Saltar para o conteúdo

“os ricos que paguem a crise!”

25 Novembro, 2010
by

Continua a ler-se e a ouvir-se por esse país fora. A frase – saída do mais puro marxismo cavernícola – deve ler-se, contudo, como descrição e não enquanto prospecção, do seguinte modo: “os “ricos” pagaram as crises!”. É que, na verdade, têm sido os “ricos”, isto é, aqueles que ainda têm alguma renda para o estado delapidar, a pagar as sucessivas crises portuguesa, pelo menos, desde que, em 1975, o estado iniciou um processo de destruição da riqueza nacional, de que, sob formas diversas, nunca mais desistiu. São os “ricos” que têm, de facto, vindo a pagar as sucessivas e inúmeras tropelias do estado português. É por essa razão que hoje, desgraçadamente, já quase não há “ricos”, mas apenas pobres. E estes, pela natureza das coisas, nada têm para pagar.

73 comentários leave one →
  1. José permalink
    25 Novembro, 2010 12:56

    Warren Buffet, um rico dos mais ricos que pode haver, disse recentemente que os ricos deveriam pagar mais impostos e que a ideia muito generalizada de que a riqueza dos mais ricos, permitiria a menor pobreza dos mais pobres é um engano e um embuste. Fala quem sabe…

    Gostar

  2. José permalink
    25 Novembro, 2010 12:57

    Olha! O Romão teve a mesma ideia. Ainda bem porque é assim que se destroem mitos.

    Gostar

  3. José permalink
    25 Novembro, 2010 12:59

    Viva a social-democracia com alternância no poder de três em três anos e com programa antecipado para se sindicar o cumprimento. Viva a democracia com controlo entre os poderes, com destaque para o judicial e com meios para apanhar corruptos tipo BPN e outros instalados no Estado-Administração..

    Gostar

  4. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:01

    Viva o Estado com menos Estado dentro. Viva a iniciativa privada e o risco do investimento sem o tapete do Estado como acontece nas parcerias público-privadas.

    Vivam os verdadeiros capitalistas com regras que cumprem e obeedecem.

    Gostar

  5. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:02

    No fundo, viva o regime económico do marcelismo.

    Gostar

  6. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:14

    Comparar a situação americana à europeia é errada, José. Aquilo lá é mesmo uma pluto-economia. Em Portugal a situação é um bocado semelhante mas com uma diferença. Há poucos ricos mesmo.
    .
    .
    Para variar, uma boa notícia:
    .
    ‘From Lisbon to Vladivostok’
    .
    Putin Envisions a Russia-EU Free Trade Zone
    .
    Russian Prime Minister Vladimir Putin would like to see a free trade agreement between the European Union and Russia. In a Thursday editorial for a German newspaper, he describes his vision of “a unified continental market with a capacity worth trillions of euros.”
    .
    In http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,731109,00.html
    .
    .
    Se isto acontecer será uma grande vitória diplomática da Europa contra os USA. O que mostra que a diplomacia europeia está a ter grandes resultados. Depois do acordo Nato-Rússia, temos este avanço, trazendo a Rússia para a esfera europeia.
    .
    .
    Há quem passe a vida a dizer mal dos europeus, contrapondo a “excelência” diplomática americana. No entanto, a Europa começa a criar o seu espaço de defesa comum sem ameaçar ninguém. Que andam os americanos a fazer? A instigar uma guerra entre as koreias, com a profusão de exercicios miltares conjuntos entre americanos e sul-koranos, para provocar os norte-koreanos.
    .
    .
    O mais triste é que os americanos querem provocar uma guerra entre as Koreias, para testar as capacidades… Chinesas. Onde é que eu já vi este filme? Ah! Na Espanha da década de 30.
    .
    .
    Mas já se percebeu que os americanos estão mortinhos para mais uma guerra. Pudera, muitos deles acreditam que só assim conseguirão evitar o colapso do dólar e estimular um eventual crescimento económico. Glup!

    Gostar

  7. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:18

    Ricos são ricos, seja na Europa ou nos EUA. E devem pagar mais impostos porque a ideia básica para os libertar dessa carga era esta: se os ricos pagarem menos impostos, ficam com mais dinheiro para investir o que redunda em maior benefício de todos, na medida em que haverá maior produção de riqueza.

    Na Economia, os paradoxos são tantos que este é apenas mais um que se desfaz em bom senso como é comum.

    Gostar

  8. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:20

    E qual será a justificação real e séria para os bancos e seguradoras pagarem menos impostos que o restante pessoal que produz?

    Gostar

  9. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:21

    Eis aqui a provocação americana e sul-koreana:
    .
    .
    “The U.S. and South Korean militaries will stage a large-scale exercise off the west coast of the peninsula from this weekend, just days after North Korea fired a barrage of missiles at a South Korean island.”
    .
    In http://www.reuters.com/article/idUSTRE6AO1ZH20101125
    .
    .
    Os chineses não dormem:
    .
    .
    BEIJING, Thursday 25 November 2010 (AFP) – North Korea’s key ally China said Thursday it opposed US-South Korea war games to be staged after Pyongyang’s deadly artillery barrage, as Premier Wen Jiabao warned against “provocative” acts.

    “We have taken note of relevant reports and express concern,” foreign ministry spokesman Hong Lei told reporters when asked about the exercises, which are set to kick off in the Yellow Sea as a show of force on Sunday.

    “We oppose any act that undermines peace and stability on the (Korean) peninsula.”
    .
    In http://www.mysinchew.com/node/48576
    .
    .
    Os americanos em vez de trabalharem para acalmar as koreias, estão ainda a provocar mais a nova liderança norte-koreana e a capacidade dos chineses em influenciar o regime norte-koreano. Mas isto que os americanos estão a fazer é mesmo uma estupidez. Nem os chineses dominam o regime norte-koreano, como aquele regime é liderado por malucos e, a qualquer momento, desatam uma guerra em larga escala contra o sul.
    .
    .
    Poder-se-á dizer que é uma forma dos americanos mostrarem que apoiam mesmo a Koreia do Sul. Mas fazendo exercicios militares provocatórios? O que os americanos estão a fazer é criar instabilidade na região e tentar que haja uma guerra entre as koreias. Como na guerra civil espanhola.
    .
    .
    Este Obama é um grande filho da p****!!!!!!!!!!! E até ganhou o Nobel da Paz. Palhaço!

