Saltar para o conteúdo

Por uma vez (sem exemplo)…

14 Janeiro, 2011
by

… estou de acordo com o Colectivo Abrantes (e com o Governo, que é a mesma coisa) na questão da revisão do Estatuto dos Senhores Magistrados e sobre o estado de enxoframento que os mesmos têm patenteado em toda a parte sem preceberem o mal que estão a causar a si próprios e ao sistema que representam a médio prazo – a curto, graças ao calculismo deslocado e enviesado do PSD, devem ficar a ganhar.

45 comentários
  1. campos de minas permalink
    14 Janeiro, 2011 14:24

    totalmente de acordo!

    Gostar

  2. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:27

    Já sabemos há anos que partilha algumas coisas com os “abrantes”. Uma delas é esta que está escrita.

    Por isso, desafio-o a escreve e a explicar as razões da hostilidade. Especificando-as e sem tergiversar em lenga-lengas do costume.

    Gostar

  3. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:29

    Particularizando: que motivos encontra para achar que os magistrados estão enxofrados sem razão?

    Do PS, vejo um apenas e que se declina num nome: Casa Pia. Será o mesmo, no seu caso?

    Gostar

  4. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:30

    O símbolo do postal ( uma balança desequilibrada para o lado do capital) quer dizer o quê, especificamente, para alem da ignomínia implícita?

    Escreva o que entender porque estou disposto a dar troco, com elevação e com fundamento.

    Gostar

  5. do lugar da azinhaga permalink
    14 Janeiro, 2011 14:43

    Dos candidatos deste regime podre, corrupto, sem valores e que estão a tirar o “pão de futuro” a todos os nossos filhos e netos e também é válido para as magistraturas e para o poder executivo e legislativo .
    O alegre é só num poeta, politicamente é deprimente, anglo pacóvio, e com uma carga anti Portugal tão grande que devia estar reformado com a pensão de sobrevivência e calado.
    O candidato silva “o sério”, fez-me entrar em depressão política e francamente é tão culpado como o Sócrates deste lodaçal que é hoje a nossa querida terra.
    O Chico Lopes, é o comunista da corneta com cara de pau, mas coerente com as suas ideias, mas não conta para nada.
    Do moura, positivo talvez o gostar de cachupa, o resto é uma vergonha, vá-se esconder e não apareça mais.
    O nobre da AMI (?), francamente dedique-se a outra coisa qualquer, é um aborto político.
    Sobra o candidato do discurso novo e que permite uma hermenêutica no discurso político mais abrangente da realidade cultural do povo português, tem capacidades na articulação discursiva para fazer melhor do que os candidatos “doutores”.
    De posicionamento político e de postura de cidadania de “Anulação do voto”, estou a pensar na possibilidade José Manuel Coelho. Mais vale um bom coelho do que a “coelha” do outro.

    Gostar

  6. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:46

    Mas se vem do Casa Pia, porquê esta raiva que ainda perdura, esta vontade de espezinhar e vilipendiar?
    Porquê, mas porquê? Que complexo especial comporta esta coisa estranha?

    Não entendo.

    Gostar

  7. zazie permalink
    14 Janeiro, 2011 14:47

    O exemplo da balança é mais tosco do que se pode pensar.
    Faz parte do populismo dos neotontos que, fazendo de abrantes, também gostam muito de falar na “casta de privilegiados” com ordenados imorais, que são os magistrados.
    Às vezes ainda incluem os professores do secundário na mesma historieta. Só nunca os vi a bufar por causa da tropa. Esses aí, ameaçaram logo com levantamento de rancho por parte do “pé-rapado” e ficou tudo caladinho.

    Gostar

  8. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:50

    Jacobinismo puro, é o que é.

    Gostar

  9. José permalink
    14 Janeiro, 2011 14:54

    Para encurtar razões aqui ficam algumas que rebatem estes abrantes :

    A prática e a aplicação de justiça em Portugal não estão em falência. Em Portugal ainda se acredita na justiça. Tal não significa que o sistema de aplicação de justiça ou os magistrados sejam imunes à crítica – crítica sim, mas que não seja bacoca ou histérica.

    O presidente da Associação Sindical dos Juizes Portugueses (ASJP), entrevistado a propósito de descontos a que poderão estar sujeitos os magistrados em geral, terá afirmado que “os juizes estão a pagar a factura do processo – ‘Face Oculta’ – e outros anteriores”. Tratou-se sem dúvida de uma asserção algo ousada. Tempos depois, a agência de notícias Lusa, referindo o Relatório da Comissão Europeia para a Eficácia de Justiça, insinuava que os juizes portugueses (aqui se incluem os magistrados do Ministério Público – MP dada a similitude de estatutos) éramos que menos trabalhavam, e os que mais ganhavam.

