Saltar para o conteúdo

O Partido Socialista no seu labirinto

21 Maio, 2014

Hoje a taxa de juro a 10 anos atingiu os 4,1% (há uns dias era 3,6%). O Tribunal Constitucional prepara-se para chumbar medidas que valerão mais de 1000 milhões de euros. O Partido Socialista promete gastar mais 800 milhões de euros por ano, que seriam pagos com o crescimento económico que, segundo o próprio partido socialista, não existe. As actuais eleições europeias transmitem sinais de desagregação dos antigos arranjos políticos e da pópria União Europeia na Grécia, França e  Reino Unido, e na verdade ninguém sabe muito bem como será a Europa dentro de um ano. Pergunto-me por isso em que mundo viverão pessoas como o Manuel Caldeira Cabral para virem garantir em público que o Estado vai poder gastar mais, cobrar menos impostos, crescer e em simultâneo respeitar o tratado orçamental. Tudo isto antes de uma decisão do Tribunal Constitucional crítica para as finanças públicas, e tendo o PS submetido pedidos de inconstitucionalidade que valem mais de 2 ou 3 mil milhões de euros.

Note-se ainda que o PS sempre defendeu estímulos keynesianos para combater a recessão e agora vem dizer que se houver crescimento também pretende gastar mais. Ou seja, há sempre uma justificação para gastar mais. Isto independentemente dos riscos óbvios que o próximo ciclo político vai ter. Aumentar a despesa porque a economia cresce, sustentando a consolidação orçamental no aumento da receita, torna inevitável uma bancarrota quando vier a próxima recessão.

22 comentários leave one →
  1. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    21 Maio, 2014 12:29

    A gente, habitua-se a viver com a canga da tróika, e depois já não pode passar sem ela. Venha de lá mais despesa, que alguém há-de pagar. Afinal eles lá no PS não são todos um “gaijos porreiros”?

    Gostar

  2. Jungle Jim permalink
    21 Maio, 2014 12:35

    O Miranda não tem rezado na Igreja dos Mercados e depois é isto…

    Ou será que os juros passaram de 3.6% para 4.1% quando os Mercados começaram a ouvir este eleitoral governo a anticipar para 2015 a reposição das pensões e salários, a descida de IRS para 2015, e outros doces que tais…

    Só falta o governo juntar-se a Rajoy nos Eurobonds e lá vamos para os 7%, tudo por divina vontade dos sacros Mercados…

    Gostar

  3. 21 Maio, 2014 13:03

    Anseio pela nossa falência…

    Gostar

    • manuel permalink
      21 Maio, 2014 13:29

      Pode custar-te uns 50% de todo o teu património!

      Gostar

      • Jungle Jim permalink
        21 Maio, 2014 13:49

        «Ganhei algumas fortunas e perdi outras. E como vivi!» (Hemingway)

        Gostar

  4. muito atento permalink
    21 Maio, 2014 13:06

    Portugal é um dos países com eletricidade e gás mais caros da União Europeia (UE), tendo em conta o poder de compra das famílias, e um dos Estados-membros que registou maiores aumentos de preços entre 2012 e 2013

    PAREM DE NOS EMPOBRECER SEUS GRANDES BANDIDOS.

    Gostar

  5. manuel permalink
    21 Maio, 2014 13:27

    João: Reitero que o nosso problema não é a propaganda do PS a qual não adianta nem atrasa . Este governo é que me preocupa porque votei nele e ele não faz o que tem de ser feito. Para cortar em ordenados e reformas basta por um programa em computador para fazer o orçamento e dispensamos a porcaria do governo e seus “especialistas”.Temos de confrontar o país com a situação: nada está resolvido e lamento que o governo fale em crescimentos quando a situação real é estagnação ou recessão já que os créditos vencidos ,mal parados e perdidos aumentam. O país perdeu o império mas continua a ter um estado imperial e o governo não se desculpe com a constituição nem com o PS.

    Gostar

    • joao lopes permalink
      21 Maio, 2014 14:42

      concordo inteiramente,alias estes “especialistas” de nome gaspar ou albuquerque fazem calculos em folhas excel e ganham “milhoes”…

      Gostar

  6. JCA permalink
    21 Maio, 2014 14:59

    Esta história da novilingua ……’prepara-se para chumbar medidas que valerão mais de 1000 milhões de euros’
    .
    #1 Valerão para quem ?
    .
    #2 À carteira de quem se prepariam para sacar os mil milhões de euros ?

    # 3 Para os que valerão ou valeriam mil milhoes de Euros para onde irá ou iria o dinheiro ?

    #4 Quantos à carteira, fruto doi trabalho (empregado, empregador, investimento) é que devem um tostão aos que ‘valerão mil milhões de Euros’ ?

    #5 A Governança eleita para representar os Portugueses (apesar de no total de eleitores ser mais que minoritária) está ao lado dos que ‘valerão mais de mil milhoes de Euros’ ou dos que irao ou iriam ser sacados para pagar esses mil milhoes de Euros” ?
    .
    Afinal que escardoça é esta quer das Governanças quer da Comunicção Social ? Só molha todos ?
    .
    Sugere que a desorientação é tanta que está já para lá do absurdo, e assim falar em rumos ou futuros é mesmo mais novilingua (definição da linguagem dos vendedores de panelas das feiras populares que no lavar dos cestos ficam-lhes tostoes no bolso, ricos nada, mas felizes foram tão tão bem falantes que até conseguiram arregimentar para o jogo multidoes ….)
    .
    Já é tempo de acabar com estas supostas oratorias ou mais hodiernamente comuni~cação de massas ou social conforme o angulo. Esgotou, ninguém apara disso.
    .

