Saltar para o conteúdo

Centro de decisão sem decisores

30 Junho, 2010

Só 16% do capital da PT votou contra a venda da VIVO. Caixa Geral de Depósitos, Joaquim Oliveira, Visabeira e pouco mais. Neste momento é com esses que o governo pode contar para manter a PT em mãos nacionais e salvaguardar a importância “estratégica” da empresa.

A estratégia da aldeia gaulesa levará ao progressivo desaparecimento dos grandes grupos portugueses.

45 comentários leave one →
  1. José permalink
    30 Junho, 2010 21:41

    Por que razão o “amigo Joaquim”, em comandita com a CGD, chumbaram o negócio? A resposta está no vento mas tenho esperança que ainda se possa vir a saber. Talvez. Zangam-se as comadres e as verdades aparecem. Para já os compadres Espírito Santo e os da maçonaria regular. Outros virão que isto do dinheiro em grande é irresistível.

    Vai ser divertido ver as trafulhices que andaram a fazer.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 21:53

    ora pega lá mais gold cher

    Gostar

  3. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2010 21:59

    pessoalmente estou de acordo com “golden share” e a comissão europeia que vá dar banho ao cão porque outros países , incluindo os vizinhos castelhanos, utilizam/utilizaram o VETO político em condições idênticas.

    Gostar

  4. LIBERDADE DE INFORMAÇÃO permalink
    30 Junho, 2010 22:01

    BRUXELAS,ACABA LÁ COM A GOLDEN SHARE PARA A TELEFÓNICA COMPRAR AQUELA TRAMPA TODA DA PT E EU PODER VOLTAR A VER O JORNAL DE 6a NA TVI COM A MOURA GUEDES.

    Gostar

  5. Manolo Heredia permalink
    30 Junho, 2010 22:36

    Pois é… afinal podia muito bem ser a Telefónica quem redigia os noticiários das sextas-feiras da TVI. Se não era, parece… como o caso Figo…

    Gostar

  6. J.F.Transmontano/beirão permalink
    30 Junho, 2010 22:46

    O traidor iberista do Ricardo Salgado do BES votou a favor da venda.

    Qualquer Português que se preze devia fechar sua conta no BES imediatamente, eu já o fiz há 4 meses.

    Mas que esperar deste traidor, de alguem que declarou recentemente que o futuro de portugal passa pela ibéria, e que nos documentos oficiais do seu banco Portugal já não aparece como entidade, aparece sim a ibéria.

    Se ainda não perceberam e querem ficar de boca aberta, coloquem no google o seguinte:
    “BES Triangulo Brasil Angola ibéria”

    Mas não foi o único dos ditos accionistas de confiança, se é que a esta gente se pode chamar de confiança, a dar a facada no pais vendidos aos euros castelhanos, o senhor da Ongoing também votou a favor.

    Mas também que esperar do Vasconcellos com 2 ll, ele é uma espécie de cavalo de Tróia que a industria de telecomunicações espanhola, prisa à cabeça, pôs em Portugal para minar e ir comprando empresas portuguesas por todo o lado.

    Estes traidores t~em que ser corridos da PT, juntamente com os espanhóis, estão todos aliados e a conspirar contra Portugal e os interesses Portugueses.

    Contudo desiludam-se amigos, este uso da Golden-share é apenas uma grande montagem para lavar a cara do sócrates, e desta cambada de Migueis de Vasconcelos do sec 21, para que ele saia com face de patriota, isto daqui vai para Bruxelas e a coisa vai-se decidir a favor dos castelhanos, espero bem estar enganado, mas penso que vai ser o final disto tudo, o resto e a golden share é tudo fita para salvar a cara do PM.

    No fundo ele é outro traidor iberista feito com espanha, que apoia tgv madridocentricos, mundias de futebol ditos ibéricos, mercados ibéricos de enegia, ou seja, tudo iberico, luso-espanhol é palavra tabu desde 2005 para cá, desde que este senhor tomou o poder e anunciou que a sua prioridade era a espanha, espanha, espanha, que esta tudo a passar a ibérico em Portugal, desde o futebol ás empresas, o objectivo é iberizar e castelhanizar os Portugueses.

    Por isso custa-me que ele se oponha à venda, para mim isto é tudo uma grande fantochada, a venda já esta decidida há muito tempo, isto é apenas para salvar a cra do primeio ministro que é outro traidor iberista como o ricardo salgado e companhia feito com os espanhóis
    Tudo isto esta ser feito nas costas do Bava e do Granadeiro, principalmente do bava que dedicou anos de vida á Vivo e á Pt.

    Correr com estes traidores da PT, juntamente com os espanhóis, estão todos aliados e a conspirar contra Portugal e os interesses Portugueses.

    Entregar-lhe a Vivo era entregar-lhes a Pt a curto prazo, 2 anos, para depois mudarem o nome para Ibercom, objectivo final.

    Para alem do mais nada neste negócio bate certo na minha opinião, ora vejamos.

    Se a telefónica sabe que uma decisão definitiva a respeito da figura da Golden Share no quadro da UE está para breve, prevista para o próximo dia 8 de Julho, a emitir pelo Tribunal Europeu, decisão esta ao que tudo indica será pela sua ilegitimidade, eu pergunto?

    Porquê forçar a compra da Vivo agora, em vez de esperar mais uma semana?

