Saltar para o conteúdo

símbolo

18 Fevereiro, 2013
by

monarquia

Cada vez mais me convenço que a monarquia constitucional é a forma óptima de estado para a democracia liberal.

42 comentários leave one →
  1. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 00:54

    Eu estou de acordo. Assim como em Espanha com o Rei a pôr os Cornos à Rainha e a matar elefantes em África e com o resto da familia em negócios inovadores e de elevada tecnologia ” Infanta Cristina e Casa Real implicadas no escândalo de corrupção que atinge genro do rei”

    Uma festa . Isso é que era. Um autentico bacanal – monarquia e democracia liberal

    Gostar

  2. Salvador permalink
    18 Fevereiro, 2013 01:27

    Faço minhas as palavras do Duarte :))) Não será por aí que nos safamos.

    Gostar

  3. Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2013 01:32

    os monárquicos também consideram que a crise é culpa dos trabalhadores, da lei do aborto, do casamento gay?

    Gostar

  4. Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2013 01:33

    … não diga mais! a culpa é dos que têm vivido acima das suas possibilidades 🙂

    Gostar

  5. Fincapé permalink
    18 Fevereiro, 2013 02:09

    Eu que sou republicano convicto, pensando em Cavaco Silva, até quase compreendo rui a.
    O problema é vencer o “quase”.
    Na realidade, presentemente Cavaco tem a inutilidade de um rei, mas sem o seu glamour. (Eu a falar de glamour, coisa importante para mim à bruta 🙂 ).
    Mas um republicano tem sempre esperança de ter um presidente da República… a sério. Haveremos de voltar a ter daqui a três anos, assim o espero.

    Gostar

  6. 18 Fevereiro, 2013 02:50

    Pois claro, para a “democracia liberal”, mas nao para a verdadeira democracia!

    Gostar

  7. piscoiso permalink
    18 Fevereiro, 2013 05:17

    Este agora acha que os problemas do país se resolvem com símbolos.
    Vá à janela colocar uma bandeira e cantar o hino.
    Que isso passa-lhe.

    Gostar

  8. Grunho permalink
    18 Fevereiro, 2013 06:17

    Escolhia-se para rei um gajo que se gaba de ser descendente do Usurpador.
    Ficava-se com simbologia completa.

    Gostar

  9. Hawk permalink
    18 Fevereiro, 2013 06:56

    Ter um Rei ou um PR é praticamente a mesma coisa. Ambos consomem $ do contribuinte e qualquer deles sabe muito bem como fazer negócios ou pôr os “los cachos” à mulher. A única vantagem é a República manter a ilusão de que é possível melhorar cada 4 ou 5 anos, enquanto que na monarquia há que esperar uma geração para renovar essa ilusão. De qualquer maneira, creio que Portugal nunca deixou de ter um modo de viver e pensar muito “monárquico”, sem necessidade de qualquer rei. O MSoares não foi um rei constitucional?

    Gostar

  10. André permalink
    18 Fevereiro, 2013 08:00

    Sabe uma coisa Rui? Aturar um emplastro bruto como o Cavaco durante dez anos tinha de ser obra do povo português (mais povo nenhum no mundo elegeria um emplastro daqueles, talvez nem os americanos conseguissem), agora, ser reinado pelo senhor Duarte de Bragança seria demais. Cada um pior que o outro, e nem sequer estou a pensar num possível poder moderador outra vez.
    Um dos ideais da república e da democracia é escolher. Escolher o chefe de governo e o de Estado, assim como todos os nossos representantes. Não precisamos de mais cargos vitalícios nesta Nação, precisamos sim, de mais pessoas inteligentes dispostas a governar a Nação (à parte do Louçã e do minsitro da economia atual, ainda não vi mais nenhuma, mas já vi muitos com grandes capacidades de se fazerem passar por inteligentes).

    Gostar

  11. José Oleiro permalink
    18 Fevereiro, 2013 08:06

    Essa ideia desaparece quando se pensa um bocadinho no assunto. Um exemplo simples é imaginar que o Cavaco Silva dos BPN seria rei, que teriamos de ficar agarrados aquela múmia até ele abdicar, e depois de abdicar teriamos de levar com o genro do célebre caso do pavilhão Atlântico durante talvez umas boas décadas.

    Como um voto é importante.

    Gostar

  12. Fala Barato permalink
    18 Fevereiro, 2013 09:58

    Compre um bilhete para o vaticano. Lá a monarquia é eterna.

