Saltar para o conteúdo

Certamente que actuou dentro da lei mas a lei pode ser iníqua

27 Outubro, 2009

«Santo Tirso: Suspeito de abusar sexualmente da própria sobrinha

Juiz solta pedófilo sem o interrogar

Um juiz do Tribunal de Santo Tirso recusou-se ontem a interrogar um homem de 30 anos, suspeito de abusar da sobrinha, menina de apenas quatro anos, ao entender que o crime dispensava a aplicação de medidas de coacção. O magistrado mandou o alegado pedófilo em liberdade, com simples termo de identidade e residência (TIR), por definir o caso como não sendo “um crime grave”, que obriga a aplicação de medidas para além de TIR.»

143 comentários leave one →
  1. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:14

    Voltamos ao mesmo. Sabem como foi o caso, integralmente? Como se deu notícia, o que eram os factos, como foram apresentados, que provas ou indícios havia e como se desenvolveu o interrogatório? Não sabem.

    Mas já sabem tudo, tudo.

    Faz-me lembrar aquelas pessoas que sabem tudo da vida alheia, mais que os próprios. Isso é muito frequente em casos de separação de casais. Há sempre quem saiba mais que os próprios envolvidos acerca das razões do desentendimento.

    Gostar

  2. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:17

    Temos já as palavras-chave em escaparate: menina de quatro anos; abusador pedófilo; juiz estúpido ou insensível; opinião pública pronta à fogueira mediática.

    Está o circo montado com o pelourinho engalanado. Ou o feixe de lenha a arder.

    Gostar

  3. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 10:18

    Alguém julga os juizes?

    Gostar

  4. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:19

    Vamos a ver melhor quem dá estas notícias e reparamos que não sabem o que se passou exactamente; escrevem de cor e por sensibilidade exacerbada; e agarram o tema que é aquilo que dá nos media, por ter todos os ingredientes da correcção menos um: a simples verdade factual e exaustiva.

    Gostar

  5. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:20

    #3:

    Já temos o primeiro inquisidor. E é dos que atiça logo a fogueira.

    Gostar

  6. Winston permalink
    27 Outubro, 2009 10:21

    Não perca tempo José.
    A Helena é a paladina destas causas.
    Lembro-me bem dos posts em que defendia militantemente o Sargento no caso Esmeralda. As coisas não eram, afinal, como a Helena e as manchetes dos jornais diziam – mas isso, depois, já não interessa nada…

    Gostar

  7. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:21

    Mas são os mesmos que elegem os que aprovam as leis que estas coisas permitem. Os ricardos rodrigues e as unidades de missão.

    Gostar

  8. José permalink
    27 Outubro, 2009 10:24

    Mas já têm outra causa, hoje mesmo. A senhora Maio, logo pela manhã, atiçou o caso da Alexandra, na Rússia. A mãe é alcoólica inveterada e por isso, já temos circo novamente montado contra os mesmos.

    Neste caso, felizmente, podem resolver a favor da menor, mas esse nem é o ponto. É o mediatismo da oportunidade de certos casos.

    Gostar

  9. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 10:25

    José demos de barato que a notícia está mal redigida. Explique só se é possivel à luz da lei actual um juiz recusar-se a interrogar um suspeito de abusar de uma menor por entender que o crime dispensava a aplicação de medidas de coacção.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 10:26

    O comentário com a pergunta para o José é da Helena Matos

    Gostar

  11. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 10:26

    Exma. Helena Matos,

    Finalmente um post seu com o qual concordo em ABSOLUTO e que me REVOLTA do mesmo modo!

    Esta é uma das reformas (JUSTIÇA) eternamente adiadas e arrastam-se e multiplicam-se casos e deliberações idênticas a esta (muitas das quais são ignoradas e esquecidas, ignóbilmente aceites por esta sociedade!).

    Ainda há sensivelmente dois anos um dos juízes do nosso “ilustre” Supremo (julgo mesmo que era o nº1 do mesmo), composto pelas personagens mais retrógadas da nossa classe de magistrados, absolveu um indíviduo, com provas apresentadas e referenciadas pelo Ministério Público, de ter violado violentamente (perdoe-se a redundância) uma mulher no argumento de que a vitima teria em parte aliciado o arqguido, “enfeitiçou-o” !!!!!!

    Enquanto não hover uma substituição integral destas figurinhas que ali chegaram ao topo da pírâmide e que superiormente decidem sem apêlo nem agravo, na sua sublime interpretação das leis, num espaço temporal distante da evolução feliz (se bem que tardia) esta sociedade dos maus costumes teve!

    P.S: Sou de um radicalismo irracional no que a peófilos e violadores diz respeito !!! Não suporto a ideia de pagar impostos para os sustentar nas nossas prisões!
    Expulsem-se, afoguem-nos, exterminem-nos!

    Gostar

  12. Joao Fernandes permalink
    27 Outubro, 2009 10:28

    Para o Sr José, o número destes casos não tem sido suficiente: há sempre uma desculpa qualquer…

    Gostar

  13. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 10:30

    José, seja directo. Eu, comum cidadão, não sei quem julga os juízes. Se calhar não são julgados, não está previsto. Mas a minha pergunta tem resposta?

    Gostar

  14. 27 Outubro, 2009 10:49

    Pelo que li no CM, acusa-se de pedófilo quem tenha a foto de uma criança nua.
    Há montras de fotógrafos onde essas fotos aparecem, algumas até com a criança a urinar em repuxo.

    Gostar

  15. 27 Outubro, 2009 10:54

    Confrade,

    Quem julga os juizes? Se eles cometerem um crime são puníveis como qualquer outro cidadão(tirando obviamente algumas especificidades processuais penais, igualmente previstas para outras classes profissionais). Portanto, poderão na mesma ser acusados, julgados e condenados.

    Mais: os juizes são tão ou mais avaliados do que qualquer outra profissão. Sabe quantos exames e provas eles precisam de ultrapassar? São avaliados antes de entrarem no Centro de Estudos Judiciários (e não é uma avaliação de “faz de conta”), durante o curso do CEJ, na fase de estágio e durante toda a carreira.. Se fizer um esforço para se informar vai perceber que não é brincadeira..

    Se há maus juizes? Claro que sim, tal como há médicos incompetentes (cujo erro médico tem consequências bem mais graves, advogados que empancam a justiça com manobras dilatórias e deputados que adormecem no hemiciclo.

    Queria ser V/Exa. ou um conjunto de iluminados do povo a avaliar os juizes? IndependÊncia, imparcialidade, separação de poderes…

    P.S. Não podemos acreditar em tudo o que lemos na comunicação social..

    Gostar

  16. 27 Outubro, 2009 11:04

    Sobre o caso concreto e ainda segundo o relato do jornal, o homem estava embriagado e ia no banco de trás com a criança, resolvendo mandar umas piadas machistas (aos pais) sobre os genitais da criança, acompanhas de gestos. Os pais (o pai é irmão do gajo) que iam no banco da frente não gostaram da brincadeira. Palavra puxa palavra os dois irmãos entraram em agressões mútuas, com o bêbedo a puxar de uma navalha. Se calhar sem esta luta, nem sequer havia acusação de pedofilia.

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 11:05

    14.Piscoiso disse
    27 Outubro, 2009 às 10:49 am

    “Há montras de fotógrafos onde essas fotos aparecem, algumas até com a criança a urinar em repuxo.”

    Ó coiso! Você só pode estar a gozar! Não confunda estátuas com a realidade!

    “O magistrado mandou o alegado pedófilo em liberdade, com simples termo de identidade e residência (TIR), por definir o caso como não sendo “um crime grave”, que obriga…”

    Cá para mim, o referido magistrado também é pedófilo ou coisa que o valha.
    Mas então a pedofilia não é crime? Os valores morais andam trocados há muito tempo.