    Em simultâneo com o noticiado, surgiu todo um afã de comentários, atiçado por personalidades ou opinion makers do tipo: “quem controla os juizes?”, “têm ordenados milionários”, “aqueles sindicatos dos magistrados”, “é uma classe privilegiada”. Não se sabia, com efeito, qual era afinal o problema da justiça: se os julgamentos e a investigação tinham que ser controlados; se os juizes julgavam ou os magistrados do MP investigavam o que não deviam por terem sindicatos; ou se deviam ganhar menos por descobrirem fraudes, desvios de dinheiro, corrupção e outros delitos ao nível de gente tida por importante ou endinheirada.

    E, no entanto, bem diversos eram os dados daquele relatório: assim a remuneração dos juizes em Portugal se colocava em 24.° lugar, tendo abaixo de si apenas sete países (Malta, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Moldávia); que no vencimento dos conselheiros do STJ Portugal surgia em 20.° lugar ao nível dos países da Europa, à excepção de Islândia, S. Marino e Andorra.

    Em matéria de rendimento de trabalho estava apurado que a conclusão de processos-crime é de 112% com uma média superior a Espanha, França, Itália, Inglaterra e Gales e na área civil e comercial de 99,1%.

    É certo que nem tudo corre bem no reino da justiça. Pese embora muito raros, magistrados poderá haver que estariam mais bem talhados para a profissão de empresários ou gestores de qualquer coisa ou outros que, pelo comportamento vivencial, em nada dignificam a classe. Como excepções, apenas confirmariam a regra. A prática e a aplicação de justiça em Portugal não estão em falência. Em Portugal ainda se acredita na justiça. Tal não significa que o sistema de aplicação de justiça ou os magistrados sejam imunes à crítica – crítica sim, mas que não seja bacoca ou histérica. Mas então que razões podem subjazer a todo este imbróglio confuso de argumentos e movimentação desconexos no sentido de fazer desacreditar a aplicação de justiça em Portugal, os seus magistrados judiciais e do Ministérios Público, que em conjugação com os advogados e funcionários judiciais labutam pela dignificação do órgão de soberania que é o tribunal?

    Soa viva e clara esta expressão: “Quando a política ou os governos falham, podem surgir greves, tumultos e a desordem; mas quando é a justiça que falha surge a revolução.” A frase dá o devido realce ao sentido de justiça que figura como o valor mais elevado a salvaguardar no seio de uma sociedade enquanto condição-base do equilíbrio vivencial em qualquer sociedade organizada. Uma sociedade sem justiça é uma sociedade em desagregação e de rotura. Há que se reconhecer que a realização de justiça exige isenção, imparcialidade, independência e apego à legalidade. Não basta um magistrado ser íntegro, é também preciso parecê-lo.

    Por outro lado, a justiça não se realiza com magistrados indigentes, tanto mais que se lhe impõe o cumprimento do seu estatuto.Estando sujeito à medida absoluta do princípio de exclusividade de função, tem de contar, também exclusivamente, com a sua base remunerativa correspondente à sua actividade profissional e ao seu estatuto. Como não beneficia de pulso livre nem aufere alcavalas ou compensações de qualquer outro tipo extraprofissão, terá sido este o preço por que o Estado entendeu fixar a sua remuneração acima da média remunerativa da função pública.

    Por isso, sejamos claros: a remuneração de um magistrado poderá sofrer um corte no âmbito desta crise, mas nunca por ganhar muito, atento à especificidade da função e o condicionalismo em que é chamado a exercê-la. Fica a advertência: quando a administração da justiça é aleatoriamente posta em causa, corre-se o risco de quebrar os alicerces do próprio Estado e da democracia na qual o mesmo assenta.

    António Bernardo Colaço, Juiz-conselheiro do STJ – jubilado

    Gostar

  10. do lugar da azinhaga permalink
    14 Janeiro, 2011 14:57

    Caro professor Amorim
    Discordo bastas vezes do seu discurso, mas louvo-lhe a coragem e a paciência de ter um pensamento, um comportamento moral e uma linha política coerente na luta contra as baboseiras e as invejas. Vou continuar a discordar de si quando for necessário mas terei sempre em conta o seu discurso e a sua posição nesta dimensão da luta política. Força e parabéns.