    Gostar

  10. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:23

    ” E devem pagar mais impostos porque a ideia básica para os libertar dessa carga era esta: se os ricos pagarem menos impostos, ficam com mais dinheiro para investir o que redunda em maior benefício de todos, na medida em que haverá maior produção de riqueza.”
    .
    .
    E os ricos não pagam impostos em Portugal? Ó José, Vc. está a comparar alhos com bugalhos. Nos USA os impostos dos ricos são mais baixos que sobre a classe média. Na Europa são progressivos. Vc. está a confundir tudo. Está equivocado, José. Se me disser que os ricos não pagam impostos, aí é coisa de fuga ao fisco, não de um sistema que beneficia directamente os ricos. Não vá em demagogia fácil, José. Senão, até parece aqueles invejosos comunas. ;))

    Gostar

  11. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:25

    Até o governo filipino é contra as provocações americanas e sul-coreanas ao regime comunista da Koreia do Norte.
    .
    .
    “The Philippine government said Thursday it is “worried” over this weekend’s joint military exercise between the United States and South Korea, saying it might further escalate tensions on the Korean Peninsula and endanger the security of thousands of Filipinos living and working in South Korea.”
    .
    In http://english.peopledaily.com.cn/90001/90777/90851/7211517.html
    .
    .
    Oxalá que não haja mesmo uma confrontação militar, mas o que os americanos andam a fazer é mesmo típico de um regime pouco credível e que promova a paz mundial.

    Gostar

  12. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:27

    Os ricos pagam impostos, como deve ser, em Portugal? Só os tansos.

    Aqui há uns anos, os advogados pagavam menos IRS que as empregadas domésticas colectadas.

    Gostar

  13. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:28

    O Belmiro paga, esse paga. E um Godinho pagava?

    Gostar

  14. tric permalink
    25 Novembro, 2010 13:30

    Jornalista -Quem é, na sua opinião, o português mais ilustre deste século?
    Lúcio Tomé Feteira-Salazar foi o maior estadista da História de Portugal.

    Jornalista -Quando regressou a Portugal?
    Lúcio Tomé Feteira-Em 1964 resolvi vender as minhas empresas. E depois pensei no melhor local para colocar o dinheiro. O dinheiro não tem pá­tria, vai para onde há melhores garantias. Qual era o país que me oferecia melhores garantias? Portugal, que tinha o orçamento equilibrado e a moeda mais forte do mundo. É por isso que hoje não me deixam falar. Portugal tinha a inflação a zero e 980 toneladas de ouro. O Financial Ti­mes escreveu: – Portugal, a continuar a sua ex­pansão económica, atingirá o terceiro milagre económico do mundo em 1980. O que ultrapassaria muitas vezes os outros dois milagres económicos: o japonês e o ale­mão.
    Jornalista -Trouxe o dinheiro para Portugal?
    Lúcio Tomé Feteira- Sim, onde já tinha outras coisas…
    (…)

    Gostar

  15. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:31

    Quanto pagará um Pedro Choy ou um Maló? Pagam 42% do que ganham?

    Gostar

  16. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:35

    tric:

    Obviamente estamos na altura de falar no marcelismo. É imperativo que se fale nisso.

    E como tenho uma revista Observador de 1972 em que num número especial se faz uma radiografia á nossa situação económica da época, com crescimento superior a 6%, vou tentar glosar o assunto noutro lado, com cópias de dos artigos. Até um do Freitas do Amaral sobre a “modernizaçãp administrativa.” Já o li e é de rir. Um riso amarelo.

    Gostar

  17. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:36

    “Os ricos pagam impostos, como deve ser, em Portugal? Só os tansos.
    Aqui há uns anos, os advogados pagavam menos IRS que as empregadas domésticas colectadas.”
    .
    .
    E acha que os advogados são ricos? Ó José, por amor de deus, eu tenho-o como uma pessoa bem informada e inteligente.
    .
    .
    Depois vir-me falar de um tipo suspeito de pertencer a uma máquina corrupta e quer comparar aos ricos normais? José, por amor de deus. Não me venha com demagogia. Senão dizia que há alguns ricos em Portugal promovidos pelos parasitas estatais e políticos. ehehhehhehh

    Gostar

  18. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:36

    “Portugal, a continuar a sua ex­pansão económica, atingirá o terceiro milagre económico do mundo em 1980. O que ultrapassaria muitas vezes os outros dois milagres económicos: o japonês e o ale­mão.”

    A ver se nos entendemos: os autores morais e materiais do crime que nos atingiu foram…os comunistas e os socialistas. Está de caras e nem tem discussão possivel

    Gostar

  19. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:37

    Os advogados são menos ricos que as sopeiras? E eu é que sou demagogo…

    Gostar

  20. José permalink
    25 Novembro, 2010 13:38

    Os antigos países comunistas perceberam isso na década de noventa.

    Gostar

  21. Por outra permalink
    25 Novembro, 2010 13:40

    Pura especulação de mestre rui a. sem consciência a pesar-lhe ou quê, mero gozo de quem, caprichosdamente é livre de bem dizer o que lhe apetece.
    E eu ainda hoje, às 7:30 H, animado a dar um salto à horta, dei comigo antes a ouvir voz da rádio que dizia que uns representantes do FMI entendem que o portuga de Portugal padece de crise medonha, mercê da enorme disparidade de riqueza deste país entre os ricos e os pobres.
    Hora a que sua excelência o rui dormiria, aun, regalado, e não terá ouvido e nem lhe faz falta a pensar o que quer, sem peso, como um liberal.
    Mas devia sabê-lo tão bem como qualquer outro citizen, como é claro o sabe.
    Porém, faz-lhe bem o remar à toa, ao lado, como é uso dos políticos privilegiados, como de nababos.
    O que é desonesto, de toda a maneira, sabido que os ricos, desde agrários a banqueiros e políticos, como empresários das público-privadas, a ‘troupe’ que, enfim, desde a comesaina do casino à bolsa, à mama da CEE, mais negócios escuros, a sabe toda e sai sempre a ganhá-lo.
    E tais ricos, que só o mamam, protegidos da famelga manhosa, unida entre o poder legislativo, judicial e executivo, viciados como uma mafia, enquanto os pobres e trabalhadores saem sempre a perder e a pagá-lo todo, deviam, é claro, por uma vez, pagar a crise, se justiça houvesse, moral ou deus ou a revolução necessária.
    Entretanto, não passa de um jogo esta brincadeira de ases e trunfos todos para uma banda.