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 11:12

    Detenção por abuso sexual de criança

    A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, identificou e deteve, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, um indivíduo como presumível autor de crime de abuso sexual de menina de 4 anos, sua familiar próxima, na zona de Santo Tirso.

    Ao mesmo também será imputável a prática dos crimes de ofensa à integridade física qualificada e de posse de arma proibida, pois que terá tentado agredir um outro familiar com uma arma branca (navalha tipo borboleta), que entretanto foi apreendida no decurso das investigações.

    O detido, de 39 anos de idade, desempregado, que já cumpriu pena de prisão por roubo e furto, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

    26 de Outubro de 2009

    Sitea PJ

    É este caso?
    A policia devia a seguir ir deter o juiz por se recusar a interrogar o suspeito!
    E se não for a policia que seja demitido, porque a policia não pode andar a trabalhar para o boneco!

    Gostar

  19. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 11:16

    Aquele opinante do sindicato dos juízes devia ser interrogado e aparecer na tv a dar a sua opinião. Ainda vai dizer que a culpa é do código penal e tal…

    Gostar

  20. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 11:20

    #15 JG: obrigado pelo primeiro parágrafo. Deixai a cerimónias de lado, tratai-me por “tu”.

    De qualquer maneira e minha questão talvez fosse melhor assim: “pode um juiz ser acusado por ‘má decisão'”?

    Gostar

  21. José permalink
    27 Outubro, 2009 11:29

    #9:

    Um juiz não pode recusar-se a interrogar um suspeito que lhe seja apresentado pelo MºPº para primeiro interrogatório judicial.

    Mas…terá sido isso, exactamente, o que sucedeu?

    Em primeiro lugar é preciso saber isso e depois como se processa tudo o mais.

    Daqui a pouco digo como é, porque agora tenho que fazer e não posso estar aqui a trabalhar e a escreve nesta caixa ao mesmo tempo.

    Gostar

  22. 27 Outubro, 2009 11:39

    José G,

    essa dos magistrados serem julgados como qualquer outro cidadão, não convence ninguém. sabemos bem que isso não é verdade, como não é verdade para outras categorias de cidadãos classificados de primeira.

    como sabemos que essas estória da progressão de carreira e avaliações de magistrados é mais uma treta que se passa entre pares em que nenhum se atreve a fazer o que não deseja para si… é como na brincadeira do sisudo em que o primeiro que ri leva chapada e que os franceses dizem ao transpor a imagem para, entre outras, as actividades políticas ou de corporações em que todos “se tiennent par la barbichette” todos ali seguros pelo olhar de outros…

    Gostar

  23. 27 Outubro, 2009 11:45

    há muitas razões que poderão ter levado o dito juíz a não querer interrogar o acusado… uma delas pode ter sido por estar muito ocupado a comentar na blogosfera de que se tornou completamente dependente!…

    Gostar

  24. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:04

    Bem, se é por causa de fotografias, nada de especial. Só variam pelo valor de mercado.

    Pépé Smith é um exemplo idolatrado pela esquerda- daquela esquerda muito intelectual que chama aos embriões entidades descartáveis que nidificam ocasionalmente nas entranhas.

    Aqui:

    http://www.pepesmit.com/

    Não consta que alguém tenha feito denúncia, muito menos ir a tribunal. é um must do posmodernismo.

    Gostar

  25. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:06

    Aposto que a E-ko é uma admiradora desta arte. Todas as feministas esquerdalhas a idolatram.

    Entáo quando põe a 4 homens de avental e cu à mostra para a mulher e as crianças fazerem picnick em cima- nem digo nada.

    Não há blogue que se pretenda artístico e bem esquerdalho que as não “post”.

    Gostar

  26. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 12:10

    Zazie, é um prazer lê-la! Não aparecia há algum tempo, não é verdade?

    Gostar

  27. why permalink
    27 Outubro, 2009 12:11

    O que eu acho engraçadissimo é que, por exemplo, no caso do homicida de Ermelo, a comunicação social passou a vidinha toda a chama-lo de alegado e outra vez alegado, na notícia do correio da manhã o homem é pedófilo consumado…ele há coisas….

    Gostar

  28. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:11

    Quem é que aqui era capaz de chamar a esta trampa pornografia soft e pedófila e incestuosa?

    Eu sou- sem mais. Sem sequer subtilezas de “arte”. É trampa porno e pedófila.

    Sempre me enojou mais que o porno rasca de adultos. Isto é pornochadada pedófila com água de colónia.

    Gostar

  29. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 12:17

    Ser trampa ou não, pode-se retratar a pedofilia? Pode ser mau gosto, pode ser até crime, pode o Pipi enojar mais que um qualquer porno. Mas é tabu? Como diz lá no Pipi “The longer you observe the image, the harder it will throw itself back at you”.
    Mas isto tem a ver com o caso?

    Gostar

  30. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:24

    Se calhar tem. Se a única coisa que encontraram foram fotografias, o que as distingue é o valor do mercado.

    Gostar

  31. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:25

    E o status de quem fotografa. Um artista pode fazer tudo isso em nome da arte. Um tipo das berças, desconhecido e que nem vai a vernisages, não.

    Gostar

  32. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:27

    Mas querem fazer uma busca e contar quanta maltinha esquerdalha se baba com Pépé Smit e tem os blogues cheios destas tretas?

    É coisa com eu já andava com vontade de desmontar há muito tempo.

    Deixei passar a oportunidade quando foi da campanha da liberalização do aborto.

    Porque essas militantes é são todas fãs e forram blogues com isto.

    Gostar

  33. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:29

    Há muita gente com condescêndencia e compreensão para com as decisões proferidas pelos suprasumos de tonga…como se (e pensava eu que era idealista!!) se a Justiça em Portugal fosse de uma transparência e coerÊncia avassaladoras, como se se respeitasse alguma jurisprudência que não a do inicio do século passado!!!

    Nestes casos, em caso de dúvida, defenda-se e proteja-se os queixosos!!

    Gostar

  34. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:31

    Ó Zazie, por muito que aprecie e respeite o seu conhecimento intelectual vastíssimo pare lá de conotar tudo o que é mau e abjecto com a esquerda que não tem lógica nenhuma para o presente caso caramba !!!

    Gostar

  35. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:36

    Tem quando se limitam a atirar pedras e insinuações de casta corporativa aos outros e se esquecem de ver ao espelho.

    Digo e repito- a esquerdalhada intelectual adora Pépé Smit. Por ter lá todos os tiques da “subversão da família tradicional” e a provocação incestuosa e anti-machista.

    E a pedófila vai à boleia nas calminhas. Nas calminhas. Nunca vi nenhum esquerdalho atrever-se a dizer isto.

    Agora é claro que os gostos por práticas pedófilas não têm ideologia- mas a forma como ela pode ser desculpada à boleia da “arte” tem e é de esquerda.

    Gostar

  36. 27 Outubro, 2009 12:38

    Para começar a miúda embora tendo 4 anos já tem corpo de 8 anos. Depois, se calhar andava a por-se a jeito. Por fim, não valia a pena interrogar o rapaz pois a conversa é sempre a mesma – bla, bla, etc).

    Enfim, nada de novo.

    Gostar

  37. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:39

    Este caso que caso é?

    O que aconteceu? o Outside sabe?

    Encontraram fotografias de uma menina com pouca roupa e que, por acaso era sobrinha.

    foi isso?

    Se foi isso, é como digo- só se falou por não ser obra prima de artista que até as desconta no IRS e com benesses de abrigo de mecenato como o pacóvio das berças não há-de ter.

    Gostar

  38. 27 Outubro, 2009 12:39

    Pépé Smit, quanto a mim, não passa de uma provocadora sexista com uma máquina fotográfica.

    Gostar

  39. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:41

    🙂 Ja vi que em cruzamentos sujeitos a mudanças de direcção não há quem lhe tire esse pensamento (com que não concordo)!