    Gostar

  13. rui a. permalink*
    18 Fevereiro, 2013 10:23

    «Um exemplo simples é imaginar que o Cavaco Silva dos BPN seria rei».
    Pois. Mas, por acaso, até é presidente da república. Por 10 anos e depois de suceder a essa outra águia chamada Jorge Sampaio. 20 anos seguidos de bons exemplos.
    .
    «Compre um bilhete para o vaticano. Lá a monarquia é eterna.»
    Mas os «reis», lá, agora demitem-se. Não me serve.

    Gostar

  14. piscoiso permalink
    18 Fevereiro, 2013 11:05

    Sampaio até seria capaz de se safar bem como rei. Educado, culto, bem falante e discreto quanto baste.
    Já o Cavaco, nem para escudeiro.

    Gostar

  15. zeca marreca permalink
    18 Fevereiro, 2013 11:15

    Já temos a monarquia empresarial:
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/Detalhe/relvas_passa_para_a_filha_a_sua_ultima_participacao_empresarial.html
    Agora aguanta, ai aguenta..

    Gostar

  16. Contumaz permalink
    18 Fevereiro, 2013 11:34

    Talvez o sistema feudal…com o regresso dos servos da gleba.
    Era só ir um pouco mais atrás.

    Gostar

  17. Balio permalink
    18 Fevereiro, 2013 11:51

    E para que serve o rei, se na monarquia constitucional, por definição, ele nada faz?
    E se o rei não tem filhos? Ou se tem um filho deficiente ou tolo?
    Eu diria que a monarquia constitucional é um regime bom para pobres de espírito. Só esses se vêem como súbditos, só esses endeusam uma pessoa.

    Gostar

  18. Gonçalo Ameal permalink
    18 Fevereiro, 2013 12:18

    Só a possibilidade de podermos mudar as cores da bandeira da républica faz-me acalentar esse sonho.

    Gostar

  19. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 12:21

    também tivemos a … D. Mécia tornou-se a primeira rainha raptada da História de Portugal, também tivemos reis enfeitiçados pelo amor como D. Pedro IV, o mesmo que batia na mulher D. Leopoldina que terá morrido graças aos maus-tratos do marido, reis bígamos, impotentes, demasiado castos ou homossexuais. Milagres inventados à pressão, para bem da nacionalidade. Confrontos familiares que deram em morte. Assassínios descarados como o de D. Diogo, pelas mãos do seu cunhado, o rei D. João II. Atentados mal-sucedidos, como o que foi vítima D. João IV, ou mortes misteriosas que criaram comoção na corte da época, como a do marquês de Loulé. Escândalos financeiros, como a criação da Patriarcal de Lisboa, que provocou um rombo nos cofres do Estado. Construções megalómanas, de custo elevado para o erário público, ou os gastos de rainhas em joias e roupa…

    Enfim o casamento perfeito com a “democracia liberal”

    Gostar

  20. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 12:33

    Em Espanha , a monarquia e a direita opus dei continuam implacáveis , para além dos envelopes com dinheiro (ao que esta gente chegou) temos |

    Rei de Espanha sabia dos negócios obscuros do genro
    Emails trocados entre Iñaki Urdangarin e o seu ex-sócio revelam que o duque de Palma informava o Rei Juan Carlos sobre as suas operações.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/rei-de-espanha-sabia-dos-negocios-obscuros-do-genro=f787883#ixzz2LFljpDoW

    Gostar

  21. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 12:48

    Facto relevante para os Cangalheiros de serviço 24h neste Blogue

    O ” morto” regressou de avião a casa

    Hugo Chávez regresa por sorpresa a Caracas para seguir con su tratamiento
    El vicepresidente Maduro y el ministro de Comunicación Ernesto Villegas confirman la vuelta del mandatario
    El propio presidente venezolano adelantó la noticia en Twitter
    Venezuela publica las primeras fotos de Chávez desde diciembre

    Gostar

  22. tric permalink
    18 Fevereiro, 2013 12:52

    Liberal !!!!??? uma monarquia liberal…um Estado Novo Monarquico, ou seja, uma Monarquia Tradicionalista !!!

    Gostar

  23. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 13:04

    No i hoje

    Lisboa é cada vez mais uma capital fria, triste, a ficar parada no tempo e repleta de lojas vazias. Uma cidade de sombras e reflexos. Muitos lisboetas, de olhar parado e cabeça baixa, vagueiam pelas ruas, ora sem destino, ora apressados numa rotina diária, sem tempo para questionar e sem esperança para projectar. Há uma vergonha causada por uma crise que querem fazer crer ter sido provocada por nós e sobre a qual achamos que nada podemos fazer ou, pior, que nada vale a pena fazer.