    Gostar

  22. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:42

    “Os advogados são menos ricos que as sopeiras? E eu é que sou demagogo…”
    .
    Alguns são-no mesmo. ;))
    .
    .
    Vc. estava a falar de ricos e vem-me falar da classe média? ehehhheehhehehh
    .
    .
    Sobre a sua ideia quanto ao marcelismo, meu amigo José, o descalabro de Portugal começou aí mesmo. Vá ver quando começou o regabofe da despesa pública e depois diga-me alguma coisa. Vai-me dizer que a culpa foi da guerra. Foi-o em parte. Mas se Vc. ler o seu (dele, do Marcelo) testamento político, verá que está ali a génese do actual PS e PSD. Com o catlocismo à mistura. Aliás, em Portugal o político que mais seguiu as pisadas marcelistas foi o… Guterres! E esta, hein?

    Gostar

  23. 25 Novembro, 2010 13:46

    Contrafactual. E não digo mais, porque já não tenho paciência para tolos.

    Gostar

  24. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 13:51

    A caminho da guerra. Eis o que está preparado para a peninsula koreana. Pffff!
    .
    .
    “Ministro da Defesa sul-coreano demitiu-se
    .
    .
    O ministro da Defesa sul-coreano, criticado internamente pela resposta ao bombardeamento norte-coreano de terça-feira, apresentou hoje a demissão ao Presidente, Lee Myung-Bak, que a aceitou, informou a presidência.”
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=455807
    .
    .
    O que é importante é isto:
    .
    “O governo sul-coreano foi muito criticado, tanto por políticos como na imprensa, pela resposta considera tímida ao ataque de terça-feira da Coreia do Norte de uma ilha sul-coreana, que fez quatro mortos. ”
    .
    E isto:
    .
    “Um antigo ministro da Defesa Kim Jang-soo, do partido político do presidente, qualificou de “decepcionante” a reacção do exército e considerou, como vários deputados, que as forças sul-coreanas deviam ter imediatamente activado aviões de combate, capazes de neutralizar a artilharia norte-coreana.

    O ministro Kim Tae-Young respondeu a essas críticas afirmando que ataques aéreos podiam ter desencadeado “a guerra total”. ”
    .
    .
    Infelizmente estamos mais perto da guerra que da paz. Quando a opinião pública está apostada em respostas duras a ataques norte-koreanos, quer dizer que a guerra é inevitável. Ainda por cima, em vez de haver juizinho por parte das grandes potências, temos os americanos a deitarem mais gasolina para cima da fogueira.
    .
    .
    Como também existe uma largo movimento de opinião norte-americana contra a China, está-se mesmo a ver o que aí vem. Guerra, sangue, suor e muitas lágrimas.
    .
    .
    Espero que a Europa não se ponha ao lado de maluquinhos. Quem faz a cama que se deite nela depois.

    Gostar

  25. tric permalink
    25 Novembro, 2010 13:55

    Gostar

  26. José permalink
    25 Novembro, 2010 14:14

    “Vc. estava a falar de ricos e vem-me falar da classe média? ehehhheehhehehh”

    Ok, concordo. Estava a falar dos que não sao pobres, de facto. Ricos, em Portugal são poucos e não resolvem a coisa do défice.

    Mas há um outro fenómeno que poderia resolver: os tais que não são pobres devem ao Estado, em impostos, qualquer coisa como mais de metade do valor do défice.

    Se esses impostos em dívida fossem pagos- e não se contabilizam entre esses, os que estão em via contenciosa nos tribunais tributários e administrativos- o défice ficaria ao nível dos melhores da Europa. Isso foi o que ouvi um dia destes no rádio, logo pela manhã.

    E também ouvi a notícia de que fala o excelente comentário de Por Outra.
    .

    Gostar

  27. José permalink
    25 Novembro, 2010 14:19

    Como não sou muito versado em Economia, ando com esta ilusão de que o regime económico do marcelismo, um liberalismo social-democratizado, seria a solução para os nossos problemas. Mas se calhar é isso mesmo: uma ilusão.
    Mas penso no ensino e na qualidade que se perdeu. Na iniciativa privada dessa altura nos vários sectores. Até penso na tal dúzia e meia de famílias que detinham o poder económico em Portugal e que os comunistas, ontem como hoje vituperam sempre, e julgo que estaríamos de facto bem melhor se o comunismo tivesse sido arredado e os Carvalhos da Silva em vez de estudarem no ISCTE ( uma instituição precisamente de 1972 e para ocupar os entao emergentes sociólogos) tivessem trabalhado na estiva seria bem melhor.

    Gostar

  28. Outside permalink
    25 Novembro, 2010 14:44

    Que postada mais infeliz!
    “É por essa razão que hoje, desgraçadamente, já quase não há “ricos”, mas apenas pobres. E estes, pela natureza das coisas, nada têm para pagar.”
    Já quase não há “ricos” em Portugal ? O que quase não há em Portugal é a “classe média” rui.a como V. bem sabe. Este é um paìs cada vez mais bipolarizado, devido aos compromissos, interesses, compadrios, falta de justiça, corrupção, falta de carácter, rigor e solidariedade.
    A culpa ? A culpa é dos pobres, aqueles que pela sua natureza, sem emprendorismo e sem tostão, quais parasitas presos à carcaça dos gloriosos “ricos” que são modelo social, exemplo de contribuinte cidadão que tudo paga quanto deve a um Estado amigo (que ignora as suas dívidas) e irmão (partidariamente umbilical).
    O que falta neste paìs é VALORES caramba !!!

    Honra, Carácter, Dever, Solidariedade e Trabalho, muito Trabalho suado.

    Os parasitas são outros, os que lhe são afectos.

