Saltar para o conteúdo

“Deixem-se de tretas” *

19 Junho, 2009
by

Uns dizem que Sócrates deve virar ao centro para vencer as Legislativas. Outros alegam que existe o risco de as perder à esquerda. Há quem jure que a fé intervencionista que o Governo apregoou no último ano assustou os eleitores mais moderados. Mas persiste quem defenda que se deve dar mais atenção aos avisos da Alegre ‘Cassandra’ do PS.
A três meses de eleições, não vale a pena discutir ideologias – até porque Sócrates não faz a menor ideia do que isso seja.
Sócrates irá fazer aquilo que sempre fez como político: vai virar à esquerda, ao centro, à direita, para Leste e para Oeste, vai prometer tudo e o seu contrário, vai subsidiar sem pudor gregos e troianos, pouco preocupado com os pruridos ideológicos dos cenaristas que não fazem parte do seu clube de fãs.

* Ontem, no Correio da Manhã

53 comentários leave one →
  1. honni soit qui mal y pense permalink
    19 Junho, 2009 11:03

    Se lhe der-mos um chuto no traseiro bem grande nas legislativas … como ele merece , ele vai é virar para a p… que o pariu .

    é forte … mas depois de ver aquela figura de boi manso na sic já não há pachorra para paninhos quentes

    só é enganado duas vezes quem quer …

    Gostar

  2. 19 Junho, 2009 11:10

    Caro CAA

    Perante o cenário certeiro que traçou e a deriva desesperada de Sócrates, eu permitia-me dizer que, mais que nunca, é fundamental trocar a boa pela má moeda (ou seja, usar a famosa “Lei de Gresham” que já alguém referiu num artigo de opinião: lembram-se?).

    Sei bem que há muitas pessoas que consideram que MFL “já deu tudo o que tinha a dar”, mas não é curioso ver que há muitas pessoas a pedir “Salazares” (não sou uma delas …) e a dizer que hoje eram precisos sei lá quantos … Quando penso nisto (fora os saudosismos face ao salazarismo e as afinidades politico-ideológicas) julgo que as pessoas pedem alguém competente, que se sacrifique pelo país (e que não esteja à espera de construír uma “bruta” carreira política e uma fortuna) e que saiba o que quer.

    Ora, MFL é essa pessoa! As pessoas sabem com o que contam dela e sabem que a sua vasta experiência (pese embora erros nas pastas da Educação e das Finanças, que reconheço claramente) é uma mais valia preciosa para um momento mais que pantanoso: lodoso(!) deste país …

    – Se Sócrates é incompetente, MFL é competente
    – Se Sócrates é traiçoeiro, MFL é alguém de confiança
    – Se Sócrates tem um discurso ensaiado, teatralizado e deturpador; MFL fala VERDADE, mesmo que isso lhe custe votos, simpatias, sondagens e tudo o mais que há-de vir!

    Por isso, caros amigos e caro CAA: há momentos na vida em que temos deixar de lido simpatias/antipatias pessoais, divergências de pormenor e outras “tricas” desnecessárias e darmos a nossa confiança a quem fez por a merecer já: a MFL!

    Pelo menos já sabemos que a sua agenda passa por acabar com os mega investimentos públicos, que apostará nas PME’s para desenvolver a economia, bem como nos sectores produtivos como a Agricultura e as Pescas e que não permitirá que a espiral de endividamento continue …

    E Sócrates: o que fará?

    Investirá na cultura?????

    SÓ SE FOR NA SUA, POIS É BEM FRAQUINHA!!!

    Gostar

  3. Luis Dias permalink
    19 Junho, 2009 11:11

    Noutra parte do planeta, houve a incrível descoberta que 2+2 são, imaginem, 4. É verdade, toda a comunidade científica e matemática impressionou-se com este resultado totalmente inesperado. Devemos aplaudir quem investiga e pensa sobre estas e outras questões e chega a tamanhas conclusões tão pouco óbvias e contra o senso comum.

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 11:11

    “só é enganado duas vezes quem quer …”
    a velha já enganou a malta muito mais vezes e ainda há uns tolos que acham aquilo com o rangelis a fazer de cereja são suprassumo da barbatana.

