  18. Pi-Erre permalink
    11 Maio, 2009 11:00

    “Deixe lá porque o povinho-NADA para a próxima vai eleger um melhor que o Filipe Vieira.”

    Para a próxima o povinho-NADA vai eleger o Piscoiso.

    Gostar

  19. JCP permalink
    11 Maio, 2009 11:41

    aprovado… piscoiso ao poder!

    Gostar

  20. Anónimo permalink
    11 Maio, 2009 11:58

    “SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral..”

    Quando este indivíduo entrou para o Montepio, a primeira medida que tomou foi reduzir os aumentos salariais dos funcionários do banco que, até então, estavam a ganhar cerca de 20% acima das tabelas salariais negociadas pelos sindicatos da UGT.
    Isto abriu caminho para que os administradores do banco alterassem os seus vencimentos mensais de 17.500 euros para 50.000 euros mensais.
    Alguém disse que esta era uma forma de enriquecimento sem causa.
    Eu também concordo.

    Silva Lopes continua igual a si próprio – reduzir os salários aos trabalhadores e aumentar desabridamente os salários aos administradores.

    Gostar

  21. 11 Maio, 2009 13:39

    O TIPO NÃO É GAY TAMBÉM?

    Gostar

  22. Adolfo Dias permalink
    11 Maio, 2009 13:54

    “As leis portuguesas sempre foram permissivas com a corrupção. Agora, apoiam-na descaradamente.”

    E a aplicação das leis ainda pior. Quem se lembra de um juiz que foi a casa de uma das partes de um processo que ia julgar no dia seguinte. Mas como a parte que corrompeu disse em tribunal que jurava que nunca tinha cometido tal acto a justiça ilibou-o.

    Gostar

  23. 11 Maio, 2009 14:38

    Sócrates: documentos desaparecem

    Sol diz que faltam documentos da escritura da casa da mãe de Sócrates
    TVI

    Vídeo

    http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13132643&tipo_conteudo=1&tipo=2&referer=1

    Gostar

  24. 11 Maio, 2009 15:00

    Auxiliares obrigados a listar tarefas
    “Acção: limpeza. Tarefa: janelas da sala do 3º andar. Período de execução: 2 de Abril.” Este foi um dos exemplos utilizados pelo Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, quando implementou, em Abril, uma nova metodologia de avaliação aos funcionários não-docentes.

    Os auxiliares de educação têm agora que escrutinar, ao pormenor, as tarefas diárias, de modo a conseguirem uma melhor classificação final.

    O sistema, que tem causado mal-estar em grande parte dos funcionários visados, foi aplicado em seis escolas do Agrupamento, excluindo apenas o edifício-sede.

    “É uma vergonha termos de descrever o que fazemos a cada minuto. Não faz qualquer sentido, até porque já somos avaliadas através do SIADAP [Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública]”, disse ao Correio da Manhã uma funcionária da escola, que preferiu manter o anonimato.

    As reacções de desagrado são recebidas pelo presidente do Conselho Executivo com espanto. “A nossa porta está sempre aberta e, para já, ninguém reclamou. Assim que isso aconteça, não terei problemas em cessar a metodologia”, afirmou José Mesquita, que garante as boas intenções do modelo de avaliação: “É facultativo e apenas queríamos ser mais justos com os auxiliares que estão fora da escola-sede, já que é mais fácil avaliar os funcionários que trabalham no mesmo local que nós.”

    A funcionária contactada pelo Correio da Manhã assegura que as instruções dadas foram bem diferentes. “Ninguém nos disse que não era obrigatório. E, aliás, José Mesquita deixou ficar bem assente, numa reunião com dezenas de funcionários, que ele era como o Hitler e que ou respeitavam as suas ordens ou saberiam onde era a porta de saída”, conta.

    Os funcionários escolares não-docentes são remunerados pela Câmara Municipal da Maia, apesar de serem superintendidos pelo Agrupamento de Escolas.

    ALGUNS EXEMPLOS (Acção: Tarefas)

    Limpeza: Janelas da sala do 3.º ano

    Jardim: Regar

    Sala de Aula: Recorte de cartolina para o Natal

    Recreio: Alunos que acabaram de almoçar

    Prolongamento de horário: Reunião de associação de pais

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=732E07D1-F613-4D19-A378-DDFB63FD6633&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

    Gostar

  25. gauss permalink
    11 Maio, 2009 15:53

    1 250 000 para o partido mais 2 500 000 para os negociadores, ora vamos lá ver isto dá sem impostos

    3 750 000
    Viva a democracia
    ando eu a trabalhar para pagar isto !!!!!

    Vou mas é para angariador de fundos …

    Gostar

  26. Arnaldo Madureira permalink
    11 Maio, 2009 21:20

    A corrupção é um comportamento de grupo, de capi di mafia capitaneados por um capo dei capi. Não há lei que nos valha, só o desmembramento dos grupos. A única esperança é a eleição uninominal de todos os titulares dos cargos políticos, deslocando dos capo dei capi para o povo o poder de eleger os titulares dos cargos políticos e destruindo a lógica grupal.

    Gostar

  27. Paulo Morais permalink
    11 Maio, 2009 22:10

    Caro Arnaldo:

    Obrigado pelo comentário, com o qual concordo em absoluto. Mas também para atingir esse objectivo são precisas… leis.

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    11 Maio, 2009 22:21

    #16 – ““SILVA, com 70 (setenta) anos de idade, ex-banco de portugal..”

    esta é outra forma … Velhos reformados que são transferidos entre departamentos do Estado. O que vão eles lá fazer, passear à custa? Enquanto noutros países se valoriza o sangue novo e os velhos dão lugar aos jovens, em Portugal os velhos agarram-se ao poder até morrer e o estado ainda ajuda. Deviamos fazer uma petição a mandar o gajo embora para servir de exemplo.

    Gostar

  29. Arnaldo Madureira permalink
    11 Maio, 2009 22:39

    #28
    Este sistema é que não pode produzir essas leis.
    #29
    Em vez de velhos e novos gosto mais de bons e maus.

    Gostar

  30. 11 Maio, 2009 22:47

    Qual a mdifeença entre estes ditos senhores respeitáveis e os chulos e alternadeiras…? Só a Licenciatura e o fato armani?

    Gostar

Indigne-se aqui.