Saltar para o conteúdo

O poder dos serviços de informações

27 Agosto, 2011
by

De todos os casos que envolvem os serviços de informações e que têm vindo a ser divulgados, a violação do segredo das telecomunicações de um jornalista que estava a publicar reportagens sobre o SIED parece-me a mais grave de todos. Pelo menos considerando a dimensão do que se conhece. Até porque uma das coisas que se deduz da notícia do Expresso é que os serviços de informação conseguiram aceder a informação que está na posse, exclusivamente, das operadoras de telecomunicações (neste caso, a Optimus). Sem mandado judicial. Sem que, aparentemente, a operadora saiba o que se passou.

Este último aspecto é, de resto, muito curioso. Não negando a Optimus que a listagem de comunicações seja verdadeira, apressou-se a garantir à Lusa que ninguém da operadora teria colaborado (ilegalmente, como é óbvio) com os serviços de informações. É pena que não explique como, sem ser através desse tipo de colaboração, poderia aquela informação ter saído da Optimus. É pena mas não é surpresa: há sensivelmente dois anos a Optimus/Sonaecom apressou-se a garantir que os mails do Público eram invioláveis mas ainda estamos à espera de saber como é que alguns foram parar à redacção do Diário de Notícias. Há coisas que não esqueço – e há notícias que, hoje, lançam nova luz sobre certos eventos…

21 comentários leave one →
  1. 27 Agosto, 2011 21:36

    Caro JMF
    Só agora é que chegou a essa conclusão? Pois eu sempre tive a ideia de que houve ali mãozinha dos serviços secretos com o objetivo de o afastarem do Público. Talvez até com a colaboração de gente de dentro da própria Sonae.Com. O socratismo foi um polvo que chegou a todo o lado. A ironia de tudo isto é que o Público da Bárbara definha a olhos visto e está transformado num pequeno jornal de causas fraturantes, a primeira das quais a islamofilia.

    Gostar

  2. 27 Agosto, 2011 21:50

    E se o jornalista for espião?

    Gostar

  3. Portela Menos 1 permalink
    27 Agosto, 2011 21:53

    mais uma cabala! nada que uma teoria da conspiraçao nao resolva, incluindo o “saneamento” de jmf do Publico.
    aproveitem, arrasem a Barbara e passem a ler o “i”, esse “5000 de tiragem” que se quer transformar num Correio da Manha II pela mao de ARFerreira.
    quanto aos serviços de informaçao era bom saber porque nao divulga PPC o relatorio anterior, com o argumento do segredo de Estado – ao mesmo tempo que diz que o inquerito deu em nada porque nao houve violaçao do … segredo de Estado! Que riso!

    Gostar

  4. tric permalink
    27 Agosto, 2011 22:32

    “Até porque uma das coisas que se deduz da notícia do Expresso é que os serviços de informação “…é que alguem dos serviços secretos anda a passar informações secretas ao Expresso…os militares que tomem o mais rapidamente possivel daquilo…na situação em que Portugal se encontra…quanto aos Jornalistas serem investigadas pelas secretas, acho muito bem que sim!!! as primas donas do Jornalismo português, maior parte deles devem pertencer à Maçonaria e todas a sociedades secretas devem ser investigadas pelos serviços militares de informação!

    Gostar

  5. Qlido permalink
    27 Agosto, 2011 22:49

    Montando as peças pouco e pouco, o puzzle começa a sair da nebulosidade. E o que se vê tem muito mau aspecto, cheira mal, muito mal. Já agora um alerta para a malta da bloga, não entendo como há tantos blogues em plataformas como o Sapo da PT. Esta choldra é toda vigiada pela máfia.

    Gostar

  6. Salvador permalink
    27 Agosto, 2011 23:10

    Os serviços secretos, entenda-se, de espionagem, por definição, não estão, nem devem estar, sujeitos às mesmas normas de investigação que os órgãos de polícia criminal, isto, no superior interesse do Estado. A questão que se coloca é a de saber se a identificação de “bufos” nesses mesmos serviços é, ou não, do superior interesse do Estado. No meu entender, é.
    Quanto à notícia, não passa de mais um episódio da novela SIC/EXPRESSO vs. ONGOING/BES.
    Outro aspecto que devia merecer a nossa preocupação é que, aparentemente, as nossas secretas de secreto não têm nada.

    Gostar

  7. Arlindo da Costa permalink
    27 Agosto, 2011 23:43

    Os serviços de informação deviam ser extintos e os seus «responsáveis» processados.

    Gostar

  8. laranjada ovarense permalink
    28 Agosto, 2011 03:25

    “É pena que não explique como, sem ser através desse tipo de colaboração, poderia aquela informação ter saído da Optimus. ”
    Sabe como funciona um call center? Acha difícil colocar lá uma “antena”?