    Esta na cara que isto é tudo um grande circo, é só fumaça da telefónica e do Sócrates para lavar a cara do primeiro-ministro, que deve ter acertado a venda da telefónica algures por ai numa reunião com o seu chefe mentor, o senhor Zapatero, e tudo isto tem como único objectivo agora dar “argumentos” à telefónica para depois vir a adquirir a própria PT com uma OPA hostil.
    Isto mesmo foi dito na sic noticias pelo traidor iberista do Ricardo Salgado.

    É esta a jogado do Sr. Alierta, e do restante gang socrático.
    Eu ate tenho pena do povo, só quer é bola e é comido na frente dos olhos, até o futebol é usado para fazer uma lavagem á cabeça do Portuga, com este dito “duelos ibérco” de futebol de ontem, em vez de luso-espanhol, bem como o mundial dito “ibérico” que o alcoólatra da federação e o Sócrates querem levar por diante pata castelhanizar os portugueses, porque no dia em que o Portuga se considerar ibérico esta pura e simplesmente castelhanizado.

    É o iberismo a todo o vapor.

    Gostar

  7. J.F.Transmontano/beirão permalink
    30 Junho, 2010 22:49

    Depois eu que voto há anos maioritariamente PSD, emobora não olhe para os partidos políticos como equipas de futebol, considero deprimente a declaração do PSD pela mão do seu porta voz e secretário-geral, o senhor Relvas, verdadeiramente vergonhoso

    O PSD que se deixe de falsos liberalismos, e que assuma uma posição consentânea com a sua matriz ideológica.

    O PSD declarar que era a favor da venda da VIVO, que vergonha, o PSD tem deveres de patriotismo a cumprir e tem que se opor a esta forma d colonização económica que vem dos lados de Castela, a que ser proteccionista que os outros países da união europeia também são, ou isto das golden shares e dos vetos políticos só pode ser usado pelos franceses, italianos, espanhóis ou alemães e não por nós Portugueses.

    Isto é a prova que esta EU está ao serviço dos grandes da Europa e apoia este canibalismo económico dos grandes da Europa em relação aos pequenos, e os grande podem exercer vetos políticos e nós não, querem exemplos, aqui vai:

    O governo castelhano, usou um veto politico, para impedir que a E-on alemã compra-se parte da ENDESA.

    As Cajas espanholas podem OPAR mas não são OPAVEIS

    As grandes empresas espanholas, a telefónica, a repsol, a iberdrola entre outras são indirectamente controladas pelos estado espanhol através do BBVA e La Caixa, que detém participações massivas nas grandes empresas espanholas, o que as torna não opáveis.

    Em Itália, a telefónica quis comparar parte da Telecom Itália para poder controlar a TIM que também actua no Brasil, e o senhor Berlusconi e bem não esteva com meias medidas, impediu e vetou politicamente o negócio.

    O estado francês utilizou golden shares aquando da privatização da ELF – Aquitaine.

    O Reino Unido utilizou aquando da privatização de 20 empresas públicas:, entre elas a BRITISH ENERGY, BRITISH AIRPORT AUTHORITIES, ROLLS-ROYCE, BRITISH GAS e NATIONAL POWER utilizou Golden-shares.

    O estado alemão impôs restrições à privatização da Lufthansa e da Volkswagem através deste mecanismo.

    O Governo da Baviera tem 40% da Volkswagen.

    Querem mais exemplos?

    Porque não há um critério de igualdade neste 4 º reich?

    Há dois pesos e duas medidas, estou a ver que na UE a justiça é fraca com os fortes, e forte com os fracos.

    Para isto mais vale sairmos amanha da União europeia, é que qualquer dia passa a ser possível fazer Opas a paises, e isto é comprado ao Km 2.

    Os Portugueses têm que abrir os olhos, chega de sermos os liberais e aturarmos o proteccionismo dos outros.

    Querem vender a PT para quê?

    O hipotético dinheiro da venda não vinha para Portugal, nem nunca entraria na economia portuguesa, ia rodar entre off-shores, e participações sociais em empresas do sector privado e da banca, nunca chegava aentrar no bolso dos Portugueses.

    Vender neste caso é destruir valor, e tal como diz o Bava na venda da VIVO alem de qualquer outra questão está escassez de um activo com este, tem 70 milhões de clientes, é a maior operadora brasileira, representa 67 % dos lucros da PTe dá a pt dimensão global, para alem de ser uma formadora de quadros importante para o pais, não é só jobs for the boys, a Pt emprega e forma muita gente séria e honesta que serve os interesses do pais e contribui para o incremento da economia portuguesa.

    É que os espanhóis tem que ser travados agora para ver que não levam nada, casdo contrario de seguida passam ao ataque à Galp, que nem sequer tem Golden Shares, e no fim do ano o Amorim pode por as acções a venda, com um jeito vão bater à mão da repsol, a EDP para a Iberdrola, levam também a TAP e Portugal desaparece do mapa.

    Sinceramente os Portugueses são um povo que não se governa, nem se deixa governar, como diziam os Romanos, por cá, em algumas cabecinhas, impera a mesquinhez, a ganância do curto prazo e a falta de visão a médio e longo prazo.

    Sempre foi este o grande problema de mentalidade dos Portugueses.
    Triste fado o do portuga.