    Gostar

  29. Outside permalink
    25 Novembro, 2010 14:48

    “São os “ricos” que têm, de facto, vindo a pagar as sucessivas e inúmeras tropelias do estado português.”
    E isto que aqui escreveu…nem blasfémia é! É “inenarrável” ! Falso, ôco e insultuosamente jocoso!

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 14:51

    “Mas há um outro fenómeno que poderia resolver: os tais que não são pobres devem ao Estado, em impostos, qualquer coisa como mais de metade do valor do défice.”
    .
    .
    Pois. Mas eu duvido que seja mesmo assim. Os problemas do défice não se resolvem só com rapina fiscal. A coisa é mais funda. E por isso, há que mudar o sistema quase todo.
    .
    .
    “Como não sou muito versado em Economia, ando com esta ilusão de que o regime económico do marcelismo, um liberalismo social-democratizado, seria a solução para os nossos problemas. Mas se calhar é isso mesmo: uma ilusão.”
    .
    .
    Liberalismo social-democratizado? Eu tenho dúvidas que se possa chamar isso ao que ele pretendia implantar. (Descontando o facto que não o pode fazer.) Aliás, há um erro muito comum. Dizer-se que o regime salazarista era Liberal. Acho que a tese foi mesmo defendida e desenvolvida pelo Pedro Arroja, mas que pouca aderência à realidade tem. Basta entender o condicionamento industrial e o corporativismo.
    .
    .
    O que o Salazar foi esperto foi em ter metido no país a saudável ideia da poupança, para mais investimentos, logo mais riqueza criada e empregos. Meteu na cabeça do país que uma moeda forte era o que nós precisavamos para endireitar a falência crónica do país. E tivemos um escudo forte e mesmo assim tivemos dos maiores crescimentos económicos do mundo. A par da Grécia, como alguém até já o referiu por aí.
    .
    .
    Para termos um escudo forte, o Salazar apostou forte em superavites orçamentais. (O funcionalismo público foi mesmo o maior sacrificado com as suas políticas orçamentais.) Apostou forte em baixa dívida pública e um Estado pequeno. (Se bem que Estados pequenos eram quase todos e, depois, o próprio regime embandeirou nas políticas keynesianas, especialmente com o Marcelo Caetano. – E veja-se que o “escol” do regime pós-25 de Abril saiu quase todo dos institutos e programas governamentais de então. Que começou com Sines e a megalomania estatal de crescimento induzido. Esse escol ainda hoje anda aí. Desde o João Cravinho, ao João Salgueiro e até o próprio Guterres são filhos ideológicos do marcelismo.)
    .
    .
    O Marcelo Caetano foi um desastre como governante. Foi a sua política tibuteante que nos fez perder a guerra, se bem que em termos militares quase estava ganho. Foi a sua política despesista e inflacionista que veio a dar no descalabro de 1978, agravada com o comunismo. E foi a sua política de nem ser carne nem peixe, que acabou por implodir com o regime.
    .
    .
    Marcelo Caetano foi um social-democrata sob um regime conservador e ditadorial. Foi um desastre a par de muitos outros, até aos dias de hoje.
    .
    .
    Se Vc. acha que ele era um bom governante… Olhe, o Salazar é que o topou a léguas. ahahahahhaahahh

    Gostar

  31. Por outra permalink
    25 Novembro, 2010 15:05

    Mas por aqui se vê como a ‘demagogia’ é fácil, entre nós, naturalíssima como a confissão católica, vide o burroso e o blair, de propósito recém-convertido, e um como o outro, bem mesmo a calhar, de esgar cavalar e o sem carácter da hipocrisia.
    E vide o rui a. of course, como o nosso ministro de finanças, a esta hora com emprego certo, merecido, e o nosso primus minister, em alguma agência de primeira instância financeira.
    Mas se nem escapa o anti-comuna, auto-confessado en su nombre, e seu José, por usual tão ponderado, todos, quanto a mim, de uma gogia assim fácil, demasiado humana, fácil.

    Gostar

  32. Pi-Erre permalink
    25 Novembro, 2010 15:06

    O José e o Anti-comuna estão a discutir futebol.
    É disso que percebem… mas não jogam.

    Gostar

  33. amador permalink
    25 Novembro, 2010 15:34

    “US corporate profits hit record in third quarter” (NY Times). “Bush’s tax cuts for the rich fail to create more employment and aggravate the national deficit.” Go figure!!!!

    Gostar

  34. José permalink
    25 Novembro, 2010 15:51

    Pi-Erre:

    Da minha parte aceito o reparo. Não percebo suficientemente destas coisas para discutir com “sábios” . O problema é que não os vejo e aqueles que se julgam como tal, dão com os burrinhos na água.

    Gostar

  35. José permalink
    25 Novembro, 2010 15:54

    O que vejo de extremamente positivo no regime de Caetano era a importância que então se dava ao saber académico desde a base á universidade. Nada como hoje, com estas aldrabices das Novas Oportunidades e cursos tipo Independente ( embora o reitor da dita fosse um produto típico do salazarismo).
    Vejo ainda um módico de valores comuns em que a honra valia muito mais do que hoje. Vejo ainda uma preocupação com as verdadeiras elites e a escolha de pessoas com mérito real e verdadeiro para assumirem cargos públicos e mesmo em organismos públicos de confiança política.

    Hoje em dia nada disso vejo. E parece-me tal coisa um mal muito maior do que o défice do Orçamento e a dívida pública.
    Por isso falo sempre nesse assunto.

    Gostar

  36. José permalink
    25 Novembro, 2010 16:02

    Estas coisas básicas no fundo são o que pessoas como Medina Carreira têm vindo a dizer há anos a esta parte. Porém, Medina Carreira foi responsável pelas Finanças de um certo Mário S. nos anos setenta, em altura de bancarrota.

    E conhecia os princípios…o que significa que aparentemente, coisas tão simples como os valores básicos de comportamento social, fazem uma diferença enorme na sociedade.
    Os alemães, por exemplo, não concebiam sequer uma falta a um julgamento em tribunal, como coisa banal e corrente. Por isso mesmo, em 1987, o responsável pelo código de processo Penal, fixou um regime idêntico ao dos alemães. Resultado: poucos julgamentos se faziam á primeira e muitos, a maior parte nem à quinta vez, meses e meses depois…
    O erro do responsável Figueiredo Dias, um erro básico num catedrático de grande mérito, foi o de não perceber a idiossincrasia nacional.
    É com exemplos desse género que pretendo jogar. E nesse jogo acho que posso dar alguns passes.