    Gostar

  9. 28 Agosto, 2011 03:42

    Excelente post de JMF.
    É bom recordar –e denunciar– os atropelos graves à democracia nos tempos da “Máfia Socialista com Experiência na Maçonaria”…e seus compagnons de route.
    É que os esquerdóides metem mesmo asco.
    Veja-se só o PS a pedir explicações sobre as escutas feitas DURANTE O GOVERNO PS….e com CHEFÕES NAS SECRETAS ESCOLHIDOS PELO PS.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1963374

    Gostar

  10. ping pong permalink
    28 Agosto, 2011 03:56

    o milagre da multiplicação das secretas .. antigamente havia uma e sabia-se quem a controlava .. hoje não sabemos quantas existem nem quem as controla (a bem do secretismo e dos interesses das sociedades secretas) .. dantes sabia-se do que não se podia falar e do risco que se corria .. hoje não se pode falar do que se sabe nem dos riscos que se corre.

    Gostar

  11. esmeralda permalink
    28 Agosto, 2011 11:36

    Por favor: não esqueça mesmo, José Manuel Fernandes! Também guardo todas essas embrulhadas mal esclarecidas, nunca julgadas, sem culpados. O Público, Mário Crespo, TVI, escutas do Presidente da República, fugas de informação constantes… Continuo na minha: como dizia Ivone Silva e Camilo de Oliveira “este país é um colosso; está tudo grosso, está tudo grosso.” Haja quem se mantenha lúcido e esclarecido para ir lembrando.

    Gostar

  12. esmeralda permalink
    28 Agosto, 2011 11:41

    Ui! Se cheira mal! Cheira tudo muito mal! E há tanto tempo!

    Gostar

  13. A. C. da Silveira permalink
    28 Agosto, 2011 12:11

    O PS foi dirigido desde sempre por gente sem vergonha. A direcção actual não é excepção! Então o Tozé tem o descaramento de vir todo indignado pedir explicações a este governo sobre coisas escandalosas que se passaram no tempo dos governos do Socrates, e muito provavelmente com conhecimento dele? Espero que o Passos Coelho esteja a gerir este dossier com tacto, e que isto sirva tambem para nós percebermos o que se passou com o tal mail privado que o jornal do “amigo Joaquim” dirigido por um especialista da bola chamado Marcelino publicou.

    Gostar

  14. Salvador permalink
    28 Agosto, 2011 13:36

    Impressiona-me o sharivari, a generalização e analogias fáceis que fazem do facto de, suspeitando a existência de “bufos” nos serviços secretos, as secretas terem obtido a lista de contactos de um determinado telefone.
    Inadmissível seria que, sabendo da existência de bufos, corruptos, com acesso a informação sensível do Estado se pusessem com meias medidas.

    Gostar

  15. Monchique permalink
    28 Agosto, 2011 15:16

    A vida tem destas coisas. No meio da guerra entre balsemão e a ongoing, ao que parece balsemão afoga-se nos negócios a ongoing cresce em grande velocidade, quem vai pagar são os serviços secretos. Pobre Portugal, pobres contribuintes, que andam a suportar o expresso, a sic, o DN e tantos outros à custa de não se concretizar privatização a RTP

    Gostar

  16. J. Madeira permalink
    28 Agosto, 2011 17:04

    É mesmo “naif” ou faz-se? Óbviamente, a secreta ao saber que o profissional da comunicação estava
    a escrever sobre a “casa”, limitou-se a agir por auto defesa! Quanto ao caso do e.mail para o DN é mais
    do certo que a fuga partiu de dentro da Sonae, porquê? Para o arquivar!!!

    Gostar

  17. Ana Sofia permalink
    28 Agosto, 2011 18:39

    Só porque foram escutas no tempo de Sócrates, é ele o culpado?
    Só porque os chefões, foram escolhidos pelo Sócrates, são eles os espiões?
    Então e os infiltrados e traidores?
    Haja juízo e bom senso, quando se afirma o que não se prova.
    No PSD são todos santinhos, essa dá vontade de rir para não dizer chorar…
    O JMF, sabe melhor que ninguém, a porcaria que fez e a mando de quem..
    VERGOOOOOOONHA!!!!!

    Gostar

  18. anti-vírus permalink
    28 Agosto, 2011 20:55

    Ainda continua a raiva ao PS, ou é despeito ou insegurança, estão á rasca porque não têm melhores soluções nem alternativa ao anterior governo, o sebastianismo em noite de nevoeiro, ficou-se nas curvas do falso estrelato.
    Vão pagar bem caro a leviandade , quando sairem, nem daqui a 2o anos voltam a entrar, o povo está atento e não gosta mesmo nada de abutres.
    As famosas soluções vão ser a miséria e o agravamento do desemprego, para pior já bastava assim.
    Não vale tudo para alcançar o famoso tacho, mas neste caso ultrapassou o limite da decência.
    Foi e está a ser deplorável.

    Gostar

Trackbacks

  1. Ah, a louca tentação das fontes não identificadas… : Ponto Media
  2. Um país de cunhas e de escutas | VAI E VEM

Indigne-se aqui.