    Nos outros países, quando toca a reunir lutam todos para o mesmo lado e em prol dos seus países, nós embebidos em lutas partidárias mesquinhas dá-mos tiros nos próprios pés, que é o que o PSD anda a fazer ao mostrar-se contra a golden share, o PSD tinha que se mostraraa favor e assumir as responsabilidades de partido de direita, deixando-se de falsos liberalismos de mercado.

    Assim não vamos a lado nenhum, de manhã o PSD pela voz do PPC disse que se fosse primeiro ministro utilizava a golden share, e à tarde o sr Miguel Relvas venha criticar essa medida ter sido tomada?

    Sem palavras.

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 22:51

    & now for something completely different

    Ainda não há muitos dias houve uma “limpeza étnica” (não sei se com barcos ou sem barcos (provavelmente sem, dada a localização) ou se com helicópteros ou sem helicópteros)) lá para os lados de uns países da Ásia Central.
    Esperei (felizmente sentado) os posts e comentários de genuína (LOL) e “feroz” (LOL) indignação e os boicotes.

    NOJO!

    Gostar

  9. Amp permalink
    30 Junho, 2010 22:52

    & now for something completely different

    Ainda não há muitos dias houve uma “limpeza étnica” (não sei se com barcos ou sem barcos (provavelmente sem, dada a localização) ou se com helicópteros ou sem helicópteros)) lá para os lados de uns países da Ásia Central.
    Esperei (felizmente sentado) os posts e comentários de genuína (LOL) e “feroz” (LOL) indignação e os boicotes.

    QUE NOJO!
    Esta ralé dá vontade de vomitar.

    Gostar

  10. Amp permalink
    30 Junho, 2010 22:56

    E onde andaria o Euroidiota?
    Provavelmente no terreno a combater os “nazis” dos uzbeques………..or maybe not.

    Já as tipas que gostam do islão uma sugestão: existem excelentes ligações aéreas, terrestres e marítimas para esses países (e a preços bem razoáveis). Porque não desamparam a loja e não vão até lá? (é o vais)

    (e que tal umas indignações sobre as lapidações e os crimes de honra?….ah não se pode!…bom….ok….fica para a próxima)

    hipócritas asquerosos

    Gostar

  11. ZeZezinho permalink
    30 Junho, 2010 22:57

    Hoje já se compram paises, e ilhas, em breve seremos nós, e depois, depois, que se lixe o mexilhão, porque os lagartos de agua mudam de rocha cheios e anafados,só espero que no meio da desgraça sejam os espanhois a comprarem isto, porque se temos o azar de vir um abramovithc ou algum cheque das arabias, estamos fodidos, trocam as igrejas por mesquitas e em vez de acordar ao som do despertador acordamos ao som do gritador da torre, e toca a correr para a oração e descalçar os sapatos ou chinelos, ai estamos tramados, como não tão habituados a andar com o pezinho descoberto, nas primairas orações deve ser um fudor a cholé que não se pode, mas pelos vistos vamos que nos ter que habituar.

    Cá por mim, ou fujo ou morro, deve ser mau eu aturar aquilo….

    Gostar

  12. 30 Junho, 2010 23:00

    Caro João Miranda,

    Nada do que se está a passar é estranho, até porque existem factores a ponderar:

    1. Embora não existam “golden shares” como a nossa, sabe perfeitamente que outros países, entre as quais a Alemanha, a França, a Itália e – principalmente – a Espanha, usam e abusam do veto estatal, quando se trata da defesa de certos interesses. Se isso é legítimo, é uma outra discussão. O próprio presidente da CIP vincou o facto ainda há minutos (TVI).

    2. Há também que ponderar a posição do governo brasileiro que pelos vistos, não vê a transacção com bons olhos.

    3. A PT não é “apenas a PT”, como se quer fazer crer. Nisto, o 1º ministro – a “bête noire” do momento, tal como seria Santana, Barroso ou Passos na mesma situação – está com razão. A PT significa o acesso à pesquisa tecnológica, à criação de outras sinergias noutros espaços geográficos – por exemplo na lusofonia -, a saída profissional para muita gente. Para que serve a PT para os portugueses, se se vir reduzida a quase nada ou muito pouco, ou seja, ao nosso muito sofrível mercado interno? Quanto teremos então de pagar pelos serviços?

    4. Não sou comunista, nem sequer socialista ou “social-democrata”. Isso não me impede de neste mundo, encarar com uma certa circunspecção o chamado “mercado livre”. Até que ponto existe, dados os profundos laços entre as administrações estatais e as empresas? Até que ponto a grande China possui um sector empresarial livre do Estado, de que na verdade muito depende? Alguém acredita, mesmo remotamente, da total abertura e liberdade da iniciativa privada na China? Como? É não conhecer a realidade que começou nos tempos de Deng Xiaoping. Com aquelas leis de trabalho, com a organização maoísta dos contingentes humanos, submetidos a um estatuto impensável no ocidente? Aliás, a cumplicidade entre os sectores financeiros – a economia parece ser uma realidade um tanto distinta, embora confesse a minha quase total ignorância – de NYC, com uma parte da administração americana e os seus correspondentes chineses, torna o quadro bastante confuso. Ou não será assim? Até quando poderão os ocidentais pagar os “produtos pechincha” que da China chegam? E quando o desemprego nos 30-30% for generalizado num Ocidente sem fábricas, sem barcos, sem tractores e descapitalizado? Continuaremos a importar? Talvez a crédito… chinês?!