    .

    .

    Gostar

  7. JCA permalink
    21 Maio, 2014 15:02

    Deve ler-se “Só molha toLos ?
    .

    Gostar

  8. joao lopes permalink
    21 Maio, 2014 15:20

    este governo nada resolveu,nem com a austeridade acima da troika,nem com “o brutal aumento de impostos”,alias a divida triplicou,pelo que quem esta no “seu labirinto” é o povo portugues e nao o ps.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      21 Maio, 2014 15:26

      Lopes, lê isto com atenção, mas vê lá se percebes. Tens razão, a divida triplicou entre 2005 e 2011.

      http://observador.pt/opiniao/o-direito-de-antonio-jose-seguro-ao-esquecimento/

      Gostar

      • joao lopes permalink
        21 Maio, 2014 16:30

        eu percebi,o seguro “promete” o que nao pode,o TC apresenta a “conta”, e depois o seguro “pede o direito ao esquecimento” nao opiniao do opinador.mas na minha opiniao a troika é representada em portugal pelo psd,cds…e ps.portanto nada de novo no reino da dinamarca

        Gostar

  9. Florêncio Nightingale permalink
    21 Maio, 2014 16:52

    Meus amigos, ouçam com mais atenção o Seguro ou quem por ele fala (façam-no vocês porque eu não tenho paciência para aquele vazio emproado).

    O homem já prometeu repor os vencimentos e as pensões? Nope! Ligou isso, vagamente, ao crescimento do país (ou seja, esqueçam lá essa coisa). Chegou mesmo a sugerir que o governo estava a ser temerário ao prometer tal coisa.

    Por outro lado, o sujeito, lá naquela coisa das medidas ou lá o que é que propôs, compromete-se menos com o investimento público do que o Passinhos e o Portadas.

    Resumindo: com aquele ar necessitado de um adjetivo ainda não inventado, o Seguro está calmamente à espera que o governo lhe caia nas mãos, aproveitando as ditas medidas duras do atual governo, mantendo-as e responsabilizando o que lhe antecedeu pela situação futura-presente, que justificará não mexer em nada.

    Confuse? You wont be after the next episode of… SOPE! E isto é mesmo uma ganda comédia.

    Gostar

    • joao lopes permalink
      21 Maio, 2014 17:19

      esta preocupada com o seguro? com o passos? com o portas? pois eu estou preocupado,com o desemprego nos meus amigos,os que ja emigraram,e metade da familia(a minha) desempregada.e eu para ja tenho trabalho,para ja…portanto podem comentar,opinar,gritar,rir,chorar…mas o problema,esta,muito longe de estar resolvido.

      Gostar

  10. Basico permalink
    21 Maio, 2014 17:40

    Nao esquecer que esse Manuel Caldeira Cabral, um mero professor auxiliar da Universidade do Minho, foi assessor daquele que reconhecidamente ficou conhecido como o pior ministro das financas da Europa, Teixeira dos Santos.

    Este MCC aparece frequentemente na TV a comentar economia, de forma sempre enviesada e politizada, mas sem nunca referir a sua filiacao politica ou anteriores ocupacoes profissionais.

    E assim que se envenenam as cabecas dos portugueses, com gente deste calibre.

    Gostar

  11. balde-de-cal permalink
    21 Maio, 2014 17:41

    nem o socailismo morre
    nem o povo almoça

    consta que no tc assam jaquizinhos fritos

    Gostar

  12. eirinhas permalink
    21 Maio, 2014 19:08

    Porque é que hão-de estar,repetidamente,com essa falácia de que o Estado só se mantém de pé enquanto chupar o tutano dos velhos? Vão a Punta del Cano ou que é isso e outros sítios mais e vejam quantos lá encontram dos que levaram uma vida inteira a trabalhar e a fazer os seus descontos,isto é,confiando,depositaram no Estado o seu sustento na velhice.Parem com isso.Que o Tribunal Constitucional cumpra a sua função de fiscalizador daConstituição,pois é nesta Instituição que estão postos mos olhos.

    Gostar

  13. voto util permalink
    21 Maio, 2014 21:40

    Mau tempo
    Nuvens negras
    Tempo fora do tempo
    O que se passa?
    O que se irá passar?
    Ressuscitará na noite de Domingo
    A doce e bela esperança
    Conseguirá SEGURO
    Uma maioria confortável
    Que faça saltar no Domingo
    O coelho da cadeira do poder
    À qual se encontra atado
    Com pernas e orelhas
    Com cinquenta e três
    Por cento no domingo
    Conseguirá Seguro
    Soltar as orelhas ao Coelho?
    Ai que ansiedade!
    Vem depressa Domingo!

    Gostar

  14. J. Madeira permalink
    21 Maio, 2014 22:37

    Será que os juros subiram porque os mercados ouviram
    as propostas (80) do Tózé? Não acredito pois, se baixa-
    ram pelo enorme esforço do des-governo conforme tem
    sido repetidamente insinuado/afirmado, com o trimotor a
    funcionar a toda a força não há razão visível … a não ser
    que seja para compensar a descida anunciada pelo BCE
    do juros em 0,15 % !?!

    Gostar

Indigne-se aqui.