    Gostar

  37. Romão permalink
    25 Novembro, 2010 16:03

    “US corporate profits hit record in third quarter” (NY Times). “Bush’s tax cuts for the rich fail to create more employment and aggravate the national deficit.” Go figure!!!!
    .
    A sério? então a riqueza e o emprego afinal não são externalidades positivas do egoísmo empreendedor? Essa agora…

    Gostar

  38. Por outra permalink
    25 Novembro, 2010 16:12

    E eu também acho estapafúrdio, desonesto e mafioso um de teixeira finanças vir cortar nos funcionários públicos, pedir mais logo nos impostos e então seleccionar os mais finos do partido, do PS, a nossa desgraça, como o PSD, of course, mas po0r igual ambos ladrões, desonestos,e dizer, estes, mais bonitos, mais próximos, da caixa, da tapa e quejandos, quais casapianos, não pagam, a estes eu não lhes corto. E lá vá pó c… tal gente assim dúplice, sem carácter.

    Gostar

  39. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 16:13

    “O que vejo de extremamente positivo no regime de Caetano era a importância que então se dava ao saber académico desde a base á universidade. Nada como hoje, com estas aldrabices das Novas Oportunidades e cursos tipo Independente ( embora o reitor da dita fosse um produto típico do salazarismo).”
    .
    .
    Certo. Mas quanto mais académicos no governo pior a governação. Aliás, esse é um dos problemas velhos. Teóricos a brincar com a vida alheia.
    .
    .
    Não é por acaso que se valoriza bastante a vida empresarial na gestão da coisa pública.
    .
    .
    Mesmo nas ofertas de emprego e avaliações de carreira, as empresas cada vez mais valorizam as actividades extra-académicas.
    .
    .
    A teoria é excelente mas só se der corpo a uma experiência de vida fora da vida académica. Não é por acaso que nos bancos de investimentos, os académicos servem quase só para teorizar e até dar prestigio aos departamentos, porque depois, quem põe a mão na massa… 😉
    .
    .
    O PR deve ter muita experiência de bola, deve. lololololololol

    Gostar

  40. José permalink
    25 Novembro, 2010 16:17

    anti-comuna: quem conseguisse tratar esse assunto de modo académico e em tese sólida, teria aqui um leitor. Mas duvido que haja quem. Porque esse é um dos problemas que nos afligem: o reflexo de um certo principio de Peter. Quem é bom professor pode não ser um bom executante de políticas.
    Dantes até se dizia que quem sabia fazia e quem não sabia, ensinava. A caricatura assenta que nem ginjas no inenarrável ministro das Finanças que temos.

    Gostar

  41. José permalink
    25 Novembro, 2010 16:24

    E quando refiro a importância do ensino, levo em devida conta o analfabetismo assustador que então existia. O que realço, no entanto é o valor que se dava ao ensino básico e secundário que agora, passados quarenta anos, é relegado para o facilitismo rompante. Dantes o valor não era esse e é isso que temos de retomar.
    Isso é a base para termos elites bem melhor formadas do que hoje temos e em espectro mais alargado, porque já temos pessoas com valor mas em geral, a média é muito fraca.

    Gostar

  42. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 16:40

    “E quando refiro a importância do ensino, levo em devida conta o analfabetismo assustador que então existia. O que realço, no entanto é o valor que se dava ao ensino básico e secundário que agora, passados quarenta anos, é relegado para o facilitismo rompante. ”
    .
    .
    Bom, mas isso já tem a ver com os Valores que a sociedade premia. Aqui há tempos o Ernani Lopes deu uma maravilhosa entrevista em que ele sistematizava precisamente a importância dos valores para uma Sociedade. E ele punha os valores no topo.
    .
    .
    Mas desde há bastantes anos para trás que se valoriza determinados valores. Aladrabar o próximo para obter vantagens materiais; roubar o próprio Estado; os clientes; etc. O principio do facilitismo que se instalou no sistema de ensino, etc.
    .
    .
    Um dos problemas para o nossa crónico atraso em termos de educação e formação é o seguinte. Como não se premia o mérito e o próprio mérito não passa por ter princípios académicos nem formação profissional que se veja, os próprios putos sabem que para se safarem não é preciso estudar. Mas é preciso mentir, aldrabar, usar truques para subir na vida ou ter bons empregos, etc. Veja o caso português desta forma: para se ter um tacho é preciso é ser militante socialista. E depois como se vê que os líderes da A. Pública são capachos políticos, os putos sabem que para se subir na vida não é preciso a escola.
    .
    .
    Pode parecer contraditório com algumas ideias que escrevo aqui, mas é verdade. É assim, a escola da vida é importante mas são as escolas dos livros que abrem oportunidades. Quando a escola da vida mostra que só usando determinados métodos é que se sobe na vida, descurando até a vida académica, a escola sai ainda mais desvalorizada. E os incentivos para a frequentar com gosto.
    .
    .
    Os portugueses não são um povo burro. Bem pelo contrário, são dos povos mais inteligentes que eu conheci. Mas por isso é que isto está a ficar assim. Quando durante séculos se premeia a cunha, a roubalheira e a tramoia em detrimento do trabalho duro, da disciplina e da honra, é claro que os portugueses passam a aderir a esses métodos. “Como se costuma dizer: anda meio mundo a f*** outro. De que lado queres estar?”
    .
    .
    Vc. lembra-se uma das causas que o Antero Quental apontava para a decadência pensinular? Que é hoje corporizada pelas élites do sul? Com a dita democracia e a liberdade, todos procuram usar os tais métodos para subir na vida. E chegamos onde chegamos.
    .
    .
    O nosso povo tem ditados muito interessantes. Como aquele: quem é burro que vá para moleiro. ;)) E é isso que está enraízado no nosso sistema social.

    Gostar

  43. A. Silva permalink
    25 Novembro, 2010 16:42

    BPN, BPN, BPN, BPI, BPI, BPI, BPN, e outros tantos bancos por esse mundo fora.
    QUEM OS SUSTENTA????