    5. A questão da Europa. É bom que os portugueses entendem que aquilo que o governo fez – e o PSD faria se estivesse no executivo -, é perfeitamente normal, até porque em Espanha, o conceito de reciprocidade é coisa totalmente inexistente. O que é bem real, é a relação de total subserviência e de dependência em que vivemos perante o vizinho. Quando há pouco mais de 100 anos os grotescos republicanos atacavam a monarquia por 27% das nossas relações económicas dependerem da Inglaterra, longe estariam de imaginar o que estado a que hoje chegámos. Se algo acontecer em Espanha – uma ruptura política violenta devida a múltiplos factores, por exemplo – e acontecer uma catástrofe na produção devido ao corte do crédito, o açambarcamento de bens de primeiro consumo, ou o fiasco na distribuição, temos reservas para apenas uns dias. E depois? Virão os srs. Passos Coelho, Cavaco ou Sócrates resolver uma situação que este regime criou, desde há pelo menos 25 anos? Recorrendo aos bons ofícios do sr. Guterres das Nações Unidas? Talvez.
    Duvido muito que um mais apertado controlo das fronteiras – tal como os espanhóis fazem relativamente às nossas empresas e mercadorias -, provoquem grandes comoções “europeias”, porque esta será uma posição compreendida perfeitamente por outrem. Além do mais, as empresas portuguesas agradecerão, além de servir de aviso aos vizinhos que o fazem despudoradamente relativamente a empresas e mercadorias portuguesas.
    É claro que existem aspectos a corrigir, a começar na contratação, organização da Justiça, liquidação de toda a parafernália estatal/partidista que consome ingentes recursos, organização do próprio Estado nas autarquias, institutos públicos, autarquias sem razão de existência, nomeações políticas sem rigoroso concurso, auxílios às empresas que interessam, total isenção na condução do sector empresarial do Estado, etc. Não se iludam: o maior rival do Ocidente, a China, é uma economia capitalista de Estado e a ditadura é férrea no que respeita aos essenciais aspectos a defender pelo regime. Não haja qualquer tipo de ilusão. Este é um combate desigual, pois no outro lado, os escrúpulos são nulos, desde o trabalho infantil, às fábricas/lar forçado, ao trabalho grátis nas prisões do Estado, à obrigatoriedade das horas excessivas – que não conhecemos há mais de um século em Portugal -, à total indiferença pelo ambiente, pelos direitos humanos, sociais, etc, etc. Para nem sequer mencionarmos a política externa, do melhor recorte imperialista de outros tempos. Ainda há pouco mais de um mês, Pequim trouxe “vietcongs” e o “Siam Deng” para o centro de Bangkok, procurando derrubar o regime e normalizando-o à birmanesa ou laociana. O que se está a passar no Nepal e na Índia oriental, é típico.

    Mas isso já são outras questões que directamente nada têm que ver com o tema PT.

    6. Uma vez mais, o futuro parece estar fora da Europa, embora dela nem sequer possamos pensar, ou ter interesse em sair. Mas as matérias primas estão noutro lado e o potencial crescimento, também. O PS e o PSD pouco importam – nem sequer menciono o resto -, pois são folhas secas ao vento, com o mudo/patético residente belenense incluído. Enquanto servirem, valem, mas não passam de cadáveres adiados.

    Gostar

  13. Amp permalink
    30 Junho, 2010 23:01

    Desejo, sinceramente duas coisas:

    1ª – Que a Comissão Europeia humilhe (já para a semana, ao que parece) este “governo”.

    2ª – Que a Telefónica faça um “take-over” total à PT em bolsa.

    Era muito (mas mesmo MUITO) bem feito.

    Gostar

  14. Matar o Monstro permalink
    30 Junho, 2010 23:02

    E porque é que o terceiro-mundista Brasil não usou também uma golden-share para manter afastados de lá os neo-colonizadores canibais capitalistas tugas e espanhóis ?? Será que o Brasil também não deve ter interesses estratégicos nacionais ? Presumo que os que agora defendem a golden-share também, em coerência, defendem a intransigente defesa dos interesses nacionais do Presidente Chavez ? Todos os países têm direito a ser proteccionistas, ou não ? O proteccionismo deve ser um exclusivo tuga ? Sendo assim, fora com os neo-colonizadores tugas e castelhanos do Brasil !!

    Gostar

  15. ZeZezinho permalink
    30 Junho, 2010 23:08

    É que por cá os da nossa igreja nã chateiam muito né, se a gente nã quiser não vai e pronto e quando precisar de algum favorzinho do Padre ou da Igreja , a gente desculpa-se com familiares doentes e muito trabalho e já tá, a coisa passa e o Sr. Padre na esperança de cativar o fiel dá apoio moral e aceita as desculpas, agora nos Alás, porra aquilo não deixam um homem em paz o dia inteiro, são piores que as carraças, as vezes até me pergunto, como é que aqueles tipos nã se aborrecem de andar sempre atrás do pessoal, porra que gente terrivel, ah e pior ainda uma pessoa não pode beber um copito, e eu que gosto tanto do tinto, e segundo me contaram uns amigos parace não se pode comer porco, porra é só o que como quase, minha bela linguiçinha e toucinhito, atão devo morrer á fome não, que gente mais anormal, bom mas segundo parece parece que tem uma coisa muita boa, ter muitas mulheres, uuuiii isso é um espétálico, mas porra com tanta correria o dia todo, com tanta missa, mal comidos e mal bebidos, como é que um homem da conta de tanta rola, aahah porra lá por isso não me convencem.