    Gostar

  11. mesquita alves permalink
    14 Janeiro, 2011 15:03

    Caro CAA,
    Tem que ter muito cuidado com este tipo de comentários, o José da Loja, futuro vice sub-secretário de Estado Adjunto, do Ministério da Justiça, é muito sensivel nestas matérias.
    Ab.

    Gostar

  12. Arlindo da Costa permalink
    14 Janeiro, 2011 15:12

    O meia-leca M. Mendes, o tiririca Marcelo, e outros cabos de esquadra, insurgiram-se na TVI contra a remuneração compensatária instituida nos Açores, mas em relação a mais esta excepção nada dizem!
    Se este PSD ressabiado, e sob a batuta de Cavaco, se voltar ao poder, esperem mais destas!
    Ainda estamos a pagar a pesada herança do cavaquismo, momento onde onde foram distribuidas aos crentes eleitos desta seita verdadeiras mordomias, sinecuras e fortunas à custa dos contribuintes!

    Gostar

  13. Jofer permalink
    14 Janeiro, 2011 15:43

    Desde quando é que numa república há barões? Não me refiro só aos da justiça mas a todos os outros.

    Gostar

  14. Jofre permalink
    14 Janeiro, 2011 15:49

    Desde quando é que numa república há barões? Não me refiro só aos da justiça mas também a gestores públicos, médicos com vinculo ao estado, políticos e mais uma catrefa de outros que não mencionei.

    Gostar

  15. Arlindo da Costa permalink
    14 Janeiro, 2011 16:46

    Sobre a Justiça , a Corrupção e os Poderes do Presidente e principalmente sobre a nulidade que é Sua Excelência, o actaual Presidente da República:
    José Manuel Coelho, o candidato madeirense em entrevista ao Mário Crespo na SIC-Notícias:
    http://videos.sapo.pt/MmaZlNQCKmqUQHwN5ne1
    Uma entrevista memorável e que respondeu à letra e com inaudita elegância à Drª Judite de Sousa, quando diz que o jornalista Mário Crespo estudou as boas ténnicas jornalísticas nos EUA e que se dirige a um público «intelectualizado».
    Com esta alfinetedela o Sr. José Manuel Coelho quis dizer que o «jornalismo« da RTP1 e em especial da Drª Judite de Sousa se dirige a broncos, ignorantes e bestas quadradas….
    Voilá!

    Gostar

  16. campos de minas permalink
    14 Janeiro, 2011 16:51

    a votação foi adiada. pode ser que o psd ganhe entretanto uma pinga de vergonha, já que do bloco e do pc nada há a esperar…

    Gostar

  17. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 16:53

    José
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 14:46 | Permalink
    Mas se vem do Casa Pia, porquê esta raiva que ainda perdura, esta vontade de espezinhar e vilipendiar?
    Porquê, mas porquê? Que complexo especial comporta esta coisa estranha?
    Não entendo.
    ___________________
    José NÃO ENTENDE, pronto!
    O caso Casa Pia se fosse o único em que esteve envolvido criminalmente figuras gradas do P.S. seria grave, gravíssimo, mas poder-se-ia dizer,benevolentemente, que teria sido NÃO SISTÉMICO.
    PORÉM, e começa a ser preocupante, melhor escandalosa, é a atitude sistemática, diligente, consequente, com que o partido vê, ou deseja ver, o Poder Judicial: um aliado para apagar (e aqui o termo até deixa de ser implícito . . .) todas as malfeitorias de que ele é reu.
    A tríade Ministro da Justiça, Pinto Monteiro, Cândida Almeida (e o seu DCIAP) constitui logo o 1º filtro, e tem trabalhado eficientemente, diga-se, para que nada aconteça no aspecto penal de desagradável ao Governo actual, réu de ilegalidades múltiplas e graves. A somar a isto há a atitude de perseguição dos juízes, que, pondo em risco muita coisa, ainda se não conformam (tal como Jornalismo independente) com o estado de corrupção que o PS não só não contraria, como promove e lucra. Até João Cravinho e outros militantes tiveram de se dissociar da actuação mafiosa que com Sócrates tem caracterizado o partido, associando-se a uma petição pública relativa à caracterização de o crime de enriquecimento ilícito.
    Em suma uma sucata de Estado, em que um Sucateiro promove e consegue todos os atropelos
    à lei desde que contribua com umas *massas* para o bem estar material de alguns Dirigentes . . .