    Uma das principais diferenças entre Portugal e os outros países sob assistência financeira da troika e em grave situação económica, é a vergonha com que se vive a crise. A nossa crise é uma crise de vergonha. Uma crise dentro de portas. O português, cada vez mais velho, vive triste e manifesta-se timidamente, na expectativa de que o próximo se indigne e na esperança que os outros resolvam o problema.

    O problema é uma das piores crises sociais da mais recente História de Portugal, com o desemprego a aumentar diariamente, com o comércio a fechar, os serviços a serem reduzidos, a ajuda social cada vez mais presente no quotidiano de muitas famílias, e muitas crianças a terem na escola a única refeição quente do dia. As gerações mais novas, que são também as mais qualificadas de sempre, saem do país por necessidade e sem vontade de voltar, apenas porque não acreditam ou porque não se identificam com o país onde nasceram e cresceram. O mesmo país que não lhes deu futuro e onde faltou o sonho. Onde faltou o desejo de acreditar.

    Gostar

  24. Fernando Rodrigues permalink
    18 Fevereiro, 2013 13:08

    Acho que o RUI quando pensou nisso não estava pensando nessa gente imprestável. Talvez numa clonagem qualquer, sei lá. Só pode ser.

    Gostar

  25. zeca marreca permalink
    18 Fevereiro, 2013 13:43

    Monarquia? Só se começarmos uma dinastia com o Dr. Dias Loureiro! A bem da nação!

    Gostar

  26. pedro permalink
    18 Fevereiro, 2013 14:38

    claro que concordo com o Rui. E, a Casa real espanhola custa menos que a presidência da república portuguesa, além de que a monarquia é sempre factor aglutinador e de coesão dos povos ,como acontece na Bélgica, país com divisões profundas . Por outro lado ,a generalidade das monarquias são dos países com maior rendimento por pessoa.

    Gostar

  27. zeca marreca permalink
    18 Fevereiro, 2013 14:46

    Quando temos liberais teóricos a defender a monarquia, outros a defender “enormes aumentos de impostos” e outros o governo da cheka fiscal, está tudo dito. Temos os liberais que merecemos, muitos deles no governo, infelizmente. A grande vantagem é que depois de levarem o país à falência, a anátema a que ficará vetado o liberalismo, vai perdurar durante décadas…

    Gostar

  28. zeca marreca permalink
    18 Fevereiro, 2013 14:51

    “Casa real espanhola custa menos que a presidência da república portuguesa”
    esse argumento é muito bom. Mas aí, porque ficarmo-nos por uma monarquia parlamentar e não uma absoluta com servidão da gleba, como já alguem referiu acima? Ficava muito mais em conta, e a produtividade disparava!

    Gostar

  29. 18 Fevereiro, 2013 14:54

    olhe a espanha caro rui.Olhe as vergonhas que têem acontecido no seio dos borbón..

    Gostar

  30. Carlos Dias permalink
    18 Fevereiro, 2013 15:07

    Concordo plenamente.
    Até que enfim vejo uma análise rigorosa, imparcial e mesmo científica à alternativa da bandalheira existente neste bordel a quem chamamos pátria (digo língua).
    Em primeiro lugar está a bandeira por quem todos daremos a vida: AZUL & BRANCO. As cores que dão ânimo a todos que se consideram portugueses de sucesso -quer o verde, quer o vermelho não dão qualquer confiança a um amante de desporto (futebol).
    Em segundo lugar acabemos a mania de chamar doutores a simples licenciados, mestres a estudantes com o antigo 3º ano de faculdade e doutores a licenciados bolonheses.
    Deixemos de chamar aos amigos e colegas “pá”, “gajo”, “Dr.”, “Eng.” e subamos a um nível superior: Marquês, Conde, Duque, etc. (não sei o resto).
    Acabemos com “Exmo Sr. Dr.” e passemos a “Sua Alteza Subsecretário de Estado das Estradas do Reino de Portugal”. Que tal “SAR” Paços de Coellho?
    E supra-sumo deixemos de chamar ao Mário Soares “Ex-Primeiro Ministro, Ex-Presidente e Pai da Democracia Portuguesa” e chamemos apenas “Sua Eminência Cardeal Soares” (como sabem os Cardeais sempre mandaram nos Reis).
    Ao fim e ao cabo vou deixar de só conhecer fulanos e vou passar a só dar-me com a realeza (Castelo Branco e Duarte de Bragança excluídos).