    Gostar

  16. 30 Junho, 2010 23:09

    Isto é tão engraçado.

    Até parece que estou a ver o Príncipe das Arábias/Luke Skywalker a lutar contra o Império do Mal.

    Acham que se os espanhóis nos comprarem a rede de abastecimentos dos carros eléctricos nos roubarão mais um objectivo nacional?

    E a TVI? a SIC? a RTP? e mesmo a TSF?

    E se nos roubarem o (querido) governo?

    Gostar

  17. não importa nada permalink
    30 Junho, 2010 23:18

    É só propagandistas de castela, uns pagos a soldo pelos euros castelhanos, os outros talvezx por pura cegueira politica.

    o PSD independentemente da decisão do PS, tinha por imperativo de ordem ideológica mostrar-se contra a venda da PT, ainda por cima a capitais espanhóis.

    Finalmente não entendo como é que um Portugues fique feliz por ver uma empresa Portuguesa passar para maõs espanholas, para isto só há duas explicações, ou é um português vendido, traidor iberista, ou então, é um espanhol de segunda geração que urge correr de Portugal.

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 23:19

    Na aldeia gaulesa o Mirandix é o bardo… Não há quem o amordace e ate a uma arvore?

    Gostar

  19. ZeZezinho permalink
    30 Junho, 2010 23:25

    Ah e o meu compradri zé maneli que teve trabalhando na belgique contou-mi que aquilo lá funciona de outra maneira, a gente trabalha mas o governo dá, aqui porra a gente trabalha e o governo tira, o meu compradi também me disse que a genti lá na Belgique quando tá doente vai logo um medico a casa tratar da genti, porra aqui a genti é que vai correndo pro medico e eles fogem..

    ele também me contou aquilo lá mesmo sendo uma coisa moderna, eles são rijos com os corruptos politicos e pedófilos, porra cá batem palmas e fazem de conta que nada foi.

    Gostar

  20. Simão permalink
    30 Junho, 2010 23:30

    Há quarenta e poucas gerações atrás havia apenas: Leão, Castela, Navarra e Aragão……vs. os Muçulmanos

    é um pensamento reconfortante ver como a História se repete. os muçulmanos já cá estão.
    🙂

    Gostar

  21. tric permalink
    30 Junho, 2010 23:37

    (…)Se fosse primeiro-ministro Passos Coelho diz, em entrevista à Rádio Renascença, daria indicações à Caixa Geral de Depósitos para votar contra o que considera ser um “mau negócio” para a PT.

    “Em primeiro lugar, porque julgo que é do interesse nacional que esta participação se mantenha na Vivo, no Brasil. Não creio que o Estado a deva impor à PT mas, estando ainda como accionista da PT, julgo que o Estado deve manifestar o interesse estratégico da participação que existe no Brasil. Em segundo lugar, porque acho que, de todos os elementos que têm vindo a público, a oferta que a Telefónica faz se encontra bastante abaixo ainda do valor estratégico que esta participação tem em termos financeiros. Julgo que não seria um bom negócio para a PT”, refere Pedro Passos Coelho, citado pelo site da rádio.

    Passos Coelho, o grande apoiante de Socrates na utilização da Golden Share…e a mesma visão de politica económica de Portugal…

    Gostar

  22. Simão permalink
    30 Junho, 2010 23:39

    “…estando ainda como accionista da PT…”

    Et voilá: o Estado não deve ser accionista de PORRA NENHUMA!

    Estamos entregues a bestas.

    Gostar

  23. Portela Menos 1 permalink
    1 Julho, 2010 00:01

    no dia em que a Comissão Europeia contrariar os VETOS POLÍTICOS dos governos europeus – incluindo espanha, uk, itália e frança – para o mesmo tipo de negócio, Portugal deve, então, equacionar as suas “golden share”.
    até lá deve impedir que os BES’s queiram CASH a curto prazo em vez de investimento estratégico a médio/longo prazo.

    Gostar

  24. Simão permalink
    1 Julho, 2010 00:12

    OPA hostil JÁ!
    Estamos em Capitalismo ou não?
    Estamos num Mercado Livre ou não?
    🙂

    quero ver a cara dos do regime quando (e se) a querida PT lhes escapar das mãos.

    “a Comissão Europeia contrariar os VETOS POLÍTICOS dos governos europeus – incluindo espanha, uk, itália e frança”

    Eis algo que deveria ser feito já amanhã.
    Se eu for proprietário de uma empresa eu deve poder vende-la (ou não) a que MUITO BEM ME APETECER.

    Gostar

  25. Romão permalink
    1 Julho, 2010 00:17

    #25.

    Tenta fazer isso com uma central nuclear. Se conseguires compra-la, num bundle de uma energética qualquer, tenta vendê-la.