    Quanto a quem defende essa “arte”, os autores das mesmas e aqueles que as desculpabilizam e inocentam fora e dentro dos tribunais…mereciam mereciam ser era enrr…… com vinagrete!

    Gostar

  40. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:43

    E vou mais longe. Aqueles tarados do LGBT fizeram um festival de cinema onde tiveram o desplante de colocar uma criança ao lado de dois paneleiros a beijarem-se.

    A nossa semi-segunda dama- a f- faz parte desses militantes e não consta que alguma vez se tenha enojado com isso.

    Gostar

  41. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:43

    Cara Zazie, vc que é extremista em constante e inalterada continuidade permita o meu radicalismo neste assunto e que me afaste inclusivè do presente caso…Repito:

    Nestes casos, em caso de dúvida, defenda-se e proteja-se os queixosos!!

    Gostar

  42. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:44

    A criança estava lá para duas coisas- para dar força às novas pedagogias e educação sexual de família alternativa nas escolas e para atrair o mesmo que atrai um Morte em Veneza de um Visconti e sempre atraiu a menina Alice do outro lado do Espelho.

    Gostar

  43. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:45

    Que casos?

    Explique-me o caso e eu posso dar-lhe toda a razão.

    O que sabe de factual acerca disto?

    Conte lá.

    Gostar

  44. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:46

    Factual, por exemplo e sem sombra para dúvidas foi a criança do cartaz.

    Toda a esquerdalhada alternativa, paneleira ou fufa ou apenas soja defendeu aquilo.

    Aquela “liberdade de comunicação visual”.

    Gostar

  45. O Puto Novo no Bairro permalink
    27 Outubro, 2009 12:47

    Os portugueses andam sexualmente muito doentes e a adesão massiva à pornografia (via net, a grande fornecedora de compensações) demonstra-o.
    O site desse Pépé – que a Zazie indicou- não é “fresco”, é simplesmente decadente.
    Sob um arzinho kitch, de fotografias muito cromatizadas à anos cinquenta, Pépé Smit, aquele Sade de capoeira e água de rosas,faz as suas manobrinhas de polímorfo perverso. A agenda por detrás é transparente: ataquinho venenoso à família.

    Gostar

  46. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:49

    O que eu lhe pergunto é outra coisa.

    E se não houver queixa por pior, o que sucede à condenação moral?

    V.s condenam actos ou imagens ou notícias de denúncia.

    Eu condeno apenas actos mas acho que as imagens são todas hipócritas e podem servir para incentivar o mesmo- aí, o que varia é o nome e o mercado.

    Gostar

  47. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:51

    Zazie, não me comprendeu, eu não procuro que me dê razão, repito, reconheço o meu radicalismo nestes assuntos!

    Os casos, situações de que escrevo são acusações de violação e de pedófilia nos tribunais (que em em caso de condenação comparo e exijo como cidadão – inaudivel e irrelevante como é obvio para o sistema montado e argamassado- a pena semelhante à de homicidio em 1º grau).

    Vou almoçar (o CAA adiantou-se e já deve ter ido para ainda não ter censurado os meus comentarios)
    Bom almoço

    Gostar

  48. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:51

    Aquele Sade de Capoeira- boa expressão. É isso mesmo- mas há galinha e galito capado que se põe a 4 com as fotografias e a “irreverência” e a “pedrada no charco da tradição” com aquilo.

    E eu apenas me dirigi a quem gosta mas depois berra e já tem a pedra pronta para o José, apenas por o José gostar de rigor e saber que os jornalistas escrevem com os pés e são capazes de inventar tudo e o seu contrário.

    Gostar

  49. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:53

    Outside -e este “caso” o que sabe que é?

    Apenas isto. Se é foto é como eu digo.

    Gostar

  50. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 12:53

    Ultimo desabafo…concordo..factual ou visual o resultado e o objectivo são idênticos!

    Gostar

  51. O Puto Novo no Bairro permalink
    27 Outubro, 2009 12:53

    “Toda a esquerdalhada alternativa, paneleira ou fufa ou apenas soja defendeu aquilo.”

    hehehe. “Apenas soja” está genial; -)

    Mas só um tolo acha que por se estar a criticar esse género de esquerdalahada a pessoa é de direita.

    Leiam L’Education Sentimentale, do Flaubert, para perceber o que é um revolucionário. Ou antes o mito que um revolucionário é. O Papá Flaubert é completamente actual.

    Curiosamente, em relação aos “apenas soja” há tempos descobri uma expressão de Pitigrilli em relação à panelagem: chama-lhes “o sexo vegetariano.” Não podia ser mais elegante e preciso.

    Gostar

  52. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:55

    E faço-lhe notar outra coisa. Casos de pedofilia não necessitam de queixa.

    Por isso é que é hipócrita fazer-se gritaria com uns e deixar passar outros por não ter havido queixa.

    Gostar

  53. 27 Outubro, 2009 12:56

    quem é que atira pedras a quem? nada, mas nada, do que eu possa comentar pela blogosfera é suficiente, a pessoas de inteligência normal e sem palas nos olhos, me classificar à esquerda ou à direita… e era o que mais faltava, que não se pudessem criticar os tiques e más decisões desses iluminados dos magistrados! e por ter observado muita coisa que em qualquer altura poderei vir a contatar!…

    e se, ter como “fetiche” o consumo das imagens do tal de Pépé não sei das quantas, é suficiente para ser catalogado na esquerdalha pedófila, devo dizer que só tive esse conhecimento hoje com o link oferecido pela Zazie a metro… o que talvez nos esclareça sobre os seus gostos pessoais que, sem poderem catalogados de esquerdalha, por tudo o que já pudémos ler e perceber da personagem em questão: e a extrema-direitada proselita!

    Gostar

  54. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:57

    Quem é que se vai queixar?

    As crianças que eles usam para as fotografias artísticas ou para outras coisas?

    Não. Só sabendo se existem actos porque a aceitação da imagem é como eu digo- apenas validada por outras propagandas e militâncias de papel passado ou por capelinhas artísticas.

    Gostar

  55. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 12:59

    Ninguém falou aqui em esquerdalhada pedófila. Falei em feministas esquerdalhas.

    Se v. não conhecia é consigo, também não a citei como exemplo de quem classifica os embriões como entidades descartáveis.

    Mas há uma família de esquerda em torno disto- disso não tenha dúvidas. Basta fazer uma busca no google e vai ver quem gosta de Pépé Smit.

    Gostar

  56. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 13:01

    É, eu sou extrema direita proselitista

    ahahahhahahah

    E, como pode esclarecer o meu nick, ando aqui “pour faire chier les cons”

    “:OP

    Gostar

  57. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 13:05

    Por acaso, o primeiro que já fiz chiar foi o palerma do João Pereira Coutinho, que é outro ignaro capaz de dizer que a arte contemporânea não existia sem o Balthus.

    Gostar

  58. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:15

    O que li no site do CM é isto:

    “Um juiz do Tribunal de Santo Tirso recusou-se ontem a interrogar um homem de 30 anos, suspeito de abusar da sobrinha, menina de apenas quatro anos, ao entender que o crime dispensava a aplicação de medidas de coacção. O magistrado mandou o alegado pedófilo em liberdade, com simples termo de identidade e residência (TIR), por definir o caso como não sendo “um crime grave”, que obriga a aplicação de medidas para além de TIR.”

    Não li o jornal mas vou comprá-lo para comentar a notícia no meu sítio se entender que merece comentário. No entanto, como disse que diria como é, assim passo a fazer, apenas por esse extracto de notícia.