    Gostar

  31. Carlos Dias permalink
    18 Fevereiro, 2013 15:10

    Quanto a Espanha já se sabia que os Borbon não eram a melhor escolha.
    Todos sabemos que o Whisky é bastante melhor.

    Gostar

  32. Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2013 15:13

    rui a. com este post já deve ter material para uma estatística dos comentadores do Blasfémias e o que pensam da monarquia!

    Gostar

  33. economista permalink
    18 Fevereiro, 2013 15:14

    A SENTENÇA DE SALOMÃO
    Não há qualquer hipótese de Crescimento Económico ?
    Pior do que jogar no euromilhões !…
    Assim , não há qualquer hipótese da possibilidade do pagamento integral quer do capital , quer dos juros dos empréstimos obtidos pela nossa desgovernação , pois a nossa Divida Publica já excede os níveis catastróficos do período pré-salazarista !… E a Teoria Politica sugere que a Quadratura deste Circulo não pode passar por uma Democracia , ainda por cima pouco saudável !… As Dividas acumuladas por Cavaco e Pedro Passos Coelho já excede a Divida acumulada por Sócrates !…
    E a Divida acumulada por Pedro Passo Colho está prestes a exceder a Divida acumulada por Sócrates … As tristes verdades de M. de la Palisse … A M…. é a mesma . As Moscas é que mudam (Brito Camacho) .
    E não existem Contas Nacionais credíveis que permitam provar a possibilidade do seu pagamento o que não passa de pura ficção . Aliás , este “status quo” apenas interessa aos Grupos Financeiros instalados neste “sitio tão mal frequentado” cujos tentáculos estão principescamente remunerados !…
    Em 1976 , aprovaram uma C.R.P. financeiramente (e não só …)insustentável que nos trouxe ao presente caos e que não cabe naquela Quadratura do Circulo . Mais um ponto de inercia !…
    E já não conseguimos fazer depois de amanhã o que devia ter sido feito anteontem !… Agora , o nosso maior deficit é de tempo que já excede em muito o deficit financeiro . Deficit de tempo para uma infinidade de coisas …
    Não há qualquer hipótese de Crescimento Económico . O tempo perdido voa e lá nos vamos desculpando com o que se passa no estrangeiro em vez de olharmos para os nossos espelhos .
    Oculos habent et non videbunt ?
    Sem falar das mentiras eleitorais deste embuste do “zé camarinha” com nebuloso Passado e perigoso como o nosso Futuro , o maior erro de Pedro Passos Coelho foi não ter logo resolvido o problema ainda não resolvido do financiamento da economia real . Assim , não há Crescimento Económico !…
    E enquanto a TAXA de juro for superior à TAXA do Crescimento Económico (PIB) , não há qualquer hipótese de sobrevivência !…
    E já não referimos as vendas das “jóias da coroa” ao desbarato e sem concurso publico … Um Estado falido e despido de toda a sua riqueza moral e patrimonial . O que resta , degrada-se ou cai em ruínas !…
    Assistimos à custa dos Contribuintes apenas a um paternalismo estatal sobre a Banca que foi a principal culpada da crise e agora imoralmente é a grande beneficiada . A Banca criminosamente permitiu um interessado sobre-endividamento .
    O crédito expandiu . A procura interna cresceu mas voltada sobretudo para as importações , agravando o deficit externo .
    Assim a nossa insuficiente capacidade produtiva voltou-se apenas para a procura interna . O Investimento cresceu voltado para a procura interna . Perdeu competitividade externa . Não existe Investimento voltado para a procura externa . Mas o financiamento da economia real desceu a Zero !… Desapareceu o Rendimento Disponível que em 1973 era superior à média europeia ! … A procura interna afundou . Falências . Suicídios . Desemprego . Este Desemprego tornou-se estrutural . Irreversível !… Natalidade ? Insustentabilidade da Segurança Social . Como vão viver os verdadeiros reformados ?
    Níveis de pobreza irreparáveis .
    A capacidade produtiva torna-se obsoleta e a formação liquida de capital fixo torna-se negativa . O escasso Investimento não compensa as perdas no stock de capital fixo . Até nas empresas exportadoras .
    E o Emprego só pode crescer , aumentando a competitividade externa das empresas , e para tal é necessário Investimento mas este e a não deslocalização das empresas ainda existentes exigem as seguintes 10 condições :
    1. Formação Profissional de qualidade
    2. Legislação Laboral adequada
    3. Estabilidade Sindical
    4. Estabilidade Fiscal
    5. Estabilidade Politica
    6. Sistema Judicial eficiente
    7. Eliminação da Burocracia
    8. Eliminação da Corrupção
    9. Criminalidade 10. Segurança
    Existe a possibilidade de uma atempada solução democrática? Não . Como agravante , entre atacar competentemente o problema do deficit (DESPESAS>RECEITAS) pelo lado da diminuição da despesa , este incompetente Governo optou pelo lado do aumento das receitas fiscais i.e. uma Ditadura Fiscal !…
    Asfixiou a Economia . Tem a vantagem de chegar mais depressa ao fundo do poço …Solução de curto prazo ? Enquanto é tempo ,
    EMIGRAR …
    POST SCRIPTUM
    Mais de 10 suicídios e outras quantas mortes já ocorreram decorrentes das incompetentes e irresponsáveis politicas de Pedro Passos Coelho ? Mataram D. Carlos e Sidónio Pais .
    Vox Populi : Não há duas sem 3 …