    Gostar

  5. Luis Dias permalink
    19 Junho, 2009 11:12

    – Se Sócrates é incompetente, MFL é competente
    – Se Sócrates é traiçoeiro, MFL é alguém de confiança
    – Se Sócrates tem um discurso ensaiado, teatralizado e deturpador; MFL fala VERDADE, mesmo que isso lhe custe votos, simpatias, sondagens e tudo o mais que há-de vir!

    O que vale é que para cada cego de um lado há sempre um cego do outro. É uma questão de nivelamento por baixo.

    Gostar

  6. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 11:18

    Isso é que aqueles que o CAA apoiam fazem e o proprio CAA faz

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 11:19

    “Ora, MFL é essa pessoa! As pessoas sabem com o que contam dela e sabem que a sua vasta experiência (pese embora erros nas pastas da Educação e das Finanças, que reconheço claramente) é uma mais valia preciosa para um momento mais que pantanoso: lodoso(!) deste país …”
    isto foi tirado de um mestrado no miguel bombarda. a conclusão deveria ser: tirar do lodo e meter na fossa.

    Gostar

  8. 19 Junho, 2009 11:19

    Luís Dias, 5

    Como vê bem dos 2 olhos, certamente, talvez possa ter a gentileza de explicar aos míopes quem acha que, dos candidatos que se apresentam a escrutínio é o mais competente …

    E, já agora, se não for pedir muito, poderia também apontar ARGUMENTOS para essa sua opção

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    19 Junho, 2009 11:36

    Nenhum é minimamente competente Gonçalo Marques, MFL já veio falar do TGV par demonstrá-lo… Por vezes os problemas não têm solução.

    Gostar

  10. Luis Dias permalink
    19 Junho, 2009 11:39

    Quando se dizem barbaridades como as que eu citei, o ónus não está em quem se ri delas, mas de quem as profere. Não que eu espere que compreenda este simples facto.

    Gostar

  11. 19 Junho, 2009 11:43

    Caro LuckLucky

    É verdade, às vezes há problemas que não têm solução …

    Mas, neste caso (e até tendo presente o exemplo que mencionou do TGV) MFL tem sido claríssima: não vai fazer enquanto a componente importada representar a maior parte dos custos e enquanto a nossa margem de endividamento for de 100% do PIB (inacreditável).

    Acho que as palavras foram deturpadas (ainda ontem comentava o post de João Miranda dizendo isso mesmo). Aliás, quanto mais “soundbytes” se fizerem à volta das declarações, mais depressa se percebe que alguns – que são destituídos de fundamento – só procuram fragilizar MFL.

    A função da oposição é fazer pressão sobre quem governa e exigir explicações.

    Foi isso que MFL fez

    Um abraço

    Gostar

  12. 19 Junho, 2009 11:46

    10,

    Há uma coisa que eu compreendo muito bem:

    A vacuidade intelectual e a ausência de argumentos

    Espero que tenha um bom almoço

    Gostar

  13. 19 Junho, 2009 12:18

    Mas não é isso que vai fazer Ferreira Leite?

    Gostar

  14. maria permalink
    19 Junho, 2009 12:25

    Na mouche

    Gostar

  15. Kolchak permalink
    19 Junho, 2009 12:39

    CAA:

    Estou de acordo consigo.
    De um ponto de vista político, Sócrates só tem um caminho: continuar a seguir o único que sempre conheceu na sua vida; prometer tudo a todos sem fazer contas.Todavia, como muitos socialistas já se deram conta, o caminho levará a uma inevitável derrota eleitoral. Por duas razões:
    1.ª) – Porque, como defende Gonçalo Marques e muito bem, ter uma margem de endividamento de 100% do PIB é mesmo «inacreditável». Ora, é politicamente «inacreditável» apostar em investimentos públicos megalómanos com uma percentagem destas dívida.
    2.ª) – Porque os Portugueses já se deram conta – como provaram nas eleições europeias -, que o País se aproxima de um colapso financeiro criminoso. E, como velhos resistentes de quase 900 anos, percebem que todos os caminhos são preferiveis ao de Sócrates.