    Um caso destes começa sempre por uma denúncia de alguém, ás “autoridades”.
    Estas autoridades, se forem da polícia, tomam nota e conta dos factos relatados e procuram saber o mais possível sobre os mesmos, na hora da denúncia ( só isto dava um texto longo, sobre a capacidade das tais “autoridades” em fazerem um trabalho bem feito e meritório, mas fica para outra vez). Logo a seguir, ( e este logo a seguir pode ser no momento ou horas depois ou até dias), as tais autoridades comunicam obrigatoriamente o facto ao MP, porque é assim que a lei o diz.
    O magistrado do MP ( não é o juiz) que recebe estas denúncias todos os dias ( e que está de turno 24 horas por dia, para quem não saiba), tem o dever de ler, falar com quem lhe apresenta o “expediente” se for caso disso e tiver dúvidas e resolver imediatamente o assunto se for assim que lhe foi apresentado.
    (escuso-me de fazer mais comentários a propósito disto porque não sei o que se passou com a notícia que disponho e que é extracto, mas vou saber e fá-los-ei depois).

    Suponhamos que o expediente foi apresentado ao MP do sítio, juntamente com o suspeito detido ( Santo Tirso. Um recado à e-ko que me anda a provocar gratuitamente e, acrescento, estupidamente: nada tenho a ver com o assunto nem sei de nada mais que o que vem na notícia). O que deve fazer o MP?
    Uma de duas coisas: ou interroga o mesmo e aplica-lhe uma medida de coacção de termo de identidade e residência e nada mais porque o MP nenhuma outra medida pode aplicar, porque competem ao juiz de instrução criminal; ou então envia para este JIC também interrogar e aplicar a medida de coacção que nem pode ser superior àquela que o MP indicar. Pode também enviar para o JIC aplicar a medida de coacção, depois de ter interrogado o suspeito.

    O que deve fazer o JIC? Interrogar o suspeito, ver os indícios que existem no processo e lhe foram levados pelas polícias e MP e decidir em conformidade com o interrogatório, os factos, os indícios e a probabilidade de adequação de uma medida ou outra.
    Só isto. O Inquérito prossegue, para recolha de provas, no âmbito do MP e depois desse inquérito o suspeito até pode ser preso e julgado e condenado.

    No entanto, nesta fase inicial, estamos nisso: primeiro interrogatório e medidas de coacção iniciais. Quais são essas medidas de coacção? Fundamentalmente duas ou três: o tal termo de identidade e residência que nada mais é do que uma declaração do suspeito a dizer onde mora e a comprometer-se a avisar se mudar de sítio; uma apresentação periódica, semanal, mensal ou assim num posto policial e depois a prisão preventiva.
    A prisão preventiva actualmente, por força da reforam PS/Casa Pia, tem requisitos que se destinam a evitar estatísticas de muitos presos preventivos ( parece que a Europa não gosta mas nunca se ouviu a Europa a dizer fosse o que fosse disso. Vejam o caso Polanski…embora na Suíça, fica na Europa). Por isso, a prisão preventiva é apenas medida excepcional. Por exemplo, para o Oliveira e Costa que parece ter cometido crimes gravíssimo dos quais se calhar nem vai ser julgado…

    Fiquemos por aqui, por enquando.

    E quanto á e-ko: tenha mais tento no que escreve.

    É isto que a lei diz.

    Gostar

  59. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:27

    Mas não deixo em branco o comentário sobre a “dependência da blogosfera”. Sim… e se for assim quid juris? Que tem a ver com isso?

    Será melhor depender do tabaco ou do café ou seja lá do que for, por exemplo da tv ou das telenovelas?

    Sim, o que tem de mal a dependência da blogosfera que obrigue a uma assunção de culpa por isso?

    Há cromos assim, por esta blogosfera.

    Gostar

  60. fnv permalink
    27 Outubro, 2009 13:27

    A zazie desta vez tem toda a razão no ponto essencial. Com crianças, alto lá e pára o baile: muito do que se faz não tem volta. E isso chega-me.
    A família tradicional é a coisa mais subversiva que existe para os alternativos. E não tem nada a ver com paneleiragem. Basta gostar de ler para saber que a família tradicional foi sempre um bom sítio para os gays. É subversiva porque escapa à engenharia social dos “afectos”.

    Gostar

  61. Critico permalink
    27 Outubro, 2009 13:37

    Sem me estar a querer envolver na troca de ideias ai em cima patente e tendo eu lido alguns posts na diagonal, devo dizer que em pelo menos um ponto concordo com a Zazie, nota-se uma acentuada afluência feminista á esquerda,mas uma esquerda sem grande conteúdo, ou seja passou-se do 8 para o 80.

    Relativamente ao caso, quanto a este caso especifico e da fonte de que provem não me posso alongar na analise, pois podem não transparecer ideias que poderiam dar azo a uma diferente perspectiva.Mas o que transparece á primeira vista é outro caso de “a justiça é mais igual para uns que para outros” e tal é constantemente visível na nossa sociedade e ao qual temos vindo a ser habituados.

    Gostar

  62. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 13:44

    Esperemos que o senhor juiz se tenha lembrado de perguntar se a criança ofendida estava em segurança

    Gostar

  63. Critico permalink
    27 Outubro, 2009 13:45

    E um crime de tal natureza a ultrapassar o asqueroso, não deveria ser tratado com paninhos quentes.
    Mas o certo é crimes desse carácter a transbordar nos média e poucos a serem condenados.

    Gostar

  64. 27 Outubro, 2009 13:49

    Habituei-me a ver a arte sem preconceitos. Se o autor é de esquerda ou direita, do Sporting ou do Benfica, é-me indiferente.
    Tal como os criminosos ou os detectives.

    Gostar

  65. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:51

    Se perguntarmos a estes comentadores o que significa o acto do juiz, para além de deixar o suspeito em liberdade, não saberão dizer. Para esses tal decisão equivale a uma absolvição e é nesse pressuposto que comentam.

    Se lhes disserem que o suspeito continua a ser invesgigado e as medidas de coacção podem modificar-se se tal se impuser e será eventualmente julgado e condenado, ficam como os basbaques: ai é?!

    Gostar

  66. 27 Outubro, 2009 13:53

    não se esqueça que foi o José que deu aso a que fizesse o meu atrevido comentário, ao dizer que estava a trabalhar e que tinha de parar de comentar (com. nº21)…

    acredito pouco que qualquer actividade profissional não seja prejudicada por tais práticas obsessivas… mas não tenho nada com isso… só teria alguma coisas contra, se um magistrado fizesse mal o trabalho que a sociedade espera dela por estar demasiadamente ocupado a comentar na blogosfera!…

    Gostar

  67. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:55

    Mas comentam como se soubessem tudo e atiram pedras como quem apedrejava na antiguidade. Fazem fogueiras como acontecia no período medieval e portam-se exactamente como os populares então se portavam: com desejo de sangue e gozo de castigar seja quem for que lhes pareça merecer punição. Não sabem porquê, mas sabem o que os jornais lhes dizem. E basta para a fogueira.

    Gostar

  68. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:56

    e-ko:

    eu disse-lhe em que estava a trabalhar? Isso autoriza-a a colocar em bold considerações pessoais que não lhe admito?

    Gostar

  69. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:56

    Quer porventura que alguém lhe faça o mesmo?

    Gostar

  70. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:57

    Não tem uma ética mínima nisto dos blogs? Vale tudo, para si?

    Gostar

  71. José permalink
    27 Outubro, 2009 13:58

    E para qué; afinal? Para fazer valer um ponto de vista? Argumente, se for por isso. Mostre que sabe do que fala.

    Gostar

  72. José permalink
    27 Outubro, 2009 14:04

    Desculpem fazer tantos comentários seguidos, mas tomei aquilo da zazie.

    Gostar

  73. José permalink
    27 Outubro, 2009 14:05

    Eu não sei nem quero saber o que fazem profissionalmente os autores do blog e/ou os comentadores. Estou-me nas tintas para isso uma vez que sei apenas que cada um deve ser responsável no que faz. E responder por isso, naturalmente. Mas não deve ser aqui, nos blogs que aparecem comentadores a citar o que alguém faz ou não faz e a tirar partido disso para o provocar ou invectivar. Não tem sentido.