    Gostar

  26. 1 Julho, 2010 00:25

    Caro Romão,

    As minhas desculpas por, no outro dia, e a propósito da importância ou mérito, maior ou menor, que Salazar teve no reequilíbrio orçamental de 1929 em diante, não ter podido continuar a estimulante troca de impressões por motivos de forte indisposição que ainda não foi totalmente debelada. Certamente que haverá oportunidade de voltar a “terçar argumentos” sobre este e outros temas.

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    1 Julho, 2010 00:28

    Andas a abusar no licor o Transmontaine.

    Gostar

  28. 1 Julho, 2010 00:29

    Entretanto, preparem-se agora para a próxima OPA. O “perigo”, então, não será apenas “ficarmos” sem a Vivo; o “perigo” será “ficarmos” sem a PT.

    Disclaimer: não tenho nem nunca tive, nem os meus familiares mais próximos, quaisquer interesses de ordem mobiliária ou imobiliária na PT.

    Gostar

  29. tric permalink
    1 Julho, 2010 00:33

    “até lá deve impedir que os BES’s queiram CASH a curto prazo em vez de investimento estratégico a médio/longo prazo.”

    o unico, o unico, o unico, investimento estratégico a curto/médio/longo de Portugal é apoiar as PME´s,

    quando o Pedro Passos Coelho afirma que dava indicações à CAIXA GERAL DE DEPOSITOS para se opor ao negocio da VIVO e quando se sabe que o Estado está a absorver grande parte do pouco crédito existente no mercado, sobrando migalhinhas para as PME`s e p…é este gajo que vai ser o próximo Primeiro-Ministro de Portugal!!!??? cruzes canhoto…

    Gostar

  30. faustífero permalink
    1 Julho, 2010 00:39

    Um dia saberemos a história toda, isto faz parte dos últimos capítulos de uma queda aos infernos.

    Gostar

  31. Simão permalink
    1 Julho, 2010 00:44

    “o “perigo” será “ficarmos” sem a PT.”

    UI! OLHA QUE CHATICE!
    O regime ia ficar sem a PT. Realmente, uma maçada.

    Gostar

  32. Miguel permalink
    1 Julho, 2010 00:50

    Caro J.F.Transmontano.

    Você disse tudo que havia para dizer.

    Assino por baixo os seus 2 comentários.

    Gostar

  33. zazie permalink
    1 Julho, 2010 01:27

    Ficámos todos a saber: o Peluche esteve de caganeira.

    Gostar

  34. 1 Julho, 2010 01:34

    No dia 26 de Maio o Ricardo Salgado, exigia isto:
    http://www.ionline.pt/conteudo/61711-governo-deve-accionar-golden-share-caso-pt-seja-alvo-opa

    Agora com cheiro a papel fresco, teve a inevitável mudança de atitude pinokial.

    Gostar

  35. 1 Julho, 2010 01:40

    Talvez a estratégia, neste mundo globalizado, signifique a redução da importância relativa da PT no mercado mundial. Mas o que cumpre entender é que a estratégia contrária significaria a desaparição, paulatina, do próprio país, com as suas empresas nevrálgicas na mão de empresas – e interesses… – estrangeiros.

    Gostar

  36. Stingbite permalink
    1 Julho, 2010 01:52

    O Blasfémias é um bom blog. Talvez por isso atraia tantos loucos para as caixas de comentários.
    Mas loucos mesmo, pá. Completamente varridos.

    Ideias como “a PT é nossa” fazem-me presumir que são todos accionistas mas decidiram votar contra as convicções que aqui expressam.

    Gostar

  37. lucklucky permalink
    1 Julho, 2010 07:44

    Já se vê que o respeito pelo dinheiro que os outros investiram, ou seja a sua propriedade, o seu, não existe para muitos comentadores.
    Para esses comentadores forçar os outros a fazer o que eles querem é bom. Há sempre uns candidatos a Tiranetes que julgam que têm o direito de mandar nas coisas dos outros.

    É gente com conceitos socialistas da economia e por consequência favoráveis à corrupção, compadrio, boys e girls.Isto só vem reforçar os incentivos para os ganhos se fazerem pela política.

    Dezenas de países pequenos não têm PT’s, por exemplo: São Marino, Andorra, Luxemburgo. Não consta que vivam mal, estejam a morrer de fome, não tenham telefone ou internet.

    A política deve sair da economia. Mas como parece que não acontecerá cada vez mais corruptos vamos ser.

    Gostar

  38. Anónimo permalink
    1 Julho, 2010 11:04

    “O governo castelhano, usou um veto politico, para impedir que a E-on alemã compra-se parte da ENDESA”. TRANSMONTANO

    O señorito Transmotano foi para ver o filme mas ficou dormidito na segunda parte de tao aburrido que era para continuar olhando-o até o final.

    O señorito bigotes Aznar finalizou a privatizaçao da ENDESA (Empresa Nacional de Energía, S.A.). Mas como esta empresa uma vez privatizada nao podía cair nas maos dos catalaes GAS NATURAL que fizeram OPA hostil, o sr Presidente da susodita empresa Manuel Pizarro nao tuvo reparos em falar com o gigante energético alemao E.ON `para ser comprado em OPA nao hostil desta vez, of course.

    Finalmente o filme terminou sendo ENDESA troçeada e uma parte dela foi para os alemaes, outra parte para os catalaes a través da OPA amigavel da ENEL italiana. Empresa italiana que de outra banda está ainda participada com capital do Estado Italiano.