    Gostar

  44. Arlindo da Costa permalink
    25 Novembro, 2010 16:43

    Para mim quem deve pagar a crise é quem administrou o país nestas últimas duas décadas.
    O PS e o PSD têm que ser responsabilizados e julgados.
    Os politicos do executivo, legislativo e gestores têm que ser julgados e responsabilizados.
    Em última instância que se confisque os bens e os vastos patrimónios que obtiveram enquanto andaram na politica activa.
    Esses sim, é que devem pagar a crise, pois enriqueceram à custa dos contribuintes e do endividamento da Nação.

    Gostar

  45. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 16:50

    José, aqui há tempos vi um inquérito, num determinado fórum sobre bolsa, a seguinte pergunta (mais ou menos isto): se obtivesse uma informação que lhe poderia dar uma vantagem para ganhar dinheiro, mesmo que ilegal, usaria essa informação?
    .
    .
    Eu não acompanhei o inquérito até ao fim, mas a última vez que vi, mais de 90% aceitavam ganhar dinheiro mesmo que violar a lei. Dito de outra forma, hoje em dia o mais importante é sacar a massa não a forma como a sacamos.
    .
    .
    Eu fiquei estarrecido com o que li. E as justificações dadas para este comportamento execrável e aceite pela generalidade dos que responderam ao inquérito. Mostra até que ponto a sociedade portuguesa está rota.
    .
    .
    Curiosamente, nos USA, se não me falha a memória, há estudos que mostram essa mesma mentalidade. E isso agora vê-se no tipo de sociedade que se tornou os USA. E a crise económica que afecta a grande maioria dos cidadãos americanos.
    .
    .
    Se calhar isto é mais transversal do que nós pensamos. Embora se saiba que quanto mais honesta uma sociedade, mais rica é. Pelo menos a sociedade em termos de salubridade democrática, livre e com baixos niveis de pobreza.

    Gostar

  46. José permalink
    25 Novembro, 2010 16:52

    O BPN é o exemplo de tudo o que de mal temos. Congrega todos os males que nos afligem em termos de valores. Quem quiser perceber porque estamos neste buraco olhe para o que se passou para o BPN. Bastaria conhecer o Dias Loureiro e o percurso pessoal que fez. E parece que nem cometeu crime algum…senão estaria preso. Não é verdade?

    Gostar

  47. Centrista permalink
    25 Novembro, 2010 16:59

    José,

    Ainda recentemente vi um anúncio para advogado a recibo verde, a pagar salário mínimo, sem subsidio de alimentação, e sem horário (i.e., trabalhar 10h/dia). E ainda têm de pagar a ordem, vestir fatinho, e pagar não sei quantos por cento de IRS porque são profissionais liberais, etc. E não têm direito a nada de segurança social e afins. É só a pagar.

    Os 3000 advogados estagiários andam a trabalhar a receber abaixo do salário mínimo, ou nenhum. E fazem-no durante 2 a 3 anos. E depois, uma vez advogados, não arranjam trabalho decentemente pago por causa desta concorrência de mão de obra gratuita. As escalas / apoio judiciário não paga nada – só serve para patronos receberem o dinheiro e atribuirem a estagiários a trabalhar à borla.

    Há alguns advogados e sociedades (e deputados), que são os que o Marinho Pinto protege na prática, que ganham um dinheirão. Mas a maioria não vê um tusto.

    Gostar

  48. Bei Laute da Silva permalink
    25 Novembro, 2010 17:07

    Bom…..pelos vistos é o FMI que anda por aí a dizer que a crise se deve à diferença (enorme) entre ricos e pobres e a demasiada concentração da riqueza e tal.

    Querem ver que….

    Gostar

  49. José permalink
    25 Novembro, 2010 17:18

    Centrista:

    Há para aí 25 mil advogados inscritos na Ordem. Há várias faculdades de Direito que nem querem ouvir falar em numerus clausus porque o dinheiros das propinas e os cursos de pós-graduação ( uma mina para certos professores catedráticos e não só, porque os assistentes também ganham com isso) lhes faz imensa falta.
    Há por isso mesmo excesso de advogados no nosso país. Não há excesso de médicos.

    É preciso explicar mais?

    Gostar

  50. rui a. permalink*
    25 Novembro, 2010 17:19

    “E parece que nem cometeu crime algum…senão estaria preso. Não é verdade?”
    Não, não é. Não tendo eu qualquer simpatia pelo cavalheiro em causa, julgo que não justifica uma excepção às regras do Estado de Direito, segundo as quais, em primeiro lugar, acusa-se, julga-se e, por fim, condena-se e prende-se, se houver lugar a isso.

    Gostar

  51. Fredo permalink
    25 Novembro, 2010 17:23

    Diz o Rui A a frase, ou o conceito “os ricos que paguem a crise!” é “do mais puro marxismo cavernícola”
    É natural.
    Para quem escreve 99 posts em 100 a dizer que todos os males do mundo têm origem no Estado Social, é evidente que “os pobres que paguem a crise!” é a frase ou o conceito correcto.

    Gostar

  52. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 17:26

    Espera-se que o Anti-Comuna defina o que é uma provocação e qual o lado que pode desencadear a Guerra. Já sabemos qual a resposta a esta. Tudo o que a Coreia do Sul e os Americanos fizerem é mau.
    A Coreia do Sul deve restringir a resposta aos exercícios Norte Coreanos, mas a Coreia do Norte pode bombardear cidades por causa de um exercício Sul Coreano.
    O Japão quando teve um míssil balistico norte coreano a passar por cima deveria ter declarado guerra à Coreia do Norte? não suponho que não a culpa é sempre dos americanos e dos japonses militaristas.
    .
    Espera-se a seguir que o Anti-Comuna defina o que é inside trading…se conseguir.
    .
    “E qual será a justificação real e séria para os bancos e seguradoras pagarem menos impostos que o restante pessoal que produz?”
    Resumindo quer pagar juros mais altos e um spread maior.
    Os clientes é que pagam os impostos das empresas.
    Não se ensina nas universidades, eu sei…

    Gostar

  53. PMP permalink
    25 Novembro, 2010 17:31

    Uma sociedade capitalista-monetária só funciona se mantiver o crescimento económico. Para isso a procura total tem de aumentar continuamente. Para isso o rendimento tem de ser redistribuido dos mais ricos para os mais pobres. Para isso inventaram-se os impostos progressivos.
    A riqueza dos ricos originou-se na sociedade que é de todos, pelo que os ricos têm de pagar a crise, porque se não o fizeram o sistema não funciona.