    No entanto, confesso que é apenas por isso que não assino o meu nome completo para fugir ao anonimato do nome próprio. Ainda assim, aparece disto.

    Meto_me com o ferreira, porque me provoca o suficiente para lhe dizer certas coisas que não gosta. Mas isso nem sequer me autorizaria a meter-me na sua vida profissional/pessoal se por acaso a soubesse. Nunca o faria.

    Então porqué esta sanha, e-ko? Tem alguma razão específica? Escreva-me para o mail…

    Gostar

  74. José permalink
    27 Outubro, 2009 14:06

    Para grandes males, grandes remédios, ferreira.

    Gostar

  75. Euroliberal permalink
    27 Outubro, 2009 14:13

    O melhor castigo para o porco foi dado pelo pai da vítima e irmão do criminoso… antes de a polícia chegar, esmurrou-lhe o focinho, a ponto de precisar de passar primeiro pelo hospital… ficou barato ao estado e pode ter efeito dissuasor para o porco e demais pedófilos. Como nos velhos tempos em que os criminosos eram “abonados” pela polícia antes de irem ao juiz…Tirava-lhes a arrogância…

    Gostar

  76. Mr. Hyde permalink
    27 Outubro, 2009 15:00

    A minha vénia, bem curvada, ao comentário nº 67 do José. Pena que o renegue constantemente quando escreve sobre Sócrates. Cumprimentos.

    Gostar

  77. José Barros permalink
    27 Outubro, 2009 15:20

    Claro que se a notícia relatada correspondesse à verdade integral dos factos, seria uma enormidade.

    A minha experiência de ler estas notícias e esperar um pouco – o tempo tudo esclarece – diz-me que em 95% dos casos os jornais ou mentem descaradamente ou omitem os factos que justificam a decisão judicial, fazendo tudo isto impunemente, aproveitando-se do facto de os juízes estarem sujeitos a dever de reserva e não poderem defender-se publicamente.

    Lembro-me da Tânia Laranjo que era do Público e que oferecia um espectáculo particularmente triste a esse nível.

    Por isso, como dizem os ingleses: “get the facts straight”. Depois falamos.

    Gostar

  78. tina permalink
    27 Outubro, 2009 15:46

    “Mas comentam como se soubessem tudo e atiram pedras como quem apedrejava na antiguidade. Fazem fogueiras como acontecia no período medieval e portam-se exactamente como os populares então se portavam: com desejo de sangue e gozo de castigar seja quem for que lhes pareça merecer punição. Não sabem porquê, mas sabem o que os jornais lhes dizem. E basta para a fogueira”

    O José fala como se o sistema de justiça em Portugal funcionasse. E fica todo indignado quando alguém questiona a decisão de um juíz. Ora, outras pessoas indignam-se mais com a possibilidade de ter sido uma má decisão considerando os muitos casos de pedófilos que são postos em liberdade e voltam a reincidir. Portanto, é só uma reacção natural ao ler esta notícia no jornal.

    Gostar

  79. Tribunus permalink
    27 Outubro, 2009 15:58

    Que idade terá este juiz? vai para quantos anos exercer a profissão?
    Se fosse um familiar abusado teria o mesmo comportamento, independente da lei?
    Será que comsidera isto acto simples? que o individuo não vai repetir? Se ele ler isto que medite no seu comportamento!

    Gostar

  80. José permalink
    27 Outubro, 2009 16:18

    Tina, #78

    “E fica todo indignado quando alguém questiona a decisão de um juíz”.

    Não é bem isso. Fico com vontade de comentar sempre que vejo incorrecções graves nas notícias. Se forem verdadeiras e o juiz asneirou, serei mais comedido, mas não sou dado a desculpar sem mais. Tento perceber o que se passou, ao contrário da Tânia Laranjo que é meia bola e força, o que faz repetidamente, de modo nocivo ao jornalismo. E nada lhe acontece. Continua a jornalisticar nos mesmos temas etc etc. Se fosse nos Usa ia para a necrologia, passar atestados de óbito a caniches.

    Gostar

  81. José permalink
    27 Outubro, 2009 16:30

    Já li a notícia. Relata os factos segundo a versão da polícia ou dos pais da menor, presumivelmente as fontes da Tânia Laranjo. Escreve logo duas asneiras ao dizer que o juiz se recusou a interrogar por entender que “o crime dispensava a aplicação de medidas de coacção”. Mas diz logo a seguir que afinal o mesmo juiz de instrução aplicou a medida de coacção de TIR. Sobre o MP e a medida de coacção proposta, nicles. Não a informaram…
    É para ver o rigor deste jornalismo.
    Depois relata o facto supostamente acontecido, pela versão de quem o participou ( os pais da menor ou a polícia). Para a Tânia o abuso consumou-se e é notícia ainda o facto de abusador ser reincidente por suspeição da prática de outros factos de “outros abusos”. Qualquer jornalista deve saber que estes casos suportam sempre duas versões: a da vítima e a do suspeito. E nem sempre são coincidentes. No caso da Casa Pia, a Laranjo e o Tomás também tomaram partido: pelos suspeitos.

    E para compor a notícia, duas mais sobre o mesmo tribunal de Santo Tirso, onde a jornalista já ateou uma fogueira para queimar os juizes que libertam pedófilos que a mesma sabe que o são e por isso mesmo merecem o castigo devido. Ela já julgou.

    Mas na Casa Pia…

    Gostar

  82. José permalink
    27 Outubro, 2009 16:37

    A notícia não dá a mínima chance ao “abusador”. Já está condenado como se tivesse violado a menina. Porquê? Porque a Tânia viu e estava lá. E sabe já tudo como foi.

    Para quê julgamento em casos destes? Tribunal popular, pelourinho lá fora e vamos a isto que se faz tarde: cabeça cortada. A cabeça pode ser outra que não a tal.

    É isto o jornalismo da Tânia.

    Quem quiser que o compre. Eu só comprei para comentar com conhecimento do que é relatado. E em boa verdasde, a notícia vem assinada em duo: João Carlos Malta e Tânia Laranjo.

    Jornalismo como este é do melhor que temos e sabemos fazer. Com um título assim: “Juis solta pedófio sem o interrogar”. Quem é que vai duvidar que o suspeito é mesmo pedófilo? Ninguém. Quem é que vai questionar se o juiz soltou assim tal e qual, “sem interrogar”, um tal pedófilo? Ninguém, a não ser os defensores de juizes, feitos josés.

    É disto, desta trampa, que esperam do jornalismo?

    Se é, passo.

    Gostar

  83. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 16:38

    ó José como é que o juiz sabe se o tal suspeito de pedofilia não é um predador que hoje vai abusar de outra criança? É que nem sequer lhe perguntou? O juiz não é uma pessoa normal. Não é juiz. É como se um médico diagnosticasse uma doença sem ver o doente.

    Gostar

  84. Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 16:39

    A jutiça está como está porque existem sempre os Joses que defendem o indefensável e colocam paninhos quentes nos pobres juizes que estão sempre certos.

    Gostar

  85. tina permalink
    27 Outubro, 2009 16:59

    Está bem, José, eu fui a um extremo mas o José também toma sempre a posição oposta. Por isso, não posso deixar de concordar com o comentário #84, que a sua atitude acaba por fazer mais mal do que bem. Afinal, temos visto tanto, mas tanto comportamento errático por parte dos juízes, desde a Casa Pia ao caso Esmeralda, etc, que o que interessa acima de tudo é defender aqueles que possam ser vítimas das suas decisões.

    Gostar

  86. José permalink
    27 Outubro, 2009 17:05

    Se o comportamento for errático e errado, não sou eu quem os vai defender. Só defendo pelo que leio nos jornais e porque não acredito no que a Tânia Laranjo escreve, sem consequências, de há anos para cá.