    Ah. E tudo isto as consequencias de que em 29 de novembro de 2006 a Comissão Européia julgou ilegais todas as restrições impostas pela CNE[1].

    A questao aquí ja nao está em falar de goldem shares senao em poder discernir qual foi a parte da ex-Endesa que saiu ganhando e melhorada. A parte que foi vendida aos protestantes alemaes da E.ON ou a a outra parte que foi parar nas maos da católica italiana e PIG ?. Vc que acha?

    estos episodios até sao tao facilmente comprobaveis que só com ir mirar aqui daría para ver:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Endesa

    Gostar

  39. Matar o Monstro permalink
    1 Julho, 2010 12:58

    “Passos Coelho, o grande apoiante de Socrates na utilização da Golden Share…e a mesma visão de politica económica de Portugal…”

    MENTIRA !

    Dizer que daria indicações à CGD para votar contra não é mesmo que dizer que utilizaria a golden-share. São coisas diferentes. O que ele disse é que não estava disponivel para vender e além disso o preço é baixo.

    Lisboa, 30 jun (Lusa) – O secretário geral do PSD, Miguel Relvas, afirmou hoje que os sociais democratas não teriam utilizado a “golden share” do Estado na PT para impedir a venda da participação daquela empresa na brasileira Vivo aos espanhóis da Telefónica.

    “Nós não teríamos utilizados a ‘golden share'”, afirmou Miguel Relvas, em conferência de imprensa, na sede do PSD, em Lisboa.

    O representante da posição estatal na PT na assembleia geral de accionistas da empresa votou contra a venda da Vivo à espanhola Telefónica utilizando a ‘golden share’, tendo o primeiro ministro, José Sócrates, afirmado que “a ‘golden share’ serve para ser utilizada quando é necessário”.

    “Entendemos que não devem existir ‘golden share’. O Estado não deve ter nas participações nas empresas poderes especiais”, argumentou Miguel Relvas.

    Segundo o secretário geral do PSD, “o negócio não era um bom negócio para a PT, mas cabe respeitar a decisão dos accionistas”.

    Para o PSD, “o sinal que o Estado devia dar era o da votação da Caixa Geral de Depósitos”, empresa detida pelo Estado, que votou contra.

    ACL.

    Este texto foi escrito ao abrigo do acordo ortográfico

    Lusa/Fim.

    Gostar

  40. ZeZezinho permalink
    1 Julho, 2010 13:14

    Crónicas do Zezezinho

    Cá na minha terra quando cá o je andou á escola, e digo já que só andei 4 anos. mas tamen passei todos, a genti aprendia a fazer uma regra de 3 simples e a s contas batiam certo, ou dava resto 0 ou sobrava qualquer coisa, agora é só doutoris pra tudo e computadoris pra tudo, qualquer dia até o empregado da gagadeira tem que ser doutiri e cagamos por computadori para medirem a cagada; e nas contas vai de barracas, as contas nunca dão resto ou O, dão sempre falta, nã sei como é que eles fazem isto transformam contas de somar em contas de sumir, ora porra….

    Gostar

  41. ZeZezinho permalink
    1 Julho, 2010 13:35

    Num dia destes num petisco com meu compadri maneli e mais uns companheiros o meu compadri disse-me assim:

    -Oh Compadri Zezezinho, atão você já sabe que agora os paneleiros já casam uns com os outros ???

    – Oh compadri Maneli nã me diga isso homem porra !!!!
    Atão os borregos e os chibos só são paneleiros, quando não há mais femeas no rebanho, e esses parvos com 7 para cada homem que há e deram nisso, ora porra…!!!!

    Gostar

  42. Ana Paula Fitas permalink
    1 Julho, 2010 16:13

    Caro João Miranda,
    Fiz link deste post.
    Obrigado.

    Gostar

  43. Tribunus permalink
    1 Julho, 2010 17:47

    Na conferencia de empresa do salgado, ouviram-se coisas interessantes: A PT se efectua-se ficava com um passiv mais aleviado! O Bes , está em situação pouco brilhamate com o Basileia 111 ( que está aprazado vai para mais 3 anos) que vai obrigar os bancos a melhorar os seus balanços com mais realiadade e especialmente capital proprio (que falta) ele falou como se tivesse sabido isto anteontem! que esteve esta malta a falar com o socrates a segundafeira passada? a sacanagem não abriu o jogo, mas não è dificil ver que está tudo arrasca!O Salgado só faltou gritar, quero o dinheiro!
    A Caixa Geral de depositos continua a ser o cão de fila do estado e o barrete dos portugueses. Qual foi papel do Presidente do Conselho Fiscal? tem cartão do Ps? parece!

    Gostar

  44. J.F.Transmontano/B. permalink
    1 Julho, 2010 23:38

    39.Anónimo disse
    1 Julho, 2010 às 11:04 am

    Em primeiro lugar, você deve pensar que vem para aqui enganar miúdos da primária, é isso?

    Aqui o único niño é vossa excelência, talvez um espanhol de segunda geração em Portugal, ou qualquer outro tipo de vendido e propagandista castelhano pago a soldo.