    Gostar

  34. politologo permalink
    18 Fevereiro, 2013 15:21

    FINCAPÉ
    Cumprimentos . Não é V. que escolhe o PR mas sim os Partidos … Não é verdade ?
    Sampaio não é águia mas leão … (sem garra , claro …)
    Tanta gente a falar de Cavaco !… Já alguém (alem da Maria) teve o prazer de dormir com ele ?
    (com o TRIO Soares-Sampaio-Cavaco chegámos aonde chegámos !… Arre que tuga aguenta , aguenta , não é verdade ?

    Gostar

  35. Duarte permalink
    18 Fevereiro, 2013 17:50

    Gostar

  36. Fincapé permalink
    18 Fevereiro, 2013 19:06

    Politólogo,
    Cumprimentos. Acha mesmo que alguém quer dormir com Cavaco, além da Maria? 🙂
    Eu também critiquei muito os anteriores presidentes, principalmente Jorge Sampaio, embora lhe reconheça muitas virtudes. Mas não gostei.
    Mas já viu a monotonia que seria andarmos a vida quase inteira a criticar a mesma pessoa (caso fosse monarca, como acontece com João Carlos aqui ao lado)? Assim, sempre vareia.

    Gostar

  37. Zegna permalink
    18 Fevereiro, 2013 23:28

    Em Espanha temos uns bons exemplos de que a monarquia funciona bem e na Inglaterra melhor ainda……o que nao falta por essas bandas ´´e o liberalismo monarquico . Aqui no burgo tambem temos reis e rainhas mas tem uns outros nomes de “BOYS” e ” GIRLS ” ……….

    Gostar

  38. eramasfoice permalink
    19 Fevereiro, 2013 02:49

    O nível aqui é tão anível que acho que vou para o record

    Gostar

  39. Ajom Moguro permalink
    19 Fevereiro, 2013 10:35

    Pelo menos seria a libertação de uma extensa e permanente fila de monarcas republicanos reformados.

    Gostar

  40. Slint permalink
    19 Fevereiro, 2013 17:15

    Eu não sou republicano, mas prefiro todos os dias viver numa republica que numa monarquia. Pessoas que vivem com dinheiro do estado em grandes palácios, com montes de empregados mas que não possuem poder de decisão algum, apenas…existem, cortam umas fitas e aparecem numas cerimónias é do mais ridículo que existe. Mal por mal o presidente é o povo que o elege, na monarquia o tipo torna-se rei só porque viveu 9 meses dentro da rainha, lamento mas isso para mim é inconcebível. Felizmente aqui resolveu-se o assunto, mas tenho pena pelos outros países.
    No entanto acho piada quando as pessoas são críticas de países como Cuba ou Coreia do Norte mas não têm o mesmo tipo de criticas de países como a Espanha, Inglaterra, Bélgica e afins. Coerência…

    Gostar

  41. Expatriado permalink
    19 Fevereiro, 2013 21:06

    Tipicamente marciana esta “comparaçao” entre Cuba + Coreia do Norte e Espanha, Inglaterra e Belgica.
    .
    Mais um que veio da “mushroom culture”. Fed shit and kept in the dark……

    Gostar

  42. 20 Maio, 2016 00:53

    Se eles de alguma forma erraram, foram apenas eles e talvez alguns implicados ao passo que outros quando erram destroem nações e eliminam discordantes a bala ou baioneta.
    Dos males o menor se é que assim temos que seguir até atingir uma nova realidade.

    Gostar

Indigne-se aqui.