    Não acredito nunca, porque há sempre qualquer coisa que está errada nas notícias dela. E não é nos pormenores procesuais. É na essência mesmo.

    São estas notícias que levam depois os comentadores tipo 83 e outros a dizerem o que dizem,porque lhes parece monstruoso o que muitas vezes não é tal e qual. Mas que a jornalista apresenta como tal.

    Esta jornalista fica assim, sempre? Deve ficar? Impune?

    Gostar

  87. José permalink
    27 Outubro, 2009 17:08

    #84:

    Os juizes não estão sempre certos, mas correm o risco de acertarem melhor do que os comentadores que só sabem o que vêem escrito pela Tánia e outros como ela.

    É essa a questão. Se o juiz errou, há sempre modo de remendar. E o MP está lá para isso mesmo. Mas se um jornalista, sistematicamente dá dos juizes em geral ( e neste caso, os cobardes porque o são, nem sequer colocam o nome do juiz quando o podiam e deviam fazer se fosse assim tal e qual como escrevem) uma imagem para deitar abaixo, sem factos que sustentem verdadeiramente o que escrevem, o que se há-de dizer disso?

    Gostar

  88. tina permalink
    27 Outubro, 2009 17:28

    “Se o juiz errou, há sempre modo de remendar”

    Vê, o José não parece dar muita importância aos erros dos juízes. E até parece que acredita no sistema de justiça enquanto todos nós sabemos que não funciona. A jornalista pode ter errado mas isso é de somenos importância comparado com os erros dos juízes que têm consequências devastadoras. Daí, a reacção da jornalista e das pessoas em geral.

    Gostar

  89. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 17:40

    Caro José, não conheço o jornalismo da Tânia e sobre esse facto não me pronuncio ou opino…

    mas…THAN THAN THANTHAN Concordo com pela primeira vez com a Tina.

    Os erros cometidos na sua avaliação pelos juízes podem mais tarde ser remendados !!! Remendados ???!!!
    Não há remendo que apague essa decisão, e em Portugal, como é bem conhecedor NUNCA ou RARAMENTE acontece !!!
    Remendada pelo MP…PELAMOR DE DEUS!!!

    É como lhe digo, em casos de violação e pedófilia, PROTEJA-SE EM 1ª INSTANCIA A VITIMA !!!

    É que nem enviá-los com termo de identidade para casa…que gente dessa não se assusta ou inibe com essas acções!!!

    Gostar

  90. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 17:47

    esta: “Se o juiz errou, há sempre modo de remendar”… dá que pensar! Cheios de remendos estamos nós!

    Gostar

  91. José permalink
    27 Outubro, 2009 17:54

    #88:

    “E até parece que acredita no sistema de justiça enquanto todos nós sabemos que não funciona.”

    Acha que digo o contrário? Digo é por motivos diversos dos seus…porventura.

    E não é este caso que denota o mau funcionamento da Justiça. O que denota é o péssimo funcionamento do jornalismo caseiro. Isso sim.

    O sistema de Justiça funciona mal por causa da organização interna, das leis caóticas e atabalhoadas que permitem por exemplo, no processo penal, centenas de testemunhas a depor, como no caso Casa Pia. Sem limite de provas. Tudo registado, para depois, em recurso tudo voltar ao início e ao trabalho de sísifo.
    Quem é que fez este sistema? Foram os juizes? Ou foram as unidades de missão dos xuxas e psd´s e até cds´s que não aprovaram tudo mas deram um contributo porque também eles foram apanhados nas escutas do Abel Pinheiro? E o Portas também queria “partir a espinha aos juizes”. Não era só o José S.

    Funciona mal ainda, no cível, nas grandes comarcas das grandes cidades. Porque são muitos processos por coisas sem relevo e poucas pessoas para trabalharem neles. São ainda os processos de menores nessass grandes comarcas que demoram meses a serem resolvidos por má organização dos serviços.

    E só citei dois ou três casos de mau funcionamento, mas podia dizer mais. Por exemplo, no Tribunal Constitucional um só juiz ter parado um processo desse género durante dois anos. E que deu celeuma.

    Gostar

  92. José permalink
    27 Outubro, 2009 17:56

    #90:

    Os erros dos juizes podem ser remendados na Relação. Os da Relação no STJ. É assim que o sistema funciona. E quem tem o dever de fazer remendar esses erros, são as partes interessadas e também o MP nos casos em que intervém.

    Conhecer melhor o sistema permite criticá-lo com maior propriedade. Geralmente as críticas que leio, saem ao lado.

    Gostar

  93. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 18:07

    Pois José, apesar de não leigo na matéria permita-me não aceitar de ânimo leve (apesar de, numa democracia o ter obviamente de fazer) a justiça das decisões proferidas pelos Exmos. Srs. Juízes do Supremo, que nomeadamente em crimes de natureza semelhante a este (alegado) proferem decisões abjectamente conservadoras e lineares com o pensameno do ínicio do século passado !!! Os verdadeiros velhos do restelo !

    Gostar

  94. José permalink
    27 Outubro, 2009 18:11

    #93:

    Essas tais “decisões do STJ”, são… apenas uma e que foi relatada, sabe por quem? Tânia Laranjo! Voilà! Apanhou aquilo à vol d´oiseau e malhou no relator como em centeio verde. Pô-lo a dizer o que o mesmo não disse e ficou assim mesmo na opinião pública, como agora confirmo.

    O Conselheiro Artur Costa que nem é um troglodita antigo, abespinhou-se e respondeu à letra. Lixou-se, porque quem se mete com jornalistas, leva. E o 24 Horas do intrépico Tadeu ( coitado, retirou-se das contendas) fez-lhe a folha durante uns dias.

    Gostar

  95. Outside permalink
    27 Outubro, 2009 18:17

    Como lhe disse, não sou leigo no assunto, apenas um observador atento (e não julgue que formo as minhas opiniões baseado numa ou outra noticia, jornalista ou jornal)..e esta é uma opinião formada até prova em contrario.

    Agradeço de qualquer modo os esclarecimentos prestados!

    Cumprimentos

    Gostar

  96. jiboia cega permalink
    27 Outubro, 2009 18:55

    Ó zazie. Que satisfação pelo seu regresso. Quanto a este caso isto são consequências da aplicação do Código do Processo Penal, mais conhecido por Código Casa Pia.

    Acham que ele foi criado por quê!?

    Gostar

  97. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 19:11

    «Se fosse nos Usa ia para a necrologia, passar atestados de óbito a caniches.»

    ahahhahahahahaha

    Gostar

  98. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 19:13

    Eu agradeço muito essas satisfações todas mas estou mortinha de riso porque sempre andei por cá.

    Ainda ontem estive aí numa tourada com o jaquinzinhos. E, mesmo quando me bloquearam o nick, andei como a Melusine.

    Gostar

  99. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 19:14

    #92 claro que conhecer melhor o sistema é importante. Mas o sistema está blindado para que um comum cidadão não o possa conhecer. o José conhece-o, mas acha que todos o conhecem? Remendar é mau termo, talvez corrigir fosse melhor.
    Duma conversa destas o José sai sempre a ganhar, porque terá uma enormidade de legislação que “defende” a sua argumentação. E se por acaso você detectar alguma falha nessa legislação, um novo artigo será criado para “cubrir” a lacuna. Não me interessa a Tânia, ou outros, jornalista, não espero de eles o nível de cidadania que espero de um JUIZ!

    Gostar

  100. 27 Outubro, 2009 19:40

    Não percebo, a Helena Matos é acusada de duas coisas e não se vêm aqui defender?
    Vá lá que não apaga comentários se não ainda parecia o CAA.