    Gostar

  54. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 17:34

    “todos os males do mundo têm origem no Estado Social, é evidente que “os pobres que paguem a crise!” é a frase ou o conceito correcto.”
    .
    Qual crise? viveram num País de crédito a pedir emprestado ao estrangeiro e em 2011 ainda vão pedir mais 11 mil milhões de Euros emprestados para aumentar a dívida.
    Não produzem para o que têm.
    São pobres porque ajudaram a construir um País que fabrica pobres.
    Os “pobres” de hoje querem os seus filhos e netos não só pobres, querem-nos falidos.
    15000 euros deve cada criança que nasça hoje. se ganhar 750 Euros por Mês são 10 anos sem subsídio de férias para pagar metade da Dívida e ainda faltam os juros. Para pagar toda são 20 anos.

    Gostar

  55. PMP permalink
    25 Novembro, 2010 17:39

    Não foram os pobres que decidiram a adesão à União Europeia e ao Euro.
    A incompetência e irresponsabilidade do PS e PSD nas duas adesões foi enorme, ao não acautelarem o futuro.

    Gostar

  56. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 17:48

    “Uma sociedade capitalista-monetária só funciona se mantiver o crescimento económico. ”
    .
    Um sistema social baseado na corrupção eleitoral com dívida e no endividamento crescente precisa de crescer. Por isso deixe de dizer mentiras e falar de “capitalismo-monetário”.
    .
    “A riqueza dos ricos originou-se na sociedade que é de todos, pelo que os ricos têm de pagar a crise, porque se não o fizeram o sistema não funciona.”
    .
    Caso ainda não tenha entendido o sistema já não funciona. E os ricos não vão pagar a crise
    e o mundo não está em crise. O que está em crise é a Europa e os EUA.
    Estados Sociais onde o peso de estado não tem deixado de crescer.
    Os bons vão embora da cloca socia lista.
    Veja os movimentos demográficos nos EUA.
    Votar para o político tirar de A para B fez que cada vez haja mais B’s e menos A’s.
    Pois os Políticos têm todo o poder. Não há limites à Dívida e aos Impostos na Constituição.
    .
    Os bons vão embora ou deixam de trabalhar.

    Gostar

  57. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 17:54

    “Não foram os pobres que decidiram a adesão à União Europeia e ao Euro.
    A incompetência e irresponsabilidade do PS e PSD nas duas adesões foi enorme, ao não acautelarem o futuro.”
    .
    Eu estou de acordo. Mas não parece que você pelas suas opiniões entenda o que isso representa.
    .
    Sem Euro nunca teríamos o Bloco de Esquerda e o PCP teria 6% no máximo.
    Isto é os Portugueses estariam sempre alertas sobre a economia e não os diletantes décadas de 90 e 00. Não haveria idiotas a dizer “há mais vida para além do defice”
    .
    Ou seja para Portugal estar fora do Euro teria de ter sempre defices muito baixos sempre ou seja nas vossas palavras ser o mais “ultra liberal” possível .
    Teria de ser um Chile. Com superavits na maioria dos anos.
    .
    No próximo ano Portugal vai pedir 11 mil milhões de Euros de empréstimos, ou seja terá defice. Isso seria praticamente impossível fora do Euro.
    E para si pedir só 11 mil milhões é “crise”.
    .
    Ainda quer sair do Euro?

    Gostar

  58. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 18:16

    “Espera-se que o Anti-Comuna defina o que é uma provocação e qual o lado que pode desencadear a Guerra. Já sabemos qual a resposta a esta. Tudo o que a Coreia do Sul e os Americanos fizerem é mau.”
    .
    .
    Nop. Nada disso. A Koreia do Sul deveria estar já a pedir à ONU uma Resolução contra a Koreia do Norte. Mas não. Vai provocar ainda mais a nova liderança comunista. Incitados por quem? Pelos USA.
    .
    .
    Qual a obrigação dos USA. Deitar água na fervura e declarar o apoio à K. do Sul. Mas não. Vão fazer exercícios conjuntos para provocar ainda mais os gajos. Ou seja, está a pedir guerra. Porque, quem procura a paz, não incita um lados, nem se põe a fazer exercícios militares conjuntos. Em nome de quê? Ah! Paz e estabilidade na região.
    .
    .
    Mas já sei que para Vc. tudo o que os americanos fazem é bom e para o bem do mundo. lolololololol
    .
    .
    “Espera-se a seguir que o Anti-Comuna defina o que é inside trading…se conseguir.”
    .
    .
    O quê? Também não se importa com o inside trading? ehehheehehehehh

    Gostar

  59. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 18:35

    Não respondeu á questão como era de esperar…
    .
    A Coreia do Norte não faz exercícios?
    A Coreia do Norte pior, não manda mísseis por cima de outros países?
    .
    Porque é que a Coreia do Norte pode atacar a Coreia do Sul quando esta faz exercícios mas o inverso não?

    Gostar

  60. PMP permalink
    25 Novembro, 2010 18:36

    Sr. LL,
    Você é que diz mentiras e parvoices infantis sem sentido, pois não entende como funciona a economia moderna, designada de capitalista-monetária devido a que as transações no mercado, a acumulação de capital, etc. são quantificadas em moeda-estado e não em mercadorias.
    Você e outros não entendem que este é o melhor sistema económico inventado até hoje, e que tem falhas que são mais fácilmente colmatadas quando cada estado tem moeda própria.

    Gostar

  61. anti-comuna permalink
    25 Novembro, 2010 18:58

    “Não respondeu á questão como era de esperar…”
    .
    .
    Eu respondi, Vc. é que não gostou da resposta. ehehheheheheh
    .
    .
    Vc. queria que eu dissesse: sim, são uns facínoras. Sim, ponhamos os sul-koreanos a atacar os do norte e comamos pipocas, enquanto nos deleitamos com o filme. ehehehheeh
    .
    .
    Eu já lhe disse o que pensava. Pedir Resoluções da ONU e tentar pressionar o regime. E não, numa situação tensa, ir com os sul-coreanos incitar a guerra.
    .
    .
    Eu procuro a paz, embora não nego a guerra. Vc. pensa primeiro na guerra e só depois na paz?
    .
    .
    Pois eu digo-lhe que uma eventual guerra entre as koreias não se limitará à Ásia. Pense nisso.