    Gostar

  16. 19 Junho, 2009 12:39

    Bom dia a todos,

    Sr. Gonçalo Marques,

    O sr. pede argumentos para justificar a competência ou não de uns e outros. Bom, isso por si só é um exercício complicado que não me parece ser possível fazer num Blog, pelos menos não sem alguma dose de superficialidade. Sugiro a seguinte perspectiva: tendo em conta a situação actual do país, quando se questiona quem é ou não mais competente será o mesmo que comparar (e peço desculpa desde já pela expressão) merda com bosta. Ambas cheiram mal mas têm cores diferentes consoante as circunstâncias. Essa será a principal mudança que PS e PSD em particular terão que construir… Já muita gente percebe que algo tem de mudar e não é só o “rosto”… Não vejo em qualquer partido, neste momento, pessoas com força e capacidade para efectuar essa mudança. Infelizmente a imagem que tenho do Estado português (ocidentais em geral) é um pouco a dos estados religiosos. A diferença é que aqui a “religião” é a “economia”, na qual é preciso ter “confiança” e “esperança”, quase “fé”… Enquanto não houver uma separação clara entre interesse privado e público não me parece que qualquer um dos partidos (PS e PSD)consiga realmente motivar e cativar os cidadãos ou mesmo melhorar significativamente a situação nacional. Talvez seja uma perspectiva um pouco naïf, mas no futuro, isso sim, eu acredito e tenho fé e esperança. Espero não ter sido demasiado superficial para si. Bem haja. Liberdade Sempre.

    Gostar

  17. Luis Dias permalink
    19 Junho, 2009 12:50

    10,

    É preferível a vacuidade à cegueira. Ao menos não ando a levar ninguém ao precipício.

    Agora o seu simplismo “espelho” entre JS e MFL é de quem é tão ingénuo que não merece senão um gozo tremendo. Especialmente depois do que MFL já fez em ambos os governos onde foi ministra (mas agora é santinha).

    A hipocrisia de colocar o Santana Lopes na corrida a Lx depois do que disse sobre ele, para mim é suficiente como prova cabal e total da incapacidade moral de MFL se colocar acima de alguém que seja.

    Gostar

  18. 19 Junho, 2009 13:07

    Pergunta Fundamental a que o Zézito deverá responder:

    Sendo o Primeiro Ministro de Portugal um “gay envergonhado”, na sua relação com o namorado turco ele é o elemento passivo ou activo?

    Gostar

  19. Carlos III permalink
    19 Junho, 2009 13:33

    Eu creio que a ONU tem a solução adequada para o caso português: aplicar o artigo – ainda em vigor – da Carta das Nações Unidas que prevê a instauração da Tutela Internacional.

    Gostar

  20. 19 Junho, 2009 13:36

    Não resistimos “levar” o post para o nosso Blog
    http://grupo-da-boavista.blogspot.com/2009/06/deixem-se-de-tretas.html

    Gostar

  21. O puto novo no bairro permalink
    19 Junho, 2009 14:00

    Manuela Ferreira Leite, na árvore genealógica tem nada mais nada menos do que dois PMs. Um deles, José Dias Ferreira.
    Tem além disso a Condessa de Penalva de Alva, sem falar dos Condes do Bonfim, entre os seus antepassados.
    Não há dúvida que a prime-ministry runs in the blood.

    Gostar

  22. 19 Junho, 2009 14:49

    Caro E. Fernandes

    Obrigado pela sua achega e pelo seu comentário.

    Compreendo o seu desencanto. Eu também o tenho, acredite.

    Durante muitos meses (digo-o com franqueza) estive “à deriva” na análise da actual situação política por aquilo que me parecia um vazio e uma perigosa aproximação a uma situação de União Nacional, muito próxima do Salazarismo …

    Como muitos colegas no Blasfémias sou militante do PSD (desde 2002). Sofro pelo meu partido, luto por ele (porque acredito que é o que tem o ideário mais eclético e o que mais serviços prestou ao país na democracia), mas não votei em MFL nas eleições internas.