    Gostar

  101. José permalink
    27 Outubro, 2009 20:02

    #99:

    O saistema não está nada blindado ao conhecimento de quem quiser. Nada mesmo. É preciso, no entanto, fazer por conhecer. Estudar se for preciso e falar com as pessoas certas. Quem trabalha no sistema claro que o conhece melhor. Mas é melhor não aposta muito, porque isto está tão departamentado que por vezes na porta ao lado não sabem o que faz o vizinho.

    Portanto, um jornalista tem regras que deve cumprir. Uma delas é ouvir as pessoas alvo da notícia, sempre que a notícia é sobre elas. Fazer uma espécie de juizo sumário sobre os factos que lhe são relatados. Dantes isso, era de rigor.

    Actualmente, com jornalistas tipo Tânia é meia bola e força. Qualquer coisa que envolva menores, juizes, decisões polémicas, aí a temos a lançar as achas. A fogueira é logo ateada pelos voluntários.

    Isto faz-se?

    Gostar

  102. Confrade permalink
    27 Outubro, 2009 20:20

    #101 José, você sabe o que diz, ao lê-lo vemos que sabe do que fala, é facto. Mas que me interessa a Tânia e outros de meia bola e força? Que decisões tomam ele que possam afectar a integridade de uma criança? Podem dizer o que quiserem, que os lê que faça o seu juízo. Um juiz não pode agir assim – como parece neste caso – de animo leve.

    A fogueira? Essa só existe mediaticamente, a real não existe, felizmente! Por outro lado a violência para uma criança existe e é bem real, a dor existe, o trauma existe, o sangue existe, a memória existe e é tudo triste, muito. Que me interessam os jornalistas de meia bola e força?

    Gostar

  103. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 20:24

    #101 – tem piada, um blogo-mixordeiro especialista em manipulados a exigir rigor dos outros, claro.

    Gostar

  104. José permalink
    27 Outubro, 2009 20:41

    #102:
    Confrade:

    O suspeito já foi julgado? No jornal da Tânia já.É pedófilo. Mas…será esse o julgamento justo? Não é preciso ouvir o indivíduo, conhecer bem os factos, perceber realmente o que aconteceu?

    O acto do suspeito foi alvo da ira dos familiares o que denota gravidade. Mas, ainda assim, é permitido seja a quem for dizer que é “pedófilo” sem mais? E sem nome posto, mas com pormenores que o identificam? E ao juiz também? E a acusação ao juiz qual é? A de contemporizar com pedofilia. É a Tânia no seu melhor.

    E no entanto, vejamos: não sabemos o que realmente se passou com objectividade, mas ainda assim o suspeito não foi para casa absolvido. Foi apenas em liberdade provisória até ao julgamento que se quer seja rápido mas com garantias de objectividade.

    No caso do CM da Tânia, o indivíduo apanhava já 20 anos de cadeia com castração química e provável tratamento adequado na cadeia.

    Estou a exagerar? Nada. Estou apenas a tirar ilações de alguns comentários que por aqui li.

    Quanto à anónima #103: ponha o primeiro nome e não seja cobarde.

    Gostar

  105. José permalink
    27 Outubro, 2009 20:44

    Confrade:

    As “decisões” da Tânia e outros, têm mais valor do que lhes dá. Tem o valor de condicionarem a opinião pública, através da desinformação, da manipulação, da mentira e do mau jornalismo.

    Acha pouco poder? Desinformar e denegrir injustamente?

    Ela que venha cá comentar, de nome posto.

    Gostar

  106. 27 Outubro, 2009 21:21

    Ao José, o meu aplauso.

    Gostar

  107. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 21:36

    José :

    A anónima 103 é o sabujo da Carvalhosa.

    Quem queria que fosse. O tipo vive aqui, 24 horas por dia, à sua espera para se atirar às canelas.

    Se fosse a si, quando ele cá não está, fechava a porta de casa à chave…

    Não é por nada. Mas este tarado da Carvalhosa há-de ter trauma e não é virtual.

    Gostar

  108. Amonino permalink
    27 Outubro, 2009 21:42

    .
    Apenas para provocar discussão sem barreiras um bocadinho de ‘sal e pimenta’:
    .
    Poland approves forcible castration for paedophiles
    Poland’s parliament has approved a law making chemical castration obligatory for convicted paedophiles and perpetrators of incest, sparking criticism from human rights groups.
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/poland/6232530/Poland-approves-forcible-castration-for-paedophiles.html
    .
    .
    Estes também se dizem injustiçados, perseguidos e descriminados:
    .
    Animal Instincts
    Zoophiles love and have sex with animals. Will the world ever accept them?
    http://www.miaminewtimes.com/2009-08-20/news/animal-instincts-zoophiles-love-and-have-sex-with-animals-will-the-world-ever-accept-them#Comments
    .
    E a Poligamia fica em que lugar no “sexómetro ? É mais rasca que por exemplo a pedofilia ?
    .

    Gostar

  109. José permalink
    27 Outubro, 2009 21:59

    #107:

    O ferreira? É deixar marrar. Há-de fartar-se e se isso foi terapia, continue a marrar contra o vento.

    Como julguei mal a suposta autora, peço desculpa e aprendo para a próxima.

    Gostar

  110. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 22:01

    é pena que a tua iluminação só funcione para o lado que te dá jeito. quando não te agrada, os factos são desconhecidos, estão em segredo de justiça, depende da prova feita, dos elementos em posse do juiz, enfim renhónhónhó corporativo “não nos chateiem com essas merdas”. se for freeporcos ou merda prá ventoínha, é um ver se te avias de factos inventados, manipulados, mix, remix e volta a dar. e se for casa pia, ganda petisco, provas para quê, tá bom de ver que aconteceu aquilo tudo e o que a imaginação der, se calhar por escrever isto também sou suspeito. o direito de reserva serve para estas abéculas dizerem o que querem e lhes apetece, livrar responsabilidades e gozar com a malta.

    Gostar

  111. José permalink
    27 Outubro, 2009 22:05

    ferreira: prova lá o que escreves com uma única frase que tenha escrito aqui ou algures que confirme a borrada que escreveste. Só uma.

    Gostar

  112. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 22:07

    #109 – “Como julguei mal a suposta autora, peço desculpa e aprendo para a próxima.”

    ganda baralhação. toma as gotas. por mim estás desculpado.
    ainda bem que não há pena de morte em portugal. lá tinha ido uma anónima para electrocussão.

    Gostar

  113. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:08

    “freeporcos, ventoinha, renhónhónhó corporativo” – o sabujo Ferreira da Carvalhosa não larga.

    Ganda tarada esta porca.

    Olha lá, conta-nos a maldade que o José te fez quando andavam na escola.

    É que tamanha perseguição só pode ser trauma de infância.

    Gostar

  114. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:09

    E mais, “toma as gotas”.

    Só faltou o “cagasentensas” da praxe.

    Gostar

  115. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 22:13

    #111- tenho mais que fazer. quem tiver interessado tem para aí bué comentários teus ao sócrates e ao pedroso.

    Gostar

  116. tina permalink
    27 Outubro, 2009 22:16

    Bem, ao menos aqui todos conhecem o José. Enquanto o Anónimo 110 esconde-se, não quer dar a cara, deve ter alguma missão secreta.

    Gostar

  117. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 22:18

    chegou o apoio geriátrico ao domicílio

    Gostar

  118. 27 Outubro, 2009 22:21

    MEUS CAROS MAS VOCÊS ACHAM QUE ELES SÃO CONDESCENDENTES PORQUÊ?Porque eles têm telhados de vidro…e sei lá mais o quê…olhem o caso da menina russa…e o caso Casa Pia…para mim existem muitos entre eles…se existem…

    Gostar

  119. tina permalink
    27 Outubro, 2009 22:22

    Quanto ao Pedroso, é óbvio que ele é culpado. Catalina Pestana estava com os miúdos quando eles o viram na televisão e começarm a gritar. Se não se pode acreditar nisto, então a justiça é uma palhaçada. E é. Em Portugal.