    Gostar

  62. A. R permalink
    25 Novembro, 2010 20:53

    Quanto menos ricos mais pobres e mais desemprego.

    Gostar

  63. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 21:25

    @PMP
    Quando doí e não consegue responder.
    Por exemplo isto com que concordo: “falhas que são mais fácilmente colmatadas quando cada estado tem moeda própria.”
    Eu disse isso mesmo, as falhas são colmatadas mais facilmente quando o feedback é imediato.
    Ou seja deve-se ter uma moeda própria.
    Ou seja não se pode andar a pedir emprestado durante anos para esconder as falhas.
    Mas você parece incapaz de perceber que os empréstimos que você não quer perder – e passar de 16 mil milhões/ano para 11 mil milhões /ano para si é “crise” – só são possíveis com a moeda que você não quer ter.
    .
    @Anti-Comuna
    Para si o Norte pode fazer o que quiser. O Sul não.
    Culturalmente tolera tudo o que o Norte fizer, lançar mísseis balísticos sobre o Japão, afundar navios, bombardear povoações do vizinho. Tudo para evitar a Guerra.
    Ou seja o Espírito de Munique está aí bem consolidado.

    Gostar

  64. 25 Novembro, 2010 21:38

    “São os “ricos” que têm, de facto, vindo a pagar as sucessivas e inúmeras tropelias do estado português. É por essa razão que hoje, desgraçadamente, já quase não há “ricos”, mas apenas pobres.” – vai-me desculpar, mas está um pouco desfazado da realidade….

    Gostar

  65. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 22:33

    15% paga 85% do IRS.
    50% não paga nada de IRS
    Meia dúzia de empresas pagam quase todo o IRC.

    Gostar

  66. lucklucky permalink
    25 Novembro, 2010 22:37

    Expulsa os cada vez menos que pagam e acaba o seu querido Estado Social num ápice.

    Gostar

  67. Portela Menos 1 permalink
    25 Novembro, 2010 23:14

    (…) São os “ricos” que têm, de facto, vindo a pagar as sucessivas e inúmeras tropelias do estado português. (…)

    ou os seus ricos são as pessoas que ganham entre 5.000 e 10.000 €uros anuais, ou este post é candidato ao POST MAIS IDIOTA DO ANO!

    Gostar

  68. Confrade permalink
    25 Novembro, 2010 23:28

    O problema é identificar ricos. Há muito restaurante caro, há muito série 5, Classe E, há muita casa no 1.000.000. Uma familia em que se tenham 4000 limpos por mês não tem dinheiro para esse luxos.

    Gostar

  69. PMP permalink
    25 Novembro, 2010 23:50

    Caro LL,
    O que me doí é a ignorância dos neo “neo-liberais” da treta, que não percebem como funciona o sistema capitalista-monetário, e insistem em equilibrios do tipo “peter-pan”.
    Claro que o LL já investigou e percebeu mas não quer assumir (já andamos nisto há umas largas semanas !).
    Mais uma vez : a riqueza dos ricos advém de toda a sociedade pelo que é normal que paguem a maioria dos impostos, precisamente por serem mais ricos.
    Vamos mas é aumentar o PIB per capita e deixar de tretas bacocas -> estudar a dinamarca !!!

    Gostar

  70. ping pong permalink
    26 Novembro, 2010 03:48

    o senhor PMP sugere que os portugueses pagam poucos impostos, o que não corresponde à verdade .. o problema é o que as políticas demagógicas dos governos fazem com os impostos que que o estado colecta .. é como guardar água em tanque roto, desde investimentos megalómanos e desnecessários em auto-estradas hiperdimensionadas, tgv’s, aeroportos a destempo, subsidiação abominável de sistemas de produção de energia incapazes de competir com outros disponíveis, sistemas ineficientes de educação e formação profissional, pagamento dos riscos da actividade económica de empresas “privadas”, etc. etc. etc… o único “estímulo” à economia promovido pelos governantes tem sido o da demagogia e do compadrio .. é para aí que vão os elevadíssimos impostos per capita, pagos em Portugal … culminando com a banca rota do país devido à enormidade dos empréstimos contraídos e que não conseguiremos saldar.

    Gostar

  71. JCA permalink
    26 Novembro, 2010 08:31

    .
    Coreias:
    China is treading on dangerous ground
    http://blogs.telegraph.co.uk/news/praveenswami/100065335/china-is-treading-on-dangerous-ground/
    .
    .
    Full cost of European missile defence could run to billions
    European states will have to spend billions of pounds over the next 10 years to build a ballistic missile defence shield designed to protect the region from nuclear attack, according to Nato officials.
    http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/politics/defence/8157772/Full-cost-of-European-missile-defence-could-run-to-billions.html
    .
    -A seguir à Holanda, mais movimento fortes de repulssa da União Europeia (Alemanha):
    THE Daily Express is the first national newspaper to call for Britain to leave the European Union.
    http://www.dailyexpress.co.uk/web/europecrusade
    .

    Gostar

  72. PMP permalink
    26 Novembro, 2010 11:10

    Sr. Ping Pong,
    Eu não sugiro que os Portugueses pagam poucos impostos. O que sugiro é que não basta baixar os impostos para que o déficit comercial melhore e que a economia cresça sustentadamente.
    O que eu sugiro é que os ricos por definição têm de pagar mais impostos que os mais pobres, e que para melhorar o nivel de vida dos mais pobres e desempregados é preciso criar emprego com salários razoáveis na industria e na agricultura, e que o sector privado português sem a ajuda do estado não consegue lá chegar (vejam se os brilhantes economistas neo-liberais criam empresas agricolas ou industriais !).
    Também digo que a redução da despesa pública é mais fácil do que parece, bastando congelar as admissões, reduzir a dimensão do governo, reduzir para metade o numero de entidades públicas e o numero de chefias, e descentalizar a gestão do país através da criação das regiões.

    Gostar

Indigne-se aqui.