    Demorou a ser convencido … cheguei a pensar num voto de protesto …

    E pergunta o meu amigo: mas o que te fez “voltar” ao primeiro amor (o do PSD)?

    – a forma como MFL tem tido a determinação e a gigantesca capcidade de (quase sozinha) lutar com um aparelho mediático e uma hostilidade interna enorme
    – a forma como MFL, com muita serenidade, tem apresentado as suas propostas sem ter medo de ser “politicamente incorrecta” (apesar de discordar dela nestes pontos, veja-se a opinião sobre o casamento e o modelo de família, por exemplo ou as opções quanto à política interna
    – depois: MFL tem a experiência do erro – na Educação e nas Finanças. “Nem tudo foram rosas” e ela sabe-o – está mais experiente e conhecedora dos “dossiers”
    – e ACIMA DE TUDO: porque não precisa do poder para nada – nem para ser rica (deve ter boas pensões do Banco de Portugal, nem para ser conhecida, nem para ser alguém nesta vida …

    Ao passo que Sócrates, sem a política, é um 0 à área política que abjurou!

    O seu comentário foi construtivo e digno de um verdadeiro democrata e, acima de tudo, de uma pessoa superiormente correcta. Parabéns! Um abraço e Viva Liberdade!

    Gostar

  23. 19 Junho, 2009 14:58

    Nota e Adenda:

    Em vez de “Como muitos colegas no Blasfémias sou militante do PSD”

    Leia-se “Como muitos colegas do Blasfémias sabem sou militante do PSD”

    Gostar

  24. 19 Junho, 2009 15:05

    “não vale a pena discutir ideologias”

    Pois também é coisa que aqui se faz muito pouco.

    Gostar

  25. lucklucky permalink
    19 Junho, 2009 15:11

    “Mas, neste caso (e até tendo presente o exemplo que mencionou do TGV) MFL tem sido claríssima: não vai fazer enquanto a componente importada representar a maior parte dos custos e enquanto a nossa margem de endividamento for de 100% do PIB (inacreditável).”

    Não brinque em que contexto se fala de um processo “armadilhado”?

    Depois basta : “não vai fazer enquanto a componente importada representar a maior parte dos custos e enquanto a nossa margem de endividamento for de 100% do PIB (inacreditável).”

    É mesmo de quem gosta de gastar o dinheiro por gastar. Nem que tivessemos um superavit faria sentido fazer o TGV.

    Gostar

  26. 19 Junho, 2009 15:20

    E, caro Lucklucky, eu acrescentaria:

    Como se pode pensar na tal “ligação à Europa” em comboio se, no nosso próprio país, há redes ferroviárias prioritárias a fazer (sobretudo em Trás-os-Montes, na Beira, no Alentejo e no Algarve …)

    O peso da componente importada é muito grande e não sabemos se o investimento vai compensar …

    Mas eu já me esquecia, meu caro, que segundo alguns iluminados o metro do Porto e o Aeroporto Sá Carneiro representam “sorvedouros” e são “buracos negros” … Enfim …

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 16:10

    #23 – “Como muitos colegas do Blasfémias sabem sou militante do PSD”
    uma desgraça nunca vem só.

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 16:23

    #21 – “Não há dúvida que a prime-ministry runs in the blood.”
    tem gravado no capacete pm+

    Gostar

  29. Anónimo permalink
    19 Junho, 2009 16:27

    homilia da missa das 2:49
    “Como muitos colegas no Blasfémias sou militante do PSD (desde 2002). Sofro pelo meu partido, luto por ele (porque acredito que é o que tem o ideário mais eclético e o que mais serviços prestou ao país na democracia), mas não votei em MFL nas eleições internas.”
    há crentes para tudo. amen.

    Gostar

  30. Luis Dias permalink
    19 Junho, 2009 19:28

    A sofreguidão sentida desta maneira tão sofrida traz-me uma lágrima ao olho, é um sofrimento sofrível!

    (ahh!)

    Ou então não.

    Gostar

  31. O puto novo no bairro permalink
    19 Junho, 2009 23:10

    # 28

    Não há mesmo, e julgo que nunca houve, nenhum candidato a PM que tenha dois PMs na árvore genealógica.