    Gostar

  18. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 16:56

    campos de minas
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 16:51 | Permalink
    a votação foi adiada. pode ser que o psd ganhe entretanto uma pinga de vergonha, já que do bloco e do pc nada há a esperar…

    ____
    Acrescento: qualidade de que Campo de Minas carece compleamente . . .

    Gostar

  19. campos de minas permalink
    14 Janeiro, 2011 17:03

    o licas e o jornalismo independente do correio da manhã…..

    Gostar

  20. JoséB permalink
    14 Janeiro, 2011 17:41

    «calculismo deslocado e enviesado do PSD»
    Farto e enojado do socialismo da metade esquerda da noz do Bloco Central,
    a metade direita da noz da social democracia que temos resiste na defesa do quadrado.
    Que fazer?
    Votar no PCP?
    A bem do Regime.

    Gostar

  21. Arlindo da Costa permalink
    14 Janeiro, 2011 17:45

    No PSD há mais comunistas que no PCP.
    O ti Jerónimo tem que olhar para o potencial eleitorado que está deslocado no partido-irmão PSD, que me faz lembrar o Partido Social Democrata Russo do camarada Lénine.
    Com Cavaco à frente do PSD tuga temos um líder para «assaltar» o Palácio de Inverno….

    Gostar

  22. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 18:35

    campos de minas
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 17:03 | Permalink
    o licas e o jornalismo independente do correio da manhã…..

    ________________
    O campo de minas e o democrático PCP . . . a que temos
    de recorrer para finalmente instaurar e guiar -nos a
    uma democracia como deve de ser . . .

    Gostar

  23. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 18:54

    Arlindo da Costa
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 17:45 | Permalink
    No PSD há mais comunistas que no PCP.
    O ti Jerónimo tem que olhar para o potencial eleitorado que está deslocado no partido-irmão PSD, que me faz lembrar o Partido Social Democrata Russo do camarada Lénine.
    Com Cavaco à frente do PSD tuga temos um líder para «assaltar» o Palácio de Inverno….

    ________________
    Agora o *infeliz* do Cavaco Silva comanda assaltos (??????).
    Essa do PSD infiltrado de Comunistas. . . Onde se estriba (verbo bem no
    contexto dos posts do escriba) o Arlindo para afirmar tal coisa?
    É preciso que nos explique para nossa educação . . .

    Gostar

  24. 14 Janeiro, 2011 19:09

    Estou cada vez mais convencido de que as gaivotas das Berlengas têm mais experiência mundana e conhecimento da raça humana, do que a maioria dos tugas.
    No Séc.XX, ainda a discutir o estado da justiça, das finanças, da economia, da segurança, da política… Que ex, actuais e putativos políticos são estes ?
    Que populaça é esta que quase tudo –ou mesmo tudo…– consente e não reage ?

    Gostar

  25. 14 Janeiro, 2011 19:10

    Errata,
    Sec. XXI

    Gostar

  26. 14 Janeiro, 2011 19:14

    O PS tem como militante (nunca temporariamente proto-“dissidente”, “revoltado” nem amuado), alguém altamanete capacitado para o cargo de PRepública, que por certo provocaria uma segunda volta a Cavaco Silva.
    Não quis aproveitar o seu charme, competência, inteligência, dinâmica. Preferiu o ex-“zangado” com Sócrates…

    Gostar

  27. 14 Janeiro, 2011 19:15

    Ops !
    Esqueci-me do nome: Viatlino Canas ! — um adversário temeroso…

    Gostar

  28. 14 Janeiro, 2011 19:17

    Errata:
    “um adversário temido”… Temeroso, ficaria Cavaco.

    Gostar

  29. 14 Janeiro, 2011 19:19

    Bem… Provavelmente o PS-de-Sócrates (que anunciou hoje a sua recandidatura ao cargo de secretário-geral), estará a ‘guardar’ VCanas para 2016, caso “O menino de Ouro do PS” não sonhe com Belém…

    Gostar

  30. 14 Janeiro, 2011 19:20

    temeroso? não terá querido dizer tenebroso?

    Gostar

  31. 14 Janeiro, 2011 19:24

    Não ! Vitalino não é “tenebroso”. Tem charme político, provoca imediata empatia. Um político tuga tenebroso topa-se à distância…

    Gostar

  32. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 19:36

    Segundo todas as expectativas este não vai votar Alegre (????????): espera pelo
    Vitalino (Sa) Canas.