    Gostar

  120. 27 Outubro, 2009 22:24

    E olhem que por aqui também devem andar bastantes a julgar pelo que escrevem e pelo que dizem..pobres dos filhos …com pais assim só enveredarem pela droga..

    Gostar

  121. José permalink
    27 Outubro, 2009 22:24

    ferreira:

    Nenhum comentário meu aqui ou lado algum, ao José S. ou ao Paulo P. podem ser interpretados no sentido literal ou lateral, de culpa dos mesmos nos factos que lhes são imputados, mesmo a título de suspeita.

    Quanto ao José S. o máximo que já disse do indivíduo é que é mentiroso e parece-me afectado com o síndrome Vale e Azevedo. É uma opinião. Sobre o Paulo P. considero que devia afastar-se da política por causa das suspeitas que recairam sobre ele e que nunca conseguiu desvanecer.
    É tudo o que me apanham porque é tudo o que penso verdadeiramente dos indivíduos.

    Por isso és um mentiroso também.

    Gostar

  122. tina permalink
    27 Outubro, 2009 22:25

    É por isso que não compreendo quando José se amofina tanto com uma jornalista, quando o grande problema no meio disto tudo é a porcaria da justiça em Portugal que deixa os pedófilos à solta.

    Gostar

  123. José permalink
    27 Outubro, 2009 22:25

    Bulimunda: no que me diz respeito, és mais imunda que outra coisa.

    Gostar

  124. 27 Outubro, 2009 22:26

    Desde o Salazar que a alta sociedade gosta de meninos..está-lhe no sangue..devem ter ouvido coisas sobre o Mao ..este para prolongar a vida tinha relações sexuais com virgens de 13 14 anos…os nosso devem pensar que resulta…Boa noite e sonhos Cândidos…

    Gostar

  125. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:28

    Que engraçado. A pedofilia em Portugal começou apenas na segunda república.

    Esta gaja é uma porteira que me andou a cuscar a vida e a de familiares meus.

    E, para variar, é professora.

    Gostar

  126. 27 Outubro, 2009 22:29

    Não o somos todos meus caros…pelo menos a sociedade que está por detrás de muito do que nós somos hoje -filosoficamente e politicamente- achava banal a pedofilia…logo…eu confio mais num imundo do que naquele intectualoide que dá um chocolate a uma criança com um sorriso baboso que revela logo no que está a pensar em fazer com o chocolate…Vícios…

    Gostar

  127. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:32

    A blogosfera ficou assim- com este putedo esquerdalho que não passam de porteiras.

    E andam tod@s nos blogo-encontros apenas para isto- para saberem quem é quem, onde trabalha, detalhes da vida privada e morada se for preciso.

    Esta é uma desocupada com emprego vitalício- e tem a profissão que honra- professora.

    Gostar

  128. 27 Outubro, 2009 22:32

    Ante professora que alternadeira..bem pensando melhor neste país é melhor ser alternadeira..ainda se acaba na cama de algum presidente…Sonhos húmidos pessoal e continuem a vossa conversa de sinapses requentadas ..a bem dizer só o eco vos responde….

    Gostar

  129. José permalink
    27 Outubro, 2009 22:34

    Gostar de meninos é uma perversão que pode atingir alguns. É crime grave porque violenta o desenvolvimento normal de uma criança e marca-a para toda a vida se for um abuso sério.

    Os pervertidos que abusam de meninos devem ser controlados e afastados do objecto de desejo. Se estiverem no seio do Estado e tiverem oportunidade de dificultarem os métodos de investigação criminal, sob variados pretextos como são os de defesa da liberdade individual garantias de defesa, então tornam-se perigosos.
    Como não temos a certeza de quem são eles, devemos ter o máximo cuidado e afastar desses centros de poder quem se suspeite com algum fundamento, de terem algo a ver com isso. Mesmo que nunca tenham sido processados.

    É isso que digo sempre.

    Gostar

  130. 27 Outubro, 2009 22:37

    Zazie nem todos têm pais que dão ás filhinhas casa na foz e baile de chita..o meu foi trolha e eu não tive nada em bandeja de prata…quanto a esquerdalha não me atinge porque eu não sou nem nunca fui comuna o B.E..nos tempos que correm gosto mais do social fascismo..é que estes fazem pogrons de rabetas, judeus, deficientes e outros que tais…Fui de vez..Ámen vão em paz e que o senhor-qualquer que ele seja-vos acompanhe…pai filho espírito santo ámen…

    Gostar

  131. anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 22:40

    #121 – falhou-me aquela do eu não estou a mentir, estou a comentar uma notícia que alguém plantou e que independentemente de ser verdadeira ou falsa, tem relevância jornalística. e já agora que estás com a mão na massa, também escreves josé s. e paulo p., quem quizer que deduza que é o sócrates e o pedroso, porque se calhar até te referias ao josé saraiva e ao paulo portas.

    Gostar

  132. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:41

    Vai-te foder, porteirona e não te atrevas a atravessar-te à minha frente.

    Trata lá da tua vidinha e dos teus filhinhos em vez de andares atrás de bloggers que me conhecem para sacares informações da minha vida ou de familiares meus.

    Mete-me asco quem é capaz de uma merda destas.

    Gostar

  133. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:44

    Isto anda tão rasca que quando não são os comboios organizados por chulos-poetas, são as porteir@s dos encontros da “blogosfer@ n@ feminin@” para o corte e costura.

    Gostar

  134. tina permalink
    27 Outubro, 2009 22:47

    Não há dúvida que o Anónimo 131 tem uma missão a cumprir!… Vem assim disfarçadamente, à socapa, mas tem a sua lição bem estudada. Falta saber em que capacidade desempenha esta missão.

    Gostar

  135. tina permalink
    27 Outubro, 2009 22:49

    Deve ser algum assessor do governo disfarçado de Anónimo. Adivinhei?

    Gostar

  136. 27 Outubro, 2009 22:50

    è o tiago..

    Gostar

  137. zazie permalink
    27 Outubro, 2009 22:55

    O paradoxo é que em vez de lhes darem cargos em qualquer ministério de lavoura- onde ainda se podiam excitar com abóboras ou ovelhas, dão-lhes instituições de caridade estatal para crianças.

    Estranha coincidência que deve durar desde o Marquês.

    Gostar

  138. tina permalink
    27 Outubro, 2009 23:31

    Oh, que pena, foram-se todos embora, o assessor também, deve estar a dar algum programa importante na RTP1.

    Gostar

  139. 28 Outubro, 2009 12:52

    os debates de fundo que se impõem:

    http://www.ionline.pt/conteudo/30008-sindicatos-juizes-deviam-ser-proibidos

    Gostar

  140. José permalink
    28 Outubro, 2009 13:17

    Logo vou escrever sobre esta faena dos “nossos constitucionalistas”. Uma vergonha inominável desta gente que se diz de esquerda. De esquerda têm tanto como eu de socialista laico.

    Gostar

  141. Anónima33 permalink
    28 Outubro, 2009 19:38

    A pedofilia é uma desordem mental e de personalidade do adulto. Não se trata com prisão e a morte é pena bem escusada.
    De Justiça e dos seus agentes, já muito se vai sabendo e suspeitando «é uma justiça que não inspira confiança. Como não é eficaz, não é justa, não é célere, recorre permanente à Comunicação Social[…]» António Marinho Pinto
    Pessoalmente gostava de ver posts mais bombásticos. Por exemplo: sociedade moderna e prisões sem grades. Novo modelo do sistema prisional.

    Gostar

  142. Anónima33 permalink
    29 Outubro, 2009 22:47

    Olha…Passei-me!
    ahahahah

    Gostar

  143. 12 Agosto, 2010 01:20

    “um mais um são doisa”

    Gostar

Indigne-se aqui.