    Conferir a árvore de Manuela Ferreira Leite, née Manuela Dias Ferreira na “geneall.”

    Gostar

  32. Jesus Cristo permalink
    19 Junho, 2009 23:12

    “Vai e não te desvies nem para a Esquerda nem para a Direita”

    Vou dar-vos umas dicas, principalmente para quem tem problemas de ideologias, principalmente para os nossos jovens que procuram entender o espectro político.

    Meus amigos, a Direita engloba o grosso dos ricos, a Esquerda engloba o grosso dos pobres, quanto a isto não há contestação, quem o tenta mente.

    A má-moeda entranha-se tanto à Esquerda como à Direita.

    Uns aproveitam-se dos pobres outros aproveitam-se dos ricos.

    Agora pensa por ti mesmo, pois dei-te o livre arbítrio para tu seguires o que diz o teu coração.

    Gostar

  33. Jesus Cristo permalink
    19 Junho, 2009 23:14

    e quem tiver ouvidos que oiça…

    Gostar

  34. tapaporos permalink
    19 Junho, 2009 23:42

    Gonçalo Marques, você nunca experimentou as histórias juvenis na versão encantar? Não descure.

    “é fundamental trocar a boa pela má moeda” está a referir-se ao Santana Lopes PMinistro ou ao candidato autarca? Será ao cenário de tanga, ou ao pobrezinhos mas honrados?
    “- depois: MFL tem a experiência do erro” você lança búzios ou é só fé da pura?
    “- forma como MFL tem tido a determinação e a gigantesca capcidade de (quase sozinha) lutar com um aparelho mediático e uma hostilidade interna enorme” pode garantir que lutou contra, ou que simplesmente as vozes contestatárias declararam tréguas devido ao resultado eleitoral. O RRio descaiu-se esta semana, uma atracçao indisfaráçável pelo poder
    “- a forma como MFL, com muita serenidade, tem apresentado as suas propostas”. Não se importa de repetir quais?
    Gonçalo, detesto ser aborrecido. Fico-me por aqui.

    Gostar

  35. Kolchak permalink
    20 Junho, 2009 00:08

    Gonçalo Marques:

    Em Portugal, quem não for socialista, apenas tem um Partido em que votar de maneira útil e eficaz: o PSD.

    Gostar

  36. tapaporos permalink
    20 Junho, 2009 01:04

    Kolchack, porque não compôs a franja com a mão? Ficava muito mais jeitoso para dizer isso.

    Gostar

  37. Kolchak permalink
    20 Junho, 2009 01:37

    «Camarada» Tapaporos:

    Quem me conhece, sabe bem que não tenho franja. Até gostava muito de ter mas, a franja que já tive caiu e não voltou a crescer. Uma triste herança familiar!

    «Camarada« Jesus Cristo:

    «Meus amigos, a Direita engloba o grosso dos ricos, a Esquerda engloba o grosso dos pobres, quanto a isto não há contestação, quem o tenta mente».

    Essa é a teoria da Dona Céu, a minha funcionária doméstica. A minha resposta é sempre a mesma: se isso fosse verdade, que não é, todos deveriam tentar ser de Direita. Não lhe parece?