    Gostar

  33. 14 Janeiro, 2011 19:48

    Licas,
    Discordo: Vitalino Canas, e não (Sa)Canas.
    Por certo o P”Socialista” (JSócrates como secretário geral “jamé” !) nunca admitiria um (sa)canas como seu filiado, muito menos o faria eleger deputado, nunca o nomearia secretário de estado e “jamé” o teria como ministro ou porta-voz.
    O P”Socialista” não tem (sa)canas nas suas ‘fileiras’.
    Repito: “bendita a hora” em que Sócrates não pediu a VC para se candidatar… Cavco estava tramado.
    VCanas teria mais votos do que O “DR.” CANDIDATO APOIADO PELO BE QUE PEDIU APOIO AO PS — que ontem afirmou admirar “a coragem e determinação de JSócrates”…

    Gostar

  34. 14 Janeiro, 2011 19:51

    Vitalino, se candidato a PR em 2016, derrota, “de caras”, qualquer um — Sócrates incluído.

    Gostar

  35. Pi-Erre permalink
    14 Janeiro, 2011 20:01

    Vitalino José Ferreira Prova Canas
    Vencido logo à partida. A provar canas não ia lá!…

    Gostar

  36. 14 Janeiro, 2011 20:04

    Vocês não conhecem o “potencial” de VCanas…
    VC é “uma janela de oportunidade” para um global desenvolvimento de Portugal.

    Gostar

  37. 14 Janeiro, 2011 20:07

    Esse deslumbramento com o Vitalino parece-me suspeito, caro MJRB…

    Gostar

  38. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 20:15

    Registo:
    O P”Socialista” não tem (sa)canas nas suas ‘fileiras’.
    Muito embora não seja esta , de maneira nenhuma, a opinião de 90%
    dos não socialistas mas sim o CONTRÁRIO.
    E já agora, muna-se com m medicamento adequado para prevenir
    a sua angústia da previsão de que Cavaco vai vencer à 1ª volta .
    De (sa)canas está o país repleto: e a maioria está junto aos Ratos do Largo.

    Gostar

  39. 14 Janeiro, 2011 20:27

    Caro CDias Nunes,
    Trata-se efectivamente dum “deslumbramento” desde o primeiro momento em que, nas tv’s, percepcionei o charme político, a sabedoria, a empatia, a rapidez de raciocínio de VC.
    O P”Socialista” não o teria como deputado, secretário de estado, ministro, porta-voz, se não estivéssemos perante um político fora-de-série, extra ordinário.
    Eu, votaria “de caras” em VC, se opositor a Cavaco.
    O PS perdeu uma rara oportunidade para ter a maioria-das-maiorias: PRepública + governo + ARepública.
    VC não deixaria Sócrates governar como uma “flor de estufa” intocável. No limite, demitia-o, através da dissolução da ARepública.

    Gostar

  40. 14 Janeiro, 2011 20:33

    Licas,
    Cavaco Silva só não vencerá na primeira volta, se o P”Socialista” e o seu “dr.” candidato avançarem na última semana da campanha com um trunfo nos comícios e na comunicação social.
    E esse trunfo poderá ser –suspeito mesmo– o aparecimento de VCanas como apoiante de Alegre…

    Gostar

  41. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 20:38

    Carlos Dias Nunes
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 20:07 | Permalink
    Esse deslumbramento com o Vitalino parece-me suspeito, caro MJRB…
    ________________
    Eu, por mim, não acho nada demais, esqueceu-se de que nesse Partido
    os amores não se perturbam com essas ninharias de especificação de sexos?

    Gostar

  42. 14 Janeiro, 2011 20:45

    É, é um “amor” ensopado.

    Gostar

  43. 14 Janeiro, 2011 20:46

    Errata:
    “assolapado”, carago !

    Gostar

  44. Licas permalink
    14 Janeiro, 2011 20:59

    MJRB
    Posted 14 Janeiro, 2011 at 20:33 | Permalink
    Licas,
    Cavaco Silva só não vencerá na primeira volta, se o P”Socialista” e o seu “dr.” candidato avançarem na última semana da campanha com um trunfo nos comícios e na comunicação social.
    E esse trunfo poderá ser –suspeito mesmo– o aparecimento de VCanas como apoiante de Alegre…
    __________________

    É O QUE SE DESIGNA POR ARMA TOTAL !!!
    (deixa-me rebolar a rir).

    Gostar

  45. 14 Janeiro, 2011 21:09

    Boa, MJRB!

    Gostar

Os comentários estão fechados.