    Você só conta aparte que lhe interessa e depois é tão primário que se vai informar à Wikipédia, vejam só quais são as fontes do jumento, como toda agente sabe a informação da wikipédia não tem qualquer controle nem é de confiança, aquilo é a enciclopédia livre e qualquer um pode ir para lá escrever o que lhe apetece.

    Para alem disso o que você diz é um chorrilho de disparates e mentiras pegadas.

    A verdade esta no lado oposto do que você disse, o estado espanhol aumentou os poderes do regulador espanhol da energia, Comissão Nacional de Energia (CNE) para que pudesse intervir, e impedir a OPA da E.ON em relação à Endesa, caindo assim a endesa no controle total da acciona, empresa de cosntrução espanhola, e nas maõs da catalá gas natural por interposta pessoa da Enel italiana, como que se a catalunha contra a vontade dos catalães não fosse considerada parte de espanha, e as empresas catalãs não estivessem cotadas no Ibex 35 de madrid.

    Os catalães bem querem saltar fora, eles é que não deixam.

    O ministro da Indústria, José Montilla, parece que tinha outro pensamento, e decidiu que deveria fazer alguma coisa para que a E.ON não pudesse comprar a Endesa, embora sua oferta fosse melhor do que a da Gas Natural.

    Veja em castelhano e tudo, talvez sua ligua materna.

    http://www.elpais.com/articulo/economia/Endesa/considera/OPA/On/refleja/adecuadamente/valor/real/compania/elpporeco/20060221elpepueco_1/Tes

    Para alem disto e para verem o escandalo a companhia alemã oferecia 27,5 euros em dinheiro por ação, enquanto a gas natural ofereceu 7,34 euros, isto passou-se me 2006, sendo esta oferta recusada.

    Em 2007 a novela acabou, a E.On retirou proposta de compra da endesa , foi fabricado um acrodo pelo governo espanhol em que a E-on entrou em acordo com a Enel e a Acciona, que passaram a controlar a Endesa, retirando a oferta hostil, além de renunciar a qualquer tentativa de tomada de controle nos próximos anos.

    http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/04/02/ult1913u67050.jhtm

    Em troca, a E.On ficou com activos na Espanha, Itália e França avaliados em 10 biliões de euros, mas foram vetados em relação á Endesa, entre os quais a Viesgo, que pertencia à Enel, além de outros activos de geração de energia na Espanha que hoje estão nas mãos da Endesa. Na Itália, a E.ON ficará com a Endesa Italia e, na França, com a Endesa France/SNET.

    http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Bruxelas-da-luz-verde-a-EON-para-compra-de-Viesgo-e-Endesa-Europa.rtp&article=95704&visual=3&layout=10&tm=6

    Resumindo quando os interesses espanhóis estão em causa, o Estado espanhol intervém e toda a gente acha normal, pelo contrário se forem os interesses Portugueses a estar em causa ai já não pode ser e é o cabo dos trabalhos, é o que faz ter em Portugal uma estação televisiva controlada por Espanha, para alem de alguns jornais e económicos, bem como parte da blogosfera vendida e alinhada com os interesses espanhóis, em Espanha é normal, aqui criticam.
    Os portugueses têm que se deixar de complexos de esquerda e defender o que é deles, segundo a estupidez portuguesa, o nacionalismo é bom para Espanha e péssimo para Portugal.

    A imprensa espanhola farta-se de criticar o ministro e o governo espanhol por dizerem eles deixarem a telefónica sozinha, porque deixar a telefónica ou qualquer outra empresa espanhola sozinha não faz parte do liberalismo espanhol, que é tudo menos liberalismo, é um proteccionismo exacerbado, com um enviesamento evidente quanto à aplicação dos princípios dos chamados “mecanismos de mercado” quando os interesses das empresas esppanholas estão em risco.

    O liberalismo espanhol aplica-se nos outros países, e não em Espanha!
    E atenção que eu não estou a defender o sócretino, o que foi feito era o que qualquer governo patriota deve fazer, defender as suas empresas seja de quem for, principlamnete desta colonização económica castelhana.

    E quando digo que não estou adefender o socretino, é porque acho que isto pode ser uma montagem para ele sair com cara de patriota, quando na verdade a venda já esteja acertada entre ele e o zapatero, porque para mim foi muito estranho o timing da Opa, ora vejamos:
    Se a telefónica sabe que uma decisão definitiva a respeito da figura da Golden Share no quadro da UE está para breve, prevista para o próximo dia 8 de Julho, a emitir pelo Tribunal Europeu, decisão esta ao que tudo indica será pela sua ilegitimidade, eu pergunto?

    Porquê forçar a compra da Vivo agora, em vez de esperar mais uma semana?

    Esta na cara que isto é tudo um grande circo, é só fumaça da telefónica e do Sócrates para lavar a cara do primeiro-ministro, que deve ter acertado a venda da telefónica algures por ai numa reunião com o seu chefe mentor, o senhor Zapatero, e tudo isto tem como único objectivo agora dar “argumentos” à telefónica para depois vir a adquirir a própria PT com uma OPA hostil.

    Isto mesmo foi dito na sic noticias pelo traidor iberista do Ricardo Salgado.

    É esta a jogado do Sr. Alierta, e do restante gang socrático.

    PS: a piada do licor já enjoa, daqui para afrente é só J.F.Transmontano/B.

    Gostar

Indigne-se aqui.