    Gostar

  38. 20 Junho, 2009 01:40

    Em menos de um fósforo…
    o lobo virou cordeiro

    Só mesmo um farsante daquela categoria poderia, em 24 horas, tentar passar uma imagem de cordeirinho arrependido.
    Mas arrependido de quê?
    De nada.
    Confessa que cometeu alguns erros.
    Mas quais?
    Nenhuns.
    Diz que devia ter investido mais em Cultura.
    De acordo. Mas na dele.
    Devia ter estudado e feito os exames em vez de os comprar.
    Devia ter um bacharelato verdadeiro em vez de uma licenciatura falsa.
    Devia saber que não pode enganar o povo consecutiva e permanentemente.
    Mesmo um povo analfabetizado e intelectualmente embrutecido como o nosso.
    Mas não sabe.
    Por isso pensa que pode sobreviver politicamente vestindo agora a capa de um cordeiro e pedindo desculpas por… nada.
    É mesmo à Sócrates.
    Absolutamente divorciado da realidade e dos verdadeiros problemas da nação, que entram pelos olhos de todos adentro, menos pelos seus.
    Pelos seus, apenas uma louca ganância e uma obsessão irreprimível de se manter no poder qual hitlerzinho de 5ª categoria.
    Ontem, no programa Opinião Pública da SIC Notícias, apenas duas velhinhas o defenderam. Foi tudo a cascar de alto a baixo. Estranhamante os boys do costume não ligaram para lá, a defendê-lo, como é hábito.
    Até já se conhecem as vozes…
    Algo se passa no largo do rato.
    Parece-me bem que os socialistas VERDADEIROS já perceberam que este ditadorzeco de meia tijela caiu, de facto, em desgraça e, como bons cortesãos, são os primeiros a retirar-lhe o tapete.

    Sócrates será derrotado nas próximas eleições, muito provavelmente. E não haverá maiorias absolutas. O povo castigará, desta forma, a classe política que, no fundo, não é pior do que o povo de onde emana.
    Nem podia ser.

    Está tudo a correr como o previsto.
    http://www.joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/271249.html

    Gostar

  39. tapaporos permalink
    20 Junho, 2009 02:17

    Kolchak, por aí, não tem, certamente, nenhuma triste herança. Já relativamente aos seus globos esquerda/direita e as consequentes conclusões do voto útil ficam todas as dúvidas.
    Não resta nenhum espaço para idealismos e só quem prefere a cegueira não vê.

    A direita continua a pensar que pode fazer gato sapato das pessoas. Tristes, não contaram os votos das europeias cá no burgo. Consta que perderam largamente.

    Gostar

  40. Kolchak permalink
    20 Junho, 2009 02:56

    Tapaporos:

    O idealismo na Direita é algo muito dificil de propor na actualidade em qualquer lugar do mundo ocidental. Nos últimos 200 anos, ser de Direita foi ser, sobretudo, realista: resistir o mais possível e habituar-se à derrota com caridade cristã. Sabe porquê? Porque, desde a Revolução Francesa, não ser de Esquerda, parece ser coisa de gente sem interesse e reaccionária: uns «bárbaros da cultura», que não leram ou não compreenderam os grandes pensadores franceses do século XVIII e c.ª iluminada; que não perceberam as grandes «maravilhas revolucionárias» que se lhes apresentavam.
    Já pensou que na Direita, há quem possa ter lido todos clássicos da Esquerda e não ter concordado com eles? É possível imaginar, nos nossos dias, ou alguma vez, um intelectual de Direita?

    Gostar

  41. tapaporos permalink
    20 Junho, 2009 04:36

    Kolchak,
    sobre as sua mágoas nada tenho para acrescentar.
    Destaco, contudo, estas suas palavras “resistir o mais possível e habituar-se à derrota com caridade cristã” porque, como diz a sabedoria popular, quem anda com um coxo, rapidamente também coxeia.

    Gostar

  42. Kolchak permalink
    20 Junho, 2009 09:41

    Tapaporos:

    «Quem anda com um coxo, rapidamente também coxeia».

    Discordo. Quem acredita em Deus; Quem ama a sua Pátria; quem morreria feliz pelo seu Rei se o tivesse para morrer; quem prefere perder a aceitar cedências vergonhosas, não coxeia nunca! É antes alguém que anda direito até ao último dia da sua vida! Não vai ser rico; não vai ser, senão insultado por traidores vendidos e ignorantes «coxos»; vai ser incompreendido por todos mas não se rende, RESISTE! Quem é assim, jamais sentirá mágoa de nada, sentirá ORGULHO!

    Viva PORTUGAL!

    Gostar

  43. Anónimo permalink
    20 Junho, 2009 09:49

    #42 – irracionalidade absoluta.

    Gostar

  44. Kolchak permalink
    20 Junho, 2009 10:24

    43:

    Apenas uma pequena nota filosófica: não é irracionalidade; será irracionalismo.

    Gostar

  45. Anónimo permalink
    20 Junho, 2009 11:12

    #44 – uma observação racional, ou será racionalista?

    Gostar

  46. 20 Junho, 2009 11:30

    Caros Colegas e Amigos

    Fico contente que a minha intervenção possa ter despoletado algum debate ideológico – coisa que julgo que o país bem precisa – apesar de não ser essa a minha intenção primordial.

    O complexo de esquerda – mas note-se: de uma esquerda “caviar”, burguesa, com “savoir faire” (mas isto é esquerda?) – que inunda a Sociedade actual tem na sua base uma leitura superficial, imediatista e fraca dos textos doutrinários e (como a maioria da Europa mostrou ainda agora) não merece a confiança da maioria dos Europeus …

    O que é hoje a “Esquerda” (ou as Esquerdas – é melhor irmos por aqui)?
    – A messianização de Obama: o providencial novo “jesus cristo” da Esperança (que, afinal, ainda não retira do Iraque, ainda não fecha Guantanamo e ainda não faz muito-mais-coisas-que-prometeu
    – A superioridade cultural de autores que estão 30 anos atrasados na sua leitura do mundo, mas que são hoje grandes referências (dou o caso da pedagogia, por exemplo, em que Louis Althusser, Paulo Freyre e outros continuam a ser a base das ciências da educação … enfim!)
    – O hipócrito silêncio face à situação Tibetana e Cubana (para não falar do anacrónico regime Norte-Coreano)
    – A desvalorização total de tudo (da família, da relação laboral, da estabilidade de alguns valores que são fundamentais)

    Aconselho que estes profetas do “politicamente correcto” (que já agora é ser de esquerda) leiam mais Santo Agostinho, São Bento, Nicolau Maquiavel, Leão XIII e Winston Churchill, pois continuam a ser referências importantes para compreender o mundo contemporâneo …

    Caro Kolchak: não vale a pena, por vezes, tentar ser pedagógico com gente que sai do aido uma vez por mês (ou duas) e depois, deslumbrado com as possibilidades comunicacionais que o mundo “novo” lhe oferece desata a disparar atoardas sem qualquer consequência … O melhor sentimento que podemos ter é a caridade …

    Gostar

  47. Anónimo permalink
    20 Junho, 2009 11:55

    homilia da missa das 11:30, pelo marquês das caldeiradas, recomendadado pelo guia michelin, a não perder mais acima.

    Gostar

  48. Anónimo permalink
    20 Junho, 2009 12:03

    #31 – “Não há mesmo, e julgo que nunca houve, nenhum candidato a PM que tenha dois PMs na árvore genealógica”
    não tás bom da cabeça, uma candidata a pm pendurada numa arvore ginecológica. isso não se faz à tia.

    Gostar

  49. tapaporos permalink
    20 Junho, 2009 13:09

    A direita, esses incompreendidos, taditos, são sempre os especialistas em moral. É nestas alturas que me vem sempre à ideia Dom Bagão Félix, outro especialista.

    Gostar

  50. 20 Junho, 2009 14:55

    Obrigado por se preocuparem tanto com a Direita … A gerência agradece …

    Às vezes pergunto-me porque é que se dirá “entrar com o pé direito”, estar “à direita do Pai” e coisas assim … Deve ser um pormenor insignificante qualquer, suponho

    Uma das coisas que mais prazer me dá é ver as pessoas a espumar quando se fala na “direita”

    No fundo, a Direita é uma querida

    Gostar

  51. tapaporos permalink
    20 Junho, 2009 21:24

    Gonçalo Marques,

    Já explicar-se melhor relativamente às virtudes que, subitamente, “cairam” sobre a Ferreira Leite, está bem, está. Deve ter sido obra e graça do Espírito Santo.

    Gostar

  52. O puto novo no bairro permalink
    20 Junho, 2009 21:32

    # 48

    Quer goste ou não, as árvores genealógicas existem de facto. E se quiser saber mais sobre os herdeiros do Poder convinha-lhe começar a estudar algumas. Afinal a genealogia é uma disciplina da história.

    Gostar

  53. Anónimo permalink
    20 Junho, 2009 22:01

    #52 – eu é mais ginecologia, estudo gajos como tu.

    Gostar

Indigne-se aqui.